quarta-feira, 21 de julho de 2021

Após 20 anos premiado espetáculo "Olhares de Perfil - O Mito Greta Garbo" volta à São Paulo

 

Com mais de 1.800 apresentações em 320 cidades de nove países e 14 prêmios internacionais, o espetáculo OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO estreia dia 31 de julho, sábado, às 20h, no Teatro Commune. A peça com direção de Roberto Cordovani, que está no elenco ao lado dos atores Ruben Gabira e Alan Ferreira volta aos palcos de São Paulo após 20 anos.

 

O espetáculo escrito pela autora argentina Alejandra Guibert e pelo próprio Roberto Cordovani não é biográfico, nem um tributo à atriz sueca, que se tornou famosa por sua imagem enigmática. OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO usa o mito de Greta Garbo para falar sobre ambiguidade.

 

Em 1940 Greta Garbo é indicada pela terceira vez ao Oscar pelo filme Ninotchka e nesse mesmo ano a atriz desaparece da mira dos chefões da Metro Goldwin Mayer e da mídia. É nesse período, quando a atriz começa a se afastar das rodas sociais, que o enredo de OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO se desenrola. Na trama, o performer Gustafsson (sobrenome verdadeiro da atriz), se apresenta em um teatro off Broadway imitando Garbo, até que começam a desconfiar que ele seja na verdade a própria Garbo. Além desta ambiguidade, há o jogo duplo dos personagens que contracenam com Gustafsson, divididos entre proteger e expor o enigma.

 

Para Roberto Cordovani o espetáculo joga com a ambiguidade, não apenas com a ambiguidade sexual da mulher mais desejada do mundo nos anos 30, mas também fala sobre o outro, a problemática das relações e os amores platônicos. “Greta Garbo não podia ser personagem mais adequada para se falar sobre o homossexualismo. Ela era homossexual, mas Hollywood a apresentava como uma mulher fatal. Politicamente, tinha ideais revolucionários de esquerda, mas trabalhava para a máquina capitalista do cinema norte-americano. Até hoje se especula por que ela abandonou as telas e a vida pública em 1941, vivendo de maneira reclusa até 1990, quando morreu, em Nova York”, explica ele.

 

Novidades na temporada

OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO estreou em 1987 na cidade de Vigo, na região espanhola da Galícia. De lá pra cá Roberto Cordovani recebeu vários prêmios, entre eles o de melhor ator no Charrington London Fringe Awards, em Londres (Inglaterra) e no Festival de Otoño, em Madri (Espanha). A montagem também foi premiada no Fringe Special Award Edinburgh (Escócia) como melhor espetáculo.

 

Apesar do texto atemporal, a nova temporada em São Paulo traz algumas novidades. A principal é a chegada dos atores Ruben Gabira e Alan Ferreira ao elenco. Ruben, do musical Priscilla, a Rainha do Deserto e das novelas Novo Mundo e Verão 90 (TV Globo) dá vida a dois personagens (o enigmático manequim e a escritora Jane Suset) e Alan, dos espetáculos Vestido de NoivaGota D’Água e Na Medida que a Lágrima Cai interpreta o fotógrafo Jorge.

 

A peça, que traz uma estética nostálgica dos anos 40 em Nova York, apresenta um cenário minimalista em uma mescla de glamour e simplicidade. Acompanhando os tons mais escuros do cenário, o figurino – todo restaurado e modernizado – é predominantemente preto com destaque para uma criação de Coco Chanel.

 

De acordo com Roberto Cordovani, Garbo se transformou na estrela que deixa a tela em circunstâncias suspeitas perpetuadas pela sua capacidade de fascinar. “Por conta disso OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO é um espetáculo imagético”.

 

Sobre o elenco:

 

Roberto Cordovani

Ator, autor, diretor e produtor paulista começou a atuar com 15 anos de idade. Com mais de 45 espetáculos teatrais na carreira – Amar, Verbo IntransitivoA Dama das CaméliasO Retrato de Dorian GrayIsadora Duncan (A Revolução na Dança)OrlandoEva Péron, o espetáculo; entre outros – recebeu prêmios de melhor ator em Londres (Inglaterra), Madri e Santiago de Compostela (Espanha). Em 2016 integra o elenco do musical A Paixão Segundo Nelson – uma farsa musical brasileira, de Zeca Baleiro e no ano seguinte é convidado para a novela Novo Mundo (TV Globo) no papel do vilão Sebastião Quirino.

