segunda-feira, 13 de novembro de 2023

No novo romance, Paulo Roberto Cannizzaro elege a fé como tema central.

 

Editado pela portuguesa Astrolábio Edições, “Onde o céu toca o coração” está sendo traduzido em espanhol, e já circula nas principais livrarias do Brasil, Portugal e África.

Na narrativa, experiências religiosas são escritas de forma profunda em torno dos personagens que simbolizam os diversos credos, peregrinos que se encontram em um hotel numa cidade fictícia, chamada de Lussuria (em italiano, Luxúria), onde debatem e expõem suas experiências em busca da própria espiritualidade.

O mergulho

Para escrever o livro, Cannizzaro mergulhou em estudar livros como a Bíblia Sagrada, a Torá (5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica) , o Alcorão (livro sagrado do Islã) , mas também se inspirou em dois livros considerados expoentes na literatura, que versam sobre a busca pela fé.

“Diria que dois livros foram decisivos nesse caminho de estímulos. Ler, entre outros, “O Peregrino”, de John Bunyan, e ainda o livro mais recente “O peregrino e o convertido”, da escritora Hervieu-Léger, que trata da religião em movimento foi decisivo. O primeiro com a ideia de uma viagem do Cristão à Cidade Celestial é um livro alegórico cristão de 1678. É considerado uma das obras mais significativas relacionadas às práticas teológicas e religiosas na literatura inglesa. É um livro imperdível”.

O outro, da escritora Léger introduz sua tese com uma parábola: aponta para os Pirineus, nos vales de Andorra, ao demonstrar a centralidade da igreja para a comunidade em tempos passados, contrastando com a paisagem contemporânea, onde predominam as lojas e o turismo de pessoas ávidas em consumir.

“Esta parábola exemplifica o dilema da sociologia contemporânea, que precisa definir se a evidência da religião em seu pleno sentido decreta sua morte ou seu desaparecimento, enquanto, por outro lado, precisa encontrar um lugar para encaixar as manifestações atuais da crença e práticas rituais”, explica o autor.

Desafio significativo

Considerando que Paulo Roberto Cannizzaro tem em sua biografia livros de poesias, temas contemporâneos como história, cinema, política, economia, livros técnicos na área que exerce sua atividade profissional como consultor empresarial, escrever sobre a fé como ele mesmo relata foi um desafio significativo e que mudou sua melhor versão e vivências sobre o tema.

“Escrever este livro foi entender todos os movimentos da religião contemporânea, compreendendo que a fé nada tem de conexão obrigatória com a religião, considerando que na modernidade esses conceitos são diversos e muito próprios. A fé não se confina mais nas religiões, por mais respeitável que eventualmente cada uma delas seja”, pontua o escritor.

O Nascimento do Projeto

Cannizzaro reflete que, em um momento de enorme maturidade emocional de sua vida, o desafio de escrever o novo romance, sem ter o domínio temático, surgiu como uma “voz interior".

“Essa voz falou comigo, que era preciso ultrapassar os limites de tudo o que eu já tinha escrito. Era preciso desvendar a legitimidade da minha e da fé alheia, porque toda fé, na alma de cada homem é legítima, talvez porque seja a melhor conexão com a sua própria espiritualidade, com o divino, com o sagrado, ou qualquer outra forma de crença”, expõe.

Ele lembra que, em tempos idos, o homem antigo, sobretudo no Egito, tinha uma conexão enorme com a fé e com a submissão aos seus deuses, e esta talvez seja a maior busca que sempre perseguirá a experiência humana.

“De alguma maneira fui tocado por esta necessidade de uma conexão com um plano além do meu mundo físico e racional, por isso a experiência de ter escrito esse livro representa uma enorme conexão com alguma coisa que me ultrapassa”.

Cannizzaro reflete também sobre suas descobertas acerca de um tema tão enviesado pelo mundo contemporâneo e, ao mesmo tempo, cheio de coincidências e fluxos históricos similares.

“O curioso foi descobrir que todos eles partem do mesmo tronco de gênese, são religiões abraâmicas, que num momento histórico encontram caminhos distintos, mesmo que também guardem enormes afinidades e coincidências”.

“Nunca imaginei, por exemplo, ler e estudar o Alcorão e me maravilhar com tantas revelações. Há alguns anos o preconceito e minha ignorância não permitiria, isso seria impensável. A imersão para dentro das igrejas que visitei pessoalmente, principalmente as mesquitas em São Paulo, conversar com hindus, com judeus, com protestantes, e evangélicos, foi também outra verdadeira peregrinação, isso fez de mim uma melhor pessoa e a minha compreensão sobre o significado da fé”.

Enredo não é religioso. É reflexivo

A ideia do livro partiu de um fato histórico ocorrido após a segunda guerra mundial. Naquela época, o partido comunista idealizou um construto social em que uma cidade seria idealizada por outros valores atuais, mas seria uma cidade “Sem Deus”, Nowa Huta, e ela existe ainda.

O fato remoto é que a Igreja Católica na Polônia foi brutalmente reprimida pelos nazistas durante a ocupação alemã da Polônia (1939-1945). A repressão da Igreja foi mais intensa em áreas da Polônia anexadas pela Alemanha Nazista, onde as igrejas eram sistematicamente fechadas e a maioria dos sacerdotes foram mortos, presos ou deportados.

Em toda a Polônia, milhares de sacerdotes morreram em prisões e campos de concentração; milhares de mosteiros e igrejas foram confiscados, fechados ou destruídos; e inestimáveis obras de arte sacra e objetos sagrados foram perdidos para sempre. Os líderes da igreja eram alvos, como parte de um esforço maior para destruir a cultura polonesa. Os planos de Hitler germanizar o leste europeu não tinham lugar para as Igrejas Católicas.

“A partir disso é que nasce meu romance. Idealizei uma cidade atual imaginária chamada Lussuria (Luxuria em italiano), em que também é proibido missas, rezar, construir templos, cultuar uma cruz, e nesta cidade vários peregrinos de vários credos se encontram para falar de Jesus Cristo, de Maomé, de fé, cada um com sua crença própria, cada um indo para um lugar, seja Jerusalém ou mesmo Meca, e eles se encontram nessa cidade em um hotel e conversam sobre suas experiências religiosas”.

Importante contexto na narrativa descrita no romance é que a cidade fictícia, Lussuria, existe de forma tão radical, de alguma maneira, nos tempos atuais.

“É uma ironia sobre a própria modernidade, complexa e contraditória, a mesma dos valores líquidos de Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo também polonês.Nesta cidade, os peregrinos serão julgados porque acreditam em sua fé e no seu profeta, e serão condenados ao desterro, ao degredo, a expulsão”, explica o autor.

O novo romance de Paulo Roberto Cannizzaro é acima de tudo uma reflexão sobre o tema da tolerância religiosa, que continua sendo recorrente das disputas humanas, mesmo que cada um tenha o direito legítimo de professar suas crenças, em tempos de tanta animosidade, competência e intolerância.

“Apresentei versões diversas para trechos de leituras dos livros sagrados, mas elas são exatas? Seguramente que não. São as melhores interpretações de cada passagem? Também não, mas encontrei uma jóia preciosa no final do livro: Melhorei a compreensão e melhor versão da minha fé pessoal, conheci ainda de maneira autêntica os sentimentos das buscas humanas, e isso é muito, pelo menos para mim”, conclui Cannizzaro.

Serviço:
Onde o céu toca o coração
Autor: Paulo Roberto Cannizzaro
Editora: Astrolábio Edições




RioMar Recife funciona com horário especial e programação de Natal e lazer no feriado de 15 de novembro

 

O RioMar Recife funciona em horário especial no feriado do Dia da Proclamação da República do Brasil, nesta quarta-feira, dia 15 de novembro. O empreendimento vai abrir das 12h às 21h com todas as operações, sejam lojas ou quiosques. Além da oportunidade de compras, gastronomia e serviços, também terá muito lazer para quem busca uma programação de diversão para o feriado. A programação natalina conta com 20 atividades gratuitas, apresentação musical, visita ao Papai Noel e diversos espaços instagramáveis. Além disso, há outras opções de lazer no RioMar Recife. Confira a programação completa.

Programação natalina

O Natal do RioMar Recife tem o tema “RioMar. Um Natal Além da Imaginação” e o conta com muita interação, diversos espaços instagramáveis, programação musical e ação solidária. O empreendimento apresenta uma bela cenografia, que mescla a emoção do clássico natalino, o imaginário e ativações tecnológicas, somando 20 interações diferentes para o público, todas gratuitas. No cenário principal, na Praça de Eventos L1, há duas grandes árvores, guirlandas aéreas gigantes, escada trenó, túnel mágico, voo das renas, trenó mágico, carrossel das renas, além de vários brinquedos, como Balanço das Renas, Balanço Acessível, Carroça Escorrega, Guirlanda Gigante, Gazebo do Noel, Poço dos Desejos, entre outros pontos instagramáveis. Para participar gratuitamente das atrações, basta baixar o SuperApp RioMar Recife e agendar o dia e turno da visita.

A visita ao Papai Noel tem um espaço especial, descentralizado do cenário principal da decoração. Neste local, ainda há um local instagramável para visitas dos pets, e um trenó cenográfico para fotos. Seguindo a tradição do Natal do RioMar Recife, o Presépio será instalado em um cenário especial rústico, localizado no Piso L4. Na programação do Natal Musical, a Orquestra Matéria Prima se apresenta no sábado e domingo, das 18h às 20h, na Praça de Alimentação, no Piso L3.

Lazer

O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como Clube das Estrelinhas e Oficina de Slime, que contam com atrações para o público de todas as idades.

Serviço

Toda a agenda de eventos, consumo, serviços e horário de funcionamento podem ser conferidos no SuperApp RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android.

Tratamento pós-AVC: saiba o que é e como fazer gratuitamente em Caruaru


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é definido como um transtorno clínico de rápido desenvolvimento de perturbação focal da função cerebral, representando uma das principais causas de morte no Brasil, e é considerada a doença mais incapacitante no país. Esse quadro tende a se agravar à medida que a população brasileira envelhece sem qualidade de vida e saúde. Sendo necessário uma visão direcionada para os fatores de risco que levam ao desenvolvimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre eles os mais conhecidos como: hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, hiperlipidemia (aumento de gordura corporal), tabagismo, alcoolismo entre outros fatores. A fisioterapeuta e preceptora de estágio do curso de fisioterapia do UniFavip Wyden, Mariana Valença, traz detalhes sobre a doença e o tratamento.

“O AVC é uma doença causada pela alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, ocorrendo um comprometimento da circulação sanguínea em alguma região do encéfalo, trazendo limitações aos indivíduos que o apresentam como as alterações e perdas de movimentos, alterações da fala e de compreensão. O tratamento é composto por medicamentos, cirurgia e fisioterapia. Vale lembrar que o tratamento fisioterápico deve começar ainda no período em que o paciente está internado e ser continuado até mesmo fora do ambiente hospitalar”, explica a especialista, que continua:

“Atuando de forma efetiva a fisioterapia pós AVC tem por objetivo melhorar os acometimentos advindos da doença tais como: a rigidez dos membros, os espasmos musculares; ajudar nos movimentos e reabilitar os que foram perdidos, trazer uma melhora nas dores causadas por falta de movimentação e restrição ao leito. A fisioterapia motora traz benefícios na vida do paciente pós-AVC como o ganho da amplitude de movimento e redução das contraturas e reduz os riscos de atrofia dos membros, e aparecimento de deformidades”, ressalta.

A fisioterapia após o AVC irá melhorar a qualidade de vida do paciente e recuperar os movimentos que foram perdidos, desenvolvendo sua capacidade de realizar as atividades do dia a dia sem necessidade de ajuda,  e também na forma de adaptação caso a sequelas sejam irreversíveis, onde os pacientes apreenderão uma nova funcionalidade no dia a dia deles para a realização da atividades de vida diárias em suas rotinas em que as atividades cotidianas e de lazer sejam feitas da forma mais natural possível, reintegrando o paciente à sociedade.

*Atendimento gratuito em Caruaru*

A Clínica-Escola de Fisioterapia do Centro Universitário UniFavip Wyden oferece atendimentos gratuitos para toda população. Os interessados devem agendar o serviço por meio do WhatsApp: 81.3138-8530 ou ir até a unidade, que fica no campus do UniFavip, munido de documentos.

Marco Mostra Moda realiza sua sexta edição com festival de cinema, no Recife Antigo


A junção da moda com o cinema terá destaque no VI Marco Mostra Moda, idealizado pelo Marco Pernambucano da Moda, braço de inovações do NTCPE (Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco), que acontece nesta segunda-feira (13/11). O projeto vai apresentar, de forma pioneira, marcas de moda por meio de um festival de fashion filmes. A exibição começa às 18h30, no cinema do Porto Digital, que fica no Cais do Apolo, nº 222, 16º andar, no Recife Antigo.
 
Os fashion filmes são vídeos curtos utilizados pelas marcas de moda para comunicar ao público a estética, as ideias e os conceitos de uma coleção, o branding ou um produto. “Com alto apelo conceitual e estético, são uma poderosa ferramenta comercial, além de uma forma inovadora de comunicação das marcas na indústria da moda, inteiramente adaptada ao universo digital”, explica Arthur de Oliveira, gerente de Inovação do NTCPE.
 
O festival segue a tendência de transferir as imagens antes estáticas e utilizadas pelas marcas em meios impressos, como revistas especializadas, para as mídias online, locais onde os vídeos de moda ganham um formato altamente engajável e compartilhável. Isso faz com que a produção de moda atinja distâncias inimagináveis, através da internet.
 
Nesta edição do Marco Mostra Moda, estão presentes 39 empresas que recentemente concluíram os programas de Incubação (20) e Circuito Moda Pernambuco (19). Desse total, 30 empresas são da região metropolitana, enquanto nove são do Agreste de Pernambuco. Entre as marcas participantes da região metropolitana, destacam-se Arvo, Bairro Novo, Boi Bumbá, Corpo Santo, Croá, Décimo Andar, Diabolô, Dona Mô, Glitti, Irmanas, Laus, Lenira, Lia Marinho, Máfia Feminina, Maria Alice Atelier, Masí, Miá, Miuse, Moa, Moda Crua, Moda Mangue, Out of Couture, Paeu, Período Fértil, Rosa Ateliê, Seu Maraca, Soy Retrô, Tô Usando, Ventos e Zarina. Representando o Agreste, o projeto conta com a participação das marcas Arte de Menino, Crow Black, Digikids, Lero Lero, Manifesta!, Miss Linda, Slip, Tatucaju e Vou de Mim.
 
O Marco Mostra Moda tem como propósito lançar luz sobre a produção pernambucana desenvolvida no Marco Pernambucano da Moda, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. O evento é direcionado a empreendedores da indústria de confecção, da cadeia têxtil e de moda do Estado, estudantes e acadêmicos das áreas de Moda e Design. Também contempla consumidores e todos aqueles interessados nas tendências da moda e no mercado pernambucano.
 
*O Projeto* – O Marco Mostra Moda surgiu em 2017. A primeira edição foi realizada no Recife Antigo, com um formato de desfile de moda e feira com empreendedores autorais. No ano seguinte, ainda no Recife Antigo, a segunda edição contou com a parceria do Recife Antigo de Coração, apresentando exposição, feira de comercialização e desfile de marcas locais. Após a pandemia, em 2021, o projeto inovou de novo e, com formato diferente, foi realizado no Shopping Tacaruna, em Olinda, com palestras e oficinas. Contou com a participação de nomes como Ronaldo Fraga, Leopoldo Nóbrega, Melk Zdá e Diógenes Coelho. Em 2022, o projeto passou para o Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, com a participação do estilista e consultor Walter Rodrigues, falando sobre moda autoral. No evento houve desfile de moda de marcas dos programas de Incubação e Circuito Moda Pernambuco. Neste mesmo ano, o Marco Mostra Moda aportou em Caruaru, na sede do NTCPE, com a estilista carioca Isabela Capeto, que trouxe uma palestra sobre como se manter relevante no mercado atual. Além da palestra e de oficinas nas duas cidades, o evento contou também com um desfile de moda de marcas egressas de atividades e programas do Marco Pernambucano da Moda.
 
*NTCPE* – O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), gestor do Marco Pernambucano da Moda, é uma organização social privada com a missão de promover a inovação, a cooperação e o intercâmbio de informações entre as empresas do segmento, o poder público, a academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros – como o Governo de Pernambuco – compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento no mercado nacional e internacional. Dispõe de unidades em Olinda (Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).
 
*Serviço: VI Marco Mostra Moda*
Data: 13 de novembro de 2023
Horário: a partir das 18h30
Local: Cinema do Porto Digital (Cais do Apolo, 222 - 16º andar - Recife Antigo)
Entrada gratuita
 
*Realização*
Marco Pernambucano da Moda
NTCPE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco
Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Governo do Estado de Pernambuco
 
*Apoio*
Porto Digital
Recentro
Prefeitura do Recife
 
*Empresas Participantes*
Arte de Menino, Arvo, Bairro Novo, Boi Bumbá, Corpo Santo, Croá, Crow Black, Décimo Andar, Diabolô, Digikids, Dona Mô, Glitti, Irmanas, Laus, Lenira, Lero Lero, Lia Marinho, Máfia Feminina, Manifesta!, Maria Alice Atelier, Masí, Miá, Miss Linda, Miuse, Moa, Moda Crua, Moda Mangue, Out of Couture, Paeu, Período Fértil, Rosa Ateliê, Seu Maraca, Slip, Soy Retrô, Tatucaju, Tô Usando, Ventos, Vou de Mim, Zarina

Agenda excepcional da semana na Sala de Reboco devido ao feriado

BOM DIA, NAÇÃO FORROZEIRA.

SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.

DEVIDO AO FERIADO DO DIA 15/11, ESTA SEMANA FUNCIONAREMOS NA TERÇA-FEIRA (véspera), SEXTA-FEIRA E SÁBADO. NÃO ABRIREMOS NO DOMINGO.

As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fone 99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h. Após este horário, elas serão liberadas.

Nosso horário de funcionamento é:

terça-feira, sexta-feira e sábado: das 21h às 04h da madrugada *

Simbora forrozar…

👇





Caruaru Shopping promove ações em alusão ao Novembro Azul


O Caruaru Shopping estará realizando, de 13 a 28 de novembro, o Novembro Azul. O evento acontecerá próximo à Praça de Alimentação, de acordo com o horário de funcionamento do centro de compras e convivência.

O Novembro Azul é uma iniciativa dedicada à conscientização e promoção da saúde masculina, enfatizando a importância de exames preventivos, bem-estar emocional e cuidados pessoais.

Pensando nisso, o evento contará com distribuição de laços azuis para os visitantes, como símbolo de apoio à causa, além de serviços que serão ofertados, a exemplo de aferição de pressão, teste de glicemia, massagem shiatsu e de bambuterapia, corte de cabelo, exame triscoscópico, SPA das mãos e pés, bem como alinhamento de sobrancelhas, limpeza de pele e barbaterapia. 

A ação é aberta ao público e a participação é gratuita.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Bazar Solidário Natalino da LBV alia moda e solidariedade no combate a fome


A Legião da Boa Vontade (LBV) promove nos dias 16 e 17 de novembro, dás 9h às 16h, o Bazar Solidário é em prol da pioneira campanha de Natal, que tem o objetivo em atender neste mês de dezembro, mais de 2 mil famílias com cestas de alimentos em nove municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, em nosso Estado de PE, a mobilização impactará mais de 8 mil pessoas com alimento na mesa. 

O evento tem o apoio dos voluntários do Instituto C&A, ofertando mais de mil peças novas de marcas comercializada pela loja de âmbito nacional, entre vestidos, blusas, calças, shorts, saias, calçados, para o look da criança ao adulto. O cliente poderá adquirir as peças do Bazar, via cartão de crédito e transferência bancária pelo PIX: lbv@lbv.org.br. 

A Unidade da LBV está localizada na Rua dos Coelhos, 219, Bairro dos Coelhos, próximo ao Cais José Mariano.

Sobre a Instituição em Pernambuco
A LBV na capital pernambucana oferece Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de comunidades em vulnerabilidade social na área Central do Recife, chegando também suas campanhas humanitárias ao Sertão do Moxotó e do Vale do São Francisco.

Todo o trabalho empreendido pela LBV é mantido somente com a generosidade do povo pernambucano e brasileiro.

*SERVIÇO*: 
Bazar Beneficente nos Coelhos alia moda e solidariedade
Data: 16 e 17 de novembro – quinta e sexta-feira – Horário: 9h às 16h.
Local: Unidade da LBV – Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos

O Programa Mediação de Conflitos: Promovendo a Cultura de Paz


Em Caruaru, o Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com a empresa Coonsult e sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, Prevenção à Violência e às Drogas, tem a satisfação de apresentar o Programa Mediação de Conflitos Itinerante, uma iniciativa revolucionária destinada a promover a cultura da paz.

O Programa Mediação de Conflitos está disponível para a população, de forma totalmente gratuita. Se você está enfrentando problemas com vizinhos, desentendimentos em casa ou com seus familiares, no trabalho, na escola ou até mesmo em situações de consumo, saiba que estamos aqui para ajudar a encontrar soluções. Nossa equipe de mediadores especializados está pronta para ouvir todas as partes envolvidas, facilitando um diálogo construtivo que pode resolver esses conflitos de forma pacífica, justa e extrajudicial. Nosso objetivo é promover a paz em sua comunidade, através da compreensão mútua e da construção de relações mais harmoniosas.

Lembre-se: o diálogo é a chave para a resolução de conflitos. Não hesite em nos procurar. Estamos aqui para você. Juntos, podemos construir um ambiente mais pacífico e acolhedor para todos.

O Programa Mediação de Conflitos está ao seu lado. Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção a um futuro mais tranquilo e feliz, estamos localizados na Avenida Amazonas N° 168, e nas Terças- feiras na Câmara de Vereadores em Caruaru-PE 
Telefones para contatos 81 9 9330-80044/ 81 9 9306-6418.

Jorge e Mateus desembarcam no Recife com turnê ‘Único’


No dia 2 de dezembro, todos os caminhos levam a um encontro único com a dupla Jorge e Mateus, que desembarca na capital pernambucana prometendo realizar mais um show inesquecível. O evento será na Área Externa do Centro de Convenções, a partir das 18h. Além dos anfitriões, Wesley Safadão, Vintage Culture, Mari Fernandez e Pedro Libe completam o line-up.

Recife será a décima cidade - e última deste ano - a receber o projeto “Único”, que comemora os 18 anos de carreira da dupla. E para celebrar em grande estilo, o repertório do show passa por todas as fases, trazendo sucessos antigos e atuais da dupla. O evento é dividido em três setores: Vip 5 Regras, Open Bar Todo Seu e Único Wedo.

Juntos desde 2005, Jorge e Mateus não pararam de levar diferentes e singulares sentimentos para todo o Brasil, construindo uma trajetória repleta de emoções, sucessos e encantando plateias. Neste ano, foram indicados ao prêmio Latin GRAMMY 2023 na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja com o projeto “É Simples Assim”, gravado em fevereiro de 2022.

Os ingressos para essa experiência única estão à venda na Ticket Folia dos shoppings RioMar e Boa Vista, e no site www.quero2ingressos.com.br, a partir de R$ 110,00. Mais informações estão disponíveis nos perfis @bg.promocoes e @unicorecife.

Serviço 
Jorge e Mateus Único 
Quando: 2 de dezembro
Onde: Área Externa do Centro de Convenções 
Quanto: Ingressos a partir de R$ 110,00, à venda na Ticket Folia e no site www.quero2ingressos.com.br

HFN e Super Mix realizam a maior edição da história e movimentam R$ 520 milhões


Realizadas em parceria pela ABIH, Abrasel, Aspa e Apes, aliadas à Insight Feiras e Eventos, elas atraíram 26 mil pessoas ao Pernambuco Centro de Convenções para conferir os lançamentos de mais de 1.500 marcas 
Com números que superaram todas as expectativas, na variedade de marcas presentes e na geração de negócios, chegaram ao fim, na noite da última sexta-feira (10), as feiras HFN – Hotel & Food Nordeste e Super Mix, que atraíram um público recorde de 26 mil visitantes de todo o Nordeste ao Pernambuco Centro de Convenções, em três dias de eventos. Juntos, os dois eventos exibiram mais de 1.500 marcas e atingiram uma movimentação financeira estimada em R$ 520 milhões, 22% maior que em 2022. 

Com uma programação intensa, com exposição de serviços, equipamentos e produtos, além de vários espaços dedicados a discutir as tendências dos segmentos de hotelaria, alimentação fora de casa, atacado e supermercados, as feiras receberam a visita da governadora Raquel Lyra, que conversou com empresários, o público e conferiu o sucesso das iniciativas.

“É importante a realização de eventos como esse, que permite a troca de experiências, mas sobretudo, pelo volume de negócios gerados. Iniciativas como essa fazem nosso Estado voltar a crescer, sem deixar ninguém para trás. Aqui em Pernambuco, já vemos empresas dobrando a sua capacidade de investimento e produção, não só para o consumo interno, mas também para exportação. É muito bom ver essa força da matriz econômica diversificada gerando emprego e renda na nossa região”, pontou a governadora Raquel Lyra.
Realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e a Insight Feiras & Negócios, a HFN - Hotel & Food Nordeste é a única da região a conectar fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar. Nesta edição, o evento trouxe para o empresariado e profissionais de turismo do Estado ambientes como o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN), que promoveu dois dias de palestras com especialistas, e uma rodada de negócios reunindo 20 empresas compradoras.

“Esta foi a segunda edição da rodada de negócios e avançamos muito. Aprimoramos o formato e conseguimos reunir 11 fornecedores do Brasil inteiro, de Santa Catarina, São Paulo, e de Estados do Nordeste. Todos os grandes grupos hoteleiros do Estado estiveram presentes, como o Grupo Pontes e o Nannai, e tiveram a oportunidade de negociar diretamente com fornecedores de soluções de informática, que são responsáveis por sistemas de centrais de compras, por exemplo; além de empresas de bebidas e controle sanitário, por exemplo. A feira deu um estouro neste ano, surpreendendo a todos. Sem dúvida, é um evento indispensável para Pernambuco”, destacou o diretor executivo da ABIH, Carlos Periquito.  

A Abrasel-PE, com o apoio do Governo Federal e do Banco do Nordeste, montou na feira o Gourmet Experience, que ofereceu uma imersão de conteúdo especial para empresários da alimentação fora do lar. “A HFN, com a Super Mix, neste ano, veio comprovar o sucesso deste modelo de integração. Superamos todas as expectativas, em todos os segmentos abordados nas feiras, pelo público visitante, expositor e pelos fornecedores, que saíram bastante satisfeitos. Muitos negócios foram feitos, muito conhecimento foi fomentado e a feira cumpriu seu propósito ao trazer tendências, inovação e a ratificação de rumos para alguns donos de estabelecimentos de alimentação. O Espaço Gourmet também foi uma aposta acertada, que devemos repetir”, destacou o presidente da Abrasel-PE, Tony Sousa.

A Super Mix, que chegou à 17ª edição, também se sobressaiu ao reforçar a dobradinha negócios e conteúdo, oferecendo experiências diversas em espaços como o Mercado Modelo, que apontou as últimas novidades em tecnologia e equipamentos para pequenos e grandes mercados.

O presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores - Aspa, Inácio Miranda, festejou os excelentes números: “A feira foi um sucesso! O Mercado Modelo reafirmou sua importância, e todos os expositores estão elogiando e comentando que fizeram bons negócios. As empresas que estavam nos estandes neste ano e as que desejam expor conosco no ano que vem, precisam correr para garantir seus espaços, que já estamos abrindo as inscrições. A Super Mix 2023, junto com a HFN, é, de fato, um marco, e justamente quando comemoramos os 40 anos da ASPA”, salientou. 

A outra realizadora da Super Mix, a Associação Pernambucana de Supermercados – Apes ressalta o evento como espaço importante de networking e atualização para os empresários do setor. “Novamente, a feira foi um sucesso, com um grande número de visitantes, e já deixando boas expectativas para 2024. A Super Mix representa muito para o nosso setor, porque é nela que os empresários observam lançamentos de produtos, tecnologias, reencontram os amigos, os supermercadistas, trocam ideias para saber como está o mercado. Os clientes estão cada vez mais exigentes e essa troca de ideias permite que possamos cada dia trabalhar melhor para eles. É também uma excelente oportunidade de negócios. Fechei bons negócios e assim, nas conversas nos corredores com outros supermercadistas, a gente gera motivação para o outro fechar também, e a movimentação financeira só cresce”, finaliza o presidente da Apes, João Alves.

Mulheres empreendedoras de Noronha concluem curso do programa “Empreenda como uma Mulher – Coca-Cola Brasil dando um gás no seu negócio”


Na última sexta-feira (10), aconteceu, em Fernando de Noronha, o encerramento da capacitação do programa “Empreenda como uma Mulher – Coca-Cola Brasil dando um gás no seu negócio”. O momento foi marcado por uma feira gastronômica, na Praça São Miguel, e agradou moradores e turistas pela diversidade e qualidade dos produtos. 

Foram seis dias de curso, em que as mulheres que já trabalham ou querem trabalhar com gastronomia puderam aprender e trocar experiências sobre Gestão e Rotina, Cliente e Cardápio, Pacificação e Vendas, Finanças e Contabilidade, Comunicação e Marketing, entre outros temas. A capacitação foi recebida muito bem pelas empreendedoras da ilha, a exemplo de Lídia Guedes e Carol Santana.

 “A oportunidade me fez mergulhar de novo no meu negócio, redescobrir possibilidades, rever pontos errados e planejar o futuro. Foi uma experiência incrível”, destacou Lídia.

“Foi muito massa, pois, além do aprendizado, conhecer a experiência de cada uma, saber o que estão fazendo e o que eu não estava fazendo no meu negócio, foi para lá de conhecimento, foi uma questão de vivência mesmo entre as mulheres”, disse Carol.

Isangêla Patrícia, da Coordenadoria da Mulher de Noronha, acredita que outras jornadas como essa devem acontecer na ilha. “A administradora Thallyta Figuêroa quer que acreditemos cada vez mais no potencial das mulheres e a gente levanta essa bandeira junto com ela e a Superintendência de Assistência Social, para que as noronhenses cresçam cada vez mais. Essa ação veio trazer um ganho de conhecimento extremamente importante e espero que esse seja o primeiro passo de muitos outros”, afirmou.

A ação foi uma iniciativa da Coca-Cola e do Sebrae Nacional, em parceria com a Administração da ilha, através da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Coordenadoria da Mulher. Segundo a gestora do Sebrae Delas, Andrea Vianna, Noronha foi escolhida entre os dez lugares de Pernambuco para receber o programa, que está capacitando 500 mulheres.

Imprensa FN