sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Explosão perto do Horto de Dois Irmãos deixa quatro feridos

Uma explosão ao lado do Parque do Horto de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, causou tumulto no início da tarde desta sexta-feira (12), em pleno Dia das Crianças, data em que o espaço de lazer recebe muitos visitantes. Um cilindro utilizado para encher balões de ar explodiu e outros dois pegaram fogo deixando quatro vítimas, sendo dois com queimaduras pelo corpo e outros dois sofreram mutilações nos membros inferiores. Todas as vítimas são do sexo masculino.

Marcelo de Paulo Santos, 42 anos, e Vanderson José da Silva Oliveira, 19, tiveram as pernas amputadas na altura da coxa e foram levados ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O primeiro encontra-se no bloco cirúrgico. Já o segundo passou por cirurgia e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. Geraldo da Conceição Filho, 17 anos, sofreu queimadura de 1º grau e foi levado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá. Ele foi medicado e a expectativa é que ele possa receber alta nas próximas horas. José André da Silva, 37, sofreu queimaduras de 3º grau e foi encaminhado ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital. 


De acordo com o perito do Instituto de Criminalística (IC), Gilson Freitas, não foi possível identificar a substância que estava dentro do equipamento. "Apenas exames em laboratório poderá revelar o que provocou a explosão", afirmou. As investigações do caso ficaram sob a responsabilidade da Delegacia de Casa Amarela.
Em nota, a administração do Parque Dois Irmãos disse que "lamenta o acidente ocorrido, na tarde desta sexta-feira (12), nos arredores da Praça Farias Neves, envolvendo ambulantes que manuseavam cilindros de gás para encher balões de festa, em pleno Dia das Crianças, data de maior público do zoo". A nota também dizia que "é terminantemente proibida a entrada de visitantes com balões e bexigas no Parque, e também a venda destes produtos dentro do zoológico. Vale salientar que essa é uma norma de segurança típica de zoos, uma vez que, ao estourarem, restos dos balões podem chegar aos recintos dos animais e serem ingeridos por eles'.

“Não temos autoridade para fazer qualquer tipo de fiscalização deste tipo de comércio na área externa do Parque. Por se tratar de uma área pública, em datas de grandes aglomerações estes vendedores aparecem, assim como acontece em outros locais do Grande Recife”, esclarece a gerente do Parque, Silvana Silva. “O que estamos fazendo é um apelo aos órgãos fiscalizadores para que vistoriem não só os cilindros, mas também os botijões de gás utilizados por estes ambulantes.”

"A administração do parque estadual contabilizou cerca de 18 mil visitantes durante todo o dia de hoje, quando foram mobilizadas 180 pessoas para trabalhar na festa do Dia das Crianças, entre funcionários, monitores, policiais (PM e Cipoma), guarda patrimonial e recreadores. Como o acidente aconteceu a cerca de 150 metros de distância dos portões do zoológico, a programação especial da festa não chegou a ser afetada, e o funcionamento do Parque seguiu o horário normal, com os portões sendo fechados às 17h30 (tendo aberto às 8h)", informou a nota.
Folha de Pernambuco

Compesa fiscaliza furto de água em Santa Cruz do Capibaribe


Além da estiagem que atinge Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, a cidade está enfrentando outro problema que afeta o abastecimento de água: as ligações clandestinas. Preocupada com o colapso da barragem Poço Fundo, que levou a uma queda de 50% da vazão total da cidade (os outros 50% correspondem às adutoras Tabocas e Machados), 20% estão sendo desviados, por roubo, causando dificuldades no atendimento ao município. Para combater o furto, a Compesa já iniciou inspeções no sistema. Na primeira delas, os técnicos encontraram indícios de ligações irregulares e acionaram a Policia Militar para ajudar na operação de combate às fraudes, que agravam a situação de falta de água.

Nessa fiscalização, foram identificadas 30 dessas ligações, com a autuação de oito pessoas. Os técnicos ainda não conseguiram mensurar o ganho de vazão após a retirada dessas ligações clandestinas. Mas, diante do êxito da ação, a Compesa e a Polícia Militar vão dar continuidade às operações, que serão feitas semanalmente. O objetivo é localizar e cortar ligações clandestinas com o objetivo de recuperar a vazão de água, evitando a intensificação do racionamento, que hoje é de um dia com água para sete dias sem.

O gerente regional da Compesa, Artur Correia, explica que o desvio de água das adutoras prejudica o abastecimento das cidades, já que essa água é consumida antes de chegar às casas dos moradores. “Em sua maioria essas ligações clandestinas são usadas para irrigar plantações ou encher barreiros, quando o destino correto dessa água é o consumo humano”, relatou.

Como as atividades agrícolas usam muito mais água que um consumidor residencial médio, cada pessoa que pratica o furto acaba prejudicando várias famílias que dependem daquela água. “Buscamos o apoio da polícia para agilizar a repressão aos furtos. Com o apoio da corporação, a Compesa faz o corte da ligação e registra na hora o boletim de ocorrência contra os infratores”, explicou Correia.

O gerente também afirmou que a Compesa está estudando ações “para tirar essas pessoas da informalidade”. Há planos de interligar as chácaras à rede de distribuição, mas o uso deverá ser fiscalizado, já que a água é voltada apenas para o uso residencial.

Imprensa Compesa

Feira Multiesportes


Começa hoje (12) a Feira Multi Esportes 2012, no Pavilhão Sul do Centro de Convenções em Olinda-PE. A Secretaria dos Esportes do Estado vai participar do evento com várias atrações, sendo a principal delas a 1ª Meia Maratona de Pernambuco, que ocorre no domingo (14) com largada às 7h. A secretária dos Esportes do Estado Ana Cavalcanti fará a abertura da Femultes junto aos 19 pernambucanos medalhistas das Olimpíadas Escolares, realizada em Poços de Caldas – MG. Os meninos e meninas que faturaram 09 medalhas de ouro, 02 de prata e 08 de bronze são os convidados vip do Governo do Estado assim como os contemplados do programa do Governo do Estado Esporte pela Vida, que farão a apresentação de capoeira no sábado (13), das 17h às 19h. 
Ainda no domingo (14), após a corrida, a partir das 10h, haverá futsal e voleibol masculino entre os núcleos Vida Vasco da Gama x Santo Amaro; apresentação de artes marciais com os núcleos de: Boa Viagem  com Muay Thai e boxe, Ibura  Milagres com o Karatê, onde haverá a apresentação da karateca tri campeã mundial Mirella Mendonça Monteiro, Núcleo Nova Descoberta  com as modalidades Karatê e Taekwondo. Já ao meio-dia será a vez da terceira idade, onde 25 idosos, do grupo Ginástica Tacaruna, irão realizar uma partida de voleibol.
 
 Secretaria de Esportes de Pernambuco

Previsão do Tempo para este feriadão


A Unidade de Monitoramento da Rede Hidrometeorológica (UMR-Hidromet) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) divulga a previsão do tempo em todo o Estado para o feriadão (12 a 14 de outubro). Nesta sexta-feira, a previsão é de chuva na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. No Agreste, ocorrerão chuvas isoladas. Em Fernando de Noronha, a previsão é de chuva fraca e o Sertão permanece com sol forte e sem previsão de chuva. Nos sábado e domingo, há possibilidade de chuva fraca na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, e nas demais mesorregiões não há previsão de chuva.
Região Metropolitana
Temperatura Máxima: 28°C a 29°C
Temperatura Mínima: 21°C a 23°C

ZONA DA MATA SUL
Temperatura Máxima: 29°C a 31°C
Temperatura Mínima: 19°C a 21°C

ZONA DA MATA NORTE
Temperatura Máxima: 28°C a 30°C
Temperatura Mínima: 18°C a 23°C

AGRESTE
Temperatura Máxima: 27°C a 33°C
Temperatura Mínima: 17°C a 24°C

SERTÃO
Temperatura Máxima: 31°C a 36°C
Temperatura Mínima: 17°C a 21°C

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
Temperatura Máxima: 28°C a 35°C
Temperatura Mínima: 17°C a 21°C

ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA
Temperatura Máxima: 29°C a 30°C
Temperatura Mínima: 23°C a 25°C

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Gestores da Educação aprovam Aprendendo a Torcer


A Secretaria dos Esportes aproveitou o 4º Encontro de Gestores da Secretaria Executiva de Educação Profissional, realizado na quarta-feira (10), no Ginásio Pernambucano, para apresentar o programa Aprendendo a Torcer aos mais de 200 gestores de educação ali presentes. Atores da Pé de Arte encenaram sobre o tema: a violência entre as torcidas organizadas. Também foram distribuídas cartilhas produzidas pelo jornalista Marcelo Cavalcanti e pelo cartunista Humberto sobre o programa. “A ideia é sensibilizar esses gestores que são multiplicadores para que consigamos implantar uma cultura de paz dentro e fora dos estádios.”, explica a secretária dos Esportes Ana Cavalcanti. 
Para a gestora Iara de Glória Marcos, da Escola João Fernandes da Silva, da cidade de São João, a iniciativa veio a calhar. “O período em que o esporte está passando,  repleto de conflitos em campo e nas torcidas... . Vemos todo dia na mídia. É preciso um programa como esse que inibe o aumento da violência. É na escola que se aprende uma cultura de paz”. Já a gestora Sandra Dometilha de Carvalho, da Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães, no Recife “Essa é uma forma interessante de levar ao estudante, através de palestras, apresentações teatrais, a metodologia do programa que vai atingir ainda com mais força o jovem”.
Secretaria de Esportes de Pernambuco