segunda-feira, 29 de maio de 2017

Onde fazer doações aos desabrigados [20]


Onde fazer doações para desabrigados [19]

A tenda de Umbanda e caridade Caboclo Flecheiro, está recolhendo donativos como: Roupas, lençóis, alimentos nao perecíveis, material de higiene pessoal e de limpeza, para os desabrigados das chuvas e cheias que ocorreram nos últimos dias.


Endereço: Rua Jardim Águas Claras, 70A, Águas Compridas -Olinda.

Cidades da Mata Sul tiveram abastecimento de água prejudicado pelas fortes chuvas

As maiores precipitações de chuvas, nos últimos dias, ocorreram na Zona da Mata Sul e Agreste do estado, principalmente nas bacias dos rios Ipojuca e Una. Na Mata Sul - onde o Governo de Pernambuco decretou estado de calamidade pública em 14 municípios - as chuvas fortes também trouxeram prejuízos para o abastecimento de água das populações de boa parte das cidades da região. As situações mais críticas se encontram em Ribeirão, Joaquim Nabuco, Sirinhaém e Barra de Sirinhaém que estão com os sistemas de fornecimento de água suspenso ou parcialmente afetados em função de inundações, níveis de turbidez da água, falta de energia, entre outros problemas provocados pela intensidade das chuvas.

Na cidade de Ribeirão, o Açude Ingaí transbordou e inundou as estações de bombeamento e de tratamento de água. As unidades permanecem paralisadas devido à dificuldade de acesso para iniciar o trabalho de esgotamento das estações, ação que só será possível de ser executada quando o nível do açude baixar. A Compesa vai disponibilizar carro-pipa para atender a população até normalizar a situação. As cidades de Sirinhaém e Barra do Sirinhaém também estão sem o abastecimento de água em função da inundação da elevatória de Camboinha, localizada no Rio Sirinhaém. Amanhã, as duas cidades começarão a ser atendidas pela rede, em regime de rodízio, com água da Barragem de Água Fria de Baixo.

O nível alto do Riacho Brasileirinho está impedindo que a companhia realize a desobstrução na captação de água no manancial, e por este motivo, a população de Joaquim Nabuco ainda está desabastecida. Mas a Compesa está trabalhando para normalizar o fornecimento de água para a cidade até amanhã (30). Toda cidade de Barreiros teve o fornecimento de energia suspenso como medida preventiva, e por este motivo, o abastecimento de água para a população também foi paralisado. A Compesa aguarda a Celpe restabelecer a energia elétrica para retomar o abastecimento em Barreiros até amanhã.

Normalização do abastecimento

Vitória do Santo Antão está recebendo água apenas do Sistema Águas Claras, depois que a Adutora de Tapacurá, que contribui com 150 litros de água por segundo para o abastecimento da cidade - o que corresponde a 50% da oferta de água - teve trecho da tubulação deslocado pelas chuvas e está sem funcionar. O trecho da adutora que desacoplou fica dentro de um riacho, que está com o nível muito alto, dificultando o acesso dos técnicos da Compesa. A previsão é executar o conserto da tubulação até a próxima sexta-feira (02/06).

O Sistema Jussara, que também contribui para o abastecimento de Vitória, foi afetado pelas chuvas. Amanhã (30), a companhia deve finalizar o serviço de desobstrução da captação na estação elevatória do sistema. Por este motivo, o calendário da cidade voltou ao regime de três dias com água e 17 dias sem.

A cidade de Escada também está sendo abastecida, no momento, apenas pelo Rio Sapocagy, com a vazão de 42 l/s, tendo em vista que a captação (flutuante) no Riacho de Pata Choca foi deslocada pelas fortes chuvas. Os técnicos trabalham para finalizar o conserto do equipamento até esta quarta-feira (31). Até lá, a cidade será atendida com o rodízio de dois dias com água e sete dias sem o abastecimento.

A Compesa também já conseguiu regularizar hoje (29) o abastecimento de água na cidade de Primavera. As duas barragens que atendem a cidade, Arrodeio e Jussara, ficaram sem operar em função da grande quantidade de lama que receberam com a água das chuvas - situação que impediu o tratamento da água. A cidade de Tamandaré, situada no Litoral Sul, está sendo abastecida pela Barragem de Saltinho, com a vazão de 43 litros de água por segundo. A Compesa busca restabelecer a operação da ETA Amaraji, que apresenta uma obstrução na captação da elevatória, até amanhã (30).

O distrito de Saué, localizado em Tamandaré, também já teve o abastecimento de água regularizado pela Compesa, após conserto dos danos provocados pelas chuvas na ETA. Já o distrito de Cucaú, em Rio Formoso, voltará a ter o fornecimento de água pela rede a partir de amanhã (30). As cidades de Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Santo Amaro e Glória de Goitá estão com os sistemas de abastecimento de água operando normalmente.

Os prejuízos das chuvas para o abastecimento das cidades da Mata Sul também foram tema da reunião do Gabinete de Crise, que aconteceu ontem (28), com o objetivo de definir as medidas do Governo do Estado para enfrentamento às fortes chuvas que caem em Pernambuco desde o dia 27.

Imprensa Compesa

Onde fazer doações para desabrigados [18]


Onde fazer doações para desabrigados [17]

Em solidariedade às famílias desabrigadas pelas intensas chuvas registradas no Estado, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está lançando uma campanha de arrecadação de donativos. As 38 Lojas de Atendimento da empresa já estão funcionando como pontos de arrecadação de água mineral, alimentos não perecíveis e roupas. Todo o material recolhido será destinado, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), à população dos municípios atingidos pelas inundações.

Os donativos podem ser entregues nas Lojas das 8h às 16h30, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 16h, na sexta-feira. O edifício-sede da Companhia (Av. João de Barros, 111, Boa Vista) e o Centro de Operações do Bongi (Rua Isaac Makman, 421) também poderão receber doações.


Imprensa Celpe

Onde fazer doações para desabrigados [16]



POSTOS DE ARRECADAÇÃO



QUARTÉIS DOS BOMBEIROS



QUARTEL DO COMANDO GERAL

Av. João de Barros, 399 – Boa Vista – Recife.



GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE SALVAMENTO

Av. Ingo Hering, s/n - Distrito Industrial - Abreu e Lima.



GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

Av. Presidente Kennedy, 145, Santa Tereza, Olinda.



GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DE INCÊNDIO

Rua Arão Lins de Andrade, 1043 - Prazeres – Jab. dos Guararapes.



GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MARÍTMO

Av. Beira Mar, 604 A - Piedade – Jab. dos Guararapes.



1º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

PE 45, KM 2 – Bairro Lídia Queiroz – Vitória de Santo Antão.



2º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Rua Cel Fernando Pontes Filho, 226 - Agamenon Magalhães – Caruaru.




3º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Av. Vicente Inácio de Oliveira,s/n, BR 232, Km 415, São Sebastião, Serra Talhada.



4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Av. Nilo Coelho, 155, Gercino Coelho, Petrolina.



5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Rodovia BR 116, KM 26, s/n, Nossa Srª. Aparecida, Salgueiro.



6º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Avenida Júlio Brasileiro com a Rua Pedro Rocha, s/n, Centro, Garanhuns.



TERMINAIS RODOVIÁRIOS



Gravatá
Endereço: Av. Cícero Batista de Oliveira, S/N, BR-232.

Araripina

Endereço: Rua Dionísio de Deus Lima, S/N.

Arcoverde

Endereço: Av. José Bonifácio, 300, São Cristóvão.

Caruaru

Endereço: Av. José Pinheiro dos Santos, S/N, Pinheirópolis.

Garanhuns

Endereço: Av. Pedro Rocha, S/N, Heliópolis.

Limoeiro

Endereço: Praça Othon Bezerra de Melo, S/N, Centro.

Salgueiro

Endereço: Rua João Vera de Siqueira, S/N.

Serra Talhada

Endereço: Rua Monsenhor Pinto Campos, S/N.

Petrolina

Endereço: Av. Nilo Coelho, 30, Jercino Coelho.

CPRH

CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente
Rua Santana, 367, Casa Forte, Recife.

Pontos de arrecadação de doação na CPRH: na recepção e próximo aos quadros de avisos (Ponto de entrada da agência).



ITERPE



Iterpe - Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco

Endereço: Avenida Caxangá, 2200, Cordeiro, Recife.



PMPE

Quartel do Derby e demais quartéis da Polícia Militar



LOJAS ASSAÍ



IMBIRIBEIRA

Av. Mar. Mascarenhas de Morais, 2180.

JABOATAO

Av Barreto de Menezes, 434.

CAMARAGIBE

Av. Dr. Belminio Correia, 681.

PAULISTA

Rodovia BR 101, Arthur Lundrgren.

CARUARU

Av. Cleto Capelo, 09, Centro.

GARANHUNS

Av. Prefeito Luiz Souto Dourado, 1102.



SUAPE

COMPLEXO INDUSTRIAL POTUÁRIO



Empresarial Porto de Suape – Governador Eduardo Campos, Centro Administrativo de Suape, localizado no Km 10, Rodovia PE-60 – Ipojuca.



CEASA



Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco - CEASA/PE - O.S. BR 101 Sul, Km 70, Nº 550 – Curado.



IPA



GERÊNCIAS REGIONAIS DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO:



GERE Afogados da Ingazeira

Rua José Morais Veras, s/n, Bairro Manoela Valadares.



GERE Arcoverde

Rua Padre Roma, 343, Centro.



GERE Garanhuns

Avenida Caruaru, 228, Bairro de Heliopólis.



GERE Serra Talhada

Avenida Afonso Magalhães, s/n.





GERE Lajedo

Rua Pacheco de Medeiros, 60, bairro do socorro.



Recife - Sede do Instituto Agronômico de Pernambuco

Avenida General San Martin, 1371, Bongi.



GERE Afogados da Ingazeira

Rua José Morais Veras, s/n, Bairro Manoela Valadares.



GERE Arcoverde

Rua Padre Roma, 343, Centro.



GERE Garanhuns

Avenida Caruaru, 228, Bairro de Heliopólis.



GERE Serra Talhada

Avenida Afonso Magalhães, s/n.



GERE Lajedo

Rua Pacheco de Medeiros, 60, bairro do socorro.



GERE Caruaru

Avenida Dom Bosco, 20, Bairro Mauricio de Nassau.



SECID - Secretaria das Cidades / DETRAN-PE



SEDE DO DETRAN-PE e SECID

Endereço: Rua Estrada do Barbalho, nº 889, Iputinga, Recife.

E nas circunscrições Regional de Trânsito (CIRETRANS).



Lojas do Detran/PE

Nos shoppings Recife, Tacaruna, Guararapes, Costa Dourada e Plaza.



TIP e terminais integrados

De Xambá, PE-15, Aeroporto, Abreu e Lima, Rio Doce, Pelópidas, Barro, Macaxeira, Cajueiro Seco, Camaragibe, Tancredo Neves e Joana Bezerra.





Horário de arrecadação



Sede do DETRAN/PE e nas Ciretrans – das 8h às 13h;

Terminais Integrados na RMR – das 7h às 19h;

Terminais rodoviários – das 7h às 20h.



Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes



Aeroporto Gilberto Freyre

Infraero: Balcão de informações, 1º piso, setor de embarque.



SJDH



Secretaria De Justiça e Direitos Humanos



Rua do Bom Jesus, 94, Praça do Arsenal.







Imprensa SUAPE

Temer define estratégia para ficar mais 120 dias no cargo, caso seja cassado no TSE; povo clama por Diretas Já


O presidente Michel Temer definiu uma estratégia jurídica para tentar ter um desfecho favorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e traçou diferentes cenários nos quais pode permanecer no cargo por pelo menos 120 dias. O primeiro passo foi tentar devolver ao Ministério da Justiça o status perdido, com a escolha do jurista Torquato Jardim para comandar a Pasta. O Planalto avalia que o respaldo do jurista e especialista Torquato Jardim resulte num ambiente mais favorável no TSE, onde Temer já tem aliados. Torquato é muito respeitado no setor jurídico e foi advogado de vários partidos em questões eleitorais. Num cenário mais desfavorável, Temer ganharia tempo com vários recursos e contaria com uma demora na decisão de chamar eleições indiretas, em caso de cassação da chapa Dilma-Temer.

Temer se reuniu com ministros e caciques do PMDB para tratar de vários cenários durante o final de semana. Aliados dizem que estão surpresos com a "firmeza" de Temer, que adotou um linguajar até mais enfático, ao contrário da cortesia de sempre. O próprio Temer é jurista e conhece todos os ministros do TSE e do STF.

Nos encontros, Temer disse que vai recorrer, ou seja, usar de todos os meios jurídicos à disposição.

— Essa situação pode levar uns 120 dias. E o Temer disse que é sim um democrata e que vai afirmar democraticamente os direitos de presidente — disse um aliado que esteve no Palácio do Jaburu.

O Planalto aposta que o julgamento da chapa Dilma-Temer, marcado para o próximo dia 6, não vai terminar até o dia 8, conforme a previsão inicial. Há ainda a expectativa de que ministros peçam vista, apesar da pressão política por um desfecho rápido. Um dos ministros avaliou que o caso é "muito difícil e complexo" e que não se pode prever o que vai acontecer.

A declaração do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, de que o Tribunal não resolve crises políticas não foi visto como um ultimato. O planalto avalia que Gilmar deixou claro que a questão será decidida "juridicamente" e não com base em pressões políticas. E, no campo jurídico, Temer acredita ter armas e gostaria de ganhar tempo para definir a sucessão do procurador geral da República Rodrigo Janot.

ELEIÇÕES INDIRETAS

No caso de Temer perder o mandato, as eleições indiretas serão comandadas pelo presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (CE). E, neste caso, a avaliação do Planalto é de que há vácuos na lei. Acreditam que não é certo que a eleição será bicameral (Câmara primeiro e Senado depois). A um aliado, Eunício disse que não há regras e que ele terá que definí-las. O presidente do Congresso esteve com Temer no sábado, em encontro reservado, depois do ex-presidente José Sarney, e viajou no domingo ao lado do presidente para Alagoas e Pernambuco para ver os estragos das chuvas.

Eunício tem adotado o discurso de que atua para aprovar as reformas do país e não de Temer. Isso para tentar manter uma postura institucional se tiver que comandar um processo de eleição indireta. Quando perguntado sobre isso, “Eunício dispara: só falo sobre esse assunto se houver vacância do cargo”.

RIO PELAS DIRETAS

Cerca de 100 mil pessoas foram à praia de Copacabana, no Rio, neste domingo (28), para participar do ato promovido por artistas e movimentos populares, exigir a saída do presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas. A estimativa é dos organizadores. A Polícia Militar não divulgou estimativa. O ato-show começou por volta das 11h e foi até as 18h30. Reuniu intelectuais, músicos, atores, parlamentares e lideranças sindicais. Destaques para Caetano Veloso, Milton Nascimento, Mano Brown, Rappin Hood, Mart'nália, Teresa Cristina, Criolo, Cordão da Bola Preta,, Otto, Maria Gadú, BNegão, Elisa Lucinda, os atores Vagner Moura, Gregório Duvivier, Osmar Prado, Antonio Pitanga, Bemvindo Siqueira, entre outros.

As apresentações musicais foram intercaladas com discursos que terminavam em coros de "Fora, Temer!" e "Diretas Já". Sem presença ostensiva de força policial, o ato transcorreu o tempo todo de forma pacífica e nenhum incidente foi registrado.

"A gente tem hoje um presidente ilegítimo, impopular e criminoso. E esse Congresso, com maioria investigada por crime de corrupção, não tem moral para eleger um novo presidente, não pode. Só as eleições diretas vão tirar o país desse buraco em que a gente está hoje", defendeu Gregório Duvivier.

Cantora, poeta e atriz, Elisa Lucinda fez um pronunciamento em favor do amadurecimento da cidadania e da democracia brasileiras, e dos direitos dos trabalhadores. "Dirão para eu deixar de ser boba, porque desde Cabral todo mundo rouba. Eu digo que não, esse será meu Carnaval, só com o tempo a gente consegue ser ético e livre, e não admito que tentem tirar minha esperança. Não dá para mudar o começo, mas podemos mudar esse final."

O presidente da CUT, Vagner Freitas, e o coordenador da Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos, reafirmaram a disposição para a mobilização popular pelo restabelecimento da normalidade democrática no país.

Freitas afirmou que vai chamar greve geral caso as reformas continuem tramitando no Congresso. "Não adianta o 'Fora, Temer!' e manter as reformas. Por que a Globo golpista quer derrotar o Temer? Porque eles acham que o Temer não consegue aprovar as reformas, então eles querem colocar um golpista pior para acabar com nossa aposentadoria. Deixo um comunicado a todo o povo: se as reformas continuarem, já convoco os trabalhadores e trabalhadores a fazer a maior greve geral da história do país".

"Esse grande ato-show pelas 'Diretas Já' vai além dos movimentos sociais e dos partidos de esquerda. Esse movimento representa os 85% da população brasileira que quer escolher seu presidente. A população sabe que a única saída para a crise política é chamar o povo a decidir. Hoje o grito é em Copacabana, mas esse movimento vai tomar o país nas próximas semanas", afirmou Boulos.

Parlamentares também marcaram presença no ato. "Para aqueles que falam que não existe solução jurídica para fazer diretas, eu digo que isso é falso! Na terça-feira vamos votar na Comissão de Constituição e Justiça do Senado a PEC das Diretas. E já vamos mandar um recado para aquele Congresso: nós não vamos participar de nenhuma eleição indireta! Só o povo pode dar legitimidade a um novo presidente da República!", disse o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

"A gente está onde a gente deveria sempre estar, nas ruas. Chegou a hora de derrotar a cultura do golpe, tem de ter eleições diretas imediatamente", afirmou o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol-RJ).

Entre as atrações mais esperadas, Caetano Veloso e Milton Nascimento optaram por não discursar, como fizeram outros artistas. Caetano, que subiu ao trio elétrico por volta das 17h, soltou um "Fora, Temer!", antes de começar sua primeira música, Podres Poderes, que cantou acompanhado por Maria Gadú. Milton cantou Paula e Bebeto, Coração de Estudante e Nos Bailes da Vida.

O ato-show foi encerrado por BNegão que lembrou um de seus primeiros sucessos, A verdadeira dança do patinho, com parte da letra adaptada ao cenário político brasileiro, desde a movimentação pelo impeachment de Dilma Rousseff.


Com informações de O Globo (Rio) e Rede Brasil Atual

Serviços de reparo do Sistema Pirapama devem ser concluídos até às 21h de hoje

As chuvas que caíram até hoje (29) de manhã prejudicaram o andamento dos serviços de conserto dos cabos elétricos especiais que alimentam os motores das bombas do Sistema Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho. Por este motivo, a manutenção emergencial, que estava prevista para ser concluída nesta segunda-feira às 14h, precisará de mais tempo para ser finalizada. A previsão é encerrar os serviços ainda hoje, às 21 horas. Uma equipe de 30 técnicos da Compesa se revezou em turnos de 12 horas para não parar os trabalhos de substituição de um quilômetro de cabos que foi danificado por um curto-circuito ocorrido no último sábado (27), após uma queda de energia. O abastecimento de água para as áreas afetadas com a paralisação de Pirapama será regularizado a partir da meia-noite (24h) de hoje.

Na região Sul da Região Metropolitana do Recife, a distribuição de água será normalizada nos bairros do Ibura (Alto e baixo), Vila do Sesi, UR´s I, II, III, IV, Zumbi do Pacheco, 2 e 3 Carneiros, Monte Verde, Lagoa Encantada, Vila das Aeromoças, Vila dos Milagres, Pantanal e Adjacências, Setúbal, Boa Viagem, Pina, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep, Lagoa do Araçá, Chico City, Vila da Sudene, Jordão (Alto e Baixo), Jardim Jordão, Sítio Histórico dos Guararapes. O abastecimento também será retomado para os bairros da região norte da RMR: Iputinga, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Caxangá, Dois Irmãos, Jardim Petrópolis, Conjunto Residencial Marcos Freire, Vila felicidade, Loteamento Novo Horizonte, Loteamento Nova Caxangá, Monsenhor Fabrício, Detran, São Brás, Apipucos, Alto Santo Izabel, Alto do Mandu, Poço da Panela, Casa Forte, Monteiro, (Parte baixa de Casa Amarela), Tamarineira, Parnamirim, Jaqueira.

Nas áreas onde houver rodízio, o fornecimento de água será realizado de acordo com o calendário. A Compesa já retomou o abastecimento para população do Cabo de Santo Agostinho por meio do Sistema Gurjaú. Desde que houve o curto-circuito dos cabos elétricos especiais, a companhia dedica esforços para restaurar o funcionamento do sistema de bombeamento de Pirapama. Por não trabalhar com esse tipo de insumo nas suas atividades cotidianas, a Compesa teve dificuldades para conseguir os cabos elétricos especiais e pediu o apoio da Celpe, que cedeu os materiais para substituição no sistema - a título de empréstimo, a companhia vai adquirir os cabos para ressarcir à empresa de energia. Outro problema enfrentado pelos técnicos foi o alagamento das canaletas onde ficam instalados os caminhamentos dos cabos elétricos, pois estão localizadas na área externa (e sem cobertura) de Pirapama.

A Compesa estima que teve um custo de R$ 400 mil para restabelecer a operação do Sistema Pirapama - valor que já inclui os materiais que serão ressarcidos à Celpe. A paralisação de Pirapama foi um dos assuntos discutidos durante a reunião do Gabinete de Crise, que aconteceu ontem (28), com o objetivo de definir as medidas do Governo do Estado para enfrentamento às fortes chuvas que caem em Pernambuco desde o dia 27.

Imprensa Compesa

Travestis e transexuais têm até 4 de junho para pedir uso do nome social no Enem

Começa hoje (29) o prazo para travestis e transexuais solicitarem o tratamento pelo nome social no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo vai até o dia 4 de junho. Esses participantes já devem ter feito a inscrição com o nome civil, que consta na carteira de identidade. O prazo de inscrição no exame terminou no dia 19.

Para solicitar o uso do nome social, os candidatos ao Enem devem acessar a Página do Participante com o CPF e senha, e inserir, nos campos solicitados, os documentos comprobatórios para o atendimento: fotografia nítida, atual, colorida, com fundo branco e sem nenhum tipo de acessório, que enquadre da cabeça aos ombros; e, cópia digitalizada de um documento de identificação oficial.

É necessário ainda preencher e assinar um formulário disponível na própria página do Enem. Em seguida, digitalizar o documento e enviar pelo site. Todos os documentos devem ser em formato PDF, PNG ou JPG.

Caso a solicitação não seja aprovada, o participante receberá um e-mail solicitando um novo documento comprobatório, que deverá ser enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no prazo máximo de três dias.

O número de travestis e transexuais que usam o nome social no Enem cresce ano após ano. No ano passado, foi quatro vezes maior do que em 2014, primeiro ano da entrada em vigor da medida. Em 2014, 102 pessoas trans usaram o nome social durante a aplicação da prova, em 2015 esse número passou para 278 e, em 2016, 407.

Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada, para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter crédito pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Agência Brasil

Onde fazer doações para desabrigados [15]


A sede do Corpo de Bombeiros de Pernambuco fica na Av. João de Barros, 399, Boa Vista, Recife-PE

Barragem de Jucazinho continua sem acumular água

A Barragem de Jucazinho, localizada o município de Surubim, continua em colapso. As chuvas registradas nos últimos dias no Agreste não alcançaram a Bacia do Capibaribe, responsável pela alimentação do manancial, o maior reservatório operado pela Compesa para abastecimento humano. A sua capacidade de acumulação é de 327 milhões de metros cúbicos de água e encontra-se seca desde setembro do ano passado. Esse é o pior cenário de Jucazinho desde a sua inauguração, no ano de 2000.

O sistema abastece às Cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas, Cumaru, Passira, Salgadinho, Casinhas, Surubim, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Toritama, Caruaru, Bezerros e Gravatá, além de diversos distritos e povoados dos 15 municípios que fazem parte do sistema integrado.

Sua capacidade de produção é de 1.300 l/s, atendendo a uma população de aproximadamente 800 mil pessoas ao longo de seus 206 quilômetros de adutoras. A expectativa da Compesa é que o manancial tenha uma boa recuperação até o próximo mês de julho, quando termina a estação invernosa, para que a operação seja retomada e o abastecimento das cidades seja normalizado.

Imprensa Compesa

Paulo Câmara visita cidades atingidas pelas chuvas

Para acompanhar de perto a situação das cidades da Mata Sul mais afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias, o governador Paulo Câmara visitou, nesta segunda-feira (29.05), os municípios de Barreiros, Belém de Maria e Palmares, onde conversou com a população e com os prefeitos para conhecer as demandas prioritárias de cada localidade. Nos três municípios - assim como os demais onze que estão em estado Calamidade – estão sendo instalados Gabinetes de Crise, unificando o trabalho do Governo do Estado no enfrentamento às fortes chuvas que caíram no ultimo final de semana.

“A gente precisa estar em alerta máximo. Temos 14 escritórios disponibilizados nos municípios em estado de Calamidade, então, vai ter gente sempre de prontidão da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, Saúde, Assistência Social e Habitação. Nesse momento, o que nós queremos e temos que fazer de imediato é reestabelecer os serviços de água e energia, e ajudar na limpeza das cidades e na remoção dos entulhos”, frisou Paulo Câmara.

O governador ressaltou ainda que as parcerias com os municípios também estão sendo reforçadas para oferecer toda a assistência necessária à população prejudicada. “Estamos também reforçando a questão humanitária. Está sendo enviado aos municípios um conjunto assistencial com colchões, água e alimentos de pronto consumo, medicamentos e tudo o que for necessário para minimizar os transtornos causados pelas enchentes”, salientou, completando: “Eu vi a situação complicada dos municípios. Vi a destruição, principalmente nas localidades mais próximas do rio. E o nosso esforço precisa ser redobrado a partir de agora”.

O prefeito de Palmares, Altair Junior, explicou sobre os trabalhos desenvolvidos no município. "Desde ontem, nós estamos com equipes da Defesa Civil acompanhando a situação, tirando as pessoas das áreas de risco, que são as partes mais baixas da cidade - os bairros Santo Onofre, Pedreiras e Cohab I -, além do centro comercial. Hoje, começamos a operação limpeza, e vamos continuar trabalhando", detalhou. 

O gestor municipal ressaltou ainda que toda a equipe está empenhada em oferecer a assistência necessária aos desabrigados. "Temos várias pessoas abrigadas em escolas locais, recebendo alimentação, colchão e assistência médica. A nossa maior dificuldade, nesse momento, é chegar nas áreas rurais, fazendo esse levantamento para saber quantas pessoas da Zona Rural estão precisando de abrigo", disse.

Até momento, o Governo de Pernambuco contabiliza dois óbitos, 2.279 desabrigados (abrigados em prédios públicos), e 33.625 (desalojados, abrigados em residências de parentes e amigos), após os dois de chuvas intensas na Mata Sul e parte do Agreste.

Acompanharam o governador Paulo Câmara nas visitas desta segunda-feira o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; os secretários estaduais Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária), Iran Costa (Saúde), Frederico Amâncio (Educação), o chefe da Casa Militar, coronel Eduardo Pereira; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o deputado federal João Fernando Coutinho; o deputado estadual Clodoaldo Magalhães; e secretário executivo de Recursos Hídricos, coronel Mário Cavalcanti. 


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Chuvas provocam danos em sistemas de abastecimento e aumentam níveis das barragens em Garanhuns

O município de Garanhuns, distante 260 Km do Recife, está com o abastecimento suspenso desde ontem, consequência do grande volume de chuvas registrados nos últimos três dias na região. O Sistema Cajueiro, responsável por 60 % da cidade, está sem funcionar em virtude do rompimento de um trecho da adutora pertencente a essa unidade operacional. A expectativa é que o sistema volte a operar na próxima quarta-feira (31), porque ainda há muita dificuldade para a locomoção dos técnicos para realizar os serviços de reparos. Outro sistema de abastecimento de Garanhuns, o Sistema Inhumas, está inoperante em virtude de problemas elétricos, também provocados pelas chuvas. Já o terceiro sistema do município, o Mundaú, não está operando porque atua de forma integrada aos demais.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Igor Galindo, a expectativa é que o Sistema Inhumas volte a funcionar ainda hoje, quando será possível retomar a distribuição de água na cidade. Em virtude dessas intercorrências, haverá um atraso de dois no calendário vigente, ou seja, a área 2 que seria abastecida nos dias 28,29 e 30 passará para os dias 30, 31 e 01/06. Já a área 3 receberá agua nos dias 02,03 e 04/06.

As chuvas não trouxeram apenas transtornos para a cidade de Garanhuns. Todas as três barragens conseguiram acumular um bom volume de água. A Barragens de Mundaú, que tem a capacidade de acumular 1,2 milhão de metros cúbicos de água está hoje com 83% do total, o que representa um volume de 998,74 m3. Esse reservatório estava 40% há três dias. A Barragem de Inhumas está hoje com 4, 2 milhões de metros cúbicos, de um total de 6,9 milhões de metros cúbicos, que representa 62% da sua capacidade. Já a Barragem de Cajueiro está com 6, 6 milhões de metros cúbicos, ou seja, 53% da sua capacidade total que é de 14, 4 milhões de metros cúbicos. Apesar dos resultados extremamente positivos, a Compesa irá aguardar o mês de junho para estudar a possibilidade de alteração do calendário de abastecimento de Garanhuns, que hoje obedece ao regime de 3 dias com água e 6 sem, chegando em alguns locais a ficar até 8 dias sem água. “Precisamos ser cautelosos e esperar a evolução da chuvas para promover qualquer redução no rodizio da cidade. Precisamos ter segurança hídrica para enfrentar o próximo verão sem dificuldades após seis anos de seca intensa”, argumentou Igor Galindo.

A questão da suspensão do abastecimento em Garanhuns e a questão das barragens que abastecem a cidade foi um dos assuntos discutidos durante a reunião do Gabinete de Crise, que aconteceu ontem (28), com o objetivo de definir as medidas do Governo do Estado para enfrentamento às fortes chuvas que caem em Pernambuco desde o dia 27.


Imprensa Compesa

Onde fazer doações para desabrigados [15]

A Universidade Católica de Pernambuco também está recebendo donativos na sede do Instituto Humanitas, na Rua do Príncipe, 526, Bloco B, Bairro da Boa Vista, Recife - PE.

Enchente - Veja imagens da TV Jornal das enchentes no município de Belém de Maria


Número de desabrigados sobe para 35 mil


Foto e Informação do Diario de Pernambuco

Onde fazer doações para desabrigados [14] #AL

A Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS está recolhendo donativos para os desabrigados das fortes chuvas que atingem a capital alagoana desde o último domingo (21). Os servidores estão doando roupas, alimentos, calçados, produtos de higiene pessoal, além de fraldas e leite em pó para as crianças. Todo o material são itens de primeira necessidade para os cerca de 150 desabrigados.

Os donativos também podem ser entregues pela população. Nesse caso basta se dirigir a Secretaria Municipal de Assistência Social na Av. Comendador Leão (próximo a maternidade Santa Mônica).

A semas informa, ainda, que todos na Secretaria Municipal de Assistência estão unidos preparando lanche e recolhendo agasalhos para os desabrigados. Alguns estão sendo alojados nos abrigos. E os demais sendo encaminhados para outros locais.

Repórter Maceió

Onde fazer doações para desabrigados [13]


Onde fazer doações para desabrigados [12]


Onde fazer doações para desabrigados [11]

Centro Educacional Lubienska

O Lubienska Centro Educacional também iniciou campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, colchões, produtos de higiene pessoal e água mineral para as vítimas das chuvas em Pernambuco. As doações podem ser entregues na secretaria da instituição, que fica na Rua Paraguassú, número 255, no bairro da Torre. Outras informações podem ser solicitadas através do telefone: 3312-1444.

Doações no Shopping Guararapes

O Shopping Guararapes se uniu à ONG Novo Jeito para ajudar as vítimas da enchente causada pelas fortes chuvas dos últimos dias. É possível ajudar com alimentos não perecíveis, água mineral e roupas em geral. As doações podem ser feitas no Espaço Cliente do mall.

Concessionária Rota do Atlântico

Devido às fortes chuvas registradas na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Sul e Agreste no último fim de semana, a Concessionária Rota do Atlântico, via expressa de acesso a Suape e ao Litoral Sul, lançou campanha de arrecadação para ajudar as famílias desabrigadas. Alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene pessoal e roupas, poderão ser entregues em qualquer praça de pedágio da rodovia ou no Centro de Controle Operacional (CCO), no km 38,5 da PE-0009.

Além disso, a Concessionária está alertando os motoristas que trafegam pelo sistema viário do Complexo de Suape a reduzirem a velocidade e a adotar medidas de segurança. As mensagens estão sendo exibidas nos painéis de LED distribuídos ao longo dos 44 km da rodovia. A medida visa orientar os motoristas sobre os cuidados que devem ser tomados em dias chuvosos.

Clube das Pás

O Clube das Pás arrecada donativos para as famílias desabrigadas dos municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco, em decorrência das chuvas ocorridas nos últimos dias. Durante esta semana, a entrada para os shows do clube, de quarta a sábado, será por meio de doação de alimentos não perecíveis, agasalhos, colchões, cobertores, móveis e até eletrodomésticos.

A programação da casa é: na quarta (31), o clube promove a festa “Revivendo os anos 60 e 70”, a partir das 17h. Na sexta (2), o cantor Irmão do Brega se apresenta, a partir das 17h e no sábado (3), a casa realiza o seu pré-São João, com grande show do cantor Rodrigo Raposo, que receberá como convidados Nádia Maia, Ed Carlos e Mahatma Costa, a partir das 21h. A Orquestra das Pás estará presente em todos os dias.

Fecomércio

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac – PE também inicia campanha de arrecadação de doações a partir desta segunda-feira (29). A instituição irá receber colchões, água mineral, alimentos não-perecíveis, cestas básicas e roupas em bom estado de conservação.

As doações poderão ser deixadas na sede provisória da Fecomércio, na Rua do Sossego, 264 – Boa Vista, e nas unidades do Sesc e do Senac no Recife e no interior, das 8h às 17h.


Com informações do Jornal do Commercio

Onde fazer doações para desabrigados [10]

Diante das notícias que vêm chegando sobre as consequências das fortes chuvas que atingiram a população do Agreste e Zona da Mata Sul pernambucanas, ao longo do final de semana, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, lançou a Campanha Solidária, em favor dos desabrigados e desalojados. 

Na manhã desta segunda-feira, o arcebispo metropolitano convocou todas as 127 paróquias que compõem a circunscrição da Arquidiocese a tornarem-se ponto de arrecadação de donativos. As doações mais urgentes no momento são de alimentos para pronto consumo, água mineral, colchões, lençóis, toalhas de banho, agasalhos, roupas.

Os donativos serão coletados nas paróquias pela equipe da Arquidiocese, que direcionará os mantimentos para os desabrigados e desalojados.

Com informações do Diario de Pernambuco

Onde fazer doações para desabrigados [9]

Durante a reunião desta segunda, a Secretaria das Cidades de Pernambuco definiu os seguintes pontos de arrecadação para onde devem ser encaminhados alimentos não perecíveis, água, roupas, lençóis e colchões:

Recife e RMR

• Sedes da Secretaria das Cidades e do Detran/PE - Estrada do Barbalho, 889, bairro Iputinga;
• lojas do Detran/PE nos shoppings Recife, Tacaruna, Guararapes, Costa Dourada e Plaza;
• TIP e terminais integrados de Xambá, PE-15, Aeroporto, Abreu e Lima, Rio Doce, Pelópidas, Barro, Macaxeira, Cajueiro Seco, Camaragibe, Tancredo Neves e Joana Bezerra.

Interior
• Araripina – Ciretran e Terminal Rodoviário;
• Arcoverde – Ciretran e Terminal Rodoviário;
• Caruaru – Loja do Detran/PE no Shopping Difusora e Caruaru Shopping, Ciretran e Terminal Rodoviário;
• Garanhuns – Ciretran e Terminal Rodoviário;
• Gravatá - Ciretran e Terminal Rodoviário;
• Limoeiro – Ciretran e Terminal Rodoviário;
• Petrolina – Ciretran e Terminal Rodoviário;
• Salgueiro – Ciretran e Terminal Rodoviário;
• Serra Talhada – Ciretran e Terminal Rodoviário;
• Vitória de Santo Antão – Loja do Detran/PE no Vitória Park Shopping.

Horário de arrecadação
• Sede do Detran/PE e nas Ciretrans – das 8h às 13h;
• Terminais Integrados na RMR – das 7h às 19h ;
• Terminais rodoviários – das 7h às 20h



Com informações do Diario de Pernambuco

Onde fazer doações para desabrigados [8]

A Prefeitura de Juazeiro (BA), através das secretarias municipais também é solidária às vítimas das enchentes nos estados de Pernambuco e Alagoas e dá início a campanha “Solidariedade não se fala, se vive” de arrecadação de donativos para os desabrigados.

As pessoas interessadas em participar da mobilização devem entregar suas doações nos pontos de apoio distribuídos nas secretarias de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (SEIHASP), de Defesa Social (SDS) e de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), localizadas respectivamente na Rua Oscar Ribeiro e na Praça da Imaculada Conceição.

As doações podem ser de alimentos não-perecíveis, roupas e cobertores. Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas através dos números (74) 3612-3568 e 3612-3550.


Blog do Geraldo José (BA)

Onde fazer doações para desabrigados [7] #AL

As chuvas uniram do mesmo lado os dois maiores times de futebol do estado, CSA e CRB. OS clubes divulgara em suas redes sociais uma campanha para arrecadar donativos para as famílias desabrigadas pelas chuvas que caem em várias regiões do estado.

As doações podem ser entregues no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Maceió Shopping. São aceitos roupas, agasalhos e alimentos não perecíveis.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) também se solidariza com população dos municípios atingidos pelas chuvas e montou uma estrutura para receber doações. A AMA está arrecadando materiais de higiene, alimentos, água e roupas. Quem quiser entregar doações pode deixar na sede da Associação, que fica na Avenida Dom Antônio Brandão, 218, no bairro do Farol.

Somente na Região Metropolitana, mais de 250 pessoas estão desabrigadas por conta das chuvas, que causaram deslizamentos de barreiras e alagamentos.

Cada Minuto (AL)

Onde fazer doações para desabrigados [6] #AL

Em Maceió, pontos de coleta estão espalhados para ajudar quem perdeu tudo.

Veja onde doar e o que doar:

Casas Jardim (rua Barão de Penedo, Centro; praça Bomfim, Poço; avenida Jatiúca, Jatiúca; ao lado do Tribunal de Contas, no Farol; rua Jangadeiros Alagoanos, na Pajuçara; próximo à Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro; próximo ao fórum, no Barro Duro)- Roupas de frio, agasalhos, alimentos não perecíveis;

Secretaria de Segurança Pública (Centro)- Aceita qualquer tipo de doação;

Secretaria Estadual de Assistência Social (Poço)- roupas, cobertores, água potável e material de higiene pessoal;

Maceió Shopping (bairro Mangabeiras) – no Serviço de Atendimento ao Consumidor- aceita roupas, agasalhos, alimentos não perecíveis;

Cesmac (prédios em Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca e Palmeira dos Índios)- Aceita qualquer tipo de doação;

Associação dos Municípios de Alagoas (bairro do Farol, mesma rua do colégio Marista, ao lado da Seune)- aceita materiais de higiene, alimentos, água e roupas;

Paróquia Divino Espírito Santo (bairro de Jatiúca)- Roupas, cobertores, alimentos não perecíveis;

Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Centro de Maceió)- Colchões, cobertores, roupas, alimentos não perecíveis;

Paróquia Menino Jesus de Praga (Farol)- Agasalhos, lençois, colchão, alimentos não perecíveis;

Igreja Matriz e comunidade Virgem dos Pobres (Centro e Virgem dos Pobres)- roupas de frio, cobertores, calçados, colchões;

Todas as capelas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebem doações;

Sindicato dos Servidores do Ifal (Centro)- Aceita qualquer doação;

Convento dos Capuchinhos (Farol)- Aceita qualquer doação;

Cruz Vermelha (bairro Mangabeiras, em frente ao Maceió Shopping)- aceita qualquer tipo de doação.

Sindicato dos Agentes Penitenciários- Colchões, lençois, roupas, materiais de higiene, alimentos não perecíveis, água mineral- devem ser entregues nas portarias do sistema prisional, no bairro Cidade Universitária.

Code Mangabeiras (sede do antigo Já, próximo ao Viaduto João Lyra)- na sala DRN ou plantão DHC- aceita qualquer doação.

Portal Repórter Nordeste (AL)

Chuvas em Alagoas










Mais de mil famílias tiveram de deixar as suas casas em Alagoas por conta das chuvas, informou o governo do estado neste domingo (28). Na capital, Maceió, há 212 famílias desabrigadas e outras 650 desalojadas (tiveram de buscar abrigo em casa de amigos ou parentes).


Faz uma semana que chove forte em todo o estado, mas os estragos se intensificaram a partir da madrugada de sábado (27). Em Maceió, 4 pessoas morreram e outras 4 ainda estão desaparecidas. As chuvas causaram deslizamentos de barreiras, elevação de rios e alagamentos na capital e interior.


Além da capital, as pessoas tiveram de deixar as casas em outras três cidades da Grande Maceió: Marechal Deodoro (600 famílias desabrigadas ou desalojadas), Pilar (30 desabrigadas e 35 desalojadas), Atalaia (200 desalojadas).



Em Satuba, um adolescente desapareceu no Rio Mundaú, fazendo subir para 5 o número de pessoas desaparecidas na Região Metropolitana de Maceió .


Com informações do Portal G1

Onde fazer doações para desabrigados [5]





ATENÇÃO aos pontos de arrecadação 👇

🚩 POSTO SHELL ON TIME - Av. Conselheiro Rosa e Silva, 2000 - Rosarinho
🚩FLORENSE - Av. Eng. Domingos Ferreira, 4180 - Boa Viagem
🚩Loja A3 DESIGN - Av. Cons. Aguiar, 1576 - Boa Viagem
🚩 PORTO SOCIAL - Rua Marquês de Amorim, 356 b, Ilha do Leite.

Onde fazer doações para desabrigados [4]


Onde fazer doações para desabrigados [3]


Onde fazer doações para desabrigados [2]



A Universidade de Pernambuco – UPE está arrecadando alimentos não perecíveis prontos para consumo (biscoito, bolachas, pão, leite em caixa, achocolatado, sucos, etc.), agasalhos, lençóis, colchões, água potável e material de higiene pessoal e limpeza para as vítimas da Mata Sul atingidas pelas enchentes nesse fim de semana.

A partir desta segunda-feira (29/05), a Reitoria da UPE servirá como posto de coleta das doações, das 8h às 17h. A Reitoria fica na Av. Agamenon Magalhães, s/n – Santo Amaro.

Contamos com o seu apoio!

Imprensa UPE

Onde fazer doações para desabrigados

Para ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nas enchentes, diversas instituições e entidades realizam arrecadação de alimentos não perecíveis e objetos de higiene pessoal.

No centro do Recife, o quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Derby, e o do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, na Avenida João de Barros, na Boa Vista, recebem os donativos, entre as 6h e as 18h. As doações vão ser encaminhadas à Defesa Civil, que transportará os produtos ao interior do estado. Unidades da PMPE descentralizadas também vão recolher os produtos, para facilitar a doação de quem não puder ir ao centro da cidade.

