quinta-feira, 20 de abril de 2023
Metroviários decidem Estado de Greve Permanente até cessar ameaça de privatização da CBTU
Educação do Paulista realiza diagnóstico no Ensino Fundamental dos anos iniciais
Para fortalecer a qualidade do aprendizado escolar, a Secretaria de Educação do Paulista, através da Gerência de Avaliação Educacional, realizou um diagnóstico no Ensino Fundamental dos anos iniciais, com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem dos estudantes nos componentes curriculares de Português e Matemática.
No total, 8.871 estudantes das turmas do 2°, 3°, 4° e 5° ano participaram, nesta quarta-feira (18.04), das avaliações diagnósticas de entrada do Sistema de Avaliação Educar Para Valer (SAEV) da plataforma Educar Para Valer (EPV) 2023.
Segundo a gerente de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação, Ângela Monteiro, o trabalho procura também apresentar subsídios para implementação das políticas públicas na atual gestão do governo municipal, nas áreas educacional e pedagógica, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência das crianças na escola.
“Outra avaliação em curso do mesmo sistema na Rede Municipal do Paulista é a de Fluência em Leitura do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) do Centro de Apoio de Educação a Distância (CAEd), que teve início nesta segunda-feira (18) e vai até a próxima quarta-feira (26), aplicada aos estudantes do 2° ano. Iremos verificar a competência do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar”, frisou a servidora.
Imprensa Paulista PE
Feriadão de Tiradentes: confira dicas para revisar o carro e viajar em segurança
Prefeitura do Paulista inicia construção de praça na comunidade do Cajueiro
O Projeto Viva Praça, Praça Viva, idealizado pela Prefeitura do Paulista, irá contemplar mais uma comunidade com área de lazer. A bola da vez é a localidade do Cajueiro, na Estrada de Manepá.
No local, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos da cidade iniciou os trabalhos de construção de uma praça. A área vai contar com espaço kids oferecendo escorrego, gangorras e balanços; bancos e mesas para jogos de tabuleiros; calçadas, entre outros equipamentos.
Imprensa Paulista PE
Anderson Correia articula visita de Rodrigo Pinheiro ao ICIA para fortalecer habilitação do Instituto no SUS
Paulista entrega Conselho Tutelar de Paratibe requalificado
A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista, entregou, nesta quinta-feira (20.04), o Conselho Tutelar de Paratibe totalmente requalificado. O prédio passou por intervenções estruturais, foi climatizado, recebeu novas mobílias, ganhou uma brinquedoteca e outras melhorias. A unidade funciona no Clube Municipal de Paratibe, na Rua Dr. José Mariano.
A conselheira e coordenadora da unidade, Joselma Nascimento, disse que a atual gestão da Prefeitura concretizou um antigo sonho. "A renovação do espaço representa condições adequadas para os nossos trabalhos na luta pela preservação dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade", destacou.
A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, enfatizou que valorizar o conselheiro tutelar e oferecer condições de trabalho permitem que a juventude possa ter um acolhimento de qualidade. "Nesta gestão as crianças e adolescentes têm prioridade. Nós também recuperamos o Conselho das Praias e agora estamos entregando o de Paratibe devidamente renovado", reforçou.
Segundo a secretária, a administração do prefeito Yves Ribeiro tem estabelecido um diálogo permanente com os conselheiros tutelares para fortalecer o trabalho no município.
O prefeito Yves Ribeiro, durante a entrega do equipamento, aproveitou para reforçar o papel dos conselheiros tutelares. "Esses homens e mulheres dedicam a vida àqueles que, muitas vezes, são esquecidos pela sociedade. Os conselheiros conseguem melhorar a vida das meninas e meninos que têm os direitos violados", afirmou o gestor.
Yves também assegurou que a sua gestão tem desenvolvido um trabalho coeso com o Conselho Tutelar e Câmara de Vereadores.
Imprensa Paulista PE
Prefeitura de Igarassu com serviços essenciais neste feriado
Sancionada no Recife lei que obriga os novos condomínios passem a ter guaritas mais seguras e confortáveis
Paulista participa de encontro de gestores municipais da área da Juventude com o Estado
Festival Estação do Café acontece até o dia 30 de abril, na Zona Norte
Há 22 anos nascia o Grupo João Teimoso
Espetáculo "Ariel a Pequena Sereia" volta ao Teatro Barreto Júnior neste sábado e domingo
Paulista estimula contribuinte a solicitar a nota fiscal para obter desconto no IPTU
Nadegi aumenta a presença de guardas municipais nas escolas de Camaragibe
UNIFG recebe programação gratuita para o Dia Mundial da Criatividade
Caruaru: Jorge Quintino solicita projeto de lei para que professores da rede municipal recebam tratamento para a Síndrome de Burnout
Mapeamento de interações entre abelhas e plantas pode ajudar a restaurar áreas degradadas no leste da Amazônia
Vai reunir os amigos no feriado? Taeq dá dicas de alimentos para incluir na cesta de piquenique
Belo Jardim realiza Escuta Cultural sobre a Lei Paulo Gustavo na próxima semana
Estresse de minorias: Psicólogo explica riscos à saúde mental LGBTQIAP+
Segue nota do SISMUC – Regional para esclarecimentos
Paulista realiza atividades de formação em preservação do meio ambiente com professores da rede municipal
Para promover o conhecimento científico, a Prefeitura de Paulista está realizando atividades de conscientização em preservação ambiental com professores da rede municipal. O objetivo do trabalho é buscar a vivência dos docentes nas Unidades de Conservação localizadas na cidade. A ação aconteceu nesta sexta-feira (20.04) na Estação Ecológica de Caetés (ESEC), em Paulista, e foi coordenada num trabalho integrado pelas Secretarias Executiva de Meio Ambiente e de Educação.
A iniciativa faz parte da formação continuada dos docentes de ciências naturais do dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), como no caso da técnica de apoio pedagógico e professora de biologia, Rozana Cláudia dos Santos. “Conhecer e saber como a floresta se recompõe com as ações de preservação é algo muito satisfatório, pois conseguimos observar a mata fechada e suas espécies de plantas mais representativas. Isso nos dá mais conhecimento prático para poder ensinar melhor em sala de aula aos alunos", frisou a servidora.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU-SEMA), Ana Laura Loureiro, proporcionar aos professores experiências como essas fornece novas ferramentas para aprimorar seu trabalho e os faz participantes de uma rede de fomento à preservação ambiental. “Nesta ação, os professores assistiram filmes do trabalho de recuperação ambiental e reflorestamento que se faz nas unidades de conservação, realizaram uma trilha ecológica para conhecer melhor a floresta e, assim, passar uma consciência mais adequada sobre a importância da natureza para o ser humano e o planeta”, concluiu a coordenadora.
Imprensa Paulista PE
Prefeitura de BJ cadastra agricultores até o dia 28 para fornecimento de alimentos em novo programa de agricultura familiar
Assaí Atacadista traz ofertas exclusivas para os(as) clientes de Pernambuco no feriado de Tiradentes
SENAI Petrolina forma mais de 200 alunos em meio às comemorações dos 80 anos em Pernambuco
21º Festival do Jeans de Toritama também terá versão digital
Trem do Forró abre novo lote de ingressos para temporada 2023
Prefeitura de Goiana lança Programa Meios Auxiliares de Locomoção no SUS
Artista plástica Camila Basílio lança livros de poesia
Natura lança campanha de Dia das Mães com foco em homenagear as mães que transformam o mundo através do seu amor
Recife consegue investimentos; tentam obstruir, mas senadora pernambucana repudia veemente
A cidade do Recife conseguiu aprovação do Senado Federal para obtenção de crédito de R$ 2 bilhões para urbanização de comunidades na capital pernambucana. Mas até conseguir aprovação, houve a tentativa de obstrução das votações por parte de parlamentares do PSDB, Republicanos, PP, PL e Podemos, que pretendiam retaliar contra a não-instalação da CPMI do 08 de Janeiro (Ressalva: já se está investigando contra os atos golpistas que causaram destruição no Congresso, Planalto e STF). Mas a urgência da votação sobressaiu-se à queda de braço e a aprovação da concessão dos créditos se deu a 63 votos a favor, um contra e uma abstenção. A senadora Teresa Leitão (PT-PE) repudiou essa manobra de obstrução e você vai ver a seguir: