sexta-feira, 19 de maio de 2023
Novos membros do Consema-PE são empossados para mandato 2023-2025
Pizza da Pães e Delícias para você que está em Caruaru
Educação do Paulista vai ativar centro de ensino infantil, no Janga
Mais Caruaru: Anderson Correia comemora requerimento atendido da construção do primeiro ParCão público da cidade
Caruaru: vereadora Aline Nascimento comemora entrega do Parque Linear Pinheirão na Vila Padre Inácio
Paulista realiza Blitz de Educação no Trânsito
Prefeitura do Recife leva mutirão de vacinação contra gripe e covid-19 para 33 localidades neste fim de semana
Paulista apresenta necessidades prioritárias do município em reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente
Para fortalecer a preservação ambiental e as ações de fiscalização das unidades de conservação do município, a Prefeitura de Paulista, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), apresentou nesta sexta-feira (19.05), suas principais necessidades na primeira reunião presencial do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (Consema/PE) de 2023.
Na ocasião, o secretário executivo de Meio Ambiente de Paulista, Clécio Araújo, entregou um relatório de ações realizadas pela gestão municipal para coibir crimes ambientais, ações estas que, desde o ano de 2022, contam com uma ferramenta especial que é a análise das áreas por meio do voo de drone, possibilitando agir rapidamente para identificar as atividades ilegais como desmatamentos, invasões de terras e construções irregulares nas áreas protegidas por lei.
“Necessitamos colocar em prática o convênio que apresentamos à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), para que o município de Paulista possa realizar o licenciamento de supressão de vegetação na cidade e de gestão sobre a zona costeira. Outro ponto trata sobre o apoio ao incremento das ações integradas com as polícias Militar e Civil, além da CPRH, para identificarmos os infratores e proteger as unidades de conservação existentes na cidade”, frisou o gestor municipal.
No mesmo sentido, ao ser perguntada sobre as prioridades apresentadas por Paulista, a secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), Ana Luíza Ferreira, que é presidente do Consema, ressaltou que a reunião foi extremamente positiva, foi possível receber dos conselheiros as informações do que precisam da gestão Estadual.
“Vamos dar atenção ao que Paulista apresentou como suas prioridades e aplicar as soluções em trabalho conjunto, para que a gestão municipal dessa cidade dê seguimento ao seus projetos. Nosso trabalho é de entendimento e de total apoio”, disse a representante estadual.
Imprensa Paulista PE
Lojas convertidas de hipermercados para atacarejos alavancam vendas do setor
Marinha do Brasil realiza Ação-Cívico Social no Arquipélago de Fernando de Noronha
A Marinha do Brasil, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e a Administração de Fernando de Noronha, realizará Ação Cívico-Social (ACiSo), de 25 a 27 de maio, com atividades simultâneas na Unidade Básica de Saúde de Fernando de Noronha, no Hospital São Lucas, na Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha e no Projeto TAMAR.
Durante o evento, serão ofertados atendimentos médico e odontológico, exames laboratoriais, testagens rápidas dentre outras ações ligadas à área de saúde, assim como palestras sobre temas atinentes às atividades desenvolvidas pela Marinha.
A ACiSo contará com a participação de militares do Comando do 3º Distrito Naval, do Hospital Naval de Recife, do Hospital Naval de Natal, da Capitania dos Portos de Pernambuco, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal e do Navio-Patrulha Oceânico "Araguari".
“A Marinha, ao fazer parte da sociedade, desenvolve ações sociais que viabilizam o acesso a serviços básicos por intermédio das ACiSo, adicionalmente à missão que está prevista na Constituição”, explica o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite.
Na Unidade Básica de Saúde de Fernando de Noronha e no Hospital São Lucas, das 8h às 17h, serão ofertados atendimentos odontológico e médico nas especialidades de clínica médica, otorrinolaringologia, ginecologia, traumatologia-ortopedia, cardiologia e cirurgia geral, bem como exames complementares.
A ACiSo contará com a participação de militares do Comando do 3º Distrito Naval, do Hospital Naval de Recife, do Hospital Naval de Natal, da Capitania dos Portos de Pernambuco, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal e do Navio-Patrulha Oceânico "Araguari".
“A Marinha, ao fazer parte da sociedade, desenvolve ações sociais que viabilizam o acesso a serviços básicos por intermédio das ACiSo, adicionalmente à missão que está prevista na Constituição”, explica o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite.
Na Unidade Básica de Saúde de Fernando de Noronha e no Hospital São Lucas, das 8h às 17h, serão ofertados atendimentos odontológico e médico nas especialidades de clínica médica, otorrinolaringologia, ginecologia, traumatologia-ortopedia, cardiologia e cirurgia geral, bem como exames complementares, como eletrocardiograma, ecocardiograma, videolaringoscopia, radiografia simples, citologia oncótica, testagens rápidas para HIV, hepatites, sífilis, COVID e exames laboratoriais como hemograma, bioquímica, coagulograma, imunologia, urinálises e parasitologia. O acesso a todos os atendimentos e serviços será por livre demanda.
Enquanto isso, a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha e o Projeto TAMAR receberão uma programação educativa e esportiva, incluindo palestras, atividades físicas e recreativas, além do projeto “Capitania Itinerante”, que tem como propósito ampliar a oferta de serviços às comunidades marítimas localizadas em regiões mais afastadas das sedes das Capitanias dos Portos.
Programação:
Evento: Atendimentos médico e odontológico Locais: Unidade Básica de Saúde de Fernando de Noronha e Hospital São Lucas Data: 25 a 27 de maio Horário: Das 8h às 17h Entrada: Gratuita
Evento: Capitania Itinerante e programação educativa e esportiva
Locais: Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha e Projeto TAMAR
Data: 25 a 27 de maio Horário: Das 8h30 às 18h Entrada: Gratuita
Capitania dos Portos de Pernambuco
Tenista pernambucana Cecília Costa ganha convite, e Brasil soma 7 na chave no Recife do World Tennis Tour
Infraestrutura do Paulista executa drenagem para duplicação da PE-01
Aberto credenciamento para artistas e grupos artísticos participarem do calendário de eventos de Belo Jardim
Pastor e deputado Henrique Vieira cumpre agenda no Recife, participa de debates e será recebido por Lia de Itamaracá
Recife recebe a presença do pastor e deputado federal Henrique Vieira (PSOL/RJ). Na capital pernambucana desde a última quinta-feira, o deputado segue em agenda neste sábado (20) pela manhã para almoço na Cozinha Solidária da Vila Santa Luzia, com a presença de artistas e lideranças de esquerda. Larissa Lisboa, Cannibal e Isadora Melo são alguns dos artistas já confirmados, assim como os políticos Ivan Moraes, Rosa Amorim e Robeyoncé. Ainda no sábado, a partir das 16h, Henrique Vieira participa do evento Red Hour, com a palestra "Caminhos da Fé, Racismo e Democracia no Brasil", no auditório G2, da Universidade Católica de Pernambuco. As atividades são promovidas pelo advogado Ricardo Souza e seu escritório. Ricardo é militante do PSOL, professor e mestre em políticas públicas, ex-presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Tribunais de Contas e do SINDICONTAS-PE. No domingo (21), o vereador Ivan Moraes (PSOL) acompanha o deputado Henrique Vieira em visita ao Terreiro de Xambá, onde será recebido por Pai Ivo, e na segunda (22), por Lia de Itamaracá, na Ilha.
- MINI BIO - Henrique Vieira é teólogo; Pastor; Ator; Pesquisador da Arte do Palhaço; Professor; Cientista Social; Historiador, Escritor e Deputado Federal eleito pelo PSOL/RJ. Tem se dedicado no combate ao fundamentalismo religioso no Brasil. Pastoreia a Igreja Batista do Caminho, comunidade de fé itinerante que realiza suas celebrações em Niterói e Rio de Janeiro. Integra o Coletivo Esperançar, que reúne evangélicos na relação entre Evangelho e Direitos Humanos e respeito à diversidade. Atuou no filme Marighella, com direção de Wagner Moura. É autor dos livros “O amor como revolução” e "Jesus da Gente", lançados pela editora Objetiva.
Maranguape, Barulho e Atitude
STF inicia julgamento que pode modificar a demissão sem justa causa
Madalena Abençoar, do pernambucano Charles Theone em parceria com o baiano Roberto Chaves, é lançada em maio
Vacina contra a gripe liberada em Belo Jardim
Hoje tem Forró Lions em Caruaru
#VcNoBlog Natália G. Barroca
"Devolve a chave!"
Mascate Restaurante-Escola do Senac integra Festival Brasil Sabor
Ação no Parque da Jaqueira sobre a Doença Celíaca - Maio Verde
SPA Solidário é promovido para comunidade em Jaboatão dos Guararapes
Teresa Leitão defende projeto que institui política de incentivo ao mercado editorial e livreiro
TCE; Abaixo-assinado pede para que Teresa Dueire seja sucedida por outra mulher
Frida Suculentas agora está no Shopping Recife
Adriana Birolli reflete sobre a dificuldade de dizer não em comédia no Recife
Atiaia Renováveis financia projeto que levará água potável para famílias em Goiana (PE)
A iniciativa
está alinhada ao ODS 6 - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e vai
permitir que essas famílias tenham o consumo de água garantido, proporcionando
uma melhor qualidade de vida e promovendo a saúde da comunidade. Ações como
essa são essenciais para a democratização no acesso à água potável. A Atiaia
Renováveis tem em sua estratégia de ação a agenda ESG, portanto, projetos e
programas sustentáveis, bem como ações sociais e boas práticas de governança
que fazem parte do cotidiano da companhia.
"Um dos
nossos propósitos é impulsionar, cada vez mais, programas socioambientais e
promover mudanças significativamente positivas na vida das pessoas. A agenda
ESG está em nosso DNA e trabalhamos com o propósito de agir em prol da
transformação sustentável para fazer a diferença, não apenas na vida de nossos
clientes, mas também nas comunidades em que atuamos", afirma Lígia Guedes,
Gerente de Meio Ambiente da Atiaia Renováveis.
A comunidade de
Engenho Dois Rios II está localizada no município de Goiana (PE), próxima a um
dos empreendimentos da Atiaia Renováveis, a Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV)
Maravilhas I, que terá 27,5 megawatts (MW) de potência instalada
para atender a 100% do consumo da Vivix, fabricante de vidros planos. A Atiaia
também vai construir a UFV Maravilhas II, com potência instalada equivalente,
que será viabilizada no mercado livre de energia.
Sobre
a Atiaia Renováveis
A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização
de energias renováveis e tem como propósito ser um agente de transformação
sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua.
A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as boas práticas
ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de
energia solar fotovoltaica, hidroenergética e eólica, em linha com o seu
planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 376
MW, sendo 221 MW de usinas em operação e 155 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo
impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,7
GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos
destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.