sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Recife recebe primeira edição do Workshop de Música de Câmara

Capacitar músicos e aprofundar o conhecimento sobre a música de câmara produzida no Brasil, transformando a capital pernambucana em um grande palco. Esse é o objetivo do 1º Workshop de Música de Câmara do Recife, que acontece a partir desta segunda-feira até a quinta-feira (8 a 11/11).

Dividida entre o Conservatório Pernambucano de Música, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, a programação contará com palestras, masterclasses e recitais, todos gratuitos. A abertura, no dia 8, às 19h, levará ao Auditório Cussy de Almeida, do Conservatório, palestra e recital do Trio da Muléstia e do Trio Brasilianas.

O workshop foi idealizado pelos professores Rinaldo Fonseca e Arthur Ortenblad, do Departamento de Música da UFPE, e é realizado em parceria com o Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva (Lemei) e o Núcleo de Acessibilidade (Nace) da universidade. Fazendo jus ao conceito de acessibilidade e inclusão, os programas terão versão em Braille e as apresentações e palestras contarão com intérpretes e tradutores de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

As aulas serão ministradas por instrumentistas que se dedicam ao estudo da música de câmara brasileira de concerto e participarão das orientações, divididas em dois níveis: o técnico-instrumental, que acontece nas aulas, quando o aluno toca o mesmo instrumento que o professor, e o nível interpretativo e artístico, durante as masterclasses, quando o aluno aprende mesmo sem tocar instrumento igual ao do professor. 

Além de divulgar a música instrumental brasileira composta para diferentes formações instrumentais, o projeto pretende contribuir para a formação de novas plateias, por meio dos recitais gratuitos. Além da abertura, no Conservatório, a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, receberá recitais do Quinteto Sopro Brasil, Grupo Instrumental Brasil, Maria Di Cavalcanti e do Quinteto Uirapuru. 

“Sentia a necessidade de trazer um evento específico sobre a música de câmara para o Recife, com foco no que é feito no Brasil. Para isso, teremos a honra de receber grupos como o Trio Brasilianas (foto), o Quinteto Uirapuru, o Trio da Muléstia, o Quinteto Sopro Brasil e o Grupo Instrumental Brasil, que estão entre os mais respeitados do País’’, comenta o professor Rinaldo Fonseca. 

“O coração bate forte, estamos otimistas e esperando por algo bem enérgico e radiante, que chame as pessoas a apreciarem esse tipo de trabalho. Quando converso com os alunos em relação a carreira e espaço, deixo claro que precisamos procurar alternativas e eventos assim, que auxiliam a expandir o olhar para outros caminhos profissionais’’, encerra Fonseca. 

A inscrição para participar das aulas é gratuita e pode ser feita através do site da UFPE.


PROGRAMAÇÃO 

DIA 8/10 (SEGUNDA-FEIRA) 
9h às 12h - Masterclass do Trio Brasilianas (CPM - salas 2 e 3) 
14h às 16h - Palestra de Ravi Shankar (CPM - Auditório Cussy de Almeida) 
19h - Palestra e recital do Trio da Muléstia e o Trio Brasilianas (CPM - Auditório Cussy de Almeida) 

DIA 9/10 (TERÇA-FEIRA) 

9h às 12h - Masterclass do Trio da Muléstia (CPM salas 2 e 3) 
14h às 16h - Masterclass de Rucker Bezerra e Paulo França
19h - Palestra Pré-Recital (Igreja de São Pedro dos Clérigos) 
19h30 - Recital do Quinteto Sopro Brasil, Grupo Instrumental Brasil e Maria Di Cavalcanti 

DIA 10/10 (QUARTA-FEIRA) 

9h às 12h - Masterclass Rinaldo Fonseca e Artur Ortenblad (CPM - salas 2 e 3) 
14h às 16h - Masterclass Quinteto Uirapuru (UFPE) 
19h - Palestra pré-recital (Igreja de São Pedro dos Clérigos)
19h30 - Recital Quinteto Uirapuru 

Dia 11/10 (QUINTA-FEIRA) 

9h às 12h – Palestra Música brasileira para instrumentos de Madeiras (CPM - salas 2 e 3) 
Palestrante: Artur Ortenblad 
14h às 16h – Mesa-redonda: Composições Para Grupos de Música de Câmara 
Convidados: Dierson Torres, José Urcisino da Silva e Paulo Lima (UFPE) 
Mediador: Artur Ortenblad 
16h30 - Recital dos grupos dos alunos do Workshop (UFPE) 
18h - Premiação dos grupos e encerramento do Workshop (UFPE) 


SERVIÇO

1º Workshop de Música de Câmara do Recife 
De 8 a 11 de outubro, no Conservatório Pernambucano de Música, Universidade Federal de Pernambuco e Concatedral de São Pedro dos Clérigos. 
Gratuito. 
Informações: www.ufpe.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário