terça-feira, 12 de setembro de 2017

PMDB de Pernambuco contra Fernando Bezerra Coelho

Convocado pelo presidente do PMDB PE, Raul Henry, o Diretório estadual da sigla esteve reunido na manhã de hoje (12), na sede do partido, para deliberar sobre o ingresso turbulento do senador Fernando Bezerra Coelho, que se filiou à legenda na última quarta-feira (6).

De acordo com Henry, que já havia se reunido com o deputado federal Jarbas Vasconcelos e com a executiva estadual, no domingo (10), o sentido do encontro de hoje, que reuniu cerca de 150 peemedebistas de várias regiões do Estado, é demonstrar unidade. “O Diretório é o órgão máximo de uma legenda, já que abrange mais membros do que a comissão executiva, e uma luta política como essa, a gente precisa travar tendo convicção de que tem a unidade do partido em torno da nossa posição”, pontuou o presidente da sigla.

Reiterando o discurso de unicidade de Raul, o deputado estadual Gustavo Negromonte, filiado à sigla há 26 anos, disse ter orgulho de integrar o PMDB de Pernambuco e fez críticas à executiva nacional da legenda e ao senador FBC. “O PMDB PE esteve junto nos bons e maus momentos do partido, nacionalmente. É um PMDB que viveu os anos de “chumbo” e que não enriqueceu no poder como aqueles que adornam a fotografia de quem quer chegar pulando a janela do nosso partido. Por isso, nós estamos ao lado de Jarbas Vasconcelos e de Raul Henry para dizer que não aceitamos a chegada de intrusos na nossa casa”, defendeu Negromonte.

O prefeito de Toritama, Edilson Tavares, lembrou da última convenção estadual da legenda, realizada em julho deste ano, quando foi eleito o atual Diretório, e manifestou indignação pela forma arbitrária como FBC se filiou ao partido. “Não imaginava nunca que fosse possível termos um Diretório constituído, já que há alguns dias atrás estávamos na eleição, e, de uma hora para outra, se desmancha, se intervém e se joga fora. Me parece que as pessoas ainda não perceberam que o Brasil está mudando, que a política está tomando outro rumo”, ponderou Tavares.

Na ocasião, o deputado estadual Tony Gel e o secretário-adjunto do PMDB PE, Murilo Cavalcanti, fizeram um apelo aos membros do Diretório para que fosse feita uma delegação a Raul Henry, na condição de presidente do partido no Estado, para que ele possa conduzir as tomadas de decisão sobre o assunto. A proposta foi acatada por unanimidade.

Raul, inclusive, estará em Brasília, amanhã (13),para se inteirar da decisão que a Executiva Nacional tomará em relação ao Diretório pernambucano. “Vamos defender que o nosso partido mantenha sua integridade política em Pernambuco. Que não tenha sua história violentada, usurpada. Que mantenha o seu Diretório estadual como foi eleito: contemplando todas as forças políticas do PMDB no Estado”, afirmou Henry.


Ao final da reunião, o presidente estadual da sigla fez, ainda, a leitura de uma carta intitulada “Exigimos Respeito!”, elaborada pela executiva estadual e aprovada por todos que compõem o Diretório.

Leia na íntegra:

EXIGIMOS RESPEITO!

A história do PMDB de Pernambuco começou em 1966, quando foi fundado como MDB. Nesses mais de 50 anos de trajetória, nosso partido caracterizou-se pela combatividade, pela resistência ao autoritarismo, pela postura republicana na relação com o patrimônio público e pela defesa dos interesses do povo.

A síntese dessa história e desses valores materializa-se em um nome: o do ex-governador Jarbas Vasconcelos. Jarbas foi fundador do MDB e do PMDB. Foi também seu presidente estadual e nacional, companheiro leal do inesquecível Ulysses Guimarães. Sua vida é exemplo de coragem cívica, retidão de caráter, honestidade e espírito público. Por isso, para nós do PMDB de Pernambuco, Jarbas é mais que uma liderança, é um símbolo da nossa identidade política.

Nosso partido, seguindo sua índole democrática, sempre procurou cultivar, ao longo do seu caminho, um tratamento respeitoso com as lideranças políticas do estado e manteve-se aberto a todos que o quisessem integrar e defender suas bandeiras.

Não aceitamos, no entanto, a atitude indigna, traiçoeira, torpe e repulsiva daqueles que querem entrar no partido para promoverem uma intervenção em sua direção estadual e em sua orientação política.

Não admitiremos, jamais, a destituição de Jarbas Vasconcelos da direção política do PMDB de Pernambuco. A biografia e a liderança de Jarbas, reserva moral da vida pública do país, será defendida por nós incondicionalmente.

Não permitiremos que usurpem a nossa história de mais de 50 anos de luta e de resistência.

Este diretório estadual foi eleito de maneira legítima e democrática. Dele, participam, sem distinção, todas as lideranças políticas que fazem o PMDB de Pernambuco, em todas as regiões do estado.

O senador Fernando Bezerra Coelho ainda tem tempo para aprender a lidar com gestos de grandeza, elegância e generosidade, como foi o de Jarbas ao admitir seu acolhimento no partido. Aprender também que a nossa história é de lealdade, não de traição. De coerência, não de oportunismo. De decência, não de incorreção.

Por todas essas razões, exigimos respeito! Declaramos nosso irrestrito apoio a Jarbas Vasconcelos. E manifestamos à opinião pública do estado nossa indignação e a disposição de lutar em todas as frentes para preservar a identidade, a história e o patrimônio político do PMDB de Pernambuco.

DIRETÓRIO ESTADUAL PMDB-PE

HQ na Bienal do Livro de Pernambuco

A XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco já se anuncia e com muitas novidades que irão movimentar diversas tribos, entre 6 e 15 de outubro deste 2017, no Pavilhão do Centro de Convenções, mas uma das mais impactantes promete ser o Artists’Alley, uma iniciativa que nasceu com um dos maiores eventos da cultura pop no mundo na forma de um espaço para que quadrinistas independentes apresentassem seus mais novos trabalhos. E esta iniciativa conquista agora ambiência neste que é um dos maiores eventos literários do país e o principal de todo o Nordeste, que trará uma nova possibilidade para realizadores de história em quadrinhos na região e no país. “Estamos com inscrições abertas para aqueles quadrinistas que desejam participar desta proposta dentro de um processo de seleção aberta. A intenção é dar oportunidade a quem está realizando trabalhos bacanas e relevantes ter essa janela para um público grande como o que congregamos numa Bienal Internacional do Livro de Pernambuco”, destaca Rogério Robalinho, empreendedor cultural, diretor da Cia. de Eventos e responsável pela edição em Pernambuco da Bienal do Livro.

Espera-se assim reunir um grupo expressivo com trabalhos interessantes que possam dividir suas experiências com os visitantes da Bienal que conhecerão aqueles que passarem pela seleção realizada por meio de inscrição até o dia 20 de setembro, através do link http://www.bienalpernambuco.com/artist-alley/. O conteúdo desta plataforma especial está sendo desenvolvida pela organização do Bienal Internacional do Livro de Pernambuco conjuntamente com o pessoal do Nerd Café e do Canal Potterando. “Artists’Alley é um formato já consolidado que começou na Comic Com de San Diego, nos Estados Unidos, e que vem atraindo adeptos inclusive aqui no Recife. Configura-se como um formato de mesas em linha reta na qual os artistas deixam seus trabalhos expostos para o público conferir e produtos para vender. Esse também é um espaço em que o público pode se chegar para bater um papo com esses realizadores sobre seus projetos, sobre o processo de produção. Com isso, os visitantes têm contato direto com esses artistas e essa é a grande sacada do Artists’Alley que é possibilitar essa integração de todos”, comenta Rafael de Melo do Nerd Café.

Este conteúdo nerd/ geek está sendo coordenado desta forma por esses dois grupos com conhecimento íntimo no setor, que irá responder também pelo processo de seleção dos artistas e quadrinistas com a coordenação e a curadoria da Bienal Internacional do Livro. E, com isso, será possível integrar uma plataforma especial para esse setor que, neste caso, foi pautada na conscientização da força cada vez maior na formação de um público leitor. E sua extensão é tão ampla hoje no universo literário que entrou neste ano como uma categoria no Prêmio Jabuti, anunciado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em maio passado, como premiação especial: Histórias em Quadrinhos. “Aproveitando isso resolvemos trazer os quadrinhos com maior força para a Bienal, inclusive a intenção é várias mesas focadas em quadrinhos para educação, quadrinhos na escola, quadrinhos na universidade. Desta forma, no ano em que os quadrinhos ganharam uma premiação na categoria Jabuti, nós resolvemos trazer isso para a Bienal também para mostrar a força dos quadrinhos nos dias de hoje”, reforça Robalinho. 

Na Bienal, haverá várias mesas compostas por diversos quadrinistas participantes que irão ter essa aproximação com o público em um espaço específico para repercussão de seus trabalhos e para venda de diversos dos seus projetos. E esta é uma proposta que vem a somar com as ações que a organização já vem desenvolvendo em suas últimas edições na qual sempre contempla o público com algum tipo de atividade na área de cultura pop. Contudo, agora esta expressão ganha maior destaque com uma ambiência de maior ênfase neste universo. “Temos ai quadrinistas, ilustradores e diversos outros profissionais que atuam dentro desta cadeia produtiva que poderão participar nesta iniciativa, desde que tenham ou integrem publicação ou algum quadrinho publicado”, completa ainda Rafael do Nerd Café. A relação dos selecionados será anunciada no final de setembro quando os aprovados para integrar o Artists’Alley da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco serão contactados pela organização por email.


Com informações da jornalista Ivelise Buarque

Fenearte abre inscrições para edição de 2018

Vai começar o período de inscrições para Fenearte 2018. De 02 a 31 de outubro, artesãos de todo Brasil podem realizar o procedimento por meio do site www.fenearte.pe.gov.br ou do portal www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br, na aba “Fenearte”. As inscrições valem para todos os setores da Feira: artesãos individuais de Pernambuco, Estados, representantes internacionais, prefeituras pernambucanas, associações, setor de alimentação, redes solidárias e Sebraes. 

Neste ano, o setor de Pernambuco terá um aumento de 9% no quantitativo de vagas, saltando de 275 para 300 oportunidades. Durante a inscrição, os candidatos devem fornecer as informações solicitadas no sistema do evento e também anexar fotos dos produtos cadastrados, sendo três delas individuais e cinco do conjunto da obra. 

“A cada ano, o Governo de Pernambuco tem o cuidado em realizar o procedimento de inscrição com antecedência para que o artesão selecionado tenha tempo de produzir suas obras e, com isso, chegue até a Feira com o estande abastecido e consiga bons resultados durante o evento”, destacou o coordenador da Fenearte, Thiago Angelus. 

Todas as inscrições serão avaliadas pela curadoria do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), atualmente formada por representantes de secretarias e órgãos do Estado, Sebrae, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de representantes de categoria artesã e da sociedade civil. 

Vale destacar que a inscrição não condiciona ou vincula à participação no evento. Os expositores selecionados, além das informações sobre o processo de comercialização dos estandes, serão anunciados posteriormente. 

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (81) 3181-3454, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail fenearte@centrodeartesanato.pe.gov.br.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Morada da Paz inaugura unidade na Boa Vista

Com mais de 15 anos de atuação no estado, o Cemitério e Crematório Morada da Paz abre nova unidade no bairro da Boa Vista, no Recife, com o objetivo de contribuir para garantir um maior conforto, comodidade e agilidade no atendimento aos clientes enlutados. “No local, o público encontra uma equipe preparada para esclarecer dúvidas sobre os serviços e benefícios oferecidos pelo Morada, além de ser auxiliado em toda a burocracia envolvida no processo de óbito”, afirma o gerente da Central de Velórios do Morada da Paz, Antônio Ricardo.

Localizada próximo ao Hospital Português e ao polo médico da Ilha do Leite, a nova unidade vai atuar com a venda de jazigos, cremação, ossários, planos de assistência funeral Morada Prever, serviços funerários, repatriação (assessoria para traslado nacional/internacional) e pagamentos.

O local conta com salas para atendimento, reunião e treinamento, espaço de convivência e estacionamento com cinco vagas, entre outros ambientes. “A expectativa é contribuir positivamente no atendimento aos clientes, estando mais próximo deles no momento em que mais precisam”, avalia Antônio Ricardo.

O Morada da Paz - Paissandu está localizada na Rua do Paissandu, n.º 419, na Boa Vista. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, o atendimento ao público é realizado das 8h às 12h. O contato por telefone pode ser feito a partir do número (81) 3126.2525.

Localizado na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife, o Cemitério e Crematório Morada da Paz é administrado pelo Grupo Vila, empresa referência no segmento de serviços funerários, cemitérios e plano funeral. Fundado em 1948, o Grupo está presente nos estados do Rio Grande do Norte, onde está localizada sua sede, Pernambuco e Paraíba.

Festa Sem Loção confirma atração especial em sua próxima edição

A festa Sem Loção dos DJs Lala K, Felipe Machado e Rebel K tem uma novidade especial para o público recifense. O agito marcado para o dia 23 de setembro, na beira mar do Biruta Bar, no Pina tem como convidado o DJ Thiago Gusman (foto), residente da boate D-Edge, uma das melhores casas noturnas de São Paulo e eleita pela revista britânica DJ Magazine como a 25 ª melhor boate do mundo.

Thiago é conhecido por sua versatilidade e energia. Seu estilo musical passeia do house ao hip hop, do indie ao rock e do Nu disco ao Soul. Tem tocado em diversas casas como a D-Edge, Bar Secreto, Casa 92, entre outras. Vem se destacando por suas recentes produções com o parceiro F82 (Aka Fatu). Os ingressos da Sem Loção custam R$ 30 (promocional) e R$ 40 (primeiro lote), disponíveis na loja Avesso (Av. Rui Barbosa - Graças) e Sympla: https://goo.gl/MzshgS


Serviço:

Festa Sem Loção 
Sábado (23 de setembro), a partir das 23h, no Biruta Bar, no Pina.
Ingressos: R$ 30 (promocional) e R$ 40 (primeiro lote)
Informações: (81) 9 9913.4902

Doação na conta de água pode ajudar organizações sociais de Pernambuco

Os 2 milhões de clientes da Compesa podem contribuir com organizações sociais que estão trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos. Para colaborar, é preciso aderir a Campanha Conta Comigo lançada hoje (12) e que viabiliza a doação mensal por meio da conta de água nos valores de R$ 1,00, R$ 2,50, R$ 5,00 ou R$ 10,00. Os recursos captados são repassados integralmente para as três entidades amparadas pela campanha: Hospital de Câncer, Movimento Pró-Criança e a Fundação Terra. O cliente pode, inclusive, destinar sua doação para uma ou até as três organizações. A participação é efetivada por um termo de adesão que deve ser preenchido e assinado pelo cliente titular da conta de água autorizando a companhia a cobrar a doação. O cadastro pode ser feito no endereço http://servicos.compesa.com.br/campanha-conta-comigo/ ou nas lojas de atendimento da Compesa.

A campanha fortalece a Compesa como uma empresa cidadã e tem a iniciativa de normatizar, organizar e ampliar a parceria que a companhia já vem mantendo com essas instituições, nos últimos anos, captando as doações dos clientes na fatura de água. O Hospital de Câncer foi o primeiro a iniciar esse trabalho com a Compesa no ano de 2006. Depois, em 2009, o Movimento Pró-Criança passou a receber as doações pela conta de água e, em 2016, a Fundação Terra, sediada em Arcoverde, também firmou um convênio. Só de 2013 até julho de 2017, foram repassados para as três instituições juntas cerca de R$ 9 milhões doados pelos clientes nas faturas. Hoje, cerca de 98% dos doadores ativos são clientes residenciais. Outra boa notícia do Conta Comigo é que agora outras organizações sociais do Estado podem ser beneficiadas com a captação de recursos via conta de água, caso atenda os critérios de participação estabelecidos pela campanha, como ser reconhecida como uma entidade de utilidade pública municipal ou estadual e ser portadora da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social.

O Conta Comigo também prevê contrapartidas das entidades, que irão se envolver com a Compesa em ações educativas, socioambientais e de prevenção e cuidado com a saúde promovidas nas comunidades e também com os colaboradores da companhia. As organizações também deverão entregar à Compesa relatórios de prestação de contas, contendo informações sobre o uso das doações, para publicação em veículos de grande circulação. “Essa campanha possibilita que todos possam contribuir, nem que seja com um pouquinho, para o trabalho dessas instituições que estão melhorando a sociedade que vivemos, e que estão precisando de apoio. Estamos muito felizes, a companhia está fazendo a sua parte em benefício das pessoas e do meio ambiente”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante o lançamento da campanha, no Centro Administrativo Eduardo Campos, em Santo Amaro, que contou com a participação da diretoria da Compesa e de representantes das três organizações sociais.

“Além de realizar o abastecimento e fazer a coleta e tratamento do esgoto, estamos realizando essa campanha para que os clientes visualizem na conta de água também um bem social para Pernambuco”, pontua o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos. O Hospital de Câncer conta com as doações para ajudar no atendimento a 40% dos casos da doença no Estado. Por dia, o hospital realiza 1,2 mil procedimentos e serve 2 mil refeições para os pacientes e acompanhantes. “Uma das ações mais importantes é o trabalho de prevenção à doença, que é feito pelos nossos voluntários nas áreas rurais e dentro das empresas. Com o diagnóstico precoce, aumenta muito as chances de cura do câncer e diminui o sofrimento para o paciente e para as famílias”, informou Cláudia Barbosa, superintendente administrativa do Hospital de Câncer.

Crianças – O lançamento da campanha contou com as apresentações do Maracatu Sinhá da Terra (foto), mantido pela Fundação Terra e formado por crianças e jovens, com idade entre seis e 22 anos, da comunidade “Rua do Lixo” de Arcoverde, e também do Coral do Movimento Pró Criança. Esta última entidade atende 2,5 mil crianças em situação de vulnerabilidade social em Pernambuco, todos os meses. “O Movimento é mantido basicamente pelas doações captadas nas contas de água e de energia. Só na Compesa temos mais de 120 mil doadores. Se chegarmos a 400 mil, podemos virar um case mundial nesse sentido, mas o que a Compesa está fazendo por nós já é uma ajuda sem tamanho”, conta Sebastião Campelo, presidente do Pró-Criança.

A Fundação Terra atua em 35 municípios do Sertão do Estado, e também em Maracanaú, no Ceará, com ações sociais, de educação e saúde, como o atendimento no Centro de Reabilitação Mens Sana, credenciado pelo Sistema Único de Saúde, que oferece tratamento para pacientes com dificuldades intelectuais, motoras, visuais e auditivas, e também que apresentam doenças degenerativas ou congênitas, como a microcefalia. O Mens Sana, aliás, é reconhecido como um centro de referência para tratamento dos bebês nascidos com microcefalia em decorrência do zika vírus. “Nós comemoramos esse convênio porque ele amplia os meios de doação para Fundação Terra”, disse o presidente da entidade, Padre Airton Freire, lembrando que a entidade completou 33 anos na última sexta-feira (8).

Imprensa Compesa

Vencedores da Olimpíada de Robótica serão recebidos no Palácio

O governador Paulo Câmara receberá, nesta quarta-feira (13.09), no Palácio do Campo das Princesas, os alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa Pernambuco, realizada no último dia 3 de setembro, na Arena de Pernambuco. O primeiro lugar ficou com os estudantes da equipe N@nobit, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) José de Alencar, localizada no município do Paulista. O grupo partirá para a competição nacional, realizada de 7 a 9 de novembro, em Curitiba (PR). Além da José de Alencar, a Erem Porto Digital, localizada no Recife, conquistou o terceiro lugar com a equipe Lego Bulls e também segue para a etapa nacional.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco