sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Marina Pacheco, diretora de arte da Nova Jerusalém, lança coleção de moda autoral

A responsável pela direção de arte do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Marina Pacheco, que também é arquiteta e figurinista, alça novos voos no mundo da moda com o lançamento da primeira coleção de moda autoral e sustentável da Marina Pacheco Atelier.

Em seu trabalho de estreia, a marca traz como proposta a produção de peças para os públicos feminino e masculino com estampas que são pinturas feitas à mão, releituras de obras de mestres pintores que mudaram a visão do mundo, como Frida Kahlo, Vincent Van Gogh, Salvador Dalí e Claude Monet. “É uma coleção inteira de sobre “vestir” obras de arte”, afirma Marina.

Com foco na sustentabilidade, a grife dá preferência a tecidos de fibras naturais, de fontes renováveis - como o linho, a seda e o algodão. Além disso, tem como meta produzir moda atemporal visando ao estímulo do consumo consciente. “A ideia é contribuir para evitar desperdícios e diminuir os resíduos, já que a indústria da moda é a segunda do Brasil e quinta maior indústria poluidora do mundo. "Queremos gerar conexão afetiva entre o consumidor e as peças e estimular o reuso”, destaca a figurinista.

A coleção da Marina Pacheco Atelier pode ser encontrada na loja Espaço Bora, no Shopping Rio Mar, e também na Internet, por meio das redes sociais (@marinapachecoatelier).

Mostra Play the Movie exibe documentário sobre Reginado Rossi

Apresentada pelo Ministério da Cultura e com patrocínio do Instituto Conceição Moura, a Mostra Play The Movie, que faz parte da programação do Festival No Ar Coquetel Molotov chega a sua 12ª edição levando lançamentos e exibições de filmes para o Cine Teatro Cultura em Belo Jardim a partir do dia 17 de outubro. As sessões ocorrem com entrada gratuita na cidade. 

Organizada pela Coda Produções Artísticas e Cattleya Produções Audiovisuais, a Play The Movie traz para o público diversos lançamentos, curtas e longas metragens além de uma Seleção de Clipes e um Cine Concerto com o cantor Rafa Emery. As sessões de longas trazem os filmes "Paraíso Perdido" (2018) de Monique Gardenberg, "Quase Samba" (2015) de Ricardo Targino e "Reginaldo Rossi - Meu Grande Amor" (2017) de José Eduardo Mignoli. 

Encerrando a programação em Belo Jardim, acontece na sexta (19) o cine-concerto com Rafa Emery e banda no Cine Teatro Cultura às 21h, onde o cantor realiza pocket-show em paralelo à exibição de um filme escolhido pelo artista. Com participações em diversos festivais pelo estado, Rafa Emery destaca uma sonoridade influenciada pelo Rock & Roll, devidamente acrescida de uma linguagem cotidiana e cultural.

CLIPES

Neste ano, a Mostra também recebe inscrições de videoclipes de artistas e bandas nacionais. As inscrições são gratuitas e abertas a produtores e realizadores que tenham feito videoclipes oficiais para artistas brasileiros que tenham colocado sua obra em canais oficiais do artista ou banda.

O envio dos clipes será feito mediante formulário online no site (www.coquetelmolotov.com.br) com um link para visualização da obra em plataformas virtuais em perfis oficiais do artista ou banda (YouTube, Vevo, Vimeo ou Facebook) não sendo admitido o envio por outras formas. As inscrições vão de 18 de setembro a 10 de outubro de 2018.

O evento não é competitivo e cada proponente pode enviar quantos clipes quiser, desde que sejam obras concluídas e postadas na Internet entre 01 de janeiro de 2016 e 17 de setembro de 2018. A Mostra Play The Movie exibirá ao menos nove clipes selecionados nesta convocatória em sua programação com critérios que abrangem originalidade, estética, narrativa visual e harmonia de som e imagem. 

PROGRAMAÇÃO

QUARTA - 17/Out 
19h30 - SELEÇÃO DE CLIPES
19h45 - "PARAÍSO PERDIDO" (2018)
Dir: Monique Gardenberg
Elenco: Erasmo Carlos, Lee Taylor, Jaloo e outros
Distribuição: Vitrine Filmes

QUINTA - 18/Out
19h30 - SELEÇÃO DE CLIPES
19h45 - "QUASE SAMBA" (2015)
Dir: Ricardo Targino
Elenco: Mariene de Castro, João Baldasserini, Otto e outros
Distribuição: Taturana Filmes

SEXTA - 19/Out
19h30 - SELEÇÃO DE CLIPES
19h45 - "REGINALDO ROSSI - MEU GRANDE AMOR" (2017)
Dir: José Eduardo Mignoli
Elenco: Reginaldo Rossi, Xico Sá, Gabi Amarantos e outros
Produção: RTV
21h20 - CINE-CONCERTO COM RAFA EMERY (PE)

SERVIÇO
MOSTRA PLAY THE MOVIE 2018 
BELO JARDIM
Local: Cine Teatro Cultura - Praça Jorge Aleixo - Centro
Entrada Gratuita
VÍDEOS:

Animais são devolvidos à natureza no aniversário de 16 anos da reserva da Mata do Passarinho

Com soltura de animais silvestres, trilha, palestras, café da manhã orgânico, muito cuidado com o meio ambiente e a nova logomarca. Foi assim que a reserva urbana da Mata do Passarinho, em Olinda, comemorou nesta terça-feira (02.10) 16 anos de implantação. O prefeito Professor Lupércio acompanhou a programação ao lado de estudantes de escolas municipais. Afinal, a preservação ensinada no local é fundamental para a cidade que os pequenos e pequenas terão no futuro.

E foi isso que encantou a estudante do quarto ano da escola 19 de Setembro, de Águas Compridas, Marieme Duarte Batista. Animada, ela ajudou Lupércio a soltar quatro aves da espécie gavião-carijó. “É bonito ver eles voando, sem estar presos”, afirmou a menina de dez anos, sob os aplausos do vice-prefeito, Márcio Botelho, secretários municipais, moradores das proximidades e demais pessoas que estiveram prestigiando a soltura.

Além do gavião-carijó, foram soltas outras espécies, como timbu e bicho-preguiça. Todas elas estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara) e chegaram lá após serem resgatadas por estarem em situação irregular. Além de ser crime, com pena de seis meses a um ano de prisão mais multa, manter esse animais em casa coloca em risco a vida deles e a própria natureza, como pontuou o prefeito Professor Lupércio.

“É fundamental trazer as crianças aqui para entender a importância que é preservar. Muitas vezes o pai, a mãe, um irmão mais velho, ou mesmo um vizinho, possui um animal desses. Elas, com conhecimento, podem fazer essa conscientização dentro de casa”, ressaltou.

Já o secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, André Botelho, frisou a parceria que a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, tem com a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

“A gente trabalha diariamente por entender a importância de ter a mata viva, preservada e cuidada, por isso estamos desenvolvendo todos os dias ações aqui na reserva”, concluiu André.

Imprensa Olinda

Tabira, no Sertão do Pajeú, comemora investimento para aumento da oferta de água

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou hoje (2/10) o transporte da Estação de Tratamento de Água (ETA) pré-fabricada, que será implantada em Tabira, município do Sertão do Pajeú. A nova ETA vai dobrar a oferta de água para cerca de 30 mil pessoas, pois possibilitará o tratamento da contribuição de água que será recebida por meio da segunda etapa do Sistema do Adutor do Pajeú (Ramal de Sertânia) – obra que é executada pelo Departamento de Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Com essa obra, mais de 80% da cidade terá abastecimento sem rodízio.

O Governo do Estado e Compesa investem mais de R$ 1,4 milhão na implantação da nova unidade. “A implantação da ETA é a maior demanda para melhorar o abastecimento da cidade de Tabira e o governador Paulo Câmara, sensível a essa necessidade, colocou essa obra como prioridade. Esse investimento também nos dará maior segurança hídrica para abastecer a cidade, inclusive, nos períodos de seca”, informou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. A companhia vai realizar uma obra para construção da infraestrutura onde será instalada a nova estação, no mesmo local onde fica a Estação de Bombeamento 7 do Sistema Adutor do Pajeú, na entrada da cidade de Tabira (próximo ao distrito de Riacho do Gado). Essa obra será realizada no prazo de quatro meses, após assinatura da ordem de serviço.

A ETA fabricada em fibra de vidro é do tipo de convencional e tem capacidade de tratar 40 litros de água, por segundo. 4 Caminhões estão sendo usados para realizar o transporte da unidade por módulos (em função das grandes dimensões), como os floculadores, decantadores, filtros e a casa de química. Hoje Tabira é abastecida pelo sistema integrado que também atende a cidade Afogados da Ingazeira, com água captada na Barragem de Brotas.

Imprensa Compesa

Ampla Comunicação assina campanha de lançamento de “Uma Demão” da Iquine

Para divulgar a grande novidade do seu portfólio, a tinta acrílica: o lançamento de Uma Demão, a Iquine estreou uma nova campanha publicitária assinada pela Agência Ampla. Com forte apelo humorístico e uso de linguagem informal, a ação que tem como mote: Uma Demão e Pronto, apresenta todas as qualidades do produto, entre elas, a eficiência de cobrir até superfícies mais escuras com apenas uma demão. A campanha conta com filme, peças de mídia exterior e conteúdo para as redes sociais. O comercial de TV já está sendo veiculado nas principais emissoras de televisão nas cidades do Recife, Salvador e Aracaju. Confira o filme no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=5bARxOYu6Zs


FICHA TÉCNICA: 

Campanha: Iquine Uma Demão
Cliente: Tintas Iquine
Agência: Ampla Comunicação
Direção de Criação: Manuel Cavalcanti, Mateus Alves, Rafael Nântua
Planejamento: Anselmo Albuquerque, Laís Bahamondes e Breno Silvestre
Criação: Henrique Lamenha, Thiago Pitt, Manuel Cavalcanti, Mateus Alves, Rafael Nântua, Rafael Lima, Marina Lins
Atendimento: Alessandra Pires, Juliana Queiroz e Raissa Poncell
Mídia: Nilson Samico, Danilo França, Mariana Sobreira e Wilton Leal
RTVC: Marília Gouveia
Produção Gráfica: Tamires Vieira
Produtora/Vídeo: Lux Filmes
Diretor Filme: Beto Salatini
Produtora de Áudio: Onomatopeia
Fotografia: Chico Barros
Tratamento de foto: Fabrício Cavalcante - Camaleão Art
Aprovação/Cliente: Alan Souza e Laura Barros

Orquestra de Câmara do Alto da Mina aniversaria neste sábado

A Orquestra de Câmara do Alto da Mina, comandada pelo maestro Israel de França, comemora o terceiro aniversário neste sábado (06.10) com uma grande apresentação gratuita. Além do talento dos meninos e meninas de comunidades carentes de Olinda, o evento contará com convidados especiais, como o cantor Ed Carlos, o escritor Sidney Nicéas e os percussionistas Emerson Santana e Paulinho. Todos estão convidados, a partir das 19h, na quadra esportiva no Alto da Mina, no bairro dos Bultrins, na Marim dos Caetés. 


Imprensa Olinda

Dia do Nordestino no Pão de Açúcar

Para celebrar a força e a cultura da Região Nordeste, as redes Extra e Pão de Açúcar realizam nos próximos dias campanhas especiais em comemoração ao Dia do Nordestino e à população mais arretada do Brasil. No Extra, a 2ª Semana do Nordestinocomeçou nessa quinta-feira (4/10) com ofertas imbatíveis e acontece até o dia 10 de outubro em todos os estados nordestinos em que o Extra possui operação (Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Piauí e Ceará).

A Semana do Nordestino do Extra terá ofertas em todas as categorias de produtos ao longo dos sete dias, incluindo itens típicos e regionais. Além disso, as lojas também terão preços especiais nos produtos de marcas próprias, como Qualitá, Finlandek e Taeq. É o segundo ano consecutivo que o Extra dedica uma semana de ofertas arrasadoras para celebrar a data. Em 2017, a campanha contribuiu para aumentar as vendas regionais da rede em 6% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Para este ano, a expectativa é superar as vendas do período passado. Além disso, toda a comunicação da rede para a data comemorativa terá obras exclusivas do mestre do cordel J. Borges, valorizando assim, a cultura nordestina. As promoções da Semana do Nordestino são válidas para todas as lojas Extra Hiper, Extra Super e Mini Extra da região Nordeste entre os dias 04 e 10 de outubro.

O Pão de Açúcar também terá ofertas exclusivas em suas 25 unidades presentes nas cidades de Recife, Salvador, João Pessoa, Fortaleza, Teresina e Aracajú. Foram selecionados itens valorizados pelos clientes da marca e com preços negociados exclusivamente para a ocasião. As promoções são válidas apenas no dia 08/10 para clientes do programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais e estarão disponíveis em todas as lojas Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar (com lojas no Recife) e no e-commerce (www.paodeacucar.com.br).

O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, e homenageia o centenário do poeta popular, compositor e cantor Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré.

Confira abaixo as principais ofertas:

EXTRA – Válidas de 4 a 10/10
· Pizza Sadia vários sabores, por R$ 9,90;
· Flocão Bomilho, por R$ 0,99;
· Detergente em pó Bem-te-vi (1kg), por R$ 3,99;
· Papel Higiênico Le Blanc - Leve 16 pague 15 rolos (30 metros), por R$ 15,90;
· Smart TV LED 42” Philco Netflix PTV42E60C, por R$ 1.499 ou em 18 x sem juros de R$ 83,28 sem juros no Cartão Extra;
· Smartphone Sansung Galaxy J7 Prime 2, de 32G, por R$ 899 ou 12 x de 74,92 sem juros no Cartão Extra.

Pão de Açúcar – Válidas apenas para o dia 8/10
· Cervejas especiais e vinhos com 30% de desconto em todos os rótulos (exceto espumantes);
· Picanha Especial Bovino Resfriada Vácuo, de R$ 33,25 por R$ 29,90 (o quilo); 
· Filet Mignon Com Cordão Bovino Resfriado, de R$ 38,90 a R$ 34,90 o quilo;
· Todos os azeites com 50% de desconto na 2ª unidade do mesmo tipo e marca.

Compesa intensifica trabalho para levar água do Rio São Francisco até a próxima semana para Pesqueira

As águas do Rio São Francisco avançam em direção ao Agreste. Os testes da Adutora do Moxotó continuam em ritmo acelerado com as equipes da Compesa trabalhando nos três turnos para fazer o enchimento da Adutora e corrigir os vazamentos ao longo dos trechos. Nesta sexta-feira, 05, o presidente da Compesa e equipe técnica estiveram no município para acompanhar de perto os serviços. De acordo com a Companhia, 100 km já foram testados, a água já chegou a Arcoverde e está prestes a chegar a Pesqueira. “O ponto de entrega de água em Pesqueira já está pronto (Estação de Tratamento de Água da cidade). Estamos confiantes que na próxima semana a água chega nas torneiras dos moradores de Pesqueira”, informou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Os testes estão ocorrendo próximo ao povoado do Novo Cajueiro, distrito de Pesqueira. “Essa é uma obra imensa e complexa. São 550 km de adutoras e os vazamentos vão surgir porque só conseguimos identificá-los à medida que a tubulação vai recebendo água. Sei que os moradores de Pesqueira estão ansiosos e nós também porque essa água vai dar segurança hídrica à cidade, mesmo no período de seca”, explicou Tavares.

Em Pesqueira, a água será tratada na Estação de Tratamento de Água e será distribuída na cidade e também transportada para atender a população de Alagoinha. Outros municípios também receberão água do Rio São Francisco beneficiados pela interligação da Adutora do Moxotó com a Adutora do Agreste. São eles: Vertentes, Pedra, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Em Belo Jardim, a comitiva vistoriou a derivação da adutora para o município. 

A expectativa da Compesa é que até o fim deste mês a água chegue a Belo Jardim, na Estação de Tratamento de Água. De lá, irá atender automaticamente pelo Sistema Integrado as cidades de Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una. “Essa obra representa a sensibilidade do Governador Paulo Câmara e a capacidade de gestão para interligar sistemas e botar pra funcionar mesmo sem as obras de transposição do Rio São Francisco terem sido totalmente concluídas pelo Governo Federal”, afirmou o presidente.

Imprensa Compesa

Ipojuca recebe segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul a partir desta terça-feira (9)


Mais de 100 editoras e distribuidoras estarão representadas na segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul, no Clube Municipal do Ipojuca, a partir de terça-feira (9). História, Poesia e Cultura em Terras de Santa Cruz é o tema da feira literária, que aumentou de tamanho e acontecerá por sete dias, de 9 a 15 de outubro, com uma programação diversificada, fazendo o gosto de crianças, jovens e adultos. O evento é promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros - Andelivros, com apoio da Prefeitura do Ipojuca. Na abertura, o poeta matuto Jessier Quirino apresenta o espetáculo Juntando os Cacarecos, às 20h.

“A nossa expectativa é promover e incentivar a leitura em todas as idades, além de trazer importantes nomes da cultura popular para a cidade do Ipojuca, berço de tantos artistas que elevaram Pernambuco no cenário nacional. Temos certeza que será uma feira ainda mais bonita que a do ano passado”, destaca o diretor da Andelivros, José Alventino Lima. O festival contará com cerca de 50 estandes e toda a programação é gratuita, indo sempre das 9h às 21h.

Para a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, o festival é uma oportunidade única para a capacitação dos professores da rede municipal e também de incentivo à leitura aos moradores. “Neste ano, estou ainda mais feliz, porque os ipojucanos estarão ainda mais representados: os escritores da nossa terra têm espaço de destaque e as atrações valorizam nossa história, poesia e cultura. Além disso, nossos alunos terão presença garantida e os professores receberão uma bolsa-livro, como parte das iniciativas de formação continuada”, destaca a prefeita do Ipojuca, Célia Sales.

Cerca de três mil docentes e colaboradores do município serão beneficiados pelo bônus para a compra de livros no evento. “Acreditamos que um incentivo desse pode ainda contribuir com êxito para o surgimento de novos autores, bem como a divulgação dos escritores ipojucanos que passam a ter espaço reservado para a venda de suas obras” conta o secretário de Educação do município, Norberto Júnior. “Tivemos o cuidado de fazer uma programação especial para crianças e professores, já que a feira vai contemplar o Dia das Crianças e o Dia dos Professores”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do II Festival do Livro do Litoral Sul será na terça-feira (9), às 19h, com a Banda Santa Cecília. Logo depois, às 19h30, acontecerá a solenidade de abertura. O poeta Jessier Quirino é a atração da noite, com o show “Juntando os Cacarecos”, a partir das 20h. No palco, Jessier conta a história de um casal de sertanejos, que decide se casar, por meio de poemas e histórias de sua lavra ou bem apanhadas, que tenham, por essência, a textura, cor e o lado carcomido do Sertão.

Uma das homenageadas do evento, a professora Fátima Oliveira lança o seu livro Comendo poesias, na quarta-feira (10), no palco principal, às 17h10. A obra reúne diversas poesias da docente, como forma de levar a vida de maneira mais leve e criativa. “Comendo poesia/Para nutrir os sonhos e a esperança/E assim metamorfosear a vida”, destaca um dos trechos do livro.

Às 19h, na sala João Cabral de Melo Neto, outro homenageado, o professor Allison Santos, ministra palestra sobre metodologias ativas e ambientes de aprendizagem. Ele aproveita para divulgar o seu primeiro livro, O Noitário de Robinho (Ed. Uirapuru). A obra conta a história de Robinho, que enfrenta vários desafios para realizar um sonho e registra tudo em seu noitário. No mesmo dia, às 20h, o Padre João Carlos apresenta seu novo álbum, Amor Imenso.

O renomado romancista Raimundo Carreiro ministra oficina literária na quinta-feira (11), às 10h30. Ele vai falar sobre o processo de construção e desenvolvimento de suas personagens. Às 14h30, a docente Maria Marly dá minicurso sobre a sequência didática interativa (SDI) para facilitar o processo ensino aprendizagem na educação básica. O palco principal recebe, às 19h, o espetáculo O peru do cão coxo, do Galpão das Artes, de Limoeiro. O texto de Ariano Suassuna relata os conflitos vividos na terra do escritor, Taperoá, no século 20.

O cantor Petrúcio Amorim faz show às 20h. Além de cantar sucessos que marcaram sua carreira, como Tareco e Mariola, Filho do Dono e Meu Cenário, ele aproveita para autografar a sua biografia, assinada pela escritora Graça Rafael, intitulada Petrúcio Amorim – O Poeta do Forró. A atração da noite da sexta-feira é o forrozeiro Maciel Melo, que também é escritor e aproveitará para autografar seus dois livros.

No sábado, os vestibulandos poderão participar de um bate-papo com o professor de biologia Fernando Beltrão, o Fernandinho, às 11h. Ele fala sobre o livro Eu, um vencedor, com 99 textos sobre estratégias, atitudes, obstáculos, motivação e ética aplicáveis não só à realidade de todo aquele que quer vencer na vida.

Os educadores contarão com uma programação especial para eles no Dia dos Professores. Com mais de 200 livros pedagógicos e cerca de 100 obras sobre educação lançadas, Celso Antunes falará sobre questões comportamentais das crianças em sala de aula e os desafios enfrentados pelos docentes, na segunda-feira (15), às 10h. 

Na sequência, às 11h, as escritoras Luzilá Gonçalves e Nelly Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras, dão início à programação educativa. Na sala Gilberto Freyre, elas vão falar sobre a importância da literatura na sala de aula e como ela ajuda no desenvolvimento de crianças e jovens. Ainda na segunda, o pedagogo Hamilton Werneck, autor de 26 livros e com nove DVDs educativos, ministra a palestra “Como ensinar bem e aprender melhor. Santanna, O Cantador, foi escalado para encerrar as atividades da feira com sarau, a partir das 19h30.

INFANTIL

A criançada contará com uma programação superespecial no Festival do Livro. Na quarta e quinta (10 e 11), a Cia. do Lazer comandará oficinas, rodas de leitura e muita brincadeira no Espaço Criança. Na sexta-feira (12), o Dia das Crianças, as brincadeiras e a diversão se intensificam. Susana Morais e o Tio Diego animam a manhã da garotada com o espetáculo “Contos e Cantos”, às 10h30 e às 16h, no Palco Carreta. A dupla mescla contação de histórias, literatura em cordel e música. Já a dupla Mateus e Katilinda, inspirada no bumba meu boi, faz show no palco a partir das 15h. Com muito improviso, Mateus e Katilinda fazem teatro de rua, cantam e dançam. A brincadeira segue no sábado, com Mariane Bigio e o projeto Cordel Animado, que mistura cordel, música e teatro de bonecos, e na segunda-feira (15), com o grupo Tapete Voador. Formado por Mila Puntel e Bruna Peixoto, o grupo propõe um diálogo entre a contação de histórias, a música e a arte. A apresentação acontecerá às 10h30 e às 15h30.

SERVIÇO

2º FESTIVAL DO LIVRO DO LITORAL SUL – De 9 a 15 de outubro, das 9h às 21h, no Clube Municipal do Ipojuca (Rua Subida do Clube, 7, Ipojuca). Evento aberto ao público.

Obra da Compesa leva água do Rio São Francisco para abastecer Brejo da Madre de Deus

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, esteve nesta sexta-feira (5), fiscalizando a maior obra hídrica da história do município de Brejo de Deus, o Ramal de Brejo, que vai levar água do Rio São Francisco para o município. Acompanhado do prefeito Hilário Paulo, a comitiva vistoriou as frentes de trabalho da obra, orçada em R$ 34 milhões e que vai atender 45 mil pessoas de Brejo, Fazenda Nova, Barra de Farias e outras localidades rurais do município. “Esse é o maior investimento do Governo do Estado em uma obra pública da história de Brejo da Madre de Deus. Estamos muito felizes com a sensibilidade e compromisso do governador Paulo Câmara, que atendeu ao nosso pleito”, disse o prefeito.

Duas frentes de trabalho estão em andamento: uma próximo à sede do município de Brejo da Madre de Deus e outra às margens da estrada de Serra dos Ventos, em Belo Jardim. Ao todo, são 37 quilômetros de adutoras entre Belo Jardim e Brejo da Madre de Deus. Desse total, oito quilômetros já foram assentados com tubos de 400 milímetros. A previsão é de dez meses de trabalho para que a obra seja concluída. “Essa obra será a redenção de Brejo da Madre de Deus. A água é captada lá em Sertânia e segue por mais de 170 quilômetros de tubulação até chegar na Estação de Tratamento de Água de Brejo, onde será tratada e distribuída. Com essa água, Brejo não ficará mais dependente das pequenas barragens e da chuva para enfrentar os períodos de seca”, destacou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Imprensa Compesa

Plataforma SESI Viva+ apoia empresas para atender ao eSocial

A partir de janeiro de 2019, as empresas brasileiras serão obrigadas a enviar informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores ao eSocial, plataforma que entrega ao governo, de forma compilada, dados sobre a relação trabalhista e previdenciária. Pensando no ​desafio que os negócios vão enfrentar, sobretudo os industriais, o SESI-PE lança o SESI Viva+ no próximo dia 10, na Casa da Indústria, a partir das 9h. As empresas que aderirem à plataforma de inteligência terão, entre outros benefícios, informações sobre indicadores de desempenho de segurança no trabalho, perfis de saúde e estilo de vida do trabalho para o preenchimento do eSocial. A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia no site da instituição (www.sympla.com.br/sesi-viva__371996).

De acordo com o gerente executivo do SESI nacional, Emmanuel Lacerda, o novo produto visa oferecer todos os programas legais parametrizados conforme exigência do eSocial, envolvendo os módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho. “O interessante é que o serviço é feito sob medida para a empresa contratante, de modo que ela tenha acesso a um diagnóstico completo da sua empresa”, destacou.

Dentro da plataforma, será possível encontrar indicadores de gestão para saúde e segurança do trabalho, alertas sobre processos e conformidades com programas sociais, redução de seus custos com Fator Acidentário de Prevenção (FAP), menos riscos e custos com acidente de trabalho e absenteísmo e gestão de certificação de trabalhadores e da sua cadeia de fornecedores.

Ainda segundo Lacerda, o quanto antes as empresas consolidarem as informações, mais respaldadas estarão. “Além de evitarem multas e embaraços com a Receita, a empresa poderá atuar melhor em suas ações, inclusive aplicando melhor seus recursos em inovação”, frisou. 

Para o superintendente do SESI-PE, Nilo Simões (foto), a plataforma tem o intuito de mapear soluções de saúde e segurança do trabalho para as empresas. “Com um panorama desse, a empresa poderá reduzir os custos e ser eficiente com os seus recursos”, disse. Ele ressaltou ainda que a adesão à plataforma vai facilitar, inclusive, a tomada de decisão sobre investimentos nas áreas de segurança ao trabalho e promoção à saúde.

Durante o evento de lançamento da plataforma, palestras sobre ‘eSocial e seus impactos. Sua empresa está preparada?’, ‘ eSocial na prática’ e eSocial, chegou a hora!’ serão concedidas, com as instituições: Ministério do Trabalho, INSS e Receita Federal. 

Programação:

8h30 às 9h – Café da manhã de boas vindas
9h às 9h05 – Abertura – Ricardo Essinger, Presidente do Sistema FIEPE
9h05 às 9h10 – Nilo Simões, Superintendente do SESI PE
9h10 às 9h50 – Palestra - Emmanuel Lacerda - Gerente Executivo de Saúde
e Segurança na Indústria do Departamento Nacional
9h50 às 10h30 – Palestra - Paulo Telino - Ministério do Trabalho
10h30 às 11h10 – Palestra - Jorge Assis - INSS
11h10 às 12h – Palestra - Walistton Etelvino de Andrade e Silva - Receita Federal
12h às 12h40 – Palestra - Alessandra Christine Barros dos Santos - Caixa Econômica
12h40 às 13h – Perguntas
13h – Encerramento

Imprensa SESI PE

Estudantes disputam concurso de redação da troça Cariri Olindense


A troça centenária carnavalesca Cariri Olindense realiza nesta terça-feira (09.10), às 14h, a premiação dos vencedores do I Concurso de Redação - “Memória Infantil do Frevo”. Ao todo, foram avaliadas 353 redações de estudantes do 5º ao 7º ano de Olinda e Recife. A cerimônia de premiação contará com a participação da orquestra de frevo Paranampuká, na própria sede da troça carnavalesca, na Rua Cândida Luísa, no bairro de Guadalupe, Olinda. O concurso também faz alusão ao mês da criança.

Seis escolas da rede municipal da Marim dos Caetés estão na final. São elas: Brites de Albuquerque, Santa Tereza, Claudino Leal, Sagrado Coração de Jesus, Lions Dirceu Veloso e Izaulina de Castro e Silva.

O estudante vencedor, além de ganhar um celular, assegura para a unidade onde estuda a apresentação da agremiação carnavalesca Cariri Olindense. O 2º lugar receberá uma bicicleta ofertada pelo Elefante de Olinda; o 3º ganhará um tablet, doado pelo Guaiamum de Olinda; e o 4º também terá direito a um tablete oferecido pelo Boneco Seu Malaquias. 

A comissão julgadora será formada pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural, Aramis Macedo; o professor de letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Júlio Villa Nova; o passista de Frevo, Otávio Bastos; dirigentes da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e de outras instituições. 

Cariri Olindense – Fundada em 15 de fevereiro de 1921, a troça é a mais antiga do Carnaval de Olinda. A instituição surgiu em homenagem a um velho mascate, que vivia no Sertão do Cariri, e vendia ervas medicinais no Recife, representado como um velho com longas barbas ruivas e chapéu de couro. Desde então, o Velho do Cariri, símbolo do bloco, desfila montado em um jumento subindo e descendo as ladeiras abrindo o Carnaval olindense. 

Imprensa Olinda
Foto: Arquimedes Santos

Furto de água é identificado em trecho da Adutora de Tabocas, em Caruaru

Uma operação conjunta entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Polícia Civil identificou um furto de água na Adutora de Tabocas, no trecho localizado no Sítio Lajes, na zona rural de Caruaru. A irregularidade resultou na prisão de um homem que foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado por desvio e venda de água por meio de carro-pipa. Os técnicos da Compesa estimaram uma perda de água de 10 litros de água por segundo por um período de um ano. O volume foi estipulado em função do diâmetro da tubulação, de 40 mm, e pressões elevadas verificadas nesse trecho da adutora. O prejuízo do período correspondente ao furto foi calculado em R$ 312 mil, um valor de R$ 26 mil por mês.

Segundo a Compesa, o desvio continuo de 10 litros de água por segundo daria para abastecer três mil pessoas por mês. A multa a ser aplicada ao infrator ainda será calculada pelo departamento comercial da empresa. A Companhia chegou ao furto de água após receber uma denúncia anônima pelo Disque Denúncia e acionou a Polícia Civil que encontrou a ligação clandestina. Equipes da Compesa acompanharam os peritos do Instituto de Criminalística (IC) e os policiais civis da 89º DP, que efetuaram a prisão durante o cumprimento de um mandado de busca domiciliar. A existência da ligação irregular foi comprovada da Adutora de Tabocas até um reservatório localizado em uma chácara.

O gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor, alerta para a gravidade desta prática, que é uma ação criminosa e prejudica a população, tendo em vista que a água desviada interfere no fornecimento de água das comunidades e dos clientes que pagam a fatura em dia. "A população que é abastecida depois do local do furto é bastante prejudicada. A comercialização agrava ainda mais o crime cometido. A Compesa tem trabalhado para coibir essa prática e garantir que as pessoas que mais precisam recebam água com qualidade e na quantidade suficiente para passar o período de abastecimento. A zona rural de Caruaru também é atendida por meio de sistema de rodízio, e não pode ser prejudicada por interesses financeiros”, pontua Mário Heitor. 


Imprensa Compesa


Operação substitui garrafas de vidro por plástico em Olinda

A Prefeitura de Olinda está intensificando nos fins de semana a operação Sítio Seguro, na Cidade Alta. A medida tem como propósito oferecer segurança e prevenir acidentes entre os frequentadores da Marim dos Caetés. O trabalho consiste na orientação aos consumidores e ambulantes sobre a proibição do consumo de bebida em garrafas de vidro e a troca por recipientes de plástico. O procedimento será estendido até o Carnaval.

Equipes da Prefeitura executam a coleta das garrafas encontradas nas vias públicas, e outros fiscais ficam posicionados em pontos estratégicos de acesso ao Sítio Histórico para promover a troca dos recipientes. Os vasilhames de vidro são entregues para a cooperativa de catadores Coocencipe, localizada na Ilha Santana, em Jardim Atlântico.

"A expectativa é garantir que a população utilize, curta e brinque no Sítio Histórico, no fim de semana, da melhor forma possível, com segurança e livre de acidentes", destaca o secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, André Botelho. A ação conta com o suporte da Secretaria Executiva de Controle Urbano, Secretaria de Transportes e Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Imprensa Olinda

Olinda: Whatsapp agiliza o atendimento aos cidadãos

Lançado no mês passado, o novo canal de comunicação entre os contribuintes e a Procuradoria da Fazenda Municipal de Olinda tem garantido um atendimento mais ágil. Através do número (81) 9.9971.5863, que é o WhatsApp, os olindenses podem tirar dúvidas sobre processos administrativos em aberto, contando com até dois dias úteis para a obtenção de respostas das demandas. Neste primeiro mês, o serviço tem gerado demandas diárias aos servidores municipais que já conseguiram finalizar pelo menos 30 processos.

Segundo o procurador da Fazenda da cidade, Leonardo Aguiar, a intenção da utilização da ferramenta é oferecer mais comodidade aos cidadãos, prestando atendimento de forma mais efetiva.

Através deste canal de comunicação a população poderá recorrer a informações de processos de parcelamento, prescrição de débitos municipais, cadastros do IPTU, pedidos de baixa negativação (SPC- Serasa), protestos em cartório, além de informações de procedimentos como mutirões fiscais.

Imprensa Olinda

Glacial convida Alcione Alves, criadora do hit #TeileeZaga, para campanha Tampinha Premiada 2018

Teile, Zaga, Movimento Confuso e Rabiçaca. Os divertidos termos inventados pela recifense Alcione Alves em narrações que estão viralizando no Instagram nas últimas semanas chegam à comunicação da Glacial, marca de cervejas do grupo HEINEKEN no Brasil. Em uma ação digital criada pela agência Talent Marcel, a estudante de engenharia empresta sua criatividade para o novo filme da promoção Tampinha Premiada – Abriu, Achou, Ganhou, tornando o ato de abrir uma garrafa de cerveja ainda mais especial.

Alcione está bombando na internet ao narrar coreografias de danças no Instagram, tanto de famosos quanto de anônimos – este último considerado seu carro-chefe. Com os vídeos que somam milhares de views, ela está desfrutando da fama em todo o país, principalmente no Norte e Nordeste, praças-chave para Glacial. Recentemente, teve seus bordões adotados pela cantora Claudia Leitte e participou do programa Encontro, de Fátima Bernardes, na TV Globo.

Segundo Bruno Piccirello, gerente de marketing da marca, “Glacial está presente em diferentes momentos do dia a dia do consumidor, e isso significa também entender as conversas que são relevantes. O convite à Alcione aconteceu após identificarmos uma oportunidade de conectar o conteúdo dela ao humor que trabalhamos na marca”, diz.

“O brasileiro ama redes sociais. E toda marca que quer se manter próxima de seu público tem que se inspirar ali. Com monitoramento ativo, identificamos a oportunidade de conectar a mensagem da marca ao conteúdo irreverente de Alcione. O resultado é uma cocriação divertida, que entrega criativamente a promoção”, afirma Marcello Droopy, Diretor de Criação e Interatividade da Talent Marcel.

A promoção Tampinha Premiada – Abriu, Achou, Ganhou premia o consumidor e também os donos de estabelecimentos de forma instantânea. A mecânica é simples: ao achar a tampa premiada, a pessoa poderá trocá-la por outra cerveja do mesmo tamanho, e da mesma marca, no local da compra, ou em qualquer outro local participante. Além disso, os proprietários dos pontos de venda participantes também ganham produtos em dobro na próxima compra, de acordo com o número de tampinhas premiadas trocadas em seus estabelecimentos. Serão mais de 2 milhões de tampinhas premiadas espalhadas pelo país. Participam da promoção as marcas Glacial, Devassa e Schin.

ITEP busca referências na Europa e Ásia para desenvolvimento dos arranjos produtivos locais

Tecnologia de ponta, sustentável e compartilhada, disponível para as cadeias produtivas de Pernambuco. Essa é a ideia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), que vem trabalhando na construção de um modelo de gestão multiusuário voltado aos Centros Tecnológicos localizados em Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Araripina, que atendem os polos de confecções, leiteiro, caprinovino e gesseiro, respectivamente. O presidente do ITEP, Antonio Vaz, empreendeu missão empresarial à Holanda e Taiwan para conhecer as tecnologias e o modelo de negócios de duas das principais instituições do mundo: o Denim City, em Amsterdã (Holanda), e o Instituto de Moda de Taipei (Taiwan).

Soluções para a redução do impacto ambiental da produção de jeans e métodos inteligentes que necessitam de menos água estiveram entre as experiências apreendidas que podem ser aplicadas no Estado. O modelo de negócios de ambas instituições, pautado no compartilhamento de laboratórios e recursos para a realização de testes e colaboração entre os produtores, norteia o plano que está sendo elaborado pelo ITEP.

“Queremos intensificar o acesso à tecnologia aos produtores da região. Por isso, estamos trabalhando na construção de um ambiente multiusuário e sustentável para atender a demanda dos arranjos produtivos locais e fortalecer a economia desses territórios”, destaca Antonio Vaz. A missão empresarial foi realizada de 29 de agosto a 07 de setembro e contou com a participação da pesquisadora Roberta Medeiros, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que atua como pesquisadora visitante no ITEP.


Imprensa ITEP

Escolas particulares iniciam reajuste da mensalidade escolar

Com a aproximação do fim do ano as escolas particulares dão início ao reajuste das mensalidades para o ano letivo de 2019. Esse é o período que os pais e responsáveis dos alunos que já estão matriculados nas instituições são informados pela direção das unidades sobre o percentual do reajuste e o valor das mensalidades que passarão a valer no ano seguinte.

De acordo com a legislação educacional, os gestores têm a liberdade para definirem o percentual de reajuste das mensalidades, não havendo assim um teto estipulado por lei que deva ser seguido pelas instituições de ensino privadas. 

Seguindo a Lei nº 9.870/09, o percentual reajustado pelas instituições de ensino deve ser informado aos pais e responsáveis por meio de uma planilha de custos. Os gestores disponibilizam essa planilha para que os pais e responsáveis possam compreender os motivos e gastos da escola que justificam o reajusta estabelecido.

“A partir deste momento a maioria dos gestores já começam a notificar os pais e responsáveis sobre esses reajustes. Mas, é muito importante frisar que os gestores também informam aos pais que os novos valores que passarão a ser cobrados somente a partir de 2019 equivalem para todo o ano”, destaca o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto. 

Estudante de Timbaúba conquista a oitava edição do Ler Bem

São de Timbaúba, Santa Cruz do Capibaribe e Lajedo os três primeiros lugares do concurso de incentivo à leitura, Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores. Em primeiro lugar, campeoníssima da disputa que envolveu 130 mil estudantes pernambucanos, ficou a aluna do Centro Educacional Maria Emília Dutra Ferreira Lima, Maria Eduarda Soares Fernandes do Nascimento, 10 anos (foto). Na segunda colocação, veio Jálysson Rafael da Silva Cruz, 9 anos, estudante da Escola municipal João Maria Neto. Em terceiro, ficou Raquel Silva do Amaral, de 9 anos, da Escola Municipal José Braga da Silva. A final da disputa literária aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), no Teatro Eva Hertz, na Livraria Cultura do RioMar Shopping.

O presidente da entidade, José Luiz Torres, destacou a emoção de acompanhar a evolução das crianças, que mostraram bastante desenvoltura no palco e emocionaram a plateia. “É gratificante ver um projeto como este, apenas no oitavo ano, ser reconhecido como um dos melhores projetos educacionais do Estado. Quero agradecer aos professores, Secretarias de Educação e todos os demais envolvidos, pois, se não fossem vocês, não teríamos aqui, hoje, crianças tão preparadas, seguras e dando um show de leitura.” Torres ainda falou da expectativa para que o concurso cresça cada vez mais, atingindo todo o território nacional.

A disputa final envolve duas etapas. Na primeira, os 15 finalistas leem trechos sorteados do livro adotado para a disputa, no caso, a obra Gente de Estimação, do escritor Pedro Bandeira, da Editora Moderna. A segunda etapa chamou novamente ao palco os estudantes, dessa vez, seis alunos, para, novamente, lerem outros trechos selecionados da publicação. “Quando eu fui selecionada entre os seis alunos que leriam novamente, eu já não acreditei e pensei: como vou subir ao palco e ler de novo?”, confessou Maria Eduarda, que arrancou risadas da plateia.

Os alunos de Bezerros, Casinhas, Lajedo, Quipapá, Santa Cruz do Capibaribe e Timbaúba foram os escolhidos. O vencedor da última edição, Erick Cordeiro, do município de Tabira, subiu ao palco para fazer uma poesia e pontuou o que mudou em sua vida depois que ganhou o Ler Bem. “A minha irmã, Bela, já disse que vai participar no ano que vem. Nós lemos juntos e eu a ajudo a se preparar”, explicou o menino.

“Quero agradecer a todos, meus pais, minhas professoras e à Aspa por me darem a oportunidade de ler novamente para vocês”, finalizou a vencedora. Maria Eduarda ganhou, assim com os outros dois vencedores, um fim de semana no Enotel, em Porto de Galinhas, com familiares e o diretor da escola. Eles vão participar do Encontro Aspa marcado para 23 a 25 de novembro, com shows e apresentações culturais, entre outras atividades.

A final do Ler Bem contou ainda com uma homenagem aos professores dos alunos selecionados para a última etapa do projeto. Docentes da Secretaria de Educação do Recife formaram o júri do concurso. A coordenadora da iniciativa, Nélia Azevedo, anunciou que as inscrições para o nono Ler Bem começam no dia 2 de janeiro de 2019. Este ano, o concurso bateu recorde de inscrições, envolvendo mais de 130 mil estudantes do 4º ano da rede municipal de ensino de mais de três mil escolas de 118 cidades de Pernambuco.

Pagode romântico promete agitar cena musical de Caruaru

Está marcado para o dia 23 de novembro, na Arena Caruaru, o show de lançamento do DVD de um dos principais nomes da nova geração do samba e pagode nacional, o cantor e compositor Ferrugem. O artista traz a Caruaru a turnê de lançamento de seu primeiro DVD: “Prazer, eu sou Ferrugem”.

O show reúne músicas de seus dois primeiros álbuns, “Climatizar” e “Seja O Que Deus Quiser”, além de diversas canções inéditas. Entre os destaques, está a faixa “Pirata e Tesouro”, que foi o samba mais ouvido durante o Carnaval 2018, segundo a Billboard Brasil. Sucessos como “Eu Juro”, “Ensaboado” e “Minha Namorada” também fazem parte do repertório, mostrando as diversas faces de Ferrugem, passando pelo pagode romântico até chegar na animação do samba-rock.

Na mesma noite, também se apresenta o cantor Péricles, ex-vocalista do grupo Exaltasamba, conhecido como o maestro do samba, que vem com seu show dirigido por Lázaro Ramos, a primeira investida do ator global no segmento. O cantor vai apresentar sucessos da época do Exalta e canções que fazem parte do projeto ‘Deserto da Ilusão’, lançado no ano passado. Completando o time do pagode, a banda recifense Beleza Pura e os caruaruenses do Grupo Nuwe.

Os ingressos já estão à venda, na Arena Caruaru e na banca Terceiro Mundo. Os valores variam de R$ 35,00 a R$ 500,00, dependendo do setor. Os camarotes especiais, open bar para 10 pessoas, custa R$ 3.000,00.

A Arena Caruaru tem capacidade para receber um público de 10 mil pessoas, dispõe de 12 camarotes climatizados e mobiliados, baterias de banheiro também com ar-condicionado, arena, front stage, mesas premium e área exclusiva de open bar, bem como um novo estacionamento com capacidade para 2.500 veículos. O open bar vai contar com água, refrigerante, whisky, vodka, caipirinha, Pitú Cola e catuaba.

Outras informações e reservas através do telefone: (81) 3721-7744



Grupo de 1.200 estudantes de Olinda recebe certificados do Proerd


Estudantes da rede municipal de Olinda receberam, nesta quinta-feira (04.10), os certificados de participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Foram 1.200 alunos na faixa etária de 6 a 10 anos. A cerimônia foi realizada na Vila Olímpica, na III Etapa, em Rio Doce, Olinda.

O Proerd tem como proposta direcionar aos estudantes boas estratégias para auxiliá-los a desenvolver habilidades que possam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude e a Polícia Militar.

O curso beneficiou estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental das escolas Isaac Pereira, Gregório Bezerra, Izabel Burity, Monte Castelo, Ebenezer Gueiros e Marcolino Botelho. “Essa formatura tem um significado importante para gestão do prefeito Professor Lupércio. O projeto começou em apenas uma escola da nossa rede de ensino. Hoje, somos seis e a meta é ampliar o número de estudantes no programa”, afirmou o secretário de Educação, Esportes e Juventude do município, Paulo Roberto Souza Silva.

Para a soldado Clarice Ataíde, ser uma professora do programa é uma das mais nobres missões na carreira policial. “É muito gratificante trabalhar com crianças e ensinar a elas os valores da amizade, da família, as consequência do uso de drogas e a importância delas tomarem sempre as atitudes corretas em seu cotidiano”, disse.

A metodologia do projeto é passada de forma lúdica, com brincadeiras, tornando a lição mais prazerosa para todos. “A gente aprende como se comportar na escola, e somos orientados quanto ao perigo de usar drogas, disse a estudante Aline da Silva, de 9 anos.

Imprensa Olinda
Foto: Alice Mafra

Recife recebe primeira edição do Workshop de Música de Câmara

Capacitar músicos e aprofundar o conhecimento sobre a música de câmara produzida no Brasil, transformando a capital pernambucana em um grande palco. Esse é o objetivo do 1º Workshop de Música de Câmara do Recife, que acontece a partir desta segunda-feira até a quinta-feira (8 a 11/11).

Dividida entre o Conservatório Pernambucano de Música, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, a programação contará com palestras, masterclasses e recitais, todos gratuitos. A abertura, no dia 8, às 19h, levará ao Auditório Cussy de Almeida, do Conservatório, palestra e recital do Trio da Muléstia e do Trio Brasilianas.

O workshop foi idealizado pelos professores Rinaldo Fonseca e Arthur Ortenblad, do Departamento de Música da UFPE, e é realizado em parceria com o Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva (Lemei) e o Núcleo de Acessibilidade (Nace) da universidade. Fazendo jus ao conceito de acessibilidade e inclusão, os programas terão versão em Braille e as apresentações e palestras contarão com intérpretes e tradutores de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

As aulas serão ministradas por instrumentistas que se dedicam ao estudo da música de câmara brasileira de concerto e participarão das orientações, divididas em dois níveis: o técnico-instrumental, que acontece nas aulas, quando o aluno toca o mesmo instrumento que o professor, e o nível interpretativo e artístico, durante as masterclasses, quando o aluno aprende mesmo sem tocar instrumento igual ao do professor. 

Além de divulgar a música instrumental brasileira composta para diferentes formações instrumentais, o projeto pretende contribuir para a formação de novas plateias, por meio dos recitais gratuitos. Além da abertura, no Conservatório, a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, receberá recitais do Quinteto Sopro Brasil, Grupo Instrumental Brasil, Maria Di Cavalcanti e do Quinteto Uirapuru. 

“Sentia a necessidade de trazer um evento específico sobre a música de câmara para o Recife, com foco no que é feito no Brasil. Para isso, teremos a honra de receber grupos como o Trio Brasilianas (foto), o Quinteto Uirapuru, o Trio da Muléstia, o Quinteto Sopro Brasil e o Grupo Instrumental Brasil, que estão entre os mais respeitados do País’’, comenta o professor Rinaldo Fonseca. 

“O coração bate forte, estamos otimistas e esperando por algo bem enérgico e radiante, que chame as pessoas a apreciarem esse tipo de trabalho. Quando converso com os alunos em relação a carreira e espaço, deixo claro que precisamos procurar alternativas e eventos assim, que auxiliam a expandir o olhar para outros caminhos profissionais’’, encerra Fonseca. 

A inscrição para participar das aulas é gratuita e pode ser feita através do site da UFPE.


PROGRAMAÇÃO 

DIA 8/10 (SEGUNDA-FEIRA) 
9h às 12h - Masterclass do Trio Brasilianas (CPM - salas 2 e 3) 
14h às 16h - Palestra de Ravi Shankar (CPM - Auditório Cussy de Almeida) 
19h - Palestra e recital do Trio da Muléstia e o Trio Brasilianas (CPM - Auditório Cussy de Almeida) 

DIA 9/10 (TERÇA-FEIRA) 

9h às 12h - Masterclass do Trio da Muléstia (CPM salas 2 e 3) 
14h às 16h - Masterclass de Rucker Bezerra e Paulo França
19h - Palestra Pré-Recital (Igreja de São Pedro dos Clérigos) 
19h30 - Recital do Quinteto Sopro Brasil, Grupo Instrumental Brasil e Maria Di Cavalcanti 

DIA 10/10 (QUARTA-FEIRA) 

9h às 12h - Masterclass Rinaldo Fonseca e Artur Ortenblad (CPM - salas 2 e 3) 
14h às 16h - Masterclass Quinteto Uirapuru (UFPE) 
19h - Palestra pré-recital (Igreja de São Pedro dos Clérigos)
19h30 - Recital Quinteto Uirapuru 

Dia 11/10 (QUINTA-FEIRA) 

9h às 12h – Palestra Música brasileira para instrumentos de Madeiras (CPM - salas 2 e 3) 
Palestrante: Artur Ortenblad 
14h às 16h – Mesa-redonda: Composições Para Grupos de Música de Câmara 
Convidados: Dierson Torres, José Urcisino da Silva e Paulo Lima (UFPE) 
Mediador: Artur Ortenblad 
16h30 - Recital dos grupos dos alunos do Workshop (UFPE) 
18h - Premiação dos grupos e encerramento do Workshop (UFPE) 


SERVIÇO

1º Workshop de Música de Câmara do Recife 
De 8 a 11 de outubro, no Conservatório Pernambucano de Música, Universidade Federal de Pernambuco e Concatedral de São Pedro dos Clérigos. 
Gratuito. 
Informações: www.ufpe.br.

Previsão de aumento da miopia no Brasil em 20 anos está acima da média global

A miopia está em ascensão no mundo, mas no Brasil cresce acima da média global. Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2020 a 2040 a alta miopia no Brasil vai acentuar 89%, passando de 6,8 milhões de casos para 12,9 milhões. No mundo, o aumento no mesmo período chega à 49% (399,4 milhões para 596,5 milhões).

De acordo com os oftalmologistas do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Catarina e Alexandre Ventura, esses números ocorrem pelo uso frequente de tablets, celulares e computadores. A faixa etária que cada vez mais utiliza esses aparelhos são as crianças. Para Catarina Ventura, o alerta precisa estar ligado.

“Temos que acompanhar a situação dos pequenos de perto. À medida que o grau de miopia vai crescendo, pode virar um problema de saúde pública. Hoje em dia as crianças não brincam mais nas ruas, utilizam mais o videogame e celulares, isso ajuda a entender esses dados. A visão de perto sendo usada com mais frequência causa esse problema. Uma boa solução é a cirurgia refrativa, para se livrar dos óculos, que pode ser feita na pessoa míope quando o grau estiver estável”, explicou a médica.

As miopias consideradas altas, acima de 5, podem predispor outros tipos de doenças, como descolamento de retina (o olho cresce e a retina fica fina), problemas na mácula, glaucoma ou catarata precoce.

“O descolamento de retina não operado rapidamente pode levar à cegueira, por exemplo. Se a pessoa é míope e nunca fez o mapeamento de retina, deve ser realizado. Se enxergar flashes de luz e pontos pretos na visão, é hora de procurar o oftalmologista”, acrescentou Alexandre.