quinta-feira, 27 de julho de 2023
No Recife, quase 10 mil famílias correm o risco de perder o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica
1º Festival Cine Catita leva filmes e apresentações culturais para moradores da Mata Norte
Grupo Petrópolis divulga relatório de sustentabilidade; destaque para parceria com SENAI/CNI que fomenta circularidade do vidro
Arteris divulga 67 oportunidades de emprego em cinco estados
Evento gratuito conecta estudantes e profissionais recém-formados da área de finanças às melhores empresas para se trabalhar no Brasil
Murillo La Greca recebe exposição “A Pele no Infinito”
Inscrições abertas para o I Congresso Pernambucano da Advocacia Extrajudicial, promovido pela Escola Superior de Advocacia da OAB-PE Produção | EXECUTIVA Inscrições abertas para o I Congresso Pernambucano da Advocacia Extrajudicial, promovido pela Escola Superior de Advocacia da OAB-PE
Ana Carbatti brilha em temporada do bem-sucedido solo Ninguém Sabe Meu Nome no Sesc Pinheiros, de 3 a 26 de agosto
Hapvida NotreDame Intermédica debate privacidade e proteção de dados
Representante da Senacon visita unidade do Procon Recife que integra mutirão nacional de negociação
Pré-Conferência da Pessoa com Deficiência de Paulista articula propostas para apresentar políticas públicas no município
Curso do Senac Recife forma profissionais especializados em organização
Kadu Martins agita primeira noite da terceira edição da Casa da Praia Aloha
iFood lança ferramentas para impulsionar o crescimento de restaurantes parceiros no delivery
Com 5,3 mil novos postos de trabalho em junho, Pernambuco tem aumento expressivo no saldo de empregos
HMA alerta para proteção das mãos
O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho do Hospital Miguel Arraes (SESMT/HMA), com apoio do setor de Recursos Humanos, promoveu hoje (27) uma palestra com treinamento sobre proteção das mãos para marcar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O objetivo foi conscientizar os colaboradores da unidade quanto aos riscos de acidentes envolvendo as mãos e demonstrar os princípios básicos para execução das atividades de maneira segura e responsável.
O treinamento foi ministrado pelos técnicos em Segurança do Trabalho, Angélica Silvério, Gildo Reis e Raquel Lima, que apresentaram os tipos mais comuns de acidentes envolvendo as mãos, as principais causas das lesões, os motivos que levam a esses acidentes e como o tratamento é feito. Uma dinâmica também foi realizada entre os colaboradores.
Uma pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, disponibilizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), mostra que, em 2022, o Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes relacionados à jornada profissional. A área de saúde concentra grande parte dos acidentes de trabalho, representando 10% das notificações feitas ao INSS. A atividade de atendimento hospitalar é o setor com mais acidentes de trabalho, somando 603,6 mil no período de 10 anos, entre 2012 e 2022.
Para mudar quadros como esse é que o HMA/FGH vem conscientizando seus trabalhadores a seguir as normas de segurança do trabalho. A resistência daqueles que desempenham um serviço há muitos anos, sem problemas, é um dos grandes entraves, por terem a falsa impressão de que estão imunes a acidentes. “O trabalhador precisa tanto de equipamentos quanto de treinamentos para desempenhar sua função, mas também precisa aceitar que procedimentos corretos beneficiam sua própria vida”, afirma Alexandre Tigre, engenheiro de Segurança do Trabalho do HMA.
Com informações da jornalista Iana Gouveia
Mais uma obra de pavimentação em fase de conclusão em Paulista
A comunidade de Nossa Prata segue em pleno crescimento e a chegada da pavimentação é mais uma valorização para os moradores e comerciantes locais, trazendo benefícios à locomoção. É o que diz a dona Maria Helena, de 62 anos, que mora na comunidade há quase 20 anos e vê o novo benefício como uma valorização. ‘‘Por muitos anos eu vivo aqui e aguardava que minha rua fosse pavimentada um dia. Não esperava que isso iria acontecer agora. É gratificante ver o asfalto passando na frente de sua casa’’, concluiu a dona de casa.
A via-pública conta com 210 metros quadrados de blocos de concreto que trazem muitos benefícios à comunidade e ao meio ambiente, uma vez que a permeabilidade do solo é garantida. A obra foi realizada através de recursos próprios do município.
Espaço aéreo do Nordeste ganha reforço na vigilância com inauguração de radar secundário
Os voos na região entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), contarão com um novo radar secundário autônomo de vigilância RSM970S NG, adquiridos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organização da Força Aérea Brasileira responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo. O sistema, fabricado pela empresa Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil e referência nacional e internacional em radares de vigilância e controle de espaço aéreo, inicia oficialmente suas operações em 28 de julho, no Aeroporto de Petrolina Senador Nilo Coelho.
O radar RSM970S NG, de última geração, faz parte de um contrato estabelecido em 2021 pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) junto ao consórcio das empresas Omnisys e Clemar, sendo esta última responsável pela infraestrutura civil e contribuirá para o aumento da base nacional de radares secundários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Este é o primeiro de dois radares contratados a ser entregue, sendo o próximo deles previsto para instalação em Bom Jesus da Lapa (BA) em 2024. A instalação desse radar em Petrolina aumenta para 69 o total de radares secundários da família RSM970S em operação em todo o território nacional. O aeroporto de Petrolina contava com um outro radar já obsoleto que agora será substituído pelo novo radar.
O RSM970S NG é a mais nova geração de Radares de Vigilância Secundária Monopulso da Omnisys. Os radares secundários são responsáveis por fornecer dados para o adequado gerenciamento do tráfego aéreo por meio do envio de interrogações ao transponder das aeronaves, as quais respondem ao radar com suas informações de identificação, posição, velocidade, e demais características. Isso permite aos controladores em solo, ter informações mais exatas sobre a localização das aeronaves no espaço aéreo.
O equipamento instalado em Pernambuco foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP), na sede da Omnisys, empresa de Defesa Brasileira, que conta com a experiência do desenvolvimento, fabricação, instalação e suporte de mais de 130 radares operando no Brasil entre outros exportados para mais 15 países. “O novo radar é produzido no Brasil, empregando mão-de-obra e capital intelectual brasileiros, e demonstra a força e alta qualidade da nossa Base Industrial de Defesa”, destaca Rodrigo Modugno, Presidente da Omnisys. “Isso confirma a nossa liderança como provedores de radares RSM970S NG e renova a nossa duradoura parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo”, conclui o executivo. Além da fabricação, instalação e comissionamento desses radares, a Omnisys proverá localmente o suporte técnico necessário para garantir um alto nível de disponibilidade dos equipamentos, incluindo manutenção preventiva e corretiva.