quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Recife leva ação de testagem de covid-19 para comunidades

 

A Prefeitura do Recife vai oferecer testagem para a covid-19 em seis localidades da capital, nesta quarta-feira (1º). Os testes serão ofertados, das 8h às 16h, na Estação de Metrô Joana Bezerra (São José); no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha); Buraco da Velha – Polo da Academia da Cidade (Brasília Teimosa); Conselho de Moradores do Alto Santa Izabel (Casa Amarela); Associação dos Moradores do Barro (Barro); e no Mercado de Nova Descoberta (no bairro de mesmo nome).

O objetivo principal da ação, que está dentro do Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, é contribuir para a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. Qualquer pessoa pode fazer o teste, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em até 30 minutos.

Desde o início da ação, na segunda-feira (30), já foram realizados 1.210 testes, dos quais 38 tiveram resultados positivos.

Na primeira etapa, os testes serão aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas - como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais - e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades, que foram selecionadas a partir da análise de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.

Os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada. Se as equipes de saúde identificarem pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, será feito agendamento no local para a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo), por meio do Atende em Casa.

Durante a ação, os profissionais da Sesau também farão abordagens educativas sobre a importância da vacina anticovid, e as pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar, através do Conecta Recife, para tomar a dose.

TESTAGEM COVID-19 – QUARTA-FEIRA (1º):

- Estação de Metrô Joana Bezerra - São José;
- Compaz Eduardo Campos - Alto Santa Terezinha;
- Mercado de Nova Descoberta – em Nova Descoberta;
- Conselho de Moradores do Alto Santa Izabel - Casa Amarela;
- Associação dos Moradores do Barro - Barro;
- Buraco da Velha – Polo da Academia da Cidade - Brasília Teimosa;


lmprensa Recife

Compesa reduz rodizio em cidades da Mata Norte de Pernambuco

 

O Governo do Estado, por meio da Compesa, concluiu a obra de modernização dos filtros da Estação de Tratamento de Água de Paudalho e, com isso, anuncia a redução do rodízio de abastecimento nas cidades de Carpina, Paudalho e Tracunhaém, na Mata Norte. Os três municípios estavam desde o mês de junho com calendário estendido, em caráter provisório e emergencial, devido à redução na vazão de distribuição por conta da dificuldade na captação no manancial Cursaí/Orá, que ficou com a água muito turva após as últimas chuvas ocorridas na região.

Com o novo calendário, Carpina agora recebe água em um esquema de 2 dias com e 5 dias sem. Já em Paudalho são 2 dias com água e 6 dias sem e, por fim, 2 dias com água e 8 dias sem em Tracunhaém. “Iniciamos a melhoria no calendário desde o início do mês de agosto, fizemos todos os testes e já estamos recebendo o retorno positivo da população que já sentiu a diferença no dia a dia”, explica a gerente de Negócios da Compesa, Cleice Brito.

Os novos calendários estão à disposição e podem ser acessados no site servicos.compesa.com.br, na aba Calendário de Abastecimento.

lmprensa Compesa

Viva a Vida, viva o Frevo!

 

Força imaginativa, diversidade, respeito, união, coragem, lucidez, Vida. Definitivamente, 2022 será um ano de renascer, de partilhar, de inovar e florescer. E não por acaso, que a grandiosidade da vida vai dar o tom do próximo desfile do Galo da Madrugada. Com o avanço da vacinação contra Covid-19 e com a possibilidade cada vez maior de haver carnaval, o maior bloco carnavalesco do mundo, anuncia o tema de sua 44º edição.

Vale ressaltar que a data do desfile, 26/02/2022 (Sábado de Zé Pereira), ainda não está oficialmente confirmada e liberada e, “Viva a Vida, Viva o Frevo!” é a bandeira escolhida pelo bloco, para desfilar quando for possível viabilizar um carnaval seguro em Pernambuco. O tema foi revelado pelo presidente do bloco, Rômulo Menezes, em coletiva de imprensa virtual, realizada na quarta-feira (01).

Em um momento onde a expectativa é que o próximo carnaval chancele a virada de página para a humanidade, o Galo da Madrugada pretende fazer uma grande celebração a diversidade da vida, sob a batuta do frevo.

“A alegria do carnaval pode ser um remédio para as tristezas. Assim que isso tudo passar, temos a certeza que o povo irá se contagiar e re-viver o carnaval, com a mesma intensidade e alegria, comenta o presidente do bloco. Rômulo Menezes.
Reconhecido como Gigante Guardião da Cultura, o Galo anuncia seu tema fazendo um apelo para que os foliões reflitam de agora, sobre a importância da vida, que se perpetua quando respeitamos a diversidade do outro, quando somos responsáveis com a natureza e, principalmente nesse momento de pandemia, respeitando as recomendações sobre o uso correto de máscaras e a importância de tomar a vacina.

Na ocasião, também foram divulgados os nomes dos homenageados da próxima edição do desfile. Entre artistas, os compositores e maestros, nomes à exemplo de Ary Nóbrega, Ademir Araujo, Capiba, Carlos Fernando, Clóvis Pereira, Duda, Edgar Moraes, Edson Rodrigues, Fernando Azevedo, Fernando Borges, Getúlio Cavalcanti, Guedes Peixoto, Jota Michiles, Levino Ferreira, Luiz Bandeira, Mathias da Rocha, Nelson Ferreira, Nunes, Spok, Toscano Filho, Zé Menezes e o grande cantor de frevo, Claudionor Germano.

Desde a sua fundação em 1977, o Galo da Madrugada que surgiu como um bloco familiar que desejava reviver os antigos carnavais, realizou ininterruptamente diversos desfiles e prévias, que além de fomentar a cultura pernambucana, significam milhares de empregos para músicos, produtores, motoristas de trios, costureiras, maquiadores, cabeleireiros, cozinheiros, vendedores ambulantes, catadores de latinhas, artistas e outros profissionais. Ao todo, o bloco mobiliza oficialmente mais de 4 mil contratados apenas no sábado de Zé Pereira.

Em 2020, o Galo levou mais de dois milhões de foliões, ao longo de seus seis quilômetros de percurso pela capital pernambucana, celebrando a cultura popular e firmando um compromisso socioambiental com o selo: Eu Me Manifesto Pelo Planeta, que tem como missão caminhar rumo a um carnaval mais sustentável. O selo foi o guarda-chuva que abrigou uma parceria com Cooperativas locais e realizou em Recife e São Paulo, a maior ação de reciclagem já vista em um carnaval. A ação foi um a parceria do Galo com a Ball Corporation, maior fornecedora de embalagens em alumínio para bebidas e alimentos do mundo.

“Queremos celebrar a nossa alegria e irreverência novamente, com os foliões na avenida. Por isso escolhemos um tema que, desde já, convoca para uma reflexão. Vamos cuidar agora para que seja possível celebrarmos juntos e com muito frevo, depois reforça o presidente do bloco.

PIPA participará de construção do Plano Municipal da Primeira Infância de Belo Jardim

 

O Primeira Infância Plantar Amor (PIPA), através do Instituto Conceição Moura, participará da assessoria e consultoria para a criação do Plano Municipal da Primeira Infância de Belo Jardim, no Agreste pernambucano. A elaboração do Plano ficará sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

A iniciativa visa assegurar políticas públicas que contemplem ações transversais nas mais diversas áreas de atendimento e serviços públicos que possam contemplar a infância. “O documento, com foco nas crianças até seis anos de idade, visa garantir as condições para um desenvolvimento saudável, seguro e sustentável através de atividades e políticas públicas, definidas através das ações que serão construídas em etapas”, explicou o diretor-executivo do PIPA, Rogério Morais.

Para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância de Belo Jardim, mediante a utilização de recursos constantes do orçamento em execução (2021), o norteamento deve ser dado pelos princípios, diretrizes políticas e diretrizes técnicas, além das 13 ações finalísticas do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI).

“A construção de um PMPI é coordenada pelo executivo municipal, em parceria e com participação da sociedade civil organizada. O PIPA é um ator que entra como suporte técnico a este processo, orientando essa construção com base em experiências anteriores. Para nós, é um orgulho participar de uma elaboração de uma política pública tão fundamental em um município tão importante quanto Belo Jardim”, pontuou Rogério que participou da construção do PMPI da capital pernambucana.

O PNPI propõe uma política de promoção e defesa dos direitos fundamentais da criança de zero até os seis anos de idade através de diretrizes norteadoras, sendo 13 no total. São elas: crianças com saúde; educação infantil; assistência social às crianças e suas famílias; a família e a comunidade da criança; convivência familiar e comunitária em situações especiais; do direito de brincar ao brinquedo de todas as crianças; a criança e o espaço — a cidade e o meio ambiente; atendendo à diversidade — crianças negras, quilombolas e indígenas; assegurando o documento de cidadania a todas as crianças; enfrentando as violências sobre as crianças; protegendo as crianças da pressão consumista; controlando a exposição precoce aos meios de comunicação; e evitando acidentes na primeira infância.

O Plano Municipal pela Primeira Infância deve ser construído através de um amplo processo de participação social, incluindo também, a exemplo do que foi feito na elaboração do PNPI da capital – as crianças, de modo a permitir que sua visão de mundo seja contemplada.

"O Plano Municipal pela Primeira Infância-PMPI é um instrumento político e técnico, nosso objetivo é que esse processo seja democrático e participativo. Com participação dos diferentes órgãos e, principalmente, de nossas crianças, sujeito de direito a quem se destina o PMPI. Enquanto organização da sociedade civil é de nosso interesse a construção de uma política pública voltada para primeira infância, com metas que permitam que os direitos das crianças sejam atendidos integralmente. Diante disto, vamos possibilitar a consultoria técnica para o desenvolvimento do PMPI de Belo Jardim", disse a consultora Interna do Instituto Conceição Moura, Mariana Morais.

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e o município de Belo Jardim irão implantar o Plano Municipal pela Primeira Infância em conformidade com a Lei Federal n. 13.257/2016, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância.


lmprensa Belo Jardim

Secretaria da Mulher do Recife promove mais uma edição do Compartilhando Saberes

Nesta quarta-feira, 1 de setembro, a Secretaria da Mulher do Recife realiza mais uma edição do Compartilhando Saberes, às 16h30, através de formato webnário em seu perfil oficial no Youtube. A assistente social Daniela Rodrigues, apresenta o tema ‘Relações sociais de gênero e formação política: Um estudo com pescadoras artesanais presidentas de colônia em Pernambuco’ e conta com a mediação da professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria do Rosário. O debate pode ser conferido através do link https://www.youtube.com/c/SecretariadaMulherdoRecife.

Em seu projeto, Daniela Rodrigues buscou verificar as contribuições dos processos formativos no campo das relações sociais de gênero às mulheres pescadoras em Pernambuco, realizados no período entre 2004 e 2014, e concluiu que as pescadoras têm trilhado trajetórias de empoderamento a partir do diálogo com as formações políticas, em uma cadeia produtiva onde eram excluídas e alvo de diversas formas de invisibilidade.

Mulher negra periférica, mãe, poetisa, assistente social, mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE, Daniela Rodrigues é também membro da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e atualmente técnica do Centro de Referência Clarice Lispector. Maria do Rosário é doutora em Estudios Iberoamericanos pela Universidad Complutense de Madrid (1998), mestre em Desenvolvimento Urbano - Universidade Federal de Pernambuco (1988) graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1981). Além disso, possui pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (2011-2012), é investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2014) e professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

lmprensa Recife