sábado, 24 de junho de 2023

Dia de São João com programação especial no Alto do Moura


O Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, o Alto do Moura recebeu milhares de pessoas neste sábado (24), Dia de São João. O forró começou logo cedo no Polo do Coreto, com os trios Boa Sorte, Orlando do Acordeon e Forró Quentão que fizeram a animação dos visitantes.

Com uma programação intensa, os forrozeiros tiraram o pé do chão. Logo cedo, no Polo Mestre Vitalino, com o sanfoneiro Sebastian Silva, que abriu a festa com muito forró pé de serra. “Vim trazer a família para curtir o finalzinho do maior e melhor São João do Mundo e não tinha data melhor do que no São João”, disse José Fagundes, de Recife.

Em seguida, foi a vez de Renan Cruz, que trouxe um repertório de forró estilizado com grandes sucessos da atualidade agradando a galera que esteve presente no Alto do Moura.  

Quem encerrou a festa, foi a banda Cheiro de Amor, misturando o forró com a baianidade nagô. "Meu coração está muito feliz em voltar para a Capital do Forró, estive no Pré-Carnaval e agora a honra no dia de São João animar os forrozeiros", destacou a cantora Vina.

Quem foi ao Alto do Moura também pôde apreciar a arte do barro Casa-Museu Mestre Vitalino e o Museu Mestre, além das lojas e ateliês na própria dos principais artesãos. O final de semana será encerrado com os shows de Renilda Cardoso, Nádia Maia e Felipão e Forró Moral, neste domingo (25).

Tradicional Encontro de Bacamartes aconteceu neste sábado (24), em Caruaru


No Dia de São João, sábado (24), aconteceu o ‘Encontro de Bacamarteiros’, em Caruaru. O evento teve início às 14h, com concentração no Estádio José Luiz de Lacerda (Lacerdão) e contou com a participação de mais de 1.600 Bacamarteiros.

O bacamarte é uma tradição comum no interior pernambucano e está totalmente ligada às festividades juninas. Esta edição foi realizada, mais uma vez, no dia 24 de junho, data que também se comemora o Dia Estadual dos Bacamarteiros. 

Para o Presidente da Associação dos Bacamarteiros de Caruaru e Região, Janduir Santos, o desfile marca não apenas uma brincadeira mas, o segmento das tradições e da cultura popular nordestina. “O Nordeste precisa manter as tradições vivas, principalmente, nessa área do agreste pernambucano, onde a maioria dos municípios têm seus batalhões de Bacamarteiros”, disse. 

Na ocasião, os Bacamarteiros seguiram desfilando pelas principais avenidas da cidade, passando pela Estação Ferroviária até o Polo das Quadrilhas, onde contou com apresentações e coreografias de armas; apresentações dos Trios Pé de Serra, que acompanham os batalhões; entrega de medalhas e premiações.

Turistas aproveitam o Dia de São João no Polo Casa Rosa


No Dia de São João, a Capital do Forró se encontra lotada de turistas e nativos. Um dos polos mais procurados é a Casa Rosa. 

A tarde deste sábado (24), começou logo cedo, às 11h, e se estendeu durante toda a tarde. A animação do público ficou por conta dos artistas: Galego de Tapera; Kell Sales e Kleiton Mel e Wesley do Piseiro.

Para o turista de Côrtes, Isac Lindemberg, é sempre um prazer vir até a ‘Capital do Forró’. “É sempre muito bom vir aqui, me sinto sempre em casa. A Casa Rosa é muito organizada, ambiente aconchegante, música e comida boa. Eu adorei conhecer”, disse. 

No domingo (25), passarão pelo polo: João Filho Sanfoneiro; Orlando do Acordeon e Lucas Costa. As apresentações têm início às 11h.

Polo da Sanfona fez a festa de quem foi curtir a véspera de São João no espaço


A noite da sexta (23), véspera de São João, prometeu e cumpriu com muita diversão para quem procurou o Polo Sanfona - São João no Sítio na data mais querida do povo nordestino.
 
Além da Banda de Pífano Mestre Ciel, que circulava na cidade cenográfica para receber os foliões, no palco Joãozinho do Acordeon, Gercino Vanerão e Victor Moury botaram todo mundo para dançar na data festiva. 

André Araújo, administrador, estava acompanhado de um grupo com 19 amigos. Eles vieram de Recife, passaram o dia em Serra Negra, em Bezerros, e terminaram a véspera do São João no Polo Sanfona de Gravatá. “Viemos prestigiar o São João de Gravatá, colocamos o grupo numa van, Serra Negra para cá, a gente fez questão de passar aqui em Gravatá. Não é a primeira vez que a gente vem, porque a gente sabe que o São João de Gravatá é excelente. Estamos adorando, pois querendo ou não aqui é um dos melhores São João do Nordeste”.  

Os jardineiros Adriano Francisco de Melo e Joselene Vicente de Lima são moradores de Gravatá. Eles vestiram a tradicional roupa xadrez e foram curtir o Polo Sanfona e a programação especial preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. “Adoro esse polo daqui de Gravatá. Eu sempre venho com minha esposa. Nessa época vale a pena a gente vir pra cá. A prefeitura foi de primeira. Meu povo, vem pra cá, pro forró. Vai para Caruaru, mas Gravatá também é muito bom!”, Adriano convida.

João Firmino dos Santos, o Joãozinho do Acordeon, falou sobre o incentivo que a gestão municipal está dando à cultura e ao artista local. “Gostei muito do show, muito bonito e a gente gostou muito, uma participação grande do público, coloquei uma música diferente, coloquei uma variação, como I want to break free. Agradeço à prefeitura e ao prefeito Joselito Gomes pelo convite e até os próximos anos, se Deus quiser!”. 
 
Ainda dá tempo de curtir a programação do Arraiá da Felicidade, sábado (24), Dia de São João, no Polo Sanfona - São João no Sítio. Marcos de Lima, Faby Mel e Israel Filho vão fazer a festa no espaço. Vem pra cá, vem ser feliz no São João de Gravatá.

 
Imprensa Gravatá PE

TV Pernambuco transmitindo o São João


A TV Pernambuco está mostrando as festas juninas no estado para todo o país, através da retransmissão da cobertura ao vivo pela TV Brasil. Neste sábado, dia de São João, a transmissão ancorada pela repórter Moema França começa às 22h e segue até às 2h do domingo, direto do Pátio Luiz Gonzaga, em Caruaru. Além da programação do palco principal da Capital do Forró, a emissora está exibindo também a festa em Gravatá, Vitória de Santo Antão e Arcoverde.

Desde maio, a TV Pernambuco vem transmitindo o São João de Caruaru, que começou com o São João na Roça. E a rede nacional TV Brasil passou a espelhar a transmissão ao vivo no sábado passado para todas as afiliadas do país. A cobertura ao vivo segue até o próximo fim de semana, sempre às sextas e sábados.

A TV Pernambuco é a emissora pública do estado.

Para sintonizar na TV Pernambuco:
46.1 - Região Metropolitana do Recife 
12.1 - Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Passará, Sertânia, Parnamirim
13.1 - Petrolina e região. 
tvpe.tv
A transmissão estará ao vivo também no canal do YouTube da emissora.

Recife abre seleção de gestores para toda a rede municipal de saúde

 

A Prefeitura do Recife está divulgando os editais para seleção de profissionais interessados em concorrer às 185 vagas abertas para coordenadores de unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Saúde. Os pré-requisitos são: já ser servidor público do município (da administração direta, indireta e autarquias), ter nível superior (qualquer formação) e experiência na área pleiteada. Três certames, com todas as instruções para os candidatos, foram disponibilizados no site da Prefeitura (https://bit.ly/selecaodegestoresPCR) e selecionarão interessados em atuar nos serviços de atenção básica (Estratégia Saúde da Família) e unidades básicas tradicionais. O processo seletivo está sendo realizado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Inscrições podem ser feitas no período de 22 de junho a 3 de julho.




“Quando você vai em algum estabelecimento privado e a coisa não está acontecendo como você deseja, o que é que você faz? Procura o gerente. Por isso mesmo que a Prefeitura do Recife está lançando uma seleção para garantir que todas as nossas unidades de saúde contem com uma pessoa responsável por ela, onde a população possa fazer um pedido, possa apresentar alguma dúvida, alguma sugestão. Estamos com um processo seletivo em curso para selecionar 185 gerentes para atenção básica de saúde. Parte da remuneração dos gerentes vai ser variável, com base em indicadores que a Secretaria de Saúde está construindo, com um ponto que é determinante: a satisfação do usuário. Porque é fundamental atender bem”, destacou o Prefeito João Campos.

Esta é a primeira vez que a Prefeitura do Recife realiza seleção para preenchimento de vagas para gestores de todas as unidades da Rede Municipal, garantindo transparência, ampla concorrência e meritocracia ao processo. Para os coordenadores de unidades, além do salário do servidor, há gratificações que variam entre R$ 2.500,00 até R$ 5.500,00, sendo 50% com natureza variável (a depender do alcance de indicadores e metas). Nas etapas da seleção, haverá análise de currículo, avaliação por competências, a partir de dinâmica em grupo, e entrevista individual. As competências buscadas são engajamento de pessoas e equipes, gestão por resultados, gestão de crises, inovação, visão sistêmica e resolução de problemas com base em dados.

“Estamos avançando no processo de qualificação da gestão da saúde pública do Recife, a partir daquilo que é mais precioso, que são os recursos humanos. Em abril e maio, iniciamos o processo seletivo para os gerentes gerais dos oito distritos sanitários, além de coordenadores para as policlínicas, maternidades, serviços de pronto atendimento e centros de atenção psicossocial. Agora, estamos selecionando profissionais com experiência, visão moderna e sistêmica para tornar nossas unidades mais eficientes, do planejamento à oferta de atendimento à população. O programa Recife Cuida está trazendo ganhos para os usuários do SUS em todos os sentidos, com ampliação e qualificação de serviços, implantação de novas unidades, modernização das estruturas e investimentos e recursos humanos”, resume a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

CONFIRA AS VAGAS DISPONÍVEIS:

- Coordenador de Unidade de Saúde da Família Nível G - Tipo 1

Principais pré-requisitos: ser servidor público do município, ter nível superior (qualquer formação) e experiência na área. Saiba mais:


- Coordenador de Unidade de Saúde da Família Nível F - Tipo 2

Principais pré-requisitos: ser servidor público do município, ter nível superior (qualquer formação) e experiência na área. Saiba mais:


- Coordenador de Unidade de Saúde da Família Nível E - Tipo 3

Principais pré-requisitos: ser servidor público do município, ter nível superior (qualquer formação) e experiência na área. Saiba mais:


- Coordenador de Unidade de Saúde da Família Nível D - Tipo 4

Principais pré-requisitos: ser servidor público do município, ter nível superior (qualquer formação) e experiência na área. Saiba mais:


- Coordenador de Unidade Básica Tradicional De Saúde Nível D

Principais pré-requisitos: ser servidor público do município, ter nível superior (qualquer formação) e experiência na área. Saiba mais:



CONFIRA OS REGULAMENTOS DISPONÍVEIS PARA CADA TIPO DE CARGO:

- Regulamento para seleção de cargo para coordenador de Unidade de Saúde da Família e coordenador de Unidade Básica Tradicional de Saúde: https://drive.google.com/file/d/1qEhc5TKh3nrb4r8c-sCCj5fj4-JoYenk/view

“Elas Cantam” será imperdível atração no Polo Camarão neste domingo (25)

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizará o “Elas Cantam”, no Polo Mestre Camarão, localizado na Estação Ferroviária, dia 25 de Junho, das 16h às 18h30. A apresentação cultural, que contará apenas com artistas mulheres, será alusiva à campanha “Todo dia 25 é Dia Laranja”, de enfrentamento a violência contra a mulher.

O repertório do “Elas Cantam” será construído por sugestões das artistas Joana Angélica; Gabi da Pele Preta; Ingrid Vital; Leonora Moreno; Simone Maia; Edilene Lira; Thaise Dias e Kaká Cantarelli, que serão acompanhadas pela banda As Fulô, composta apenas por mulheres.

As mulheres artistas envolvidas nesta noite terão a oportunidade de participar do evento, fazendo um resgate de suas trajetórias e do autêntico forró raiz. Assim, evidenciando suas conquistas na arte musical e, nesse sentido, contribuindo para o empoderamento e para autoestima de outras mulheres artistas.

Imprensa Caruaru

Tira o Chapéu ou denuncia?

 

A Prefeitura do Recife reforça a luta pelo fim da violência contra a mulher neste São João e lança a campanha “Deixa elas em Paz”. A ação, promovida pela Secretaria da Mulher, traz o Trio das Brabas, grupo pé de serra exclusivamente feminino formado especialmente para a ocasião, para dar o recado na festa mais tradicional da cultura nordestina. O conjunto é formado pelas artistas Karol Maciel (@karolmac1el), Josy Caldas (@josycaldasmusica) e Poli (@umapolii), legítimas representantes das sonoridades que fazem a riqueza da música recifense.

A peça, lançada em plataformas digitais como o Youtube e nas redes da @prefeiturarecife, @saojoaodorecife e @secmulherecife, traz mensagens incisivas que dialogam com a cultura popular e a tradição junina. Com versos como “Não encoste em mim quando eu disser que não. Deixe minha roupa, não pedi sua opinião” e “Nem vem encostar o dedo que a Maria da Penha tá aí pra gente usar”, a campanha fortalece as ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, como também busca ampliar o conhecimento das mulheres para que elas possam identificar quando estiverem em um relacionamento abusivo.

