segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Urgente: Joelmir Beting sofre derrame e estado de saúde é grave


Joelmir Beting está internado em estado grave no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O apresentador e jornalista sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE) e está sedado respirando com a ajuda de aparelhos, informou boletim médico assinado pelo cardiologista Antônio Carlos Lopes. 
O hospital informa também que Beting está internado desde 22 de outubro para tratar de doença autoimune. 
O jornalista comanda o Jornal da Band desde 2004 e esteve a frente de programas jornalísticos da TV Globo por 18 anos, entre 1985 e 2003. Especialista em jornalismo econômico, Beting iniciou a carreira como comentarista esportivo, mas abandonou os campos de futebol após extravasar seu amor pelo Palmeiras durante transmissão de uma partida entre o time e o Corinthians, em 1959. 
Revista Veja

Confirmadas as atrações para o Parabéns Pra Gonzagão 2012‏


O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, completaria 100 anos de idade no dia 13 de dezembro de 2012. Para festejar a data, vários shows estão programados num grande evento que acontece neste mesmo dia, a partir das 20h, no Pátio de São Pedro, localizado no bairro de São José, no Recife. Pelo quinto ano consecutivo, o evento “Parabéns Pra Gonzagão” já entrou no calendário das grandes festividades da capital pernambucana. O evento comemora, anualmente, o nascimento de Luiz Gonzaga, eleito personalidade do século XX em Pernambuco, e que tem, por objetivo, despertar na população e meios de comunicação a necessidade de se preservar a memória do maior representante da música nordestina.
No palco, vários artistas consagrados farão shows em homenagem àquele que exaltou, durante toda sua vida, a cultura nordestina. As atrações são: Almir Rouche, Cezzinha, Daniel Bueno, além das participações especiais de Beto Ortiz, Terezinha do Acordeon e Dudu do Acordeon“Durante o evento vamos abrir mais uma vez ao público, o Memorial Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de São Pedro para visitação” diz o cantor Daniel Bueno, um dos coordenadores do evento. "Parabéns pra Gonzagão", que segundo ele, tem como objetivo preservar a memória daquele que foi eleito a Personalidade doSéculo 20 em Pernambuco.
O repertório dos artistas que farão show na noite no Pátio de São Pedro será focado nas músicas que marcaram a carreira de Luiz Gonzaga. A expectativa é de um grande tributo à obra Gonzaguiana. “A obra de Gonzaga, com 625 músicas, é uma verdadeira enciclopédia do Nordeste. Parte do repertório de todos os artistas que participarão dos shows vai prestigiar a obra do Rei do Baião” afirma o cantor Daniel Bueno, que também é um estudioso da vida de Luiz Gonzaga.
O evento “Parabéns Pra Gonzagão” tem o apoio do Banco do Nordeste (BNB), Chesf, Celpe, Prefeitura do Recife e Governo do Estado. Terá, como tradição, a presença do boneco Gonzagão, com 5 metros de altura, confeccionado por Silvio Botelho.

MEMORIAL LUIZ GONZAGA - É na casa de número 35 do Pátio que funciona o memorial Luiz Gonzaga, com um dos acervos de Gonzaga, entre os muitos espalhados por esse Brasil afora. O acervo atual do Memorial Luiz Gonzaga foi montado com a aquisição da coleção de Mávio Holanda, formada por discos raros de 78 rotações, vinis, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato MP3.  Além da exposição permanente, o espaço funciona como centro de pesquisa e documentação, além de oferecer cursos. Então, antes dos shows, vale a pena dar uma passada e conhecer um pouco mais parte da obra extraordinária de Gonzagão.
O Rei do Baião - Luiz Gonzaga traduziu como ninguém as tradições, o folclore, a cultura, os costumes, o linguajar e o cotidiano do povo nordestino em 625 músicas gravadas nos quase 50 anos de carreira. Representante maior da música popular nordestina, Luiz Gonzaga interferiu, definitivamente, na trajetória da música brasileira ao introduzir os ritmos do sertão do Nordeste – toadas, xotes, xamegos, baiões, xaxados, marchinhas, emboladas - no panomara musical do país. Ao reencontrar-se com suas raízes musicais, ajudou a formar a identidade nordestina no imaginário do Brasil, imprimindo ao acordeom das valsas e tangos uma nova musicalidade. Então, como sanfona, o instrumento adquiriu nova personalidade. Na sua busca obstinada pela essência sertaneja, Luiz Gonzaga encontrou, nos arquivos da memória, os instrumentos musicais para compor uma orquestração diferenciada, com o sotaque de sua terra, criando o primeiro trio de sanfona, zabumba e triângulo. Na vestimenta dos cangaceiros e vaqueiros, Gonzaga encontrou sua personalidade estética. Foi o primeiro sanfoneiro cantor. Até então, o forró era, costumeiramente,instrumental. Sua influência não pode ser mensurada. É a tradução musical da própria alma nordestina para sempre inscrita no cenário cultural do País.

