quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Festa Bregalize faz edição especial de Halloween


A festa Bregalize vai fazer o público se arrepiar na próxima véspera de feriado (01 de novembro), com o melhor do brega pernambucano em sua edição especial de Halloween. O príncipe do brega Kelvis Duran, a Banda Sedutora e o Diamante Negro Sheldon Ferrer são as atrações que comandam a balada que tornou-se uma das mais queridas da galera alternativa que curte brega, na cidade. O agito volta para o Roof Tebas e acontece a partir das 22h.

Os DJs Tecnotop, Riana Uchôa e o insuperável DJ Val comandam as carrapetas do evento com muito brega das antigas.

Diversas surpresas foram preparadas para a noite. O dress code sugerido é vermelho, roxo e preto. Fantasias e makes são bem vindas, mas não obrigatórias.

Os ingressos da Bregalize – Gostosuras ou Travessuras custam R$ 30 e estão disponíveis na Oficina Cabrón (Av. 17 de Agosto 1052, Casa Forte), na Redley - (Shopping Recife) e através do site do Sympla: sympla.com/bregalize.

Serviço:

Bregalize – Gostosuras ou Travessuras
Quarta-feira (01 de novembro), a partir das 22h, no Roof Tebas – Av. Dantas Barreto, Bairro de São José.
Ingressos: R$ 25 (lote Promocional)
Informações: (81) 9 9748.1054

Profissionais do SUS passam por treinamento no Hospital Dom Helder

O Hospital Dom Helder Câmara (HDH), no Cabo de Santo Agostinho, com o intuito de oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS, realiza curso de ACLS, sigla em inglês que significa Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, para seus profissionais de saúde.

O ACLS é um curso de imersão que foi desenvolvido pela Associação Americana do Coração com o objetivo de padronizar o treinamento em emergências cardíacas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a abordagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE).

O curso, que está capacitando catorze médicos do HDH, é realizado pelo Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Incor – Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Além do curso de ACLS que começou neste domingo (22), na terça-feira (24) doze enfermeiros e fisioterapeutas do HDH participarão do curso BLS (Suporte Básico de Vida) que aborda o reconhecimento e tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a desfibrilação e tem intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares.

O Hospital Dom Helder Câmara tem o objetivo de se tornar um centro internacional de treinamento e, para isso, seis médicos farão o curso de instrutor de ACLS nesta quarta-feira (25). “O HDH será um sítio de treinamento do INCOR. Nos primeiros anos seremos ligados ao INCOR e seremos sua representação aqui em Pernambuco e nossos instrutores serão assessorados pela equipe deles. Após isso iremos pleitear para sermos um Centro Internacional de treinamento” explica o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Dom Helder Câmara, Rodrigo Pedrosa.

Com informações da jornalista Roberta Vasconcelos

Capacitação no HMA orienta sobre atendimento ao público LGBT

Durante dois dias, 23 e 24 de outubro, os funcionários do Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, participaram de uma capacitação, no auditório, sobre o nome social e a humanização no atendimento à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O objetivo foi qualificar os profissionais em níveis de atenção à saúde desse público, obedecendo à Portaria nº 060 de 11 de março de 2015, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que versa sobre a saúde integral de LGBTs em Pernambuco, primeiro estado do Brasil a implantar uma política e coordenação específicas para essa parcela da população.

Para falar sobre o assunto foi convidado o coordenador de Saúde Integral da População LGBT da SES, Luiz Valério da Cunha Júnior. De uma forma bastante descontraída, o coordenador repassou conceitos, exemplificou casos e respondeu perguntas. A capacitação foi aberta na segunda-feira pelo superintendente do HMA, o cirurgião geral Petrus de Andrade Lima, que agradeceu a presença da equipe da SES no hospital e destacou a importância do assunto dentre os funcionários.

Luiz Valério iniciou a palestra destacando o conceito de gênero e desconstruindo teorias histórico, social e culturalmente construídas, como as cores azul e rosa para definir homem e de mulher. “O gênero é o masculino e o feminino e tem a ver com a cabeça. Não se identifica com o sexo biológico, aquele que nos foi atribuído quando nascemos”, explicou. Conceitos de cisgênero (que se identifica com o gênero e o sexo biológico) e transgênero (que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído) foram discutidos. A orientação sexual, que está relacionada ao desejo, também foi outro assunto em pauta. 

E como identificar a população LGBT nas unidades de saúde? Além do nome social, que deve constar no Cartão do SUS, Luiz Valério alertou para o respeito à aparência do paciente e para uma pergunta básica, que pode evitar qualquer tipo de constrangimento: “como você gostaria de ser chamado?” A partir daí, o atendimento será mais fácil para ambas as partes, tanto o paciente quanto o funcionário. E chamou atenção para a questão da curiosidade: “o atendimento aos LGBTs não é motivo de curiosidade, mas sim de inquietação. Vamos lembrar que ele já é vítima de todo um preconceito da sociedade e está ali, na unidade de saúde, procurando ajuda para uma dor, um incômodo, uma doença. Não para ser colocado numa vitrine e apreciado como um objeto”, destacou.

Luiz encerrou sua palestra de quase 2 horas pedindo para que todos saíssem com o olhar do cuidado com o outro, com mais afeto. “Pernambuco é o quarto estado onde mais se mata a população LGBT. Precisamos mudar isso”. Nos dois dias de palestra, foi expressiva a participação dos funcionários com dúvidas e perguntas. 


Com informações da jornalista Iana Gouveia

Roupas ritmadas


Juros altos e câmbio inviabilizam retomada dos investimentos das indústrias

Custo de capital elevado, câmbio, recessão e endividamento foram alguns dos pontos elencados por José Velloso, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), como motivos que inviabilizam a retomada dos investimentos por parte das indústrias.

Para Velloso, que veio ao Recife para participar do evento comemorativo dos 80 anos da Abimaq, o aumento de investimentos em infraestrutura e a recomposição das margens de lucros são prioridades. “Precisamos de juros baixos, câmbio competitivo, restabelecimento do fluxo de crédito e o equacionamento dos passivos fiscais para criar um ambiente favorável aos investimentos produtivos”.

O presidente executivo afirmou que a Abimaq tem atuado em diversas frentes com o objetivo de criar as condições favoráveis ao investimento das indústrias.

Entre essas ações ele destacou a participação em coalizões, como a que busca impedir a aplicação do direito antidumping contra às importações brasileiras de aço que vem sendo solicitada pelas siderúrgicas nacionais.

De acordo com Velloso, essa medida causaria aumento de custos e afetaria a competitividade das indústrias, gerando desemprego e pressão inflacionária.

Velloso lembra ainda que se trata de um "tiro no pé", pois com a medida, os consumidores de aço no Brasil ficam com seus custos majorados, mas os bens fabricados com os mesmos aços feitos na China e Rússia entram no Brasil.

“O Brasil está sendo inundado de bens fabricados com este mesmo aço vindo da China e Rússia. Somente em máquinas em 2016 foram 3,6 milhões de toneladas de bens importados. Mais do que uma CSN”, explica.

O executivo também revelou que a entidade reivindica a ampliação do prazo de recolhimento de impostos federais e o incentivo à pontualidade no pagamento de tributos por meio de bônus de adimplência.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Germano Rigotto, diretor de ação aolítica da Abimaq, que também participará do evento no Recife, defendeu a proposta de reforma tributária do deputado federal Luiz Carlos Hauly, que, segundo ele, poderá fazer o Brasil voltar a crescer de 5% a 7% ao ano, além de contribuir para a desconcentração da renda no Brasil.

“Caso o projeto seja aprovado, o crescimento econômico será de forma continuada e sustentada, e garantirá a neutralidade na competitividade entre as empresas, com o fim imediato da guerra fiscal entre os estados graças a criação do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) e o imposto seletivo cobrados no destino, o que o torna a livre concorrência mais justa”.

Rigotto abordará a atual situação política, o mercado industrial, as reformas política, trabalhista, tributária e da Previdência. “Não podemos mais perder tempo. O Brasil precisa de uma fotografia sem retoques dos problemas para que seja possível construir uma nova plataforma para o crescimento futuro”.

A entidade representa atualmente cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais.

Celpe alerta para riscos de acidentes com a rede elétrica nas obras de construção e reforma

A aproximação do fim do ano e a liberação do 13º salário invariavelmente impulsionam a atividade nos canteiros de obras. Na mesma proporção, crescem os riscos de acidentes com a rede elétrica. Dados da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) demonstram que 42% dos acidentes envolvendo energia elétrica no estado ocorrem durante pequenas reformas e reparos executados de maneira inadvertida, próximos à fiação. Para alertar a população contra esse tipo de acidentes, a Celpe chama a atenção para ações preventivas e cuidados que devem ser adotados na hora de construir ou reformar.

A atuação de profissionais qualificados, além do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, são os cuidados iniciais na redução dos riscos. Evitar acessos e contatos indevidos com os fios elétricos é outra das regras de segurança e, invariavelmente, a mais negligenciada. A aproximação das obras da rede elétrica, somadas à falta de atenção, o desconhecimento dos perigos e o manuseio inadequado das ferramentas podem ser fatais, caso haja contato do trabalhador com a rede energizada.

A Celpe lembra que, antes de começar a obra, é imprescindível observar a distância da fiação elétrica e respeitar os limites. Paredes, janelas e sacadas não devem ser construídas a menos de 1 metro da rede de baixa tensão. Mesmo construindo distante dos fios, ao manusear arames, réguas de alumínio, vergalhões de ferro ou outros materiais metálicos, o cuidado é para não incliná-los, evitando assim, o toque eventual na rede elétrica.

As obras em lajes ou no segundo e terceiro pavimentos exigem ainda mais prudência, porque ficam mais próximas da rede de média tensão. A Celpe lembra que na parte alta dos postes estão as linhas de 13,8 mil Volts ou mais. Uma aproximação dessa fiação é suficiente para provocar uma descarga elétrica de alta intensidade que pode causar queimaduras graves e até mutilações e morte.

A mesma recomendação vale para construção e reforma de telhados. O manejo de treliças, madeiras, telhas e calhas deve ser feito a uma distância segura dos cabos de energia. Como esses, outros serviços como pintura de fachadas, instalação de painéis e trabalhos em andaimes devem seguir a mesma regra, de manter distância da rede de distribuição elétrica.

Antenas - A Celpe adverte: só instale antenas de rádio e TV longe da rede elétrica. Os suportes dessas antenas geralmente são de metal e, por isso, bons condutores de eletricidades. Durante a instalação, deve-se ter o cuidado a movimentá-los ou inclina-los, sob o risco de atingir cabos energizados. Não se deve fazer a instalação ou remoção das antenas em dias de chuva e caso ela caia em direção à rede elétrica, nunca tente segurá-la.

Imprensa Celpe

II Prêmio Ariano Suassuna contempla dez vencedores

Pelo segundo ano consecutivo disseminando e fomentando práticas culturais de raízes populares, o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia foi entregue nesta terça-feira (24.10), em cerimônia no Teatro Arraial, que também leva o nome do homenageado da premiação. Comandada pelo governador Paulo Câmara, a solenidade bonificou dez vencedores, sendo oito no segmento de Cultura Popular, e duas no segmento de Dramaturgia. Os premiados foram agraciados com valores entre R$ 7 e R$ 15 mil, totalizando um incentivo R$ 117 mil. Na ocasião, também foi lançado o edital para a realização da 3ª edição do certame, em 2018.

“Ariano Suassuna deve estar muito contente por saber que o prêmio que leva seu nome está conseguindo fazer com que a cultura de Pernambuco continue cada vez mais viva, cada vez mais presente, revelando tantos talentos e, ao mesmo tempo, valorizando os talentos que já existem”, ressaltou o governador. Paulo Aproveitou a oportunidade para garantir aos artistas pernambucanos o apoio do Governo do Estado na preservação e promoção dos valores culturais. “Os desafios de fazer cultura são grandes, principalmente em momentos econômicos tão difíceis, mas vamos continuar buscando alternativas de investir e valorizar a nossa arte”, reforçou.
 
A segunda edição do prêmio registrou um total de 68 inscrições, sendo 35 para “Cultura Popular” e 33 para “Dramaturgia”. O primeiro incluiu as categorias “Mestres” e “Grupos” das quatro macrorregiões: Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Este segmento foi bonificado com valores de R$ 10 mil (Mestre) e R$ 15 mil (Grupos), cada. Já no segmento da Dramaturgia, foi premiada a categoria “Teatro Adulto” com R$ 10 mil (primeiro lugar) e R$ 7 mil (segundo lugar).

Motivada pelo inestimável legado de Ariano para a cultura brasileira, a iniciativa visa reconhecer, valorizar e incentivar práticas de transmissão de saberes e fazeres da Cultura Popular, além de estimular a escrita dramática e revelar novos dramaturgos, como explica o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja. “O motor permanente da arte é a inovação, mas também é a sua ligação com a sua raiz. E essa inspiração da arte popular nos garante a reprodução da arte como um todo. Por isso, nos inspiramos em Ariano para replicar esses valores tão importantes que formam a nossa cultura”, frisou.  
 
O secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) e neto de Ariano, João Suassuna, falou em nome da família do homenageado. “Uma homenagem justa e merecida, em um local simbólico para Ariano, inaugurado por ele enquanto secretário de Cultura, em 1997. Um local que representa a resistência, assim como Ariano e todos que fazem e cultivam a cultura popular”, lembrou. A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, também comemorou a concretização de mais uma edição do prêmio. “Esse ato é muito importante e necessário porque os nossos artistas precisam que haja esse tipo de incentivo por parte do Governo, e é isso o que a gente tem buscado fazer”, frisou.

Janduir Santos, de 33 anos, fundador do Grupo Bacamarteiros Batalhão 56, um dos vencedores da categoria Grupos, agradeceu a conquista do prêmio e ressaltou a importância de eventos como esse para a disseminação dos diversos segmentos populares. “É uma grande satisfação poder participar dessa iniciativa e saber que a nossa expressão da cultura popular está sendo valorizada. É a primeira vez que a gente participa e estamos muito honrados de vir do Agreste e mostrar o trabalho cultural dos bacamarteiros aqui”, celebrou. Fundado no município de Riacho das Almas, o grupo é formado por 42 integrantes.

COMISSÃO JULGADORA - A seleção das propostas vencedoras na área de Cultura Popular foi avalizada por uma comissão formada pelos especialistas Francisco Adriano da Costa Souza, José Bezerra de Brito Neto, Débora Fernandes Herszenhut e André Alexandre Mendes Freiras. Na área de Dramaturgia, a análise ficou por conta de Morgana Pessoa, Cristiana Gimenes e Luiz de Assis Monteiro.
 
NOVO EDITAL -  Os interessados em participar do 3º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia poderão se inscrever entre os dias 3 de novembro e 12 de janeiro de 2018. O método de inscrição varia de acordo com o segmento. Para mais detalhes, acesse: www.cultura.pe.gov.br. Para o segmento de Dramaturgia, os proponentes deverão apresentar obras inéditas nas três categorias  "Teatro Adulto", "Teatro para Infância e Juventude" e "Teatro para Formas Animadas". Já no segmento de Cultura Popular, grupos/comunidades/mestres e mestras deverão comprovar residência e atuação em Pernambuco há pelo menos cinco anos.
 
Também participaram da cerimônia também o deputado estadual Antônio Moraes; o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; e o prefeito de Tabira, Sebastião Dias.

Compesa recebe 15 conjuntos motor-bomba que colocarão em funcionamento a Adutora do Moxotó

Todos os 15 conjuntos motor-bomba que colocarão em funcionamento as três estações elevatórias de água bruta (sistemas de bombeamento) da Adutora do Moxotó já foram recebidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A montagem desses equipamentos, com capacidade entre 400 e 500 CV cada, já foi iniciada e, em breve, serão testados. A expectativa é que a nova adutora fique pronta até o mês de dezembro deste ano e possibilite antecipar a chegada da água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco em nove cidades do Agreste, e Arcoverde, no Sertão, regiões que sofrem com ciclos de seca extrema. A Adutora do Moxotó foi a alternativa encontrada pelos técnicos da Compesa para dar funcionalidade às tubulações já assentadas da Adutora do Agreste e abastecer a população nessas cidades, beneficiando 400 mil pessoas.

A Adutora do Moxotó transportará uma vazão de 450 litros de água, por segundo, para atender os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Dez conjuntos motor-bomba já haviam sido entregues para a companhia no início do mês, e o restante dos equipamentos chegaram hoje (24).Essa adutora tem 70 quilômetros de extensão e está 70% concluída. “Estamos trabalhando muito para cumprir a determinação do governador Paulo Câmara, que é entregar a obra no final do ano”, informa o diretor Técnico e de Engenharia, Rômulo Aurélio Souza. Ele revela que ainda existe a preocupação com o repasse dos recursos para a finalização do empreendimento, mas que está confiante que a água consiga chegar nas torneiras da população dentro do prazo previsto.

A Adutora do Moxotó, um investimento de R$ 85 milhões viabilizado pelo Governo Paulo Câmara, vai permitir o abastecimento dessas dez cidades com água da Transposição, mesmo antes da obra do Ramal do Agreste ficar pronta - que será executada pelo governo federal. A nova adutora vai transportar água até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arcoverde, cidade onde o sistema será interligado à Adutora do Agreste. “Os nossos técnicos encontraram na Adutora do Moxotó a alternativa técnica mais viável para atender à população dessas cidades que tem sofrido muito com os efeitos da seca”, finalizou o diretor.

Imprensa Compesa

Fernando de Noronha ganhará Rede do Consumidor

O Governo do Estado irá implantar no Arquipélago de Fernando de Noronha, a Rede do Consumidor da Ilha, a ação já acontece em todo o Estado. A iniciativa para a criação da Rede partiu do Procon-PE.

A rede do Consumidor é o trabalho conjunto de todos os órgãos que atuam na defesa do consumidor. Participam o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social e a Administração da Ilha.

O consumidor ao procurar um desses órgãos terá seu problema analisado e resolvido pelo órgão competente. A criação da Rede foi realizada no Auditório da Escola de Referência em Ensino Médio de Fernando de Noronha. Amanhã, o Procon-PE realizará ações educativas para os alunos do Fundamental II e Médio; para os comerciantes da Ilha e para a comunidade em geral. 

Imprensa Procon PE

Evento no ITEP debate mudanças climáticas e biodiversidade

As mudanças climáticas e os desastres naturais que atingem Pernambuco estarão em foco no VIII Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco e no V Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade na Região Nordeste do Brasil, promovidos pelo Grupo de Pesquisa de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (SERGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), de 30 de outubro a 1 de novembro. As inscrições custam R$ 200,00 e podem ser realizadas no site http://www.itep.br/inscricoes. Também será possível acompanhar todas as palestras ao vivo gratuitamente no site do instituto.

O evento também discutirá a aplicação de geotecnologias para gestão de recursos naturais e temas como poluição ambiental, modelagem climática e perspectivas futuras. “Será uma oportunidade de debater os efeitos das mudanças climáticas nos recursos hídricos e na biodiversidade, com destaque para os temas governança, desenvolvimento e tecnologias ambientais”, afirma o meteorologista do ITEP Wanderson Santos. O evento terá participação de pesquisadores, tecnólogos, professores e estudantes de todo o Brasil e pesquisadores internacionais e contará com palestras, mesas redondas e os minicursos Estatística básica aplicada aos sistemas ambientais e Básico em ArcGIS 10.

Os workshops têm apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife.

SUPER – Durante o evento será lançado o Sistema de Unidades de Resposta Hidrológica para Pernambuco (SUPer), sistema interativo de modelagem hidrológica e de qualidade de água que utiliza como mecanismo de modelagem a ferramenta de avaliação do solo e da água - Soil and Water Assessment Tool (SWAT) -, desenvolvida pelo TEXAS A&M. O projeto é realizado pelo ITEP, UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) com recursos do CNPq.

Serviço

VIII Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco e V Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade na Região Nordeste do Brasil

Data: 30 de outubro a 1 de novembro
Local: ITEP - Av. Prof. Luís Freire, 700 - Cidade Universitária, Recife - PE
Mais informações: viiiwmcrhpe@gmail.com.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

“Natal Polar” é tema da decoração do Shopping Boa Vista

O Shopping Boa Vista inaugura sua decoração de final de ano, nesta quinta-feira (26), com o tema “Natal Polar”. A empresa Cipolatti, do estado de São Paulo, assina a criação do décor, que conta com árvores, pinguins, boneco de neve, urso polar, iglus e muitas luzes que compõem o cenário encantado. Além da praça de eventos, todo o mall recebe a decoração natalina, inclusive a passarela.

“A Cipolatti é especialista no assunto e tem a experiência em trazer a magia do Natal para decorações. Queremos que nossos clientes se encantem e vivenciem bons momentos aqui”, diz a gerente de Marketing do Shopping, Tarcia Galvão. 

O cenário ainda terá um escorrego que vai servir como brinquedo interativo para as crianças. Além de um local exclusivo para que os visitantes possam tirar fotos e interagir com a decoração. Durante o passeio no mall, as crianças podem aproveitar para conhecer o Papai Noel e tirar fotos. O centro de recebe a visita do bom velhinho a partir do dia 01 de Dezembro. Seu trono estará no 2º piso da 3ª etapa esperando os pequenos.





Quinta-feira é POP DAY no Recife, com descontos da 99

Nesta quinta-feira (26), a 99 oferece duas corridas grátis (de até R$15) de carro particular - o 99POP. O desconto é válido para quem já tem o app no celular e também para quem baixar o aplicativo 99POP e fizer sua primeira viagem. Para isso, as corridas devem ser pagas via cartão de crédito cadastrado no app ou PayPal e, caso o valor ultrapasse o limite de R$ 15, o usuário só paga a diferença.

Além disso, até sábado (28/10), que der de cara com o pessoal da 99 também pode garantir descontos e brindes. As ações acontecem em vários pontos da cidade como nas faculdades, Uninassau e UPE, restaurantes e bares, como no Só Caldinho Guaiamum e Entre Amigos. Nesses casos, o benefício de R$ 15 vale para a primeira corrida feita com o 99POP, usando o cupom de desconto VOUDE99 direto no aplicativo. 

Como baixar o app

Para pedir o 99POP, os passageiros devem baixar o novo aplicativo “99POP - carros particulares” na Google Play Store, para smartphones com sistema Android, ou na App Store, para dispositivos com iOS.

Obra de esgoto em Santo Amaro foi concluída antes do prazo previsto

A obra de esgoto que foi iniciada ontem (24) à noite, na Rua Pedro Afonso, no bairro de Santo Amaro, no Recife, já foi concluída antes do prazo previsto que seria na sexta-feira (27). Somente após a abertura da vala foi possível identificar que o serviço a ser realizado, a substituição de três metros de tubulações da rede, era menos complexo do que o esperado. Sendo assim, a ação já foi concluída e trecho interditado da Rua Pedro Afonso, entre as Ruas do Pombal e Treze de Maio, também já foi liberado para o trânsito de veículos.

Imprensa Compesa

Paulo Câmara: "Teremos o maior centro esportivo do Nordeste aqui, em Pernambuco"

A partir de hoje (25.10), alunos da Rede Estadual e atletas pernambucanos passaram a contar com um novo Dojô de Artes Marciais no Centro Esportivo Santos Dumont. O espaço, inaugurado pelo governador Paulo Câmara nesta quarta-feira, é o segundo equipamento entregue do projeto de requalificação do complexo esportivo, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Com um investimento de R$ 409 mil, o novo Dojô contemplará as modalidades de judô, karatê, luta olímpica, jiu-jítsu, entre outras lutas marciais. Paulo aproveitou a oportunidade para visitar as instalações do Centro de Esportes de Praia, inaugurado no último dia 10, que está sendo utilizado para o treinamento da Seleção Brasileira de beach soccer.

O novo espaço tem dimensões de 14 m x 19 m, com dois vestiários completos, além da área para as artes marciais com um tatame que abrange as várias modalidades. Além disso, o dojô é envolto por um alambrado gradeado e possui rampa de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

SELEÇÃO - Por oferecer uma estrutura de nível internacional, Pernambuco foi escolhido pela Seleção Brasileira de Beach Soccer para um período de treinamento em preparação para a disputa da Copa Intercontinental Dubai 2017, nos Emirados Árabes Unidos, com início no próximo dia 31. A equipe, que conta com 12 integrantes - entre eles, quatro pernambucanos -, chegou ao Estado no último dia 17 e fica até amanhã (26). 

Um dos pernambucanos que integram a equipe, o zagueiro Fernando DDI agradeceu a estrutura oferecida pelo Governo de Pernambuco durante esse período de preparação. “Nós esperamos honrar a boa recepção que tivemos aqui em Pernambuco, que nos ofereceu uma estrutura moderna e adequada para que toda a equipe pudesse treinar com tranquilidade e qualidade. Estamos preparados e muito focados em trazer esse troféu para o Brasil”, disse.

REQUALIFICAÇÃO - O projeto total de requalificação do Centro Esportivo Santos Dumont tem o custo aproximado de R$ 20 milhões, sendo R$ 16 milhões provenientes do Ministério do Esporte e R$ 4 milhões de contrapartida do Estado. A intervenção inclui ainda a implantação de campo de futebol, parque aquático, quadra de tênis, campo society e prédio administrativo. A expectativa é de que todo o projeto seja concluído até o final de 2018. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Festival No Ar Coquetel Molotov chega a Belo Jardim neste sábado

Após o grande sucesso da 14ª edição do Recife, que aconteceu sábado, dia 21, o No Ar Coquetel Molotov ocupa o Parque do Bambu, em Belo Jardim, no próximo sábado (28), em evento aberto ao público. O line up conta com Boogarins, Siba, Catarina dee Jah (foto), A dOBRA, Gabi da Pele Preta, Pierre Tenório e o rapper Luiz Lins que foram os vencedores do edital que selecionou artistas do interior de Pernambuco, também estão entre as atrações.

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura pelo terceiro ano consecutivo, o festival terá também a Mostra Play The Movie, que inicia nesta quarta com o filme "Yorimatã", e as oficinas que ainda estão recebendo inscrições. Este ano, as atividades vão de dicas para divulgar trabalhos musicais, conhecimento sobre o universo dos DJs, até uma imersão com o Boogarins, que promete quebrar tabus quando o assunto é produção musical. O evento também conta com o apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

Shows

No dia 28, a programação no Parque do Bambu começa às 16h com A dOBRA e Luiz Lins no Som na Rural. A dOBRA é um projeto artístico de Serra Talhada (PE), composto por Caio Sotero (voz/violão), Marcio Abreu (guitarra), Tony Apolinário (baixo/pife), Paulo Bezerra (bateria) e Alex Nicolas (teclados). Desde 2011, os músicos trabalham em composições que fazem parte de um repertório que sugere deslocamentos e vivências diversas. Já Luiz Lins vem de Nazaré (PE) e iniciou seus trabalhos em 2016 pelo selo PE SQUAD. Em apenas um ano de trabalho, LL alcançou números expressivos e parcerias importantes no Rap/R&B e dividiu palco com artistas como Diomedes Chinaski, Filipe Ret e Racionais. Em fase de finalização do seu primeiro disco, que está previsto para o final do ano e será recheado de referências musicais refletindo a riqueza de fontes que absorveu por viver em um estado multicultural, o artista também trabalha paralelamente em projetos conceituados na cena hip hop, como Freeverse RND, Perfil Pineapple e Tudo Clone ODB.

E a partir das 18h, sobem ao palco as atrações Gabi da Pele Preta, Pierre Tenório seguidos de Boogarins, Siba e Catarina dee Jah.

A cantora Gabi da Pele Preta conta que descobriu a música ainda criança, no grupo de louvor da igreja que integrava. A partir daí, ingressou no teatro, quando fez parte do extinto grupo Samba De Tamanca e, desde então, não parou mais. Depois de deixar a banda em 2010, passou a investir em projetos solo com grupos de diferentes formações até descobrir-se encantada pela sonoridade das músicas da década de 70.

Já se apresentou em expressivos festivais, como o Palco Alternativo do São João de Caruaru (PE) e o Festival Viva Dominguinhos, em Garanhuns (PE), além de já ter cantado nos musicais “Amor em tempo de servidão” (2006), “Conversas de Botequim” (2009) e “Cânticos da Paixão” (2010, 2011 e 2012).

Pierre Tenório vai se apresentar em casa, natural de Belo Jardim (PE), o poeta, cantor, performer e professor, nasceu em 1989 e estuda no curso de Licenciatura em Música, no Instituto Federal de Pernambuco. Seus shows são apontados com poemas musicados e um jeito performático de ser bastante peculiar.

Já o Boogarins vai apresentar as faixas do disco Lá Vem a Morte, lançado este ano, e outras músicas dos dois álbuns anteriores, As Plantas Que Curam (2013) e Manual (2015).

A banda goiana formada por Dinho Almeida (vocais e guitarra), Benke Ferraz (guitarra), Raphael Vaz (baixo) e Ynaiã Benthroldo (bateria) é uma das que mais se destaca no cenário independente no exterior.

Só em 2016, o Boogarins fez duas turnês pela Europa e pelos Estados Unidos. Além disso, já tocou em grandes festivais como o Lollapalooza, Primavera Sound e Rock in Rio Lisboa e o segundo disco, Manual chegou a ser indicado ao Grammy Latino.

Já o cantor e compositor pernambucano Siba também marca presença com o álbum "De Baile Solto", lançado em 2015, que mistura a música congolesa com os ritmos da ciranda e do Maracatu de Baque Solto.

Conhecida como a anti diva da Babilônia, a DJ Catarina dee Jah toca ao longo da noite nos intervalos dos shows no palco do festival com perfomance marcada por explorar diversos gêneros, como a cúmbia, o reggae e a música brega. A artista estreou com o disco “Mulher Cromaqui”, em 2013, e vem para esta edição do No Ar como mestra de cerimônia, apresentando seu baile com perfume de churrascaria jamaicana.

PROGRAMAÇÃO

SABADO - 28/10
PARQUE DO BAMBU
16h - Som Na Rural
A dOBRA
Luiz Lins

18h- Palco
Gabi da Pele Preta
Pierre Tenório
Boogarins
Siba
DJ Catarina dee Jah

SERVIÇO

Instituto Conceição Moura apresenta No Ar Coquetel Molotov 2017 - etapa Belo Jardim.
Local | Parque do Bambu - R. Antônino Gonzaga, 363 - São Pedro
Data | 28.10
Horário | Shows a partir das 16h.
EVENTO GRATUITO 


Sistema Produtor de Moreno recebe manutenção preventiva na sexta-feira (27)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou uma manutenção preventiva no Sistema Produtor de Moreno para ser realizada nesta sexta-feira (27), no horário das 8h às 18h. As intervenções serão executadas na Estação de Tratamento de Água (ETA), uma das unidades do sistema de abastecimento da cidade. Para realizar os serviços, será preciso suspender o abastecimento de água para seis bairros da cidade de Moreno: Cohab, Alto da Estrela, Liberdade Alta, João Paulo II, Liberdade Baixa e Vila Holandesa. O abastecimento de água para as áreas afetadas será retomado, de acordo com o calendário, após o término da manutenção, que irá atingir cerca de 30 mil pessoas.

Imprensa Compesa