segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Amauri Nascimento lança “Cais Carnal”, EP de frevo, para esquentar o Carnaval


"Ladeira acima, ladeira abaixo, não me procure que eu lhe acho. O Carnaval já chegou". Com esse verso da música “Olinda, Eu Amo Você”, do compositor Chico Viola, o músico Amauri Nascimento define a tônica presente em seu terceiro EP, “Cais Carnal” que será lançado dia 21 de fevereiro em todas as plataformas digitais. São seis faixas, com cinco clipes disponíveis no YouTube do artista.

Em uma homenagem à energia pulsante do Carnaval de Olinda e Recife, as seis faixas do EP trazem o frevo de melhor qualidade com participações de nomes de peso como: Nena Queiroga, Cassius Cavalcanti, Luciano Magno, Gustavo Travassos, Augusto Silva e Frevo Novo. A mistura do frevo raiz, do brega, do samba e do axé estão presentes na sonoridade deliciosa que as participações do ícone Nega do Babado e do fenômeno Nego Thor, trouxeram ao trabalho de Amauri, que considera “Cais Carnal” sua carta de amor ao Carnaval, tanto como folião, quanto como artista. Um trabalho fundamental para sua construção como pernambucano; cheio de riqueza, cultura, arte e identidade.


A primeira faixa “Olinda, Eu Amo Você”, de Chico Viola e contribuições em sua melodia de Amauri, tem produção de Waltinho de Souza e acompanhamento dos músicos Augusto Silva (bateria), Lieve Ferreira (guitarra), Gilberto Bala (percussão), Waltinho de Souza (Tuba) e Iko Brasil (flauta), além das participações da Rainha do frevo Nena Queiroga, Cassius Cavalcanti (Som da Terra), Augusto Silva, Eduardo Japiassu e Frevo Novo que abrem a faixa. O elogiado vídeo da música já se encontra disponível no canal do artista do YouTube.

A segunda faixa do EP, a marchinha “Melô do Fio Dental/ Seu Gatão” de Lourdes Silva, hoje com 82 anos, tem uma história muito interessante. Décadas depois de Dona Lourdinha ter enviado esse Medley, com outra letra, na década de 70, para um concurso de músicas de Sílvio Santos, ela cantou a marchinha para Amauri, que pediu permissão para trazer a letra para um contexto atual, enaltecendo o direito da mulher estar vestida como quiser e não poder ser tratada de forma desrespeitosa sob pretexto de sua vestimenta. Para o dueto, Amauri convidou Nega do Babado, diva do movimento brega e do empoderamento feminino. A música recebeu um clipe dirigido por Italo Monteiro (ProRec Produções), que dirigiu seu primeiro clipe “Miragem Tropical”, que ganhou como melhor clipe no Prêmio da Música de PE, em 2018. A produção musical é de Fabio Valois.

Faixa exclusiva do EP, “Um Sol pra Cada Cabeça” é um frevo composto por Amauri com participações de Gustavo Travassos, cantor oficial do Galo da Madrugada, e Nego Thor, fenômeno do samba e axé em PE. Produção musical de Fabio Valois.

“Lá vem o Galo”, frevo do compositor caruaruense Humberto Bonny que ofereceu gentilmente essa linda homenagem ao maior bloco da terra para que Amauri realizasse a gravação, tem produção musical de Fabio Valois e a participação da candidata a rainha do Carnaval, Aleksandra Eliza no clipe da música, trazendo seu passo e beleza inesquecíveis.

Uma ode a Capiba, Nelson Ferreira, Alceu Valença, J. Michiles, André Rio, Marron Brasileiro, Nena Queiroga, Almir Rouche, Zé Brown, Engenho do Meio e seu tradicional Bloco Cabeça de Touro entre outros símbolos, “Calor”, quinta faixa do EP, composta e interpretada por Amauri, reverencia as influências artísticas que o fizeram ser um cantor de frevo e ritmos pernambucanos. A faixa conta com a participação da guitarra inovadora do baiano radicado em Recife, Luciano Magno e direção musical de Flavio Valois.

Para encerrar o EP de forma sublime, o frevo de bloco “Clareou Nosso Amanhã”, inspirado na poesia de Carmen Lúcia Couto, recebeu adaptações na letra e melodia de Amauri. O clipe da música tem a participação do Bloco Lírico Com Você no Coração.

Amauri comemora o lançamento desse terceiro ato, que virá a ser seu primeiro Álbum, juntamente com os trabalhos anteriores, “Ser… Tão…” (EP Junino) e “Tropi”(Latinidades e Brega) lançados em 2024. Para o músico, todo esse trabalho trata-se de uma jornada de entender seu chão e seu lugar através da sua música.


*Sobre Amauri Nascimento*
Iniciou sua carreira em 2004 cantando no coro da UFPE. 
Com trabalho baseado na fusão de elementos da música popular pernambucana e características urbanas, em 2013 fundou a Banda Doctor Vôte. Em 2014 foi a vez do Projeto Fossa que fazia releituras de música deste estilo. Em 2017, lançou sua carreira solo com a música autoral "Miragem Tropical" produzida por Samico, com participação de Irah Caldeira e Betto do Bandolim e clipe premiado pela ACINPE. em 2018.
Representando a música pernambucana em vários estados do Brasil, também gravou com diversos nomes do cenário regional e nacional. Seu primeiro álbum, com lançamento previsto ainda para esse ano, refletirá sua relação multifacetada com a música pernambucana.


*Faixas disponíveis em todas as plataformas digitais*

*Amauri Nascimento nas Redes*

Instagram:@amaurinascimentooficial
Youtube: www.youtube.com/amaurinascimento
Facebook: facebook.com/amaurinascimentofanpage
facebook.com/jose.amauri
Twitter: @oficialamauri
Tiktok:amaurinascimentooficial

Foto: Sidarta

Noite de culinária indiana no Quiosque 51 com o Chef Leonardo Ricardo


Nesta quinta-feira(13), às 19h, o Quiosque 51, localizado em Boa Viagem, vai receber o Chef Leandro Ricardo, com trajetória marcada por inovação, técnica e um talento que conquistou reconhecimento nacional, para uma edição especial da Quinta do Chef, que irá produzir ao vivo o prato indiano Frango Tikka Masala. O valor da reserva para o prato principal é R$ 70,00 com sobremesa inclusa. As reservas são antecipadas e estão disponíveis no link na bio do Instagram @quiosque51.  


*Prato Principal:* 
Frango Tikka Masala: Um clássico da culinária indiana! Peito de frango marinado em iogurte e especiarias, cozido em um molho cremoso e aromático de tomate. Servido com pão indiano Naan e arroz basmati com amêndoas – uma combinação que é um convite ao paladar!


*Sobremesa:* 
Gulab Jamun: A doçura tradicional da Índia que derrete na boca!Pequenas esferas de leite fritas e banhadas em uma calda especial e delicada que encantam paladares há mais de 100 anos.


*Sobre o Chef:*
Com mais de 34 anos de experiência, Leandro Ricardo é um mestre da gastronomia, já tendo deixado sua marca em cozinhas icônicas como o Copacabana Palace e o restaurante francês Roanne, em São Paulo. Seu talento e técnica são reconhecidos nacionalmente, e nesta noite especial, ele traz toda a sua expertise para um jantar memorável.

Uma noite para sentir os aromas, explorar sabores e se encantar com a magia da culinária indiana.

*Serviço:*  
Data: 13 de fevereiro (quinta-feira)  
Horário: 19h  
Local: Quiosque 51 – Orla de Boa Viagem, próximo ao Parque Dona Lindu  
Valores: Prato principal + Sobremesa inclusa: R$ 70,00  



Prorrogado o prazo de inscrições para o Conselho Participativo das Microrregiões de Água e Esgoto de Pernambuco

Foram adiadas até o dia 14 de fevereiro as inscrições para o preenchimento de 06 (seis) vagas no Conselho Participativo (CP) das Microrregiões de Água e Esgoto, para as regiões do Sertão e RMR-Pajeú (MRAEs). O Conselho é um órgão de governança e gestão das microrregiões e tem mandato com duração de quatro anos.

Composto por 11 membros, o CP é formado por seis membros eleitos pelo Colegiado Microrregional e cinco membros indicados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. “A principal atribuição do Conselho Participativo é analisar e organizar previamente os assuntos que serão discutidos nas assembleias do Colegiado Microrregional, além de convocar audiências e consultas públicas sobre questões relevantes, conforme decisão do Colegiado”, explicou Artur Coutinho, secretário geral das MRAEs.

As inscrições estão abertas a todos os interessados que desejam contribuir para a gestão de água e esgoto na região, desde que não seja vinculado ao Poder Executivo Municipal ou Estadual. Para se inscreverem, os candidatos deverão preencher o formulário, disponibilizado nos respectivos links abaixo e anexar o seu currículo atualizado.

Microrregião de Água e Esgoto do Sertão (MRAE-I): https://srhs.pe.gov.br/microrregioes/editais-e-licitacoes-mrae-i
Microrregião de Água e Esgoto RMR-Pajeú (MRAE-II): https://srhs.pe.gov.br/microrregioes/editais-e-licitacoes-mrae-ii

Sobre as MRAEs - Desde setembro de 2021, Pernambuco conta com duas microrregiões de saneamento: a MRAE-I Sertão e a MRA-II RMR–Pajeú. Estabelecidas a partir da Lei Complementar nº 455/21, em consonância ao Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/20), elas são autarquias interfederativas, que, dentre outras atribuições, conduzem as decisões relativas a prestação de serviços de saneamento das cidades pernambucanas. São, portanto, organismos que auxiliam os municípios no cumprimento da meta imposta pelo Marco, de alcançar, até o ano de 2033, o percentual de 99% da população brasileira com acesso a água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. 

“O agrupamento dos municípios em microrregiões assegura igualdade da qualidade dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para os municípios pequenos e os grandes. Isto porque as prefeituras com menor orçamento estão juntas, beneficiadas pelos mesmos contratos que as que têm maior capacidade financeira, na medida em que as decisões são tomadas em bloco”, disse Coutinho. 

A Microrregião de Água e Esgoto I Sertão é composta por 24 municípios dos sertões central, do Araripe e do São Francisco, sendo o principal deles Petrolina. E a Microrregião de Água e Esgoto II RMR-Pajeú engloba os demais 160 municípios e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, incluindo toda a Região Metropolitana do Recife, Agreste e parte do Sertão. Cada bloco tem a missão de organizar, planejar e executar as ações de interesse comum, seja com relação à prestação direta ou contratada dos serviços de saneamento. 

Cada MRAE tem um Colegiado Microrregional; Comitê Técnico; Conselho Participativo e Secretaria Geral, sendo o colegiado o órgão máximo, formado pelos próprios prefeitos e presidido pela governadora. O Comitê Técnico é formado por três representantes do Governo do Estado e oito municipais e o Conselho Participativo está sendo estabelecido, com previsão de integrar representantes da sociedade civil, escolhidos pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e pelo Colegiado Microrregional.

Bar do Amparo celebra os seus homenageados do Carnaval, nesta terça (11), em Olinda


Nesta terça-feira (11), o Bar do Amparo faz homenagem ao compositor J. Michiles e à Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda, agremiação escolhida pelo empresário Hiago Magalhães para representar o Carnaval da Cidade Alta durante os dias de folia no bar. A orquestra Henrique Dias receberá o encontro de estandartes na frente da casa, a partir das 20h. O Bar do Amparo também vai preparar drinks especiais para o período momesco homenageando os blocos Pitombeira, Cariri de Olinda, Eu Acho é Pouco e Macuca.

Especialista explica tendências de make para o Carnaval


Os foliões já estão à todo vapor nas prévias carnavalescas e em contagem regressiva para o Carnaval 2015. Com isso, aumenta a busca por looks cheios de cor, brilho e muita personalidade. O foco nas tendências traz um ar de novidade, garantindo que todos possam brilhar nos desfiles e blocos. O Carnaval é conhecido pela sua expressão cultural vibrante e pela liberdade de escolha para ousar. Neste cenário, surgem diversas inspirações que prometem dominar as ruas e avenidas durante os festejos.

De acordo com a especialidade em skincare e maquiagem, Carol Santore, uma das tendências mais marcantes é o maximalismo. A moda este ano convida todos a se expressarem de forma extravagante. A pele glow será bem usada com uso de iluminadores e óleos faciais para um efeito molhado e radiante. As sombras metalizadas e holográficas também serão uma boa pedida com tons vibrantes. “Tonalidades como amarelo, laranja, rosa pink e azul turquesa estarão em alta. As maquiagens seguem a mesma linha, incorporando texturas diferentes e muito brilho para destacar ainda mais o visual carnavalesco”, explica. 

Ainda nas tendências, influência do metalizado continua a ser forte em 2025. Popularizado no ano passado, o metalizado se firmou como uma escolha predominante não apenas nas roupas, mas também nas maquiagens e penteados. Esta tendência oferece um toque futurista e moderno às fantasias, tornando-as mais impactantes e memoráveis. Os olhos são protagonistas da make com delineados gráficos e coloridos, tudo com traços duplos, formatos abstratos e delineadores neon. Além disso, pedrarias e aplicações 3D com strass e pérolas autocolantes trazem um toque de sofisticação.

Outra tendência que deve ser seguida é o Skinimalismo que consiste numa pele natural, corrigida apenas onde necessário, valorizando a textura real. Produtos à prova d’água e suor são endispensável nesta produção, em que fixação de longa duração para aproveitar a folia sem retoques constantes. Outro diferencial é o blush drapeado e efeito sunkissed - tons quentes aplicados de forma elevada para um ar saudável e corado.

Outra vedete da make é a boca em destaque com batom gloss e efeito vinil, cores vibrantes como pink, vermelho e roxo, com acabamento molhado ou tons inusitados como azul, verde e preto para quem quer sair do óbvio.
CURSO – Para ensinar as foliãs essas dicas de make, na prática, a especialista Carol Santore está com inscrições abertas para o curso “Tendências de makes para arrasar no Carnaval”, próximos dias 19 e 26 de fevereiro, às 14h, com valor simbólico de R$ 50, por pessoa, que será revertido em produtos de maquiagem. As aulas acontecem no Espaço Rosa, na Rua Ernesto de Paula Santos, 960, sala 205, Empresarial Boa Viagem. As inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWoCQOk44PMXHiqiucS3AsC8c4r-L7YUSTGV25Sa6vWumqaQ/viewform . As vagas são limitadas. 

SERVIÇO:
Curso “Tendências de makes para arrasar no Carnaval”
Quando: dias 19 e 22 de fevereiro
Horário: 14h
Onde: Espaço Rosa, na Rua Ernesto de Paula Santos, 960, sala 205, Empresarial Boa Viagem
Valor: R$ 50, por pessoa

Bloco infantil Balança Rolhinha celebra 29 anos de folia e tradição no Poço da Panela


Desde 1996, o Bloco Infantil Balança Rolhinha tem sido um reduto de alegria e folia para os pequenos foliões. Neste ano, a agremiação celebra 29 anos de tradição com uma festa repleta de diversão para as crianças e suas famílias. O evento terá concentração no domingo (23), no Jardim Secreto, no bairro do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, a partir das 15h30, com entrada gratuita.


