quinta-feira, 26 de março de 2020

Mais dois óbitos por Covid-19 confirmados em Pernambuco

Um paciente era morador do Recife. O outro, um canadense passageiro do navio de cruzeiro Silver Shadow. Ambos faleceram na madrugada desta quinta-feira

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, na manhã desta quinta-feira (26/03), mais duas mortes pelo novo coronavírus no Estado, subindo para três o número de óbitos provocados por Covid-19 – o primeiro ocorreu na última quarta (25.03). Tratam-se de dois pacientes, um morador do Recife e um estrangeiro, que estavam internados no Real Hospital Português (RHP). Ambos foram notificados no dia 12 de março.

Entre as mortes, está o canadense de 79 anos, que chegou ao Recife no dia 12 de março, no navio de cruzeiro Silver Shadow. Durante o desembarque, ele passou mal e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do Samu verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), se encaixando como um caso suspeito para Covid-19. O canadense, ex-tabagista e com problema cardíaco, foi encaminhado ao Real Hospital Português, onde foi entubado e levado à UTI.

O paciente foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, fazendo também uso de medicamentos como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Entretanto, ele faleceu na madrugada desta quinta.

O segundo paciente é um homem de 69 anos, morador do Recife, hipertenso e com histórico de viagem para Portugal e Itália, tendo retornado ao Estado em 10 de março. No dia 12, ele foi atendido em uma unidade de saúde privada, apresentando febre e alteração na ausculta pulmonar. Após receber a assistência e fazer a coleta de material para análise laboratorial, foi liberado para isolamento domiciliar.

No dia 19, o paciente de 69 anos buscou outra emergência, a do Real Hospital Português, com dispneia e insuficiência respiratória. Na ocasião, foi entubado e levado à UTI. No dia 21, iniciou diálise. Dois dias depois, apesar da gravidade, estava sem febre e sem a necessidade do uso de drogas vasoativas. Na última quarta (25.03), teve uma piora da função renal. Durante a internação, utilizou antibiótico e também a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Não tinha indicação para uso do oseltamivir. Também veio a óbito na madrugada desta quinta.

PRIMEIRO CASO – O primeiro óbito registrado no Estado foi o de um homem de 85, morador do Recife, que faleceu na manhã da última quarta (25.03). No dia 19 de março, ele havia sido atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com um quadro de febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. O paciente recebeu a devida assistência na UPA, foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Lá, foi iniciado tratamento medicamentoso, com antibiótico e o antiviral oseltamivir.

Apesar do idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo seu histórico de comorbidades, teve uma piora na função renal, sendo necessário iniciar a hemodiálise na última terça-feira (24.03), um procedimento considerado de risco para pessoas acima dos 80 anos. Na manhã da última quarta, durante a sessão de diálise, o homem teve uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, o senhor faleceu durante a manhã.

CONFIRMAÇÕES - Até a quarta-feira (25.03), Pernambuco confirmou 46 casos da Covid-19, distribuídos por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado e países. Um novo boletim será divulgado na tarde de hoje.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Itaú de Casa Amarela reabre depois de uma semana

A agência do Banco Itaú no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, reabriu nesta quinta-feira (26), após sete dias fechados em quarentena, em razão de um caso suspeito de coronavírus. O resultado do teste realizado pela bancária ainda não está pronto. Nesta manhã, a unidade bancária está com grande volume de pessoas.

#ValeAPenaLerDeNovo Hannah & Sullen - Capítulo 06

A reunião de família estava completa. Hannah estava mais calma, já comia e não parava de fazer carinhos na barriga da irmã. Fernando sugere que Sullen cante novamente a música:

-Mas de novo? Já cantei umas três vezes, acho...
-A homenageada não tava aqui pra ouvir.
-Pára tudo! Você fez uma música pra mim, Sullen? - Perguntou Hannah
-Assim, eu fiz a letra e Santiago colocou a melodia.


Hannah deu um beijo no cunhado:


- Você deveria receber o dobro, aliás, o triplo, em vez de devolver o dinheiro. Contratei-o pra tomar conta da minha irmã e fizeste o serviço direitinho...
-Ô... - Respondeu Sullen e todos riram, ao olhar a barriga dela. - Mas peraí, como foi isso? Contratou você? Vocês já se conheciam?


Santiago teve que se explicar que trabalhava como detetive em Serra Floriana quando foi contratado por Hannah e conversa vai, conversa vem, amanheceu o dia e a chuva estiou. Na casa, embora todos estivessem cansados, ninguém conseguia dormir. Santiago e Fernando levou Pai Francisco e Mãe Rita para casa e voltariam em instantes. Foi o tempo em que Hannah confidenciou à irmã:


- Estudamos na mesma faculdade. Éramos apaixonados. Mas você sabe... Casada...
- Aquele doido do seu marido sabe bem estragar a vida de qualquer um.
- Não entendo por que ele não me reconheceu. Eu o reconheci na hora! E que ótimo vocês serem amigos.
- Mulher, ele é gente fina demais, todo mundo aqui na comunidade gosta dele. E detalhe: continua solteiro... Hahahahahaha...
-Hahahahahaha... Faz anos que eu não dava uma risada dessas...


Nisso, os dois chegam e perguntam o motivo de tanto riso. Sullen não perdeu tempo:


- Seus dias de solteirice vão acabar, Dr. Fernando! O mundo, além de ser pequeno, dá muitas voltas...
- Como assim? - Fernando não havia entendido nada.
- Você acha que conheceu minha irmã agora?


Fernando esfregou os olhos de brincadeira, como se estivesse vendo uma miragem e olhou bem para Hannah, que sorria. Paralisou por alguns segundos e reconheceu a colega de faculdade. Nada mais precisava ser dito. Santiago e Sullen se ligaram e saíram de cena, deixando Fernando e Hannah sozinhos. O sol nascia e o canto dos pássaros e cheiro de terra molhada anunciavam um novo dia e um dia novo:


- Você fugiu do seu marido...?
- Ou era isso ou eu morreria. Já são mais de 20 anos longe da minha irmã. Ela tinha poucas horas de nascida quando fomos separadas. Quero uma vida nova. Já, agora, nesse momento!!!
- Eu faço parte dessa vida nova? Me diz, por favor...


Hannah respondeu com um beijo caloroso. Sullen e Santiago espiavam da porta da cozinha e a grávida não perdeu tempo:


-Aê, cunhadão!!! Finalmente minha irmã vai ficar com um homem que preste!!


Já que ninguém iria dormir mesmo, os dois casais passaram o dia circulando pela cidade, que não parava de festejar, agora ao ar livre. Claro, foram na casa de Pai Francisco e Mãe Rita, que abençoaram o amor de Fernando e Hannah e tudo foi comemorado com um belo almoço. Dezenas de pessoas entravam na casa e também comiam e compartilhavam da alegria.


Francisco e Rita não tinham filhos biológicos, mas cuidavam da comunidade como pais. Quando foram escolhidos para serem os sacerdotes do terreiro, adotaram os moradores da Vila. Inclusive gente de fora, como Sullen, Santiago, Fernando e agora, Hannah.


A noite cai novamente na cidade e dessa vez é hora de descanso. No outro dia haveria trabalho, escola, Posto de Saúde, e tudo o mais. Hannah já se dirigia para a casa de Sullen quando Fernando a pegou pelo braço:


- Nem pense que você vai dormir na casa de sua irmã hoje.


Se bem que dormir foi a última coisa que eles fizeram. Anos de paixão reprimida e o desejo aceso foram suficientes. Agora estavam juntos e dessa vez seria pra valer. E os primeiros raios de sol da Vila Mãe África iluminavam os dois. Abraçados e adormecidos.


E a escola estava alegre e agitada como sempre. Os jovens levavam seus instrumentos musicais pra tocar com Santiago e Sullen, às vésperas de ter o bebê, desobedeceu a recomendação de Fernando e foi trabalhar. Ela foi para a sala de leitura dos voluntários quando um homem tranquilo e simpático abordou-a:


- Bom dia, professora.
- Bom dia. Em que posso ajudá-lo?
- Sou pesquisador e gostaria de conhecer os pontos turísticos da Vila Mãe África, para fazer uma tese sobre sincretismo religioso.
- Interessante... Aqui temos alguns livros que podem ajudá-lo na pesquisa e o senhor pode ir nas igrejas e terreiros da cidade.
- A senhora deveria ir comigo, professora.
- Infelizmente não posso. Eu estou em horário de trabalho, além do mais, faltam dias ou mesmo horas, pra eu ter minha filha.


