quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Secretaria da Mulher do Recife promove mais uma edição do Compartilhando Saberes

Nesta quarta-feira, 1 de setembro, a Secretaria da Mulher do Recife realiza mais uma edição do Compartilhando Saberes, às 16h30, através de formato webnário em seu perfil oficial no Youtube. A assistente social Daniela Rodrigues, apresenta o tema ‘Relações sociais de gênero e formação política: Um estudo com pescadoras artesanais presidentas de colônia em Pernambuco’ e conta com a mediação da professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria do Rosário. O debate pode ser conferido através do link https://www.youtube.com/c/SecretariadaMulherdoRecife.

Em seu projeto, Daniela Rodrigues buscou verificar as contribuições dos processos formativos no campo das relações sociais de gênero às mulheres pescadoras em Pernambuco, realizados no período entre 2004 e 2014, e concluiu que as pescadoras têm trilhado trajetórias de empoderamento a partir do diálogo com as formações políticas, em uma cadeia produtiva onde eram excluídas e alvo de diversas formas de invisibilidade.

Mulher negra periférica, mãe, poetisa, assistente social, mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE, Daniela Rodrigues é também membro da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e atualmente técnica do Centro de Referência Clarice Lispector. Maria do Rosário é doutora em Estudios Iberoamericanos pela Universidad Complutense de Madrid (1998), mestre em Desenvolvimento Urbano - Universidade Federal de Pernambuco (1988) graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1981). Além disso, possui pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (2011-2012), é investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2014) e professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

lmprensa Recife