Comandado por Juliana Martins, CEO da Libre Promo, produtora do evento, o bloco é uma verdadeira homenagem à cultura do Carnaval pernambucano, com muito frevo e a presença de personagens icônicos das festividades. "Convocamos os pequenos foliões e suas famílias para brincarem o bom e tradicional Carnaval de rua do Recife. Acreditamos que o Carnaval é mais divertido quando é celebrado em família, e temos a missão de passar de geração para geração a riqueza cultural e o amor pela Festa de Momo", comenta Juliana Martins.


A festa contará com uma orquestra de frevo e a presença de personagens como La ursa, Caboclo de Lança, Burrinha, Galinho da Madrugada, Papangu e passistas. Além disso, os pequenos foliões podem esperar a participação especial de super-heróis, um grande dragão de pelúcia e diversos personagens animados. O tradicional banho de mangueira vai encerrar a festa, proporcionando ainda mais diversão e alegria ao público presente.


Este ano, o bloco reforça seu compromisso com a inclusão, renovando a parceria com o Instituto do Autismo para oferecer um ambiente acolhedor para crianças com necessidades especiais.


A edição deste ano traz, novamente, a aguardada collab do Balança Rolhinha com empresas criativas e genuinamente recifenses. O bloco une forças com a Mactoot, especializada em moda infantil e liderada por Gabriela e Alexandra Menezes; e com a Garimpe Decore, referência em decoração, comandada por Rafaela Lemos, Ana Helena Tavares e Amanda Giordani, que criou estampas e artes exclusivas para a campanha deste ano.  


Com o tema "O sol sempre brilha por aqui", a parceria captura o espírito vibrante do Verão e do Carnaval, conectando o público às três marcas de forma única e inspiradora.

SERVIÇO: BALANCINHA NA RUA
Data: Domingo, 23/02
Horário: 15h30
Local: Jardim Secreto, Poço da Panela
Entrada: Gratuita

SERVIÇO: ENSAIOS DO BALANCINHA
Data: Sábados e domingos, 15 e 16/02
Horário: 15h30 às 18h
Local: Prainha, Shopping Recife
Entrada: Gratuita

Alerta e dicas de prevenção para golpe que usa número do banco para enganar correntistas e roubar contas

 

Um novo golpe bancário tem feito vítimas no Brasil. Os criminosos utilizam uma tecnologia chamada "Mascaramento de Chamada" para fazer com que o telefone do banco apareça na tela do celular da vítima, aumentando a credibilidade da fraude. A abordagem começa com uma ligação informando sobre um suposto acesso indevido à conta e alegando um bloqueio por segurança.

De acordo com Guilherme Silvestre, especialista em soluções de Segurança e Produtividade da HSBS, o golpe é bem planejado e segue uma sequência estratégica para enganar as vítimas. Ele explica que os fraudadores obtêm informações das pessoas por meio de vazamentos de dados e sabem nome, telefone, banco, agência e até o perfil do cliente. Com esses dados, acessam o site ou aplicativo do banco para identificar limites de operação e preferem clientes com maior poder aquisitivo.

Em seguida, tentam acessar a conta utilizando senhas erradas, provocando o bloqueio e impedindo que o verdadeiro dono consiga entrar. Depois dessa etapa, os criminosos entram em contato usando um número idêntico ao do banco, informando que houve tentativas suspeitas de acesso e que a conta foi bloqueada por segurança. A vítima, acreditando na ligação, segue as instruções para supostamente recuperar o acesso.

Durante a conversa, os golpistas citam detalhes da conta, como limites de cheque especial, transferência e PIX, ganhando a confiança da pessoa. Na fase final, pedem que a vítima acesse o aplicativo ou site do banco e forneça informações sensíveis. Com esses dados, os criminosos conseguem configurar a conta em outro dispositivo e assumem o controle total.

Guilherme Silvestre alerta que o principal fator de proteção é a informação. Ele destaca que manter a calma e estar bem informado são as chaves para evitar a maioria dos golpes. O especialista lembra que os bancos nunca entram em contato com clientes pedindo dados pessoais, senhas ou códigos de verificação por telefone. Caso receba uma ligação suspeita, a recomendação é desligar imediatamente e entrar em contato com o banco pelos canais oficiais.

Outra medida importante é ativar a autenticação em dois fatores para dificultar acessos não autorizados. Além disso, configurar alertas no aplicativo do banco para receber notificações de toda a movimentação que ocorrer na conta pode ajudar a agir rapidamente. Monitorar a conta com frequência, evitar repetir senhas em diferentes serviços e alterá-las regularmente são práticas que também reduzem os riscos. A orientação principal é sempre desconfiar de qualquer ligação inesperada que pareça urgente ou alarmante e nunca fornecer informações bancárias sem antes confirmar a veracidade do contato.

Volta às aulas: Dicas para economizar e escolher bem o material escolar


Com a aproximação do início do ano letivo, pais e responsáveis se deparam com a tarefa de preparar os materiais escolares. Esse momento exige planejamento, atenção aos detalhes e escolhas inteligentes para garantir praticidade, economia e um ano letivo produtivo. 

Pensando nisso, a Nagem lançou a campanha Volta às Aulas, criada para que estudantes e famílias se organizem, lembrando de materiais que não podem ser esquecidos, como itens de papelaria e de impressão para a realização de tarefas e produção de trabalhos, além dos materiais de uso individual.

Confira algumas dicas para acertar nas compras:

1. Invista em qualidade e durabilidade
Escolha mochilas e estojos resistentes para evitar gastos extras ao longo do ano. Além disso, materiais de boa qualidade são mais confortáveis e práticos para o uso diário.

2. Considere tecnologias educacionais
Com a tecnologia cada vez mais presente no ensino, tablets, notebooks e smartphones se tornam aliados no acesso a conteúdos digitais e realização de atividades.

3. Aposte em cadernos inteligentes
Cadernos inteligentes são uma tendência que facilita a organização de anotações e permite digitalizar conteúdos, otimizando o estudo e o acompanhamento do aprendizado.

4. Faça uma lista de compras
Elabore uma lista baseada nas exigências da escola para garantir que nada essencial seja esquecido, evitando compras desnecessárias.

5. Defina um orçamento
Planeje quanto deseja gastar e observe as opções com maior custo-benefício.

6. Participe de compras coletivas
Se possível, organize-se com outros pais para adquirir itens em maior quantidade, o que pode resultar em preços mais baixos.

Com planejamento e escolhas adequadas, o retorno às aulas pode ser um momento mais tranquilo e organizado para toda a família. A campanha completa pode ser acompanhada em todas as lojas da rede Nagem e no site oficial (www.nagem.com.br).

Advogado trabalhista explica as disposições legais relativas à folga no feriado de Carnaval


Está equivocado quem acredita que a segunda, a terça e a quarta-feira de carnaval são feriados nacionais. A Lei 9.093/95, que regulamenta os feriados nacionais, considera os dias de folga da festa típica brasileira como normais no calendário nacional. Devido à popularidade da data, as entidades públicas operam sob um regime de ponto facultativo, conforme estabelecido em legislação específica.

De acordo com o advogado trabalhista da Martorelli Advogados, Marcello Burle, em Pernambuco, a orientação é considerar a particularidade de cada empresa, que podem utilizar banco de horas ou ceder esses dias para folgas por deliberalidade. “As que não irão funcionar durante o carnaval, podem utilizar o banco de horas ou outra forma de compensação de jornada”.

