sexta-feira, 5 de outubro de 2018

ITEP busca referências na Europa e Ásia para desenvolvimento dos arranjos produtivos locais

Tecnologia de ponta, sustentável e compartilhada, disponível para as cadeias produtivas de Pernambuco. Essa é a ideia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), que vem trabalhando na construção de um modelo de gestão multiusuário voltado aos Centros Tecnológicos localizados em Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Araripina, que atendem os polos de confecções, leiteiro, caprinovino e gesseiro, respectivamente. O presidente do ITEP, Antonio Vaz, empreendeu missão empresarial à Holanda e Taiwan para conhecer as tecnologias e o modelo de negócios de duas das principais instituições do mundo: o Denim City, em Amsterdã (Holanda), e o Instituto de Moda de Taipei (Taiwan).

Soluções para a redução do impacto ambiental da produção de jeans e métodos inteligentes que necessitam de menos água estiveram entre as experiências apreendidas que podem ser aplicadas no Estado. O modelo de negócios de ambas instituições, pautado no compartilhamento de laboratórios e recursos para a realização de testes e colaboração entre os produtores, norteia o plano que está sendo elaborado pelo ITEP.

“Queremos intensificar o acesso à tecnologia aos produtores da região. Por isso, estamos trabalhando na construção de um ambiente multiusuário e sustentável para atender a demanda dos arranjos produtivos locais e fortalecer a economia desses territórios”, destaca Antonio Vaz. A missão empresarial foi realizada de 29 de agosto a 07 de setembro e contou com a participação da pesquisadora Roberta Medeiros, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que atua como pesquisadora visitante no ITEP.


Imprensa ITEP