Serviço:
Parabéns Pra Gonzagão 2012 - Aniversário de 100 anos de Luiz Gonzaga
Data: 13/12/2011 (Quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Pátio de são Pedro (Bairro de São José - Recife-PE)

Entrada Franca

Marinha abre vagas para Serviço Militar de Oficial Voluntário

Estão abertas as inscrições para cadastramento de voluntários (ambos os sexos) para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV) como Oficial de 2ª Classe da Reserva da Marinha do Brasil (RM2), a fim de completar o efetivo de militares das Organizações Militares na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas). 

As vagas destinam-se  aos cidadãos brasileiros com curso de gradução (bacharel/licenciatura) nas áreas de apoio à saúde, técnica, engenharia e técnica-magistério.  O militar RM2 recebe salário, alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. 

As inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 30. Os interessados devem comparecer na Capitania dos Portos de Pernambuco, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A Capitania fica localizada na Rua São Jorge, 25, Recife Antigo, ao lado da Praça do Arsenal. 


Capitania dos Portos de Pernambuco

Resultados da 6ª Etapa Ranking FEP de Hipismo‏


A Federação Equestre de Pernambuco divulga os campeões da 6ª Etapa FEP de Hipismo realizada no último sábado e domingo, dias 24 e 25, na pista de grama do Caxangá Golf & Country Club em Recife.

Ao todo 115 conjuntos de cavaleiros e amazonas disputaram quatorze provas nas alturas de 0,70 cm até 1,30 m. Este evento foi organizado e julgado de acordo com Regulamento de Salto da FEI (Federação Equestre Internacional), CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), FEP (Federação Equestre de Pernambuco) e Regulamento Veterinário da CBH.

O campeão da Série Escola (altura 0.70cm) categoria Preliminar foi Sérgio Queiroz Filho e vice-campeão Caio Lisboa. Na Série Escola (0.80cm) categoria Intermediária a campeã foi a amazona Ceres Maria de Souza Leão e vice Fernanda Murakami. Já na Série Escola (0.90cm) categoria Principal o campeão foi o cavaleiro Antonio Victor Miranda e vice Pedro Henrique Bezerra (foto).

A Série Extra (1.00m) na categoria Mini Mirim a campeã foi Helena Soares Ribeiro e vice a amazona Giovana Nepomuceno Mota. Na categoria Jovem Cavaleiro B, Mª Victória Miranda foi a campeã e vice Anderson Silva. A categoria Amador B teve como campeão o cavaleiro Wilhelm Silva e vice a amazona Sandra Mesquita. O vencedor da Série Preliminar (1.10m) categoria Amador A, foi Carlos Avelar e em vice Frederico Hatmann. Na categoria Pré-Mirim Juliana Avelar foi a campeã e vice o cavaleiro Paulo Miranda.  Na categoria Jovem Cavaleiro A, o vencedor foi Augusto César Cavalcanti e vice João Victor Mateus dos Santos.

A Série Intermediária (1.20m) na categoria Jovem Cavaleiro, o campeão foi  Gabriel José de Souza Lopes. A categoria Amador teve como vencedor o cavaleiro Hermano Pontes de Miranda e vice Geraldo Bandeira de Melo. Na Série Principal (1.30m), a categoria Sênior consagrou como campeão o Coronel Weldon Nogueira e vice André Felipe Ferreira.

Os campeões estaduais e regionais 2012 serão conhecidos após a última etapa Norte e Nordeste, de 13 a 16 de dezembro no Caxangá Golf & Country Club, onde estarão presentes atletas de vários estados das regiões participantes.

Banda Sinfônica comemora os 70 anos de Milton Nascimento


 Milton Nascimento – também um dos artistas mais constantes no repertório da Banda Sinfônica da Cidade do Recife – será homenageado no IX Concerto Oficial – Temporada 2012 desse grupo musical. A obra escolhida para comemorar os 70 anos do cantor é Maria, Maria.
     Com regência do maestro Nenéu Liberalquino e entrada franca, o Concerto – às 20h desta quarta-feira 28 de novembro, no Teatro de Santa Isabel – também presta uma homenagem aos 30 anos de fundação da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, na qual vários músicos da Banda Sinfônica estudaram e outros ensinam.
    Marcada pelo ecletismo, a apresentação da Banda terá como música de aberturaDance of the Bohemians, de Peter Tchaikovsky, seguida por Lamentos, de Pixinguinha e Vinícius de Moraes e A Tribute to Harry James, de vários autores, com solo de trompete de Fabinho Costa, integrante da Banda Sinfônica.
      As outras obras do repertório são Great Themes from Great Italian Movies(diversos compositores), Missão Impossível (com várias músicas de Lalo Schifrin) e El Camino Real de Alfred Reed.

Eleitores do Recife serão cadastrados no sistema biométrico de votação

A partir da próxima sexta-feira (30), os eleitores do Recife poderão começar a fazer o cadastramento para votar pelo sistema biométrico – que reconhece a pessoa por meio da impressão digital – na eleição de 2014. A meta do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) é que sejam atendidos 1,2 mil eleitores por dia.

Inicialmente, estarão disponíveis à população quatro locais para o cadastramento: a Central de Atendimento ao Eleitor, no Forte das Cinco Pontas (centro do Recife); o Cartório do Arruda (Zona Norte); o Cartório de Areias (Zona Oeste); e o novo posto de atendimento do Shopping Rio Mar, no bairro do Pina, na Zona Sul da capital.

Apesar da possibilidade de o cadastro ser feito até abril de 2014, a orientação do TRE-PE é que os eleitores não deixem para comparecer de última hora. Para se adiantar, é preciso realizar um agendamento prévio, pelo telefone 3205-9400 ou pela internet, a partir da terça-feira (27). “É importante que eleitor vá agendar o dia e a hora, para ele ser atendido sem problemas na hora marcada”, alertou Orson Lemos, assessor da Corregedoria do TRE-PE.

A previsão é que o atendimento inteiro leve 15 minutos. Em março do próximo ano, outros postos para o cadastramento serão inaugurados, segundo o TRE-PE. Dos atuais 32 equipamentos, a expectativa  é chegar a 200 para o próximo ano.

Para realizar o novo cadastro, os eleitores precisam levar um documento de identificação com foto, como RG, carteira de trabalho e reservista, além do comprovante de residência, que pode ser uma conta de água, de luz ou um carnê de pagamento.

Portal G1

Mãe encontra filhos levados pelo pai em João Pessoa


A dona de casa Juliana Accioly, mãe de Yohan, de 6 anos, e Yan, 5, já está com os pequenos. Os garotos foram encontrados em uma casa em meio a um matagal em João Pessoa, na Paraíba, por volta das 14h desta segunda-feira (26). Os dois meninos foram entregues ao pai, o oficial de justiça da Paraíba Antônio Augusto de Brito Guerra Galvão, 35, no último dia 10. O casal é separado há seis anos e o ex-marido tem o direito judicial de ficar com as crianças no final de semana a cada 15 dias. No entanto, não os levou de volta para casa desde então. Por não se tratar de crime, mas de contravenção pelo descumprimento da norma judicial, o pai não foi preso.

Em busca dos filhos, Juliana Accioly registrou queixa na Delegacia de Boa Viagem e foi encaminhada para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA). Segundo a polícia, apesar da comoção social que o caso ganhou, não se trata de rapto, sequestro ou mesmo desaparecimento. Os meninos saíram com o próprio pai, que tem o direito de estar com eles, trata-se de uma contravenção penal, o descumprimento da decisão judicial que permitia que ele estivesse com as crianças apenas nos finais de semana. O principal suspeito do sumiço responderá em liberdade pelo descumprimento.

O caso foi investigado pelo delegado Paulo Berenguer. Durante as diligências, o homem foi localizado através de um rastreamento feito pelas compras do cartão de crédito. Segundo as crianças, ele estaria passeando em João Pessoa e comprou muitas roupas e brinquedos.

Os garotos moram com a mãe no bairro de Setúbal, mesmo local em que vivem os pais de Antônio Augusto. Mas os avós informaram não ter notícias do filho há um mês. As crianças saíram de casa apenas com a roupa do corpo e chinelos. Na procura pelos meninos, Juliana Accioly foi para João Pessoa, na Paraíba, onde o pai das crianças vivia e entregou panfletos com a foto dos meninos.

Diario de Pernambuco

Secretaria da Mulher promove seminário internacional a partir de hoje


A Secretária Estadual da Mulher promove a partir de hoje, 26, até a quinta-feira, 29, o II Seminário Internacional Repúblicas e Violência: um Olhar das Mulheres, que reunirá mulheres de vários países - Equador, Colômbia, entre outros - para tratar do tema : as mulheres nos espaços do poder. Estão programadas várias atividades como o lançamento de livros, realização de palestras e mostra fotográfica, entre outros.

O evento contará com a presença da Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves e da Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, de representantes de movimentos de mulheres, autoridades nacionais e internacionais da área.  Cristina Buarque explica que o objetivo é discutir e sistematizar os conhecimentos sobre a presença das mulheres na vida política republicana, e assim contribuir para a ampliação da participação das mulheres em espaços de poder, na busca da equidade de gênero.

A programação do evento será iniciada com o lançamento do livro República, 120 anos no Brasil – Uma Leitura das Mulheres. O evento ocorre esta noite, na Praça da República, no centro do Recife. As demais atividades serão realizadas na sede das Faculdades Integradas Barros Melo – Aeso, em Olinda, a partir da terça-feira, 27. Está prevista a realização de cinco mesas redondas, cada uma delas homenageando mulheres que marcaram a história da República. Estarão sendo abordadas temáticas como patriarcado e violência dos poderes; manutenção de violência sexual das Repúblicas, tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, Lei Maria da Penha e o Código Penal Brasileiro : os principais desafios para o enfrentamento da violência contra a mulher, entre outros. 

Entre as expositoras do evento estão:  a professora da Flacso do Equador, Maria Arboleda; representante da Comissão de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Suzineide Rodrigues; a jornalista graduada pela Universidade Estadual Paulista, Alexandra Bujokas; a psicóloga antropóloga pela Universidade de Colônia, Glacy Gonzalez, a feminista e diretora de Cepia, Leila Linhares.

Os debates pretendem aprofundar a compreensão sobre a importância da participação das mulheres na formação das Repúblicas, destacando os papéis que são desempenhados pelas mulheres nesses espaços de poder e a necessidade de termos novas mulheres republicanas, comenta Cristina Buarque.

Livro - O livro República, 120 anos no Brasil - Uma Leitura das Mulheres foi publicado em parceria entre a SecMulher e o Centro de Mulheres do Cabo, como apoio da Organização Mundial das Nações Unidas - ONU Mulheres e incentiva o leitor a olhar a história do Brasil a partir do olhar das mulheres, mostrando-as como co-autoras dos processos políticos que transformaram a sociedade brasileira. Ele foi resultado das propostas debatidas no I seminário Internacional Mulheres e Repúblicas, em 2009. Em seu conteúdo traz perfis  e ilustrações com  mulheres empoderadas como a Chiquinha Gonzaga e outras. Trata de temas como as mulheres como novos sujeitos políticos das repúblicas : negras, indígenas, lésbicas, com deficiência; a primeira Senadora da República, entre outros.


Mostra - Paralelamente ao seminário, ocorrerá uma mostra fotográfica Mulheres em Ação, com imagens que pertencem a mulheres populares de de diversas de organizações brasileiras, do Equador, Colômbia e Peru. O Brasil é o segundo país da América Latina a receber a exposição itinerante, que foi exibida pela primeira vez em Quito, no Equador, no mês de outubro. Também será exposta posteriormente em eventos na Colômbia e Peru.

A mostra fotográfica é organizada pelo Centro das Mulheres do Cabo, Casa da Mulher do Nordeste e o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, dentro de um convênio internacional. A exposição ficará aberta ao público no térreo da Faculdade Aeso, no mesmo período da realização do II Seminário Internacional Repúblicas e Violência: um Olhar das Mulheres, no horário das 9h às 18h. 



Serviço:

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL REPÚBLICAS E VIOLÊNCIA : UM OLHAR DAS MULHERES 
ONDE - FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO - AESO - EM OLINDA
QUANDO - DE 27 A 29 DE NOVEMBRO
HORÁRIO - 8H ÀS 17 HS

LANÇAMENTO DO LIVRO REPÚBLICA, 120 ANOS NO BRASIL - UMA LEITURA DAS MULHERES
ONDE - PRAÇA DA REPÚBLICA - CENTRO DO RECIFE 
QUANDO - DIA 26 DE NOVEMBRO
HORÁRIO - 19 HORAS 

MOSTRA FOTOGRÁFICA - MULHERES EM AÇÃO 
ONDE - FACULDADE AESO - OLINDA
HORA: 9H ÁS 18H