No entanto, “as que funcionam nos dias de festa podem contar normalmente com seus empregados, sem a necessidade de realizar qualquer pagamento, como a dobra por trabalho em feriados”, explica. Ainda de acordo com Marcello, essa dúvida com relação ao feriado acontece de forma recorrente, principalmente, em virtude das festas que acontecem em Pernambuco, um dos polos de festas de Carnaval mais famosos do país.

“As cidades se transformam. Temos o famoso Galo da Madrugada, os blocos em Olinda e no Recife, tudo isso faz a localidade entrar no clima da festa e existe a tendência de ofertar esses dias aos colaboradores, para que eles possam curtir as festividades ou descansar”, finaliza.

Conceição Rodrigues lança “Para dançar na cerca elétrica”, livro de poemas que retrata as dores das guerras


No próximo sábado, dia 15 de fevereiro, a escritora Conceição Rodrigues lança o livro “Para dançar na cerca elétrica”, às 19h, na Cultura Nordestina de Letras, localizada na Rua Luíz Guimarães, 555, Poço da Panela. Entrada gratuita.

Com posfácio assinado pelo escritor e crítico literário Lourival Holanda, presidente da Academia Pernambucana de Letras, o lançamento marca o quarto título da autora arcoverdense e o terceiro dedicado à poesia, todos publicados pela Editora Patuá.

Em “Para dançar na cerca elétrica”, Conceição Rodrigues visita o tema da guerra e seus atravessamentos, refletindo sobre as questões humanas em tempo de desumanidade. São três atos/capítulos onde a escritora jorra incômodo com o que há de mais cruel e banal entre assassinatos e explosões, entre Gaza e Auschwitz.

Mais que um grito, o livro é um canto forte sobre a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, a questão da Palestina e Israel, a História e a Memória nesse campo de batalha chamado poesia.

O livro já está em pré-venda no site da editora (https://www.editorapatua.com.br/para-dancar-na-cerca-eletrica-poemas-de-conceicao-rodrigues/p) e pode ser adquirido também no lançamento.

*SOBRE A AUTORA* | Conceição Rodrigues nasceu em Arcoverde, mas viveu a maior parte do tempo em Recife, onde mora até hoje. É graduada em Letras, especialista em Literatura e mestra em Estudos da Linguagem. Recebeu menção honrosa no III Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro de contos “Corda para nós”, e no IV Prêmio Pernambuco de Literatura recebeu menção honrosa com o romance “323”. Trabalhou como assistente de Raimundo Carrero na Oficina de Criação Literária – UBE.
Publicou, em 2020, “Molhada até os ossos”, poemas, Editora Patuá.
Publicou, em 2021, “Os dedos das santas costumam faiscar”, poemas, Editora Patuá.
Publicou, em 2023, “E Deus não acudiu ninguém”, contos, Editora Patuá.

*SERVIÇO*
Evento: Lançamento do livro “Para dançar na cerca elétrica”
Autora: Conceição Rodrigues
Editora: Patuá
Local: Cultura Nordestina de Letras - Rua Luíz Guimarães, 555 | Poço da Panela, Recife
Data: Sábado, 15/02/2025
Horário: 19h
Entrada: Gratuita

Brasil avança na agenda climática com a criação do mercado regulado de carbono


O mercado regulado de carbono no Brasil tornou-se realidade com a sanção da Lei Federal n. 15.042, que estabelece o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases do Efeito Estufa (SBCE). A medida representa um avanço significativo no combate às mudanças climáticas, introduzindo um mecanismo que limita as emissões de gases poluentes e permite a comercialização de Cotas Brasileiras de Emissão (CBE). Cada CBE equivale a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO2e), incentivando empresas a adotar práticas mais sustentáveis.

O SBCE obriga empresas que emitem acima de 10 mil tCO2e por ano a monitorarem suas emissões, enquanto aquelas que ultrapassarem 25 mil tCO2e terão limites impostos. Empresas que reduzirem suas emissões poderão comercializar cotas excedentes, criando um mercado dinâmico e promissor. “A regulação também estabelece oportunidades para projetos de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), possibilitando a geração de créditos de carbono por comunidades tradicionais e proprietários de terras, promovendo a conservação ambiental”, destaca a advogada do escritório Pires Advogados, Daniella Magno.

Apesar do potencial, o sistema requer regulamentações adicionais e será implementado de forma gradual, em cinco fases, com início previsto para os próximos dois anos. “Essa transição permitirá às empresas se adaptarem às novas exigências, garantindo previsibilidade e segurança jurídica. O mercado voluntário de carbono continuará coexistindo com o sistema regulado, permitindo maior flexibilidade para empresas interessadas em reduzir sua pegada ambiental”, ressalta Daniella.

A sanção da lei posiciona o Brasil ao lado de países que já adotaram sistemas semelhantes, fortalecendo sua liderança na agenda climática global. Ao incentivar a redução de emissões e estimular investimentos em tecnologias de baixo carbono, o SBCE não apenas contribui para o cumprimento dos compromissos do Acordo de Paris, mas também cria novas oportunidades econômicas em setores emergentes.

Projetos para idosos na ONG Giral


A ONG Giral, de Glória do Goitá, está com inscrições abertas para os Projetos Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem, beneficiando idosos da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os interessados podem se inscrever presencialmente na sede da ONG, localizada na Rua Lúcia Maria de Moura Souza, n.º 148, bairro Santa Felicidade, ou pelo site: giral@.org.br

Os Projetos Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem são voltados, exclusivamente, para mulheres a partir dos 55 anos e homens a partir dos 60 anos. Ambos proporcionam atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade. Esse é o segundo ano consecutivo que a Giral destina recursos para atender à população idosa. 

Durante o ano, a Giral oferece práticas esportivas, oficinas de Letramento Digital, corte e costura, artes, empreendedorismo, musicoterapia, viagens de intercâmbios, comunicação, atendimento psicológico e rodas de leitura. No ano passado, mais de 100 idosos concluíram os cursos. Todos, moradores de Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Pontos. 

Segundo o IBGE, a população de Pernambuco em 2024 atingiu 9.539.029 habitantes, com um índice de envelhecimento de 48,7, indicando 48,7 idosos para cada 100 crianças. A expectativa de vida dos pernambucanos aumentou de 68,3 anos em 2000 para 75,3 anos em 2023. Nesse mesmo período, a proporção de idosos com 60 anos ou mais subiu de 15,1% para 22,5%.

Com o envelhecimento da população, a demanda por cuidadores capacitados cresce, tornando o curso oferecido pela Giral uma oportunidade valiosa para quem deseja. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) aponta que, somente em 2023, havia cerca de 840 mil cuidadores remunerados no Brasil. A profissão teve um aumento de 15% no período de 2029 a 2023 no País.

Igarassu celebrou o Dia do Frevo com encontro cultural no Sítio Histórico


Neste domingo (09), às 16h, Igarassu foi palco de uma grande celebração ao Dia do Frevo. Promovido pela prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, o evento reuniu moradores e visitantes em uma tarde de música e tradição.

Realizado no Sítio Histórico, o encontro contou com apresentações de orquestras e passistas de frevo, bonecos gigantes, o Bloco Lírico Verde Linho, Luiz Viola e outras atrações que animaram o público.

Símbolo do carnaval pernambucano, o frevo faz parte da identidade cultural de Igarassu. A iniciativa fortalece a tradição e valoriza os artistas locais, mantendo viva a história do ritmo na cidade.

Inscrições para o Programa Moura de Estágio se encerram no próximo dia 16/2

As inscrições para o Programa Moura de Estágio se encerram no próximo dia 16 de fevereiro. Quem quiser garantir uma vaga deve acessar o link http://www.moura.com.br/carreiras para conferir as novas oportunidades disponíveis neste primeiro semestre de 2025. São cerca de 60 vagas para atuar nas áreas administrativa e industrial da empresa, com atuação nas cidades do Recife e Belo Jardim. O processo seletivo será realizado de forma online e presencial. 

As oportunidades são destinadas aos estudantes dos cursos de administração, relações internacionais, direito, ciências contábeis, economia, engenharias (mecânica, materiais, elétrica, eletrônica, ambiental, de energias, controle e automação, química, produção e civil) e para os cursos técnicos em eletrotécnica/eletromecânica, mecânica, mecatrônica, química e segurança do trabalho.

O Programa Moura de Estágio é voltado para jovens talentos que tenham disposição em assumir desafios e que possuam identificação com a missão, valores e princípios que fazem parte da Cultura Empresarial Moura (CEM). Ele é porta de entrada para uma carreira profissional em uma das 55 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Gravatá lança programação esportiva, lazer e cultural imperdível


A cidade de Gravatá iniciou janeiro e segue até março com uma agenda esportiva, lazer e cultural recheada de atividades para todos os gostos. A cidade prepara um primeiro trimestre dinâmico e vibrante, com eventos que prometem atrair turistas e agitar os gravataenses. A programação vai além das festas tradicionais e inclui uma combinação de dança, esportes, manifestações culturais e momentos para toda a família.

O Parque da Cidade será palco de diversas atrações durante o mês. Haverá aulões de dança, aulas de vôlei de areia e animadas atividades de frevo. Além disso, os amantes de esportes poderão participar de eventos como o aulão de beach tennis na Arena 232.

De acordo com o prefeito Joselito Gomes, o objetivo do projeto é proporcionar aos gravataenses diversas atividades esportivas, de lazer e recreativas no período de verão. “Estamos com a colaboração de empresas locais que oferecerão uma variedade de modalidades, promovendo saúde, bem-estar e integração comunitária para todos”, garante.

Janeiro se encerra com mais apresentações de dança no Parque da Cidade, incluindo uma apresentação de frevo, no dia 29, e um evento especial no Parque Janelas para o Rio.

O mês de fevereiro será repleto de atividades culturais e esportivas. Haverá oficinas celebrando as tradições regionais, seguidas de aulões de dança e eventos no Parque da Cidade. Os amantes de esportes poderão aproveitar atividades variadas, como o Circuito Beach Tennis e modalidades como Karatê, Muay Thai e treino funcional.

Haverá atividades como a realização de clínicas esportivas, apresentações de dança em espaços públicos e o tradicional Frevo. Além disso, a Arena 232 será palco de competições de FuteVôlei, reunindo os fãs da modalidade.

Em março, Gravatá traz atividades voltadas para o bem-estar com a Recreação Infantil e Funcional no Parque Janelas para o Rio. Pilates e Defesa Pessoal também entram na programação. Rodrigo Torres apresenta o Wrestling, uma modalidade de luta livre, no dia 26, e o grande encerramento da temporada acontecerá no dia 30, no Parque da Cidade.

A programação do primeiro trimestre de 2025 é uma verdadeira celebração da cultura local, unindo dança, esportes e tradições populares. A cidade se prepara para receber visitantes e fortalecer ainda mais sua posição como um destino de lazer e cultura no agreste pernambucano.

Programação de Atividades 

Fevereiro 2025

11/02/2025
16h - Clube Fênix de Tênis de Mesa
 Clínica de Tênis de Mesa

19h30 - Parque Janelas para o Rio
 Dança

12/02/2025
19h30 - Academia Salgadão
 Frevo

14/02/2025
19h30 - Parque da Cidade
 Aulão de Carnaval com Márvio Tibúrcio

15-16/02/2025
8h - Arena 232
 Circuito Beach Tennis

16/02/2025
8h - Parque da Cidade
 Corpo&Alma Verão 2025 (Aulão de Dance For Training)

16h - Parque Janelas para o Rio
 Karatê

18/02/2025
16h - Pedrosa's Fight Training
 Muay Thai

19h30 - Quadra do Povo
 Funcional

19/02/2025
19h30 - Parque da Cidade
 Frevo

22/02/2025
8h - Arena 232
 
2 Open Bora FuteVôlei

23/02/2025
16h - Parque da Cidade

 Dança
24/02/2025
19h29 - Parque da Cidade
 Frevo

Março 2025
09/03/2025
15h - Parque Janelas para o Rio
 Recreação Infantil e Funcional

11/03/2025
19h30 - Parque Janelas para o Rio
 Pilates

14/03/2025
19h30 - Parque da Cidade
 Dança

16/03/2025
16h - Parque Janelas para o Rio
 Defesa Pessoal

20/03/2025
19h30 - Academia Salgadão
 GAP

22/03/2025
16h - Quadra do Povo
 Vôlei de Quadra

23/03/2025
8h - Corpo&Alma Studio
 Passeio Ciclístico

26/03/2025
19h - Rodrigo Torres
 Wrestling

30/03/2025
17h - Parque da Cidade
 Encerramento

Foto: Edvaldo Lourenço (Secom)

Advogado especialista em imigração legal fala sobre a expansão do Expedited Removal, procedimento que permite o EUA deportar cidadãos em situação irregular


A recente expansão do Expedited Removal nos Estados Unidos da América (EUA) tem gerado preocupações entre imigrantes e especialistas em imigração. Essa medida amplia a deportação acelerada, afetando pessoas sem documentos ou com estadias irregulares. 
O Expedited Removal é um procedimento que permite aos agentes do U.S. Customs and Border Protection (CBP) deportar rapidamente não cidadãos que estejam em situação irregular ou que tenham cometido falsificação ou fraude. Por meio desse processo, determinados não cidadãos podem ser deportados em apenas um dia, sem a necessidade de uma audiência em tribunal de imigração ou perante um juiz.

Sob a política expandida, indivíduos sem documentação, que entraram nos EUA sem inspeção e que não conseguem comprovar que residem no país há mais de dois anos poderão estar sujeitos a remoção expedita. As novas diretrizes entraram em vigor imediatamente, mas foram contestadas por defensores dos direitos dos imigrantes nos tribunais.

O advogado especialista em imigração legal Vinicius Bicalho explica que pessoas com o direito legal de estar nos EUA, incluindo cidadãos americanos, residentes permanentes legais (LPRs), portadores de vistos válidos e não expirados, refugiados admitidos ou solicitantes de asilo, não estão sujeitos à remoção expedita, assim como menores desacompanhados. 

"As diretrizes não se aplicam àqueles que foram admitidos ou parolados nos EUA, como pessoas que excederam o prazo de seus visto", afirma. 
Bicalho também pontua algumas recomendações que podem ajudar independentemente da situação migratória. "Todos os imigrantes e membros da comunidade devem estar cientes de como responder à expansão da remoção expedita. Indivíduos sem documentação, assim como cidadãos americanos e residentes legais, enfrentam um risco maior de prisão e deportação sem o devido processo legal", destaca. 

- Confira algumas recomendações:

* Você tem o direito de permanecer em silêncio. Isso se aplica em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Se for abordado por um agente de imigração, não precisa dizer seu nome, local de nascimento ou situação migratória.

* Você tem o direito de falar com um advogado antes de responder a qualquer pergunta. Não é obrigado a responder perguntas sem a presença de um advogado, mesmo que esteja legalmente nos EUA. Se for detido, pode ser necessário fornecer seu nome para que sua família ou advogado possa localizá-lo.

* Você não precisa abrir a porta da sua casa sem um mandado judicial. Você tem o direito de recusar a entrada de agentes de imigração na sua casa, a menos que apresentem um mandado de busca oficial emitido por um tribunal e assinado por um juiz.

* Você tem o direito de solicitar a exibição do mandado. Pode pedir ao agente que deslize o mandado por baixo da porta para verificar. Se for um mandado assinado por um juiz e com o seu endereço, deve permitir a entrada dos agentes. Caso contrário, você pode sair e fechar a porta, evitando que questionem outras pessoas na residência.

* Você não precisa assinar documentos sem falar com um advogado. Não permita que agentes de imigração o pressionem a assinar documentos, mesmo que ameacem detê-lo ou deportá-lo.

* Você não precisa “mostrar seus documentos”. Pode simplesmente informar ao agente que deseja falar com um advogado. No entanto, apresentar documentos que comprovem sua cidadania, status legal ou residência nos EUA por dois anos pode acelerar sua liberação.
* Se for detido, você tem o direito de entrar em contato com o consulado do seu país de origem. Também tem o direito de falar com um advogado.

* Nunca minta sobre seu status migratório nem apresente documentos falsos. Isso pode resultar na proibição vitalícia de reentrada nos EUA e outras consequências negativas.

O que fazer?

* Se você possui status legal, não está sujeito à remoção expedita. Se for cidadão americano, residente permanente legal ou detentor de status legal (por exemplo, solicitante de asilo, visto U ou visto T), informe ao agente e apresente documentos de apoio.

* Se você tem medo de perseguição em seu país de origem, tem direito a uma entrevista de medo credível. Se for elegível para asilo, informe ao agente seu medo de retorno e solicite uma entrevista.

* Se você está sem documentos, mas vive nos EUA há mais de dois anos, não está sujeito à remoção expedita. Apresente documentos que comprovem sua permanência de dois anos ou mais. Não é necessário fornecer informações adicionais, como seu status migratório.

* Se você está sem documentos, mas entrou legalmente nos EUA, não está sujeito à remoção expedita. Informe ao agente que entrou legalmente e apresente os documentos apropriados.

* Se você estiver sujeito à remoção expedita, suas opções são limitadas. Procure um advogado e exerça seu direito de permanecer em silêncio.

Documentos
É recomendável organizar os seguintes documentos em um local seguro, acessível e conhecido por familiares em caso de emergência:

* Pessoas sem documentação, mas que estão há mais de dois anos nos EUA, podem apresentar:

* Contratos de aluguel, contas de utilidade pública, recibos, declarações de imposto de renda, certidões de nascimento dos filhos, registros escolares, correspondências, postagens georreferenciadas em redes sociais e fotos datadas com marcos visíveis nos EUA.

* Residentes permanentes legais devem apresentar os seus green cards. Outros documentos como autorizações de trabalho, passaportes com carimbos de entrada, ou recibos de pedidos migratórios também são importantes.

* Cidadãos americanos podem apresentar cópias de seus passaportes, certificados de naturalização ou de cidadania. Isso pode ser útil para evitar classificações errôneas em operações de remoção expedita.

Últimos estandes: Oportunidade única para expandir sua marca na feira oficial de franquias do Norte e Nordeste, de 20 a 22 de março, no RioMar Recife


A EFN - Expo Franquias Nordeste, o evento oficial de franquias do Norte e Nordeste, está com as últimas vagas disponíveis para novos expositores interessados em aproveitar uma oportunidade única de expandir seus negócios. A feira, que acontece de 20 a 22 de março de 2025, das 14h às 21h, no RioMar Recife, reunirá diversas marcas do setor de franchising, proporcionando aos empreendedores, franqueados e profissionais do ramo uma excelente plataforma para novos contatos e negócios.

Realizada em um dos maiores shoppings do Nordeste, a EFN se destaca pela organização e pela estrutura completa de estandes all inclusive, que incluem áreas, taxas e montagem, oferecendo a praticidade que sua empresa precisa para se destacar no evento. A feira é organizada pela Insight Feiras e Negócios, uma promotora regional com amplo conhecimento do mercado, garantindo a atração de um público altamente qualificado de todo o Norte e Nordeste.

A Expo Franquias Nordeste (EFN) oferece inúmeras vantagens para as empresas que desejam expor. O evento proporciona visibilidade em um público altamente qualificado, com a presença de diversas marcas, profissionais, empreendedores, fornecedores e investidores em busca de novas oportunidades de negócios e expansão. Além disso, a feira é uma excelente oportunidade para networking de alto nível, permitindo que os expositores se conectem com outros empresários do setor e interessados no universo das franquias. A exposição acontece em um dos maiores shoppings do Nordeste, o RioMar Recife, garantindo um fluxo constante de visitantes qualificados e ampliando ainda mais as chances de sucesso para os expositores.

"Escolhemos realizar mais uma edição da EFN no principal shopping do Nordeste e, para isso, estamos trazendo uma variedade de expositores e os melhores compradores de todo o Norte e Nordeste", afirma a direção da Insight Feiras e Negócios, liderada pelos sócios Carol Baía, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes.

Os segmentos representados na feira incluem alimentação, saúde e bem-estar, moda, educação, entretenimento, entre outros, oferecendo um leque de opções diversificado para os interessados em investir no setor de franquias.

As vagas para expositores são limitadas. Outras informações no site oficial: https://expofranquiasne.com.br.

EFN – Expo Franquias Nordeste 2025
Data: 20 a 22 de março de 2025
Horário: 14h às 21h
Local: RioMar Shopping

Programa Patrimônio de Pernambuco Digital


O Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), lança nesta terça-feira (11), o Programa Patrimônio de Pernambuco Digital. A plataforma tem o objetivo da digitalização de rotas e dos equipamentos culturais do Estado. O lançamento acontece, às 11h, no auditório da Secti/PE, no bairro do Recife. 

O intuito é ampliar o número de museus digitalizados, adicionando-se ao tour digital pelos museus de Pernambuco, além do Museu do Cais do Sertão, o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), Museu do Mamulengo e o Museu da Abolição (MASPE).

Desse modo, poderemos nos inserir ainda mais no movimento global de inovação e transformação digital, especialmente na vertente que dialoga com os princípios de acessibilidade, interiorização e preservação virtual de patrimônios culturais, que passam a estar acessíveis a diferentes pessoas, em qualquer lugar do Estado. 

Serviço:

Lançamento do Programa Patrimônio de Pernambuco Digital

Data:11/02/2025
Hora: 11h
Local: Auditório da Secti/PE
Rua Vital de Oliveira, 32, bairro do Recife

Nova parabólica digital: prazo para solicitaragendamento de instalação do kit gratuito termina em 30 de junho


Famílias de menor renda de todo o país que assistem à TV aberta pela parabólica tradicional devem ficar atentas. O prazo para quem quiser solicitar a substituição gratuita desse equipamento pela nova parabólica digital é 30 de junho, às 20h00, horário de Brasília.

O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel para apoiar a população na migração da parabólica tradicional para a nova parabólica digital. Em todo o país, mais de 4,7 milhões de famílias fizeram a instalação gratuita dos novos equipamentos.

Para ter direito à instalação gratuito do kit com a nova parabólica digital é necessário estar inscrito em algum programa social do Governo Federal e ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa.

Para saber se tem direito ao kit gratuito é preciso entrar em contato com a Siga Antenado, por meio do site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.

Paulista realiza reparos na sede do SAMU e em duas unidades de saúde


Dentro das prioridades da gestão municipal, visando oferecer os serviços essenciais para os cidadãos da cidade do Paulista, a Secretaria de Saúde está trabalhando para realizar a manutenção dos equipamentos públicos. Neste sábado (08) e no domingo (09), foram realizadas diversas obras de reparo nas unidades do Serviçode Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que fica no bairro de Artur Lundgren I; bem como na Unidade de Saúde da Família Jurandir Freire I e na Unidade de Saúde da Família Jurandir Freire II, ambas no bairro de Jardim Maranguape. 

Na unidade do SAMU, foram realizadas diversas intervenções, como a pintura de toda área interna como: salas, alojamento, banheiros e escritórios. Também foram realizados reparos nos banheiros masculino e feminino, como : troca de chuveiros, registros, reparos nas caixas de descarga. Além disso, foi feita ainda a manutenção das portas, troca de lâmpadas e manutenção no telhado.

Nas USFs Jurandir I e II, a manutenção foi feita no telhado. “Foram obras emergenciais porque as duas unidades estavam sem condições de funcionamento, pois os telhados estavam todos comprometidos. Fizemos a troca do telhado, de forma emergencial durante todo o fim de semana. Posteriormente iremos fazer mais serviços na parte interna destas USFs”, explicou o superintendente de Obras e Manutenção da Secretaria de Saúde do Paulista, Marcelo Araújo.

Fotos: Divulgação / SECOM

Prefeituta do Recife inaugura nova Creche Escola e Complexo Educacional da Mangabeira


Nesta sexta-feira (7), no bairro da Mangabeira, zona norte da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a Creche Escola da Mangabeira, uma das maiores da rede, e entregou também um Complexo Educacional que, além da nova creche escola, será composto pela Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira e quadra poliesportiva. Este é o primeiro complexo - de um total de cinco - que serão entregues pela atual gestão municipal até o final de 2028. 


Atualmente, a rede do Recife conta com 423 unidades de ensino, entre escolas e creches. O prefeito João Campos participou da entrega. “Eu prometi que ia entregar cinco complexos educacionais nesta segunda gestão e, no segundo mês do ano, já estamos entregando o primeiro do Recife. Não adianta ficar dentro do gabinete, tem que governar na rua e a creche que estamos entregando é um exemplo disso. Buscamos entender todas as necessidades, como berçário, lactário, monitoramento por vídeo e outros detalhes que fazem a diferença. Vamos seguir inovando na educação e mudando a vida dos estudantes da nossa rede municipal”, garantiu o prefeito durante a entrega.


Esses complexos integraram o plano de compromisso de campanha do prefeito João Campos para esta segunda gestão. Nos equipamentos, as crianças terão a oportunidade de estudar na modalidade de tempo integral, desde o berçário, passando por toda a educação infantil (creche e pré-escola) e por todo o ensino fundamental (1º ao 9º ano). 


Ocupando uma área de mais de 6 mil metros quadrados, e com investimentos na ordem de R$ 16 milhões o Complexo Educacional da Mangabeira vai atender 970 estudantes, reunindo em um único terreno uma creche escola, uma escola de tempo integral e uma quadra poliesportiva, tendo como eixo principal a formação dos estudantes em tempo integral, contemplando desde o berçário até a conclusão do ensino fundamental, no 9º ano. 


“É uma alegria enorme darmos início ao ano letivo de 2025 com estas duas grandes inaugurações. Hoje, estamos entregando a Creche Escola da Mangabeira e também este Complexo Educacional. 
São dois prédios de grande porte aqui na Mangabeira, que irão ofertar uma estrutura moderna e confortável para os estudantes, professores e demais profissionais.


Sem contar na qualidade do ensino. Sem dúvidas, um passo muito importante para o fortalecimento da educação do Recife, uma das maiores prioridades do prefeito João Campos”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 


Construída ao lado da Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, entregue à comunidade escolar em maio de 2022, na primeira gestão do Prefeito João Campos, a Creche Escola - que leva o mesmo nome da unidade de ensino - terá capacidade de acolher cerca de 270 crianças, contemplando desde o berçário ao grupo V, oferecendo uma estrutura moderna e de qualidade, distribuída em 12 salas de aula, sendo dois berçários; recepção; pátio coberto; secretaria; direção e almoxarifado; coordenação; sala de professores; fraldário; lactário; biblioteca e brinquedoteca; sala de recursos multifuncionais; depósitos; bateria de banheiros para estudantes e profissionais, incluindo os de acessibilidade; refeitório; cozinha e despensa; lavanderia; terraço e parquinho infantil. 


Bruna Oliveira, 38, é mãe de uma aluna do Grupo IV e explicou sua satisfação com a entrega do complexo. “Ver o Complexo Educacional pronto dá uma sensação de paz e alívio, porque como ela estudava numa creche que só tinha integral até o grupo III, aqui ela vai poder continuar passando o dia na creche. Tranquiliza muito ver um espaço grande como esse, com segurança, com uma gestão boa. A creche está linda, ela está apaixonada. E a creche ser perto de casa é bom demais, porque quando é distante tem um impacto muito grande no nosso dia a dia e aqui já esta na minha rota do trabalho”, afirmou ela. 


“Atualmente, a Rede Municipal do Recife oferta o ensino integral apenas na etapa de creche, do berçário ao grupo III. Os grupos IV e V são ofertados de forma regular. A chegada deste complexo traz uma novidade, o ensino integral também para os estudantes que estão na pré-escola, ou seja, nos grupos IV e V. Com isso, as famílias que matricularem suas crianças na creche, terão a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento educacional através de um ensino 100% integral, desde o berçário até o 9º ano do ensino fundamental, tornando-os prontos para o ensino médio”, destaca Amancio. 


Ao concluir a pré-escola, o estudante seguirá diretamente a trajetória educacional na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, que acolhe turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A estrutura da escola conta com uma área verde de mais de 1.400 metros quadrados; 20 salas de aula; biblioteca; sala de recursos para a educação especial; laboratório de ciências; espaço maker; espaço de robótica e programação; coordenação pedagógica; sala de música e artes; área administrativa; serviços; refeitório; solários; e quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, palco e camarim. Tudo isso distribuído em um prédio com dois pavimentos.

*Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife*

Ciência e beleza se unem: a tatuagem nos olhos que restaura a confiança


Nesta sexta-feira (31), ao meio-dia, a vida de seu João Alfredo de Barros tomará um novo rumo. Aos 66 anos, o porteiro que há mais de quatro décadas mora em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, passará por um procedimento de ceratopigmentação, uma técnica inovadora que promete devolver a simetria ao seu olhar. 

Desde 2009, ele convive com a perda da visão no olho esquerdo, consequência de uma conjuntivite que deixou sequelas irreversíveis. Enquanto o olho direito seguiu saudável, o esquerdo tornou-se esbranquiçado, uma marca que ele esconde diariamente atrás de óculos escuros.

Um novo olhar: a história de João e a busca pela autoestima

A decisão de realizar o procedimento veio acompanhada de um turbilhão de emoções. "Dou glória a Deus. No dia 11, tive uma consulta com a doutora Manuela, fiquei muito ansioso, muito emocionado e estou esperando este dia chegar. Eu uso óculos escuros todos os dias porque tenho vergonha. Acredito que vai ser muito bom para minha autoestima. É muito ruim ter um olho diferente", conta seu João. 

Casado com Suely Alves Miranda de Barros, de 60 anos, e pai de dois filhos, Bruno (40) e Bruna (31), ele nunca imaginou que sua trajetória inspiraria uma médica a se especializar em uma técnica que ainda dá seus primeiros passos no Brasil.

A médica que se inspira na dor de um paciente

A doutora Manuela Tenório Cardoso, oftalmologista no Hospital Santa Luzia, foi a primeira profissional a trazer a técnica de ceratopigmentação para o Nordeste. 
A história de seu João foi determinante para que ela se aprofundasse no estudo da técnica. "Seu João é porteiro do prédio em que moro. Uma pessoa muito gentil e atenciosa, mas que demonstra desconforto por sua condição ao estar sempre de óculos escuros. Ele foi uma motivação para que, em 2024, eu fosse conhecer de perto o que Dr. Alexandre Costa tem feito", conta. 

