terça-feira, 6 de abril de 2021

Sintomas de Covid, como a perda do olfato e do paladar, devem ser tratados mesmo após recuperação

 

A Covid-19, doença causada pelo recém - descoberto coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), se tornou o principal tema de discussão de saúde pública desde o início de 2020. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com Covid-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos, compreendendo sintomas como tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, distúrbios gastrintestinais, cansaço, diminuição do apetite e dispneia.

Passada a fase aguda da doença, é muito importante que o paciente pós-Covid-19 procure um médico otorrinolaringologista para aumentar a chance de retorno completo da capacidade de sentir aromas e sabores. Além da terapia olfatória (estimular o nariz com odores específicos, por um tempo e frequência determinados), na grande maioria dos casos, são utilizados também medicamentos para reduzir a inflamação causada pelo vírus e facilitar a regeneração dos neurônios olfatórios.

Segundo o otorrino Corintho Viana (foto), a disfunção olfativa vem sendo incluída aos demais sintomas como critério diagnósticos da Covid-19, por ser recorrente e persistente. Em uma consulta com um otorrino, o paciente será orientado quanto à causa do problema e receberá orientações para o tratamento adequado.