quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Medida Provisória proposta pelo Governo Federal pode desestruturar o Setor de Saneamento

Representantes da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e de diversas associações que atuam na área de saneamento expuseram, na manhã de hoje (7), no Ministério das Cidades, os riscos que a medida provisória para revisar a Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento, pode trazer ao setor. Segundo Roberto Tavares, presidente da Aesbe e da Compesa, a minuta da medida provisória não foi efetivamente discutida com os operadores e suscita diversas preocupações quanto ao enfrentamento dos maiores problemas do setor, chegando a trazer mais insegurança para o sistema atual.

O principal problema da Medida Provisória apresentada pelo Ministério das Cidades é o dispositivo que obriga o município a consultar previamente a iniciativa privada sobre o interesse em operar o sistema, em substituição à Empresa Estadual ou Municipal. “Isso fará com que os municípios superavitários sejam disputados pelas empresas privadas e os demais, pequenos e mais carentes, fiquem com as Companhias Estaduais, afetando diretamente o preço das tarifas para os mais necessitados”, alertou o presidente da Aesbe. O subsídio cruzado é o sistema que permite aplicar um único preço para todos os municípios de um Estado, onde as operações rentáveis compensam as deficitárias. Com a mudança desse artigo, fica em risco a sustentabilidade das empresas e a manutenção de tarifas módicas.

Na ocasião, os presidentes da Sabesp, Jerson Kelman, e da Sanepar, Mounir Chaowiche, também manifestaram suas preocupações quanto a essa separação “do filé para as empresas privadas e o osso para as Estaduais” além da falta de previsão de indenização pelos ativos não amortizados.

Para a Aesbe, vários dispositivos, do ponto de vista legal, extrapolam a competência da União, afetando o já combalido Pacto Federativo, ao promover a interferência da Lei Federal em diversos assuntos de competência dos Estados e do Município.

O presidente da Aesbe aponta também para o enorme risco de judicialização das proposições, pois a matéria questiona decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), relativa a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) nº 1842, que trata da competência para a prestação dos serviços de saneamento em Regiões Metropolitanas e Sistemas Integrados. A minuta da medida provisória vai de encontro ao entendimento do Supremo, gerando ainda mais insegurança jurídica.

Em razão desses e de outros fatos relevantes, a Aesbe propôs ao governo federal que a alteração do marco legal do saneamento seja realizada por meio de processo legislativo ordinário, com ampla discussão pela sociedade e pelos diversos atores envolvidos no setor. A minuta da Medida Provisória pode ser vista no site da Aesbe (www.aesbe.org.br).


Imprensa Compesa

Morada da Paz recebe prêmio internacional

O cemitério e crematório Morada da Paz, do Grupo Vila, recebeu o Pursuit of Excellence Award 2017, em cerimônia realizada na cidade de Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que uma funerária do Brasil recebe o prêmio, concedido pela NFDA – National Funeral Directors Association. “A missão do Grupo Vila é valorizar as pessoas. Por isso, o reconhecimento faz com que possamos continuar prestando um atendimento de excelência aos nossos clientes e colaboradores”, afirma o diretor da empresa, Ibsen Vila.

Entre os requisitos necessários que deram ao Morada da Paz o prêmio internacional de excelência, está o cumprimento dos regulamentos nas esferas estadual e federal, as oportunidades de educação e desenvolvimento pessoal e profissional oferecidas, a existência de programas e recursos excepcionais para famílias desamparadas, a manutenção de um nível ativo de envolvimento na comunidade, a participação no mercado aderindo a práticas éticas, além da demonstração de excelência em marketing, publicidade, assessoria de imprensa e relações públicas.

Na América Latina, o Morada está entre as três empresas que receberam o título de excelência, juntamente com as funerárias colombianas La Esperanza e San Vicente, responsáveis por atender as vítimas da tragédia com o voo da Chapecoense e realizar o funeral do ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez. A premiação é promovida anualmente pela NFDA – National Funeral Directors Association, maior associação de serviços funerários do mundo. Nesta edição, foram selecionados 160 empreendimentos do setor.

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

O dia 10 de novembro é celebrado no Brasil visando a Prevenção e Combate à Surdez. A data busca alertar a população sobre a importância da saúde auditiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos. Cerca de 20% da população sofre com problemas de zumbido e o médico Alberto Monteiro, otorrino do Hospital Jayme da Fonte, explica que o número de jovens com problemas auditivos tem crescido bastante. “Famosos por transmitir altos níveis de vibrações sonoras, os fones de ouvido também integram a equipe dos vilões contra a saúde auditiva, já que, devido ao alto nível de exposição a decibéis, o usuário corre grande risco de perda auditiva”, afirma o profissional.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, o limite saudável é abaixo de 85 decibéis. Nessa condição, o tempo máximo de exposição por dia é de oito horas. Conforme o volume aumenta, o tempo de exposição tem de ser reduzido. A 115 decibéis, por exemplo, que seria ficar na balada perto da caixa de som, a exposição não deve ultrapassar os sete minutos. O médico alerta que é muito importante ficar atento ao volume, pois enquanto uns nascem com problemas auditivos, outros desenvolvem.

Vários fatores podem ser responsáveis pela perda auditiva, desde os mais comuns, como o envelhecimento e altos ruídos, até casos de hereditariedade, lesões traumáticas e doenças como, caxumba ou meningite, por exemplo. Quando a causa é genética, a identificação do problema pode ser mais fácil. Porém, com os altos níveis de poluição sonora aos quais estamos expostos, é necessário tomar cuidados para evitar riscos desnecessários.

Dr. Alberto diz que é recomendado que todos façam uma avaliação audiológica por ano, para determinar se existe perda auditiva em um ou ambos os ouvidos, em frequências essenciais para o desenvolvimento normal da linguagem e da fala. Uma vez constatada a perda auditiva, deve se procurar um otorrinolaringologista. “Quanto mais precoce for o tratamento, maiores são as chances de ter um bom resultado”, finaliza.

Fique atento aos indícios da doença:

- Quando a pessoa percebe surgimento de zumbido no ouvido;

- Quando a pessoa não consegue mais entender direito o que a outra diz;

- Quando começa a achar que o outro está falando muito baixo;

- Surge a necessidade de aumentar o som da TV ou rádio porque acha que está muito baixo o volume;

- Acaba dando respostas erradas porque não entendeu nada do que a outra pessoa disse;

- Não consegue ouvir sons que todo mundo da sua casa consegue ouvir;

- Você ouve, mas não entende o que as pessoas falam.

Serviço
Hospital Jayme da Fonte www.jaymedafonte.com.br
Rua das Pernambucanas, 167

Cunha pode ser solto no final do mês

Eduardo Cunha pode ser solto no final do mês, a depender do retrospecto da Segunda Turma do STF, aquela que reúne, Edson Fachin, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. O julgamento do habeas corpus de Cunha, preso desde outubro de 2016, foi marcado para o dia 28.

O Globo(Rio) - Coluna Lauro Jardim

Incêndio atinge galpão da TV Globo no Rio

Um incêndio atingiu um galpão Santa Cruz, localizado no interior dos Estúdios Globo, em Curicica, na Zona Oeste do Rio, na noite desta quinta-feira.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local. Por volta das 20h20, bombeiros do quartel de Jacarepaguá ainda estavam combatendo as chamas. Não há informações sobre feridos e ainda não se sabe a causa do incêndio. Uma pessoa teve uma crise nervosa e precisou de atendimento.

Segundo a Central Globo de Comunicação, as chamas começaram por volta das 18h e atingiu o galpão de apoio às gravações da novela 'Deus Salve o Rei'.

Jornal Extra (Rio)

Como aplicar mármore e granito em pisos e revestimentos

Seja pela facilidade de limpeza ou pela durabilidade, mármore e granito costumam ser ótimas opções para decoração de locais tanto externos quanto internos, garantindo um toque de sofisticação em ambientes clássicos ou arrojados. Para aplicação em assentamento de pisos e revestimentos, a Votorantim Cimentos reuniu as principais dicas de cuidados necessários e argamassas mais indicadas para cada tipo de aplicação.

Antes de realizar a aplicação, é importante identificar a diferença entre granito e mármore. O granito tem visual mais “granulado”, enquanto o mármore, por ser um material poroso, é mais indicado para ambientes internos, já que essa pedra pode sofrer com a ação do tempo e da poluição. 

Embora esses materiais representem uma boa alternativa para revestimento de pisos e paredes pela sua durabilidade, alguns cuidados com manuseio das pedras durante a aplicação são fundamentais. De acordo com Filipe Cocont Coutinho, consultor técnico de mercado da Votorantim Cimentos, o mármore e o granito exigem atenção no assentamento, pois são mais suscetíveis a danos quando manuseados de maneira incorreta. “É importante que a argamassa não receba cal em sua composição, pois essa substância pode provocar o surgimento de eflorescências em pisos e paredes”, aconselha.

Para a realização do assentamento de piso, as argamassas mais indicadas são o concreto farofa, as colantes ou as adesivas. Coutinho também ressalta que o contrapiso deve estar firme e livre de qualquer tipo de resíduo que dificulte sua aderência. “No portfólio da Votorantim Cimentos, por exemplo, a Votomassa Grandes Formatos pode ser aplicada nas áreas internas e externas.

Em revestimentos verticais convencionais (não-aerados) – ou seja, aplicados diretamente na fachada com uso de argamassas e inserts metálicos, sem que haja espaço livre entre a fachada e o revestimento –, o assentamento pode ser utilizado sobre três tipos de base: emboço de argamassa, alvenaria ou concreto. Em relação à base, as argamassas aplicadas podem ser cimentícia, colante ou adesiva, sendo que as duas últimas têm melhor resistência e aderência.

Para esse tipo de aplicação, o Consultor Técnico recomenda Argamassa Colante Votomassa ACIII para peças em tamanhos normais e Votomassa Cola Tudo para as maiores.

Para saber mais sobre os produtos da Votorantim Cimentos, acesse o site Mapa da Obra.

Métricas em campanhas digitais são tema de curso no Recife

O mundo digital se movimenta em alta velocidade, e o mesmo acontece com o universo do marketing interativo. Todos os dias novas ferramentas para gestão de ações de comunicação digital surgem, o que torna o mercado mais amplo, atrativo e competitivo. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o assunto, a Consumix Branding traz ao Recife o Curso de Métricas, Mensurações e Otimizações Digitais da São Paulo Digital School.

O curso é voltado para empreendedores digitais, profissionais que trabalham com planejamento de ações interativas e gestores que pretendem analisar ações online de maneira avançada, assim como para estudantes e recém-formados nas áreas de administração e comunicação. Divididas em três módulos, as aulas vão abordar assuntos como as métricas do Google Analytics, definição de métricas de sucesso para campanhas, otimização de resultados, integração e cruzamento de dados, tipos de métricas e frequência de campanhas interativas.

Essas ferramentas servem para realizar análises de navegação e usabilidade de sites, passando pela gestão e mensuração de campanhas online (inclusive nos celulares) e métricas para redes sociais, oferecendo uma infinidade de recursos para sua análise e otimizações. O profissional que exerce essas atividades é cada vez mais valorizado e precisa estar em constante atualização para não perder oportunidades de rentabilizar sua empresa ou ação de marketing na qual está envolvido.

Segundo Paula Dias, sócia-diretora da Consumix Branding, o Curso de Métricas vai possibilitar que “as ações digitais sejam mensuradas a partir de diversas métricas, o que entrega resultados muito mais precisos”. Assim, é possível saber com maior exatidão o alcance das campanhas, garantindo a realização de ações mais direcionadas no futuro.



Serviço - Curso de Métricas, Mensurações e Otimizações Digitais
Data: 01 e 02 de dezembro
Horário: 19h às 22h no dia 01 e das 9h às 18h no dia 02
Endereço: Rua Jean Emile Favre, nº 422, bairro do Ipsep
Inscrições: https://goo.gl/ZUchv7

Exercício físico para a terceira idade

O envelhecimento da população é um dos desafios das próximas décadas. A expectativa de vida para o brasileiro é em torno de 75 anos, segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para alcançar essa idade com saúde, é necessário que a população tenha uma boa qualidade de vida com alimentação equilibrada, aliada a prática de exercícios físicos. A conscientização de ter uma vida mais saudável está aumentando e as pessoas mais velhas não ficam de fora desse grupo. 

A partir dos 60 anos, a perda de massa magra e óssea começa a se atenuar e a prática de exercício físico se torna cada vez mais necessária. A redução de massa muscular acarreta também na diminuição da força e equilíbrio, o que pode levar o idoso a sofrer com quedas. Além disso, dores e problemas de saúde, podem ter o exercício físico como remédio. Com isso em vista, aumentou o interesse de pessoas da terceira idade por atividades físicas, mas é preciso ter cuidado para que o exercício não tenha papel invertido; provocar lesões por falta de supervisão de um profissional.

Para o idoso que tem vontade de começar a se exercitar, é necessário passar por uma avaliação física para saber se está apto para tal atividade. “Nós trabalhamos com a parte preventiva, antes de começar o exercício, e depois, caso haja algum trauma. Antes de iniciar os treinos, fazemos uma avaliação cardiorrespiratória e musculoesquelética, para dizer se o idoso pode ou não fazer o exercício, e quais são os mais indicados”, explica Renata Ribeiro, fisioterapeuta da Reintegrar.

Para evitar problemas futuros, é importante investir na prevenção de possíveis traumas. O exercício traz inúmeros benefícios para a saúde do indivíduo, mas isso não quer dizer que não seja necessário ter atenção na hora de começar uma atividade. Principalmente para os idosos que, teoricamente, tem um corpo mais fragilizado por conta da idade. A intervenção fisioterapêutica se aplica nessa faixa etária por gerar benefícios com a potencialização da capacidade física como força, flexibilidade, equilíbrio, além de diminuir o risco de quedas e acidentes.

Black Friday NOW com descontos de até 90%

O NOW ampliou sua Black Friday. Entre os dias 13 de novembro a 04 de dezembro os clientes da NET e Claro HDTV poderão assistir a grandes sucessos do cinema com até 90% de desconto. Serão mais de 60 títulos para entreter toda a família.

A lista de inclui Rei Arthur: A Lenda da Espada, do diretor Guy Ritchie; Kong: A Ilha Da Caveira, que tem Tom Hiddleston e Samuel L. Jackson no elenco; Despedida em Grande Estilo, com Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin e Logan, que é a última vez que Hugh Jackman viverá o herói da Marvel, Wolverine, nas telonas.

As animações também ganham espaço na promoção. O Poderoso Chefinho, Trolls e toda a saga de A Era do Gelo estão na lista títulos selecionados, assim como o cinema nacional também está bem representado com os longas João, O Maestro; Amor.com e Um Tio Quase Perfeito.

O NOW está disponível para clientes da NET e Claro HDTV pelo site nowonline.com.br ou aplicativo para tablets e smartphones. Os NETs com pacote HD também assistem aos conteúdos da plataforma pela TV, no canal 1 do controle remoto.

Para aproveitar a Black Friday do NOW basta acessar Cinema > Black Friday. Cada título fica disponível por 48 horas para os clientes assistirem quando e quantas vezes quiserem.

Marca Casino lança cafés em cápsulas de origem 100% arábica

Com o compromisso de oferecer aos consumidores os melhores produtos da gastronomia mundial, a marca Casino inicia a comercialização de sua primeira linha de cafés em cápsulas feita no Brasil, produzida com os grãos de origem 100% arábica. O produto é encontrado em todas as lojas Extra e Pão de Açúcar do país em dois tipos: Suave e Intenso. O preço sugerido é de R$15,49 por caixa (cada uma contem 10 cápsulas).

O Suave apresenta notas achocolatadas e cítrica. Seu cheiro e sabor são mais sutis. Já o Intenso tem notas de tostado. Ele é mais parecido com o café tradicional, deixando um residual mais prolongado para quem gosta de ficar com o sabor na boca após o consumo. Os dois novos tipos de café Casino têm seus grãos vindos de fazendas do Sul de Minas Gerais, certificadas pela UTZ (uma das principais certificadoras internacionais de café) e pelo Centro de Café e Comércio de Minas Gerais.

“Para que o produto refletisse a qualidade do portfólio Casino, buscamos dentre várias fazendas brasileiras aquela com a melhor safra e os grãos que atendessem aos rígidos controles de qualidade da marca, de maneira a apresentar ao consumidor um produto arrojado e agradável a diferentes paladares para cafés”, explica a barista Eliana Relvas, responsável pela curadoria dos produtos. A especialista conta ainda que o fato das cápsulas do café Casino serem embaladas individualmente, ajuda a garantir o frescor do produto.

O café de origem 100% arábica só pode ser produzido acima de 800 metros do nível do mar. Graças à sua colheita mais seletiva, ele apresenta uma delicadeza no paladar, tendo uma riqueza em óleos aromáticos, com notas delicadas, doces e suaves. Tais características, somadas ao seu bom tratamento pós-colheita, garantem um café de qualidade para os apreciadores da bebida.

STF mantém feriado do Dia da Consciência Negra no Rio

O feriado do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, está mantido. Em decisão nesta quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a extinção da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Confederação Nacional do Comércio. A CNC questionou a validade constitucional da Lei 4.007/2002, do Estado do Rio de Janeiro, que instituiu o feriado em homenagem a Zumbi, último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Em sua decisão, o ministro afirmou: “Ausente a legitimidade ativa da requerente, julgo extinto o processo, sem resolução de mérito, com base no art. 21, IX, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal e no artigo 485, VI, do Código de Processo Civil de 2015”.

Em seu despacho, o ministro explicou que a ação direta de inconstitucionalidade não reuniu as condições processuais indispensáveis ao seu reconhecimento, “pois a CNC carece de legitimidade ativa para contestar a Lei estadual que estabeleceu o feriado de Zumbi no Rio de Janeiro”. Entre os argumentos de defesa da inconstitucionalidade da Lei, a CNC afirmava, de acordo com o relato do ministro Alexandre Moraes, ter a “existência de pertinência temática, pois, ao criar um feriado de natureza civil, a norma estadual teria interferido nas relações trabalhistas entre empregados e empregadores do comércio, e não poderia o comércio abrir exceto com prévia permissão da autoridade competente e mediante pagamento de dobra salarial, sob pena de autuação administrativa”.

Lembrando que embora a Constituição de 1988 tenha alterado uma tradição do Direito Constitucional ampliando a legitimidade para propositura da Ação Direta de Inconstitucionalidade, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que “para alguns dos legitimados do art. 103 da Constituição Federal, porém, esta Corte exige a presença da chamada pertinência temática, definida como o requisito objetivo da relação de pertinência entre a defesa do interesse específico do legitimado e o objeto da própria ação”.


O ministro também explicou que este não é o caso da CNC: “É o que sucede com as confederações sindicais e entidades de classe, que, embora constem do art. 103, IX, da Constituição Federal, não são legitimadas universais para a propositura das ações do controle concentrado de constitucionalidade, incumbindo-lhes a demonstração da pertinência temática entre seus objetivos estatutários e o objeto normativo eventualmente impugnado”.

O ministro Alexandre de Moraes afirmou também que, embora a CNC se declare representante dos interesses do comércio brasileiro, isso “não a habilita a instaurar a jurisdição constitucional concentrada para opor-se a leis de caráter geral que versem sobre conteúdo de aspecto histórico-cultural, ainda que, eventualmente, referido mecanismo possa ensejar, indiretamente, em impactos nas relações econômicas e empregatícias de seus associados”.

No seu relatório, o ministro lembrou ainda que a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), ouvida no processo, “manifestou-se pelo não cabimento da ação, em razão de tratar-se de inconstitucionalidade reflexa, e, no mérito, afirmou que a instituição de feriado estadual não constituiria norma de Direito do Trabalho, “ainda que venha a refletir de alguma forma no curso da relação de emprego”. Aduz ainda haver competência do Estado para legislar sobre a matéria, com fundamento no artigo. 25, §1o da Carta Constitucional”, escreveu Alexandre de Moraes.

O ministro afirmou também que “o cerne do diploma legislativo sob ataque é celebrar valores históricos e culturais reputados relevantes pelo legislador fluminense. A importância histórica e cultural da data celebrada como feriado (aliás também em muitos outros Estados-Membros, tais como Alagoas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, e em inúmeros Municípios do País) sobrepõe-se aos efeitos secundários da norma verificados no campo econômico”, escreveu.

O procurador do estado, Augusto Werneck, comemorou a decisão: “Esse tipo de decisão corresponde a um instrumento de ação afirmativa porque é reparador da memória. Há o reconhecimento da condição da memória negra, que no Estado do Rio de Janeiro especificamente corresponde à nossa história da diáspora africana”. Augusto Werneck é um dos autores da Lei de Cotas nas universidades estaduais:

— O Rio de Janeiro teve o maior porto negreiro do país, que era o Cais do Valongo, aqui estão as principais manifestações culturais e o Rio de Janeiro foi o Estado onde a escravidão teve sua maior expressão, principalmente devido à lavoura do café. O Rio de Janeiro foi a capital da escravidão — afirmou Augusto Werneck.

Jornal O Globo (Rio)

Após admitir que não houve crime, Moro libera acervo de Lula

Depois de inocentar Lula da acusação de lavagem de dinheiro e corrupção passiva por causa de contrato com a OAS para armazenamento do acervo presidencial, Sergio Moro decidiu autorizar o deslacre do material, que está guardado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Segundo informações de Mônica Bergamo, os "dez contêineres com objetos e as 400 mil cartas que o petista recebeu quando era presidente estavam trancados, à espera do desfecho judicial da acusação de que tinham sido armazenados e mantidos com dinheiro ilícito."
"Moro absolveu o ex-presidente e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, da acusação de lavagem de dinheiro e corrupção passiva por aceitar que a OAS pagasse pela manutenção do acervo. O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) ainda tem que decidir se mantém ou revê a sentença de Moro."

Okamotto já recorreu para que os termos de sua absolvição sejam alterados de maneira que fique claro que os procuradores de Curitiba não conseguiram provar as acusações feitas. Segundo dados do TRF4, a demanda foi parar no Supremo Tribunal Federal para análise do relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin.

Ainda de acordo com a colunista, Moro também marcou o depoimento de Lula no processo do sítio de Atibaia. O ex-presidente deve depor no dia 5 de fevereiro de 2018.

"Se a velocidade média de tramitação de processos sob a jurisdição de Moro for mantida neste caso, Lula deve voltar a depor ao magistrado em junho de 2018 - quando a campanha eleitoral à Presidência já pode ter atingido alta temperatura."


Portal GGN

Religião nas escolas pode constar em texto final da base comum curricular

A oferta de ensino religioso nas escolas do país deve ser tratada no texto final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que cai embasar os currículos da educação básica em estados e municípios. O assunto está sendo tratado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que deve votar a versão final da BNCC até dezembro.

“Há uma sensibilidade clara de que ensino religioso deve ser tratado na base. Mas a forma ainda será definida por uma comissão especial do CNE que está debruçada em trazer uma proposta. O certo é que, tanto nas audiências públicas quanto nas reflexões do CNE e do MEC, é importante que tratemos do assunto dentro da Base Nacional Comum Curricular”, disse hoje (9) secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares.

O presidente do CNE, Eduardo Deschamps, afirmou que, mesmo com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que autorizou o ensino religioso de natureza confessional nas escolas públicas, a disciplina continua sendo facultativa para os alunos. Segundo ele, a decisão do STF mostrou que faltam diretrizes para disciplinar a oferta do ensino religioso no país, que é o que está sendo trabalhado dentro do CNE.

“A interpretação original do conselho sempre foi na lógica do não confessional. Essa era a linha que o conselho sempre trabalhou. Mas é lógico que o voto do STF será levado em consideração pela equipe do CNE na organização da regulamentação”, disse Deschamps.

O CNE recebeu a terceira versão da BNCC em abril, e realizou cinco audiências públicas regionais para colher sugestões de aperfeiçoamento ao texto. Foram recebidos 234 documentos com sugestões e críticas ao texto que foi enviado pelo Ministério da Educação.

Outros pontos que podem sofrer alterações no texto final da base são a incorporação de tecnologias, aperfeiçoamentos em língua portuguesa e na educação infantil, além de educação indígena e quilombola.

Alfabetização

O secretário do MEC disse que o governo continua com sua convicção sobre a necessidade de antecipar a alfabetização das crianças para o 2º ano do Ensino Fundamental. A mudança está prevista no texto encaminhada pelo MEC ao Conselho.

“Os resultados da ANA [Avaliação Nacional de Alfabetização recentemente divulgados demonstram que a maioria das crianças do 3º ano com mais de oito anos estão em nível insuficiente, enquanto as crianças que estão em escolas particulares acabam conseguindo uma alfabetização muito antes. Temos exemplos no Brasil que demonstram que é possível transformar essa realidade, como no Ceará, em Santa Catarina e em São Paulo”, disse o secretário.

Dados divulgados no mês passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que mais da metade dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental apresentaram nível insuficiente em leitura e matemática, para a idade.

Deschamps garantiu que ainda não há posição do CNE sobre o tema. “O CNE não tem nenhuma finalização de posicionamento, o que existe são posicionamentos individuais de conselheiros. Então,não há divergência do CNE com o ministério em relação à alfabetização”, disse.

Gênero

O presidente do CNE disse que as questões relacionadas à ideologia de gênero e orientação sexual também serão tratadas no texto final da base. Segundo ele, foram recebidas muitas sugestões em relação ao tema nas audiências públicas, que devem ser levadas em consideração no texto final.

“O CNE certamente vai trabalhar uma forma de inserção e de tratamento dessa informação no âmbito do documento, respeitando o pluralismo, as diferenças e os direitos humanos, com um texto que possa ser devidamente compreendido. Entendemos que há termos que possam gerar interpretações diferenciadas, então o cuidado que devemos ter é que seja um documento final que esteja claro para toda a sociedade brasileira”, afirmou.


Agência Brasil

Policlínica de São Benedito convoca homens para atendimento de prevenção ao câncer de próstata

Um café da manhã com palestras sobre prevenção do câncer de próstata, distribuição de preservativos, testes rápido de HIV/Sífilis, hemoglicoteste (HGT), antígeno prostático específico (PSA), além de consultas com urologista serão oferecidos para população masculina na segunda-feira (13.11), das 8 às 17h, na Policlínica de São Benedito, em Olinda.

A ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde faz parte da programação do Novembro Azul, que pretende sensibilizar os homens para importância da realização de exames regulares e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A Policlínica de São Benedito fica na Rua Dunas, s/n, bairro de São Benedito, nas proximidades do Terminal Integrado de Xambá.



SERVIÇO:

O QUE? Atendimento de prevenção ao câncer de próstata

QUANDO? Segunda-feira (13.11), das 8 às 17h

ONDE? Policlínica de São Benedito. Rua Dunas, s/n, São Benedito, Olinda


Secretaria de Imprensa de Olinda

Alunos maranhenses são chamados de “macacos” e “macumbeiros” no Rio de Janeiro

Alunos do IFMA representaram o Maranhão no III Encontro Nacional de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no IFF – campus Goytacazes. Durante o evento, sofreram com discurso racista e xenofóbico. O que era para ser um momento de valorização da riqueza e diversidade étnica brasileira, acabou em palanque para frases tais como “Macacos, macumbeiros”, proferidas aos alunos maranhenses.

O ato de covardia foi cometido por diversos alunos, ainda não identificados. Arnaldo de Aguiar Júnior, professor do Campus São Luís Maracanã, acompanhava a turma e relatou que as provocações se repetiram em alguns momentos. A palavra “sujos” foi escrita nos ônibus da Instituição. Pessoas gesticulavam e chamavam os maranhenses de “macacos” e “macumbeiros”.

Como se não bastasse, “na noite de ontem, dia 8, não foi servido jantar para os estudantes, que só conseguiram fazer a refeição às 2h da madrugada de hoje”, relata o aluno Éric. Apesar do constrangimento e revolta, a equipe pedagógica que acompanha as turmas auxiliou na organização dos atos de repúdio para combater o racismo e preconceito.

Em nota, o IFF divulgou que os educadores maranhenses e integrantes da organização do III Enneabi discutem medidas a serem tomadas. Até às 12 horas de hoje, a reunião ainda prosseguia. Em virtude do constrangimento e dificuldades sofridas, os acadêmicos voltaram para São Luís ainda hoje, 9, indignados pela falta de respeito. 

O Imparcial (MA)

Dia nacional de Paralisação




No próximo sábado, 11 de novembro, entrará em vigor a Reforma Trabalhista, um dos maiores ataques aos direitos da classe trabalhadora na história do Brasil. Um dia antes, 10, a CUT e as demais centrais sindicais organizam o "Dia Nacional de Paralisação", que pretende denunciar os retrocessos promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

Nesta sexta-feira, amanhã, ocorrerão manifestações em todos os estados, mostrando à população as mazelas que o governo já trouxe à vida do trabalhador e o que ainda pode ser aprovado, como a Reforma da Previdência, que dificultará o acesso à aposentadoria. 

Confira a programação completa, por estado:

Acre
Rio Branco
08h – Ato com concentração na Praça da Revolução

Alagoas
Maceio
08H – Concentração na praça Sinimbu

Amazonas
Manaus
16h - Manifestação na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia)

Amapá
Macapá
10h – Concentração na Praça da Bandeira

Bahia
Salvador
11h - Caminhada do Campo Grande até a Praçã Municipal
13h - Manifestação na porta da Previdência Social no Comércio

Brasília
09h – Ato Fora Temer e suas medidas - Espaço do Servidor – Esplanada dos Ministérios

Ceará
Fortaleza
Marcha da Esperança/ Dia Nacional de Luta contra a Reforma Trabalhista
8h – Praça Clóvis Beviláqua (Praça da Bandeira - Centro)

Região do Cariri
Concentração às 8h30 na Praça da Prefeitura de Juazeiro do Norte e caminhada até a Praça Pe. Cícero.

Espírito Santo
Vitória
12h- Concentração na Praça 8 e caminhada até a justiça do trabalho
17h- Ato na UFES (Universidade Federal do ES)

Goiás
Goiânia
16h- Ato unificado na Praça do Bandeirante

Maranhão
São Luis
05h- Ato na Barragem do Bacanga

Mato Grosso
Cuiabá
15h - Praça Alencastro

Mato Grosso do Sul
Campo Grande
16h – Ato na Praça Ari Coelho com enterro da CLT na superintendência do trabalho

Minas Gerais
Belo Horizonte
09h – Ato na Praça da Estação

Pará
Belém
08h30 – Concentração no TRT na Praça Brasil – Caminhada até o Ver-O-Peso

Paraíba
João Pessoa
14h – Lyceu Paraibano

Paraná
Curitiba
11h- Ato na Boca Maldita

Pernambuco
Recife
09h – Assembleia da classe trabalhadora na Praça da Democracia (Derby)

Piauí
Teresina
08h – Ato Unificado – Praça Rio Branco – Com caminhada pelas Ruas do Centro

Rio Grande do Norte
Natal
14h – Ato com concentração na Praça Gentil Ferreira no Bairro Alecrim. Depois será feita uma caminhada pelas ruas principais até a Cidade Alta

Rio Grande do Sul
Porto Alegre
10h as 14h – Plenária de Mobilização - Auditório da Igreja da Pompeia (R. Barros Cassal, 220, Floresta POA)
16h – Abraço à Justiça do Trabalho – Av. Praia de Belas
18h – Ato das Centrais – Esquina Democrática

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
16h – Concentração na Candelária – Caminha pra a Cinelândia

Roraima
Boa Vista
09h- Concentração na Praça do Centro Cívico – caminhada pelas ruas do centro

Santa Catarina
Florianópolis 
16h – Ato no Ticen

Chapecó
13h – Ato na BRF/Sadia

Lages
13h – Ato em frnte ao Hospital Tereza Remo

Blumenau 
06H30 – Panfletagem nos Terminais Fonte e Alterro

Joinvile
13h – Ato na Funcição Tupi

Forquilinha
11h30- Concentração na JBS

Nova Veneza
13h30- Concentração na JBS

São Paulo
São Paulo
09h30 – Ato em São Paulo – Concentração na Praça da Sé
10h30 – Caminhada até a Avenida Paulista
14h30 – Ato de professores e servidores no Palácio dos Bandeirantes contra o PL da Morte

Campinas
17h00 – Ato no Largo do Rosário, no Centro.

Sergipe
Aracaju 
15h- Ato com concentração às 15h na Praça Getúlio Vargas (praça da OAB)

Tocantins
Palmas
09h – Em frente a CEF – Quadra 105 Sul – Rua SE 01


CUT Brasil

Compesa realiza testes da nova rede de distribuição de água de Limoeiro

O Governo Paulo Câmara, por meio da Compesa, começou hoje (9) os testes da nova rede de água de Limoeiro, na Zona da Mata Norte, formada por 33 quilômetros de novas tubulações. Já foram realizadas 90% das interligações das novas tubulações à rede que já existia na cidade, e o restante será concluído até dezembro deste ano, ampliando o atendimento para os loteamentos Otácio de Lemos, Esperança e Lagoa Azul (primeira e segunda etapas). As obras para expansão da rede de distribuição de água de Limoeiro foram executadas, em duas etapas, por meio do Prored – Programa Para o Fim do Racionamento e Redução de Perdas, somando as duas etapas, o investimento alcança a cifra dos R$ 6 milhões, parte dos recursos viabilizados junto ao BNDES.

Os investimentos na melhoria do abastecimento também incluem o aumento da oferta de água para a população. A companhia está finalizando uma obra autorizada pelo Governador Paulo Câmara em janeiro deste ano, que vai reforçar em 50% a produção de água a partir da Barragem de Carpina, localizada em Lagoa do Carro, para Limoeiro. A obra consiste na instalação de conjuntos de motor-bomba mais potentes nas três estações elevatórias, que levará água da Barragem até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limoeiro - por uma adutora com 18 quilômetros de extensão. A obra vai promover o aumento da vazão de 60 litros de água por segundo, para 90 l/s. Para esse fim, o Governo Paulo Câmara destinou R$ 600 mil. O prazo para conclusão dessa obra é dezembro de 2017. Limoeiro ainda conta com outro sistema independente de abastecimento, cujas fontes de água são Riacho Orobó e Barragem de Pedra Fina.

As ações do Prored ainda incluíram a construção de dois reservatórios elevados, sendo um deles para atender o Distrito da Gameleira, além de ações de setorização, que buscam aumentar o controle operacional da rede de distribuição, equilibrar as pressões, diminuir as perdas do sistema e a ocorrência de vazamentos. Para dividir a rede em setores de abastecimento, a companhia implantou dispositivos na rede, como Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) e macromedidores. “Com o fim das intervenções previstas, será possível melhorar substancialmente a distribuição de água na cidade, permitindo a redução dos dias de rodízios no calendário e expandir o abastecimento de água para áreas que hoje não atendemos”, informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mozart Alencar.

Imprensa Compesa

Neurorradiologia em debate

Hemorragias cerebrais, Malformações vasculares cerebrais, Aneurisma intracranianos, entre outros assuntos serão tema do Curso de Neurorradiologia. O encontro acontece no próximo dia 11, a partir das 9h, no Auditório do Memorial Clinicas. Renomados neurologistas como Dr. Glerystane Holanda, Dra. Ada Almeida, Dra. Mirella Gadelha e Dr. Gustavo Andrade participam do evento. O curso é aberto ao público de interesse. Informações 3037 3819.

Pela divisão Justa do Trabalho Doméstico

Dividir as tarefas domésticas ainda está longe da realidade no Brasil, e no resto do mundo isso não é diferente. Mas por que uma simples divisão de tarefas acarreta tanta desigualdade de gênero no país? De 2004 a 2014, o percentual de mulheres que estão no mercado de trabalho e cumprem tarefas domésticas e de cuidados com os filhos se manteve praticamente igual: passou de 91,3% para 90,7%. Elas dedicam mais que o dobro de tempo a essas funções do que eles: são 25,3 horas semanais contra 10,9 horas dos homens (que mantém essa mesma carga horária há 10 anos). Esses são dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2014 e divulgada pelo IBGE. 

Os números refletem a realidade, nas sociedades a mulher sempre desempenhou o papel de cuidar da casa e dos filhos, um trabalho invisível e desvalorizado que compromete a vida, não apenas das mulheres, como também as crianças, homens e a economia do país. Seja do campo ou da cidade, o trabalho de servir, à família, à comunidade, à igreja, ou qualquer outro âmbito de vida, dificulta também a participação de nós mulheres em espaços públicos. E como acessar as políticas públicas, sem participar de espaços de decisão? Foi com essas perguntas, que a Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste, articulação formada por mulheres e organizações de vários Estados que trabalham com Assessoria Técnica Rural no Semiárido, a qual a Casa da Mulher do Nordeste e o Centro Sabiá fazem parte, lança a Campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico. Direitos são pra Mulheres e Homens. Responsabilidades também. A campanha tem o objetivo de mostrar a realidade e discutir os desafios e opressões comuns vivenciados pelas mulheres, sejam elas agricultoras, quilombolas, indígenas, estudantes, quebradeiras de coco, pescadoras, professoras, comerciantes, entre outras. É preciso provocar uma reflexão sobre o trabalho doméstico e romper com a naturalização, problematizar a divisão sexual do trabalho é querer um mundo mais igualitário e justo para todos(as). 

É importante ressaltar que o trabalho doméstico e de cuidados deve ser valorizado, já que coloca a vida no centro, contribuindo para a permanência da existência humana na terra. Os afazeres domésticos – que não é remunerado - é algo que necessita ser tratado enquanto responsabilidades de homens e mulheres, apontando a necessidade de discutir com toda a sociedade sua origem, consequências na vida das mulheres, como também propondo uma mudança social: o compartilhamento das tarefas entre as pessoas que moram na mesma casa. É neste contexto que a inserção e situação da mulher no mercado de trabalho sofre grande influência nesta alocação de tempo entre trabalho remunerado e cuidado da família. O fato de se ter filhos (as) menores, bem como pessoas idosas ou enfermas na família, limita a possibilidade de se ter tempo para a realização de outras atividades, principalmente para os trabalhos remunerados, já que as jornadas são pouco flexíveis com as atividades de cuidado. A baixa oferta de aparato social como creches, por exemplo, dificulta ainda mais a participação das mulheres no mercado de trabalho.

Embora se tenha observado um pequeno aumento da participação masculina nessas atividades, a falta de um detalhamento sobre que tarefas e por quem são realizadas ainda dificulta a compreensão sobre essa divisão de ‘papéis’ no âmbito doméstico. Sendo observado o sentido de “ajuda” e não de responsabilidade na maioria das situações. Como encontrar o equilíbrio na divisão dos trabalhos da casa? Então, tome nota: liste todas as tarefas diárias e, ao lado de cada uma, escreva o nome do(a) responsável. Praticamente, se você for mulher, só vai dar você. Faça o esforço de redistribuir as tarefas na família. A partir daí, pode surgir o diálogo e uma mudança. Incorporar a perspectiva de gênero possibilita novas visões e compreensões sobre as realidades, reconhecer valores e ressignificar as relações humanas. 


Emanuela Castro (Casa da Mulher do Nordeste)

São Paulo: PM é preso depois de atirar na mulher

Um policial militar foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (9) depois de atirar na mulher, em Bauru (SP). De acordo com informações da Polícia Civil, a advogada Juliana Giansante, de 35 anos, foi atingida quatro vezes e está internada no Hospital de Base. A família não autorizou a divulgação de seu estado de saúde.

Segundo a Polícia Militar, a corporação recebeu o chamado informando sobre disparo de arma de fogo em uma casa no Parque das Nações. Quando os policiais chegaram, encontraram a vítima caída na cozinha, ainda consciente, e o policial militar, e o PM Daniel Giansante de pé, diante dela.


A PM informou que Daniel estava bastante nervoso e chegou a resistir à prisão. Por conta disso, foi preciso "uso de força moderada" para contê-lo. Foram apreendidas as cápsulas deflagradas e a arma usada no crime, uma pistola .40 registrada no nome de Daniel. De acordo com o delegado seccional, Ricardo Martines, a vítima levou quatro tiros. O policial foi preso e encaminhado para o presídio militar Romão Gomes, na capital paulista. Ele não quis informar aos policiais o que motivou o crime. O caso é investigado pela Polícia Civil e deve ser encaminhado para Delegacia de Defesa da Mulher. Ainda de acordo com a polícia, Daniel atuava internamente no batalhão da PM em Jaú.

Portal G1

Globais chamam William Waack de "racista" nas redes sociais


Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta quarta-feira em que o apresentador William Waack, do Jornal da Globo, aparece fazendo comentários racistas terminou com o afastamento do jornalista da programação da emissora. Em nota, a TV Globo diz que o âncora do Jornal usou, “ao que tudo indica”, termos racistas. O grupo afirma ser “visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações” e, por isso, toma a decisão do afastamento até que a situação esteja esclarecida”.

As imagens do vídeo são da campanha eleitoral dos Estados Unidos em 2016. Minutos antes de entrar ao vivo ao lado do entrevistado Paulo Sotero, do Wilson Center, Waack xinga um carro que estava buzinando na rua, vira-se para o convidado do programa e afirma duas vezes em tom baixo que o barulho na rua é coisa de “preto”. Depois de reclamar das buzinadas, o apresentador diz: “Você é um, não vou nem falar, eu sem quem é…”. E depois, virando-se para o convidado diz: “É preto”.

Artistas da Globo

Assunto mais comentado na internet desde ontem, o racismo de William Waack também virou pauta entre artistas da emissora onde ele trabalha. A atriz Cris Vianna, contratada da Globo e participante da “Dança dos Famosos” do Faustão, postou o vídeo vazado de Waack em seu Instagram acompanhado do seguinte comentário:

“Quando o racismo ‘velado’ é REVELADO. É racismo sim #racistasnãopassarão #racismoécrime.”

Outro colega global que criticou Waack foi o ator Bruno Gagliasso. “Racista e machista. #Nãopassarão”, escreveu o artista, que é pai de uma menina negra.

Vídeo censurado

Apesar de ter anunciado o afastamento de William Waack do Jornal da Globo, a emissora carioca, ao que tudo indica, está se empenhando para censurar o vídeo em que o jornalista profere os comentários racistas.

Internautas têm reclamado que o Youtube está removendo todos os vídeos publicados na plataforma. Os vídeos compartilhados por Pragmatismo Político com a cena do crime também já não se encontram mais no ar.

Pragmatismo Político

Operação Torrentes investiga fraudes em Pernambuco

A Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira (9) a Operação Torrentes, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos da defesa civil em Pernambuco. De acordo com os investigadores, o caso envolve a aplicação de mais de R$ 400 milhões em recursos destinados a ações emergenciais decorrentes das chuvas que atingiram municípios da Mata Sul em 2010 e 2017.

Os recursos públicos tinham como origem convênios firmados pelo Ministério da Integração Nacional com o estado, por intermédio da Secretaria da Casa Militar. Os valores foram repassados ao estado de Pernambuco para a executar as denominadas “Operação Reconstrução” e “Operação Prontidão”. 

Por meio de nota, a CGU informa que “as contratações eram realizadas com empresas de fachada ou fantasmas que possuíam sócios em comum, além de estarem constituídas em nome de 'laranjas'”. Foram apontados “desvios em diversas contratações, como: fornecimento de gêneros alimentícios; locação de banheiros químicos; e aquisição de material de cama e banho, colchões e filtros”.

De acordo com a CGU, houve também “favorecimento e direcionamento de certames licitatórios e não comprovação da regular aplicação dos recursos, quer seja pela não prestação dos serviços, quer seja pela não entrega dos bens contratados”.

A operação conta com a participação de 25 servidores da CGU e de 257 policiais federais para o cumprimento de 15 mandados de prisão temporária, 37 de busca e apreensão e 20 de condução coercitiva nas localidades de Camaragibe, Itambé, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife, todas no estado de Pernambuco. 

De acordo com os investigadores, foi verificado ainda um conluio entre quatro grupos de empresas para que se conseguisse as licitações durante os períodos emergenciais. “Com os elementos levantados pela Polícia Federal e pelas mostras levantadas pela Controladoria, identificamos que houve desvio de recursos públicos”, apontou o coordenador geral de operações da Controladoria Geral da União, Israel Reis de Carvalho.

A suspeita é que funcionários da Secretaria da Casa Militar direcionavam os contratos a diversos grupos empresariais em troca de contrapartidas financeiras. Para a polícia, há, ainda, indícios de não execução de contratos. “Houve conluio de empresas com servidores públicos para que esses recursos federais fossem desviados. A investigação continua. As oitivas e as prisões estão corroborando com o que já foi constatado durante a parte sigilosa da operação”, afirmou o chefe da delegacia de Combate ao Crime Organizado da PF, Renato Madson.


Caso sejam confirmadas as prisões, os civis serão encaminhados para o Cotel, na Região Metropolitana, e Colônia Penal Feminina, na Zona Oeste do Recife. Os militares seguirão para uma instituição designada pelo Comando da Polícia Militar de Pernambuco. 

Veja abaixo lista de mandados de prisão temporária emitidos na operação:

Coronel da PM Fábio de Alcântara Rosendo
Tenente-coronel da PM Laurinaldo Félix do Nascimento
Coronel da PM Roberto Gomes de Melo Filho
Coronel aposentado da PM Waldemir José Vasconcelos de Araújo
Antonio Manoel de Andrade Junior
Heverton Soares da Silva
Ítalo Henrique Silva Jaques
Ricardo José de Padilha Carício
Rafaela Carrazzone da Cruz Gouveia Padilha
Roseane Santos de Andrade
Daniel Pereira da Costa Lucas
Taciana Santos Costa
Ricardo Henrique Reis dos Santos
João Henrique dos Santos
Antonio Trajano da Rocha Neto


Nota oficial do Governo de Pernambuco

Com relação à operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União realizada hoje (09.11) em prédios da Secretaria da Casa Militar do Estado, o Governo de Pernambuco reafirma a disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários, como sempre tem feito quando solicitado por órgãos de controle e fiscalização. A Operação Reconstrução, ocorrida a partir de julho de 2010, envolveu recursos advindos do Estado de Pernambuco e da União, dirigidos ao atendimento emergencial às 120 mil pessoas da Zona da Mata Sul atingidas pela enchente, bem como o trabalho de reconstrução das cidades. As prestações de contas respectivas foram apresentadas a tempo e modo às autoridades competentes, estaduais e federais. Não foi descumprido nenhum prazo ou foi negada nenhuma informação por parte do Governo de Pernambuco.


Com relação à Operação Prontidão, realizada após a enchente deste ano de 2017, os prazos de prestação de conta ainda estão em curso. A Operação Reconstrução construiu a Barragem de Serro Azul e cinco hospitais, o Hospital Regional de Palmares, os hospitais municipais de Água Preta, Cortês, Barreiros e de Jaqueira. A Operação Reconstrução também entregou 12.131 mil casas; recuperou ou reconstruiu 71 pontes, recuperou 185 vias urbanas e 28 muros de arrimo em diversos municípios atingidos.


A Operação Reconstrução recuperou, ainda, 63,13 quilômetros de rodovias e 203 quilômetros de estradas vicinais; reconstruiu 29 escolas atingidas, revitalizou a orla de Palmares; recuperou e reconstruiu 123 bueiros e 11 passagens molhadas, promoveu a dragagem do Rio Una e criou a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico. É absolutamente lastimável o processo de espetacularização negativa das atividades de controle da atuação pública. O que assistimos hoje é exemplo da grave prática de buscar criminalizar toda a atuação dos agentes públicos e políticos. Os trabalhos da Operação Reconstrução envolveram grande número de servidores públicos, que realizaram um esforço extraordinário na missão de minimizar o sofrimento que as enchentes causaram à população pernambucana.


É lamentável a operação desproporcional realizada no Gabinete do chefe da Casa Militar, no Palácio do Campo das Princesas. O acesso a todos os documentos e equipamentos ali localizados, assim como a qualquer outro documento público, poderia ter sido solicitado sem a necessidade de qualquer ordem judicial. Logo que disponha de mais informações, o Governo de Pernambuco voltará a se pronunciar publicamente.



Com informações do Portal G1, do Notícias ao Minuto e da Secretaria de Imprensa de Pernambuco