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Pernambuco, tenente-coronel Fábio Rosendo, os produtos mais necessários são alimentos não perecíveis e, especialmente, as cestas prontas para consumo. "Neste primeiro momento, roupas não são o foco das doações, o mais necessário é a ajuda humanitária. Bolachas, água, sucos, achocolatado, manteiga, açúcar. Produtos prontos para consumo são mais práticos e ajudam mais, neste momento", disse.

Todas as unidades do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) também recebem doações para os afetados pelas enchentes. Ao todo, são 15 campi no estado, um deles em Barreiros, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas do fim de semana. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125.1622. A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) montou um posto de coleta na sede do órgão, na Avenida Recife, na Zona Oeste do Recife. Informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3455.5131.

Com informações do Portal G1

Nota do Blog: A partir do próximo post, outros locais de doação vão ser divulgados aqui no Blog. Você, leitor, pode entrar em contato comigo nas redes sociais ou pelo e-mail tparanhos@hotmail.com para nos fornecer outras informações.

Chuvas em Pernambuco [4]

Em Rio Formoso (foto), na Zona da Mata Sul, até um hospital foi invadido pela água. A previsão da Apac para esta segunda-feira (29) é de chuvas fracas a moderadas em todo o litoral do estado, especialmente na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Em reunião com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, o presidente da República, Michel Temer, autorizou, também no domingo (28), o envio de ajuda humanitária para atender as cidades pernambucanas em estado de calamidade devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias, na Zona da Mata Sul e no Agreste do estado. Ele ainda se comprometeu com a liberação de uma linha de crédito de R$ 600 milhões, junto ao BNDES, para obras no estado.

Sem estrutura

Com as chuvas, a falta de estrutura nas cidades ficou evidente e o número de pessoas atingidas por causa de inundações preocupa as autoridades. A cidade de Barra de Guabiraba, no Agreste, registrou alagamento em vários bairros. Segundo a secretária de governo do município, Heine Freitas, cerca de 1.500 casas foram inundadas e 4 mil pessoas estão desalojadas.

A queda de uma barreira bloqueou parte de um trecho da BR-101 em Palmares, na Mata Sul. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu provavelmente por causa da chuva. Já na cidade de Belém de Maria, o nível do Rio Panelas subiu e o município foi tomado pelas águas, em algumas casas marcando até 80 cm. A população deixou o local e seguiu para os pontos mais altos da cidade.

Causa das fortes chuvas

No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno.

Com informações do Portal G1

Chuvas em Pernambuco [3]

Em Caruaru, de acordo com a prefeita Raquel Lyra, mais de 200 ruas foram danificadas, 30 muros de escolas correm o risco de desabar, unidades de saúde foram atingidas, 13 casas desabaram, e a Casa de Saúde Bom Jesus e a prefeitura foram parcialmente interditadas por causa das chuvas. Duas pessoas ainda estão desaparecidas, cinco famílias estão desabrigadas e 17 desalojadas. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu 219 mm em menos de 24 horas, o equivalente a três vezes o esperado para todo o mês na cidade.

"Entendemos a preocupação do governo de Pernambuco com as cidades da Mata Sul, mas estamos numa situação emergencial aqui em Caruaru. Estive ontem a noite na reunião com o governador Paulo Câmara e com o presidente Michel Temer, solicitamos a inclusão da cidade nesse decreto e esperamos que esse equívoco seja resolvido", disse Raquel Lyra.

A prefeita informou ainda que o comitê de crise vai acompanhar a situação, já que a previsão de mais chuvas para os próximos dias.

Um homem de 40 anos morreu e outros dois ficaram feridos após um acidente na madrugada desta segunda-feira (29) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro aquaplanou e capotou. O motorista do veículo morreu no local.

Em Bezerros, quatro pessoas ficaram feridas após serem arremessadas para fora de uma ambulância no domingo (28). De acordo com a secretaria de Saúde de Altinho, que levava pacientes para o Recife, o motorista perdeu o controle do veículo por causa da chuva e colidiu contra a mureta de proteção da BR-232.

Volume da barragem do Prata sobe

A barragem do Prata chegou a 30% da capacidade total após chuvas serem registradas no Agreste. A informação foi divulgada pela assessoria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta segunda-feira (29).

Antes das chuvas, o reservatório localizado em Bonito estava com 12,73% do volume, o que é considerada uma situação de colapso.

Com informações do Portal G1

Chuvas em Pernambuco [2]


Em 20 horas, choveu o equivalente ao esperado para todo o mês de maio em municípios da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco, entre o sábado (27) e o domingo (28), segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Em Ribeirão, na Mata Sul, as precipitações deixaram um rastro de enchentes e deslizamentos, que obrigaram mais de mil famílias a deixar as casas onde moravam e se abrigar em cinco escolas da cidade, que abriram as portas para servir de morada de quem ficou sem teto. 

De acordo com a Defesa Civil de Ribeirão, esta foi a maior chuva registrada no município, desde 1982. Quase 300 milímetros de chuva foram registrados pela Apac. Um dos maiores distritos da cidade, Aripibu, a cerca de nove quilômetros do centro, fica localizado às margens do Rio Ribeirão, que corta quase toda a cidade.

O povoado foi um dos mais atingidos pela enchente, que destruiu a ponte que serve como único acesso terrestre ao município. Os moradores ficaram ilhados, já que os transportes foram interrompidos, e quem precisou sair do local precisou enfrentar a correnteza segurando numa corda improvisada.

Ao todo, há 112 famílias abrigadas nas cinco unidades de ensino do município. Carol Jordão, secretária de Educação do município, informou que as aulas foram suspensas em todas as escolas da cidade e os postos de saúde do local não tiveram condições de funcionar. "Em Aripibu, não tivemos condições de fazer qualquer análise, porque a ponte só permite a passagem a pé, ainda assim, ainda vai ser avaliada por ter risco de desmoronar", disse.

No município, o fornecimento de água foi suspenso até sexta-feira (2), porque, segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a chuva também inundou a estação de tratamento que atende à localidade. Em algumas regiões, o fornecimento de energia elétrica também havia sido danificado, mas voltou a funcionar nesta segunda-feira.

Calamidade


Com informações do Portal G1