sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Ipojuca recebe segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul a partir desta terça-feira (9)


Mais de 100 editoras e distribuidoras estarão representadas na segunda edição do Festival do Livro do Litoral Sul, no Clube Municipal do Ipojuca, a partir de terça-feira (9). História, Poesia e Cultura em Terras de Santa Cruz é o tema da feira literária, que aumentou de tamanho e acontecerá por sete dias, de 9 a 15 de outubro, com uma programação diversificada, fazendo o gosto de crianças, jovens e adultos. O evento é promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros - Andelivros, com apoio da Prefeitura do Ipojuca. Na abertura, o poeta matuto Jessier Quirino apresenta o espetáculo Juntando os Cacarecos, às 20h.

“A nossa expectativa é promover e incentivar a leitura em todas as idades, além de trazer importantes nomes da cultura popular para a cidade do Ipojuca, berço de tantos artistas que elevaram Pernambuco no cenário nacional. Temos certeza que será uma feira ainda mais bonita que a do ano passado”, destaca o diretor da Andelivros, José Alventino Lima. O festival contará com cerca de 50 estandes e toda a programação é gratuita, indo sempre das 9h às 21h.

Para a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, o festival é uma oportunidade única para a capacitação dos professores da rede municipal e também de incentivo à leitura aos moradores. “Neste ano, estou ainda mais feliz, porque os ipojucanos estarão ainda mais representados: os escritores da nossa terra têm espaço de destaque e as atrações valorizam nossa história, poesia e cultura. Além disso, nossos alunos terão presença garantida e os professores receberão uma bolsa-livro, como parte das iniciativas de formação continuada”, destaca a prefeita do Ipojuca, Célia Sales.

Cerca de três mil docentes e colaboradores do município serão beneficiados pelo bônus para a compra de livros no evento. “Acreditamos que um incentivo desse pode ainda contribuir com êxito para o surgimento de novos autores, bem como a divulgação dos escritores ipojucanos que passam a ter espaço reservado para a venda de suas obras” conta o secretário de Educação do município, Norberto Júnior. “Tivemos o cuidado de fazer uma programação especial para crianças e professores, já que a feira vai contemplar o Dia das Crianças e o Dia dos Professores”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do II Festival do Livro do Litoral Sul será na terça-feira (9), às 19h, com a Banda Santa Cecília. Logo depois, às 19h30, acontecerá a solenidade de abertura. O poeta Jessier Quirino é a atração da noite, com o show “Juntando os Cacarecos”, a partir das 20h. No palco, Jessier conta a história de um casal de sertanejos, que decide se casar, por meio de poemas e histórias de sua lavra ou bem apanhadas, que tenham, por essência, a textura, cor e o lado carcomido do Sertão.

Uma das homenageadas do evento, a professora Fátima Oliveira lança o seu livro Comendo poesias, na quarta-feira (10), no palco principal, às 17h10. A obra reúne diversas poesias da docente, como forma de levar a vida de maneira mais leve e criativa. “Comendo poesia/Para nutrir os sonhos e a esperança/E assim metamorfosear a vida”, destaca um dos trechos do livro.

Às 19h, na sala João Cabral de Melo Neto, outro homenageado, o professor Allison Santos, ministra palestra sobre metodologias ativas e ambientes de aprendizagem. Ele aproveita para divulgar o seu primeiro livro, O Noitário de Robinho (Ed. Uirapuru). A obra conta a história de Robinho, que enfrenta vários desafios para realizar um sonho e registra tudo em seu noitário. No mesmo dia, às 20h, o Padre João Carlos apresenta seu novo álbum, Amor Imenso.

O renomado romancista Raimundo Carreiro ministra oficina literária na quinta-feira (11), às 10h30. Ele vai falar sobre o processo de construção e desenvolvimento de suas personagens. Às 14h30, a docente Maria Marly dá minicurso sobre a sequência didática interativa (SDI) para facilitar o processo ensino aprendizagem na educação básica. O palco principal recebe, às 19h, o espetáculo O peru do cão coxo, do Galpão das Artes, de Limoeiro. O texto de Ariano Suassuna relata os conflitos vividos na terra do escritor, Taperoá, no século 20.

O cantor Petrúcio Amorim faz show às 20h. Além de cantar sucessos que marcaram sua carreira, como Tareco e Mariola, Filho do Dono e Meu Cenário, ele aproveita para autografar a sua biografia, assinada pela escritora Graça Rafael, intitulada Petrúcio Amorim – O Poeta do Forró. A atração da noite da sexta-feira é o forrozeiro Maciel Melo, que também é escritor e aproveitará para autografar seus dois livros.

No sábado, os vestibulandos poderão participar de um bate-papo com o professor de biologia Fernando Beltrão, o Fernandinho, às 11h. Ele fala sobre o livro Eu, um vencedor, com 99 textos sobre estratégias, atitudes, obstáculos, motivação e ética aplicáveis não só à realidade de todo aquele que quer vencer na vida.

Os educadores contarão com uma programação especial para eles no Dia dos Professores. Com mais de 200 livros pedagógicos e cerca de 100 obras sobre educação lançadas, Celso Antunes falará sobre questões comportamentais das crianças em sala de aula e os desafios enfrentados pelos docentes, na segunda-feira (15), às 10h. 

Na sequência, às 11h, as escritoras Luzilá Gonçalves e Nelly Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras, dão início à programação educativa. Na sala Gilberto Freyre, elas vão falar sobre a importância da literatura na sala de aula e como ela ajuda no desenvolvimento de crianças e jovens. Ainda na segunda, o pedagogo Hamilton Werneck, autor de 26 livros e com nove DVDs educativos, ministra a palestra “Como ensinar bem e aprender melhor. Santanna, O Cantador, foi escalado para encerrar as atividades da feira com sarau, a partir das 19h30.

INFANTIL

A criançada contará com uma programação superespecial no Festival do Livro. Na quarta e quinta (10 e 11), a Cia. do Lazer comandará oficinas, rodas de leitura e muita brincadeira no Espaço Criança. Na sexta-feira (12), o Dia das Crianças, as brincadeiras e a diversão se intensificam. Susana Morais e o Tio Diego animam a manhã da garotada com o espetáculo “Contos e Cantos”, às 10h30 e às 16h, no Palco Carreta. A dupla mescla contação de histórias, literatura em cordel e música. Já a dupla Mateus e Katilinda, inspirada no bumba meu boi, faz show no palco a partir das 15h. Com muito improviso, Mateus e Katilinda fazem teatro de rua, cantam e dançam. A brincadeira segue no sábado, com Mariane Bigio e o projeto Cordel Animado, que mistura cordel, música e teatro de bonecos, e na segunda-feira (15), com o grupo Tapete Voador. Formado por Mila Puntel e Bruna Peixoto, o grupo propõe um diálogo entre a contação de histórias, a música e a arte. A apresentação acontecerá às 10h30 e às 15h30.

SERVIÇO

2º FESTIVAL DO LIVRO DO LITORAL SUL – De 9 a 15 de outubro, das 9h às 21h, no Clube Municipal do Ipojuca (Rua Subida do Clube, 7, Ipojuca). Evento aberto ao público.