sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Previsão de aumento da miopia no Brasil em 20 anos está acima da média global

A miopia está em ascensão no mundo, mas no Brasil cresce acima da média global. Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2020 a 2040 a alta miopia no Brasil vai acentuar 89%, passando de 6,8 milhões de casos para 12,9 milhões. No mundo, o aumento no mesmo período chega à 49% (399,4 milhões para 596,5 milhões).

De acordo com os oftalmologistas do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Catarina e Alexandre Ventura, esses números ocorrem pelo uso frequente de tablets, celulares e computadores. A faixa etária que cada vez mais utiliza esses aparelhos são as crianças. Para Catarina Ventura, o alerta precisa estar ligado.

“Temos que acompanhar a situação dos pequenos de perto. À medida que o grau de miopia vai crescendo, pode virar um problema de saúde pública. Hoje em dia as crianças não brincam mais nas ruas, utilizam mais o videogame e celulares, isso ajuda a entender esses dados. A visão de perto sendo usada com mais frequência causa esse problema. Uma boa solução é a cirurgia refrativa, para se livrar dos óculos, que pode ser feita na pessoa míope quando o grau estiver estável”, explicou a médica.

As miopias consideradas altas, acima de 5, podem predispor outros tipos de doenças, como descolamento de retina (o olho cresce e a retina fica fina), problemas na mácula, glaucoma ou catarata precoce.

“O descolamento de retina não operado rapidamente pode levar à cegueira, por exemplo. Se a pessoa é míope e nunca fez o mapeamento de retina, deve ser realizado. Se enxergar flashes de luz e pontos pretos na visão, é hora de procurar o oftalmologista”, acrescentou Alexandre.