A ciência a serviço da beleza: entendendo a ceratopigmentação

Em São Paulo, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ela entrou em contato com os estudos do especialista e decidiu trazer a técnica para Pernambuco.
A ceratopigmentação é um procedimento cirúrgico que consiste na pigmentação do estroma da córnea, tornando a aparência do olho mais próxima do natural. 
"É um procedimento permitido no Brasil apenas em olhos sem prognóstico visual, a fim de deixá-los com um aspecto mais saudável e próximo ao olho contralateral", explica a médica. 

Seu João passou por um transplante de córnea há cerca de quatro anos e teve rejeição. Sofreu dores no corpo e na alma. Mas viu na técnica uma oportunidade de recuperar algo que havia se perdido: o contato visual sem o receio de olhares alheios. “Meus olhos são castanhos, mas um está esbranquiaçado”.

A técnica tem diferentes abordagens, dependendo da condição do paciente. "Existem quatro técnicas possíveis para a pigmentação da córnea. A técnica superficial, que pode ser feita manualmente ou automatizada, é ideal para córneas opacas e permite a mistura de tons, resultando em um aspecto mais natural. Já a técnica estromal, na qual o pigmento é depositado no estroma através de um túnel criado manualmente ou por laser de femtosegundo, é indicada para córneas claras com opacidades posteriores ao estroma. A escolha da técnica é definida caso a caso", esclarece a doutora Manuela.

A cor da esperança é castanha

Para seu João, o procedimento não lhe trará a visão de volta, mas representará um divisor de águas em sua vida social. "Examinei seu João e realmente a baixa de visão é irreversível. A cirurgia de ceratopigmentação não melhora a acuidade visual. O objetivo é devolver a autoestima, devolver o contato visual que deixou de existir, sem as lentes escuras", explica a especialista.

O procedimento, apesar de inovador no Brasil, já é realizado em países como Estados Unidos, Espanha e Panamá para fins estéticos. No entanto, a mudança da cor dos olhos saudáveis ainda não é permitida no país, devido à necessidade de mais estudos sobre a segurança da técnica. 

"No Brasil, a pigmentação da córnea ou tatuagem de córnea pode ser usada para fins cosméticos em olhos sem visão que evoluíram com aspecto esbranquiçado ou em casos de disfunções, como atrofias irianas, a fim de corrigir esses defeitos", detalha a médica.

O tempo de recuperação varia, mas, em geral, o paciente recebe alta em torno de 30 dias. Como em qualquer procedimento cirúrgico, há riscos envolvidos, mas eles podem ser minimizados com uma boa indicação médica e o cumprimento rigoroso das recomendações no pós-operatório. 

"A indicação do procedimento deve levar em conta as expectativas do paciente, o quadro clínico e a presença de doenças ativas. A partir daí, a escolha da técnica e a realização do procedimento em ambiente hospitalar reduzem o risco de complicações", afirma a doutora Manuela.

As perspectivas da técnica no Brasil

A comunidade médica ainda está se familiarizando com a ceratopigmentação, que ganhou notoriedade principalmente por conta de brasileiros que viajaram ao exterior para mudar a cor dos olhos. Para a oftalmologista, a técnica representa um avanço significativo na área e traz impactos profundos para a autoestima dos pacientes. 

"Estou entusiasmada com os avanços trazidos para a pigmentação da córnea e com a possibilidade de ajudar pessoas como seu João. No depoimento das pessoas que foram submetidas ao procedimento, é marcante a mudança que ele traz. Um verdadeiro pingo de tinta no coração", conclui.

Na sexta-feira, ao meio-dia, seu João entrará na sala de cirurgia carregando consigo a esperança de enxergar, ao menos, um reflexo de si mesmo no espelho sem precisar desviar o olhar. 

E, para doutora Manuela, esse momento simboliza mais do que um avanço profissional. É a concretização de um propósito que nasceu no hall de um edifício e se transformou em um caminho para devolver a dignidade a quem, por muito tempo, escondeu o próprio rosto.

Alepe promove curso de capacitação para jovens parlamentares


Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em parceria com a Frente Jovem Parlamentar realizará o “Curso de Atualização para Jovens Parlamentares". O evento, produzido pela Escola do Legislativo (Elepe), acontecerá no Auditório Sérgio Guerra, da Alepe. A iniciativa tem como objetivo capacitar os vereadores da Frente Jovem Parlamentar e demais parlamentares municipais interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas pelo Instagram da Elepe @escoladolegislativope.


O curso busca proporcionar uma formação abrangente e prática, abordando desde o funcionamento do sistema legislativo até técnicas de elaboração de projetos de lei. Além disso, será um espaço de troca de experiências, fortalecendo a atuação dos jovens parlamentares. A programação contará com palestras ministradas pelos consultores legislativos da Alepe Daniel Sarinho, Mauro Carneiro e Cilano Barros.


Temas como A Constituição e a função parlamentar – Competências do parlamento municipal, prerrogativas do mandato e poder fiscalizador; ‘Técnica Legislativa e trâmite processual – Normas e processos legislativos essenciais; Comissões, audiências e participação popular – O papel dos vereadores na interação com a sociedade; Leis Orçamentárias e prestação de contas – Aspectos financeiros e de transparência da gestão pública serão estudados durante o curso.


De acordo com o superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, a iniciativa é fundamental para qualificar os novos parlamentares e contribuir para um mandato mais eficiente e comprometido com a população.

“A renovação política traz consigo grandes desafios, especialmente para os jovens parlamentares que iniciam sua trajetória legislativa. Nosso objetivo é oferecer conhecimento técnico e prático, capacitando-os para que exerçam suas funções com segurança, eficiência e responsabilidade. A formação contínua é essencial para fortalecer o papel do Legislativo e aproximá-lo ainda mais da sociedade”, destacou o superintendente.

Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a formação tem grande relevância por disponibilizar conhecimentos imprescindíveis à atividade legislativa. “A Elepe, sempre atenta às demandas que surgem no serviço público, vai assegurar, como é de praxe, qualificação abrangente e de referência para jovens parlamentares, o que fortalece só o Legislativo e impacta positivamente a sociedade”, disse. 

_Serviço:_

As inscrições podem ser realizadas pelo Instagram da Elepe (@escoladolegislativope).

Maiores informações pelo e-mail: comunicacaoelepe@gmail.com ou pelo telefone 
(81) 3183-2469.

Transforma Caruaru promove a campanha “Muda Junto, Doe Sangue!” para fortalecer estoque no período carnavalesco


Pelo quinto ano consecutivo, o Transforma Caruaru promove a partir desta terça-feira (11) a campanha "Muda junto, doe sangue! Você é o tipo certo de alguém!".

A ação tem como objetivo mobilizar os bancos sanguíneos, principalmente os que estão com menor índice, para fortalecer o estoque na semana pré-carnavalesca e no carnaval do Agreste de Pernambuco, sobretudo na cidade de Caruaru. A campanha acontecerá do período de 11 a 14 de fevereiro, onde as pessoas podem se dirigir à sede do Hemope Caruaru para fazer sua doação de sangue.

“É de suma importância essa ação nesse momento pré-carnaval, em parceria com o Hemope, com o objetivo de conscientizar a população da necessidade de doação de sangue nesse período para reforçar os estoques nessa fase onde, infelizmente, aumenta a necessidade por sangue”, ressaltou a Gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães.