segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Yane Marques será porta-bandeira do Brasil

A atleta do pentatlo moderno Yane Marques, medalha de bronze em Londres 2012, será a porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia 5 de agosto. O anúncio foi feito na noite de hoje (31) pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman após o resultado de uma enquete feita pelo programa Fantástico, da TV Globo.

Yane foi a mais votada pelo público, concorrendo com o velejador Robert Scheidt, que foi o porta-bandeira da delegação em Pequim 2008, e o líbero da seleção masculina de vôlei, Serginho.

A primeira participação de Yane em uma olimpíada foi em Pequim em 2008, quando a pernambucana terminou em 18º lugar, competindo com 36 atletas. Em Londres, a brasileira conquistou a medalha de bronze e, no Rio, estará em sua terceira participação olímpica.

site do Comitê Olímpico Brasileiro reproduz uma entrevista de Yane feita na noite de hoje ao programa Fantástico em que a atleta diz que foi uma surpresa tanto a indicação quanto a votação. "Carregar a bandeira já é uma situação honrosa. Todo mundo assistindo. Quero ser uma porta-bandeira muito alegre e talvez uma porta-voz, através dessa bandeira, para que o nosso país se una mais. Quero ser uma representante de todos os brasileiros naquele momento", disse.

O primeiro porta-bandeiras do Brasil em Jogos Olímpicos foi  Afrânio Antônio da Costa, do tiro esportivo, em Antuérpia 1920. Entre outros, já foram porta-bandeiras Adhemar Ferreira da Silva (atletismo – Roma 1960), Wlamir Marques (basquete – Tóquio 1964), Luiz Cláudio Menon (basquete - Munique 1972), Aurélio Miguel (judô – Barcelona 1992), Joaquim Cruz (Atlanta 1996), Sandra Pires (vôlei de praia – Sidney 2000), Torben Grael (vela  - Atenas 2004) e Rodrigo Pessoa (hipismo – Londres 2012).

Agência Brasil

Forró na Caixa


A festa é um convite à dança e aos ritmos do baião, xote e rasta-pé. Tudo no aconchego do Poço da Panela, trazendo aquele astral de sítio e terra batida. O grupo Forró na Caixa, apresenta um repertório singular com releituras de músicas da tradição oral, instrumentais, clássicos da MPB e autorais

A partir das 17h! até 22h
Contribuição $20 ( $10 lista amiga).

Capes corta 3 mil bolsas de estudo


Depois da extinção do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras (CsF) para alunos da graduação, as notícias são desanimadoras também para quem batalha uma bolsa de pós-graduação no Brasil. Dos 7.408 incentivos que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) congelou em abril, conforme mostrou o GLOBO à época, 43% permanecem suspensos, sem previsão de serem reativados. O governo defende que os 3.221 auxílios foram bloqueados porque estavam ociosos. A justificativa, porém, é rebatida por estudantes de programas de mestrado e doutorado pelo país. Há quem já cogite desistir dos cursos.


Terminado o prazo de dois meses, de abril a maio, que o governo, ainda na gestão petista, abriu para analisar a eventual ociosidade dos programas, negando que se tratava de cortes, a esperança dos alunos era por uma normalização. Mas, das 7.408 bolsas suspensas, 4.187 foram reativadas. O número de benefícios congelados (3.221) representa 3,6% do total de 88.314 bolsas na Capes.

A tesourada em mais de três mil incentivos atrapalhou os planos de Patrícia Marques. Cearense de Tianguá, a jovem de 27 anos, recém-saída do mestrado, ingressou no doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos na expectativa de obter a bolsa para custear os estudos. Ela conta que o programa de pós-graduação que cursa, na Universidade Federal do Ceará, perdeu duas das três bolsas Capes que tinha.

— Disseram que iam liberar as bolsas em junho. Cadê? Já mandei e-mail e carta para a Capes, tentando saber o que está acontecendo. Pior que as cotas da agência estadual de fomento também foram reduzidas. Não sei onde há bolsas sobrando — questiona Patrícia.
A doutoranda vive em Fortaleza sozinha. A família permanece no interior do estado e, segundo Patrícia, não tem condições financeiras de custear suas despesas. Ela conta que a conclusão do mestrado, ano passado, só foi possível devido à bolsa que recebia, usada para pagar os gastos básicos, como moradia, alimentação e transporte. Com tempo para se dedicar aos estudos, Patrícia conseguiu parcerias para desenvolver o projeto de beneficiamento da palma-forrageira, uma espécie de cacto, para alimentação humana.
— Não sei o que vai ser de mim. Se eu sair para trabalhar num emprego que exija 40 horas semanais, terei que desistir do doutorado, para o qual passei a vida inteira me preparando. Estou raspando minhas economias e contando com ajuda da minha avó e de algumas tias, mas uma hora elas não poderão mais ajudar — conta.

Jornal O Globo


Jacaré: Um ano de arte

Todas as quintas um grupo de criativos convidados pelo artista plástico Jacaré se reúne em seu atelier para discutir a cidade com ações criativas nas divertidas “ECOquintas” que no próximo dia (04-08), a partir das 19h, irá comemorar um ano de atividades com intervenções artísticas, cinema, projeções do VJ Pré, discotecagem de Beeatz Selector (Bianca Pimentel) e do DJ Pós (Melodia de Budega).
O evento contará com expo do artista, lojinha de produtos culturais e bar com bebericos e belisquetes. Na ocasião, haverá exibição da mostra GRAND PRIX Anim!Arte, que apresentará pequenos curtas de animação utilizando os personagens e criações inusitadas do artista Jacaré. A mostra tem curadoria e direção de Alexandre Juruena.
Há 30 anos, Ermiro Augusto de Souza (Jacaré) transforma restos de matérias-primas não renováveis em obras de arte, ressignificando o que para muitos é apenas lixo. No Recife, suas obras estão espalhadas em diversos pontos da cidade. Um trabalho que já percorreu diversos países e tem forte influência da música que reverbera o pensamento dos homens-caranguejos, projetando manifestações artísticas recifenses sob a estética do mangue.
A ideia da “ECOquinta” é promover o despertar da consciência estética e ecológica das pessoas, inspirando valores que transcendem a lógica da atual sociedade, tendo a arte reciclada como elemento de transformação do mundo.  Durante o evento, amigos, colaboradores e público em geral conhecerão um pouco mais das atividades realizadas no local e também os novos ambientes e empreendimentos criativos instalados no espaço como, o “Sucatário”, onde o público poderá entender o processo de transformação de resíduos de lixo em obras de arte.
O atelier Jacaré fica na Rua Marquês do Paraná – 292, Espinheiro (Beco da Sacadura Cabral). O evento será aberto ao público e todos os produtos comercializados no espaço terão percentual revertido para o atelier, com o intuito de continuar a reforma e a manutenção das atividades no local.

Serviço:
Um ano de ECOquinta Jacaré
Próxima quinta-feira (04-08), a partir das 19h
Rua Marquês do Paraná – 292, Espinheiro
Gratuito
Informações: (81) 9 9296.5833

Afegã enfrenta preconceitos em seu governo

Cercada por assessores homens, galantes e condescendentes, a afegã Masooma Muradi luta contra o sexismo mal disfarçado em uma sociedade pouco acostumada com mulheres ocupando espaços de autoridade.
Muradi foi a primeira - e a única até hoje - mulher a ocupar o cargo de governadora da província isolada de Daikundi, no centro do Afeganistão, quebrando um tabu em um país de arraigados costumes patriarcais.
Mas, menos de um ano após a nomeação pelo presidente Ashraf Ghani, seu trabalho já foi ameaçado pelas insistentes reclamações de mulás e líderes religiosos para tirá-la do governo, o que ilustra o quanto difícil é ser uma mulher em um mundo dominado por homens.
"As pessoas dizem ser abertas, mas a maioria não suporta uma mulher ocupando uma posição assim", confidencia à AFP a líder de 37 anos, sentada em um sofá estofado em seu gabinete, em Nili, a capital provincial, entre um buquê de girassóis artificiais e o retrato de uma criança.
"Eu não deixo intimidar pelos homens e a sociedade não espera isso de uma mulher", declara a mulher, pequena, de um metro e meio de altura, cujos gestos delicados escondem uma enorme determinação para resistir.
Mãe de dois filhos, Muradi foi escolhida pelo chefe de Estado para dirigir Daikundi, uma província com lagos, colinas verdes e picos rochosos, rodeada por outras províncias devastadas pela insurgência islâmica.
Os protestos contra ela começaram antes mesmo que assumisse o cargo. Seus adversários, a maioria homens, justificavam sua não aceitação pela falta de experiência da candidata.
Mas Muradi manteve a cabeça erguida, embora o ressentimento em realção a ela ainda fosse palpável quando a AFP acompanhou a governadora recentemente durante uma caminhada em Nili, escoltada por guardas, armados com fuzis Kalashnikov.
"Inútil", solta um homem em seu caminho. "Talvez deva ser governadora das mulheres", reclama outro.
Um clube de homens
As mulheres fizeram alguns progressos desde o fim do regime talibã em 2001, mas permanecem em grande parte ausentes na vida pública, embora a "hashtag" #WhereAreTheWomen seja amplamente utilizada nas redes sociais no Afeganistão.

"Neste país, nem todos estão dispostos a ser governado por uma mulher" por causa das tradições, ressalta Douglas Keh, chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Afeganistão.
"Aquelas que desempenham papeis de responsabilidade precisam de todo o apoio que possa ser dado", afirma.
Em uma reunião do Conselho Provincial, Somaya Mohammadi era a única mulher entre uma dúzia de homens. Quando tentava falar, o homem que presidia a reunião mandava ela ficar em silêncio com a mão.
Somente quando um representante do PNUD pediu a sua opinião, conseguiu falar.
"Eu acabo de substituir um homem no conselho provincial", começa Somaya. "Fale também dos problemas dos homens", corta o presidente da sessão com desprezo, provocando risos da plateia.
Mais firmezaDaikundi é uma das 34 províncias do Afeganistão mais difíceis de governar, com um desemprego endêmico e uma economia baseada em uma pequena cultura de amêndoas.
"Nós temos escolas, mas a maioria sem edifícios; hospitais, mas muitos sem médicos suficientes", explica Haji Rasuli, vendedor de Nili. "Eu apoio a emancipação das mulheres, mas será que ter uma como governadora vai resolver os nossos problemas?", pergunta.
Ashraf Ghani nomeou quatro mulheres para posições ministeriais desde que chegou ao poder em 2014.
No ano passado, pela primeira vez na história do país, escolheu uma para presidir o Supremo Tribunal. Mas o Parlamento rejeitou sua nomeação, colocando um homem no lugar.
"Para dar um verdadeiro papel de liderança para as mulheres, Ghani deveria ser mais firme quando alguém se opõe", considera Heather Barr, uma pesquisadora sobre os direitos das mulheres na organização Human Rights Watch (HRW). "Mas isso nunca aconteceu", acrescenta.
Pelo menos Masooma Muradi pode contar com o apoio de um homem, seu marido: ao voltar para casa à noite, seu marido, Jalil Muradi, recebe-a dizendo "o jantar está pronto", algo muito estranho de um marido afegão. Ele também recebe uma dose de comentários sexistas. "As pessoas me dizem que sou sua secretária ou babá", relata, "mas eu estou muito orgulhoso dela", diz ele.
Portal G1

Adilson Ramos no Clube das Pás

O cantor e compositor Adilson Ramos, um dos maiores nomes do romantismo brasileiro, volta ao palco do Clube das Pás para única apresentação, neste sábado (6), a partir das 21h. A Orquestra das Pás abre a noite.
No repertório, o artista apresenta as canções do álbum “Vem Dançar Comigo”, lançado no final do ano passado. Sucessos como “Sonhar contigo”, grande hino da trajetória musical do cantor, “Duas flores”, “O relógio”, “Até que amanheça” e “Não chores, benzinho” fazem parte do trabalho. “Estarei com meu filho, Cristian Ramos, fazendo uma homenagem ao movimento da Velha Guarda”, revela Adilson.
A música “Sonhar Contigo”, sucesso que vem atravessando gerações, já foi regravada por nomes como Elymar Santos, Agnaldo Timóteo, Orlando Dias e Tânia Alves. A primeira composição de Adilson Ramos veio aos 11 anos de idade. O cantor ganhou prestígio antes do movimento da “Jovem Guarda”, tendo começado a sua carreira aos 15 anos, quando gravou o seu primeiro disco, intitulado “Olga”, lançado em abril de 1960.
Os ingressos custam R$ 30 (homem) e R$ 20 (mulher), disponíveis na bilheteria da sede da entidade. O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelos telefones (81) 98543 - 7595 e (81) 98685 - 2409.


Serviço:

Adilson Ramos
Sábado (6) | 21h
Local: Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande
Ingressos: R$ 30 (homem) e R$ 20 (mulher)


Caravana da Inovação no Araripe

Araripina será o segundo município de Pernambuco a receber a Caravana da Inovação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O evento, que será realizado nesta quinta-feira (04/8), das 08 às 18 horas, no Centro Tecnológico do Araripe, irá debater e colher sugestões da região do Sertão do Araripe para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco – PCTI-PE, em fase final de elaboração pela Secti.
Os empresários da região do Araripe terão também a oportunidade de conhecer as principais linhas de financiamento para desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas para suas empresas, no Workshop da Inovação, que acontecerá no período da tarde. A Secretária Lúcia Melo estará em Araripina coordenando todos os trabalhos da Caravana.
Junto com a Secti, chegam a Araripina na Caravana da Inovação as principais instituições nacionais e estaduais de incentivo à pesquisa e inovação: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe); Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe); Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe); além do IEL, SENAI e SEBRAE.
Gesso – O polo de gesso do Araripe é um dos beneficiários do Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco (ProApl), do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O objetivo do programa é aumentar a competitividade e produtividade das empresas que integram a indústria do gesso, por meio do desenvolvimento de um modelo ambiental e socialmente sustentável, promovendo ações para fomentar uma maior capacidade de inovação.
Caravana da Inovação - A Caravana da Inovação é um evento promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, para discussão com a sociedade do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco – PCTI-PE.   
De 27 de Julho a 02 de setembro, a Caravana da Inovação passará por seis municípios – Petrolina, Araripina, Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru e Recife - recebendo as principais demandas das diversas regiões e levando para o interior do estado instituições e seus respectivos instrumentos de fomento e apoio a inovação.
As Inscrições para participar do seminário da Caravana da Inovação são gratuitas e podem ser feita diretamente no site da Secti: www.secti.pe.gov.br
Serviço:
Caravana da Inovação – Seminário para discussão do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Quando: quinta-feira, dia 04 de agosto, das 08 às 18 horas.
Local: Centro Tecnológico do Araripe (ITEP)
Rua Antônio Alexandre Alves, 112, bairro Vila Santa Isabel – Araripina.  
Gerência de Comunicação - SECTI

Preso suspeito de atacar mulheres com seringas

A polícia de São Paulo quer ouvir esta semana mulheres que teriam sido atacadas por um homem com seringa na região da Avenida Paulista. Um suspeito de atacar mulheres jovens com uma seringa na região Central e Oeste de São Paulo foi preso no sábado (30). A polícia vai ouvir vítimas para fazer o reconhecimento do suspeito, que está no 77º Distrito Policial.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a Justiça aceitou pedido da Polícia Civil e determinou a prisão temporária do homem que já havia sido detido e liberado na semana passada mas que, desta vez, tinha uma seringa no bolso.
Na última terça-feira (26), a polícia divulgou o retrato falado de um homem de porte médio, olhos e barba castanho escuro. Neste domingo, a SSP não confirmou, até a publicação desta reportagem, se o homem detido era o mesmo da imagem.
A estagiária Andressa Fernandes Oliveira foi uma dessas vítimas. O ataque foi dentro da estação Pinheiros, na Linha 4-Amarela do Metrô, bem perto das escadas rolantes. Andressa tinha acabado de sair do trabalho.
“Eu senti uma picada no meu ombro. Na hora eu senti assim, mas achei que não era nada. Parei para ver se tinha um objeto. Não desconfiei de nada. Assim que cheguei na minha residência, o meu esposo viu uma manchinha de sangue bem onde foi a picada. Foi ai que minhas irmãs ouvindo a história que contei falaram que já tinham visto alguns caso na internet e me recomendaram a ir no hospital.”, relata.
Preocupada, Andressa foi ao Hospital Emilio Ribas, especializado em doenças contagiosas.
“A moça da triagem me informou que naquela semana eles tinham atendido 20 pessoas que tinham sido picadas pela seringa, e disse que eu tive sorte, porque uma moça tinha chegado e o moço tinha rasgado a perna inteirinha dela com a seringa", disse. O hospital informou que não pode afirmar quantos casos atendeu desse tipo.
Andressa está tomando três medicamentos há duas semanas. É o coquetel que impede que o vírus da Aids se instale nas células caso tenha entrado no corpo, além de proteger contra outras doenças como hepatite B, hepatite C, sífilis e doença de Chagas. A vítima diz que passou mal com os remédios. “Vomitei bastante, eu tive que ficar afastada do trabalho por uma semana.”
O infectologista Ivan Marinho diz que a roupa protege relativamente da picada. "É muito maior o risco quando a seringa vai na pele ou na veia de uma pessoa."
O Metrô disse que não teve nenhum caso registrado na Linha 4-Amarela.
Vítima precisou tomar coquetel de remédios contra o vírus da Aids e outras doenças (Foto: TV Globo/Reprodução)Vítima precisou tomar coquetel de remédios contra o vírus da Aids e outras doenças (Foto: TV Globo/Reprodução)

Secretaria de Segurança Pública divulgou retrato falado do suspeito de atacar mulheres com seringa (Foto: TV Globo/Reprodução)Secretaria de Segurança Pública divulgou retrato falado do suspeito de atacar mulheres com seringa (Foto: TV Globo/Reprodução)



A polícia de São Paulo quer ouvir esta semana mulheres que teriam sido atacadas por um homem com seringa na região da Avenida Paulista. Um suspeito de atacar mulheres jovens com uma seringa na região Central e Oeste de 
São Paulo foi preso no sábado (30). A polícia vai ouvir vítimas para fazer o reconhecimento do suspeito, que está no 77º Distrito Policial.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a Justiça aceitou pedido da Polícia Civil e determinou a prisão temporária do homem que já havia sido detido e liberado na semana passada mas que, desta vez, tinha uma seringa no bolso.
Na última terça-feira (26), a polícia divulgou o retrato falado de um homem de porte médio, olhos e barba castanho escuro. Neste domingo, a SSP não confirmou, até a publicação desta reportagem, se o homem detido era o mesmo da imagem.
A estagiária Andressa Fernandes Oliveira foi uma dessas vítimas. O ataque foi dentro da estação Pinheiros, na Linha 4-Amarela do Metrô, bem perto das escadas rolantes. Andressa tinha acabado de sair do trabalho.
“Eu senti uma picada no meu ombro. Na hora eu senti assim, mas achei que não era nada. Parei para ver se tinha um objeto. Não desconfiei de nada. Assim que cheguei na minha residência, o meu esposo viu uma manchinha de sangue bem onde foi a picada. Foi ai que minhas irmãs ouvindo a história que contei falaram que já tinham visto alguns caso na internet e me recomendaram a ir no hospital.”, relata.
Preocupada, Andressa foi ao Hospital Emilio Ribas, especializado em doenças contagiosas.
“A moça da triagem me informou que naquela semana eles tinham atendido 20 pessoas que tinham sido picadas pela seringa, e disse que eu tive sorte, porque uma moça tinha chegado e o moço tinha rasgado a perna inteirinha dela com a seringa", disse. O hospital informou que não pode afirmar quantos casos atendeu desse tipo.
Andressa está tomando três medicamentos há duas semanas. É o coquetel que impede que o vírus da Aids se instale nas células caso tenha entrado no corpo, além de proteger contra outras doenças como hepatite B, hepatite C, sífilis e doença de Chagas. A vítima diz que passou mal com os remédios. “Vomitei bastante, eu tive que ficar afastada do trabalho por uma semana.”
O infectologista Ivan Marinho diz que a roupa protege relativamente da picada. "É muito maior o risco quando a seringa vai na pele ou na veia de uma pessoa."
O Metrô disse que não teve nenhum caso registrado na Linha 4-Amarela.
As vítimas podem denunciar pelo Disque-Denúncia no telefone 181, com anonimato garantido.
Outra vítima
Em junho, um ataque parecido foi registrado na Avenida Paulista na esquina com a Rua Pamplona. A vítima foi uma médica peruana.
"A gente pensa que se trata de uma lenda urbana e quando acontece, a gente fica abalada, assustada por essa ação maldosa". Essa foi a maneira que uma médica peruana encontrou para definir o sentimento vivido por ela após ser atacada por um homem, que espetou a agulha de uma seringa em suas costas, na quarta-feira (22), perto da esquina das avenidas Pamplona e Paulista, região central de São Paulo.
Ela disse que só percebeu que tinha sido ferida por uma agulhada ao ver o agressor espetar o corpo de uma outra mulher na mesma calçada, instantes depois de espetá-la.
"De repente, eu senti uma pressão nas costas, como se fosse a ponta de uma caneta. Virei e pensei que seria algum conhecido me chamando a atenção, brincando. Foi quando vi passando por mim um homem alto, magro, moreno, 40 anos, de moletom verde com listras brancas. Não consegui ver nada nas mãos dele. Achava que ele tinha simplesmente me furado com uma caneta. Ele continuou andando até a esquina da Pamplona com a Paulista e aí eu vi ele tirar uma seringa da manga e furar outra moça."
Portal G1

Maju Trindade: "Branca de alma negra"

Embora seja muito elogiada por seus fãs, um trecho de seu primeiro livro, "Maju", está dando o que falar. No livro, a web celebridade fala da sua infância, do seu trabalho, das viagens marcantes e de seus sonhos. No entanto, num subtítulo batizado de "Drake Mozão" ela afirma que, de três anos para cá, descobriu que tem uma "alma negra". "Descobri que tenho uma alma negra. Amo hip-hop", diz no texto.

Com mais de 17 milhões de seguidores, ninguém mais duvida que ela é um dos grandes fenômenos do momento, e além de fazer sucesso noYoutube, ela resolveu também ser uma escritora famosa. Só que nas#Redes Sociais, os comentários indicam que o livro lançado por ela está mais é para cômico.
Neste último final de semana, Maju Trindade esteve em Porto Alegre participando de um evento onde foram debatidas as novas tendências do mercado de comunicação no mundo e as transformações que vêm acontecendo.
Só que no Twitter principalmente, está sendo divulgado um trecho do livro de Maju onde ela diz que por um bom tempo só gostou de rock, e entretanto, de três anos para cá, ela "descobriu que tem uma alma negra" e que ama hip-hop. Na página, ela ainda diz não saber ao certo como isso aconteceu, mas o fato é que agora ela não consegue mais parar de ouvir e até citou seu queridinho: "Drake". A jovem contou que sonha em assistir um show dele, só que por ele não vir ao Brasil o jeito será viajar para o estrangeiro e realizar o seu sonho.

Blasting News e Catraca Livre

Nota do Blog: Trindade não é a primeira branca a dizer que tinha "alma negra". O escritor Vinícius de Moraes (1913-1980) já o fizera ao cantar a música Samba da Bênção. Mas a origem disso tudo é na expressão "Preto de Alma Branca", muito comum no passado, na "intenção" de elogiar um negro que se comportasse como a elite dominante, hoje é considerada racista. Veja a seguir a música de Vinícius.


Reciclagem gera oportunidades em Arcoverde

Reciclar materiais pode ser uma boa alternativa  para economizar dinheiro. A partir do reaproveitamento de objetos que são jogados no lixo ou no meio ambiente, como garrafas pet, vidros, papelão, vários artigos podem ser confeccionados para  uso pessoal e doméstico, além de brinquedos e peças de decoração, a exemplo de vassouras, porta-retratos,  pufs, bolsas femininas, sacolas de compras, entre outros utensílios. A proposta está sendo desenvolvida  pelo Centro de Educação Socioambiental da Compesa (Cesac), localizado no município de Arcoverde, no Sertão do Estado, a 257 km do Recife, que oferece  oficinas de  reciclagem de materiais.
Com os ítens retirados do lixo doméstico e também do meio ambiente, moradores de Arcoverde e regiões próximas  estão aprendendo aa  reutilizá-los de forma criativa através das oficinas desenvolvidas pelo Cesac. Um dos objetos ensinados nas oficinas  é a produção de  vassouras feitas com 14  garrafas pets. Já com 18 garrafas pet, uma pequena caixa de papelão, espuma de colchonete mais durex e cola quente se monta um bonito e utilitário puf.
 “Quando olhamos os sacos de lixo dentro das nossas casas e nas ruas nem imaginamos quantas coisas podem ser reaproveitadas a partir destes materiais”, comenta a  supervisora do Cesac, Carmem Tavares. Um rolo de papel filme, por exemplo, pode virar um porta-lápis nas mãos de quem participa das oficinas. 
Reproduzindo o que é aprendido no Centro de Educação Ambiental da Compesa,  os alunos encontram na criatividade, uma oportunidade para gerar renda de maneira sustentável e com respeito ao meio ambiente.  Outras pessoas participam  dos cursos para aprender  a produzir  artigos para uso pessoal ou para presentear parentes e amigos.“ Algumas mulheres participaram das oficinas e hoje estão vendendo seus artigos  em feiras.Nossa motivação é ensinar às pessoas a reutilizarem objetos jogados no lixo e criar coisas criativas e ainda preservar o meio ambiente”, conclui Carmem Tavares.
Imprensa Compesa

Japão: boato de terremoto assusta população

A agência meteorológica do Japão emitiu, por erro, um alerta para um sismo de 9.1 na escala de Richter, que estaria prestes a atingir a cidade de Tóquio esta segunda-feira. 

Segundo a AFP, o alerta foi recebido pelos japoneses que usam uma aplicação de smartphone criada para o efeito, a Yurekuru, avisando que o abalo iria sentir-se pelas 17:00, hora local - 5 da manhã em Brasília. Mas o terremoto não se registrou e os celulares dos restantes japoneses que usam aplicações semelhantes ficaram em silêncio, sem qualquer aviso para um tremor de terra iminente. 

A agência meteorológica do Japão lançou imediatamente uma nova mensagem retirando o alerta, mas foi tarde demais: o aviso não chegou a todos os usuários, que ficaram em pânico perante o terremoto de alta intensidade. "Quando vi o aviso da aplicação, preparei-me para morrer", escreveu um japonês no Twitter. 

A aplicação Yurekuru é popular no Japão, país com intensa atividade sísmica: pelo menos 4 milhões de pessoas têm o aplicativo instalado  Devido ao alerta, que também chegou às operadoras de transportes públicos, algumas linhas de metrô e trem na capital japonesa foram interrompidas por breves minutos, até se apurar que o alerta era falso.

Diário de Notícias - Portugal

Eleições 2016: Atenção com as redes sociais

Após a Reforma Eleitoral, sancionada em 2015, os candidatos estão procurando maneiras mais acessíveis para fazer campanha eleitoral, já que os custos foram reduzidos. Com esse cenário de corte de gastos, a internet e as redes sociais são pautas sempre discutidas nas reuniões de estratégias políticas. Portanto, não é permitido utilizar as redes sociais para a realização de cotas a fim de arrecadar verbas para a campanha, mas está liberado ao candidato ter perfil e páginas oficiais nas Redes Sociais, com o objetivo divulgar suas prioridades de Governo. Lembrando, que o candidato pode usar todos os recursos do Facebook, Fanpage ou grupos, desde que eles sejam gratuitos.
O uso das mídias sociais na campanha eleitoral só faz sentido se houver consciência por parte do candidato e de sua equipe, que questionamentos levantados através desses canais precisam ser respondidos, para que haja interação entre as partes envolvidas. O eleitor digital exige uma resposta para suas indagações e o silêncio por parte do candidato é um sinal imediato de desrespeito para com esse eleitor.
Nenhuma propaganda paga será permitida até o dia 16. “As campanhas eleitorais deste ano não poderão ser financiadas por empresas, apenas por pessoas físicas e pelos partidos políticos com o uso de verbas do Fundo Partidário. A proibição do financiamento por pessoa jurídica é uma das principais modificações da  minirreforma eleitoral (PL 5.735/13), aprovada no ano passado”, esclarece o advogado Emílio Duarte.
Terminado o período das Convenções dos Partidos, estes devem ser constituídos e registrados junto à Justiça Eleitoral e os comitês financeiros se encarregarem da prestação de contas do período eleitoral. Mesmo após a realização de várias convenções, a propaganda eleitoral ainda não está autorizada, apenas no dia 16 de agosto.

#PrayForNatal: Força Nacional vai à capital potiguar



O Palácio do Planalto confirmou que as Forças Armadas vão atuar no Rio Grande do Norte em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conforme autorizado pelo presidente em exercício Michel Temer. Os detalhes da operação serão fechados nesta segunda-feira.
O efetivo não foi informado pelo Planalto, mas o governo do Rio Grande do Norte publicou em redes sociais que serão 1 mil homens do Exército e 200 fuzileiros navais.
O Governo do Rio Grande do Norte confirmou, no início da noite, que recebeu a autorização, da Presidência da República, o envio de tropas do Exército para atuar no combate a ataques no Estado. A intenção de solicitar o apoio aos militares foi divulgada neste domingo, pelo governador potiguar, Robinson Faria, após uma série de ataques contra ônibus, prédios públicos e pontos comerciais, em retaliação à decisão do Governo de instalar bloqueadores de sinal de celular em presídios locais.
"A decisão se dá a partir de pedido do governador do Estado, Robinson Faria, em virtude do esgotamento dos meios de segurança pública estaduais empregados no combate à onda de violência que assola a região metropolitana de Natal", disse o Planalto em nota. O pedido, anunciado pelo governador mais cedo, foi oficializado nesta noite e encaminhado à Presidência.
O efetivo vai reforçar a segurança no Estado e ajudar a combater a onda de ataques que atinge uma série de municípios potiguares desde a última sexta-feira (29). Os atos de vandalismo são apontados como resposta à decisão do governo estadual de instalar bloqueadores de celulares em um presídio na cidade de Parnamirim, no interior do Estado.
Segundo o governador do Rio Grande do Norte, 52 pessoas foram detidas até agora, suspeitas de envolvimento em casos de incêndios de ônibus, disparos contra prédios públicos, explosivos em uma agência bancária e depredações.
Estadão