sábado, 28 de janeiro de 2023

Em Portugal, José Patriota defende adoção do modelo de cidades inteligentes em Pernambuco

 

Deputado estadual eleito, José Patriota esteve esta semana na cidade de Figueira da Foz, em Portugal. Na viagem, ele observou de perto o sistema de gestão pública sustentável do município, modelo na Europa no tocante a Smart Cities, ou seja, Cidades Inteligentes.

Cidades inteligentes são aquelas que utilizam tecnologia para melhorar a eficiência político-econômica e para amparar o seu desenvolvimento. Figueira da Foz conta com o suporte tecnológico em diversos aspectos do funcionamento da cidade. Neste sentido, suas soluções em gestão pública, garantem redução dos custos da iluminação pública, controle no desperdício de água, coleta de resíduos sólidos, manutenção dos espaços verdes e segurança pública.

Acompanhado do advogado Gilberto Costa de Souza, Patriota visitou a empresa CWJ Electonics; que produz tecnologias para cidades inteligentes e possui interesse em investir em Pernambuco. No local, o deputado eleito defendeu a adoção de medidas que melhorem a eficiência da gestão nas prefeituras do estado. “Acredito que uma gestão pública sustentável garantirá o futuro dos municípios. Importante a parceria com empresas que tenham esse conhecimento e que possam realizar serviços que auxiliem as cidades e a população”, afirmou José Patriota.

Concurso de Passistas e ensaios de Nações de Maracatu agitam fim de semana de prévias no Recife

 

A programação que antecede os festejos oficiais momescos já ferve as ruas da cidade. A população local e visitantes dos diversos cantos do país estão liberados a abraçar todos os ritmos e sonoridades que fazem do Recife o cenário inequívoco do maior Carnaval de rua do Brasil. O cronograma deste sábado e domingo, 28 e 29, reserva aos presentes no Pátio de São Pedro e no Almirante do Forte, no Bongi, toda a magia e fervor do concurso de passistas e ensaios de Nações de Maracatu (Tumaraca). Todo o calendário de prévias pode ser conferido neste link:

No domingo, 29, o evento volta a acontecer, no mesmo horário e local. A disputa, promovida pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, celebra e confirma a tradição considerada patrimônio cultural da humanidade, estimulando os próximos passos do frevo, defendido na passarela por várias gerações de recifenses.

Ao longo do restante de janeiro e nos dias de fevereiro que antecedem a folia oficial, há opções para todos os amantes da legítima folia recifense. No dia 03 de fevereiro, o Carnaval inclusivo, onde cabem todos, todas e todes contará com o Carnaval Sem Barreiras, destinado a pessoas com deficiência e que fará folia na Praia de Boa Viagem. 

O público acima de 60 poderá curtir o Baile Municipal da Pessoa Idosa, no Classic Hall, no dia 14 de fevereiro. A população LGBTQIA+ fará sua festa própria na rua da Moeda, com o Palco da Diversidade, no dia 16 de fevereiro, data quando o Bloco Nem Com Uma Flor também sai às ruas do Bairro do Recife, pregando o amor e o fim da violência contra as mulheres.

Imprensa Recife

ONG NHR Brasil e Saúde do Paulista realizam mutirão em alusão ao Janeiro Roxo

 

Dentro da programação do Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção à hanseníase, a ONG NHR Brasil, em parceria com a Secretaria de Saúde do Paulista, realiza, na próxima terça-feira (31/01), um mutirão de serviços para a população. A ação acontece, das 9h às 16h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Paratibe, que fica perto do campo do Mangueirão.

Na ocasião, serão oferecidos serviços gratuitos de avaliação médica para a hanseníase, esclarecimento sobre os direitos das pessoas afetadas pela doença, além de atividades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e teatro de fantoches.

Além do apoio da Prefeitura do Paulista, a NHR Brasil conta ainda com outras entidades, como o Centro Social da Mirueira, Grupo de Extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

Imprensa Paulista PE

Pernambuco prioriza investimento para o Metrô do Recife e conclusão de obras hídricas em pauta apresentada ao presidente Lula

 

A conclusão de obras hídricas como barragens e adutoras, investimentos nas áreas de mobilidade, a exemplo da situação do metrô, além de investimentos em habitação foram os principais assuntos apresentados pela governadora Raquel Lyra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A chefe do Executivo Estadual esteve ao lado dos 26 governadores durante reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), em Brasília.

"É preciso, primeiramente, ressaltar a importância do diálogo estabelecido entre o Governo Federal e os governadores do país. Durante a reunião com o presidente Lula, manifestamos a necessidade de investimento na Transnordestina, o término das obras da Transposição do São Francisco, como a Adutora do Agreste, que levará água para 68 municípios de Pernambuco. Apresentamos, ainda, a situação do Metrô do Recife, que está sucateado, e a questão da habitação de interesse social. Foram esses os quatro pontos que destacamos como sendo prioritários neste momento de retomada da agenda de investimentos para o nosso estado", afirmou a governadora.

Com o objetivo de definir uma agenda permanente de diálogo em torno dos assuntos elencados pelos estados, a Secretaria de Relações Institucionais do governo federal anunciou a criação do Conselho da Federação. O colegiado servirá para facilitar a negociação entre o Governo Federal, estados e municípios, promovendo uma gestão compartilhada dos recursos públicos. A agenda será focada no desenvolvimento regional para superação de problemas comuns, como fome, desemprego e inflação, por exemplo.

Em sua fala durante a reunião, o presidente Lula destacou a importância relação entre os entes federados do país. "Precisamos ouvir os governadores porque entendemos que cada um tem suas demandas locais. Sabemos que nós não temos o orçamento que desejávamos ter. Mas cada estado tem obras prioritárias e queremos compartilhar a possibilidade de repartir o sacrifício de realizar as obras consideradas inevitáveis. O meu gabinete e de todos os ministros estarão abertos a todos os governadores", comentou.

Uma próxima reunião com a Secretaria da Casa Civil ficou agendada para o dia 3 de fevereiro para tratar dos investimentos estruturadores necessários para dar encaminhamento às pautas prioritárias enviadas ao presidente. Além dos 27 governadores, estiveram presentes na reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Nísia Trindade (Saúde) e Rui Costa (Casa Civil).


Imprensa PE



Feira Criativa do Sesc promoveu a cultura popular em Jaboatão

 

Para fortalecer a cultura popular e promover os encontros do público com as linguagens artísticas que se desenvolvem no território local, o Sesc Piedade, em parceria com o Sebrae, realizou hoje (28) a Feira Criativa, na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro.

Brinquedos populares, cosméticos naturais e peças em fuxico são algumas das opções presentes na feira, que vem para incentivar a comercialização das produções do artesanato e da moda local.

Além do comércio, a Feira Criativa trouxe opções de entretenimento e lazer para toda a família. Houve um espaço dedicado à recreação infantil, e, a Cia de Dança Valdeck Farias apresentou a Dança da Boneca e a Orquestra Esquenta Mulher abriu alas para o clima carnavalesco preenchendo a tarde com muito frevo.

O final do entardecer foi embalado pelo Sarau Coco do Rosário, que seu juntará à Feira Criativa com uma programação repleta de artistas independentes de Jaboatão versados nas linguagens da dança, da música e da poesia.

Imprensa SESC PE

Eleitos novos Rei e Rainha do Carnaval da pessoa com deficiência

 

Uma tarde repleta de muita alegria e frevo marcou, nesta sexta-feira (26), a eleição do Rei e da Rainha da pessoa com deficiência do Carnaval do Recife 2023. A 2ª edição do concurso foi realizada no Compaz Dom Hélder Câmara, na Ilha Joana Bezerra. O evento foi realizado pela Secretaria-Executiva de Direitos Humanos do Recife e reuniu 19 concorrentes, sendo seis homens e 13 mulheres.

A comissão julgadora levou em consideração a alegria, simpatia, entusiasmo, carisma, ritmo, fantasia e adereços usados na apresentação dos participantes. Este ano puderam se candidatar pessoas com deficiência física, a exemplo de amputados, usuários de cadeira de rodas, usuários de muletas ou com mobilidade reduzida.

Matheus José Pimentel, 27 anos, pedagogo, usuário de cadeira de rodas, foi eleito Rei da Pessoa com Deficiência do Carnaval Recife 2023. Nina Souza, 40 anos, professora de dança, usuária de cadeira de rodas,foi eleita Rainha do 2°Concurso da Pessoa com Deficiência do Carnaval 2023.Os vencedores foram premiados com R$ 5 mil. Eles receberam as faixas da Rainha de 2020, Zemily Casala Santos e pelo Rei de 2020, Caio Antônio Rocha, ambos com síndrome de Down.

"Sou passista e porta voz do frevo e é com grande alegria que recebo a faixa e o título de majestade da pessoa com deficiência do Carnaval do Recife, que é o Carnaval da diversidade e da inclusão. Para mim o carnaval do Recife é isso, é diverso, é amor, é alegria, é energia, é saúde, é viver", disse Matheus que carrega agora o título de Rei da Pessoa com Deficiência.

Nina Souza disse estar radiante por ter recebido o título de Rainha da Pessoa com Deficiência. "Apesar de ser uma pessoa com deficiência , posso chegar onde quero. Sou cadeirante mas eu sou microempresária, sou professora de dança e eu amo dançar e eu represento o meu Pernambuco com maior amor e eu quero passar isso pra todo mundo", falou orgulhosa a nova rainha da Pessoa com Deficiência.

Imprensa Recife

Eleitos Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2023

 

Quartel General do Carnaval do Recife, o Pátio de São Pedro vivenciou uma noite de sexta repleto de fãs da Cultura Popular, saudosos de carnaval e também de torcidas acirradas para a finalíssima do concurso mais disputado das prévias: o de Rei e Rainha do Carnaval do Recife. Ao final da cerimônia, os vencedores foram Brhunno Henrique, e Mayara Araújo, que receberam faixa, cetro e coroa das mãos das majestades do Carnaval de 2020, Marcone Santos e Ruanna Oliveira.

No total, desfilaram 10 candidatos a rei e 15 candidatas a rainha que fizeram evoluções e performances ao som da Orquestra Popular do Recife sob a batuta do maestro Ademir Araújo, mais conhecido como Formiga. Em palco, os participantes foram avaliados pela sua apresentação, postura cênica e conhecimentos culturais. Os vencedores arrebataram uma premiação de R$ 28 mil cada e reinarão absolutos até o próximo Carnaval. As agendas e compromissos da nova dupla de majestades começa a partir deste sábado, 28.

 Mayara Araújo, bailarina profissional com carreira internacional, revelou emoção dupla ao vencer a disputa e celebrar a comemoração pela vida. “O coração tá aqui apertadinho. A gente se prepara o ano inteiro. Eu sou artista, sou dançarina, mas esse momento é único, o momento de ser coroada rainha e grande representante do Carnaval recifense, que é um Carnaval multicultural e plural, um Carnaval do povo e de resistência”, revela Mayara, que quase perde o concurso ao ser diagnosticada com câncer antes de voltar ao Brasil no último ano após uma turnê internacional. A primeira vez que ela tentou o título de rainha do Carnaval do Recife aconteceu há exatos 10 anos.

Para Brhunno Henrique, professor da Escola Municipal de Frevo, a vitória vem com sabor especial. “Eu sabia que ia chegar o meu momento, e, hoje, ele chegou. Eu estou muito ansioso porque a ausência do Carnaval por conta do período pandêmico só valida ainda mais a nossa emoção. Eu espero que seja um reinado inesquecível”. Diz o rei, que desde 2016 vinha concorrendo ao posto máximo de majestade. Assim como Mayara, que também disputou o título diversas vezes, ele também é prova viva que a disciplina e o empenho em busca de um sonho valem sempre a pena.

Para a plateia atenta à disputa, a noite também se fez mágica. "Cheguei cedo aqui, desde o começo da premiação. Esse momento todo é muito importante, ver a nossa periferia aqui, presente. Tava com muita saudade disso tudo, daqui do Pátio de São Pedro. Estarei aqui em tudo que tiver acontecendo", revelou Elizabete Pereira, 70 anos.

Assim como Elizabeth, Dilma Alvez, 56, fez questão de conferir de perto os candidatos e candidatas. "Nossa, eu estava com muita saudade disso aqui. Gostei de diversos candidatos. Não tive exatamente um preferido porque todos eles foram muito bem. Carnaval faz parte da nossa cultura, eu não poderia deixar de vir aqui".

Concurso de Passistas – O pontapé inicial do concurso de passistas no Pátio de São Pedro acontece neste fim de semana. No domingo, 29, o evento se repete, às 17h. A disputa, promovida pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, celebra e confirma a tradição considerada patrimônio cultural da humanidade, estimulando os próximos passos do frevo, defendido na passarela por várias gerações de recifenses.

Imprensa Recife

Programação da Feira Artes e Sabores Du'Chef continua neste sábado em Paulista

 

A Feira Artes e Sabores Du'Chef realiza, neste sábado (28/01), mais uma prévia de carnaval com artesanato, gastronomia, moda, utensílios, decoração, exposição de plantas ornamentais, venda de produtos para pets, espaço kids, música ao vivo e outras atrações. O evento será realizado às 15h, no Parque Aurora, localizado na área central do Paulista.

A feira já é uma realidade no empreendedorismo na cidade, colocando o Parque Aurora na agenda cultural de Paulista. O evento acontece há 8 meses, sempre voltado para o público de todas as idades, que aguarda ansioso pela programação da feira. A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude do Paulista apoia as edições da feira.

Volta às aulas: Prefeitura do Recife reforça importância de atualizar a carteira de vacinação

 

As férias, além do merecido descanso, também são um ótimo momento para colocar em dia a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes para deixá-los protegidos e ainda mais preparados para o retorno às aulas. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife reforça a importância de, especialmente neste momento de retorno à rotina escolar em que há maior contato com vírus e bactérias, meninos e meninas estarem com os esquemas vacinais completos. Isso porque algumas doenças, como gripe, caxumba, diarreia e catapora, por exemplo, são mais comuns em ambientes escolares.

O calendário de rotina de crianças, e também adolescentes, inclui mais de 15 imunizantes. Entre as vacinas disponíveis estão hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV, e dTpa.

“As crianças que frequentam creches e escolas ficam muito suscetíveis a ter essas enfermidades porque estão sempre muito próximas nesses espaços. E a maioria delas é transmitida por algum vírus, o que facilita a infecção desse grupo. Algumas medidas simples de prevenção, como a lavagem frequente das mãos, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar e evitar compartilhar objetos de uso pessoal, devem ser sempre explicadas para este público. Mas, antes de tudo, é preciso que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes ao posto de saúde para tomar as vacinas pertinentes à cada faixa etária, pois só assim elas terão a mais eficaz e segura forma de proteção”, reforça a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A coordenadora de imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, alerta que as vacinas são a principal forma de proteção contra doenças que são muito comuns nas crianças. “Tomar apenas a primeira dose de qualquer vacina não vai oferecer as defesas necessárias para combater os agentes transmissores e evitar o adoecimento. Para garantir a real eficácia desses imunizantes é preciso completar o seu esquema, de acordo com a necessidade de cada um deles”, reforça a gestora.

A recomendação da Sesau Recife é que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes até a unidade mais próxima de casa para que os profissionais do Programa de Imunização do Recife possam analisar a caderneta de vacinação, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde e, se necessário, aplicar as doses em falta.

ATENÇÃO AOS ADOLESCENTES - Por mais crescidos que estejam, os adolescentes também precisam se vacinar e alguns imunizantes são extremamente importantes para a vida adulta. Como é o caso da vacina contra o HPV, o papilomavírus humano, que é aplicada em meninos e meninas dos 9 aos 14 anos. “Essa vacina é um dos mais importantes meios de prevenção do câncer de colo do útero em mulheres - doença que mata uma mulher por dia no Estado. No SUS, ela é oferecida gratuitamente para essa faixa etária. Depois dessa idade, somente na rede privada é possível tomá-la e cada dose, para completar o esquema de três, custa muito caro”, destaca Azoubel.

Outro imunizante para quem tem entre 12 e 14 anos é a meningocócica ACWY. Ela oferece proteção contra quatro tipos de meningite bacteriana. As crianças menores de um ano são as que têm maior risco de adoecimento. Entretanto, os adolescentes e adultos jovens são quem mais fazem a doença circular. Por isso, estar com a vacina em dia é extremamente importante.

Na capital pernambucana, mais de 150 unidades de saúde da Prefeitura do Recife ofertam a aplicação das vacinas do calendário de rotina para crianças e adolescentes. Esses locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e não precisam de agendamento. A lista completa pode ser conferida neste link: https://bit.ly/3HaBvvO.

Imprensa Recife

Suape celebra o Dia do Portuário, profissional essencial para o desenvolvimento do País

 

Orgulho e emoção. São essas as palavras que Hemanuelly Pontes, 35, e Fernando Simplício, 61, expressam para definir a profissão de trabalhador portuário. Os dois atuam no controle de tráfego marítimo do Porto de Suape e integram a equipe responsável pelo gerenciamento de entrada e saída das embarcações. Os profissionais representam os mais de 200 colaboradores que compõem o quadro funcional do atracadouro, considerado um dos principais portos públicos do Brasil.

A data de 28 de janeiro faz alusão à abertura dos portos brasileiros e ao comércio exterior em 1808, com a assinatura da Carta Régia pelo então imperador Dom João VI. A iniciativa foi um importante passo para o desenvolvimento econômico do Brasil, ainda sob o regime imperial. O Porto de Suape foi criado no final da década de 1970, objetivando o incremento da economia de Pernambuco e do Nordeste, com o aumento das exportações dos nossos produtos, e para agilizar a importação de insumos necessários ao crescimento da cadeia produtiva e de consumo da região.

Hemanuelly Pontes, mãe de uma filha adolescente, é a segunda mulher a trabalhar na Torre de Controle do Porto de Suape, que, ganhou, recentemente, novas e modernas instalações. A colaboradora ressalta, com alegria, a experiência positiva de atuar no tráfego marítimo. “Ser mulher na atividade portuária é desafiador. Historicamente, essa é uma atividade exercida majoritariamente por homens, por exigir mais força. Entretanto, com a evolução da tecnologia e da sociedade, a entrada das mulheres no segmento se tornou mais acessível. Fazer parte desse universo é muito gratificante. Sou apaixonada pelo que faço”, comenta a supervisora de Operações Portuárias. Ela ingressou em Suape há 10 anos, após ser aprovada em concurso público.

Com 26 anos de dedicação ao porto, Fernando Simplício, que atua no mesmo setor de Hemanuelly, comenta ter muito orgulho de pertencer aos quadros da estatal pernambucana. “É uma grande satisfação saber que o meu trabalho contribui para um segmento que impulsiona o crescimento da região”, pontua. “Se eu pudesse definir em uma única palavra o meu trabalho, eu diria que a expressão indicada seria ‘emoção’. Trata-se de uma área excelente para atuar. Sou profissionalmente realizado”, enfatiza Simplício, que ocupa cargo de agente operacional, é casado e pai de dois filhos.

“Suape é um porto-indústria que tem por finalidade promover evolução socioeconômica da região do Nordeste, contribuindo ativamente para a sustentabilidade da região. Nenhuma das conquistas do porto, em seus 44 anos de existência, seria possível sem a dedicação e o empenho dos trabalhadores portuários. Nossa eterna gratidão pelo profissionalismo de todos que fazem parte dessa grande família que movimenta o nosso porto durante os 365 dias do ano”, agradece o diretor-presidente de Suape, Francisco Martins. A estatal anunciou, recentemente, a estimativa de crescimento de 8% na movimentação de cargas em 2023. Essa perspectiva positiva é fruto dos projetos de inovação que serão implantados ao longo do ano, da melhoria da infraestrutura portuária e da chegada de novos empreendimentos ao complexo industrial portuário.

INOVAÇÃO

O Porto de Suape tem inovação no DNA. O atracadouro mantém parceria com o Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar), que tem por objetivo transformar o atracadouro no mais moderno do País. Localizado no Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, a instituição busca auxiliar a estatal no desenvolvimento de soluções inovadoras para renovar e agilizar as operações, além de suprir as necessidades de comunicação com o setor portuário nacional e internacional.

Recentemente, o Cesar entregou a primeira solução (um “MVP”, Produto Mínimo Viável) desenvolvida pela entidade que permitirá a integração e mais agilidade nas operações de cargas. O TOS (Terminal Operating System, Sistema de Operação de Terminal, em tradução livre) coloca Suape como pioneiro em um cenário digital do setor e traz maior conexão com a comunidade portuária.

MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

A perspectiva para 2023 é de aumento de 8% na movimentação de cargas. Em 2022, mesmo com o prolongamento da pandemia de covid-19, a movimentação de cargas cresceu 12% em relação a 2021, totalizando 24,7 milhões de toneladas. Desse total, 72,1% (17.839.551 toneladas) representaram granéis líquidos (derivados de petróleo); 22,8% (5.625.728 t), cargas conteinerizadas; 2,7% (669.330 t), granéis sólidos; e 2,4% (591.741 t) carga geral solta. Entre as principais cargas movimentadas pelo porto estão combustíveis minerais, óleos minerais, produtos químicos e orgânicos, e cereais.


Imprensa Suape

Em ação conjunta, Prefeitura e Polícia Militar fiscalizam estabelecimentos em Jardim Paulista Baixo

 

Uma operação conjunta entre a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Administração das Regionais, e o 17º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (17º BPM), foi realizada, na noite desta sexta-feira (27/01). O objetivo vistoriar as condições de licenciamento e higiene em empreendimentos do ramo alimentício, além de coibir a poluição sonora por parte dos estabelecimentos da área.

A fiscalização ocorreu em seis trailers de petiscaria e em dois bares, todos localizados no bairro de Jardim Paulista Baixo. Na ocasião, os todos os seis trailer e um dos dois bares vistoriados, foram notificados pela vigilância sanitária do município, e deverão, no prazo de 15 dias, seguir a orientação da portaria RDC N° 216/2004, que estabelece procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.

Na ação, uma equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA) intensificou as ações para coibir a perturbação do sossego público e verificar o alvará de licença ambiental dos estabelecimentos, os quais foram notificados e receberam dois autos de infração em flagrante para os proprietários do bar e de uma petiscaria que estavam infringindo a Lei Nº 12.789/2005, emitindo barulho acima do permitido. Devido a isso, um dos bares recebeu uma multa no valor de R$5 mil, enquanto que a petiscaria foi multada em R$2 mil. Além das multas, um outro estabelecimento vistoriado recebeu uma advertência, pois estava com a licença ambiental vencida.

“Da nossa parte, a ação foi verificar a documentação desses estabelecimentos, já que, de acordo com a legislação, eles têm que ter licença ambiental e higienização necessária, porque é uma atividade que tem um impacto ambiental. Fizemos os autos de fiscalização para os estabelecimentos que não possuem as autorizações necessárias. Os responsáveis devem comparecer ao órgão da Prefeitura no prazo estabelecido para iniciar o processo de licenciamento”, destacou o secretário de Administração das Regionais, César Júnior.

Os locais visitados receberam auto de fiscalização, sendo orientados a comparecer à SEMA para protocolarem o pedido de licenciamento ambiental e pagamento de multas.

O tenente McCartney, que conduziu a operação pelo 17º BPM, explicou a finalidade da ação conjunta e seus resultados. “O foco principal desta ação foi verificar a documentação dos estabelecimentos, fiscalizar se estão funcionando de acordo com o que prevê a legislação municipal e verificar também a presença de materiais ilícitos que pudessem gerar intervenção da polícia. Não foi constatada essa situação real”, ressaltou o policial.

De acordo com a gestão municipal, mesmo após a ação, os locais serão monitorados, a fim de fazer cumprir a regularização dentro dos prazos estabelecidos.

Imprensa Paulista PE

Dia do Quadrinho Nacional


Olá, bom dia. Pedindo licença pra te convidar a comemorar conosco o Dia do Quadrinho Nacional, 30 de janeiro, no Sesc Santo Amaro. Com várias atividades.

 Ambientação de espaço, oficina de HQ, roda de conversas, coffee break e o mais importante. O lançamento da pedra fundamental da primeira Gibiteca do Sesc PE, que irá abrir um espaço pra discussão, formação e muitas outras ações. Coloca aí na agenda, já é segunda! 

Ah... E vc tem aquele gibi que não lê mais, leva pra doar, ele vai entreter e educar muitos jovens e adultos que terão acesso coletivo. Bora? 

Dia da Visibilidade Trans será comemorado em São Paulo

 

Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti - 29 de janeiro -, a Casa Florescer participará de uma passeata, a partir das 14h, com concentração no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, região central da cidade. A VI Caminhada Trans de São Paulo é um ato que busca lutar por acolhimento e inclusão da comunidade.

No mesmo dia, às 18h, a comitiva da Florescer apresenta um show de variedades na programação do SP Transvisão, da Escola São Paulo de Teatro. Esta é a 11ª edição do evento, que é gratuito. O objetivo é promover ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+ [lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais].

Também está aberta na Escola SP de Teatro, até domingo (29), a exposição Manas por Manas – acompanhamento em saúde e autocuidado da população de travestis e mulheres trans. Com entrada gratuita, a exposição mostra o trabalho do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT, que há dez anos realiza pesquisa entre esse grupo, com o acompanhamento de 400 pessoas trans e travestis no processo de autocuidado em saúde, por 16 pessoas também trans e travestis.

“Essa exposição é composta por três banners que explicam todo o processo de acompanhamento e dos processos delas como trabalhadoras que vivenciam situações semelhantes quanto à manutenção da sobrevivência, racismo, transfobia e daí em diante, e como nós, com a pesquisa, promovemos um espaço de cuidar de quem cuida”, explicou a supervisora da pesquisa Manas por Manas, Clair Aparecida.
Bonde das Manas

A exposição também fala do Bonde das Manas, iniciativa para estimular o acesso dessas pessoas aos espaços culturais da cidade. “São depoimentos de quem está acessado a esses espaços e quais os impactos na vida delas, como elas se autorizam a entrar nesses espaços, que cidade é essa que acolhe pessoas trans travestis”, disse Clair Aparecida.

Desde o dia 25 de janeiro diversos órgãos da capital paulista estão prestando serviços na Casa Florescer. A programação também ocorre em outros pontos da cidade até o dia 1º de fevereiro. Um dos atendimentos prestados foi o de auxiliar na busca por trabalho, por meio do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) e da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), órgãos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, na sexta-feira (27).

“Procuramos sempre incluir em nosso calendário ações para todos os públicos, buscando atender a particularidade de cada grupo, com o intuito de auxiliar na inserção no mercado de trabalho e na geração de renda. Atuamos com o público trans e travesti em nossos mutirões de emprego e também no programa Transcidadania, que trabalha em várias frentes a fim de promover o resgate da cidadania para pessoas que já enfrentam inúmeros desafios para ter acesso a oportunidades e uma vida de qualidade”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A Casa Florescer é um centro de acolhida administrado pela organização da sociedade civil Croph (Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O espaço acolhe e atende gratuitamente 30 mulheres transgênero e travestis em situação de vulnerabilidade.

Agência Brasil

Indígena Guajajara é encontrado morto no Maranhão

 

Um indígena identificado como Valdemar Marciano Guajajara foi encontrado morto na manhã de hoje (28) na cidade de Amarante do Maranhão (MA), localizada a 683 km da capital, São Luís. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o corpo de Valdemar, que morava na aldeia Nova Viana, na Terra Indígena Arariboia, foi encontrado com marcas de espancamento na cabeça.

O corpo foi encontrado em um bairro da área urbana da cidade de Amarante do Maranhão, que faz fronteira com a terra indígena. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) se deslocou até o local e removeu o corpo do indígena. Ainda não há laudo para informar a causa da morte.

“O Cimi Regional do Maranhão cobra uma resposta das autoridades em relação à escalada de violência contra os indígenas Guajajara, que só cresce desde setembro de 2022. Até o momento já são seis casos de ataques violentos na região”, disse o Cimi por meio de uma rede social.

Na quarta-feira (25), outro indígena foi encontrado morto próximo à Terra Indígena Cana Brava, às margens da BR-226, na Aldeia Jurema, localizada próxima ao município de Grajaú (MA). De acordo com o Cimi, o corpo de José Inácio Guajajara foi encontrado com marcas de violência, mas de acordo com o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz (MA), a morte decorreu de causas naturais.

Agência Brasil

#OBlogExplica Houve cortes na Educação em 2023? NÃO PROCEDE

 

Pois é, agora estão inventando que o atual Governo Federal tá cortando verbas da Educação. A Agência Reuters acabou de afirmar que quem cortou essas verbas foi a gestão anterior nos últimos quatro anos... O Portal UOL também afirmou isso, o Orçamento 34% menor para a Educação Básica.

No entanto, em 2023, de acordo com a BBC Brasil,  medidas emergenciais para a Educação devem ser tomadas pelo Governo Federal: merenda escolar, recuperação do aprendizado pós-pandemia, Novo Ensino Médio & Novo ENEM, compra de livros didáticos, creche & educação infantil, programas de Alfabetização, valorização dos professores, participação social nas políticas de educação, inclusão social na Educação Superior (Prouni, Fies e Políticas de Cotas) e reajuste nos valores das bolsas de Pesquisa.

#OBlogExplica Por que "evangelizar" indígenas é inconstitucional ?

 

Nota do Blog: A religiosidade é algo sagrado para muitas pessoas, inclusive para esta blogueira, que é cristã (Espírita de formação Católica Romana). Dito isso, é fundamental que se deixe claro que não estaremos falando contra as religiões, mas sim, contra pessoas que usam da fé para subjugar povos indígenas.

Vamos ao texto:

Você sabia que "evangelizar povos indígenas" é inconstitucional? Isso porque, de acordo com o Artigo 231 da Constituição Brasileira, os povos originários devem ter suas vidas, costumes e crenças respeitadas. Leia a seguir o texto do artigo que está na Constituição Federal de 1988:

Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
§ 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
§ 3º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.
§ 4º As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis.
§ 5º É vedada a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo, "ad referendum" do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
§ 6º São nulos e extintos, não produzindo efeitos jurídicos, os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse das terras a que se refere este artigo, ou a exploração das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes, ressalvado relevante interesse público da União, segundo o que dispuser lei complementar, não gerando a nulidade e a extinção direito a indenização ou a ações contra a União, salvo, na forma da lei, quanto às benfeitorias derivadas da ocupação de boa fé.
§ 7º Não se aplica às terras indígenas o disposto no art. 174, § 3º e § 4º.


Só que na prática não foi isso que aconteceu no Brasil. O The Intercept Brasil noticiou esta semana que áudios falavam que um pastor, durante o Governo Federal anterior,  assumiu áreas sensíveis da Funai (ou seja, povos isolados) para evangelizar os indígenas

O Supremo Tribunal Federal, como guardião da Constituição que éproibiu a presença de missionários em regiões de povos isolados e de contato recente. Isso, claro, causou a reação de parlamentares da Bancada Evangélica, que alegaram "intolerância religiosa". Mas quem  está sendo intolerante aqui?  

Detalhe: O STF ressaltou qualquer tipo de missão religiosa, independente se é protestante, católica ou qualquer outra. Mas por que só a Bancada Evangélica reagiu? 

Ou seja, é pra respeitar a Fé dos Povos Indígenas. Ponto. Danças, rituais, costumes, nada disso é "pecado" - conceito judaico-cristão. Pecado é matar, roubar e falar o nome do Senhor em vão...

Você, que está lendo esse texto, sabia que A Organização das Nações Unidas tem legislação semelhante? É esta aqui, clique para ler.

Entidades representativas dos Povos Indígenas, como a APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, afirmam que "A liberdade religiosa dos missionários pode ser exercida em todo o território nacional, e não há nada de antidemocrático em compatibilizá-la com pequenas regiões onde esses grupos de indígenas isolados, minoritários e vulneráveis resistem para manter seus próprios modos de vida, conforme lhes garante o artigo 231 da nossa Constituição". 

Traduzindo no popular: missionários podem pregar onde quiserem, dentro do Território Brasileiro, onde, aliás, vem registrando crescimento, mas não em comunidades que querem permanecer com suas crenças, usos e costumes. Ponto. 

Yanomamis - Esta nação indígena vem sofrendo as consequências de uma Necropolítica, que inclusive será denunciada nacionalmente por genocídio. Ainda de acordo com o site da APIB,  no relatório “Yanomami sob ataque”, publicado em 2021, a Hutukara Associação Yanomami e a Associação Wanasseduume Ye’kuana relataram o aumento das doenças decorrentes do garimpo.

Entidades indigenistas e socioambientais denunciaram uma “tragédia humanitária” em curso na Terra Indígena Yanomami no Congresso Nacional. Na denúncia, publicada pela Agência Câmara de Notícias, havia 4 mil hectares impactados pelo garimpo ilegal dentro da terra indígenaa região registrou quase 50% dos casos de malária do País e hoje existem cerca de 3 mil crianças com déficit nutricional.

E já que estamos falando em missionários, existem os que trabalham a favor dos povos indígenas. É o caso do missionário italiano católico Carlo Zacquini, que chegou à região na década de 1960 e lutou ao lado dos Yanomamis pela delimitação do território. Pena que historicamente as missões religiosas em sua maioria sempre trouxeram consequências perigosas para os povos indígenas.

Em outras palavras: Respeitar o Artigo 231 da Carta Magna Brasileira, chamada de Constituição Cidadã, é também respeitar os Povos Originários do Brasil 

Volta às Aulas de cara nova na Ferreira Costa


Quem disse que em época de férias tudo para? O recesso escolar é o período onde as instituições dão uma repaginada, aproveitando o estabelecimento vazio e poucas pessoas transitando pelo local. Esse “Tempo parado” é ideal para que o pessoal encarregado pela obra possa iniciar obras sem se preocupar em interromper as aulas ou tirar a atenção dos estudantes. 

Reformas de escolas podem ser muito variadas, envolvendo construção de novas alas, ampliação de salas de aulas, melhorias em laboratórios e salas de atividades diversas, soluções de acessibilidade, proteção das chuvas, entre outras. 

Outra opção de reforma é a criação de novos espaços para o lazer e relaxamento, as chamadas salas de descompressão, utilizadas para recarregar as energias de alunos e colaboradores, Reposições de móveis como cadeiras, mesas e material de papelaria, também é adquirido nesse tempo período. 

A ideia é oferecer as melhores condições mais conforto aos alunos e funcionários, garantindo qualidade de vida e bem-estar. Além de prezar melhorar a parte a estrutura, o visual e estética também pode ser parte do plano, restaurando fachadas e pátios. 

Com isso, o Home Center Ferreira Costa percebeu um aumento de 15% na procura desses itens tanto nas lojas físicas quanto no aplicativo e no www.ferreiracosta.com. E o campeão de produtos procurados por empresas nesta época são as tintas. Inclusive, existem estudos comprovando a relação das cores dos ambientes com o estímulo da criatividade e do raciocínio, além da interação entre equipe, o conforto, e até mesmo, o bom humor. É o que mostra a pesquisa publicada pelo Personality and Social Psychology Bulletin, onde fala que cada cor tem um efeito sobre o ser humano na hora de estudar, por exemplo: 

Verde: É a cor que estimula a criatividade e o raciocínio. Segundo estudos, o tom mais próximo de um pinheiro é a ideal para o canto de estudos. 

Azul: É a cor que traz conforto e deixa as pessoas à vontade, permitindo que elas fiquem mais tempo no local. Ideal para quem precisa de muitas horas de estudo. 

Amarelo: Se a ideia é despertar o bom humor, vá de amarelo. É a cor ideal para esse sentimento!   

Se preparar para as reformas com planejamento e pesquisa são duas ótimas dicas que ajudarão a obter um resultado positivo e admirável. O planejamento é aliado do prazo. Ainda que as férias sejam um bom período para reformar a escola, é importante lembrar que elas acabam. Ou seja, precisa estar tudo pronto antes do reinício das aulas. E as Instituições podem contar com as inúmeras vantagens que o Home Center Ferreira Costa tem disponível para as pessoas jurídicas, como atendimento de vendedores especializados em loja, por e-mail ou telefone, serviço de separação antecipada dos pedidos para retirada, frete gratuito na região metropolitana. Agilidade e aderência aos processos de compra e faturamento das empresas, SAC especializado para apoiar de forma ágil a resolução do problema. 

Sobre a Ferreira Costa:  

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa(@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil

Ponta de Pedras celebra o padroeiro Santo Amaro


A comunidade de Ponta de Pedras, em Goiana, celebrou, nesta sexta-feira (27), a festa do padroeiro Santo Amaro. O evento foi realizado pela Igreja Católica com apoio da Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural.

As festividades começaram com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Ó, celebrada por Dom Limacêdo Antônio, a programação continuou com os shows dos Padres Alex Bruno e João Carlos, no palco instalado na Rua da Igreja. "Assistir ao show do Padre Alex Bruno é uma alegria. Ele está sempre presente na Igreja de Nossa Senhora do Ó", comentou Carmen de Santana, moradora de Ponta de Pedras.

A prefeitura de Goiana disponibilizou uma infraestrutura completa com policiamento, organização do trânsito, limpeza e atendimento médico. "A prefeitura sempre apoia as festas da melhor forma possível. Trabalhamos para que os eventos ocorram com segurança e tranquilidade ", disse o secretário do Sestran, Rômulo Lamenha. 

A festa continua neste sábado e domingo. Hoje (28) a atração principal é a banda Magníficos. Também se apresentarão no palco as bandas Curica e Fatal.com. O domingo (29) começa às 5h com a Alvorada Festiva comandada pela Banda Saboeira e a Orquestra Tropicana. No período da tarde, às 16h, acontecerá a tradicional procissão e a noite segue com shows de Adilson Ramos, Orquestra Virtual e Ciranda Santa Maria, a partir das 20h.

Imprensa Goiana PE 

#OBlogExplica Dados da Festa da Posse estão em sigilo?

 

Dessa vez geral tá criticando porque os dados da Festa da Posse em 1° de Janeiro foram colocados em sigilo. 

Peraí, como assim, se no Portal da Transparência tá tudo explicado, no que se refere a dinheiro público? 

Agora, estão querendo saber quem foi e quem não foi. Por questão de segurança - principalmente das delegações estrangeiras - essas informações foram colocadas em sigilo. 

Veja abaixo nota do Itamaraty:

A lista de convidados para o evento em apreço tem caráter reservado, sob amparo da lei 12.527 (inciso II, art. 23 e parágrafo 2º, art. 24) e do decreto 7.724 (art. 55), que regulamenta a aludida lei.

Nos termos do art. 13 do mesmo decreto 7.724, não serão atendidos pedidos de informação que sejam desarrazoados, isto é, que se caracterizem pela desconformidade com os interesses públicos do Estado em prol da sociedade."

Pra sabermos mais sobre as legislações citadas:

Lei de Acesso à Informação, sancionada pelo Governo Dilma (2011-2016)

Decreto 7724, também sancionado pelo Governo Dilma, cujo artigo 13 trata de questões de segurança que justifiquem o não acesso às informações.

Ainda de acordo com a nota do Itamaraty: 

Os gastos com a recepção oferecida pelo Senhor Presidente da República em 1º de janeiro de 2023, no Palácio Itamaraty, para a qual cerca de 3.500 pessoas foram convidadas, podem ser encontrados nas seguintes páginas:




A lista de convidados para o evento em apreço tem caráter reservado, sob amparo da lei 12.527 (inciso II, art. 23 e parágrafo 2º, art. 24) e do decreto 7.724 (art. 55), que regulamenta a aludida lei.

Coquetel - Cerca de 3500 convidados passaram pelo coquetel sediado após a cerimônia oficial de posse. Marcaram presença 18 chefes de Estados e suas respectivas delegações estrangeiras, bem como parlamentares, empresários, ministros de Estado e até mesmo celebridades, como a jornalista Fátima Bernardes - esposa do deputado federal Tulio Gadelha (Rede-PE)  e o economista e ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor.

A polêmica alardeada por grande parte da Imprensa Brasileira é porque o Governo Federal está desvendando sigilos da gestão anterior, que sempre tinham prazo de 100 anos e também pelo Presidente Lula, em campanha sempre ter criticado os muitos sigilos centenários do então presidente. Esse sigilo da Festa da Posse, além de ser por questões de segurança da Presidência - principalmente depois do ocorrido em 08 de janeiro - é de (somente) quatro anos.

Som da Terra e o hit do Carnaval

Aratuzinho em Robôs Humanos


Quem anuncia é o ator Pedro Dias, que está no elenco:

Vamos nos apresentar no dia 04 de fevereiro , sábado, ás 17h, no Teatro do Parque, Rua: Do Hospício , Boa Vista , Recife, PE.

A peça faz parte da 29° edição do Janeiro de Grandes Espetáculos.

Texto: Emerson Carneiro.
Direção: Izaltino Caetano
Fotografia: DOCARMOFOTOGRAFIA
Realização: Foco 03 do Coliseu.

ARATUZINHO EM ROBÔS HUMANOS, Um texto do Historiador, Teólogo e Psicopedagogo,  Emerson  Carneiro , uma direção do Ator, Diretor Teatral, Professor e Psicólogo, Izaltino Caetano. 

O TEXTO. 
Buscando conscientização da preservação a natureza, a linguagem literária trás uma discussão quanto o fazer coletivo quando da ação em cuidar do planeta. Personagens fantasiosos e com um jogo da carpintaria Teatral, mergulham numa viagem com interação  e levatam junto aos leitores uma discussão do papel de todos na sociedade em cuidar do Planeta Terra. 

A DIREÇÃO. 
Com ritmo e jogo cênico, a concepção apresenta um espetáculo reflexivo quanto ao tema seguindo o texto. Elementos cênicos como cenários, luz  adereços e figurinos comunicam-se junto a plateia  de maneira lúdica e ritmada. A plástica, segue o colorido sugerido pela literatura  e as coreografias num trabalho de corpo comunicam -se junto aos presentes.

Espetáculo ‘Show Música Rural’ estreou ontem em Condado, Mata Norte de Pernambuco

 

Após turnê internacional pela Europa, o espetáculo ‘Show Música Rural’ chegou à cidade de Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O município, conhecido como a terra do Cavalo Marinho, foi palco de um evento inédito. A iniciativa trata-se de uma apresentação que mistura poesia, dança, cores e toda sinergia musical do coco de roda, maracatu rural e ciranda. O evento foi realizado, gratuitamente, dentro das comemorações do padroeiro da cidade, São Sebastião.

Os ritmos presentes no espetáculo fazem parte da tradição da cultura de raiz pernambucana, e são considerados patrimônio imaterial do Brasil. “É um show diferente de tudo que já se foi visto em nossa região. Transformamos as apresentações, que normalmente são ligadas à cortejos e apresentações de rua, e levamos para o palco. Uma experiência que deu certo, e que agora estamos orgulhosos para apresentarmos aos condadenses”, conta a produtora cultural e coordenadora do projeto, Joana D’arc Ribeiro.

Fazem parte do ‘Show Música Rural” o Mestre Bi, que é cirandeiro e mestre de maracatu, da cidade de Nazaré da Mata. Além dele, participa o poeta, mestre de maracatu, cirandeiro e embolador de coco, Josivaldo Caboclo, do município de Lagoa do Itaenga. Há, ainda, as participações do instrumentista Nino Alves, a dançarina Juçara, e os músicos: Guilherme Otávio, Valdir Félix, Victor Seabra, Larissa Michele e Karlos Davy.

O show é uma realização da ‘AMATA na Mata’ - projeto de circulação regional que leva apresentações culturais, inéditas, que reúne, em uma única apresentação, danças, música e poesia de tradições ligadas à cultura popular. O projeto tem o incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura.

Equipe técnica:

Vozes - Mestre Bi, Josivaldo Caboclo
Instrumentista - Nino Alves
Percussionistas – Valdir Félix, Josivaldo Caboclo, Nino Alves
Trompete – Guilherme Otávio
Trombones – Larissa Michele, Josias Costa
Dançarina - Juçara
Coordenação - Joana D’Arc Ribeiro
Produção executiva - Cabocla produção
Direção musical - Henrique Albino
Produção musical - Ricco Serafim
Assessoria de imprensa – Salatiel Cícero
Videomaker – Mila Nascimento, Nilton Pereira
Fotografia – Hugo Muniz
Figurino – Kleber Camelo
Designer – Lucas Diz
Mídias Sociais – Juliana Queiroga
Assistentes de produção - Manoel Felipe, Viviane Albuquerque

Busque um coração saudável em 2023


"Se eu puder dar uma dica para 2023 é: cuide do seu coração! Mudanças de hábitos simples, no dia a dia, fazem uma grande diferença. Por exemplo: inicie uma caminhada, 30 minutos ao dia vão te ajudar. Consuma menos sal, açúcar, e opte por itens mais naturais", sugere. 

O médico cardiologista e professor Domingos Melo (foto) é quem passa essa mensagem para o ano novo, como uma forma de motivar, neste início de ano, quem já está na intenção de mudar e para aqueles que estão buscando essa motivação. "Meu desejo é de um ano novo com mais saúde a todos"!

Neoenergia lança campanha em rede social para ajudar cliente a pagar conta de luz por um ano


Os clientes da Neoenergia em dia com suas faturas têm um motivo a mais para continuar sem atrasos. A companhia lança nesta quarta-feira (25) a promoção “Neoenergia paga a sua conta” que vai sortear R$ 500 em créditos por um ano para consumidores adimplentes residenciais e rurais. Além de facilitar a vida das pessoas, o objetivo é impulsionar a conexão digital da marca. A campanha será realizada na página oficial da Neoenergia no Instagram, e vai contemplar cinco clientes por mês. O primeiro sorteio ocorre em 4 de março. 

“Seguimos com foco no cliente para oferecer soluções que melhorem ainda mais a experiência com a nossa marca. Nosso caminho é ampliar a relação com as pessoas pelo meio digital, criando condições para o engajamento e, assim, fidelizarmos um número cada vez maior de consumidores”, afirma Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.

Participar é fácil. Basta seguir a página da Neoenergia no Instagram, curtir a postagem sobre a promoção e marcar dois amigos nos comentários. Os sorteios serão realizados pela Loteria Federal, da Caixa. O valor da premiação individual pode chegar a R$ 6 mil, considerando o período de um ano da bonificação. 

Os resultados serão anunciados no site da Neoenergia. Podem participar clientes das cinco distribuidoras: Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF). O regulamento completo também está disponível no site da empresa.

Imprensa Neoenergia PE

Assaí de volta ao Campeonato Pernambucano


Depois de inaugurar duas novas lojas em Pernambuco em 2022, o Assaí Atacadista está de volta a campo como patrocinador oficial do Campeonato Pernambucano em 2023 – o principal torneio de futebol do Estado.  Com o acordo firmado entre a Federação Pernambucana de Futebol, a rede passa a assinar como Atacadista Oficial da competição, além de marcar presença com a apresentação da marca nas placas no gramado, painéis nas laterais dos campos e nas ações de relacionamento com clientes.

Conhecida pela forte tradição de apoio e valorização a eventos esportivos de todo o país, este é o quarto ano que o Assaí patrocina o campeonato estadual pernambucano. Anteriormente, o patrocínio aconteceu nas edições de 2016, 2017 e 2020. O Pernambucano 2023 conta com a participação de 13 times e teve início no dia 07 de janeiro. A final está marcada para acontecer no dia 08 de abril. Ainda neste ano, o Assaí também anuncia a renovação do patrocínio oficial da Copa do Nordeste – em que é o Atacadista Oficial da competição pelo 3º ano consecutivo. O campeonato, que chega à sua 20ª edição em 2023, terá início na fase de grupos no dia 22 de janeiro.

O Assaí tem uma forte tradição de apoio e valorização a eventos esportivos de todo o país, sendo hoje um dos principais apoiadores do futebol no Brasil. A empresa é a atual title sponsor do Brasileirão, além de algumas das mais tradicionais competições de futebol do Brasil. Desde 2019, patrocina, ainda, a Taça das Favelas, em incentivo também à promoção social e a valorização da cidadania. Ainda, em 2023, a empresa anunciou o patrocínio dos campeonatos estaduais Paulista, Carioca e Mineiro, além do torneio Pernambucano.

Secretário de Planejamento de Pernambuco é eleito presidente do Conseplan


O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado, Fabrício Marques, é o novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan), para o biênio 2023/2024. Ele foi eleito para o cargo na última terça-feira (24). 

O Conseplan é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como membros os titulares das Secretarias de Planejamento dos Estados, Distrito Federal e dos órgãos correlatos. Entre seus objetivos estão funcionar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas, participar da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público; propor e contribuir para a eficiência na condução das políticas públicas, entre outros.

“O desafio agora é aproveitar para fazermos um debate muito forte, inclusive, federativo com os municípios. Que a gente consiga fazer uma grande discussão com outros estados, o Governo Federal, os municípios, instituições do terceiro setor e acadêmicas, além de agências multilaterais para que possamos avançar nessa agenda de planejamento público que é tão importante para o Brasil", destacou Fabrício Marques.

Imprensa PE

Saque-aniversário do FGTS vale a pena? Advogado orienta


A modalidade de saque, que segundo a Caixa Econômica Federal movimentou cerca de R$12,7 bilhões em 2022, terá o pedido de extinção formalizado pelo Ministério do Trabalho, que diz alega que a ação pode trazer insegurança financeira para o trabalhador 

Criado em 2019, pelo então governo de Jair Bolsonaro, como forma de diminuir os impactos econômicos que o País enfrentava naquele momento, e bem aceito durante a pandemia, o saque-aniversário - recurso já solicitado por cerca de 29 milhões de trabalhadores, pode estar com os seus dias contados. Segundo o novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ele irá propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a modalidade de saque seja extinta. Segundo o jornal ‘O Globo’, a opinião do ministro é de que o  saque deturpa o propósito do Fundo de Garantia, que  é o  de garantir a segurança financeira em caso de desemprego ou, em casos específicos, ser um apoio financeiro na compra da casa própria ou na aposentadoria do trabalhador. “Não é um dinheiro para ser gasto no consumo do dia a dia.” coloca  o Ministro, que ainda vai levar o tema para discussão com as centrais sindicais e o conselho curador do FGTS. Além dos debates, o Governo terá que criar e aprovar uma nova lei que invalide a anterior. 

*Mas vale a pena aderir ao Saque-aniversário do FGTS?* 

Segundo o Advogado Especialista em Direito do Trabalho, João Varella, infelizmente não existe uma resposta certa para a pergunta. “Temos que avaliar caso por caso. O que indico sempre para os meus clientes é que eles só recorram à modalidade de saque se o valor retirado não for comprometer as suas finanças no futuro, caso chegue a perder o seu emprego, ou em ocasiões de maior necessidade, como pagar uma dívida ou algum imprevisto de saúde. .” - comenta o Advogado. 

O advogado também explica que todo trabalhador com conta vinculada ao FGTS, ativa ou não, pode ter direito a opção de ‘Saque Aniversário’> Para isso, ele precisa aderir à opção em algum dos canais oficiais disponibilizados pela Caixa (app, caixa eletrônico ou agências). “O trabalhador tem direito a sacar entre 5% a 50% do valor total que tem em sua conta e um valor fixo anual que vai depender de quanto ele possui em sua conta do FGTS.” - afirma João Varella. 

João Varella lembra que quem optou pela modalidade poderá sacar apenas o valor da multa rescisória, caso seja demitido, e continuará recebendo as parcelas do saque aniversário normalmente. “Existe outro ponto de atenção também nessa modalidade de saque, pois se o trabalhador desejar cancelar o Saque-aniversário e voltar a receber o Saque-rescisão, a solicitação só terá efeito dois anos depois da solicitação, no 25° mês, sendo vetado para aqueles que possuem algum tipo de empréstimo vinculado ao saque-aniversário” - alerta o advogado. 

*Pontos positivos e negativos* 

"Como disse anteriormente, o saque aniversário vale a pena em casos de urgência ou pagamentos de dívidas, principalmente aquelas que possuem juros super altos, tipo cartão de crédito, cheque especial ou dívidas de bancos. Outra alternativa é para aqueles trabalhadores que desejam investir esse valor de alguma forma, seja na Poupança, na compra de ações, etc. Mesmo  assim, é preciso ter cuidado com o valor retirado e o que estará no extrato do fundo para não se prejudicar lá na frente.” - diz João Varella. 

Para o Advogado, o saque não é indicado para gastos supérfluos, como comprar uma roupa nova, ir a um restaurante, viagens etc. “O trabalhador precisa entender que esse valor é apenas acumulativo e não pode ser reposto, por isso, em caso de demissão sem justa causa, ele poderá sacar uma quantia muito maior podendo ser, em muitos casos, a salvação para a quitação de dívidas. Se ele tiver uma seguridade maior, esse dinheiro extra pode servir como entrada para algum bem mais duradouro, como a casa própria.” - explica o Advogado. 


*Passo a passo para pedir:* 

Acesse o aplicativo FGTS (disponível para iOS e Android);
Clique em "saque-aniversário” e depois em "Li e aceito os termos e condições"; 
Clique em "optar pelo saque aniversário";
Você vai conseguir ver o valor disponível para saque; 
Indique uma conta para receber o dinheiro e pronto.