segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Parceria entre o Shopping Norte Janga e as Mulheres Articuladas de Paulista vai promover o 'Natal Especial da Melhor Idade' na segunda (23)


Para levar diversão e cidadania aos idosos da cidade de Paulista, uma parceria entre o Shopping Norte Janga e as Mulheres Articuladas do município vai promover o 'Natal Especial da Melhor Idade'. Dentro da programação que será realizada na segunda-feira (23), das 8h ao meio-dia, os participantes terão palestras sobre o Estatuto do Idoso e serviços diversos, como corte de cabelo, maquiagem e atividades para o bem-estar e saúde, com aulas de Zumba e apresentações musicais.

Segundo a vice-presidente das Mulheres Articuladas de Paulista, Kika Valquíria, o evento é de suma importância para um público que ainda continua invisível na sociedade e precisa de todo o apoio para exercer seus direitos. "Quanto mais integramos o idoso ao acontecer do município, mais benefícios teremos na cidade. A experiência dessas pessoas é sem igual e momentos assim permitem que os mesmos continuem sendo protagonistas ativos da sociedade", disse Valquíria.

Ainda sobre o assunto, a CEO da administração do Shopping Norte Janga, Dra. Cléia Alves, ressaltou a ação. "Na economia de Paulista, muitos lares têm como chefes os idosos que contribuem com o desenvolvimento comercial da cidade. Este centro comercial tem por responsabilidade acolher eventos que destaquem a importância do idoso na sociedade. Ficamos gratos à entidade das Mulheres Articuladas do município por escolher o mall de compras como espaço para promover benefícios a esse público diferenciado", concluiu Alves.

Grupo de capoeira Pernambuco Arte Cultural agitou a Zona Norte do Recife com batismo e troca de cordas


No último domingo (15), foi realizado o 46º Batismo e Troca de cordas do grupo de capoeira Pernambuco Arte Cultural no COMPAZ Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, tendo como graduados o Professor Binnho, Professor Lucas, Monitora Risomar, Monitor Tonelada, Monitor Mandrake, Formado Jackie, Formado Touro e muitos alunos batizados e com trocas de cordas. O evento contou com um público de 170 pessoas prestigiando a arte marcial brasileira. 


‘’O grupo tem levado cidadania e mudança de vida aos jovens do Recife através da arte’’, explicou um dos membros da organização do evento, Mestre Vicente Morcego. 

Com 39 anos de existência, o grupo Pernambucano Arte Cultural usa a capoeira como instrumento de inclusão social e cultura de paz, tendo como principais nomes os mestres Morcego, Caboclo e Didi, e 11 centros de treinamento espalhados pela Região Metropolitana do Recife. Com grande apoio do COMPAZ, hoje tem muitas alunos e ex-alunos com formação acadêmica. 

*Mais informações via instagram:* 
@pernambucoartecultural



Programação do Ciclo Natalino e Réveillon de Fernando de Noronha promete encantar moradores e turistas


A Administração de Fernando de Noronha divulgou, nesta sexta-feira (13), a aguardada programação do segundo Ciclo Natalino e do Réveillon 2025, que promete momentos inesquecíveis para moradores e turistas. As celebrações começam no dia 19 de dezembro e seguem até o dia 4 de janeiro, com atrações que vão desde concertos até shows na virada do ano.


*Destaques do Ciclo Natalino*

A festividade no arquipélago vai ter início no dia 19 de dezembro (quinta-feira), com uma apresentação natalina, na praça de São Miguel, às 19h30. Na sacada do Palácio São Miguel, o concerto natalino Jesus Nasceu! Natal de Todos! reunirá servidores, moradores e convidados em uma celebração especial.

O Desfile do Bombeiro Noel promete encantar crianças e adultos na Praça São Miguel. O bom velhinho circulará em um carro do Corpo de Bombeiros, distribuindo brinquedos para a criançada. Além disso, os ajudantes do Bombeiro Noel animarão os pequenos com muitas brincadeiras e jogos. A tradicional Missa do Galo será realizada na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, enquanto o culto especial promovido pela Igreja Assembleia de Deus acontecerá na Praça São Miguel. A festa será encerrada com mais uma apresentação.


*Réveillon na Praia do Porto*

A grande festa da virada será na Praia do Porto e contará com um line-up repleto de ritmos e energia contagiante! O evento contará com sets eletrônicos ecléticos do DJ Cardona, o samba animado do grupo Samba Pros Amigos, e o melhor do brega pernambucano com as bandas Conde e Sentimentos.

Para abrilhantar a virada, Chico César traz grandes clássicos da música brasileira. E, para encerrar a festa em grande estilo, a dupla Lucca e Wilker promete muita animação com seus sucessos sertanejos.

*Facilidades de Transporte*

Até as 23h, dois ônibus estarão em circulação nos horários regulares.

Para garantir que ninguém fique de fora das comemorações, preparamos um esquema especial de transporte para a virada do ano.

Da 0h às 5h, um ônibus expresso circulará para facilitar a locomoção durante a madrugada de festa. A partir das 4h, um ônibus extra começará a operar para atender a demanda dos primeiros momentos do ano novo.

A administradora do arquipélago, Thallyta Figuerôa, destacou que a programação do segundo Ciclo Natalino e do Réveillon foi planejada para transmitir o verdadeiro significado desse período. Encerramos um ano de muitas conquistas e avanços para a ilha. O Natal, para nós, é uma forma de demonstrar o amor e a gratidão por este lugar tão especial. É uma oportunidade de refletir e agradecer por tudo que vivemos em 2024. Cada detalhe da programação foi pensado com esse cuidado, para celebrar juntos esse momento tão significativo, afirmou.

O superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da ilha, Thiago Correia, está ansioso para as celebrações de fim de ano. Nossa ideia é viver o Natal de forma tradicional, com apoio às festividades religiosas e momentos especiais para as crianças. Este ano, teremos também um concerto inédito, que promete emocionar e ficar na memória de moradores e visitantes. Já para o Réveillon, tudo foi pensado com muito cuidado para destacar a cultura, a música e a energia única da nossa ilha , comentou Thiago.

*Programação do Ciclo Natalino e Réveillon em Noronha*

*Ciclo Natalino:*

* 19/12 - Apresentação natalina | Praça São Miguel | 19h30

* 20 e 21/12 - Concerto Natalino | Palácio São Miguel | 20h

* 22/12 - Desfile do Papai Noel | Praça São Miguel | 19h

* 24/12 - Missa do Galo | Igreja Nossa Senhora dos Remédios | 20h

* 25/12 - Culto da Igreja Assembleia de Deus | Praça São Miguel | 19h

* 04/01 - Encerramento ciclo natalino 

*Réveillon - 31/12:*

* 20h - DJ Cardona

* 20h30 - Lucca e Wilker

* 22h - Conde Só Brega

* 23h30 - Chico César 

* 1h15 - Sentimentos

* 3h - Samba pros Amigo

* Encerramento

Pernambuco é reconhecido como Região do Esporte nas Américas pela Aces Europe


Pernambuco foi internacionalmente reconhecido como Região do Esporte nas Américas, tornando-se o primeiro estado do Brasil a receber essa honraria. O título foi concedido pela Aces Europe (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto) durante uma cerimônia oficial, realizada nesta quinta-feira (12), na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica. A premiação é o resultado de um processo de avaliação, que inclui reuniões e vistorias a espaços esportivos em todo o território estadual. Pernambuco agora se destaca como modelo de referência em desenvolvimento e incentivo esportivo.

“É com muito orgulho que recebemos essa honraria. Ela é fruto das entregas que temos feito desde o ano passado, porque entendemos a importância do esporte como um instrumento de inclusão social. A prática esportiva está associada à educação e à cultura, alguns dos principais valores para a formação dos cidadãos”, comemorou a governadora Raquel Lyra.


A Aces Europe, vinculada ao Parlamento Europeu e com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é uma organização sem fins lucrativos que atribui, anualmente, títulos a cidades e estados que promovem o esporte de maneira democrática em seu território. A indicação ao prêmio é o resultado de uma análise, que segue os critérios das entidades, dos programas esportivos em execução, dos processos de implementação e de investimentos realizados pelo estado. A premiação busca enaltecer as políticas públicas com ênfase no esporte educacional, valorizando não apenas as conquistas esportivas, mas também a inclusão social, a promoção da saúde e a formação cidadã.

O secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, comemorou o reconhecimento conquistado pelo Estado e destacou a ampliação dos investimentos esportivos. "Essa conquista é o resultado direto dos significativos investimentos realizados no esporte, desde a base, do educacional, ao alto rendimento, além do trabalho integrado que temos desenvolvido em todos os municípios. É uma vitória de todos que constroem, diariamente, essa trajetória", disse.


A premiação internacional reconhece a importância das políticas públicas que Pernambuco tem desenvolvido para transformar o esporte em um instrumento de inclusão e cidadania. Nos últimos anos, o Estado investiu na construção de quadras e na distribuição de kits esportivos nas escolas da rede estadual de ensino e ampliou os investimentos nos programas Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Time PE, assim como na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Além disso, fomentou pequenos projetos esportivos em todo o estado, reafirmando o compromisso de tornar o esporte acessível a todos os pernambucanos. 

“Pernambuco receber esse título é algo que muito nos orgulha, por ser um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido e pelo apoio que tem sido dado pela governadora Raquel Lyra e pela vice-governadora Priscila Krause. Elas entendem o esporte como um veículo totalmente intersetorial que perpassa pela educação, saúde, lazer, direitos humanos, criança e juventude, mulher, e por todas as secretarias que fazem parte do escopo do nosso governo. Parabéns a todos os pernambucanos pelo prêmio, em especial para aqueles que compõem a comunidade esportiva, aos atletas, os técnicos e gestores”, disse o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

Com o prêmio, Pernambuco se junta a uma seleta lista de cidades, estados e regiões reconhecidos globalmente por suas iniciativas esportivas. Desde que a Aces Europe expandiu o prêmio para a América do Sul, em 2022, esse título tem servido como uma importante vitrine para destacar a força do esporte como meio de desenvolvimento social. O estado agora carrega essa responsabilidade, mostrando que o esporte é, de fato, uma prioridade em sua gestão pública.

Fotos:
1 e 2: Janaína Pepeu/Secom
3: Divulgação

Prefeito eleito de Camaragibe, Diego Cabral escolhe mais seis secretários para sua equipe de governo


Prefeito eleito de Camaragibe para os próximos quatro anos, Diego Cabral (Republicanos), anunciou, nesta segunda-feira (16), os nomes de mais seis novos secretários que farão parte da sua gestão, a partir do próximo dia 2 de janeiro. Foram escolhidos Rosa Santana, para a presidência da Fundação de Cultura de Camaragibe, Antônio Neves, para a secretaria de Assuntos Jurídicos, Fernando Martins, na pasta da Infraestrutura, Alex Souza, para a secretaria de Licitações e Contratos, Paulo Freitas, para a Administração, e Wagner Maciel, para secretaria de Planejamento Estratégico.

“Meu compromisso com o povo de Camaragibe também é este, formar uma equipe de gestão com ampla experiência e conhecimento técnico para implementar todas as melhorias que o nosso município necessita. Confio no trabalho de cada um deles e tenho a convicção de que, juntos, vamos transformar Camaragibe em um lugar melhor para se viver e com um futuro promissor", afirmou Diego Cabral.

Rosa Santana é graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e possui longa trajetória em gestão pública e projetos. Foi diretora da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), secretária-executiva da Mulher em Vitória de Santo Antão e gerente de articulação estadual da Secretaria Executiva da Copa.

Advogado formado pela Unicap e gestor com ampla experiência pública nos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, Antônio Neves é pós-graduado em Direito Público e Processo Legislativo pela Universidade de Pernambuco (UPE), pós-graduado em Direito Eleitoral pela Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) e possui MBA em Administração pela PUC-RS. Foi presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e conta passagens na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e por renomados escritórios de advocacia.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fernando Martins possui MBA em Infraestrutura de Transportes e Rodovias e formação em Avaliações de Imóveis e Perícias Judiciais. Atualmente, é secretário de Infraestrutura do Cabo de Santo Agostinho.

Wagner Augusto de Godoy Maciel é advogado graduado pela Unicap com militância em ramos do direito público e privado. É pós-graduado em Direito Regulatório pelo Cedin  Law e em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Já atuou no Senado Federal, Sistema S (Sest/Senat), Governo de Pernambuco, Governo Federal, ministérios da Integração Nacional e Minas e Energia, e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Também foi conselheiro da Eletrobras Eletrosul, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Metrô de Brasília e BRB DTVM. Atualmente, ocupa o cargo de assessor de planejamento estratégico e articulação institucional da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE).

Alex de Souza é formado em Direito com especializações em Direito Público Administrativo e Licitações e Contratos, pelo Grupo Centrum. Foi presidente da Comissão de Licitações de Obras do município do Paulista por oito anos, assessor jurídico da Secretaria de Infraestrutura de Ipojuca, gerente de Licitações de Paulista, gestor de Contratos na CPRM, assessor em Licitações em Contratos das secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos e Educação de Camaragibe e assessor em Licitações e Contratos nas Secretarias de Obras e Serviços Públicos e Educação de Moreno.

Paulo Freitas é economista e sociólogo, servidor de carreira da Justiça do Trabalho e tem especialização em Administração Pública e Cidades Inteligentes. Possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Pessoas.

*Secretariado –* Até o anúncio de hoje, Diego Cabral já havia definido outros seis nomes do seu secretariado. Além da vice-prefeita eleita, Comandante Débora (PT), que vai assumir a nova Secretaria da Mulher, o republicano escolheu a nutricionista Ana Pérez para a Secretaria de Saúde, o coronel do Corpo de Bombeiros de Pernambuco Luciano Alves Bezerra da Fonsêca para a Secretaria de Defesa Civil, o jornalista Rossini Barreira para a secretaria de Comunicação, e os advogados Antônio Xavier Borba Neto para a chefia de Gabinete e Luís Rogério Lins e Silva, para a Procuradoria-Geral do município.

Matrículas 2025: Confira as Próximas Etapas do Cronograma na Rede Municipal de Paulista


A Secretaria de Educação de Paulista inicia nesta segunda (16/12), o período de pré-matrícula online para novos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, estão sendo oferecidas 4.111 novas vagas distribuídas entre as modalidades de Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental I e II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O procedimento pode ser realizado até o dia 30 de dezembro de 2024, por meio do portal oficial: https://matriculas.edu.paulista.pe.gov.br/.

Do total de vagas, 192 são destinadas para a Creche, enquanto a Pré-Escola disponibiliza 1.046 vagas. Para o Ensino Fundamental, são oferecidas 1.594 vagas nas séries iniciais e 748 vagas nas séries finais. Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta com 335 vagas para as fases I e II e 193 vagas para as fases III e IV.

Cronograma e Procedimento

Pré-Matrícula Online: De 16 a 30 de dezembro de 2024.

Efetivação Presencial: De 2 a 14 de janeiro de 2025 para os estudantes que realizaram a pré-matrícula.

Matrícula Presencial (sem pré-matrícula): De 15 a 31 de janeiro de 2025, sujeita à disponibilidade de vagas.

Os pais ou responsáveis devem acessar o link para preencher o formulário com os dados do estudante e escolher a unidade escolar desejada. A Secretaria reforça a importância de cumprir os prazos estabelecidos para garantir a vaga.

Diplomação de Ramos e Felipe marca forte compromisso com Paulista a partir de 2025


O prefeito eleito de Paulista, Ramos, o vice-prefeito, Felipe Andrade, e os vereadores eleitos e reeleitos foram diplomados em cerimônia solene realizada nesta segunda-feira (16), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento, organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), marcou o encerramento oficial do processo eleitoral e habilitou os eleitos para tomarem posse em janeiro de 2025.


Na ocasião, Ramos destacou a importância de uma gestão eficiente e focada nas necessidades da população. “Vamos fazer um choque de gestão na cidade pra que possamos, em cem dias, colocar as coisas no lugar. Onde não tiver um médico, vai estar um médico, onde não tiver o professor, vai estar um professor”, afirmou. 


O prefeito eleito também reforçou seu compromisso em trabalhar lado a lado com o povo. “Tenho certeza absoluta que a expressão de voto que o povo me deu, nós vamos trabalhar muito junto com esse povo, pra humanizar a Paulista e fazer uma Paulista melhor para todos”, concluiu.


Ao lado de Ramos, o vice-prefeito Felipe Andrade reafirmou a prioridade de uma administração voltada para as demandas mais urgentes do município, buscando melhorias em áreas como saúde, educação e infraestrutura.


Além da diplomação de Ramos e Felipe, vereadores eleitos e reeleitos de Paulista também receberam seus diplomas. O ato simboliza o início de um novo ciclo político para o município, marcado pela promessa de mudança, trabalho e humanização na gestão pública.

A cerimônia reuniu autoridades, familiares, convidados e um público expressivo, reforçando a importância do momento para a cidade de Paulista. O evento também contou com a diplomação de prefeitos, vices e vereadores eleitos de outras cidades da Região Metropolitana do Recife, como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PE no YouTube, garantindo que a população pudesse acompanhar o evento. Com a diplomação concluída, Ramos e Felipe estão oficialmente habilitados para iniciar seus mandatos a partir de janeiro de 2025, trazendo expectativas de um futuro mais próspero para Paulista.

Vereadora eleita Jeane Cândido é diplomada e agradece apoio no último pleito


A vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Jeane Cândido do Partido Renovação Democrática – PRD - foi diplomada nesta segunda-feira (16) pela Justiça Eleitoral. A cerimônia conjunta do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Olinda.

A parlamentar reafirmou que continuará atuando ao lado da população, das lideranças comprometidas com seu projeto, do prefeito reeleito Mano Medeiros, do deputado federal André Ferreira e do presidente do PL, Anderson Ferreira. “Essa conquista não é só minha, continuarei meu trabalho por Jaboatão aliada ao prefeito Mano e das pessoas que acreditaram na força de uma mulher. Esse diploma que hoje recebo é dos jaboatonenses e por eles, trabalharei todos os dias . Agradeço imensamente a Deus que meu guia sempre“, frisou emocionada .

A solenidade marcou o encerramento oficial do pleito de 2024. Jeane Cândido, conhecida como a ” Vereadora do Povão”, foi eleita nas Eleições deste ano com 2.901 e atuou como suplente na Câmara Municipal. A parlamentar é reconhecida por ter um trabalho desenvolvido na saúde do município, nas indicações de obras com acessibilidade e assistência social.

*Fotos : João Gabriel*

Vereadores eleitos são diplomados



Os 37 vereadores eleitos para a próxima Legislatura (2025-2028) na Câmara Municipal do Recife foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no final da tarde desta segunda-feira (16). A cerimônia foi realizada no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na ocasião também receberam os diplomas do TRE-PE, o prefeito João Campos (PSB) e o vice-prefeito Victor Marques PCdoB).

Vereadores eleitos são diplomados
A solenidade de diplomação reuniu, ainda, os candidatos eleitos ao cargo de vereador, prefeito e vice-prefeito das cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. A diplomação é o ato que encerra o processo eleitoral e habilita os eleitos a tomarem posse, sendo realizada a entrega dos diplomas pelos juízes eleitorais de cada cidade.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), a diplomação é um momento importante, além de ser também um passo a ser vencido no processo eleitoral. "Depois das eleições, de ter sucesso, através da escolha pelo voto popular, a gente cumpre os ritos. Ser diplomado, é um passo importante, para estar preparado para o próximo passo que é a posse". Todo o processo eleitoral, que se completa com a diplomação e posse, de acordo com o parlamentar, é um "momento que fica marcado na história", uma vez que se elegem novos representantes da cidade do Recife,

Romerinho Jatobá comentou, ainda que "é uma honra poder fazer parte desse pleito, tendo sido escolhido por mais de 20 mil recifenses, tendo uma votação recorde, sendo o vereador mais votado desse pleito e o terceiro mais votado da história. Isso nos traz uma responsabilidade muito grande, mas a gente está preparado, sabe o serviço que a gente tem pela frente, e a gente vai poder trabalhar muito em prol do povo da nossa cidade" 

Posse - No próximo dia 1º de janeiro será realizada a posse do prefeito João Campos, do vice-prefeito Victor Marques e dos vereadores eleitos do Recife. A cerimônia será realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, às 15h.

Relação dos vereadores do Recife eleitos e diplomados pelo TRE-PE:

 1 – Aderaldo Pinto – (PSB)

2 - Alcides Teixeira Neto – (Avante)

3 - Alef Collins (PP) *

4 - Agora é Rubem (PSB)*

5 - Ana Lúcia (Republicanos)

6 - Andreza Romero – PSB

7 - Carlos Muniz – (PSB)

8 - Cida Pedrosa- (PCdoB)

9 - Davi Muniz- (PSD)

10 - Eduardo Mota (PSB)*

11 - Eduardo Moura (Novo)*

12 - Eriberto Rafael (PSB)

13 - Fabiano Ferraz (PMDB)

14 – Felipe Alecrim (Novo)

15 - Felipe Francismar (PSB)

16 - Flávia de Nadegi (PV)*

17 - Fred Ferreira - (PL)

18 - Gilberto Alves - (PRD)

19 - Gilson Machado Filho (PL)*

20 - Hélio Guabiraba (PSB)

21 - Jô Cavalcanti (PSOL)*

22 - Júnior Bocão – (PSD)

23 - Júnior de Cleto (PSB)*

24 - Kari Santos (PT)*

25 - Liana Cirne – (PT)

26 - Luiz Eustáquio – (PSB)

27 - Marco Aurélio Filho – (PV)

28 - Natália de Menudo – (PSB)

29 - Paulo Muniz – (PL)

30 - Rinaldo Junior (PSB)

31 - Rodrigo Coutinho (Republicanos)

32 - Romerinho Jatobá (PSB)

33 - Samuel Salazar – (MDB)

34 - Tadeu Calheiros – (MDB)

35 - Thiago Medina (PL)*

36 - Wilton Brito (PSB)

37 - Zé Neto (PSB)

  *Eleitos para o primeiro mandato na Câmara Municipal do Recife

 


Ryu Uchihara: Um japonês de alma pernambucana

 

Ele tem cara de galã de dorama, um jeitinho kawaii de ser mas se você conversar com ele nos primeiros minutos, num instante vai perceber que ele é um boyzinho presença, desenrolado que só e de tabacudo, ele não tem nada. Assim é Ryu Uchihara, formado em Direito e digital influencer de 26 anos, que trocou uma carreira jurídica no País do Sol Nascente para viver na terra do sol escaldante.

Tamanha identificação com a Capital Pernambucana rendeu a Uchihara até mesmo o Título de Cidadão Recifense, em junho deste ano, honraria proposta pela Comissão Executiva da Casa, e que foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB). Vivendo na cidade desde janeiro, Ryu se considera “100% adaptado” ao modo recifense de vida. E sim, como todo pernambucano de coração, apaixonou-se pelo futebol local. Virou torcedor do Sport e é fã do “cazá-cazá”.

Na cultura japonesa, o trabalho duro é muito valorizado e com o “japonês pernambucano” não foi diferente. “Eu acordava de 5h da manhã para trabalhar no escritório, só que eu queria aproveitar mais a vida e eu nunca valorizei isso de trabalho duro não... kkkkk”, revela. Formado em Direito no Japão, não pensou duas vezes quando decidiu fazer intercâmbio no Brasil em 2021. Ao conhecer o Recife, aprendeu o “pernambuquês” e decidiu que o seu destino era a Veneza Brasileira. “Já era meu sonho morar fora do Japão e quando tive oportunidade de voltar, decidi viver aqui”, revela.

Ao se mudar para o Recife, Uchihara recebeu muito carinho do povo, que acha muito divertido ver um japonês falando o dialeto recifense. “Eu sou muito grato por vocês que sempre me acolhem muito bem. Me deem muito carinho. Sempre me tratam muito bem. Espero conseguir retribuir algo a vocês em alguma forma e que sempre gostem de tudo isso”. Está tão adaptado à cultura local, que hoje gosta de comer cuscuz e feijoada e aprecia o brega e as músicas de Alceu Valença. Suas raízes japonesas só voltam na hora de ver animes dos estúdios Ghibli, seus preferidos.

Recentemente, recebeu a visita de sua mãe. “Ela simplesmente gostou daqui. Levei ela para conhecer as pessoas mais próximas a mim, além dos lugares que e ela mesma disse que ficou mais aliviada”. Não é pra menos. Ryu é filho único e seus irmãos acabam sendo seus muitos amigos pernambucanos.

E que conselho o japonês de alma pernambucana daria para qualquer pessoa que sonha em mudar de país? “Eu diria ‘só vai!’, porque, querendo ou não, em outro país, você pode fazer sucesso mas se não conseguir, se pode voltar para o seu país e recomeçar! Eu não gosto de me arrepender de coisas que não fiz”, afirma. De tão ligado a Pernambuco, perguntei qual a sua frase favorita, e ele disse: “Não sei, só sei que foi assim... hahahahaha”, finaliza.


Raio X:

Nome: Ryu Uchihara
Data de Nascimento: 25/03/1998
Local de Nascimento: Tóquio
Formação Acadêmica: Direito
Trabalho Atual: Digital Influencer

Nipo-Brasileiro Hiroshi Taniguchi é homenageado em Porto Alegre

 

O consultor e especialista em fornos industriais Hiroshi Taniguchi (de chapéu na foto) recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão em uma cerimônia ocorrida no Consulado do Japão em Porto Alegre – RS. Além de Taniguchi, também foi agraciada a professora de Língua Japonesa e ex-diretora da Escola Modelo do Centro de Promoção da Língua Japonesa de Porto Alegre, Hideko Osawa Gutierrez. Os diplomas foram entregues pelo cônsul Kazuyoshi Shimizu, que parabenizou os homenageados e enalteceu as contribuições de ambos para com a sociedade local, e pelo fortalecimento dos laços de amizade e intercâmbio entre o Japão e o Brasil.

Taniguchi é nascido na cidade japonesa de Hiroshima, mas vive no Brasil há muitos anos. Desde a década de 1970, é especialista em fornos industriais TT. Paralelamente às atividades profissionais – que exerce até os dias atuais – Hiroshi é uma pessoa dedicada à Cultura Japonesa em todos os seus aspectos. Ele presidiu o comitê diretivo da Escola Modelo de Língua Japonesa e foi vice-presidente da Associação de Cultura Japonesa.

Além disso, sempre trabalhou muito pela promoção da língua e a cultura japonesas ao liderar, como presidente, a organização do Festival do Japão entre os anos de 2014 e2016, lançando as bases para o modelo de evento atual, que atrai mais de 70.000 visitantes. Também é presidente da Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul desde 2018, por meio da qual tem contribuído significativamente para promover a compreensão mútua e a amizade entre o Japão e o Brasil.

Atualmente, Hiroshi Taniguchi preside a Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul desde 2018, por meio da qual tem contribuído significativamente para a promoção da compreensão mútua e a amizade entre o Japão e o Brasil, bem como fomentado a união entre os membros e famílias que compõem a entidade, elevando e cultivando o bem-estar dos japoneses e nipo-brasileiros que vivem na região.

O Diploma de Honra ao Mérito da Ministra dos Negócios Estrangeiros é concedido a indivíduos e grupos com realizações notáveis ​​em campos internacionais, a fim de reconhecer as suas contribuições para a promoção da amizade entre o Japão e outros países e áreas. O Ministério dos Negócios Estrangeiros no Japão tem à frente a ministra Yoko Kamikawa

Nota do Blog: Não é apenas no Sul que Hiroshi-San incentiva as pessoas no estudo da língua e cultura japonesas. Esta blogueira que vos escreve estuda o idioma japonês há quase três anos e sempre troca ideias com o Sr. Taniguchi. Muitas delas em japonês!

おめでとう、浩さん!!!

#SendoProsperidade Mariângela Borba

 

Natal, festa para Jesus ou pagã?
Qual a origem da festividade?


Mariângela Borba


Olá gente linda que acompanha o #SendoProsperidade também aqui no blog da Taís Paranhos. Tudo bem? Estou de volta com o lema: positividade sempre nas nossas vidas! É com muita alegria que, após um breve intervalo, neste domingo da alegria, ou, domingo Gaudete, retorno com a coluna Sendo Prosperidade aqui no blog da querida Taís Paranhos.

Mas por quê Domingo da alegria?

Essa expressão “gaudete” está no imperativo plural do verbo latino “gaudere”, que significa “alegrar-se”. Dessa maneira, “gaudete” traduz-se por “alegrai-vos”. Trata-se, justamente, da primeira palavra retirada da antífona de entrada da Santa Missa celebrada desse dia: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! " Falta, apenas , uma semana. Essa oração foi retirara da carta da São Paulo aos Filipenses (cf. Fl 4,4-5). Não foi à toa que o anjo de Deus disse a Virgem Maria: Alegra-te, cheia de graça, porque o Senhor está contigo. A causa da alegria da Virgem Maria não é outra senão a proximidade de Deus.

Segundo a Fé Cristã, o Natal comemorado no dia 25 de dezembro, celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura mais importante do Cristianismo. Mas a cultura romana seria a responsável por definir a data, que coincide com a Saturnália (culto ao deus Saturno). O dia 25 de dezembro foi escolhido por coincidir com o solstício de inverno no Hemisfério Norte, que, segundo a geografia, é conhecido como a "noite mais longa do ano". Naquela época, o calendário seguido era o juliano. A data simbolizaria justamente que Cristo é a luz do mundo.

E foi assim que o Natal se transformou numa festa que mistura tradições de muitas origens com um consumismo desenfreado que, apesar do comércio eletrônico, continua mobilizando as ruas das cidades. As luzes, as árvores, as compras, as feiras e o jantar da firma talvez não nos deixem ver o principal: o Natal é uma festa religiosa, em que os cristãos celebram o nascimento de Jesus. Mas, se pesquisamos um pouco mais, vemos que sua origem se perde na Antiguidade, nas primeiras e remotas crenças humanas, às quais, ao longo dos séculos, foram se incorporando novas tradições. Desde o Império Romano, o Natal tem sido uma luta entre elementos religiosos e pagãos, entre a festa e a liturgia, que se prolonga até às lojas.

O historiador Richard Cohen, da universidade hebraica de Jerusalém, o relata, em seu livro Persiguiendo el Sol: La historia épica del astro que nos da la vida (perseguindo o sol: a história épica do astro que nos dá a vida) que “praticamente todas as culturas têm uma forma de celebrar esse momento”. “O aparente poder sobrenatural para governar as estações, que se manifesta nos solstícios, inspirou reações de todos os tipos: ritos de fertilidade, festivais relacionados com o fogo, oferendas aos deuses”, afirma Cohen. Nessa mesma época do ano, em meados de dezembro, os antigos romanos festejavam a Saturnália, festival em que eles ofereciam presentes entre si, mas também trocavam os papéis sociais, uma mistura entre nosso Natal e o Carnaval.

E por quê 25 de dezembro?

Os historiadores não sabem com precisão quando o Natal surgiu, embora exista uma teoria que aponte o papa Júlio como criador dessa festividade, em 350. Acredita-se que, em algum momento, entre os séculos II d.C. e IV d.C.é quando começou a convencionar-se a o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro.

Papai Noel

Quanto ao Papai Noel, o antropólogo francês Claude Lévi-Stauss (1908-2009), afirmou ser muito confusa a sua origem, a começar pelos nomes que lhes são dados: São Nicolau, Santa Claus, Papai Natal, Papai Noel… Para ele, essa figura que conhecemos é uma invenção da modernidade, assim como a crença de que mora no polo Norte e anda num trenó puxado por renas. Em sua pesquisa sobre o Natal, Lévi-Strauss faz uma analogia entre a figura de Papai Noel com a de alguns mitos, como o dos índios do sudoeste dos Estados Unidos, a Kachina – espírito que encarna divindades ancestrais, que voltam periodicamente para punir ou presentear as crianças, dependendo do comportamento delas durante o ano. São pessoas da própria aldeia que, fantasiadas e mascaradas, se transformam nas Kachinas.

O tal bom velhinho de roupas vermelhas e faces rechonchudas só foi criado no século 19, nos Estados Unidos. Dizem também que foi o poeta Clement Clark Moore (1779-1863), estadunidense de tradição protestante, quem o criou. Em um poema escrito em 1822, ele falou da figura do velhinho com um saco de presentes nas costas, como sendo o Papai Noel.

Àrvore de Natal

Já a árvore de Natal, esta remonta ao fato de que a árvore é um símbolo importante para quase todas as religiões, as mais antigas. No entanto, as primeiras árvores decoradas de que se tem notícia surgiram na Alemanha do século 16, época da reforma religiosa.

Contudo, nós, os cristãos, temos direito de nos alegrar, mesmo diante das tristezas do mundo; temos o dever de manter a esperança, mesmo quando as possibilidades humanas fracassam; temos a oportunidade de continuar esperando ainda quando os nossos cálculos se mostrem errados. Porque nossa esperança e certeza não se fundam em nós nem em nossas possibilidades, mas naquele que vem, naquele que o Pai do céu nos envia, naquele que nunca conseguiremos conhecer totalmente, o Santo Messias, o Pai, Jesus, nosso Deus-Salvador. Sendo uma festa cristã, é vista universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.

Natal

Do latim ‘natális’, derivada do verbo ‘nascor, nascéris, natus sum, nasci’, significa nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Em inglês, a palavra ‘Christmas’ (Natal) provém das palavras latinas ‘Cristes maesse’, em inglês ‘Christ’s Mass” significa missa de Cristo. De ‘natális’ deriva também ‘natureza’, o somatório das forças ativas em todo o universo.

Outros povos da antiguidade também celebravam a data, seja pela chegada do inverno ou pela passagem do tempo. Como por exemplo os mesopotâmicos, que celebravam o “Zagmuk”, uma festa pagã em que um homem era escolhido para ser sacrificado. Isso porque eles acreditavam que no final do ano alguns monstros despertavam.

A promessa que acompanha o Nascimento de Cristo é a promessa da felicidade sem fim. Ora, desde os gregos, a filosofia já aponta que a finalidade última do homem é ser feliz. Em busca da felicidade é que as pessoas fazem todas as outras coisas.

A felicidade é chamada de fim último, bem em si mesmo. Não se busca ser feliz para conseguir outra coisa. A felicidade é o ponto de chegada e tudo o mais são meios. Ao nascer, a presença de Deus veio destruir o mal. O verdadeiro sentido do Natal é rico e convida as pessoas a fazerem uma revisão de suas próprias vidas.

O sentido do Natal é que Deus brilha na escuridão e visita o homem na dor e na pobreza. É preciso renovar as esperanças de que, em meio às ondas tempestuosas, a ajuda virá. Um ato de fé é preciso, mesmo em meio a decepções e escândalos. Lembremo-nos sempre da história da Família de Nazaré em condições tão adversas. José e Maria não desistiram. Não desistamos também!

Mariângela Borba é jornalista, social media, Produtora Cultural e especialista em Cultura Pernambucana.