terça-feira, 29 de setembro de 2020

Educação empreendedora é alternativa para estudantes e professores de cursos profissionalizantes no Recife na pandemia

 

Dentro do cenário de incertezas criado pela pandemia da covid-19, a educação empreendedora e a qualificação profissional se tornaram essenciais para garantir ou manter uma vaga no mercado de trabalho. A Prefeitura do Recife e o Instituto Êxito de Empreendedorismo oferecem, por meio de parceria, mais de 300 cursos de qualificação, online e gratuitos, em diversas áreas do empreendedorismo, aos mais de 5,5 mil alunos e professores do programa Qualifica Recife, promovido pela gestão municipal.

Os beneficiados têm acesso a cursos ministrados por grandes empreendedores brasileiros, que vão desde formação pessoal e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, até capacitação para microempreendedores. Todo o ambiente é pensado para possibilitar ao aluno a aquisição de competências e trabalhabilidade, o que leva à criação de empreendimentos e geração de emprego e renda. “O bom empreendedor é ousado, criativo, corajoso e inovador. Ele só terá sucesso se conhecer a si mesmo e identificar suas potencialidades”, aponta o presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz.

Por meio do convênio, alunos e profissionais da rede de ensino profissionalizante podem se inscrever, de forma totalmente gratuita, nos cursos oferecidos pelo Instituto Êxito. Eles devem acessar o link https://www.institutoexito.com.br/u/prefeituradorecife e se cadastrar para navegar no conteúdo disponibilizado. Será necessário cadastrar o código de acesso que é PREFEITURADORECIFE.

Segundo o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, a parceria com o Êxito reforça o trabalho já desenvolvido pela pasta. “Temos feito um grande esforço para incentivar e qualificar o empreendedorismo na cidade, por meio de iniciativas como o Qualifica Recife, o Chegando Junto e o Renda Por App”, afirma. “Inscrevemos, em janeiro, 5.493 alunos nos cursos profissionalizantes do Qualifica Recife, que terão acesso aos conteúdos junto com os 186 professores e gestores”, acrescenta.

Estímulo - O Instituto Êxito de Empreendedorismo já conta mais com mais de 400 sócios, que compactuam de um mesmo propósito: fazer do empreendedorismo a turbina para alavancar vidas e histórias. O Êxito tem a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em ações que mudem e melhorem a realidade e a comunidade na qual vive. Por isso, nasceu com o objetivo de estimular o dom empreendedor dos jovens, especialmente os de escolas públicas, onde há muitos talentos escondidos e boas ideias a serem impulsionadas. Mais informações no site: www.institutoexito.com.br.

Imprensa Recife

CECH atua na prevenção da violência e do suicídio de LGBTIs

 

Dados do relatório de Mortes Violentas de LGBT+ no Brasil de 2019, produzido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), revelam que dos 329 LGBTIs vítimas de violência, 32 deles cometeram suicídio e as comunidades mais atingidas, em sequência, foram: gay, transexual, lésbica e travesti. Já as faixas etárias que mais vitimaram foram as de 14 a 19 e 25 a 29 anos. 

Atenta para essas informações, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) executa uma política de promoção e proteção dos direitos humanos da população LGBTI (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais), por meio do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), com orientação jurídica e psicossocial. 

Em todos os casos que chegam ao programa, o CECH realiza uma escuta humanizada com o usuário, ação importante para identificar ocorrências de violações e possíveis pensamentos depressivos, que possam desencadear o atentado à própria vida, e as encaminham para as redes especializadas do Estado e dos municípios, para que os responsáveis pelas violências possam ser identificados e, se for o caso, punidos criminalmente, e as vítimas recebam todo o acompanhamento psicológico necessário. 

A psicóloga do CECH, Larissa Cavalcanti, explica como a violência contra a população LGBTI tem sido uma das principais causas do suicídio. “Fatores como a violência física e psicológica têm causado sofrimento à população LGBTI. Tais violações podem desencadear o isolamento social, ansiedades, baixa autoestima, depressão, entre outros sintomas agravantes, destacando-se como uma das principais causas do suicídio no mundo”, completa.

Serviço:

Mesmo em meio à pandemia, causada pelo novo coronavírus, nenhum dos serviços do CECH foi interrompido. As denúncias de violações contra a população LGBTI+ podem ser feitas ao Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), pelo telefone (81) 3182-7665 ou pelo e-mail centrolgbtpe@gmail.com.

Imprensa SEDH PE

Recife realiza 1º Seminário sobre Envelhecimento, Velhice e Longevidade

 

Repensar e ressignificar conceitos: essas são as principais propostas do 1º Seminário sobre Envelhecimento, Velhice e Longevidade da Prefeitura do Recife, que acontece nas próximas quarta (30) e quinta-feira (1º), em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa. Diante da necessidade de distanciamento social devido à pandemia da covid-19, o evento será online e para ter acesso às videoconferências é preciso se inscrever no site https://bit.ly/seminarioenvelhecimento2020. A inscrição dá o direito a um certificado de 6 horas para quem assistir a todo o conteúdo do seminário. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

"A sociedade precisa entender que falar sobre velhice não é só falar sobre doenças e tratamentos. A gestão municipal tem realizado várias ações com o intuito de incentivar o envelhecimento ativo e promover a garantia de serviços e políticas públicas de atenção e proteção aos direitos das pessoas idosas. Dessa forma, convidamos todas as pessoas para dialogar conosco no seminário e ampliar os temas discutíveis relacionados ao envelhecimento", reforça Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife.

O 1º Seminário sobre Envelhecimento, Velhice e Longevidade do Recife conta com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e abordará temas como vivências da pessoa idosa durante a pandemia, a importância do grupos de convivência para a qualidade de vida, educação e formação continuada durante a velhice, cuidado e proteção à pessoa idosa, entre outros. Os debates ainda contarão com a participação de médicos, pesquisadores, profissionais da educação, gerontoativista e artistas.

Confira a programação virtual, que acontece ao longo dos dias 30 de setembro e 1º de outubro:

DIA 30/09 (quarta-feira)

10h | Abertura e boas vindas.
Participantes: Ana Rita Suassuna Wanderley secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH); Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH); Nayana Pinheiro Tavares, coordenadora do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos da UFRPE; Acioli Neto, coordenação colegiada do COMDIR; Marcelo Brito Carneiro Leão, reitor da UFRPE.

11h às 12h | A importância de um “Vivas para Velhice”.
Participantes: Ana Farias, gerente de Controle Social (SDSJPDDH); Sálvea Campelo, coordenadora Geral do Núcleo de Gerontologia Social (NAISCI) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) da Universidade de Pernambuco (UPE).

14h30 às 16h | Como viver a velhice com entusiasmo: relatos de velhices vividas com paixão.
Participantes: Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife (SDSJPDDH); Juraci Gutierres, blogueira e geronto-ativista; Fred Salim, bailarino, coreógrafo e produtor cultural.

17h às 18h30 | Um novo modo de ser, estar e viver no pós pandemia.
Participantes: Dra. Alicia Martinez (UFRPE); André Cabral (UNIFG).

DIA 01/10 (quinta-feira)

10h30 às 12h | A importância dos grupos de convivência para a qualidade de vida da pessoa idosa.
Participantes: Edson Lima, chefe da Divisão do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculo do Recife (SDSJPDDH); Conferencistas: Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife (SDSJPDDH); Amanda Menelau, produtora de conteúdo audiovisual.

14h às 15h30 | Educação para a velhice e formação continuada: oportunidades, caminhos e benefícios na vida das pessoas idosas e envelhescentes.
Participantes: Ricardo Lima (UFRPE), Nayana Pinheiro (UFRPE); Manoel Freire, Universidade Aberta à maturidade da Universidade Estadual da Paraíba.

16h30 às 18h | Cuidado humano e proteção na perspectiva do envelhecimento.
Participantes: José Maria (Unicap); Luciana Dantas (MPPE); Hugo Monteiro (UFRPE).

18h às 18h30 | Encerramento e agradecimentos.
Participantes: Elizabete Godinho, secretária de Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH); Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife; Nayana Pinheiro Tavares, coordenadora do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos da UFRPE; Marcelo Brito Carneiro Leão, reitor da UFRPE. 


Imprensa Recife

Sarah Oliveira e Zeca Camargo conversam nesta quinta pelo instagram Casa Natura Musical

 

O projeto Afetos, idealizado pela Casa Natura Musical, é um momento de carinho entre os artistas e o público, um ato de troca que humaniza a relação entre duas partes através da tecnologia. Esses encontros e trocas, que já aconteciam naturalmente no palco físico na Casa Natura Musical, se tornam um acalento ainda mais especial neste momento em que não podemos nos reunir fisicamente em torno da música. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, 19h, no IG @casanaturamusical.

Em setembro e outubro, o Afetos elegeu o tema central Memórias Afetivas dos Festivais. Até agora, o projeto recebeu Fernanda Abreu e Zé Ricardo (Rock in Rio); MV Bill (Hutuz) e Adriana Barbosa (Feira Preta) e Renato Terra e Nelson Motta (Festivais da Canção). Nesta quinta-feira, dia 1/10, participam Sarah Oliveira e Zeca Camargo (Apresentadores/comentaristas de vários festivais).

Jornalistas e apresentadores, eles vão dialogar sobre suas trajetórias enquanto comentaristas de festivais, trazendo a perspectiva da cobertura e dos modos de organizar a informação para passa-las ao público, destacando também os desafios da carreira e como escolheram humanizar a transmissão desses eventos.