 

Ruben Gabira

Ator, cantor e bailarino, iniciou sua carreira em São Paulo, no musical A Chorus Line, de Michael Bennet em 1983. Desde então tem trabalhado entre Rio de Janeiro, São Paulo e Europa, com destaque para os musicais Priscilla, a Rainha do Deserto (indicado como melhor Ator ao Prêmio Bibi Ferreira) Não Fuja da Raia e De Pernas pro Ar, ao lado da atriz Cláudia Raia, Kiss me KateSe meu Apartamento Falasse e A Noviça Rebelde. Na TV Globo participou das novelas Novo Mundo (Mordomo Schultz) e Verão 90 (Elô a empresária dos Tigres Siberianos).

 

Alan Ferreira

Ator, cantor e educador, começou a atuar com 7 anos de idade e aos 18 anos iniciou seus estudos de teatro na escola Macunaíma. Atuou em Gota D'Água, de Chico Buarque; Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues; A Dama das Camélias, ao lado do ator Roberto Cordovani; e na ópera La Bhoème, de Giacomo Puccini. Integrou o elenco de diversos curtas metragens e atualmente é educador na Escola de Teatro Novo Mundo, em Santo André.

 

 

Para roteiro:

 

OLHARES DE PERFIL – O MITO GRETA GARBO

Estreia dia 31 de julho, sábado, às 20h, no Teatro Commune.

 

Texto – Alejandra Guibert e Roberto Cordovani. Direção – Roberto Cordovani. Elenco – Roberto Cordovani, Ruben Gabira e Alan Ferreira. Figurino – Acervo C.I.T Arte Livre. Restauração Figurino – Suely Portela. Visagismo – Anderson Bueno. Cabelos – Fabiano Monreal. Sobrancelhas – Juliana Monreal. Trilha Sonora e Iluminação – Roberto Cordovani. Mixagem – Bruno Portela. Responsável Técnico e Supervisão da Temporada – Victor Nunes. Administração do Projeto – Michelle Gabriel. Assistente – Felippe Limonge. Designer Gráfico e Foto Cartaz – Bruno Portela. Fotografias de Cena e Vídeos – Marisa Pereirinha. Videomaker – Tácio Murillo. Mídias Sociais – Rita Malot. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta.

 

Temporada – Até 17 de outubro, sábados às 20h e domingos às 19h (sessões presenciais). Ingressos – R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia-entrada) a venda no sympla.com.br (60 ingressos disponíveis por sessão respeitando as normas do Plano SP). Reservas pelo telefone (11) 97768-8263 (as reservas precisam ser retiradas com 45 minutos de antecedência do início do espetáculo). Duração – 80 minutos. Recomendado para maiores de 16 anos.

Instagram – @olhares_de_perfil.

 

TEATRO COMMUNE – Rua da Consolação, 1218. Telefone (11) 98867-2218. Bilheteria – Abre uma hora e meia antes da apresentação.

 

Grupo Lagartixa na Janela estreia Sobre as Coisas - Coreo-infância em tempo de espera

 

Realizado com apoio da 28ª edição do Fomento à Dança de São Paulo, As Dobras de Uma Obra conta com documentário sobre todas as ações do projeto e uma temporada virtual do inédito Sobre as Coisas - Coreo-infância em tempo de espera, além de sessões especiais seguidas de bate-papo, em parceria com a EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística, com a presença de seus alunos, intérpretes e público em geral

Dirigido por Uxa Xavier, o grupo Lagartixa na Janela aprofunda desde a sua criação, em 2010, uma pesquisa sobre a dança contemporânea para e com crianças inseridas no contexto do espaço urbano. A própria ideia de deslocamentos e derivas - que fazem parte tanto do universo da infância quanto do grupo - foram afetadas diretamente pela pandemia. Como depoimento sobre este momento, o grupo estreia no dia 31 de julho de 2021 a obra Sobre as Coisas - Coreo-infância em tempos de espera, que faz temporada pelo Youtube do grupo (youtube.com/LagartixanaJanela).

É desse impulso da criança de transformar as coisas ao seu redor que a nova performance é feita. Uxa cita essa prática como a de um corpo movediço que adentra e se encontra na existência junto com o objeto. A partir disso, foram iniciados ensaios remotos por Zoom sob a direção virtual de Uxa. Todos os performers criaram suas partituras a partir da relação com os objetos que estavam ao seu redor. "Foi uma experiência inaugural para todos nós de como criar nesse formato do Zoom. O que nos ajudou bastante é sermos um grupo que trabalha junto há 10 anos, nossas relações se sustentam mesmo dentro deste modo virtual", complementa.

FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Uxa Xavier
Performers: Aline Bonamin, Andrea Fraga, Bárbara Schil, Tatiana Cotrim e Vinicius Brasileiro
Preparação Corporal: Sheila Areas
Figurino: Lagartixa na Janela e Thelma Bonavita
Vídeo: Marcelo Villas Boas
Abertura do vídeo: Pablo Romart
Trilha Sonora: Zeka Lopes
Vozes das crianças: Ian Fernandes Terra, Ian Schil Rojas, Dom Marques Siniscalchi e Vinicius Rafael Nascimento da Conceição
Fotos: Marcelo Villas Boas e Silvia Machado
Designer Gráfico: Lídia Ganhito
Produção Geral: Rafael Petri (MoviCena Produções)
Assistente de Produção: Luciana Venancio
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques

SERVIÇO
Sobre as Coisas - Coreo-infância em tempo de espera
Estreia: 31 de julho de 2021, sábado, 16h, no canal youtube.com/lagartixanajanela
Temporada: Vídeo liberado integralmente entre 1 e 22 de agosto de 2021 no canal youtube.com/lagartixanajanela

Sessões seguidas por bate-papo com crianças em parceria com a EMIA:
9 de agosto, segunda-feira, às 10h e 14h30
10 de agosto, terça-feira, às 10h
11 de agosto, quarta-feira, 14h30
Para essas quatro sessões, é necessário retirar ingressos gratuitos por meio da plataforma Sympla
Duração: 35 minutos
Classificação: Livre. Recomendado para todas as infâncias.

As Dobras de Uma Obra
Documentário sobre o projeto
Lançamento dia 17/08 às 19h em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade

Siga as redes sociais do Lagartixa na Janela:
Instagram: @lagartixanajanela

Associação de Agricultores de Pesqueira apresentam ao Iterpe proposta de intenção de aquisição de terra pelo Crédito Fundiário

 

A proposta de intenção de aquisição de terras de forma financiada pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) foi apresentada ao Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) pelas lideranças rurais da Associação do Milho Branco, localizada no município de Pesqueira. O pleito recebido pelo presidente do Instituto, Henrique Queiroz, nesta terça-feira (20), beneficiará 17 famílias, que contam com o apoio do Iterpe através da análise jurídica documental dos imóveis rurais que possuem intenção de venda que são a Fazenda Santa Fé e Malunguinho, seguidas da medição, avaliação e mediação, determinantes para prosseguir com o processo de financiamento.

“A meta que assumimos aqui no Iterpe é de prestar todo o apoio necessário para que as famílias rurais possam ter a liberdade conquistada através do acesso à terra por meio dos títulos e das ações que alavancam a reforma agrária em Pernambuco”, afirmou Henrique Queiroz, na ocasião, assumindo o compromisso de atender a demanda da associação.

Na ocasião, o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Ivaldo Ferreira, ressaltou a importância das famílias acessarem a terra para garantir a produção agrícola tanto para fins de ampliação da produção de alimentos para a sociedade, quanto para garantir a segurança alimentar da população rural.

A reunião contou com a participação do presidente da associação, José Carlos; o líder rural da região, Reginaldo Sampaio; o agricultor associado, Miguel Justino; a técnica Social do Iterpe, Carmy Nunes; e o advogado, Jorge Luis Souza da Silva.

lmprensa lterpe

Estudantes da Rede Municipal do Recife iniciam o processo de retomada das aulas presenciais nesta quinta-feira (22)

 

As escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife, que estavam com as aulas presenciais suspensas devido à pandemia da covid-19, darão início ao processo de retomada destas atividades nesta quinta-feira (22). Anunciada pela Secretaria de Educação, a retomada das aulas presenciais nas unidades escolares será realizada em etapas, contemplando neste primeiro momento o retorno dos estudantes do 8º e 9º do Ensino Fundamental Anos Finais. Na terça-feira (27) retornam às salas de aula os estudantes do 4º ao 7º do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e, por fim, na última etapa, no dia 03 de agosto, a retomada contemplará os estudantes do 1º ao 3º do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Para a retomada das atividades presenciais nas escolas e creches, a Secretaria de Educação do Recife realizou a aquisição de materiais e equipamentos, necessários para cumprimento do protocolo sanitário e proteção contra a Covid-19. Foram adquiridos mais de 300 mil máscaras; 7.500 face-shields; mais de 600 termômetros; além de totens para álcool gel; dispensers; tapetes sanitizantes; pulverizadores e porta-papéis toalha, entre outros. Além disso, foram instaladas novas pias em todas as escolas e creches municipais para que a higienização das mãos seja realizada com frequência, além de intervenções na estrutura para fortalecer o acesso à água, incluindo a ampliação da capacidade de armazenagem em várias unidades.


É importante pontuar também que, mesmo a vacinação não sendo uma condição para o retorno às aulas presenciais, os trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino do Recife foram incluídos pela Prefeitura do Recife no grupo prioritário do Plano Recife Vacina desde o dia 29 de abril e, desde então, já iniciaram a imunização.


O planejamento de retomada destas atividades resultou também na elaboração, em parceria com a Secretaria de Saúde, e com base no Protocolo Setorial da Educação, produzido pelo Governo de Pernambuco, de um Protocolo Sanitário para a Educação do Recife. O documento, que está disponível no Portal da Educação, traz entre as principais medidas de prevenção ao novo Coronavírus, o uso obrigatório de máscaras; aferição de temperatura na entrada de todas as unidades escolares; uso do álcool gel; distanciamento de 1,5 metro em todos os ambientes, incluindo em salas de aula; e higienização das mãos. “Nossa preparação começou há meses para que todas as nossas unidades, entre escolas e creches, estivessem prontas para este retorno. Nosso maior objetivo é oferecer uma tranquilidade maior aos gestores, professores, demais profissionais e, principalmente, aos nossos estudantes. Então, é muito importante ressaltarmos que todas as nossas 321 unidades de ensino irão seguir as medidas estabelecidas no protocolo”, pontua o secretário Fred Amancio.


Antecedendo a volta dos estudantes às salas de aula, o plano de retomada das atividades presenciais contemplou ainda duas fases preparatórias. No dia 22 de junho, retornaram as equipes de gestão, coordenadores pedagógicos e colaboradores. No dia 29 de junho, foi a vez dos professores e demais profissionais da educação retomarem suas atividades presenciais. “Estas duas fases envolveram ações importantes, como orientações do protocolo sanitário; preparação de todos os ambientes das unidades escolares e elaboração dos planos de aulas ajustados para este novo momento”, diz Amancio.


EDUCARECIFE - A educação foi uma das áreas mais prejudicadas com a pandemia da covid-19. As escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife suspenderam as aulas presenciais desde a ano passado e, mesmo com o anúncio da retomada das aulas presenciais, o ensino híbrido, que envolve atividades presenciais e não presenciais, será uma realidade para este momento e no pós-pandemia para professores e estudantes. Pensando em estratégias que minimizem os impactos de aprendizagem e permitam que a Educação da rede municipal avance, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou o EducaRecife, o novo programa de ensino híbrido da rede.


Inovador e com investimentos na ordem de R$ 55 milhões, o EducaRecife consistiu na criação da Escola Municipal para Aulas Digitais, especialmente para o programa, que conta com 45 professores que contemplam todas as etapas e modalidades de ensino ofertadas pela Rede Municipal de Ensino do Recife, além de equipe de gestão e coordenação pedagógica. Tendo a tecnologia como grande aliada no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, o programa amplia os espaços de aprendizagem - aprendendo na escola e em casa - e traz o professor como um dos principais personagens neste mix de aulas presenciais e digitais, com foco nos conteúdos pedagógicos, e com o professores de sala de aula, dando ênfase ao aprofundamento e interação.


O EducaRecife conta com quatro novos estúdios, que foram especialmente construídos no Centro de Tecnologia da Educação do Recife, e que possibilitam a transmissão de aulas pela internet e TV aberta. A transmissão conta com a presença de dois professores por aula que garantem a interação e a interdisciplinaridade. O EducaRecife permite uma grande ampliação do volume de aulas transmitidas pela internet e por TV aberta, totalizando um total de 14h30 de aulas transmitidas diariamente em cinco canais digitais abertos. Além das aulas diárias, os novos estúdios do EducaRecife - composto por novos e modernos equipamentos de gravação - podem ser expandidos para a realização de lives, formações de professores e outras ações, ou seja, uma grande ferramenta de conexão entre a Secretaria de Educação, equipes de gestão, professores e estudantes.


O EducaRecife conta também com uma nova plataforma de internet compatível com celulares, computadores e tablets. A ferramenta disponibilizará para os estudantes, além das aulas ao vivo, que ficarão gravadas para serem assistidas a qualquer momento, conteúdos pedagógicos e diversos canais, incluindo chat para dúvidas e interações com os professores, e-mails do Google e Google Classroom, parceiro do programa, integrados no aplicativo para a sala de aula virtual. Para as equipes de gestão e professores, a plataforma permitirá também o monitoramento para garantir a qualidade das aulas ofertadas e a busca ativa de estudantes que não estejam acompanhando com frequência às aulas e as atividades propostas.


O programa contempla também acesso gratuito à internet para todos os estudantes e professores, por meio da nova plataforma do programa. Para ampliar o acesso dos estudantes às aulas, a Secretaria de Educação do Recife, por meio do Programa EducaRecife, fez ainda a aquisição de mais de 42 mil tablets que serão entregues a estudantes do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e da Educação Especial (estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista).


As aulas do EducaRecife por TV aberta para os estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos estão sendo transmitidas pela TV Nova Nordeste, por meio dos canais digitais abertos 22.2 (1º ano, 2º ano/se liga e 3º ano); 22.3 (4º ano/acelera, 5º ano, Travessia e Educação de Jovens e Adultos); 22.4 (6º ao 8º ano); e 22.1 (9º ano). As aulas da Educação Infantil e Educação Especial continuam sendo transmitidas na TV Alepe, através do canal 10.2.


lmprensa Recfe

Prefeitura do Recife leva Estação da Diversidade à Praça da Várzea

 

Com o intuito de reforçar os serviços do Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife e mapear as demandas da população nos respectivos territórios, a Estação da Diversidade estará na Praça da Várzea, na Zona Oeste do Recife, na próxima segunda-feira (26), das 14h às 17h. A iniciativa trata-se de uma unidade móvel na qual as equipes atendem e acolhem a população LGBTI+ da cidade com o intuito de disseminar as políticas públicas e prevenir violências. A ação é executada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. 

 

A Estação da Diversidade já estacionou nos bairros de São José, no Centro do Recife, e Ibura, na Zona Sul,  acolhendo demandas como retificação do nome, atendimento psicológico, serviços de saúde e de assistência social, entre outros. No total, pelo menos 23 pessoas foram atendidas durante os dois dias da ação. A unidade móvel visa divulgar os serviços de atenção e cuidado às pessoas LGBTI+, realizar encaminhamentos e mapear as demandas do segmento em seus respectivos territórios. 

 

Durante esta etapa inicial da ação, o veículo estará em uma localidade diferente sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h. Além das equipes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos), também estão envolvidas na ação profissionais das secretarias da Assistência Social, de Políticas sobre Drogas (Sepod), da Juventude, da Saúde e da Mulher.

 

CENTRO LGBT - Inaugurado pela Prefeitura do Recife em 2014, o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Trata-se do primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de 2,3 mil usuários cadastrados e realizou mais de 12 mil atendimentos. O equipamento fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e está funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

 

DENÚNCIA ONLINE - Lançado em 2018, a plataforma online de denúncias contra LGBTfobia está disponível no site da Prefeitura do Recife, por meio do link http://bit.ly/DenunciaLGBTRecife. O canal recebe registro de casos com base nas leis municipais nº 16.780/2002 e nº 17.025/2004, que proíbem manifestações preconceituosas ou discriminatórias em razão da orientação sexual ou identidade de gênero, punindo os estabelecimentos públicos ou particulares, empresas ou organizações sociais que desrespeitarem as legislações. Após o registro da denúncia, a equipe da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), em conjunto com órgãos administrativos da Prefeitura, dá início a um processo administrativo para a apuração da denúncia e, se for o caso, as punições impostas pelas leis são aplicadas. Além disso, a GLOS também se dispõe a propor ações educativas junto aos estabelecimentos que forem denunciados. Outros tipos de discriminação e violência, não previstos na legislação, podem procurar o Centro LGBT.


SERVIÇO:

O quê: Estação da Diversidade - Unidade móvel que divulgará os serviços da Prefeitura do Recife voltados para a população LGBTI+

Quando: segunda-feira (26), das 14h às 17h Onde: Praça da Várzea, no bairro da Várzea.


lmprensa Recfe

Secretaria de Desenvolvimento Agrário oferece curso na área de capriovinocultura exclusivo para extensionistas do IPA

 

O curso de Estratégias para o Manejo da Caprinovinocultura na Agricultura Familiar em Transição Agroecológica, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco, tem como objetivo qualificar o extensionista do Instituto para atuar de forma propositiva nos gargalos da cadeia produtiva da Caprinovinocultura. O curso tem ênfase na agroecologia e na abordagem de aspectos importantes para a criação sustentável ambiental, social e economicamente.

O curso será ministrado em formato de Ensino à Distância (EaD), no mês de agosto de 2021, com encontros semanais virtuais. Serão disponibilizadas a cada semana, vídeoaulas e um encontro durante o período de duração do curso.

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de julho por este link. As aulas iniciam no dia 02 de agosto, com a participação de instrutores extensionistas, pesquisadores e professores com vasta experiência na atividade. As vagas são limitadas.

lmprensa Agricultura PE 

Casa de vegetação do Jardim Botânico do Recife produz espécies destinadas à conservação ambiental e reflorestamento do espaço

 

O Jardim Botânico do Recife(JBR), espaço vinculado à Prefeitura do Recife, dispõe de diversos atrativos para seus visitantes. Além de proporcionar o melhor do lazer contemplativo, o equipamento ambiental possui sete jardins temáticos, bem como outros espaços que permitem o contato direto com a natureza, dentre eles a Casa de vegetação. Esse espaço cria um ambiente protegido, oferecendo condições ideais e de forma controlada para desenvolvimento das plantas.

