sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Linha Pacheco muda o itinerário e se torna alimentadora do TI Santa Luzia

O Grande Recife muda, a partir da próxima segunda-feira (14), o itinerário e o nome da linha 242 – Pacheco que, agora, passa a se chamar 242 – TI Santa Luzia/Pacheco e se torna alimentadora do Terminal Integrado Santa Luzia, no bairro da Estância. Com isso, os usuários poderão embarcar, por meio da integração temporal, em uma das outras três linhas do TI ou mesmo na Estação de Metrô Santa Luzia sem o pagamento de uma nova passagem, dentro do período de duas horas.

Confira, abaixo, o novo itinerário da linha 242 – TI Santa Luzia/Pacheco:

Terminal/ponto de retorno: TI Santa Luzia, R. Rocha Pombo, R. Marquês do Itanhém, Av. Recife, R. Aires Belo, Av. Dr. José Rufino, R. Havaí, Travessa do Havaí, Av. Recife (Viaduto Ulisses Guimarães), Av. Estância, R. Baliza, Av. Dr. José Rufino, R. Falcão de Lacerda , R. Queira Deus, R. Arealva, R. Nereu Ramos, R. José Lins do Rêgo, R. Prof. Joaquim Amazonas.

Ponto de retorno/terminal: R. José Lins do Rêgo, R. Nereu Ramos, R. Arealva, R. Queira Deus, R. Falcão de Lacerda, Av. Dr. José Rufino, R. Havaí, Travessa do Havaí, Av. Recife (Viaduto Ulisses Guimarães), R. Peroba, R. José Gomes de Moura, Av. Central, TI Santa Luzia.

O Consórcio lembra que o TI Santa Luzia é um dos nove terminais integrados da Região Metropolitana que operam por meio da integração temporal. Ou seja, o embarque em qualquer uma das outras três linhas* do equipamento ou na Estação de Metrô Santa Luzia é feito exclusivamente com o cartão VEM (Trabalhador, Estudante, Livre Acesso ou Comum) sem o pagamento de uma nova tarifa, dentro do período de duas horas e por sentido da viagem.

*102 – TI Santa Luzia/Ibura, 106 – TI Santa Luzia/Parque Aeronáutica e 204 – TI Santa Luzia/Loteamento Jiquiá

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


Imprensa Grande Recife

TIM está entre as 10 empresas mais sustentáveis em novo índice da Bolsa

A TIM é uma das 10 empresas de destaque no mais novo índice de sustentabilidade da Bolsa brasileira: o S&P/B3 Brasil ESG. A operadora já é a companhia do setor de telecomunicações listada por mais edições consecutivas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – há 12 anos – e agora integra a nova carteira, importante referência para investidores preocupados com as práticas ambientais, sociais e de governança (sigla ESG, em inglês).

O indicador reúne 96 organizações brasileiras comprometidas com a sustentabilidade e o Pacto Global da ONU. A presença da TIM neste grupo reforça a sua gestão ética e transparente, destacada inclusive no plano trienal da companhia. A empresa tem metas de longo prazo alinhadas aos objetivos globais do Grupo TIM, como o aumento da eficiência energética em 75%, a redução em 70% das emissões indiretas até 2025 e o compromisso de ser “carbono neutro” até 2030.

“Cada vez mais os investidores estão alinhados com práticas ESG e buscando empresas com este compromisso. É uma tendência mundial e os investidores brasileiros estão aderindo. A TIM é reconhecida em suas práticas sustentáveis porque sempre tratou este tema com prioridade, independentemente dos movimentos mais recentes do mercado”, comenta Adrian Calaza, CFO da TIM Brasil.

A TIM realiza o levantamento de uma série de indicadores de sustentabilidade em suas operações, seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative, com o objetivo de monitorar e reportar – em relatórios publicados anualmente desde 2008 – seu desempenho e eficiência em questões como o consumo de combustíveis, eletricidade, água, geração de resíduos, emissões de gases de efeito estufa, entre outras. Outro importante pilar é a atuação do Instituto TIM, que acaba de completar sete anos e já beneficiou mais de 700 mil pessoas em todo o Brasil.

Bairro da Tamarineira recebe obra de manutenção na rede coletora de esgoto

Uma obra emergencial de esgoto será iniciada amanhã (12) pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). As atividades serão iniciadas a partir das 09h, na Avenida Professor José dos Anjos( sentido Arruda), nas imediações do número 659, bairro da Tamarineira, zona norte do Recife. A expectativa é finalizar os trabalhos até às 06h da segunda-feira (14). Até lá, será necessário interditar um trecho de cerca de 130 metros, entre as Ruas Euclides Gomes de Freitas e Cabo Aragão e por isso, a Companhia chama a atenção dos motoristas que trafegam pela região, que devem ficar atentos à sinalização no local e realizar um desvio pela Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. A obra é necessária para evitar pontos de obstrução na rede coletora de esgoto da via, uma vez que há um trecho da tubulação danificada, que precisa ser substituído. As ações irão garantir maior confiabilidade operacional do sistema de esgotamento sanitário da área e é mais uma iniciativa do Programa Cidade Saneada, executada pela Compesa, em parceria com a BRK Ambiental.


Controladoria de Pernambuco formaliza adesão à Rede +Brasil

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) formalizou adesão à Rede +Brasil. O acordo de cooperação técnica foi firmado no início deste mês junto ao Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Com vigência de cinco anos, a parceria estabelece o desenvolvimento de ações compartilhadas, incluindo a melhoria da gestão nos processos de transferências da União; a promoção e realização de ações de capacitação; e o aprimoramento e implementação de atividades de comunicação e transparência.

“Com essa parceria, conseguiremos qualificar ainda mais nossa equipe no uso da plataforma, para que as informações disponibilizadas pela ferramenta possam ser utilizadas na tomada de decisões, no planejamento e na verificação da efetividade das políticas públicas. Com o compartilhamento de informações e metodologias, também conseguiremos multiplicar conhecimentos entre os gestores do Poder Executivo estadual, incentivando o monitoramento e o controle social dos investimentos públicos e melhorando os processos de captação de recursos”, destaca a secretária da SCGE, Érika Lacet.

Acordo firmado, a SCGE dará início às etapas previstas no plano de trabalho. “Vamos indicar os servidores que acompanharão a execução do convênio e o cadastramento para o acesso ao painel gerencial da Rede +Brasil. A partir desses procedimentos, a cada seis meses devemos gerar relatório das atividades realizadas no período”, explica a diretora de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), Thaís Oliveira.

HISTÓRICO – A Rede +Brasil foi instituída pela Portaria nº 33, de 22 de janeiro de 2020, com objetivo de promover maior integração entre os parceiros, com vistas ao fortalecimento da governança corporativa, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União.

Composta por órgãos e entidades públicas e privadas, a rede foi constituída para o aprimoramento, a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos relativos à gestão dos recursos repassados pela União e operacionalizados por meio da Plataforma +Brasil, instituída pelo Decreto nº 10.035, de 1º de outubro de 2019.

Imprensa SCGE PE

HMA coloca em prática Protocolo de Sepse

A sepse é responsável por cerca de 25% das ocupações nos leitos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Brasil, podendo levar à morte até 55% desses pacientes. É a causa de uma em cada cinco mortes no mundo. Com dados sempre tão alarmantes e preocupantes, a classe médica se volta, todos os anos, a alertar para a doença e reserva o dia 13 de setembro para conscientizar sobre a enfermidade, popularmente conhecida como “infecção generalizada”. 

Visando a prevenção e o combate à doença, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Miguel Arraes (CCIH/ HMA), em Paulista, retoma o assunto e implementa o Protocolo de Sepse na unidade. 

Definida como uma resposta inadequada do próprio organismo contra uma infecção localizada em qualquer órgão, a sepse ainda é desconhecida para 93% dos entrevistados em uma pesquisa do Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS) em 134 municípios brasileiros, o que leva ao atraso na procura das pessoas por atendimento médico e, consequentemente, ao tratamento. 

O objetivo da CCIH, em parceria com a Educação Permanente, é capacitar médicos, profissionais de enfermagem e intensivistas a lidar com a enfermidade, orientando assim a população sobre o assunto. Seguindo essa diretriz, 16 protocolos de sepse foram abertos em agosto, primeiro mês de indicadores analisados na instituição, possibilitando, em cada caso, identificar a doença e tomar as medidas necessárias adequadas para reduzir a mortalidade. 

Segundo o médico Noel Loureiro, coordenador da UTI do Hospital Miguel Arraes, bons hábitos de saúde ajudam tanto o paciente quanto quem cuida dele, e uma das principais medidas para prevenir as infecções associadas aos cuidados de saúde continua sendo a higiene das mãos. “Na UTI, as infecções contribuem para prolongar a permanência dos pacientes dentro do hospital e aumentar o risco de morte. O simples gesto de lavar as mãos reduz em até 40% o risco dessa contaminação”, explica dr. Noel. Além da higiene das mãos, profissionais de saúde devem atentar também para medidas como o uso racional de antimicrobianos e o uso adequado das precauções de contato, a vigilância epidemiológica e a limpeza do ambiente para auxiliar na prevenção à sepse. 

Segurança do Paciente - Para chamar atenção sobre a sepse e alertar para a importância da assistência segura, a Gerência de Risco do HMA, em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o setor de Educação Permanente, promovem, a partir desta segunda-feira (14), a Semana de Segurança do Paciente, com foco também no Dia Mundial da Segurança do Paciente comemorado em 17 de setembro. 

Durante toda a semana, usuários e colaboradores do Hospital Miguel Arraes estarão recebendo garrafas de álcool em gel e orientações sobre como garantir ambientes mais protegidos nas áreas de assistência à saúde, inclusive com instruções sobre metas de segurança, com enfoque em riscos de queda. Este ano, diante do desafio da pandemia do Novo Coronavírus, o slogan da campanha é “Trabalhadores da saúde seguros, pacientes seguros”. A ação acontece na área externa do prédio da Administração do HMA.

Com informações da jornalista Iana Gouveia

Prorrogadas inscrições para bolsas de estudos oferecidas pelo Colégio Motivo

Foram prorrogadas as inscrições para o Programa de Bolsas do Ensino Médio da Cogna, holding da Saber, da qual o Colégio Motivo faz parte. A nova data para se inscrever no programa vai até o dia 16 de setembro. Em Pernambuco, serão duas vagas, destinadas à alunos de escola pública, que irão ingressar no Ensino Médio em 2021. Um dos requisitos para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos. 

As vagas estão disponíveis para a unidade de Boa Viagem e as inscrições podem ser feitas através do site https://www.institutosomos.org/. A seleção será feita em quatro fases, que começa com a inscrição, o envio de um questionário socioeconômico e um vídeo feito pelo aluno. Após isso, a escola irá avaliar a situação acadêmica do estudante e por fim, a entrevista. O resultado dos selecionados deverá sair no fim de novembro, após conclusão de todas as etapas. 

Os candidatos aprovados irão iniciar o ano acadêmico de 2021 na unidade de Boa Viagem, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. Durante o primeiro ano letivo haverá uma mentoria para auxiliar o aluno no novo contexto escolar. A bolsa contempla os três anos do ensino médio.