segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Secretaria da Mulher promove seminário internacional a partir de hoje


A Secretária Estadual da Mulher promove a partir de hoje, 26, até a quinta-feira, 29, o II Seminário Internacional Repúblicas e Violência: um Olhar das Mulheres, que reunirá mulheres de vários países - Equador, Colômbia, entre outros - para tratar do tema : as mulheres nos espaços do poder. Estão programadas várias atividades como o lançamento de livros, realização de palestras e mostra fotográfica, entre outros.

O evento contará com a presença da Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves e da Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, de representantes de movimentos de mulheres, autoridades nacionais e internacionais da área.  Cristina Buarque explica que o objetivo é discutir e sistematizar os conhecimentos sobre a presença das mulheres na vida política republicana, e assim contribuir para a ampliação da participação das mulheres em espaços de poder, na busca da equidade de gênero.

A programação do evento será iniciada com o lançamento do livro República, 120 anos no Brasil – Uma Leitura das Mulheres. O evento ocorre esta noite, na Praça da República, no centro do Recife. As demais atividades serão realizadas na sede das Faculdades Integradas Barros Melo – Aeso, em Olinda, a partir da terça-feira, 27. Está prevista a realização de cinco mesas redondas, cada uma delas homenageando mulheres que marcaram a história da República. Estarão sendo abordadas temáticas como patriarcado e violência dos poderes; manutenção de violência sexual das Repúblicas, tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, Lei Maria da Penha e o Código Penal Brasileiro : os principais desafios para o enfrentamento da violência contra a mulher, entre outros. 

Entre as expositoras do evento estão:  a professora da Flacso do Equador, Maria Arboleda; representante da Comissão de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Suzineide Rodrigues; a jornalista graduada pela Universidade Estadual Paulista, Alexandra Bujokas; a psicóloga antropóloga pela Universidade de Colônia, Glacy Gonzalez, a feminista e diretora de Cepia, Leila Linhares.

Os debates pretendem aprofundar a compreensão sobre a importância da participação das mulheres na formação das Repúblicas, destacando os papéis que são desempenhados pelas mulheres nesses espaços de poder e a necessidade de termos novas mulheres republicanas, comenta Cristina Buarque.

Livro - O livro República, 120 anos no Brasil - Uma Leitura das Mulheres foi publicado em parceria entre a SecMulher e o Centro de Mulheres do Cabo, como apoio da Organização Mundial das Nações Unidas - ONU Mulheres e incentiva o leitor a olhar a história do Brasil a partir do olhar das mulheres, mostrando-as como co-autoras dos processos políticos que transformaram a sociedade brasileira. Ele foi resultado das propostas debatidas no I seminário Internacional Mulheres e Repúblicas, em 2009. Em seu conteúdo traz perfis  e ilustrações com  mulheres empoderadas como a Chiquinha Gonzaga e outras. Trata de temas como as mulheres como novos sujeitos políticos das repúblicas : negras, indígenas, lésbicas, com deficiência; a primeira Senadora da República, entre outros.


Mostra - Paralelamente ao seminário, ocorrerá uma mostra fotográfica Mulheres em Ação, com imagens que pertencem a mulheres populares de de diversas de organizações brasileiras, do Equador, Colômbia e Peru. O Brasil é o segundo país da América Latina a receber a exposição itinerante, que foi exibida pela primeira vez em Quito, no Equador, no mês de outubro. Também será exposta posteriormente em eventos na Colômbia e Peru.

A mostra fotográfica é organizada pelo Centro das Mulheres do Cabo, Casa da Mulher do Nordeste e o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, dentro de um convênio internacional. A exposição ficará aberta ao público no térreo da Faculdade Aeso, no mesmo período da realização do II Seminário Internacional Repúblicas e Violência: um Olhar das Mulheres, no horário das 9h às 18h. 



Serviço:

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL REPÚBLICAS E VIOLÊNCIA : UM OLHAR DAS MULHERES 
ONDE - FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO - AESO - EM OLINDA
QUANDO - DE 27 A 29 DE NOVEMBRO
HORÁRIO - 8H ÀS 17 HS

LANÇAMENTO DO LIVRO REPÚBLICA, 120 ANOS NO BRASIL - UMA LEITURA DAS MULHERES
ONDE - PRAÇA DA REPÚBLICA - CENTRO DO RECIFE 
QUANDO - DIA 26 DE NOVEMBRO
HORÁRIO - 19 HORAS 

MOSTRA FOTOGRÁFICA - MULHERES EM AÇÃO 
ONDE - FACULDADE AESO - OLINDA
HORA: 9H ÁS 18H