Sobre as ações remotas da Casa Natura Musical

Além do Afetos, também está em curso o projeto Sala da Casa, com apresentações intimistas de até 40 minutos que ocorrem de sexta a domingo no Instagram @casanaturamusical. A Casa oferece ainda lives especiais em homenagem à datas comemorativas e figuras essenciais da música brasileira.

Também foram realizados lançamento dos discos de Illy (“Te Adorando Pelo Avesso”), Mahmundi (“Mundo Novo”), Hamilton de Holanda (“Canto da Praya”) e Rico Dalasam (“Dolores Dala Guardião do Alívio”) em parceria com a Rádio CBN.

Desde agosto, a Casa firmou parecia de conteúdo com a Faculdade Descomplica para oferecer mensalmente conversas entre dois artistas com temas que se relacionam com cultura e educação – na primeira edição, participaram Mc Tha e Leci Brandão.

A programação criada durante o isolamento social inclui também as séries de vídeos desenvolvidas para o novo canal da Casa Natura Musical no Youtube: “Faixa a Faixa”, “Já Ouviu” e “Com a palavra”, sendo esse último focado em produtores de conteúdo que fazem a diferença não só na música, mas também no audiovisual, artes plásticas, design e literatura.

E completando as inovações dessa nova fase, está a edição online da festa Pajuball em parceria com o coletivo Amem, que destinou toda receita arrecadada com a venda de ingressos para o #AmemEmCasa, projeto criado pelo Coletivo AMEM para ajudar pessoas negras LGBTQIA+ em tempos de isolamento social.

Tudo isso junto a dicas culturais, recomendações de lançamentos e uma newsletter quinzenal, resultando numa entrega de conteúdo ampla e plural que mantém a programação do espaço pulsante mesmo diante das limitações impostas pela crise da COVID-19 - e para as quais a Casa Natura Musical busca o apoio de marcas, afim de contemplar ainda mais artistas e temáticas, e ampliar o alcance desses conteúdos.

Confira a agenda completa do Afetos – Memórias Afetivas dos Festivais:

10.09 - Fernanda Abreu + Zé Ricardo (Rock in Rio)
17.09 – MV Bill (Hutúz) + Adriana Barbosa (Feira Preta)
24.09 – Renato Terra + Nelson Motta (Festivais da Canção)
01.10 - Sarah Oliveira + Zeca Camargo (Apresentadores/comentaristas de vários festivais)

Sempre às 19h

Por um Brasil carbono neutro

 

A mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Por isso, tem sido cada vez mais frequente a articulação de entidades representativas, em busca de soluções efetivas que possam reverter o aquecimento global provocado por desmatamentos, queimadas, lixos e emissões de gases poluentes. Nessa perspectiva, o CBC- Centro Brasil no Clima realiza nesta terça-feira (29), o Seminário Internacional inovações Pelo Clima, para apresentar e discutir políticas e soluções de mitigação de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) e estimular a educação climática. 

O evento acontece em parceria com a Abema e União Europeia, a partir das 14h30 e reúne especialistas e gestores públicos de todas as regiões do país, para discutir soluções e estratégias para a construção do Brasil Carbono Neutro. 

"Para cumprir o Acordo de Paris e superar os desafios climáticos, é preciso unir conhecimentos, formular políticas públicas interconectadas e criar modelos econômicos que reduzam desigualdades e regenerem ecossistemas. Neste contexto, os governos subnacionais tem um papel estratégico. Este encontro vai destacar o que está sendo feito e buscar formas de ampliar e integrar ações”, ressalta Sergio Xavier, articulador político do CBC, que falará na abertura do seminário. 

O evento será mediado por Guilherme Syrkis, Diretor-executivo do CBC e contará com a participação de Ignacio Asenjo (Delegação da União Europeia no Brasil). O debate virtual traz exemplos e soluções para tornar a economia e as cidades mais sustentáveis e será aberto para a participação do público, mediante inscrição prévia que poderá ser feita através do link: https://forms.gle/1L3FZioem9JgsNwX6

“O objetivo do Seminário é estimular o debate e o compartilhamento de experiências para avançarmos na construção do Brasil Carbono Neutro e outras estratégias de longo prazo”, destaca Guilherme Syrkis. A programação tem como palestrantes Inamara Melo (coordenadora do GT Clima da ABEMA), do Secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, do Coordenador de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauricio Philipp, e do Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas, Luis Henrique Piva, além da a equipe acadêmica do CBC.

Centro Brasil no Clima
Instituição especializada em mudanças climáticas, criada em 2012, por Alfredo Sirkis (1950-2020), na Rio +20 da ONU - paralelamente à Rio Climate Change - para articular soluções estratégicas na pauta climática em suas mais diversas esferas.



SERVIÇO:
CBC Apresenta: Seminário Inovações Pelo Clima
Nesta terça-feira (29), a partir das 14h
GRATUITO

Transmissão: Canal do CBC, no Youtube: https://www.youtube.com/c/CentroBrasilnoClima/null

Inscrições: https://forms.gle/1L3FZioem9JgsNwX6