sábado, 28 de janeiro de 2023

Estudos da primeira fase do programaFuturas Cientistas serão apresentadosna próxima segunda-feira (30)


A programação de encerramento da Imersão Científica inclui a exibição de mais de noventa trabalhos desenvolvidos por jovens de todo o Brasil ao longo do mês de janeiro, submetidos a pesquisadores e autoridades científicas.
Trabalhos desenvolvidos por jovens de todo o Brasil durante a Imersão Científica, primeira etapa da 9ª edição do Futuras Cientistas, programa de gênero do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será apresentado na próxima segunda-feira (30), a partir das 9h, durante evento online com a participação de pesquisadores e autoridades da área. Ao longo do mês de janeiro, estudantes e professoras participantes da iniciativa mergulharam no cotidiano de laboratórios e centros de pesquisa parceiros e o resultado dessa experiência ganhou forma através de grupos de trabalho, desenvolvidos sob a supervisão de especialistas.
O estado de Pernambuco, berço do Futuras Cientistas, marca presença na ocasião com a apresentação de 09 trabalhos desenvolvidos por 40 jovens. Ao todo, o Nordeste desenvolveu 36 grupos de trabalho durante a Imersão Científica, além das regiões Sul (10), Sudeste (26) e Centro-oeste (14). Os 11 trabalhos da região Norte serão apresentados no dia 24 de fevereiro. A próxima etapa do programa consiste na realização de Mentoria, com início na primeira quinzena de fevereiro.
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO - A programação segue na terça-feira (31), com a realização da cerimônia de encerramento da Imersão Científica, a partir das 9h, com participação online da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a diretora do CETENE e criadora do programa Futuras Cientistas, Giovanna Machado; a secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão; o presidente da Academia Pernambucana de Ciência (APC), Anísio Brasileiro; a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon; e o presidente da IMCD Brasil Comércio e Indústria de Produtos Químicos, Nicolas Kaufmann;entre outras autoridades do meio científico.
OUTRAS ETAPAS – Além da Imersão Científica, o programa Futuras Cientistas é composto de outras três etapas realizadas ao longo do ano: Mentoria, banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estágios supervisionados.
O PROGRAMA – Criado em 2012, o programa Futuras Cientistas realiza em 2023 sua primeira edição nacional após uma década de atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. As jovens selecionadas são alunas do 2ª Ano do Ensino Médio da rede pública, incluindo alunas matriculadas em escolas regulares, de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. Nesses dez anos, 205 meninas foram contempladas pelo programa. Estima-se que 70% das participantes foram aprovadas no vestibular e, deste montante, 80% escolheram graduações nas áreas de Ciência e Tecnologia.Em 2022, o Futuras Cientistas foi agraciado com o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Fundação Roberto Marinho.

SERVIÇO
Cerimônia de encerramento da Imersão Científica do programa Futuras Cientistas – Edição nacional - Dia: 31 de janeiro de 2023
Horário: A partir das 9h – de forma híbrida pode ser acompanhado pelo canal do Futuras Cientistas no Youtube
Local: Auditório da sede do CETENE, na Av. Prof. Luís Freire, 200 - Cidade Universitária, Recife.
Transmissão ao vivo no Youtube:
https://www.youtube.com/@FuturasCientistas

Site: www.gov.br/cetene - Redes sociais do Futuras Cientistas:  @futurascientistas