quinta-feira, 18 de abril de 2013

Reunião da Unasul vai discutir tensão depois de eleições na Venezuela


A tensão na Venezuela, em decorrência das eleições presidenciais ocorridas no domingo (14), é o tema principal de uma reunião de urgência convocada para hoje (18) pelos líderes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Lima, no Peru. A presidenta Dilma Rousseff confirmou presença. Depois, ela segue para Caracas, capital venezuelana, para a cerimônia de posse do presidente eleito Nicolás Maduro. No total, oito pessoas morreram e 70 ficaram feridas nos confrontos depois do pleito.
A reunião ocorre em Lima porque o presidente do Peru, Ollanda Humala, comanda temporariamente a Unasul. Integram a Unasul os seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai (suspenso do bloco), Venezuela, Chile, Guiana e Suriname. O Panamá e o México são países observadores do grupo.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Congresso peruano, Víctor Andrés García Belaunde, disse que o desafio da reunião é “convencer” as partes em conflito na Venezuela a buscar um “diálogo franco e sincero para salvar a democracia e assegurar a governabilidade”.
O parlamentar se refere a Maduro e ao grupo de oposição, liderado por Henrique Capriles, derrotado nas eleições, pois nos últimos dias os incidentes envolvendo aliados de ambos os lados se agravaram gerando momentos de tensão e violência na Venezuela.
O ministro das Relações Exteriores do Peru, Rafael Roncagliolo, disse que as discussões de hoje terão uma “agenda aberta” sobre a situação na Venezuela. O chanceler lembrou que os países da América do Sul e o México reconheceram os resultados das eleições na Venezuela.
“Parece-nos importante analisar juntos a situação, assim teremos avaliados também situações passadas e montamos uma agenda aberta para ter oportunidade de ter um diálogo conjunto”, ressaltou. “Evidentemente há uma situação difícil e nós queremos ajudar no que for possível”, disse o chanceler.
Agência Brasil

Evento em Brasília vai discutir desafios para a internet no País


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, participa hoje (18) da primeira edição do Congresso Brasileiro de Internet (CBI), na capital federal. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Internet (Abranet) e contará com a participação de representantes de importantes empresas da web em operação no país.
O objetivo do congresso é debater os desafios que se apresentam para a internet brasileira. Entre os pontos de discussão estão o desenvolvimento de novas tecnologias, a necessidade de regulamentação do setor e os entraves no investimento para ampliação da infraestrutura.
O evento, previsto para ocorrer a cada dois anos, reunirá em sua primeira edição cerca de 150 participantes, entre executivos, dirigentes, membros dos Três Poderes e inovadores tecnológicos.
Agência Brasil

Unidades da Roval são opção para vacinação contra a gripe

As unidades da Farmácia Roval do Espinheiro e de Olinda serão transformadas em postos de vacinação contra a gripe no dia de mobilização nacional, dia 20 de abril. No local, de 9h às 17h, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, profissionais de saúde, doentes crônicos e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias poderão ser vacinadas. Ao longo do dia, quem comparecer às unidades também poderá aferir a pressão, realizar o teste de glicemia e degustar produtos Roval gratuitamente.

Explosão em fábrica no Texas deixa mortos e feridos


A fábrica de fertilizantes Ocidente, localizada em West, na região de Waco, no Texas (Estados Unidos), foi alvo de uma explosão ontem (17) à noite. Não há detalhes sobre as causas do incidente. Testemunhas dizem que a impressão é que houve a explosão de uma bomba. As autoridades públicas avaliam o número de mortos e feridos. Informações não oficiais indicam que os mortos podem chegar a 70 e o de feridos, a mais de 170, pois há pessoas ainda sob os escombros. A explosão ocorreu por volta das 19h50 (21h50 de Brasília) e provocou danos em uma área extensa.
Segundo as autoridades, pelo menos 50 casas foram danificadas e um edifício com 50 apartamentos ficou destruído. Um asilo também teria sido atingido, segundo informações preliminares. Várias construções no entorno ainda continuavam em chamas por volta da 1h30 (3h30 de Brasília). Bombeiros, ambulâncias e seis helicópteros foram deslocados para participar do resgate.
O incidente no Texas ocorreu no mesmo momento em que os Estados Unidos vivem em clima de comoção devido às explosões registradas durante a Maratona de Boston, há três dias, matando três pessoas e deixando mais de 180 feridas. Paralelamente, o presidente norte-americano Barack Obama e um senador receberam correspondências aparentemente contaminadas com o veneno letal ricinina.
A explosão na fábrica texana ocorre dois dias antes do 20º aniversário do incêndio em Waco que destruiu um conjunto habitacional ocupado por seguidores da seita Ramo Davidiano, após um cerco de agentes federais, com um saldo de 82 seguidores e quatro agentes federais mortos.
O jornal local Waco Tribune-Herald informou que os bombeiros tentavam conter um incêndio na fábrica quando a explosão ocorreu e que alguns deles estariam entre os feridos. As pessoas com ferimentos foram atendidas em um campo de futebol da escola local. "Há muita devastação. Nunca vi nada parecido. Parece uma zona de guerra, com todos os escombros", disse o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara.
A testemunha Debby Marak disse ter visto fumaça vinda da área próxima à fábrica e que se dirigiu naquela direção para ver o que ocorria. Segundo ela, quando chegava mais perto do local, dois garotos correram em sua direção gritando que as autoridades haviam pedido a eles que deixassem a área porque a fábrica de fertilizantes explodiria.
"Era como estar no meio de um tornado. Havia coisas voando por todo o lado. Meu para-brisas quebrou. Parecia que toda a Terra estava tremendo", disse Marak. "Pareciam três bombas explodindo muito próximo a nós", disse Lydia Zimmerman.
Agência Brasil

Coca Cola abre vagas para estágio

Que profissional em formação não sonha em ter a oportunidade de atuar em uma grande empresa? E se essa companhia for uma das 150 melhores para se trabalhar no país e for a marca mais conhecida no mundo? A chance de estudantes de várias áreas terem sua formação e carreira enriquecidas chegou. A Coca-Cola Guararapes, engarrafadora dos estados de Pernambuco e Paraíba, está com inscrições abertas até o dia 15 de maio para o quinto ciclo de seu programa de estágio para estudantes universitários, o Geração Coca-Cola. Para participar, basta enviar currículo para o e-mail geracaococacola@c2consultoria.com.br.