sexta-feira, 19 de maio de 2023

Novos membros do Consema-PE são empossados para mandato 2023-2025



A 110ª reunião ordinária de posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema-PE) para o biênio 2023/2025 aconteceu nesta sexta-feira (19), no auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos, no Recife. O Consema-PE é um órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE). 

A solenidade foi presidida pela secretária da Semas-PE e também presidente do Consema-PE, Ana Luiza Ferreira. Os 96 integrantes empossados, titulares e suplentes, representam 48 entidades do poder público, da sociedade civil e de organizações não-governamentais. 

Durante a cerimônia, os conselheiros tiveram espaço para fazer propostas e sugerir novas pautas de atuação para o Conselho. 

“Entre os principais pleitos da nova gestão estão: a valorização da Caatinga, a meta do Carbono Neutro até 2050, implantar o núcleo de ESG nas empresas e as novas fontes de energias renováveis, como o hidrogênio verde”, ressaltou a secretária da Semas-PE, Ana Luiza Ferreira.

A CPRH apresentou o Plano Operativo Anual dos Recursos da Compensação Ambiental 2023 e Relatório de Execução do POA 2022 realizado pelo técnico ambiental, Carlos André de Lima Mororó. 

O secretário executivo de Meio Ambiente da Semas-PE e secretário executivo do Consema-PE, Walber Santana, também apresentou os principais projetos da secretaria sobre os casos de incidência de tubarões no estado e o aparecimento das espécies invasoras no litoral pernambucano, como o Coral-Sol e o Peixe-Leão. 

Para finalizar, houve a escolha dos novos membros da Câmara de Julgamento de Recursos do Consema-PE. 

A primeira reunião da nova gestão da Câmara será no dia 09 de junho e a primeira reunião ordinária com os novos conselheiros, no dia 14 de julho.