A secretária da Mulher, Glauce Medeiros, destacou o papel importante da campanha no festejo junino. “A campanha ‘Deixa elas em Paz’, contribui não só para divulgação da nossa rede de enfrentamento e atendimento à mulher, mas também na prevenção. De forma lúdica, a ação aborda quais são os tipos de violência, divulga os serviços, mas também contribui para que as mulheres possam identificar estes tipos de violência, perceber se elas estão vivenciando um relacionamento abusivo e trilhar um caminho para que possam sair desse ciclo”, pontuou a secretária.

O VT divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira, também será apoiado por ações off line. Quem for ao Sítio Trindade vai poder conferir o Varal de Vráus, um varal instagramável com bandeirinhas juninas trazendo mensagens contra o assédio e a violência. A ação vai contar ainda com o Mural do Chapéu. Na pegada da brincadeira do “Para quem você tira o chapéu?”, as forrozeiras e forrozeiros de plantão vão encontrar uma seleção de temas do ‘Violentômetro’ e também pontos positivos em chapéus de palha expostos em um mural. A ideia é perguntar se a pessoa DENUNCIA OU TIRA O CHAPÉU?. Outra ação será o Caminho da Roça, que busca informar e conscientizar sobre os tipos de violência e quais providências podem ser tomadas, quando houver.

A campanha se junta a outras ações da Secretaria da Mulher, que este ano também montou um stand no Sítio Trindade, que vai funcionar até a sexta-feira, 30 de junho. No local, a equipe multidisciplinar, com psicóloga, advogada e assistente social, do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento voltado ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos.

No arraial da Rio Branco, a Secretaria oferece o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência. Ao todo, 60 profissionais estão mobilizados para a ação.

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), além do serviço de atendimento através do WhatsApp (81.99488-6138) vão funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o Carnaval com uma equipe em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado no IPSEP, funcionará durante o Carnaval no horário das 7h às 19h.


Serviço
Centro de Referência Clarice Lispector
Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro.
Atendimento: 24h

Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector
Endereço: Avenida Recife, nº 3585, Ipsep.
Atendimento: 7h às 19h, de segunda a domingo


Sobre violência doméstica ou sexista, você pode acionar o:
Liga Mulher (24 horas): 0800 281 0107
Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138

Imprensa Recife





Primeiro dia do Vamos Paulistar 2023 anima o Centro da cidade

 

Já virou uma tradição no município, e hoje, quando se fala em festa junina, o Vamos Paulistar já é parte do itinerário de diversão, tanto para os munícipes, como para quem vem de cidades vizinhas. Mesmo diante da chuva típica desse período, a abertura do evento, nesta sexta-feira (23.06), véspera de São João, atraiu uma multidão para a Praça João Pessoa, no centro, onde está montada a estrutura do palco e do pavilhão coberto para o público.

A primeira atração a subir no palco foi a cantora das 50 horas de forró e multiartista, Cylene Araújo, trazendo muita cultura, forró e baião pro palco do ‘Vamos Paulistar 2023’.

A arte do Coco de Roda, do Maracatu e da Ciranda também estão presentes no São João do Paulista. O Mestre griô, Zeca do Rolete, mais uma vez abrilhantando e representando a cultura paulistense. E falando em tradição, o ‘Vamos Paulistar 2023’ não poderia começar melhor. Uma homenagem à Dona Duda da Ciranda foi reqlizada, com muita música, cultura local e emoção.

A cantora e compositora, Dayse Santana, colocou todo mundo pra dançar agarradinho. A festa também foi garantida com a Malvadona e a Banda Biskui, que não deixaram ninguém ficar parado durante a apresentação musical. Última a subir no palco, a Banda Companhia do Calypso tocou seus grandes sucessos, em uma grande apresentação musical, encerrando a primeira noite de shows.

O Vamos Paulistar 2023 será realizado, ainda, nos dias 24, 25, 28, 29 e 30/06. Neste ano, os homenageados são Beto Mix e Jorge Verdinho (In Memorian).

O evento é promovido pela Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude e conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Políticas Sociais e Direitos Humanos, Obras e Serviços Públicos, Mobilidade e Segurança e, ainda, do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Confira a programação deste sábado (24):

18h - Nena Queiroga
19h - Fabiana Pimentinha
20h30 - Banda Interativo
22h - Dadá Boladão
23h - Almir Rouche

Imprensa Paulista PE

Lumiar vence 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas

 

Numa noite cheia de cores, aplausos e muitos decibéis de torcida, a quadrilha Lumiar sagrou-se a grande vencedora da 37ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar uma das mais antigas e superlativas tradições juninas do Nordeste.

O grupo, que teve origem no bairro do Pina, desfilou o tema “A Luz de Tieta”, celebrando a obra de Jorge Amado. A quadrilha recebeu ainda os prêmios de Melhor Coreografia e Melhor Figurino.

Esta é a sétima vez que a Lumiar vence o concurso realizado pela Prefeitura do Recife. No ano passado, a quadrilha ficou em segundo lugar. “Essa vitória é uma emoção enorme! Foi um trabalho feito com muito carinho e pesquisa cuidadosa. Trazer Jorge Amado para dentro do Pavilhão, perto do público recifense, foi muito gratificante”, celebrou o marcador da Lumiar, Fábio Andrade, que encarnou a encarnada e empoderada personagem Tieta.

A Lumiar, que fez a última apresentação da segunda noite de eliminatórias, muito aplaudida e já aclamada campeã pela grande torcida que compareceu ao Sítio na noite de ontem, receberá prêmio no valor de R$ 18,2 mil, mais R$ 3,9 mil pela classificação para a final, que também serão pagos às demais finalistas do concurso.

A segunda colocada desta 37ª edição do concurso foi a Evolução, do bairro de Santo Amaro, com enredo que celebrou um dos maiores artistas pernambucanos, rendendo uma homenagem a Alceu Valença. A quadrilha receberá prêmio no valor de R$ 12,6 mil.

Terceira colocada, a Zé Matuto, da cidade de São Lourenço, mergulhou no tema “Alma do Rio”, sobre as lendas de pescadores e lavadeiras que ganham a vida margeando o São Francisco.

Classificada em quarto lugar, a Quadrilha Junina Raio de Sol, que venceu a edição passada do concurso, celebrou os folguedos populares, com o tema “Brincadeira de Terreiro”, que encheu o Pavilhão de Quadrilhas de festa, tradição e emoção. A quadrilha levou ainda o prêmio de Melhor Trilha Sonora.

O quinto lugar ficou com a Origem Nordestina, do Morro da Conceição, que apresentou o tema “Profana” e recebeu ainda o prêmio de Melhor Marcador.

Para esses grupos, os prêmios são, respectivamente: R$ 12,6 mil; R$ 9,8 mil; R$ 8,4 mil; e R$ 7 mil.

Foram entregues ainda, na noite de ontem, os prêmios de Melhor Casamento, para a Traquejo, e Melhor Desenvolvimento do Tema, para a Portal do Sertão.



Confira o resultado do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas:

1º lugar: Quadrilha Junina Lumiar

2º lugar: Quadrilha Junina Evolução

3º lugar: Quadrilha Junina Zé Matuto

4º lugar: Quadrilha Junina Raio de Sol

5º lugar: Quadrilha Junina Origem Nordestina



Melhor Casamento: Quadrilha Junina Traquejo

Melhor Coreografia: Quadrilha Junina Lumiar

Melhor Marcador: Quadrilha Junina Origem Nordestina

Melhor Desenvolvimento do Tema: Quadrilha Junina Portal do Sertão

Melhor Trilha Sonora: Quadrilha Junina Raio de Sol

Melhor Figurino: Quadrilha Junina Lumiar




Imprensa Recife



A chuva não tirou o brilho do primeiro dia de comemoração das festas juninas de Fernando de Noronha


O primeiro dia da programação do São João da Ilha, organizado pela Administração,   através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esporte, começou com toda animação, nesta sexta (23), na Praça São Miguel. Apesar da Banda Quinteto Violado não ter se apresentado, pois não conseguiu chegar no arquipélago em função do mau tempo, a festa aconteceu com as atrações locais e foi sucesso total.

O evento este ano homenageia a produtora cultural Dona Nanete (in memoriam), comprovando mais uma vez que a tradição de Fernando de Noronha é rica e vem sendo valorizada.

A administradora Thallyta Figuerôa, que é de Caruaru, a Capital do Forró, passou seu primeiro São João em Noronha e falou da felicidade de trazer para a ilha um pouco das manifestações da sua cidade natal e de Pernambuco, mas, principalmente, por valorizar a cultura local, através das atrações e da homenageada da festa.

“Fico muito feliz em poder trazer um pouquinho da cultura, não só de Caruaru, mas de todo Pernambuco, e ainda poder valorizar a quem sempre resgatou a cultura da ilha. E é por isso a escolha de Dona Nanete para ser a homenageada em nosso primeiro São João. Ela, que sempre trabalhou e deu o seu suor para fazer todas as festas aqui de Noronha, tendo agora a sua família a missão de manter a tradição. Isso tudo é muito gratificante”, falou Thallyta.

Dora Costa, filha de Dona Nanete, falou sobre a homenagem. “Nunca minha mãe teve um reconhecimento desse em vida. Agradeço, de coração, a Thallyta, que teve a sensibilidade de homenageá-la. Desde a década de 60 que fazia várias atividades na ilha", afirmou.

A noite foi iniciada com a apresentação da quadrilha junina Dona Nanete. Em seguida, subiu ao palco Felipe França, artista com mais de 15 anos de ilha. “É sempre uma energia diferente se apresentar aqui. Eu trouxe muito forró tradicional, relembrando muita coisa boa. E o que acho mais gostoso também é esse contato com a comunidade, pois tem gente que nunca vejo no dia a dia dos bares, mas que hoje estão aqui. Essa troca de energia é muito importante", enalteceu Felipe.

Wellington Oliveira, turista de Fortaleza, estava pela primeira vez em Noronha, aprovou as atrações e parabenizou a organização da festa. “O São João está muito bom e quero retornar mais vezes, porque a ilha é surreal. Vamos dançar muito forró e arrastar o pé. Parabéns a organização. Está tudo perfeito!”

As atrações agradaram também os moradores da ilha. Genilson Silva, conhecido como Gena, destacou a importância da cultura do São João e falou que, apesar da chuva, a tradição e o forró têm que continuar. “Lamento o Quinteto Violado não ter vindo, mas vamos curtir a nossa atração local. Está sendo maravilhoso." 

Dayane Santos fechou a noite e comentou sobre a importância de se apresentar em mais uma festa organizada pela Administração. “Eu me sinto muito bem recepcionada novamente por essa nova Administração e pelo carinho que os artistas da casa recebem. Preparei um repertório especial, supertradicional. Um repertório que a galera da comunidade gosta de ouvir”, disse.

*A programação continua neste sábado*

Neste sábado (24), Dia de São João, a festa acontece no Porto de Santo Antônio e na Praça São Miguel. "Hoje vai ter muito forró e ninguém pode ficar de fora. No palco montado na praia do Porto, às 17h, a atração será Kinho Ramalho e trio pé de serra. Já na praça, às 20h30, a animação ficará por conta da apresentação da Quadrilha Erem Arquipélago, Quadrilha Dona Nanete e Nado Carvalho. Cezzinha encerra a noite com chave de ouro", concluiu o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, André Portela.

Pernambuco retoma ligação aérea com Orlando, nos Estados Unidos

  Neste dia de São João, o primeiro voo do Recife para Orlando, nos Estados Unidos, partiu do Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre. Com isso, Pernambuco retoma sua quinta ligação internacional aérea. É a segunda com destino aos Estados Unidos, após a inauguração do voo Recife-Fort Lauderdale, em fevereiro deste ano.

 Para marcar a ocasião, a Azul Linhas Aéreas promoveu evento no Aeroporto do Recife. A celebração contou com a presença do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, da secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, representantes da companhia aérea e da Aena, empresa que administra o aeroporto. O receptivo da Empetur, com quadrilha junina e trio de forró, animou os clientes do voo inaugural.

“É um importante passo para retomada de todo o potencial do Aeroporto do Recife. Estamos entre os melhores aeroportos do Brasil, sendo um dos mais pontuais do mundo. É por aqui que grande parte dos turistas vêm para o nosso Estado. Com esse novo voo, a expectativa é a vinda de mais turistas estrangeiros para Pernambuco, gerando mais empregos e renda”, ressaltou Eduardo Loyo.

“Com o novo voo, não só contribuímos para levar brasileiros que vivem em Pernambuco e em outras cidades do Nordeste para os Estados Unidos, mas também traremos norte-americanos para conhecer e desbravar as mais belas paisagens que temos aqui no Brasil, contribuindo com a economia e o desenvolvimento social do País e das pessoas que têm o Turismo como principal fonte de renda”, declarou Fábio Campos, diretor de Relações Institucionais e Aeroportuárias da Azul.

De acordo com a companhia aérea, o voo AD8710 decola de Recife às quartas, sábados e domingos, às 9h30, pousando em Orlando às 17h10. O voo partirá de Orlando nos mesmos dias, às 20h15, chegando à capital pernambucana às 6h30.

Malha aérea - O Aeroporto Internacional do Recife possui cinco rotas internacionais, além das conexões. Da Azul, a partir do Recife, são dois voos semanais para Montevidéu, no Uruguai, dois voos para Fort Lauderdale, nos EUA, e, a partir de hoje, dois voos semanais para Orlando, também nos EUA. Além desses, também há voos do Recife para Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires, na Argentina.

Para o mês de junho de 2023, a previsão é de que sejam 5.908 voos, entre pousos e decolagens. O Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, para este mês de junho, conta com a liberação da Anac para operar 41 destinos, sendo 36 nacionais e cinco internacionais. O resultado foi apontado pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Setur e Empetur, a partir de informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 

 

Recife (REC) – Orlando (MCO)  (Azul Linhas Aéreas)

*A partir de 24 de junho*  

Origem  

Saída  

Destino  

Chegada  

 Frequência  

Recife  

9:30

Orlando

17:10

Quartas, sábados e domingos

Orlando

20:45

Recife

06:30

Terças e quintas

 

 

Voo Recife - Orlando

 

●      É o quinto voo internacional saindo do Recife, operando a partir do dia 24 de junho.

 

●      Os outros quatro são: Recife-Fort Lauderdale (EUA), Recife-Lisboa (Portugal), Recife-Montevidéu (Uruguai), Recife-Buenos Aires (Argentina).

 

●      Sai às quartas, sábados e domingos do Recife, às 9h30, chegando ao destino às 17h10.

 

●      No sentido inverso, sai de Orlando nos mesmos dias, às 20h45, pousando no Recife às 6h30.

 

●      Para o mês de junho de 2023, o Aeroporto Internacional do Recife tem previsão de 5.908 voos, entre pousos e decolagens.

 

●      A partir de agora o Aeroporto opera, ao todo, 41 destinos, sendo 36 nacionais e 5 internacionais.

Moradia digna e segura


Ter uma moradia própria é um sonho para muitas pessoas. Para outras, é a maior conquista depois de anos de trabalho. Imagina como essas pessoas recebem uma decisão judicial que determina a desocupação do empreendimento para posterior demolição! Além da grande frustração, como ficam os recursos aplicados naquele bem? E para onde vão os moradores? Quem é responsável por viabilizar essa brusca e indesejada mudança de vida das famílias?

É preciso ampliar a proteção daqueles que são obrigados a abandonar prédios residenciais, por conta de riscos na estrutura. Foi com esse objetivo que o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) publicou o segundo projeto de lei sobre o tema: o PL 802/2023 define responsabilidades e prazos para instituições ou empresas que respondam pelo imóvel.

Nos casos em que a decisão judicial obrigar o repasse do aluguel para o morador, o valor não pode ser uma ajuda de custo, mas o correspondente para alugar o mesmo tipo de imóvel na região. Além disso, estabelece prazo máximo de pagamento de 60 dias. O PL também traz definição sobre os pertences dos moradores: a retirada fica a cargo de quem responde pela construção do imóvel; em caso de perda de bens que estavam dentro do apartamento, o morador precisa ser ressarcido em até 30 dias. Se a família não conseguiu pegar os documentos, o responsável pelo empreendimento precisa dar todo o suporte para a emissão deles.

“É uma iniciativa muito abrangente, que tira o peso dos ombros de quem comprou o imóvel, até porque essas pessoas são vítimas e não causadoras do dano. Diante de tanta fragilidade e incertezas é dever da construtora, incorporadora ou banco prestar total assistência e resolver a situação dessas pessoas. E isso precisa estar estipulado em lei, para que essa assistência seja prestada sem demora e atendendo às reais necessidades das famílias”, explicou Gilmar Júnior.

Vale lembrar que o primeiro projeto de lei do parlamentar sobre a matéria foi o 661/2023, publicado em 05 de maio, estipulando prazo máximo de 120 dias para cumprimento de ordem judicial sobre demolição de prédios condenados. “Precisamos nos antecipar a essas tragédias anunciadas! Não é possível que o poder público só enxergue esse problema depois que um prédio desaba e pessoas morrem, como foi no caso do Edifício Leme, em Olinda. Precisamos responsabilizar quem tem, de fato, responsabilidades para com essas pessoas e exigir o cumprimento das obrigações em tempo hábil para essas famílias, que ficam à mercê da boa vontade!”, criticou o deputado.

Na véspera de São João, Quadrilhas Juninas animam o Polo das Quadrilhas


Quadrilhas juninas, quadrilhas matutas… Elas podem ser chamadas por diferentes nomes a depender do Estado. Mas, o que importa mesmo, é que a quadrilha é um estilo de dança folclórica com muita tradição no Nordeste do Brasil. 

Típicas das festas juninas, os dançarinos se preparam durante todo ano para as apresentações que acontecem durante o mês de junho. No Maior São João do Mundo eles acontecem em um local feito exclusivamente para eles: o Polo das Quadrilhas. 

O Polo das Quadrilhas é um dos polos mais badalados  do São João e recebe grupos de diferentes cidades e estados que vem a Caruaru para se apresentarem e participarem do tradicional Festival de Quadrilhas Estilizadas que, este ano, está na XXVI edição. 

“É um prazer, uma honra muito grande, na véspera de São João, está pisando nesse solo sagrado da cultura popular para trazer um pouco da emoção do que a gente preparou o ano inteiro para o nosso público”, disse a presidente da Quadrilha Junina Molecodrilha de Caruaru, Lucinéia Ferreira. 

A dança marcante com figurinos vibrantes tem enredo e contam histórias. Cada quadrilha apresenta um tema que será apresentado naquele ano. Mas, o que não pode faltar de jeito nenhum numa quadrilha, são os noivos. 

Afinal, a dança em si representa a realização da festa de casamento e essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Há quem diga que a encenação do casamento na quadrilha é uma crítica social às famílias mais tradicionais que obrigavam as filhas grávidas a se casarem, muitas vezes sem amor, o que levava a fulga do noivo e o de toda confusão se armava. Por isso, as figuras desses personagens emblemáticos. 

*Quadrilhas e Tradição Junina*

A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII. Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal. E, só a partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil devido a influência da corte portuguesa. 

Apesar de ter origem na elite europeia, ao chegar no Brasil, a quadrilha conquistou o povo e ganhou novo significado, se popularizando nos meios rurais como uma celebração para agradecer a colheita e, ainda, comemorar os santos populares como: Santo Antônio, São João e São Pedro.


Terceira semana do Polo Azulão começa com o legítimo brega


O Polo Azulão, palco de música alternativa do Maior e Melhor São João do Mundo, chega na terceira semana: a mais movimentada, já que é o fim de semana do São João. Para começar os festejos, a Noite Brega tomou conta da sexta-feira (23). As fogueiras queimando e o brega agitando o público.

A primeira a subir ao palco foi a cantora Carla Alves, com o autêntico brega recifense. Michelle Melo, uma das mais aguardadas pelos fãs, fez um show com seu repertório cheio de romantismo. A última atração da Noite Brega do Polo Azulão, o cantor Sheldon, conhecido como Diamante, fechou a noite do jeito que o público gosta, com o brega rasgado.

Os shows do Polo Azulão voltam neste sábado (24), dia de São João, com homenagens aos mestres Azulão e João do Pife, aniversariantes do mês de Junho.

Véspera de São João com romantismo e forró no Pátio



Essa sexta (23) foi dia de fogueira e dia de celebrar o santo que dá nome à maior manifestação cultural do Nordeste, o São João. Em Caruaru, o público começou a noite com muito galope e grandes sucessos do forró com a banda Toca do Vale. Em seguida, Israel Filho (foto) cantou grandes clássicos do ritmo genuinamente nordestino.

Pela primeira vez no São João da "Capital do Forró", o cantor Daniel embalou o público com canções românticas dos seus 40 anos de carreira. Ápice da noite, o sertanejo, que é católico, presenteou o prefeito Rodrigo Pinheiro com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Finalizando a noite, teve mais uma estreia no palco do Maior e Melhor São João do Mundo. A dupla Israel e Rodolffo, que animou o público por quase duas horas, cantou sucessos da carreira e outras músicas consagradas. "Caruaru, que alegria estar nesse palco, no maior São João do Mundo", declarou Rodolffo. Os dois protagonizaram um momento fofo quando convidaram uma fã mirim para cantar junto com eles.

No Palco 360° Radiolassa Devassa, tocaram Pedrinho do Acordeon, Marquinhos Farra Boa e a banda Sedutora. Novidade neste ano, o polo dá espaço a atrações regionais, que tocam nos intervalos dos shows do Pátio do Forró.

Quem anima o Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, a partir das 19h deste sábado (24), dia de São João, são os cantores Benil, Taty Girl, João Gomes e Gustavo Mioto.

Hoje tem Lampiões e Maria Bonita na Sala de Reboco

*É SÃO JOÃO MEU POVO, E O FORRÓ NÃO PÁRA AQUI NA SALA DE REBOCO.*

Neste *sábado, 24/06*, de volta à nossa casa, a banda  *LAMPIÕES E MARIA BONITA* vai botar todo mundo pra balançar aqui na Salinha. Além do nosso Quinteto Sala de Reboco, é claro!

Nossa casa abre às 21h, e vamos até às 04h da madrugada.
Cheguem cedo…