O rosto do homem estranho se iluminou. E ele aponta uma arma para Sullen:


- Mas o que é isso????
- Sullen Benjamin... Há anos espero rever esses olhos castanhos e esse rostinho de criança e ainda com esse bônus. Mais uma pérola vai nascer. E a minha mulher, onde ela está? Vocês três voltam comigo!
- Ar...
Antes que ela falasse mais alguma coisa, Arlan tapou sua boca. E, pegando-a pelo braço e com a arma sutilmente apontada para as costas de Sullen, ele a leva da escola.


Uma menina que estava na sala de leitura testemunhou tudo e correu para a sala de música avisar a Santiago:


- Tio, um homem armado chegou e levou a Tia Sullen!!!


Santiago não teve dúvidas: correu atrás e conseguiu ver o homem estranho que levava sua mulher e o reconheceu na hora. Não teve dúvidas e ligou para Fernando, que ainda estava com Hannah. O médico atendeu o celular e viu que era Santiago:


- Fernando, homem, o doido chegou e levou a minha mulher!!!
- O doido? Que doido?
- O tal do Arlan!!!
- O quê?????


Hannah acordou com o grito de Fernando e pressentiu que a irmã estava em perigo.


Enquanto isso, Arlan levava Sullen em um carro e dirigia o volante com uma única mão. A outra apontava a arma para a gestante. Pelo retrovisor, ela viu que outro automóvel os perseguia e reconheceu Santiago ao volante, junto com Fernando e Hannah. De repente, sentiu uma dor no baixo ventre e um pouco de água escorria entre suas pernas. A bolsa estourou.


- Agora não, Marie-Ange, agora não... Espera um pouco...


Arlan ria, com a certeza de que teria mais uma criança sob seu domínio


E agora? Será que Santiago e seus amigos vão conseguir salvar a Sullen antes que o bebê nasça? Será que a pequena Marie-Ange vai ser a próxima vítima de Arlan? Não percam o último capítulo.

Expolab lança cursos em EaD

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que um em cada cinco estudantes universitários são alunos do modelo de Educação à Distância. Ainda de acordo com o INEP, houve um crescimento de quase 20% em nove anos, de 2008 a 2017. O Brasil é um dos países pioneiros quando se fala em Educação à Distância. Nos primórdios, haviam os clássicos cursos por correspondência e na segunda metade do Século XX, meios de comunicação como o Rádio e a TV eram os responsáveis pelas tele-aulas.

O século XXI e as novas tecnologias abriram ainda mais espaço para os cursos EaD. Nesse contexto, onde se une as ferramentas tecnológicas com criatividade e boas ideias, a Expolab - Escola de Economia Criativa de Pernambuco está lançando versões, em Educação à Distância, de seus cursos presenciais.

Através do uso de plataformas de Educação à Distância - EaD, vão ser lançados os cursos on line de: Adobe Creative & Graphic, ADS Express, Assessoria de Imprensa Desenvolvimento Front end, Direção de Arte e Portfólio, Estamparia digital, Google ADS, Instagram para pequenos e médios negócios, Introdução às Redes Sociais, Marketing Digital, Marketing Político, Premiere + After Effects, Redação Publicitária, Social Media, UI Design, Vendas Digitais, Youtuber, entre outros.

De casa, no sistema de home office, os alunos terão acesso a todo o conteúdo programático, além de poder fazer exercícios, trabalhos práticos e o projeto de final do curso. Os professores são qualificados e com anos de experiência. “É da filosofia da Expolab que nossos cursos sejam 100% voltados para o mercado de trabalho, por isso, temos professores que aliam a vivência profissional à didática de ensino”, afirma o Professor Alfredo Galamba, fundador e diretor da Expolab.

Independentemente dos cursos, o investimento pode ser feito por cartão de crédito, em 10 vezes, ou à vista no boleto bancário. O lançamento dos cursos está previsto para a primeira quinzena de abril e os alunos poderão receber o material diretamente nas plataformas, para acompanhar as aulas, que serão ao vivo, em tempo real.

Serviço:
Cursos EaD - Expolab Escola de Economia Criativa
Whatsapp: (81) 99931-3683
Email: comercial@expolab.com.br

PE: Portal da Transparência reúne normativos sobre a Covid-19

Já estão disponíveis aos cidadãos no Portal da Transparência do Governo de Pernambuco todos os normativos legais publicados pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual relacionados ao combate à Covid-19. O objetivo da iniciativa é facilitar as pesquisas, centralizando as informações e garantindo a transparência das ações que a administração pública vêm realizando e o acesso à informação que nesse momento toda a sociedade precisa. 

“É uma determinação do governador Paulo Câmara dar publicidade a esses normativos, uma vez que eles trazem todas as ações realizadas pelo Estado no sentido de evitar a disseminação da doença em nosso território. O Portal da Transparência é o melhor local para isso, já que ele é um ambiente consolidado e bastante utilizado pela população para o controle social”, explicou Érika Lacet, secretária da Controladoria-Geral do Estado, pasta que faz a coordenação do Portal. De acordo com ela, além das normas estaduais o usuário também encontra um link para o repositório da legislação federal sobre o tema.

Todos os documentos estão disponíveis acessando o menu “Fiscalização e Controle”, onde foi inserido um item chamado “Legislação Covid-19”. 


SERVIÇO:
Portal da Transparência


Imprensa SCGE PE

Arte em unidade de saúde de Olinda pede que população fique em casa

A unidade básica de saúde Cohab Peixinhos, em Olinda, resolveu utilizar a arte para alertar a população contra o Coronavírus. Enfermeiros do posto de saúde promoveram a pintura do muro do imóvel reforçando a recomendação para que as pessoas fiquem em casa. A proposta é sensibilizar os que ainda não estão confinados para se resguardarem em suas residências, como
recomendam o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, para evitar a contaminação comunitária. “Ações como essas são de extrema eficácia pois alcança, não apenas quem procura a unidade de saúde, mas sim, um número muito grande de pessoas da comunidade. Nosso objetivo é sempre lembrar que o combate à contaminação comunitária depende de todos nós”, destacou o responsável pela unidade de saúde. 
Imprensa Olinda


Saúde de Olinda imuniza pessoas em situação de rua contra a Influenza

O Governo de Pernambuco adotou mais uma frente de ação para combater a disseminação do coronavírus no estado. Em parceria com a entidade sem fins lucrativos Porto Social, lança uma campanha emergencial para arrecadar doações com o objetivo de custear bens e insumos para atender a rede pública de saúde e auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade. Com a nova medida, será possível agilizar a compra e reposição de materiais utilizados pelas unidades públicas de saúde durante o período de duração da pandemia. As contribuições voluntárias não têm valor mínimo ou teto máximo e podem ser efetuadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

A fim de viabilizar os depósitos e sua destinação de forma mais rápida possível, um termo de cooperação foi firmado pelo Poder Executivo com a aceleradora e incubadora de iniciativas sociais, que será a operadora dos recursos arrecadados durante o período da campanha. As contribuições devem ser depositadas em nome da Associação Incubadora Porto Social (CNPJ: 25.087.812/0001-47), em conta corrente do Bradesco (AG: 1164 e CC: 50071-2).

“A pandemia do coronavírus só será vencida com a união de todos os setores, do primeiro ao terceiro. A convite do Governo de Pernambuco, nós estamos entrando nessa campanha, convocando toda a sociedade para participar e doar. Esses recursos serão utilizados da melhor forma possível para que esses materiais de saúde sejam adquiridos o quanto antes e ajudem no combate a essa doença”, reforça o presidente do Porto Social, Fábio Silva.

Embora a arrecadação tenha ficado sob responsabilidade da entidade, a utilização dos recursos será definida pelo Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento à Covid-19, implementado pelo governador Paulo Câmara por meio do Decreto n° 48.810, publicado no dia 16 de março. As secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Saúde e de Planejamento e Gestão encabeçarão a gestão. Um site será criado e posto no ar, dentro em breve, para informar a população sobre as doações e emprego dos valores arrecadados. 

“Precisamos do envolvimento de toda a população no combate à Covid, pois a situação é inédita em todo o mundo e precisamos dar respostas rápidas para evitar a propagação do coronavírus. Este é mais um mecanismo que se criou para auxiliar no atendimento às pessoas infectadas. Faremos a prestação de contas aos moldes do setor privado, no final do período de crise, com o máximo de transparência possível”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Secretaria de Educação e Esportes disponibiliza material de apoio para estudos e atividades para estudantes

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado disponibilizou em sua página oficial, na última segunda-feira (23), orientações de materiais complementares para estudantes e professores desenvolverem atividades e estudarem durante este período de quarentena. Sugestões de livros, filmes, materiais pedagógicos e atividades estão disponíveis na plataforma, que possibilita o estudo e a realização dos trabalhos. Além disso, o conteúdo proposto permite ainda que os estudantes expressem seus sentimentos neste momento difícil, contribuindo para o bem-estar deles. Os conteúdos contemplam crianças da Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Educação Inclusiva, Educação Indígena e Travessia.

Uma das atividades propostas é o ”Laboratório de Redação”. Com o tema sugerido pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes, os estudantes irão desenvolver textos e enviar a produção para correção. Eles contam ainda com o “Diário de Bordo – Minha vida em tempo de Coronavírus”, onde podem relatar a rotina diária durante este período. Para alunos da Educação Infantil, os pais ou responsáveis terão acesso a brincadeiras que podem ser realizadas com a utilização de materiais de uso domésticos, além de dicas de filmes.

Sem perder o foco nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes do Ensino Médio encontrarão sugestões de estudos para as avaliações através de dicas de livros, sites de pesquisas e filmes com discussões pertinentes sobre conteúdos para o currículo, além de uma gama de propostas de atividades complementares. É importante destacar que este material não significa reposição de aula.

Para os professores, serão disponibilizados alguns sites com sugestões de aprofundamento de estudos e cursos online de formação. O site da Secretaria permite ainda que o professor possa contribuir para os Currículos de Pernambuco do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.

“A importância desse material é justamente oferecer estudos diversificados que podem ser acessados por professores e estudantes nesse momento de isolamento social. Ao retornarmos às aulas, vamos poder trabalhar estes conteúdos produzidos pelos estudantes. São sugestões que a gente, enquanto Secretaria de Educação e Esportes do Estado, propõe nesse momento tão delicado. A gente espera que cada um possa aproveitar material da melhor forma”, destaca a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.

“Nesse momento de suspensão de aulas, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado traz para os estudantes e professores uma página voltada diretamente para atividades que podem ser desenvolvidas nesse período. O objetivo é que os estudantes acessem estes materiais e despertem o interesse em participar das ações propostas. Além de ocupar o tempo, estarão dando continuidade ao desenvolvimento das aprendizagens. É importante destacar também que, ao longo deste período, a Secretaria atualizará a página com novos conteúdos”, ressalta o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Novas paradas de ônibus serão ativadas na Av. Conde da Boa Vista esta sexta (27)

Com a conclusão de mais uma etapa nas obras de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, duas novas paradas de ônibus entram em operação a partir desta sexta-feira (27). Os abrigos ficam na calçada, em frente à loja C&A, no sentido cidade/subúrbio, e deverão ser atendidos por 34 linhas. Confira, abaixo, como fica a divisão dos coletivos por ponto de embarque e desembarque de passageiros.

A parada nº 180305 que ficava no canteiro central da pista foi desmembrada em duas e realocadas na calçada. Desta forma, a parada nº 180305 continua em frente à loja C&A e passa a ser atendida pelas linhas que têm como destino as regiões Norte e Oeste da Região Metropolitana do Recife. São elas:


243 - Vila Dois Carneiros - via Cais de Santa Rita
311 - Bongi (Afogados) - aos domingos
313 - San Martin (Abdias de Carvalho)
314 - Mangueira
315 - Bongi
321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 - Totó (Jardim Planalto)
341 - Curado I
346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)
411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)
414 - Torre
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
644 - Largo do Maracanã
726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
731 - Beberibe (Espinheiro)
1981 - TI Rio Doce (Conde da Boa Vista)

Já a parada nº 180306 fica antes do cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua Gervásio Pires e será atendida por linhas que seguem em direção à Zona Sul da RMR. São elas:

014 - Brasília (Conde da Boa Vista)
032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)
042 - Aeroporto (Opcional)
061 - Piedade
064 - Piedade (Opcional)
071 - Candeias
100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)
101 - Circular (Conde da Boa vista/Rua do Sol)
121 - Vila da Sudene
168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
185 - TI Cabo – via Unicap
214 - UR-02/Ibura (Opcional)
224 - UR-11 (Opcional) - via Ipsep

A partir da alteração, a linha passará a atender a Estação de BRT Derby nos dois sentidos da viagem. Ou seja, tanto no sentido Camaragibe/Derby quanto no sentido Derby/Camaragibe.

Imprensa Grande Recife

Procon-PE orienta consumidores e fornecedores sobre seus direitos e deveres diante da pandemia

Diante de todas as medidas de enfrentamento ao coronavírus, previstas em leis federais e decretos estaduais, nos quais suspenderam aulas, fecharam comércios e shoppings, todos com o objetivo de preservar a saúde e segurança dos consumidores, dos fornecedores e seus funcionários e da população em geral, o Procon-PE elaborou uma Nota Técnica orientando os consumidores e fornecedores sobre seus direitos e deveres.

A Nota Técnica tem o objetivo de proteger e resguardar os direitos dos consumidores, bem como manter o equilíbrio na relação de consumo, ressaltando que o consumidor é a parte mais vulnerável nessa cadeia. Se constatando práticas abusivas por parte dos fornecedores, o Procon-PE tomará as providências e medidas cabíveis, analisando caso a caso, monitorando, coibindo e penalizando quaisquer práticas neste sentido.

O Procon-PE orienta a todos os consumidores que, num primeiro momento, tentem entrar em acordo com os fornecedores de produtos ou serviços contratados. No sentido de remarcar/reagendar. “Neste momento é importante ponderarmos sobre os interesses da coletividade, a fim de tentar preservar o equilíbrio nas relações de consumo”, destaca o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Seguem os tópicos abordados no documento para orientar fornecedores e consumidores, bem como de preservar a harmonia nas relações de consumo.

Festas e academias

Os contratos celebrados que têm cunho, em regra, eventuais tais como os de atividades de academias de ginásticas, casas de festas, serviços de eventos como aniversários, casamentos, formaturas e comemorações das mais diversas, assim, visando tentar resguardar os efeitos nestas atividades e seus proprietários, pede-se ponderação de ambas as partes na manutenção dos contratos já firmados. Tentando remarcar reagendar as datas.

Educação

Quanto às atividades de ensino-aprendizagem infantil e complementar que não estão compreendidas no ensino regular tais como berçários, hoteizinhos, atividades integrais, escolinhas de artes, futebol, dança, natação e afins, atividades que se vinculam a determinados tipos de faixa-etária perdendo naturalmente o objeto em virtude da mudança natural de idade, que sejam negociados de maneira que os fornecedores observem as situações pontuais e não realizem práticas abusivas

NEGOCIAÇÕES

Em caso de negociações, o Procon-PE sugere as seguintes alternativas:

Sugerimos aos consumidores que os pedidos de cancelamentos total, com consequente reembolso dos valores já pagos, apenas seja efetivamente realizado, em último caso, ou seja, se de fato, tornar-se impossível/inviável a continuidade da contratação;

Sugerimos aos fornecedores que nos casos de remarcação, a entrega de vouchers com os créditos dos valores pactuados sejam com um prazo de validade não inferior a 12 meses a contar da data de renegociação, tendo em vista a impossibilidade momentânea de se estabelecer o serviço, ante o estado de calamidade pública decretado de forma federal e estadual;

Nos casos de cancelamento, os reembolsos sejam realizados em prazo não superior a 12 meses a contar da data de negociação, de forma a não prejudicar o consumidor quanto seu direito de ressarcimento dos valores efetivamente pagos, bem como, diante da atual situação econômica, de forma a garantir que o estabelecimento possa reativar suas atividades de forma equilibrada;


Imprensa Procon PE