As Casas de Vegetação são instrumentos de proteção ambiental que fazem parte de um viveiro florestal onde a produção de plantas, normalmente é de espécies nativas e ornamentais que, na maioria das vezes, são cultivadas para fins de conservação ambiental. A estrutura desses espaços são construídas com materiais do tipo madeira e alumínio, normalmente apresentam coberturas transparentes que permitem a entrada de luz solar e as suas condições internas são totalmente controladas para que o desenvolvimento das mudas seja possível. Essa tecnologia possibilita que algumas espécies exóticas sejam cultivadas em regiões onde sua adaptação seria impossível ou muito difícil.

No caso do Jardim Botânico do Recife, a Casa de Vegetação possui 156 metros quadrados e tem capacidade para produzir anualmente 4.800 plântulas (embrião vegetal). As espécies começam a ser cultivadas geralmente em bandejas, depois de certo tempo, é preciso fazer o transplante, que é a retirada da muda de um local de germinação para um vaso, saco plástico, ou local definitivo de cultivo, então as mudas são direcionadas a um espaço que proporciona sombreamento suficiente para que elas se desenvolvam. As espécies produzidas são preferencialmente de árvores nativas da Mata Atlântica.

De acordo com Ana Patrícia Rocha, engenheira florestal e analista do Jardim Botânico do Recife (JBR), as plantas produzidas pela Casa de Vegetação têm como principal destinação a conservação ambiental e reflorestamento do JBR. Uma parcela das mudas são usadas para arborização urbana e experimentos, para fins científicos, estudos e publicações de artigos.

“Da parte que eu cuido, boa parcela é voltada para a manutenção do JBR e outra para arborização urbana e experimentos. Aí a gente vai criando protocolos para a germinação como métodos para a superação da dormência, protocolos para produção de mudas porque aí você vai saber qual o melhor substrato, melhor nível de sombreamento, nível de luminosidade,etc. Podemos testar a adubação também, então são várias questões que a gente vai analisando ao longo desse processo.”

Para a engenheira florestal existe uma espécie cultivada na Casa de Vegetação que se destaca no quesito utilidade, a Garcinia gardneriana, popularmente conhecida como bacupari. Seu fruto é utilizado na produção de doces e também pode ser consumido in natura. “A sua madeira é dura e serve para confecção de cabos de ferramentas, cercas e construção civil. A função medicinal do extrato das sementes do bacupari é extremamente abrangente e pode ser aplicada de várias formas: ação microbiana no combate a cáries, anti-inflamatória para questões cutâneas e seus metabólitos secundários ajudam na produção de medicamentos de combate ao câncer”, explica Ana Patrícia.

Com entrada gratuita, o JBR é uma opção para aqueles que buscam renovar as energias, conhecer mais sobre a biodiversidade e apreciar a beleza das paisagens da Mata Atlântica. O espaço funciona de terça a domingo, das 09h às 15h, com entrada gratuita.

lmprensa Recife

PCR inicia novas turmas de primeiros socorros e pilotagem defensiva para entregadores

 


Olinda amplia vacinação contra Covid-19 para trabalhadores dos Correios e bancários

 

A Prefeitura de Olinda ampliou a vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores bancários e dos Correios nesta quarta-feira (21.07). A cidade segue com imunização para a população com mais de 34 anos e outros grupos prioritários.

Para as agências bancárias sediadas na cidade, o agendamento da vacina dos colaboradores precisa ser solicitada pelo e-mail: cadastropniolinda@gmail.com, constando nome, CPF e função da pessoa que pretende ser vacinada.

A solicitação através do email será confirmada, analisada e posteriormente agendada a data da vacinação. A imunização dos carteiros será agendada com a agência dos Correios localizada na cidade.

lmprensa Olinda

Marco Maciel (1940-2021) é declarado Patrono do Legislador de Pernambuco

 

No dia em que seria comemorado o aniversário do ex-governador de Pernambuco e ex-vice-presidente da República Marco Maciel – falecido em 12 de junho de 2021 – o governador Paulo Câmara sancionou, nesta quarta-feira (21.07), a lei que o declara Patrono do Legislador de Pernambuco. A solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, reuniu antigos aliados e colaboradores do político brasileiro ao longo da carreira.

“Marco Maciel cuidou dos valores republicanos, mantendo as tradições da política pernambucana, priorizando a ética, o profissionalismo e, acima de tudo, o serviço ao povo brasileiro. Ele deixou marcas importantes e um legado em favor da política, da democracia, da justiça e da liberdade do nosso povo”, destacou Paulo Câmara.

O projeto de lei – aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) – é de autoria do o deputado estadual Clodoaldo Magalhães, que destacou a necessidade de manter viva a memória de Maciel, classificado por ele como a essência e o símbolo da conciliação na política. “A sua herança precisa ser trazida para o aprendizado da política brasileira e para a memória da população, para que possamos sempre relembrar e fazer nascer novos legados como o dele, de equilíbrio, união, paz e construção do diálogo”, enfatizou Magalhães.

O ex-vice-presidente influenciou a carreira de pessoas como a advogada Margarida Cantarelli, atual presidente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco, que atuou como chefe da Casa Civil do Estado no seu governo, entre 1979 e 1982. Presente à solenidade, ela ressaltou a importância da homenagem. “Em toda a sua trajetória na política, ele fez com que a ligação com o Legislativo e o Executivo fossem enormes. Demonstrou que é possível fazer política como uma missão e arte de servir, conciliando todas as partes e opiniões em benefício de Pernambuco e do Brasil”, afirmou Cantarelli.

Marco Maciel iniciou a carreira política como líder estudantil. Foi deputado estadual e federal, senador e governador de Pernambuco. Exerceu, ainda, o mandato de vice-presidente da República durante os dois governos de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2003.

Também participaram da solenidade o secretário da Casa Civil, José Neto; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto; o sócio do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco, Sílvio Amorim; além de Guilherme Codeceira e Creuza Aragão, ex-auxiliares de Marco Maciel.

lmprensa PE

Bar Olegária será inaugurado no Recife

 

Contemporâneo e acolhedor. Assim é a atmosfera do novo estabelecimento que vai aportar numa das áreas mais badaladas da Zona Norte recifense, o Poço da Panela. O bar Olegária, dos sócios João Vinicius e Rael Figueiredo, chega com uma proposta de unir o melhor dos petiscos de boteco e drinks exclusivos em um quintal arborizado, charmoso e pensado com detalhes, desde o acabamento dos seus revestimentos e áreas internas, até o lounge externo, arborizado, com iluminação aconchegante e informal.

“Pensamos em um espaço que as pessoas queiram vir para se sentirem confortáveis, usufruindo de um bom atendimento, bebidas de qualidade, e desfrutando de um lugar astral”, comentou João Vinicius, um dos donos do empreendimento, que será inaugurado no próximo mês de agosto. O nome, tal como o espaço, fazem uma homenagem às mulheres pernambucanas, utilizando como inspiração e referência a história da Dona Olegarinha, figura notável da região com marcante atuação abolicionista, que em sua casa, além de abrigar escravos fugidos, também promovia de reuniões, bazares para arrecadar fundos, ou manifestações femininas, todas atividades com o mesmo intuito de promover a liberdade e luta por direitos humanos.

Além do mote histórico, o intuito do estabelecimento - que também preza pelos encontros em um espaço democrático- é oferecer uma rica programação musical, que deve complementar a atmosfera do ambiente, mostrando aos clientes que é possível ter boa comida, bebida e também boa música em um só lugar.“A música será, futuramente, um dos nossos atrativos. Pretendemos, a todo momento, mostrar o que temos de melhor na cultura musical nacional para embalar nossas tardes e noites no Olegária. Queremos estabelecer um repertório de qualidade não só no serviço que oferecemos, mas entregando uma experiência completa para os nossos clientes e público”, completou João Vinicius.

Localizado na Rua Joaquim Xavier de Andrade, n° 72, no Poço da Panela, o bar deverá começar a operar soft open em agosto, funcionando de terça à quinta, das 17h às 22h, e de sexta à domingo das 11h às 22h. Mais informações podem ser acompanhadas no instagram do estabelecimento (@olegariacozinhainformal).
--

Sesc PE abre seleção para projetos de artes visuais

 

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do UNICO - Salão Universitário de Arte Contemporânea, do Sesc Pernambuco. Além de incentivar e fomentar a produção artística e estreitar a relação da linguagem com o público, o projeto de artes visuais traz como novidade neste ano um calendário de ações formativas e a ampliação de formatos.

Com o tema “Arte se faz educando: pedagogias da educação”, o UNICO vai selecionar 17 projetos, sendo 12 para exposição nas unidades do Sesc Casa Amarela, Santo Amaro ou Petrolina, além de cinco propostas de podcasts, que terão veiculação nos canais oficiais da instituição. Somando o incentivo a cada iniciativa, o Sesc vai destinar aproximadamente R$ 26 mil aos proponentes. “Nosso objetivo é estimular que processos criativos e pesquisas surgidas nas academias possam dialogar com o eixo temático a partir da perspectiva da pedagogia da criação e do artista enquanto educador”, comenta a professora de Artes do Sesc Pernambuco, Valkíria Dias, mencionando, ainda, a celebração do centenário de Paulo Freire.

Para participar desta edição do UNICO, as pessoas interessadas podem inscrever até dois projetos, desenvolvidos individualmente ou coletivamente, até o dia 10 de setembro, pelo site do Sesc (www.sescpe.org.br). O cadastro, que é gratuito, é exclusivo para estudantes de graduação de qualquer curso superior em Pernambuco, com comprovação de vínculo. Nele, será possível categorizar o projeto – se exposição ou podcast – e escolher a unidade do Sesc para exposição.

Os projetos inscritos serão avaliados por uma curadoria especializada na linguagem e que vai avaliar critérios como o alinhamento da proposta ao tema, consistência estética, poética e discursiva, singularidade e ineditismo, entre outros elementos presentes no edital, que está disponível também no site. Após a análise e seleção, o resultado será anunciado até o dia 21 de setembro.

Os 12 projetos artísticos selecionados para exposição vão receber R$ 2 mil e terão suas produções expostas, a partir de outubro, na galeria escolhida. Também vão participar gratuitamente de formações em curadoria, expografia, montagem e mediação educativa, além da exposição. Pela primeira vez, essas atividades serão abertas ao público externo, por meio de inscrição prévia. Já os proponentes para podcasts, receberão o incentivo de R$ 500 e suporte técnico para a produção e veiculação do conteúdo.

Cursos – Dialogando com o tema sua essência, o UNICO vai oferecer, em agosto, cursos, que já estão com inscrições abertas no cursos.sescpe.com.br. “É uma ação formativa para os universitários que quiserem se candidatar à seleção ou que tenham interesse no conteúdo”, conta Valkíria Dias. O primeiro curso é “Oficina de Podcast”, de 4 a 6 de agosto, com a facilitadora Letícia Barbosa. Em seguida, de 9 a 13, com Guilherme Moraes, será a vez da “Oficina Portfólio Artístico” e, encerrando o ciclo de formações, Gus Cabrera vai ministrar “Oficina de Serigrafia Artesanal”, de 17 a 20 de agosto. Essas atividades custam R$ 20 para trabalhadores do comércio e dependentes com o cartão do Sesc atualizado e R$ 40 para os demais públicos.

Serviço – inscrição UNICO
Data: até 10 de setembro
Inscrição e edital: www.sescpe.org.br
Cursos (Oficina de podcast, Portfólio artístico e Serigrafia artesanal): cursos.sescpe.com.br

Municípios pernambucanos receberão 259 mil vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira

 


Tarifa Social da Compesa não será reajustada

 

Atendendo recomendação do Governo do Estado em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Compesa informa que solicitou a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) a suspensão do reajuste de 11,90% da tarifa social que permanecerá no valor de R$ 9,44. A medida irá beneficiar cerca de 600 mil pernambucanos.

Vale destacar que os clientes da tarifa social foram contemplados com a isenção do pagamento da conta no período de março a setembro do ano passado e, novamente, de março a maio deste ano. A iniciativa faz parte de uma série de ações que demonstram o compromisso do Governo do Estado e da Compesa com a população pernambucana mais afetada financeiramente pela pandemia do novo coronavírus.

lmprensa Compesa

Igarassu prossegue com testagem rápida de Hepatites virais

 

No próximo dia 28 é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais e durante todo este mês de julho, a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde promove uma série de ações de prevenção, com distribuição de preservativos e testagem rápida. O Centro de Testagem e Acolhimento – CTA, responsável pelo acompanhamento das hepatites virais na cidade, localizado na Av. Duarte Coelho, próximo ao Campo Murado, conta com atendimento de segunda a sexta-feira , das 7h às 13h, já o atendimento itinerante acontece nos seguintes locais:

Confira as próximas ações:

23/08 - Escola Maria Cecília dia 23/07 das 08h às 12h

29/07 - 8 às 12h - Lame (Laboratório Municipal de Endemias)

30/07 - 8 às 12h - Centro Comercial de Cruz de Rebouças

30/07 – 17h às 19h - Centro de Saúde do Homem

30/07 - 8:30h às 12h30 - Policlínica São Lucas

Além dessas datas, todas as unidades de Saúde da Família também realizam os exames, os interessados devem procurar a mais próxima a sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h.

lmprensa lgarassu