terça-feira, 6 de abril de 2021

Boas práticas de controle interno são destaques em publicação da Controladoria-Geral de Pernambuco

 

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC), lançou a primeira edição do Caderno de Boas Práticas de Controle Interno. O trabalho, que tem como proposta divulgar as ações exitosas desenvolvidas pelas Unidades de Controle Interno (UCIs) das secretarias e órgãos do Poder Executivo estadual, assim como incentivar e promover o intercâmbio de conhecimentos técnicos, está disponível para consulta e download no site da SCGE.

A diretora da DMAC, Cristiana Borges, destaca que o documento apresenta os procedimentos implementados, até outubro de 2020, por algumas das 48 UCIs que integram o Sistema de Controle Interno (SCI) do Governo de Pernambuco. ?São experiências que podem ser replicadas em outros órgãos e entidades, contribuindo, assim, para o aprimoramento dos controles e elevação do grau de maturidade do Sistema?, ressalta, lembrando que, ao todo, o caderno reúne 23 práticas executadas por 14 unidades, algumas delas participando com mais de um trabalho.

Este é o caso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que selecionou quatro iniciativas para compor o documento. ?Ficamos muito felizes em poder participar e colaborar com o Caderno de Boas Práticas da SCGE. Para nós é gratificante contribuir para a melhoria da gestão pública através de nossas experiências do dia a dia. A publicação da Controladoria possibilita a troca de experiências e de conhecimento técnico entre as UCIs, de forma que possamos fortalecer os mecanismos de governança, transparência e controle da administração pública estadual?, frisa Julieny Siqueira, titular da UCI da secretaria.

Além da Seduh, o Caderno de Boas Práticas da DMAC/SCGE inclui, ainda, trabalhos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGE), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) ? estas duas últimas instituições, vinculadas à Secretaria de Defesa Social (SDS).

As secretarias de Educação e Esportes (SEE), de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), de Turismo (Setur) e de Políticas de Prevenção à Violência e as Drogas (SPVD), além do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape) e da Universidade de Pernambuco (UPE), também têm trabalhos inseridos na publicação.


Serviço:
Caderno de Boas Práticas de Controle Interno da SCGE

lmprensa SCGE PE

Festival Canavial LAB homenageia Arnaud Rodrigues

 

O Festival Canavial LAB, evento dedicado à música, à arte e à cultura popular da Zona da Mata de Pernambuco, apresenta, no próximo sábado (11), às 21h, na web, um espetáculo cultural inédito dedicado ao multiartista, Arnaud Rodrigues - um dos homenageados deste ano do festival. O tributo virtual, preparado em memória ao ex-cantor, compositor, ator, redator e comediante, falecido há 11 anos, é realizado por um grupo de 12 adolescentes e jovens, de 17 a 24 anos, filhos de agricultores e trabalhadores da lavoura, de Serra Talhada, cidade do sertão do estado, região onde nasceu o artista. Nesta edição, o festival também homenageia o mestre de maracatu, Zé Duda, do Maracatu Estrela de Ouro; além do mestre Nelson Ferreirinha, do Caboclinho Sete Flexas, de Goiana (in memorian); e o ex-deputado por Pernambuco, Cadoca (in memorian), incentivador e apoiador da cultura pernambucana.

O projeto, que conta com cenário e um figurino todo especial, foi elaborado pelos jovens ainda no ano passado, durante o início da pandemia da covid-19. No espetáculo, os jovens artistas fazem uma imersão na vida e obra de Arnaud Rodrigues, homem de uma personalidade artística forte, e que marcou sua trajetória na televisão, cinema, teatro, esportes, e na música brasileira. Ao lado de Chico Anysio, um dos seus maiores e inseparáveis companheiros de trabalho, Arnaud Rodrigues encantou e alegrou os brasileiros, com sua versatilidade e criatividade para o humor. Algumas dessas marcas da irreverência de Arnaud, vão ganhar mais brilho e força no espetáculo cultural, que será transmitido no canal do festival no Youtube.

O show online, chamado de Nave do Tempo - Tributo a Arnaud Rodrigues, tem a participação de Branca Sousa, Cinthia Kherlly, Emanuel Carvalho, Gabrielle Souza, Luiz Carlos Alves, Pedro Pólla, Sandino Lamarca, Sandra Klébya e Silvio Ferraz. Juntos, os meninos e meninas trazem ao palco virtual, uma mistura de sons, vozes, cores, e movimentos, que têm o DNA cultural de Arnauld Rodrigues. Os trabalhos musicais apresentados pelos jovens são: O som do Paulinho (1976); Redescobrimento (1979); Em cima daquele morro (1976); Gaivota Humana (1976); e A volta de Lampião (1979).

“O Festival Canavial traz, ao longo de toda sua trajetória, sua missão de atuar na proteção, preservação, conservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural pernambucano. E neste ano, não poderia ser diferente: escolher Arnaud Rodrigues como uma de nossas memórias culturais, é motivo de muito orgulho. Temos o dever e a responsabilidade de manter vivo o seu legado cultural dele” enfatiza Afonso Oliveira, idealizador e curador do festival.

Biografia - Arnaud Rodrigues é natural de Serra Talhada, Sertão do Alto Pajeú, no interior de Pernambuco. Foi de lá que ele partiu com o sonho de ter uma vida diferente no Centro-Sul do Brasil. Chegando lá, fez sucesso na televisão, com participação em cinco novelas (entre elas, a histórica Roque Santeiro, de 1985); além de quatro seriados e três casos especiais. Na TV Globo, onde passou a maior parte de sua carreira, escreveu 26 programas e dividiu várias apresentações ao lado de um dos seus melhores amigos, Chico Anysio (1931-2012). 

Rodrigues também trabalhou no SBT, no programa A Praça é Nossa, juntamente com o comediante Antônio Carlos de Nobrega. Como compositor, escreveu mais 500 músicas, além de gravar e regravar mais de 300 canções de sua autoria. Arnaud Rodrigues morreu, aos 68 anos, vítima de um afogamento, em 02 de fevereiro de 2010, quando o barco em que estava com a família, virou no lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, em Palmas, no Tocantins.

Homenageados - A edição do Festival Canavial Lab também homenageia o mestre de maracatu rural, Zé Duda, do Maracatu Estrela de Ouro, de Aliança, na Zona da Mata Norte. Além do ex-deputado por Pernambuco, Cadoca, considerado um dos importantes incentivadores e apoiadores da cultura popular, morto no ano passado em decorrência da covid-19; e o mestre Ferreirinha, do Caboclinho Sete Flexas, de Goiana, de 78 anos, falecido no fim de 2019, por problemas de saúde.

Serviço
O quê: Festival Canavial LAB realiza tributo inédito a Arnaud Rodrigues na web
Quando: Sábado, 11 de abril
Onde: Canal do Youtube do Festival Canavial ( https://www.youtube.com/channel/UCvENZ0s_NKWE0lhFzfnJsrg)
Horário: 21h
Classificação: Livre para todos os públicos

Com lnformações do jornalista Salatiel Cícero 

Sesc promove live sobre mitos e verdades das vacinas e variantes do novo coronavírus

 

Diante do agravamento da crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, muitas são as dúvidas da população sobre a eficácia das vacinas que estão sendo aplicadas no país e os perigos das novas variantes do vírus. Para contribuir com essa discussão, o Sesc Pernambuco apresenta nesta quarta-feira (07/04), Dia Mundial da Saúde, a live “Vacinas contra a COVID-19 e novas variantes: verdades e mitos”, que será transmitida às 16h pelo canal oficial da instituição no Youtube (www.youtube.com/sescpernambuco).

O bate-papo virtual será com o biólogo Roberto Lins, doutor em Química e pesquisador em saúde pública do Departamento de Virologia do Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz. Quem apresenta a live e conversa com o convidado é a médica Alda Falcão, especialista em Medicina Ocupacional. “As informações que chegam à população são muitas e cheias de contradições. Por isso, o objetivo desta live é apresentar dados que possam desmistificar alguns fatos que têm deixado todos e todas muito preocupados”, explica Mônica Regina, coordenadora regional de Saúde e Bem-Estar do Sesc PE.

Sesc - Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital

(https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas.

Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço: Live “Vacinas contra a COVID-19 e novas variantes: verdades e mitos”
Realização: Sesc Pernambuco
Data: 7 de abril
Horário: 16h
Transmissão pelo canal oficial do Sesc PE no Youtube (www.youtube.com/sescpernambuco)



Empreendendo na advocacia

 

O advogado e palestrante Almir Reis (foto) - que cumpre agenda no Sertão, visitando escritórios de advocacia de Petrolina e de Afrânio - fará a palestra de encerramento do 1º Seminário Online IBDP Jovem, que acontece nesta quarta (07). No evento jurídico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o professor vai falar para mais de mil advogados sobre como empreender na advocacia, em tempos de pandemia. O evento virtual será transmitido ao vivo, às 21h, pela plataforma Zoom. Almir Reis é pré-candidato às eleições à presidência da Ordem dos Advogados (OAB-PE), em novembro, e líder do Movimento a ‘Ordem é Renovar’.

Em um ano de pandemia Cesta Básica sobe 27,31% na RMR

 

Após um ano de pandemia, a Cesta Básica na Região Metropolitana do Recife (RMR) subiu 27,31%. A pesquisa, realizada pelo Procon-PE, demonstrou que a cesta em março de 2020 custava R$ 412,46 e em abril de 2021, passou para R$ 525,09. Em reais uma diferença de R$112,63. Já o salário mínimo subiu apenas R$ 55.

A pesquisa analisou os 27 produtos da cesta básica. Em um ano, 22 subiram de preço. Os que tiveram maior destaque foram: o quilo da cebola (110,58%); o óleo de soja (79,69%) e a charque de segunda (77,46%). Já no setor de higiene o que mais subiu de preço foi a água sanitária, 22,68% e em higiene pessoal, o sabonete foi quem teve o preço disparado, (27,12%).

A cesta básica do município de Caruaru também apresentou uma grande diferença em um ano. Passou de R$ 395,25 para R$ 508,51, uma diferença de 28,66%.

Após um ano, o Procon Pernambuco retornou a pesquisas também nos municípios de Goiana, Vitória de Santo Antão e Caruaru. Dos municípios pesquisados, Vitória de Santo Antão é o que tem a menor cesta básica. Em abril, a cesta sai por R$ 471,28.

Na RMR, no mês de abril, dos 27 produtos pesquisados, 13 subiram de valor. Os alimentos que mais subiram de preço foram: os ovos, a bandeja subiu de R$ 9,99 para R$ 13,99, um aumento de 40,04% e o quilo do alho passou de R$ 13,90 para R$ 18,58, um aumento de 33,67%.

A pesquisa do Procon Pernambuco passou por 22 estabelecimentos da RMR, nos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Desses, dois supermercados funcionam dentro da Ceasa. A análise dos preços é feita em 27 itens, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.

“O cenário é difícil para a maioria das famílias brasileiras. Neste sentido, continuamos elaborando a pesquisa de preços do Procon Pernambuco para que a população possa pesquisar e economizar”, frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Na pesquisa do órgão de defesa do consumidor é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento e, desse modo, fornecer ao consumidor os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível. A pesquisa pode ser encontrada no site do Procon: www.procon.pe.gov.br

lmprensa Procon PE

Sintomas de Covid, como a perda do olfato e do paladar, devem ser tratados mesmo após recuperação

 

A Covid-19, doença causada pelo recém - descoberto coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), se tornou o principal tema de discussão de saúde pública desde o início de 2020. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com Covid-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos, compreendendo sintomas como tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, distúrbios gastrintestinais, cansaço, diminuição do apetite e dispneia.

Passada a fase aguda da doença, é muito importante que o paciente pós-Covid-19 procure um médico otorrinolaringologista para aumentar a chance de retorno completo da capacidade de sentir aromas e sabores. Além da terapia olfatória (estimular o nariz com odores específicos, por um tempo e frequência determinados), na grande maioria dos casos, são utilizados também medicamentos para reduzir a inflamação causada pelo vírus e facilitar a regeneração dos neurônios olfatórios.

Segundo o otorrino Corintho Viana (foto), a disfunção olfativa vem sendo incluída aos demais sintomas como critério diagnósticos da Covid-19, por ser recorrente e persistente. Em uma consulta com um otorrino, o paciente será orientado quanto à causa do problema e receberá orientações para o tratamento adequado.

Paulista contempla profissionais da segurança pública dentro do Novo Plano Nacional de Imunização

 

Nesta terça-feira (06), a Secretaria de Saúde do município do Paulista iniciou um novo Plano de Imunização, inserindo os profissionais da Segurança Pública da cidade. Serão imunizados 240 profissionais como guardas municipais, agentes de trânsito e bombeiros civis. A vacinação dos profissionais da Segurança Pública ocorrerá amanhã, a partir das 14h00.

O imunizante utilizado neste grupo será a Coronavac, que precisa ser reaplicada em um intervalo de 14 a 28 dias após a primeira dose. André Félix, Comandante da Guarda Civil de Paulista, relatou estar muito feliz por entrar no plano de imunização. “Nós estamos na linha de frente, e eu quero agradecer a todos por nos inserir para sermos vacinados. Obrigado pela iniciativa de imunizar nossos profissionais.”

Os profissionais precisam ir até a Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, localizada no Bairro da Aurora, com RG e CPF em mãos. A vacinação acontece in loco. Marcelo Menezes, Secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, disse sentir-se orgulhoso de poder acompanhar a imunização para este grupo que trabalha na linha de frente. “ Estamos imunizando essa categoria para dar a eles segurança e tranquilidade para trabalhar servindo o povo de Paulista.”

A Coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Amanda Rangel, justificou a razão pela qual os profissionais da Segurança Pública foram incluídos nesta etapa: “Paulista vai abranger esses profissionais, porque eles atuam na linha de frente junto com os profissionais de saúde que estão vacinando desde o início do Plano de Imunização. “ Esses profissionais de segurança estão diariamente conosco atuando na vacinação dos grupos de risco, organizando o trânsito e mantendo a segurança dos locais, por isso eles precisam ser imunizados.”

Endereço da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil

Rua da Mangueira, número 5 - Bairro Aurora
Horário: A partir das 14h00

lmprensa Paulsta PE

Perda de sensibilidade nas mãos pode esconder doença grave

 

Com a mão realizamos tarefas de extrema precisão, conhecemos e percebemos a extensão, a temperatura, a forma, a consistência de algo ou de alguém. Para cumprir essas funções, a mão conta com uma estrutura complexa. E, assim como qualquer membro, está sujeita a lesões tão severas que podem levar à sua incapacidade funcional.

Entre essas lesões está a Síndrome do Túnel do Carpo, uma perturbação das funções do sistema nervoso de maior incidência na mão. A dormência de uma das mãos à noite é um dos primeiros sinais da STC e um dos mais negligenciados.

As doenças das mãos costumam ser deixadas de lado pelos pacientes que acreditam que aquela dor que sente é uma bobagem e que irá melhorar. A tendinite nas mãos e punhos é outro problema muito negligenciado por parte dos pacientes e que pode se agravar a ponto de se tornar um problema que só será resolvido após uma intervenção cirúrgica.

Caso a pessoa sofra um acidente ou uma fratura na mão é importante procurar um atendimento de urgência ortopédica, visando que desde o primeiro atendimento seja tratado por especialistas e dessa forma aumentar as chances de sucesso do tratamento posterior.

Segundo o ortopedista e cirurgião de mão Fábio Couto (foto) quando o primeiro atendimento já é feito por um ortopedista especialista em mão, certamente a fratura ou outro problema ocasionado pelo acidente poderá ser corrigido desde os primeiros cuidados porque o especialista em mãos une todas as habilidades para tratar clínica e cirurgicamente as estruturas das mãos até os cotovelos. Ossos, articulações, tendões, vasos, nervos e até mesmo a questão estética da pele onde houve o acidente poderão ser recuperados por um profissional que se capacitou para isso.