segunda-feira, 12 de julho de 2021

Destaques do Blog 12Jul2021

Neste destaque, o protesto de moradores da Várzea contra o transfeminicidio que vitimou Crismilly; posto de vacinação contra gripe é instalado no Aeroporto dos Guararapes; ações de cidadania no Agreste de Pernambuco e a intensificação da vacinação contra lnfluenza em Paulista. 


#BlogTaísParanhos 
#BlogosferaPE 
#BlogosferaRecife 
#JornalismoRecife 
#RádioETVRecife 
#PublicidadeRecife


#JustiçaParaCrismilly [2]

Ação de vacinação contra gripe no aeroporto

No esforço para aumentar a cobertura da Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe), a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife realiza, nestas terça (13), quarta (14) e quinta (15), uma ação para vacinar os trabalhadores do Aeroporto Internacional Recife Guararapes e demais pessoas dos grupos prioritários. Nos três dias, a estratégia acontecerá das 8h às 16h e contemplará, por exemplo, as pessoas que trabalham nas companhias aéreas (tanto equipes de solo como equipes que chegam nos voos), nos restaurantes, lojas e quiosques do terminal.

Também nesta terça, as equipes da Sesau farão outras ações itinerantes de vacinação contra a gripe no Terminal Integrado do Aeroporto, no Centro Educacional Esportivo e Cultural do Jiquiá (CEEC) e na Associação dos Moradores Luluzinha, no Prado. Até agora, 297.405 pessoas se vacinaram contra influenza, no Recife, o que representa 43% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

lmprensa Recife

Pela primeira vez em quatro meses, Pernambuco tem menos de mil pessoas em UTIs com Covid-19

 

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (12.07), que Pernambuco registra menos de mil pessoas internadas com o novo coronavírus em leitos de UTI, o menor índice desde março deste ano. Foram contabilizados, hoje, 988 pacientes necessitando de terapia intensiva no Estado. No dia 5 de março houve o último registro de um número abaixo de mil, quando 996 pessoas ocupavam leitos de UTI.

Paulo Câmara também destacou outros indicadores de melhoria do cenário da pandemia no Estado. “Nossa taxa de ocupação nos leitos de terapia intensiva caiu para 61%. O número mais baixo desde setembro de 2020. Com isso, são mais de 600 leitos disponíveis em todas as regiões de Pernambuco”, apontou.

O governador destacou ainda que de acordo com relatório semanal da Organização Panamericana de Saúde, divulgado no último final de semana, Pernambuco encerrou o primeiro semestre de 2021 com a segunda menor taxa de mortalidade entre os Estados brasileiros. “Tudo isso é fruto de muito trabalho para colocar em funcionamento a maior rede de UTIs das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além das medidas restritivas que agora estão sendo progressivamente diminuídas e do avanço da vacinação”, argumentou.

Por último, Paulo Câmara voltou a insistir que, apesar da melhora nos índices, os pernambucanos não devem descuidar das medidas preventivas contra a Covid-19. “Mantenha a prevenção usando máscara. Evite aglomerações. Se chegou o seu grupo na vacinação, informe-se como proceder na Secretaria de Saúde do seu município e ajude parentes e amigos a fazer o mesmo. A pandemia não acabou. Vamos continuar nos cuidando”, concluiu.

lmprensa PE

Paulista intensifica estratégia de vacinação contra a Influenza para avançar nos grupos prioritários

 

A Prefeitura da Cidade do Paulista está intensificando a imunização contra a gripe nos grupos prioritários. Embasada nas orientações do Governo Estadual, a iniciativa visa a redução da sobrecarga do sistema de saúde municipal, sobretudo considerando o cenário de pandemia da Covid-19.

Ao intensificar a vacinação, a gestão municipal trabalha na prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias, incluindo a própria Influenza.

A partir desta segunda-feira (12), a secretaria de Saúde realiza a aplicação do imunizante. O município conta com 45 Unidades de Saúde da Família, mas neste momento haverá vacinação em 39 delas. As Unidades de Saúde da Família, que não estão realizando vacinação temporariamente, são: José Borges I e II, na Alameda Paulista; Maranguape I A e B, em Maranguape I; Quirino Ribeiro, no Loteamento Conceição e Nossa Senhora Aparecida, localizada no Janga.

O Centro de Saúde João Abimael que estava com a sala de vacinação inativa já está habilitado a receber os pacientes para a aplicação do imunizante exclusivamente no horário das 13h00 às 17h00.

Grupos prioritários da influenza nesta fase:

• Crianças de 06 meses a menores de 06 anos (05 anos, 11 meses e 29 dias);
• Gestantes;
• Puérperas (mulheres que tiveram filhos em até 45 dias);
• Povos indígenas*;
• Trabalhadores de saúde;
• Idosos (pessoas com mais de 60 anos);
• Professores do ensino básico e superior;
• Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
• Pessoas com deficiência permanente;
• População privada de liberdade e adolescentes e jovens (12 a 21 anos) em medidas socioeducativas;
• Trabalhadores do sistema prisional;
• Trabalhadores de força de segurança e salvamento;
• Trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário de passageiros;
• Caminhoneiros.

Para receber a dose, é necessário considerar as exigências comprobatórias dos grupos listados acima. O munícipe que pode se vacinar em razão de possuir alguma comorbidade deve comprová-la através de laudo médico assinado.

Intervalo necessário entre a vacina contra a Influenza e a vacina contra a Covid-19

É necessário aguardar 15 dias para se imunizar contra a Covid-19 após receber a dose contra a gripe. O mesmo vale para quem tomou a vacina contra a Covid-19. Também é preciso esperar 15 dias para a receber a aplicação contra o vírus Influenza.

lmprensa Paulista PE

Três Ações de Cidadania ocorrem no Agreste

 

Lagoa do Ouro, Garanhuns e Barra de Guabiraba vão receber Ações de Cidadania do Programa Governo Presente. Os eventos levam serviços na área de atualização de documentos, serviços de saúde, de assistência social e muito mais. Em Lagoa do Ouro a Ação será nesta terça-feira (dia 13), em Garanhuns na quarta (dia 14) e em Barra de Guabiraba na quinta-feira (dia 15). A Ação é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, em parceria com as prefeituras municipais.

Em 2021, os eventos ocorreram em 17 municípios, com mais de 56 mil atendimentos gerais em todas as regiões do Estado, de Araripina ao Cabo de Santo Agostinho, passando por Caruaru e Sirinhaém. As ações seguem todos os protocolos para a proteção individual e coletiva. Os serviços são agendados para organizar o atendimento sem aglomerações ou formação de filas. O acesso ao evento só é liberado depois de aferida a temperatura. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Dispensadores de álcool são colocados em diferentes pontos. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade. Todo o processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros sensores para a coleta dos dados biométricos. A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Antes da emissão da segunda via, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 24,36.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.
A Compesa participa da Ação de Cidadania com um posto avançado. É possível fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

As Ações de Cidadania terão serviços para quem quiser ficar em da com a saúde, como aferição da glicemia e da pressão arterial. Todos os eventos têm área de assistência social, para atualização de cadastros (como o CAD Único e Bolsa Família, por exemplo). Também informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

É necessário fazer o agendamento com antecedência. O agendamento pode ser no próprio município (veja local, abaixo) ou através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município que você será atendido. As ações são eventos de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados dezena de milhares de atendimentos, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania Lagoa do Ouro
Terça-feira, dia 13 de julho
Das 8h às 12h
Colégio Municipal Jandira Pedrosa
Rua Capitão Amador Monteiro, s/n. Centro

Ação de Cidadania em Garanhuns
Quarta-feira, dia 14 de julho
Das 8h às 12h
Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA)
Av. Caruaru, 508, São José

Ação de Cidadania em Barra de Guabiraba
Quinta-feira, dia 15 de julho
Das 8h às 12h
Escola Professora Francisdete Tenório de Holanda Silva
Praça Carlos Augusto Alves de Araújo, s/n, Nova Esperança

Com informações do jornalista Celso Calheiros

#NinguemSoltaAMãoDeNinguém [64]

O jornalista Pedro Tinoco, do Observatório de Olinda, publicou esta história, do também jornalista Jefferson Lincolnn, que precisa de uma cirurgia urgente para não perder a visão. As doações podem ser feitas em qualquer valor pelo site vakinha http://vaka.me/2232865 que também aceita pagamento via boleto ou cartão de crédito. Ou diretamente na conta de Jefferson na Caixa Econômica Federal – Agencia 1031, Op 1288, Conta 000800789205-0, Código Swift CEFBRSP.

Aqui, pelo lnstagram do Observatório de Olinda, Lincoln conta sua história:

  

#JustiçaParaCrismilly

Daqui a pouco, às 13h, o povo da Várzea - junto com a mandata coletiva das Juntas -  vai fazer um protesto por justiça e pela punição dos assassinos da mulher trans Crismilly, conhecida na comunidade como Piu Piu. Ela foi morta a tiros semana passada, aos 37 anos  e integrou uma terrível estatística, a de que o Brasil é campeão mundial em assassinatos de pessoas trans e de que a expectativa da vida de mulheres trans como Piu Piu tem média de apenas 35 anos.

Serviço:

Protesto por #JustiçaParaCrismilly
Data: 12 de julho de 2021
Hora: 13h
Local: Praça Pinto Damaso (Praça da Várzea)