quinta-feira, 29 de abril de 2021

Paulista terá nova academia da cidade

 

Na manhã desta quinta-feira (29), o Prefeito Yves Ribeiro assinou a Ordem de Serviço para a construção de uma nova Academia da Cidade, na Rua Lagoa dos Gatos, na comunidade de São Pedro Pescador, bairro do Janga.

O objetivo é promover a saúde física, qualidade de vida e lazer para a população. O local contará com uma área ampla e equipamentos para a prática de atividades físicas e esportes. A academia será nomeada em homenagem ao cantor Augusto César, falecido neste mês, vítima de Covid-19.

A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Paulista e a Empresa Solv, e receberá um investimento no valor de 200 mil reais. O serviço inicia na próxima segunda-feira (03) e a previsão de entrega é de 90 dias. A solenidade contou com a presença dos Secretários de Infraestrutura, Jorge Carreiro; de Desenvolvimento Urbano, Cláudio Nascimento; além dos Vereadores Irmão Fal e Marcelly da Aguarela.

Em sua fala, o Prefeito expressou o desejo de ver a pandemia passar logo e chegar a vacina para todos. Sobre a Academia da Cidade, Yves Ribeiro destacou a importância desta obra para a comunidade: "Proporcionar um local de convivência e de práticas de exercícios físicos e esportes é minha maior alegria, oferecer qualidade de vida para o nosso povo!” destacou Yves.

lmprensa Paulista PE

lnstalada comissão que deve conduzir eleições de Comitê Municipal para a População em Situação de Rua

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, publicou, na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (29), a portaria que definiu a comissão convocada para atuar na processo eleitoral dos representantes da sociedade civil do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua do Recife. Os interessados em participar deverão ficar atentos, pois um Edital sobre a eleição será publicado em breve.

A portaria publicada hoje determina, entre outras competências, que a comissão eleitoral irá elaborar um Edital com o Regimento Eleitoral e o cronograma do processo de eleição, que deverão ser publicados em até 45 dias. Além disso, a comissão também será responsável por planejar, definir e executar todos os encaminhamentos e providências referentes ao processo eleitoral. Os representantes da sociedade civil eleitos irão atuar no Comitê durante o biênio 2021/2022.

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua do Recife foi instituído pela Lei Municipal nº 18.503/2018 e tem o objetivo de garantir maior segurança jurídica e valorização do processo de luta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. O Comitê é paritário, ou seja, possui representação da sociedade civil e da gestão de forma igualitária, garantindo a aproximação e interlocução com grupos, instituições e movimentos que se interessam em fortalecer o acesso aos direitos das pessoas que vivem nas ruas no Recife.

ABORDAGEM SOCIAL - Para atender a população que utiliza as ruas do Recife como local de moradia e/ou sobrevivência, a Prefeitura do Recife conta com o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que possui atuação diurna e noturna, incluindo os finais de semana e feriados. As equipes do SEAS atuam na identificação, busca ativa e articulação com serviços da assistência social, como encaminhamentos para os Centros Especializados para a população em Situação de Rua (Centros POP), acolhimento institucional 24 horas, aluguel social, acesso a benefícios socioassistenciais. A pandemia da Covid-19 tem agravado o contexto de desigualdade social, mas a rede de proteção social da Prefeitura do Recife tem se estruturado para atender cada vez melhor as necessidades da população em situação de rua.

lmprensa Recife

Projeto Arrumando a Casa voltou ao bairro de Jardim Fragoso

 

O projeto Arrumando a Casa esteve, nesta quinta-feira (29.04), na Avenida João de Melo Moraes e vias próximas, no bairro de Jardim Fragoso, em Olinda. O mutirão de serviços foi iniciado às 8h e, até às 17h, as equipes da Secretaria Gestão Urbana realizaram a limpeza e desobstrução do sistema de drenagem - que inclui canaletas e galerias, capinação, remoção de lixo e entulhos e requalificação no sistema de iluminação.

Todo trabalho foi acompanhado de perto pelo prefeito da cidade, Professor Lupércio, que criou o projeto, em 2017, e vem mantendo até hoje. "O Arrumando a Casa tem uma importância fundamental na nossa gestão. Ele atende as demandas mais emergentes da população, em diversos bairros e comunidades e a ideia é potencializar ainda mais essa ação", concluiu o gestor.

lmprensa Olinda

Pernambuco inicia imunização de pessoas com comorbidades, incluindo grávidas e puérperas

 

Pernambuco recebeu, na manhã desta quinta-feira (29.04), mais 212.450 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 208.250 da Astrazeneca/Fiocruz e 4.200 da Coronavac/Butantan. Com a nova remessa, será iniciada a imunização do grupo de pessoas com comorbidades, além de grávidas e puérperas. O insumo da Astrazeneca também ajudará no avanço da primeira dose para idosos entre 60 e 64 anos e trabalhadores de forças de segurança e salvamento. Já o quantitativo de Coronavac recebido nesta quinta será todo utilizado para aplicação da segunda dose em idosos que já tomaram a primeira dose da mesma marca. As vacinas começaram a ser distribuídas logo no início da tarde às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), para que os municípios possam retirar seus respectivos quantitativos. Na operação logística montada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os envios ocorrem pelas vias terrestre e aérea.

Neste primeiro momento, serão priorizadas no grupo de comorbidades todas as pessoas, entre 18 e 59 anos, com as seguintes condições: doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); obesidade mórbida; Síndrome de Down; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; pessoas vivendo com HIV e imunossuprimidos, que são indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses e com neoplasias hematológicas.

“A imunização deve seguir critérios epidemiológicos. Precisávamos garantir, primeiro, a proteção dos idosos, grupo mais vulnerável e responsável por 75% do total de mortes por Covid-19 no Estado. Agora, após o início da proteção para todos acima dos 60 anos, é urgente vacinar pessoas com comorbidades, que também têm risco agravado de óbito. Para se ter ideia, 60% das pessoas que morreram pela Covid-19 em Pernambuco tinham algum tipo de comorbidade”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva online.

Também estão inclusos nessa fase pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de benefício de prestação continuada (BPC) de 55 a 59 anos e gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade. Essa população se baseia em recomendações do Ministério da Saúde e pactuação da Secretaria Estadual de Saúde junto aos municípios na Comissão Intergestores Bipartite. “A inclusão das grávidas e puérperas, grupo estimado em 116.450 mulheres no Estado, é de extrema importância porque os estudos apontam que a covid-19 aumenta o risco de morte para as grávidas, além de prematuridade nos bebês”, explicou Longo.

Para comprovação das comorbidades, a SES-PE produziu um modelo de atestado para que um profissional de saúde informe a doença preexistente do paciente. É obrigatório o carimbo, matrícula e/ou registro do conselho de classe. Em unidade de saúde da Família, de natureza pública, médico e enfermeiro podem atestar. Nas policlínicas e unidades de saúde de natureza privada apenas os médicos podem atestar. Poderão ser anexados outros documentos de comprovação da comorbidade, como receitas, relatório médico, prescrição médica, e outros que contenham carimbo da unidade com Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e assinatura e carimbo do profissional responsável.

PFIZER – O quantitativo de doses para o grupo de comorbidades entregue nesta quinta (Astrazeneca e Butantan) não contemplará os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, que irão receber vacinas da Pfizer/BioNTech, como pactuado entre o órgão federal, Estado e municípios. O Ministério da Saúde afirmou que as doses desse fabricante chegariam ao Brasil na noite desta quinta, seguindo para os Estados entre a sexta (30.04) e o sábado (01.05). 

Esse imunizante também é aplicado em duas doses, com intervalo de 21 dias. Diferente das outras vacinas em uso no Brasil, a da Pfizer precisa ficar armazenada entre -25°C e -15°C por até 14 dias. O Governo de Pernambuco já possui os equipamentos necessários para garantir a conservação das doses e posterior distribuição às cidades. Pelas condições restritivas de armazenamento da vacina, as secretarias municipais de saúde vão retirar as doses em pequenas quantidades, para cerca de quatro dias de vacinação. Nas salas de vacina, o armazenamento poderá ser feito entre 2°C a 8°C por até 5 dias.

“O Brasil contava com apenas duas vacinas para a Covid-19, o que é muito pouco para um país de extensão continental. A chegada do imunizante da Pfizer é muito importante, apesar do quantitativo pequeno, especialmente nessa etapa da vacinação, para os pacientes com comorbidades e imunodeprimidos”, pontuou o médico Eduardo Jorge, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, que participou da coletiva online.

Secretara de lmprensa de Pernambuco

Garis são incluídos nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19

Os garis e outros profissionais da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, a partir de agora, estão incluídos nos grupos prioritários no Plano Nacional de lmunizações, uma orientação do governo federal para estados e municípios seguirem ao aplicarem as vacinas contra o novo coronavírus. Com a nova medida, cerca de 250 mil trabalhadores devem ser beneficiados no pais inteiro. A nova versão do plano mantém como prioritários pessoas dosas, portadores de comorbidades - como diabetes, por exemplo - pessoas com deficiência permanente, profissionais de saúde, quilombolas, professores e forças de segurança.




TIM comemora o Dia das Mães com mais de 3 mil reais de descontos em smartphones

 

Para celebrar o Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio brasileiro, a TIM preparou ofertas especiais de smartphones. O destaque vai para o Samsung Galaxy S20 FE, um aparelho avançado e completo. Ele sai de R$ 4.999 por R$ 1.799 no TIM Black 25GB e com poderoso sistema de câmera tripla traseira e super selfies com 32MP, display infinito super AMOLED de 6.5” Full HD+ e 128GB de armazenamento e 6GB de RAM.

Os clientes TIM Black Família 30GB podem aproveitar o iPhone SE 64GB, que sai de R$ 3.699 por R$ 1.999. Esse iPhone conta com o chip A13 Bionic, modo Retrato e vídeo 4K e tela Retina HD de 4.7”. Outra oferta especial é a do Samsung Galaxy S20, que vai de R$ 5.499 para R$ 1.999. O aparelho possui um conjunto de câmera tripla com principal de 64MP e grava vídeos incríveis em 8K.

Os clientes TIM Controle também poderão aproveitar descontos e escolher o modelo ideal de smartphone, que atenda às suas necessidades e permita aproveitar todos os recursos dos planos e da rede da TIM. O Samsung Galaxy A11, com display infinito de 6.4”, câmera tripla e uma bateria duradoura, sai por apenas R$ 849. Também no Controle, o LG K52, que possui tela infinita de 6.55”, armazenamento de 64GB e bateria de longa duração, está com mais de 30% de desconto, saindo de R$ 1.149 por R$ 799;

A oferta do Samsung Galaxy S20 FE é válida até o dia 31 de maio e as demais ofertas até 11 de maio. Os clientes podem realizar a compra na loja física ou site da operadora www.tim.com.br/lojaonline. Também podem parcelar a compra em até 18 vezes sem juros nos cartões de crédito do C6 Bank.

Recife celebra Dia Internacional da Dança

 

Nesta quinta-feira (29), a esperança vai fazer o passo na capital pernambucana. Para embalar o trabalho das equipes de saúde e dos profissionais empenhados na vacinação contra a covid-19, professores e passistas da Escola de Frevo celebram o Dia Internacional da Dança, em curtas apresentações nos pontos de vacinação espalhados pela cidade, respeitando os protocolos sanitários, com distanciamento social, uso de máscaras e apenas “solos”.

A ação, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, terá como principal palco o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, com apresentações de frevo às 14h e 15h. Haverá também apresentações em outros pontos de vacinação da cidade.

Serão intervenções curtas, protagonizadas por um passista de cada vez, com som mecânico, para contar, entre tesouras, dobradiças, ferrolhos e tantos passos da enorme biblioteca do frevo, um pouco da nossa história cultural e celebrar a força de tradições que resistem e nos ajudam a atravessar tempos difíceis.

Como forma de apoiar o segmento cultural, por meio do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de Pernambuco (Sated/PE), que integra a ação nacional “No passo do outro”, toda a arrecadação de alimentos realizada hoje nos pontos de vacinação da Prefeitura do Recife será destinada à entidade. A iniciativa beneficiará cadastrados do Sated que estejam enfrentando dificuldades maiores, em virtude das necessárias restrições ainda vigentes, que atingem fortemente a atividade cultural.

No Passo do Outro - A ação artística, uma articulação nacional com atividades em várias cidades do país, no mesmo horário, entre 18h e 18h30 de hoje, no Recife, acontecerá em semáforos da Av. Agamenon Magalhães, contando inclusive com a participação de passistas da Escola de Frevo. A programação busca, além de arrecadar apoio para artistas e técnicos que enfrentam dificuldades, também sensibilizar a sociedade para a importância da solidariedade, neste momento, e do papel fundamental da Cultura nesta luta por superação. A articulação é da bailarina Andréa Carvalho.

lmprensa Recife