terça-feira, 29 de setembro de 2020

Recife realiza 1º Seminário sobre Envelhecimento, Velhice e Longevidade

 

Repensar e ressignificar conceitos: essas são as principais propostas do 1º Seminário sobre Envelhecimento, Velhice e Longevidade da Prefeitura do Recife, que acontece nas próximas quarta (30) e quinta-feira (1º), em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa. Diante da necessidade de distanciamento social devido à pandemia da covid-19, o evento será online e para ter acesso às videoconferências é preciso se inscrever no site https://bit.ly/seminarioenvelhecimento2020. A inscrição dá o direito a um certificado de 6 horas para quem assistir a todo o conteúdo do seminário. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

"A sociedade precisa entender que falar sobre velhice não é só falar sobre doenças e tratamentos. A gestão municipal tem realizado várias ações com o intuito de incentivar o envelhecimento ativo e promover a garantia de serviços e políticas públicas de atenção e proteção aos direitos das pessoas idosas. Dessa forma, convidamos todas as pessoas para dialogar conosco no seminário e ampliar os temas discutíveis relacionados ao envelhecimento", reforça Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife.

O 1º Seminário sobre Envelhecimento, Velhice e Longevidade do Recife conta com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e abordará temas como vivências da pessoa idosa durante a pandemia, a importância do grupos de convivência para a qualidade de vida, educação e formação continuada durante a velhice, cuidado e proteção à pessoa idosa, entre outros. Os debates ainda contarão com a participação de médicos, pesquisadores, profissionais da educação, gerontoativista e artistas.

Confira a programação virtual, que acontece ao longo dos dias 30 de setembro e 1º de outubro:

DIA 30/09 (quarta-feira)

10h | Abertura e boas vindas.
Participantes: Ana Rita Suassuna Wanderley secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH); Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH); Nayana Pinheiro Tavares, coordenadora do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos da UFRPE; Acioli Neto, coordenação colegiada do COMDIR; Marcelo Brito Carneiro Leão, reitor da UFRPE.

11h às 12h | A importância de um “Vivas para Velhice”.
Participantes: Ana Farias, gerente de Controle Social (SDSJPDDH); Sálvea Campelo, coordenadora Geral do Núcleo de Gerontologia Social (NAISCI) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) da Universidade de Pernambuco (UPE).

14h30 às 16h | Como viver a velhice com entusiasmo: relatos de velhices vividas com paixão.
Participantes: Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife (SDSJPDDH); Juraci Gutierres, blogueira e geronto-ativista; Fred Salim, bailarino, coreógrafo e produtor cultural.

17h às 18h30 | Um novo modo de ser, estar e viver no pós pandemia.
Participantes: Dra. Alicia Martinez (UFRPE); André Cabral (UNIFG).

DIA 01/10 (quinta-feira)

10h30 às 12h | A importância dos grupos de convivência para a qualidade de vida da pessoa idosa.
Participantes: Edson Lima, chefe da Divisão do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculo do Recife (SDSJPDDH); Conferencistas: Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife (SDSJPDDH); Amanda Menelau, produtora de conteúdo audiovisual.

14h às 15h30 | Educação para a velhice e formação continuada: oportunidades, caminhos e benefícios na vida das pessoas idosas e envelhescentes.
Participantes: Ricardo Lima (UFRPE), Nayana Pinheiro (UFRPE); Manoel Freire, Universidade Aberta à maturidade da Universidade Estadual da Paraíba.

16h30 às 18h | Cuidado humano e proteção na perspectiva do envelhecimento.
Participantes: José Maria (Unicap); Luciana Dantas (MPPE); Hugo Monteiro (UFRPE).

18h às 18h30 | Encerramento e agradecimentos.
Participantes: Elizabete Godinho, secretária de Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH); Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife; Nayana Pinheiro Tavares, coordenadora do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos da UFRPE; Marcelo Brito Carneiro Leão, reitor da UFRPE. 


Imprensa Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário