sexta-feira, 4 de abril de 2025

30ª Caminhada da Fé será realizada neste final de semana, em Cupira; Thiago Brado é atração confirmada


A Prefeitura Municipal de Cupira confirma a contratação do cantor católico Thiago Brado como atração principal e apoia a realização da 30ª Caminhada da Fé, que será realizada neste final de semana, dias 5 e 6 de abril 

A caminhada Fé é um evento idealizado e realizado pelas paróquias de São João Batista e Nossa Senhora de Fátima, em Cupira, no Agreste. E é um evento que já entrou para o rol das manifestações religiosas mais tradicionais do interior de Pernambuco e maior peregrinação do Nordeste, em meio à natureza. 

O show de Thiago Brado será realizado na noite do dia 5 de abril, em frente à Matriz de São João Batistão, no centro da cidade, às 19h. E antecede a grande Caminhada que parte do mesmo local na madrugada do dia 6, às 4h, com destino ao sítio Serrote Liso, onde culmina com a Missa Campal, presidida pelo bispo, Dom Fernando Barbosa.

*Histórico*

A Caminhada da Fé foi criada em 1993, na época pelo pároco Padre Euberico Gilberto de Lima. E, todos os anos, os fiéis se concentram em frente à Paróquia São João Batista, no centro da cidade, onde tudo começou. Em seguida, os fiéis partem com destino ao sítio Serrote Liso, na área rural do município. O percurso da peregrinação é de 5km.

Durante a caminhada, jovens das paróquias realizam encenações teatrais baseadas nas 14 estações da “Via Crúcis”, de acordo com a fé católica, caminho percorrido por Jesus Cristo, do caminho do pretório até o calvário. Com histórico de reunir milhares de fiéis, neste ano, a Caminhada da Fé pretende reunir cerca de 15 mil pessoas, atraindo fiéis e peregrinos de várias localidades do Nordeste.

Filme de realidade virtual pernambucano “Toré Virtual - Uxilnexa Dmanedwa”, tem estreia nacional no 21º Acampamento Terra Livre, em Brasília


O documentário fantástico “Toré Virtual - Uxilnexa Dmanedwa”, filme imersivo 360 do cineasta e roteirista Hugo Fulni-ô em codireção com Carol Berger terá sua estreia nacional no 21º Acampamento Terra Livre (ATL), que ocorre de 07 a 11 de abril, em Brasília, Distrito Federal. O filme de 9 minutos, produzido por Rose Lima e coproduzido pelo Coletivo Fulni-ô de Cinema, LabPresença e Experimento Produções, é fruto de dois anos de trabalho, contando com pesquisa, filmagens e montagem. Este é o primeiro filme em realidade virtual do diretor indígena Hugo Fulni-ô, autor de outros filmes como “Yoonahle, a Palavra dos Fulni-ô” e “Guardiões de um Tesouro Linguístico”.

O curta-metragem é uma jornada sensorial conduzida pelo encantamento do Toré – dança ritualística do povo Fulni-ô – que ganha corpo e espaço na realidade virtual. Em círculo, ao ar livre, no território sagrado do Ouricuri, entre cantos melódicos, manobras corporais ancestrais e o pulsar do maracá, a dança invoca os encantamentos e a transmissão de conhecimentos entre três gerações.

Na narrativa imersiva que reproduz o rito com anciãos, jovens e uma criança, aprendemos como as forças ancestrais atravessam gerações, territórios, tecnologias e tempos para nos sensibilizar com suavidade e alegria.

*Um projeto coletivo e híbrido de salvaguarda da tradição Fulni-ô*

Criado em colaboração entre jovens realizadores indígenas e os mestres da tradição Fulni-ô, juntamente com tecnologistas criativos, educadores e produtores culturais, “Toré Virtual” é mais do que um registro – é um elo vivo de salvaguarda de tecnologias rituais.

Um gesto de salvaguarda, um espaço de escuta entre gerações, e uma provocação sobre como manter pulsante a transmissão de saberes ancestrais em um mundo cada vez mais fragmentado.

Mais que dança, mais que rito, Toré Virtual é uma celebração onde a herança ancestral pulsa através tecnologia para sentida além dos territórios, para tocar a alma e reconectar as pessoas com os saberes dos povos originários

Cerca de 80% do documentário fantástico é composto por movimentos corporais e dança, material captado em 2024, a partir de um laboratório realizado entre indígenas e artistas-tecnologistas no Aldeamento Indígena Fulni-ô, em Águas Belas (PE). 
O Projeto pioneiro, por alavancar manifestações de resgate da ritualidade ancestral através da dança em realidade virtual, formato pouco explorado no Brasil e até mesmo na América Latina. 

“É uma felicidade e uma honra estar lançando o filme no 21º Acampamento Terra Livre com um projeto que é um trabalho diferente dos filmes de documentário que já apresentamos por lá, do ponto de vista da produção tecnológica, mas que é tão pessoal quanto os outros filmes que realizei”, conta Hugo Fulni-ô. 

Após a estreia em exibição especial, o filme será lançado em festivais e mostras de cinemas brasileiros no segundo semestre de 2025. Ainda no primeiro semestre, será realizada a “Exposição Imersiva - Toré Virtual: imersão na dança de origem ancestral” que acontecerá em Recife e Águas Belas.

“Toré Virtual - Uxilnexa Dmanedwa” foi realizado com recursos da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal, fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023- Dança. Uma coprodução do Coletivo Fulni-ô de Cinema , o Lab Presença e a Experimento Produções, e conta com apoio do Instituto Fulni-ô de Cinema.

*Serviço:*
Estreia do filme “Toré Virtual - Uxilnexa Dmanedwa” 
Datas: 8, 9 e 10 de abril
Horário: das 19h às 21h
Local: Espaço FUNARTE (Eixo Cultural Ibero-Americano /Eixo Monumental / Brasília/DF)


_______________________________________________________
*Sinopse:*
Em uma experiência inédita com a tecnologia 360 graus, o que era antes invisível se revela no encontro com o Toré Fulni-ô. Partículas de luz, formas espirituais e sons sagrados, ganham expressão digital, tornando visível aquilo que, no ritual, conecta corpo e espírito através da fusão entre saberes e tecnologia. O filme imersivo salvaguarda a cultura Fulni-ô, transbordando os limites do olhar humano, frente a uma herança ancestral.

*Detalhes técnicos:*  
Brasil (2025), Documentário Fantástico, 9 min., Cor, Formato: Filme imersivo 360, Áudio: Ambisonic 1a ordem (1OA), Compatibilidade: Quest 2, Software: Blender e Davinci Resolve. 

*Ficha técnica:*
Direção e roteiro
Carolina Berger e Hugo Fulni-ô 

Coprodução e distribuição
Coletivo Fulni-ô de Cinema, Experimento Produções, Lab Presença

Diretor tecnologista
Tiago Brizolara

Produção executiva
Experimento Produções

Direção de produção
Rose Lima

Assistente de direção e fotografia adicional 
Wayaty Ferreira de Sá

Assistentes de produção
Maria Eloise Machado Torres , Ivaldo de Matos Leite e Acione Ferreira de Sá

Assistente técnico
João Paulo Ribeiro

Generalista 3D - Efeitos Especiais
Fernando Lamanna

Co-desenvolvedor de sistemas de captura
Anthony Bet

Designer 3D de título e créditos
Felipe Ramires 

Desenhista de Som e Mixagem de Áudio Espacial
 Jom Monnazzi

Captação de som direto
Tiago Brizolara

Estúdio de captação de som
Garagem Home Studio

*Elenco:* 

Toré Fulni-ô

Tereza Maria do Espírito Santo
Abdon dos Santos - Mestre Xixiá
José Frederico da Silva - Txhyfladja
Manoel Sarapó dos Santos - Flixiwa Sarapó

Torezinho

Ana Sofia Torres 
Awanny F. Torres 
Ayone dos Santos Ribeiro Pereira 
Brenda Machado de Matos
Edjne dos S. R. Pereira 
Edryan Ribeiro de Freitas
Gustavo Santos G.M. de Brito 
Joaquim Siqueira Lucio 
Kenilly Ribeiro Barbosa
Lara Txhiãne de Matos 
Saory Frederico da Silva 
Vlademir Matos Nascimento 
Yanaxi Luna Pires Tanoné 

Participação Especial - Criança Fulni-ô
Txayhe

Cacique
Cícero de Brito

Pajé 
Gildiere Ribeiro Pereira

*HUGO FULNI-Ô | Diretor e roteirista*
Mestre em linguística PPGLL-UFAL, escritor, ativista, professor e cineasta indígena idealizador do Coletivo Fulni-ô de Cinema. Autor das obras: “Yoonahle, a Palavra dos Fulni-ô”, “Tedyasese: Superamos os tempos”, “Guardiões de um Tesouro Linguístico”

*CAROL BERGER | Diretora e roteirista*
Pós-doutora e doutora pela USP. Mestre em cinema (Universidad del Cine - AR). Formada em Comunicação Social (UFSM). Com 20 anos de experiência como diretora de criação e performer tecnologista. Documentarista premiada e pesquisadora, a partir de tese O Paradoxo da Presença funda o LabPresença. Especializada em storytelling, interfaces de corpo e tecnologia, interação para mídias imersivas e ambientes interativos. Autora das obras: “Virtual Ritual”, “Regen_Era VR”, “Herança”

*ROSE LIMA | Produtora*
Rose Lima (1990-PE) é produtora transdisciplinar, pesquisadora de arte e cineclubista, com atuação em projetos de mediação, formação e gestão cultural. Criou a Experimento Produções, em 2018. Nos últimos anos, tornou-se uma produtora de destaque no Brasil, produzindo exposições, projetos de formação em audiovisual, curtas-metragens e longas. É Mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB), especializada em Gestão Cultural na perspectiva dos Direitos Humanos (CPF-Sesc) e bacharela em Serviço Social (UFPE). Integra o coletivo audiovisual @CineRuaPE. 

*COPRODUTORES*
*COLETIVO FULNI-Ô DE CINEMA | Coprodutora e distribuidora* https://www.instagram.com/coletivofulniodecinema/ 

COLETIVO FULNI-Ô DE CINEMA INDÍGENA, também designada pela sigla, CFCI, formado em 14 fevereiro de 2013, localizada na Aldeamento Indígena Fulni-ô no município de cidade de Águas Belas, estado de Pernambuco. Tem como meta a defesa, preservação, conservação salvaguardar a cultura indígena Fulni-ô, e promoção do desenvolvimento sustentável indígena, para cumprir esse o Coletivo desenvolver e elabora filmes, documentários, criação de ficções e demais produções que seja ofertado, pois existe uma equipe de cineastas e cinegrafista e equipamentos de última geração, assim como recursos para desenvolver qualquer registro de audiovisual.

*LAB PRESENÇA |Coprodutora e distribuidora* https://www.instagram.com/labpresenca/ 
A LabPresença é uma startup deep tech especializada em Experiências Imersivas e interatividade humano-máquina. Com a combinatória de arte, ciência e tecnologia tem a missão de humanização da tecnologia através de premissas de restauro da presença, resgate cultural, regeneração do meio ambiente e da senciência humana.

*EXPERIMENTO PRODUÇÕES |Coprodutora e distribuidora* https://www.instagram.com/experimentoproducoes/ 

A Experimento Produções é atuante, desde 2018, em quatro eixos: artes visuais, audiovisual, pesquisa e publicação independente. Desenvolve projetos independentes com foco na representação de corpos racializados e dissidentes. Acompanha os processos artísticos de modo sensível e criativo, atenta ao trabalho e participação e papel da produção na materialização da obra. A empresa propõe a difusão de projetos artísticos para circulação de artistas contemporâneos e é qualificada para gerar reflexões para a classe artística do estado de Pernambuco a nível nacional e internacional.

Projeto "Declare Certo" acontece na Ferreira Costa tira dúvidas gratuita sobre Imposto de Renda 2025


O Projeto Declare Certo tem como missão esclarecer dúvidas e orientar a população pernambucana sobre o correto preenchimento da declaração de Imposto de Renda, um serviço essencial que já é oferecido há 14 anos. A ação é promovida pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco (SESCAP-PE) e conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), garantindo que a população receba um atendimento de qualidade. 

O principal objetivo do projeto é ajudar os contribuintes a preencherem sua declaração de Imposto de Renda de forma correta, evitando que caiam na malha fina da Receita Federal. Além disso, o projeto oferece orientações sobre como destinar parte do imposto devido para instituições de caridade, incentivando a solidariedade e o apoio a causas sociais. A iniciativa é realizada por contadores e empresários contábeis das empresas associadas ao SESCAP-PE, que estarão disponíveis para fornecer todo o suporte necessário. 

A ação será realizada de forma gratuita na quinta-feira (3) e sexta-feira (4), na loja Ferreira Costa, localizada na Rua Cônego Barata, 275 - Tamarineira, Recife – PE, das 09h às 20h, no Piso L1. E no sábado (05) na loja localizada na Av. Mal. Mascarenhas de
 Morais, 2967 - Imbiribeira, Recife – PE, das 09h às 20h no setor da Lista de Casamento. Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja tirar dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda e para quem deseja aprender mais sobre como contribuir com causas sociais por meio da destinação solidária. 

*Sobre a Ferreira Costa:*

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração.
 Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce 
www.ferreiracosta.com 
 e o App, com entrega para todo Brasil.

Stellantis se une ao Instituto Ricardo Brennand como Patrocinadora Master


Os que fazem o Instituto Ricardo Brennand comemoram: A Stellantis, uma das principais fabricantes de automóveis do mundo, com 14 marcas poderosas no seu catálogo (Jeep, Fiat, Alfa Romeu, Chrysler, Citroen, Dodge, Peugeot, Opel, entre outras), intensifica parceria com o centro cultural da Várzea. “É um motivo de grande orgulho para o InstitutoRB ter a Stellantis como seu patrocinador Master. São mais de 44 projetos socioculturais, atendendo a 180 mil visitantes por ano, sendo 20 mil estudantes de escolas públicas que têm acesso gratuito ao museu graças a essa parceria. Desta maneira a Stellantis está contribuindo para a democratização do acesso ao museu, fortalecendo a missão do InstitutoRB em assegurar o direito à cultura e o seu papel como um dos principais agentes de transformação social através da arte, sobretudo do Nordeste”, enfatiza Nara Galvão, diretora do Instituto Ricardo Brennand. 

No Brasil, a Stellantis movimenta complexos automotivos em Pernambuco, Minas, Rio de Janeiro e Porto Alegre.  

Em setembro de 2025, o Instituto Ricardo Brennand vai completar 23 anos de operação com a marca de aproximadamente 4 milhões de visitantes desde sua inauguração. Além disso, já eleito como o melhor museu do Brasil, o centro cultural exibe coleções permanentes, raras, de conteúdo educativo, histórico e curiosidades. Ganha destaque em sua pinacoteca, a maior coleção do mundo das produções do artista holandês Frans Post, que esteve no Brasil no século XVII, primeiro pintor das Américas e da paisagem brasileira.

IAP promove encontro em torno do Direito Comercial


O auditório da Livraria Jaqueira do Recife Antigo ficou repleto de interessados no Direito Comercial, na noite dessa quinta-feira, para assistir às colocações dos coordenadores do livro recém-lançado "Fusões e Aquisições (M&A)".

Estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) se juntaram aos profissionais para ouvir e trocar com os professores Marcelo von Adamek e Rafael Setoguti. 

O evento foi conduzido pela presidente do IAP, Érika Ferraz, que deixou a cargo do professor Ivanildo Figueirêdo fazer a apresentação do tema. O presidente da Comissão de Direito Comercial do IAP, Rodrigo Carvalho, reforçou a importância do evento, o primeiro do ano da Comissão e reforçou que o tema é um dos destaques do grupo de estudo. Érika Ferraz agradeceu ao professor Rodrigo Zirpoli pelo apoio na realização do lançamento do livro. 

"Estou muito feliz de ter trazido os dois professores de São Paulo pra Pernambuco. Professor Marcelo Adamek é um expert em Direito Societário e o professor Rafael Setoguti tem se destacado muito na área. Essa é uma das missões do IAP, que cumprimos mais uma vez com sucesso: promover a troca e o conhecimento˜, destacou a presidente Érika. 

Com breves explanações dos seus artigos, o professor Setoguti fez questão de levantar alguns pontos polêmicos da área, que está em ascensão no Brasil. "É muito saudável ver esse tipo de iniciativa em torno do Direito Comercial, pois fomenta essa cultura e o mercado de maneira muito positiva. Foi um prazer participar", declarou o Mestre e Doutorando em Direito Comercial pela USP. 

Érika Ferraz e Rodrigo Carvalho, ao final das falas e das perguntas, fizeram a entrega dos certificados de palestrantes do IAP aos convidados. E na sequência, os dois autografaram os livros dos profissionais e dos alunos. 

Professor de Direito Comercial da USP, Marcelo von Adamek elogiou o evento. "É preciso registrar a bela iniciativa do Instituto dos Advogados de Pernambuco, que cumpre esse papel de conciliar a Academia e os advogados. Nós como coordenadores agradecemos a acolhida", declarou.

Festival Abril Pro Rezo celebra espiritualidade e cultura indígena na Aldeia da Vida


No mês em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, a Aldeia da Vida realiza a 2ª edição do Festival Abril Pro Rezo, um encontro imersivo que une música, medicinas da floresta e rituais sagrados em uma jornada de autoconhecimento e conexão espiritual. O evento acontece nos dias 5, 12 e 26 de abril, na Aldeia dos Camarás, em Camaragibe (PE), e contará com a presença de lideranças indígenas da Amazônia, que conduzirão cantos, cerimônias e práticas ancestrais, incluindo o uso da Ayahuasca (Uni), medicina sagrada utilizada há séculos por diversos povos originários.

A programação será conduzida por mestres espirituais de reconhecidos internacionalmente, como Shaneihu e Marya Sheki Yawanawá, Tawahw Yawanawá e sua família, além dos pajés Romeya Tani Kayã Kamãnawa e Pocha Kamãnawa, do povo Noke Koi. O festival proporciona uma imersão na ancestralidade indígena brasileira, permitindo que os participantes vivenciem rituais de cura e aprendizado sem a necessidade de viajar até a Floresta Amazônica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://www.aldeiadavidaoficial.com/abril-pro-rezo.

*Ayahuasca e sua importância ancestral*

A cerimônia da Ayahuasca integra saberes espirituais, medicinais e científicos em torno desse chá ancestral, utilizado há mais de 5 mil anos pelos povos de tradição Pano. O ritual, conduzido por cânticos tradicionais, proporciona uma experiência de expansão da consciência e uma conexão profunda com a natureza. Ao contrário do que muitos imaginam, a Ayahuasca não é uma substância alucinógena, mas sim enteógena, ou seja, amplia a percepção sem provocar delírios ou perda de controle. Para assegurar uma vivência segura e respeitosa, todos os participantes passam por um acompanhamento prévio.

Além dos benefícios espirituais e terapêuticos, a Ayahuasca também resgata um aspecto essencial da existência humana: a reconexão com a natureza e consigo mesmo. Para Isabelle Santos, cofundadora da Aldeia da Vida, essa medicina ancestral tem o poder de restaurar um equilíbrio muitas vezes perdido na vida moderna.

“Vivemos em um mundo acelerado, onde a correria da vida urbana nos desconecta do que realmente importa: a conexão com nós mesmos e com a natureza. A sobrecarga mental nos distancia das nossas emoções e nos faz esquecer a harmonia que existe entre o ser humano e o mundo natural. As medicinas da floresta, como a Ayahuasca, surgem como uma ponte para restaurar esse equilíbrio. Ao nos levar a um estado ampliado de consciência, essa medicina nos convida a desacelerar, a escutar a sabedoria que nos habita e que está ao nosso redor. Em meio à floresta, sob o céu estrelado, redescobrimos a simplicidade e a grandiosidade da vida.”, ressalta Isabelle.

Leandro Valente, guardião da Aldeia da Vida e seguidor da espiritualidade Yawanawá, reforça a importância de desmistificar a Ayahuasca. “Os efeitos estão relacionados à conexão espiritual, não à alucinação. Em nenhum momento a pessoa perde a consciência. A melhor definição para a Ayahuasca é enteógeno, pois remete ao divino. Muitas pessoas relatam uma conexão intensa com a natureza e com aqueles ao seu redor. Além disso, pesquisas científicas apontam seus benefícios no tratamento de traumas, depressão e ansiedade, validando o que os povos originários já sabem há gerações: essa medicina natural tem um poder transformador profundo.”, completa Leandro. 

*A Aldeia da Vida*

Fundada em 2019 por Leandro Valente e Isabelle Santos, a Aldeia da Vida surgiu a partir do primeiro encontro Ayahuasca Nordeste e consolidou-se como referência em imersões espirituais no Norte-Nordeste. Atualmente, a comunidade conta com cerca de três mil membros e uma equipe multidisciplinar de 23 profissionais, entre médicos, terapeutas, engenheiros e especialistas em tradições ancestrais. O espaço recebe visitantes de todo o mundo para retiros espirituais, terapias vibracionais e cerimônias conduzidas em parceria com povos indígenas, promovendo uma ponte entre os saberes tradicionais e o público contemporâneo.

*Programação do Festival Abril Pro Rezo*

*05 de abril | Cerimônia Yawanawá*
A programação tem início às 14h, com recepção dos participantes. Às 15h, acontece a abertura oficial, seguida pelo show do sanfoneiro Mahatma Costa. Às 17h, Álefe Passarin, expoente da música autoral pernambucana, sobe ao palco. Às 18h, Eduardo Gomes conduz a vivência "Banho de Som", uma terapia vibracional de relaxamento profundo.

A partir das 22h, acontece a Cerimônia Tradicional do povo Yawanawá, que se estenderá até o amanhecer. Pela primeira vez, o Abril Pro Rezo recebe Shaneihu Yawanawá, músico e ativista, acompanhado de sua esposa, Marya Sheki Yawanawá, uma das grandes lideranças femininas do povo Yawanawá.

*12 de abril | Cerimônia Tawahw Yawanawá*
Os participantes poderão chegar à Aldeia da Vida entre 15h e 20h30. Às 22h, tem início a Cerimônia Tradicional conduzida pela Comitiva Tawahw Yawanawá e sua família, trazendo os saberes ancestrais de seu povo.
Tawahw Yawanawá, líder espiritual de sua comunidade, preserva os conhecimentos sagrados, guiando aqueles que buscam conexão com as medicinas da floresta. A cerimônia contará com a presença de Ninunihu Yawanawá e Yaka Yawanawá, representantes da nova geração, cujos cantos carregam a essência da Amazônia e mantêm viva a tradição de seu povo.

*26 de abril | Cerimônia Noke Koi*
O festival se encerra com uma poderosa Cerimônia Tradicional do povo Noke Koi, conduzida pelos Pajés Romeya Tani Kayã Kamãnawa e Pocha Kamãnawa, vindos diretamente do coração da Floresta Amazônica. A recepção começa às 15h, com início da cerimônia às 21h, estendendo-se até o amanhecer.

Nascido na Aldeia Sete Estrelas, Pajé Tani recebeu ainda na infância o dom da cura através da Ayahuasca (Oni) e se dedica à pajelança há décadas. Seu sobrinho, Pajé Pocha, segue o mesmo caminho, preservando os rezos ancestrais de seu povo. Além da cerimônia, haverá atendimentos individuais para aqueles que buscam cura física, mental e espiritual, proteção ou fortalecimento energético. Essa vivência representa uma rara oportunidade de conexão com a sabedoria milenar dos Noke Koi.

Os participantes são convidados a levar roupa de banho para aproveitar o riacho local e chegar com pelo menos uma hora de antecedência. Para mais informações, os interessados podem acessar a página @aldeiadavidaofc no Instagram ou entrar em contato pelo telefone (81) 998791-4756.

*Fotos: Divulgação/Aldeia da Vida*

Seminário debate o tema Autismo: Um Transtorno Espiritual


O Grupo Espírita Maria Dolores vai realizar o Seminário Autismo: Um Transtorno Espiritual, no próximo dia 12 de abril, em sua sede, no Pina, a partir das 14h, com o intuito de aprofundar o debate em torno de quando as limitações do corpo curam a alma. 

O palestrante convidado é o reconhecido juiz Felini Wanderley, autor do livro com o mesmo título do evento. Felino também é pai de Arthur, criança autista de 13 anos. 

Felini Wanderley defende que o autismo é um transtorno espiritual e que as causas do transtorno do espectro não estão no corpo físico, mas são pretéritas ao renascimento, trazidas em nossa herança espiritual. “A reflexão trazida nesta palestra e no livro pode ajudar os pais e cuidadores de autistas a entenderem que nada acontece por acaso na obra de Deus e como a resignação e fé poderão ajudar nesse processo de superação do transtorno. O autismo veio para transformar a vida de todos nós, não só dos familiares, mas do mundo, como fonte geradora de amor, colocando-nos no caminho correto. Para isso precisamos ampliar as nossas limitações e perceber que não existe apenas a vida atual, que ela continua além das fronteiras da morte na pátria espiritual, nosso verdadeiro lar”, destaca o palestrante.
 
Juiz federal, o palestrante Felini Wanderley é também presidente da Comissão de Acessibilidade da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) que integra a 5º Região e tem com trabalhos realizados também para atendimento a famílias de baixa renda.

Para participar do Seminário, as reservas podem ser feitas pelo (81) 996352801 / 999488855.


Serviço: 
Seminário Autismo: Um Transtorno Espiritual
Data: 12/04
Horário: a partir das 14h
Local: Grupo Espírita Maria Dolores - Rua José Rodrigues, 544-Pina
Mais informações: (81) 996352801 / 999488855.

Prefeitura de Serra Talhada lança campanha solidária para arrecadação de cestas básicas


Com o objetivo de promover solidariedade e garantir mais dignidade a famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Serra Talhada lançou nesta semana, uma campanha de arrecadação de cestas básicas alusiva à Semana Santa. A iniciativa está sendo divulgada pelas redes sociais da gestão com o intuito de reforçar o espírito de compaixão e partilha característico do período.

"A Semana Santa é um momento que nos convida à reflexão, ao amor e à solidariedade. Por isso, estamos convocando toda a população serra-talhadense a contribuir com essa campanha, para que possamos levar alimento e esperança a quem mais precisa", destacou a prefeita Márcia Conrado. Ela reforçou que pequenas ações podem ter um grande impacto na vida de muitas famílias.

As doações podem ser feitas até o dia 07 de abril, em três pontos fixos de arrecadação: o Centro Administrativo 1 (Av. Custódio Conrado, AABB), o Centro Administrativo 2 (Av. Osvaldo de Godoy Lima, AABB) e a sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Rua Manoel Pereira da Silva, Centro).

Para o secretário de Assistência Social e Cidadania, Márcio Oliveira, "a campanha faz parte de um conjunto de ações sociais promovidas pela Prefeitura com foco na proteção social e no fortalecimento dos vínculos comunitários. A doação de uma cesta básica é um gesto simples, mas que pode transformar a Páscoa de muitas famílias em um momento mais digno, humano e acolhedor", concluiu.

Ceará: Fundação Raimundo Fagner comemora 25 anos com programação simultânea em Fortaleza e Orós

Ceará: Fundação Raimundo Fagner comemora 25 anos com programação simultânea em Fortaleza e Orós

A Fundação Raimundo Fagner (FRFagner) no próximo dia 11 de abril, celebra 25 anos de dedicação à arte e à educação, impactando a vida de milhares de jovens em situação de risco social. Com a missão de promover o crescimento integral do ser humano, relacionando desenvolvimento e aprendizagem, cultura e educação, investindo na formação de gerações futuras dos jovens e acreditando que estes sejam capazes de transformar suas realidades.

Ao longo de sua trajetória, a instituição tem sido um espaço de acolhimento e formação, onde educandos compartilham conhecimento e incentivam o desenvolvimento artístico e pessoal dos estudantes. Mais do que ensinar a tocar um instrumento, a fundação tem o propósito de abrir caminhos para um futuro melhor, mostrando que a arte é um agente de transformação social. Neste marco de 25 anos, a FRFagner reforça seu compromisso social, celebrando conquistas e renovando seu objetivo maior de transformar vidas através da arte.

A programação festiva será realizada na próxima sexta-feira, dia 11, a partir das 17h, simultaneamente nas sedes de Fortaleza e Orós, com apresentações da orquestra infantojuvenil acompanhada pelo coro, performances, sarau de poesias, depoimentos e exibição do vídeo institucional. Ao todo, 400 crianças e adolescentes vão participar dos festejos, além de convidados e parceiros. O acesso é livre.

DEPOIMENTOS
O presidente da Fundação, Raimundo Fagner, destaca que a criação da instituição foi um marco em sua vida. “Basicamente, eu desci do palco para ver como é o mundo, para ver como é a sociedade que a gente vive e para ver a realidade das pessoas. E ver a necessidade de projetos que possam atingir e somar na vida delas. Tenho certeza que enxergar o mundo ao meu redor passou a ter muito mais sentido após a Fundação”, destaca Fagner.

Marta Lopes, vice-presidente, enfatiza que “incentivar o despertar dos talentos nas crianças e adolescentes, que são recebidas com tanto apreço na Fundação, é acompanhar de perto cada etapa do seu amadurecimento profissional, construindo um futuro mais assertivo e digno para cada um na sociedade”.

Para a diretora da FRFagner, Tereza Tavares, é crucial que os educandos estejam envolvidos nessas atividades ao longo de sua permanência no Projeto, pois, dessa forma, eles constroem seus projetos de vida e cidadania. “Fazer música na Fundação não tem o objetivo de formar grandes músicos, mas sim, gerar uma oportunidade educativa onde as crianças e adolescentes possam se ver e se conhecer no mundo. Onde elas podem mostrar sua capacidade de fazer e realizar o que quiserem”, pontua Tereza.

O jovem Jessé Nunes, com a experiência de ter sido aluno e educador, descreve com emoção sua trajetória na instituição. “A FRFagner representa um espaço de oportunidades. Hoje, grande parte do que sou, devo ao que aprendi durante os muitos anos que estive na Fundação. Eu concluí o ensino superior, passei em um concurso público e hoje, sou funcionário público do município como assistente social” detalha Jessé.

ATIVIDADES PLURAIS
Além do projeto Aprendendo com Arte, a instituição realiza outras ações, entre elas voltadas para a saúde mental e assistência social, como a realização de oficinas e aplicação de questionários para as famílias. Já os Caminhos da Consciência é aplicado em um ambiente estimulante e inclusivo por meio da música, cidadania e do fortalecimento dos vínculos sociais. É uma ação que proporciona às crianças oportunidades significativas para seu desenvolvimento global, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes, criativos e solidários.

A FRFagner trabalha em parceria com os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio do compartilhamento de metodologias e espaços. Além dessa atividade, a Fundação se destaca pela participação social na colaboração da garantia de políticas públicas nos Conselhos de Direitos.

PÚBLICO-ALVO
O público acompanhado pela FRFagner é composto por crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, oriundos de escolas públicas das cidades de Fortaleza e Orós. O principal critério é estar matriculado, além de frequentar as aulas. Como a ideia da Fundação é a formação continuada, os educandos devem permanecer até os 18 anos.

A instituição seleciona meninos e meninas alfabetizados, residentes no entorno, oriundos de famílias de baixa renda (até um salário-mínimo) e prioritariamente de uma estrutura familiar diferenciada, tendo em vista que muitos deles são criados por parentes. Com o intuito de atender a família de uma forma mais ampla, os irmãos dos educandos que já participam do projeto também são selecionados.

APOIO
O trabalho desenvolvido na Fundação Raimundo Fagner não seria possível sem o apoio do Grupo 3 Corações e de empresas e instituições socialmente responsáveis como a Rede D’Or, Amigos de Valor, Itaú Social, Grupo Marquise, Ceneged, Fundação Banco do Brasil, por meio do programa AABB Comunidade, Prefeitura Municipal de Orós, Conselho da Criança e do Adolescente de Orós e entre outros. Além da cooperação com os Governos Federal e Estadual pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes nas cidades de Fortaleza e Orós.

SERVIÇO: 
25 anos da Fundação Raimundo Fagner
DIA: 11/04/2025, às 17 horas.
LOCAIS: 
Fortaleza: Rua Duarte Coelho, 1023 - Parque Itamaraty;
Orós: Travessa da Matriz, s/n - Alto dos Custódios
Site: www.frfagner.org.br/
Instagram e Facebook: @frfagner


Mega Day do Caruaru Shopping vem cheio de novidades


O Caruaru Shopping estará promovendo, neste sábado e domingo (5 e 6 de abril), mais um Mega Day. A ação acontecerá das 8h às 23h, com mais de 300 lojas oferecendo descontos de até 70%.

Essa edição do evento vem cheia de novidades e traz também para o público o Mega Day Festival, com shows musicais durante os dois dias. Além disso, haverá ainda atrações para toda a família, a exemplo de mímica, estátua viva
e contação de histórias.

**Programação de shows -* No sábado (5), às 14h30, tem Nuwe; às 17h, Dama do Rei, e, às 19h30, The Rossi. Já no domingo (6), o público vai se divertir ao som de Samara Costa, às 12h, e, às 16h, tem o Show do Bita, fazendo a alegria da criança.

"Essa edição do Mega Day vem bastante especial. Além de poder adquirir produtos com preços bastante diferenciados, o público ainda vai contar com apresentações musicais e outras atrações que vão garantir muita animação", afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, lembrando ainda que o evento é gratuito.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Caminhada Equoterapia Reviver & Fisiolife promove conscientização sobre o autismo


No dia 12 de abril, a cidade se mobiliza para a 1ª Caminhada Equoterapia Reviver & Fisiolife, um evento especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com início às 16h, a concentração será no Polo Bomba, e o percurso se encerrará no Memorial do Couro.

A caminhada, organizada pela Equoterapia Reviver e pela Fisiolife Clínica Multiprofissional, busca incentivar a inclusão, divulgar informações sobre o espectro autista e fortalecer o apoio às famílias e indivíduos autistas. Com símbolos característicos, como peças de quebra-cabeça coloridas, o evento pretende sensibilizar a comunidade e reforçar a importância da equoterapia como abordagem terapêutica complementar.  

A ação convida todos a participarem e contribuírem para um ambiente mais acolhedor e consciente.  

Feira Retrokon de Cultura Pop e Retrô está acontecendo neste final de semana em Camaragibe/PE


Evento gratuito reúne atrações, expositores e shows temáticos inspirados nas décadas de 70, 80 e 90, no Camará Shopping, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (RMR). Serão 30 atrações em três dias de evento e 15 expositores com vestuários, revistas e vinis antigos, botons, fantasias de cosplay e acessórios geeks.

A Região Metropolitana do Recife (RMR) se prepara para mais uma viagem no tempo com a sexta edição do Retrokon – O Feirão Geek de Cultura Pop Retrô, que acontece neste fim de semana no Camará Shopping, em Camaragibe (PE). O evento, que já se consolidou no calendário geek do estado, promete uma programação especial para os fãs da cultura pop, trazendo exposições, shows, desfiles e atividades interativas inspiradas nas décadas de 70, 80 e 90. Haverá momentos especiais de apresentações de cosplays de pessoas autistas, mas sem inscrições prévias. Serão formados grupos de crianças e adolescentes para o desfile inclusivo, mediante demanda.
 
Realizado pelo publicitário e produtor Kelmer Luciano, o Retrokonfaz parte do selo de eventos Power-Kon Recife e, nesta edição, cresce ainda mais, reunindo 15 expositores de diversas regiões do Brasil, incluindo Salvador (BA), Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB), além de representantes de Pernambuco. Serão 30 atrações em três dias de evento e 15 expositores com vestuários, revistas e vinis antigos, botons, fantasias de cosplay e acessórios geeks.

Imersão na cultura pop e retrô

No sábado (05), os holofotes estarão voltados para a performance inédita do cantor e cover Lewies Walker, que promete emocionar o público com o espetáculo "Michael Jackson Moonwalker". Considerado o "Rei do Pop de Pernambuco", o artista trará um tributo repleto de sucessos icônicos como Beat It, Thriller, Smooth Criminal, Bad e Human Nature.

Já no domingo (06), o evento segue com uma programação variada, totalizando mais de 30 atrações ao longo dos três dias.

Ação solidária e entrada gratuita

Com entrada totalmente gratuita, o evento incentiva o público a contribuir com 1kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições carentes da região.

Serviço
Quando? 05 e 06 de abril | Das 11h às 20h
Onde? Camará Shopping – R. Manoel Hónorato da Costa, 555 - Vila da Fábrica, Camaragibe - PE
Entrada: Gratuita (colabore com 1kg de alimento não perecível)
Mais informações: (81) 98704-5450 @powerkonrecife

Sobre o evento
O Retrokon é um evento dedicado à cultura pop e retrô, reunindo expositores, colecionadores, fãs e artistas para celebrar o melhor dos anos 70, 80 e 90. Em sua sexta edição, o festival reafirma seu compromisso em proporcionar experiências nostálgicas e interativas para todas as idades. Além disso, a iniciativa integra o calendário do Power-Kon Recife, que há 10 anos promove eventos geeks de grande sucesso em Pernambuco e na Bahia.

Santander lança o Santander Shopping, marketplace integrado ao app do banco


O Santander Brasil apresenta o Santander Shopping, um marketplace operado pela Esfera que permite aos clientes comprar produtos dos principais varejistas do país diretamente no app do banco. Com uma jornada de compra totalmente integrada, os clientes podem pagar em reais, parcelar suas compras em até 21 vezes nos cartões Santander e utilizar pontos Esfera como forma de pagamento, combinando-os com o cartão sem exigência de percentual mínimo.

Além da conveniência, o Santander Shopping oferece um ambiente seguro, com dados de pagamento e endereço pré-carregados, garantindo uma experiência ágil e protegida. Todas as compras realizadas na plataforma geram 1 ponto Esfera a cada R$ 1 gasto, e alguns produtos selecionados podem render 2 pontos por real.

A novidade já está disponível para todos os correntistas pessoa física com acesso ao app Santander. Clientes dos cartões Free e SX – que originalmente não pontuam no programa Esfera– agora podem acumular pontos ao comprar no Shopping. Já clientes do segmento alta renda, como Select, têm a oportunidade de potencializar ainda mais seu saldo de pontos, somando os benefícios do cartão com os do Shopping.

“O Santander Shopping traz ainda mais vantagens para os clientes Santander e Esfera, pois permite que eles tenham mais um canal para acumular e resgatar pontos de forma muito mais dinâmica. Além de pontuarem no dia a dia com cartões elegíveis e com parceiros de acúmulo, agora eles também ganham pontos ao realizar compras diretamente no Shopping e podem utilizá-los para pagar parte ou até 100% do valor dos produtos. Queremos oferecer uma experiência completa, onde cada compra se transforma em benefício real para o cliente”, afirma Juliana Assad, CEO do Esfera.

O acesso ao Santander Shopping estará disponível diretamente no app Santander. No primeiro acesso, o cliente visualiza um tutorial de boas-vindas e aceita os termos e condições. O processo de compra é simples e intuitivo: basta selecionar o produto desejado, definir variações como cor ou voltagem e escolher a forma de pagamento – que pode ser em reais, pontos Esfera ou a combinação dos dois.

Os produtos disponíveis são vendidos e entregues por grandes varejistas como Magalu, Casas Bahia e Pontofrio, garantindo confiabilidade e qualidade. O acompanhamento dos pedidos pode ser feito diretamente no app Santander, na área “Meus Pedidos”.

Além de desconto nas compras no Santander Shopping, os pontos Esfera podem ser utilizados para resgates em diversas categorias, incluindo viagens, vales-compra e transferência para programas de milhagem, disponíveis no app e site da Esfera (www.esfera.com.vc ).

Mundo do Chocolate nas Lojas Assaí


A Páscoa é um dos momentos mais aguardados do ano para os amantes de chocolate, e o Assaí se antecipa às tendências do mercado para oferecer uma experiência de compra que possa atender a todos os bolsos. Neste ano, a rede aposta na diversidade de produtos e na reformulação da exposição dos chocolates para facilitar a busca e ampliar as opções para diferentes perfis de clientes. Entre o mix de produtos, a rede conta com opções desde as que são conhecidas como “de entrada” e que, em geral, oferecem um desembolso menor, a até opções mais premium. 
  
Outra novidade deste ano é a criação do “Mundo de Chocolate”, um espaço especial posicionado estrategicamente na entrada das lojas, onde os clientes encontram ovos de Páscoa, e também miniovos, barras, caixas de bombons e chocolates premium. A ideia é tornar a escolha mais prática e, assim, reforçar o posicionamento para todos os gostos e bolsos. O projeto está implantado de forma piloto em cerca de 120 lojas da rede. 
 
“A forma como os clientes compram chocolate na Páscoa está mudando, e estamos acompanhando esse movimento. O ovo de Páscoa continua sendo um símbolo importante da data, mas percebemos um crescimento na busca por formatos do que chamamos de “presenteáveis”, como barras, caixas de bombons e miniovos. Com essa reorganização, queremos tornar a experiência de compra que contemple variedade e bons preços. Os nossos clientes também podem conferir descontos exclusivos no aplicativo Meu Assaí, que toda a semana tem ofertas com preços ainda melhores”, afirma Hellen Tatiana Lima, Diretora Comercial do Assaí. 
 
O novo sortimento também reflete a tendência nacional de diversificação da Páscoa. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) indicam que, em 2025, a oferta de produtos no mercado está mais variada, com maior disponibilidade de formatos diferenciados e opções que atendem a diferentes preferências. No Assaí, esse movimento é reforçado pela presença de produtos de entrada até os mais premium.
 
*Mais economia para os consumidores*
O Assaí também se destaca pela competitividade dos preços. Com um modelo de negócio de atacarejo, a rede consegue oferecer produtos com até 10% de economia em relação a outros canais de varejo. Isso permite que os clientes comprem mais gastando menos, seja para consumo próprio, revenda ou para presentear amigos e familiares. Além disso, os produtos sazonais da data (como barras de chocolate para confeitaria, colombas, Ovos de Páscoa, bacalhau, azeites e vinhos), poderão ser parcelados em até 4x sem juros no cartão Passaí, cartão de crédito próprio da rede e que, entre outras vantagens, permite a compra de produtos unitários pelo mesmo preço do valor em atacado.
 
 “Sabemos que o cliente está atento aos preços e quer maximizar o seu poder de compra, especialmente em datas comemorativas. Trabalhamos em uma colaboração muito próxima dos fabricantes para garantir um sortimento variado e que amplie as opções de chocolates e possibilitem atender a todos os bolsos”, completa Hellen. Para os micros e pequenos comerciantes, o Assaí também conta com uma grande variedade de barras de chocolate para a produção dos doces artesanais, além de outros itens como leite condensado, creme de leite, coco ralado, para quem tem na data uma oportunidade para aumentar os seus ganhos. Ainda para esse público, o Assaí conta também com a Academia Assaí, uma plataforma de capacitação online e totalmente gratuita com cursos e conteúdo para comerciantes do ramo de alimentação. 

*Sobre o Assaí Atacadista*
O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil).

Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores).

As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões.

Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.

Para contatar a equipe de assessoria de imprensa do Assaí, obter press releases ou imagens oficiais da marca, acesse: www.assai.com.br/imprensa

Arena de Pernambuco realiza evento em celebração ao Dia Internacional do Autismo


Na última terça-feira (01), a Arena de Pernambuco promoveu um evento especial em alusão ao Dia Internacional do Autismo. A iniciativa, liderada pela diretora-presidente Michele Collins, teve como objetivo acolher e dar voz às famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando um espaço de escuta e troca de experiências.

“É uma grande alegria abrir as portas da Arena de Pernambuco para acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Sabemos o quanto é essencial que elas se sintam parte da sociedade, e essa iniciativa reforça nosso compromisso com a inclusão. Estamos vivendo um novo tempo, com uma Arena mais acessível e com diversos projetos voltados para autistas e pessoas com deficiência. Nosso compromisso vai além do esporte e do entretenimento; buscamos promover a inclusão, o respeito e a empatia em cada ação que realizamos.” – Michele Collins, diretora-presidente da Arena de Pernambuco.

Como parte da programação, foi realizada uma roda de conversa sobre o autismo, onde pais, cuidadores e especialistas puderam compartilhar vivências, desafios e conquistas. O momento de reflexão e aprendizado reforçou a importância da inclusão e do acolhimento das pessoas com TEA na sociedade.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os espaços da Arena de Pernambuco por meio de um tour guiado. A visita proporcionou uma experiência interativa, permitindo que as famílias explorassem as instalações e se aproximassem do universo do esporte e dos eventos que ocorrem no local.

“Na Arena de Pernambuco, queremos ir além da conscientização e partir para a ação. Por isso, estamos desenvolvendo um novo projeto que trará um grande mutirão de diagnóstico para autistas, facilitando o acesso das famílias a profissionais especializados. Além disso, teremos um centro de apoio com salas específicas para atender essa comunidade, garantindo um espaço adequado para acolhimento e desenvolvimento. Também estamos planejando atividades voltadas para as mães, que desempenham um papel fundamental nesse processo, e disponibilizaremos transporte para auxiliar na locomoção. Nosso compromisso é tornar a Arena um verdadeiro espaço de inclusão, onde todos se sintam bem-vindos e amparados.” – Michele Collins, diretora-presidente da Arena de Pernambuco.

Filhos do Terceiro Mundo: Show de lançamento e álbum de Oráculo chega para o público no 1° de maio, dia do trabalhador


Promovendo a essência do Hip-Hop através da história e da poesia, o álbum de estreia do rapper Oráculo, “Filhos do Terceiro Mundo”, chegará às plataformas digitais de streaming no próximo 1º de maio. Com oito faixas e 26 minutos de duração, o lançamento oficial do disco, que possui o selo da gravadora Refinaria, conta com o apoio do FAC DF e será marcado por um show colaborativo na casa de dança Infinu, W3 Sul, nesta mesma data.

Vivenciando a cultura do Hip-Hop desde os 13 anos de idade, Oráculo é um artista e compositor independente que defende a música como instrumento de sobrevivência e identidade. Pesquisador assíduo sobre a resistência dos povos latino-americanos, o rapper paulista radicado em Planaltina (DF) utiliza de dados históricos para direcionar críticas ao Estado e às diversas organizações que primam pela manutenção do capitalismo e pela centralização do poder.

“É um disco vanguardista que prega os valores do Hip-Hop enquanto cultura e movimento social. Na era da informação, é muito importante manter os pilares de resistência desse movimento ainda vivos para a nova geração; pilares esses que atuam como peça fundamental para a nossa utopia de um mundo melhor”, ressalta o artista que também é um dos fundadores do coletivo Sub-Rua e da Casa do Hip-Hop Mauro Matheus, que fica localizada na Vargem Grande Paulista.
Com DJ Sapo e Póvoa Beats na produção, Alan Pinho na masterização, Lucas Lopes nos arranjos e Jota Dale na mixagem, as faixas de “Filhos do Terceiro Mundo” se destacam por contextualizar o teor histórico da luta dos povos marginalizados. Em meio a arranjos versáteis e sonoridade autêntica, o álbum rompe as barreiras do Hip-Hop ao integrar elementos do Jazz, do Blues e da MPB em suas canções.

As faixas “Rebelião” e “Mãe” são tidas como carro-chefe do trabalho. Esta última conta com a participação especial do produtor e instrumentista Lucas Lopes e traz o blues com boombap para criar uma faixa de atmosfera dramática, sentimental e que promove uma homenagem às milhares de mães periféricas espalhadas pelo Brasil.
“É uma música que fala muito do sentimento genuíno de quando você se vê contra o mundo e se lembra dos conselhos da sua mãe como um ensinamento de vida. Muitas mães abdicam de seus próprios sonhos para levar uma vida confortável para seus filhos e a faixa também faz essa pregação sobre a justiça social, sobre a necessidade de quebrar esse ciclo”, ressalta o rapper que já chegou a participar de grandes eventos como o Festival Favela Sounds, a Feira da Reforma Agrária do MST e os festivais Utopia, no Rio de Janeiro, e Sucupira, no DF.

A capa do disco, concebida pela artista plástica Juliana Lama, retrata os filhos do 3° mundo sob uma ótica subjetiva e cheia de simbolismos onde um par de mãos, que representam a pureza e a vontade de viver, suspende uma máscara com traços animalescos, permeada em meio às estrelas, remetendo ao vínculo espiritual com a natureza e também com a ancestralidade latino-americana. Contendo participações especiais do grupo Tambores do Amanhecer, da rapper Thabata Lorena, Noam Benke e da cantora brasiliense Pratanes, “Filhos do Terceiro Mundo” estava em fase de produção desde 2022 e se destaca como o primeiro grande lançamento de Oráculo após seu EP "ARTErial", de 2020.

Serviço
Lançamento do álbum “Filhos do Terceiro Mundo”
Data: 1° de maio
Local: Infinu, CRS 506, bloco A, loja 67, W3 Sul, Brasília-DF
Instagram: https://www.instagram.com/oraculo1312/
Youtube: https://www.youtube.com/@oraculooficial9131
Spotify:https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2RF1ZrDbcM25lMfqXLBOFp?si=LgeiAgIgTx29Vg1HDfhrTw&nd=1&dlsi=a8ec4489f8224d97

Prefeitura de Camaragibe estende itinerário de linhas de ônibus para o Camará Shopping, a partir deste sábado (05/04)


Usuários do transporte coletivo dos bairros de Santa Mônica e Celeiro terão mais opções de parada nos trajetos diários, a partir deste sábado (05/04). A Prefeitura de Camaragibe, através da Secretaria de Mobilidade e Transporte, anunciou o aumento das extensões das linhas circulares 2502 (Santa Mônica) e 2503 (Quadra 30/Celeiro), que passarão a realizar ponto de retorno no Camará Shopping. A medida é fruto da articulação do prefeito Diego Cabral, do secretário de Mobilidade e Transporte, Josemir Rufino, e do deputado estadual João de Nadegi (PV), junto à direção do Consórcio Grande Recife de Transporte Metropolitano 

“Essa é uma importante extensão no itinerário dessas linhas circulares, já que muitos usuários do transporte coletivo que moram nos bairros de Santa Mônica e Celeiro vão ao Camará Shopping ou visitam o seu entorno. A Secretaria de Mobilidade e Transporte está atenta às necessidades da população que diariamente utiliza os ônibus coletivos e seguimos nesse planejamento de melhorar ainda mais as rotas. Agradeço à direção do Grande Recife Consórcio de Transportes pela sensibilidade em atender nossas demandas de uma maneira muito eficiente”, afirmou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.    

O anúncio do aumento na extensão das linhas circulares ocorreu durante reunião, realizada na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, entre o prefeito Diego Cabral, o secretário de Mobilidade e Transporte de Camaragibe, Josemir Rufino, o deputado estadual João de Nadegi (PV), o diretor-presidente do órgão, Matheus Freitas, e o diretor de Planejamento do consórcio, Jonathan Valença. 

“Toda adaptação de itinerário e de linhas de ônibus, circulares e comuns, é importante para a população, para atender as demandas e melhorar a qualidade e rapidez nos deslocamentos diários. Estamos nas ruas ouvindo as necessidades, dialogando com o prefeito Diego Cabral e levando os pedidos de melhoria ao Grande Recife Consórcio de Transporte, que é um parceiro essencial para oferecer um transporte coletivo digno e eficiente a todo o povo de Camaragibe”, declarou Josemir Rufino, secretário de Mobilidade e Transporte. 

No encontro, Diego Cabral, Josemir Rufino e João de Nadegi também trataram a situação de bairros de Camaragibe que não são assistidos por linha circular municipal, como Santana, João Paulo II, Céu Azul (Expansão Timbi), Viana, Aldeia, Santa Maria e Santa Terezinha. De acordo com Josemir Rufino, o objetivo será o de, em breve, após a conclusão dos estudos de viabilidade técnica e levantamento dos custos operacionais por parte do Grande Recife Consórcio de Transporte, definir e implementar o atendimento nessas localidades. 

“Agora, os usuários do transporte coletivo de Camaragibe terão mais opções de parada com esse aumento da expansão dessas linhas circulares, e isso é uma demonstração do comprometimento nosso, do prefeito Diego Cabral, do secretário Josemir Rufino e da direção do Grande Recife Consórcio de Transporte, de buscar as melhorias que a população necessita”, ressaltou o deputado estadual João de Nadegi (PV). 

*Novas linhas –* No início do ano, tão logo assumiu a gestão municipal, o prefeito Diego Cabral e o secretário de Mobilidade e Transporte, Josemir Rufino, já haviam anunciado, através de uma articulação junto ao Grande Recife Consórcio de Transporte, um aumento de linhas circulares de ônibus para o Camará Shopping. Na ocasião, as linhas 2502, 2503, 2504 e 2505, que não circulavam até o local, passaram a atendê-lo, beneficiando cerca de 13 mil usuários diariamente.

Labaredas e outras atrações no Maior Brega do Planeta neste domingo (6)


Os amantes do brega já podem marcar no calendário: neste domingo (06), Recife será palco de mais uma edição do **Maior Brega do Planeta**. O evento, que acontece na casa de shows Beat Hall, no bairro do Arruda, Zona Norte da cidade, promete uma programação especial a partir do meio-dia.  

Entre as atrações confirmadas está a lendária Banda Labaredas, que sobe ao palco para embalar o público com sucessos que atravessaram gerações. Além dela, mais de dez artistas animam o evento, incluindo Expresso ao Passado, Nathan do Arrocha, Will Nuance e muitos outros nomes do gênero.  

Com muito romantismo, nostalgia e aquele ritmo envolvente que só o brega proporciona, o evento promete ser uma verdadeira celebração da cultura popular.  

Os ingressos custam R$20 e podem ser adquiridos pelo telefone (81) 99611-3574 ou nas lojas Tropical

Banda Simples Olhar celebra 15 anos de carreira com lançamento de EP visual e cover de Pablo


Comemorando 15 anos de trajetória no pagode romântico, a Banda Simples Olhar lança um projeto especial: um EP visual que homenageia suas influências e celebra o amor em forma de música. Entre as faixas, destaque para o emocionante cover do cantor Pablo, um dos maiores ícones da sofrência no Brasil.

O EP chega como uma forma de agradecimento ao público que acompanha a banda desde o início e como um marco na história do grupo pernambucano. Com uma estética intimista e produção cuidadosa, o projeto reforça a identidade da Simples Olhar e sua conexão com a música romântica.

“São 15 anos de muitas histórias, desafios e conquistas. Esse EP é pra celebrar tudo isso e homenagear quem sempre nos inspirou, como o Pablo”, destaca o vocalista.

O trabalho já está disponível nas plataformas digitais e no canal oficial da banda no YouTube.

Prefeito Eduardo Batista apresenta projeto da nova orla de Carne de Vaca e Ponta de Pedras


O prefeito de Goiana, Eduardo Batista, apresentou em suas redes sociais o projeto em 3D da nova orla das praias de Carne de Vaca e Ponta de Pedras. A proposta prevê uma grande revitalização da área litorânea, com investimentos em infraestrutura, acessibilidade e turismo, impulsionando a economia local.  

O plano inclui a construção de calçadões padronizados, ciclovias, banheiros públicos, iluminação em LED, quiosques modernos e internet Wi-Fi gratuita, além de adaptações para garantir praias mais acessíveis. O objetivo é valorizar o litoral da cidade, atraindo mais turistas e fortalecendo o comércio.  

“Nossa cidade tem tudo para ser um dos mais importantes destinos do Nordeste. Por isso, estamos transformando Goiana em uma força turística ainda mais atrativa. Com essa nova orla, garantimos mais conforto para moradores e visitantes, além de fomentar o crescimento econômico da região", afirmou Eduardo Batista.  

Com a apresentação do modelo 3D nas redes de Eduardo, a população pode visualizar as mudanças previstas e acompanhar de perto os impactos positivos que a nova orla trará para a cidade.

Jarbas Vasconcelos formaliza apoio ao grupo do senador Dueire e deputado Jarbas Filho no comando do MDB em Pernambuco


O ex-governador Jarbas Vasconcelos formalizou apoio ao grupo de Fernando Dueire, seu suplente e que hoje cumpre o mandato de senador da República, e do deputado estadual Jarbas Filho, pelo comando do MDB no Estado. Um dos fundadores da legenda no País, Jarbas Vasconcelos entende que a renovação na liderança do partido em Pernambuco é necessária e esta alinhada aos propósitos democráticos que norteiam a atuação do MDB. "Tenho confiança no trabalho de Dueire e de Jarbas Filho para definir de forma sempre democrática os rumos do nosso partido", afirmou o ex-governador.


“Nosso grupo busca o real crescimento e fortalecimento do MDB em Pernambuco, sempre ouvindo as pessoas e avaliando as realidades locais. É um trabalho baseado na tradição do nosso partido, com a forma democrática que marca a história do MDB no País”, disse o senador Fernando Dueire. “Fui ensinado pelo meu pai que política se faz somando forças e definindo de forma coletiva as estratégias de atuação partidária. É nisso que acredito e que sigo determinado a fazer. Ter ele ao nosso lado só reforça nossa a importância de dias melhores para o MDB em Pernambuco”, concluiu o deputado estadual Jarbas Filho, que é lider da legenda na Assembleia Legislativa.

Sudene, Embratur e Porto Digital apostam em soluções inovadoras para o turismo


Com o objetivo de buscar startups com soluções inovadoras para o trade turístico do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo – que compõem a área de abrangência da Sudene, a Superintendência se uniu à Embratur e ao Porto Digital para implementar o Programa Destino Futuro e impulsionar a modernização e o desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis nas atividades do mercado de turismo. Para a implantação e execução do projeto, serão destinados R$ 2,8 milhões. Os valores repassados pela Sudene são oriundos de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), destinados à execução e implementação dessas soluções.

Serão conectadas startups e empresas de inovação a micro, pequenas e médias corporações do setor turístico. “A iniciativa visa a conexão entre empresas de base tecnológica e tradicionais do setor, gerando oportunidades estratégicas para criação de soluções digitais”, destacou Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur. 

Ele citou que os benefícios para as startups incluem o aporte financeiro de até R$ 530 mil a fundo perdido, acesso a suporte técnico para desenvolvimento, exposição de marca e desenvolvimento em parceria com potencial cliente. Os projetos serão submetidos em dupla (startup e empresa do trade turístico que busca solução para um desafio). Já o empreendimento do setor turístico contará, ainda, com solução personalizada e transformação digital acelerada, complementou Roberto.

As inscrições para o programa estão abertas até o dia 5 de maio e os candidatos podem se inscrever gratuitamente no site oficial https://embraturlab.com.br/. Danilo Cabral, superintendente da Sudene, falou sobre a “importância de colocar inovação e turismo juntos, porque a gente sabe a potência do que representa isso na mudança de vida das pessoas”. 

O gestor afirmou que essa iniciativa está dialogando com os instrumentos de financiamento da Sudene, citando o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). “O Fundo, que é o principal financiador das políticas públicas do Nordeste, está disponibilizando, só este ano, R$ 1,60 bilhão para o turismo e R$ 2 bilhões para inovação”. Ainda segundo Danilo Cabral, os recursos para o Programa Destino Futuro não serão direcionados apenas para pesquisa e desenvolvimento. “A gente está falando de hotéis, receptivos, restaurantes, transportes, toda a cadeia do sistema de turismo”.

O processo seletivo ocorrerá em três fases, começando com a escolha de 20 propostas de negócios e soluções que serão levantadas a partir das demandas do setor, além da apresentação das ideias e projetos para avaliação da banca. Posteriormente, serão selecionadas 10 a 15 propostas para a etapa de mentorias para escrita do projeto detalhado. O próximo passo é a seleção final e a contratação das 5 soluções com as melhores propostas, que contarão com acompanhamento e suporte do Porto Digital. 

“São cinco soluções que poderão ser replicáveis por todo o trade turístico do Nordeste brasileiro e do País, em uma ação inovadora”, enfatizou Danilo Cabral. As soluções selecionadas deverão ser testadas e aprimoradas em ambiente real, ampliando suas chances de adoção pelo mercado. Os projetos terão um prazo de execução de até 12 meses, considerando todas as etapas de planejamento, implantação e avaliação. 

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital afirmou que “a gente está bem esperançoso de que muitos problemas que estão absolutamente fora do nosso radar apareçam. Outra expectativa é que a gente tenha possibilidade de capilaridade muito grande com essas soluções que forem desenvolvidas. Já que os problemas se repetem de cidade a cidade, de equipamento em equipamento e por aí vai”.

De acordo com informações do Ministério do Turismo, ao longo de três anos, os empreendimentos do setor turístico na região Nordeste aumentaram mais da metade (52%), registrando 57.417 negócios. Para impulsionar ainda mais a atividade, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, sugeriu focar em quem recebe os turistas. “Estou falando do aeroporto, da malha aérea, da cidade, do garçom, da recepcionista, do guia turístico, estou falando de uma malha de serviços gigantesca de um potencial que o Brasil tem que é enorme”. De acordo com Freixo, o turismo representa 8% do PIB do País.

O lançamento do programa contou, ainda, com a participação de empresários, autoridades e lideranças locais, entre eles a secretária de Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Vidal; presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Angelus, e a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale.

Inscrições abertas para a Seletiva Municipal dos Jogos Escolares de Pernambuco 2025 em Paulista


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, anunciou a abertura das inscrições para a Seletiva Municipal dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS) 2025. O evento será realizado nos dias 14 e 15 de abril, a partir das 8h, no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, localizado no bairro do Nobre.

A seletiva é voltada para estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 12 e 17 anos, abrangendo tanto as escolas municipais quanto as estaduais. Os professores e gestores das unidades de ensino interessadas devem inscrever suas equipes até o dia 9 de abril, diretamente no Clube do Nobre.

As competições contarão com disputas nas modalidades de futsal e vôlei, nas categorias masculina e feminina. O objetivo é definir quais escolas avançarão para a próxima fase dos jogos, que incluem etapas regionais e posteriormente a fase estadual, organizada pelo Governo de Pernambuco. Os vencedores da fase estadual poderão seguir para a disputa nacional dos Jogos Escolares.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Esportes e a Secretaria de Educação, visando promover a prática esportiva entre os jovens e fomentar o espírito competitivo e a integração entre os estudantes das escolas públicas da cidade. A Prefeitura também se responsabiliza por fornecer a infraestrutura necessária para a realização das competições e mobilizar as instituições de ensino para participarem do evento.

“É muito importante a participação de nossos estudantes do Paulista. Então, nosso recado hoje é que os professores e gestores escolares não deixem de inscrever suas equipes dentro do prazo. Essa é uma grande oportunidade para os jovens talentos do esporte mostrarem suas habilidades e representarem Paulista nas próximas fases do JEPS 2025”, ressaltou o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, José Ronaldo.

Homenagem à TV Guararapes RECORD na Câmara dos Vereadores foi bastante prestigiada


Os 25 anos de fundação da TV Guararapes RECORD foram homenageados na Câmara dos Vereadores do Recife durante reunião solene. O evento realizado na tarde dessa quinta-feira (3) por solicitação da vereadora professora Ana Lúcia (Republicanos) foi bastante prestigiado. A TV Guararapes foi inaugurada em 1° de janeiro de 2000 para levar muita informação e entretenimento para os telespectadores e é a emissora vice-líder de audiência em Pernambuco.

O presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá, conduziu a solenidade. Além dele, compuseram a mesa de honra a vereadora Ana Lúcia, o superintendente do Sistema Opinião de Comunicação, Cacá Marthins, o diretor de rede da Record, André Dias, o deputado federal e bispo Ossesio Silva (Republicanos), o chefe do Gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife, Gilberto Prazeres, e o operador de master da TV Guararapes Célio Cavalcanti, funcionário que trabalha na emissora desde a fundação.

Em seu discurso, a vereadora Ana Lúcia ressaltou a importância e o alcance que a TV Guararapes tem para a população do Recife e de Pernambuco. “A TV Guararapes se destaca ao longo desses 25 anos levando informação e entretenimento de qualidade para seus telespectadores. Desde o seu nascimento, a emissora não apenas se consolidou como um nome de peso em nosso estado como também se tornou uma verdadeira referência guiada pela paixão e dedicação de uma equipe incansável e comprometida com o que faz”, destacou a vereadora.

O superintendente do Sistema Opinião, Cacá Marthins, agradeceu a homenagem prestada à TV Guararapes e reforçou o compromisso da emissora com o povo pernambucano. “Quero agradecer ao povo pernambucano por ter abraçado a TV Guararapes e agradecer também o apoio que sempre tivemos da Record, o que nos torna uma emissora mais forte a cada dia. Receber essa homenagem aqui na Câmara dos Vereadores através da indicação da vereadora professora Ana Lúcia é uma honra e uma satisfação muito grande para todos nós que fazemos a TV Guararapes”, ressaltou Cacá.

O diretor de Rede da Record, André Dias, que veio ao Recife para participar da homenagem, falou sobre a parceria da TV Guararapes com a Record. “É um prazer imenso participar dessa homenagem que a TV Guararapes está recebendo na Câmara dos Vereadores do Recife. A Record é forte hoje porque também tem suas afiliadas, e a TV Guararapes é muito importante para nossa programação. Já são 13 anos dessa parceria e espero que esse casamento seja eterno”, pontuou Dias.

Durante o evento também foram exibidos vídeos institucionais sobre a TV Guararapes e sobre a rede Record. O CEO do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica. Jorge Pinheiro, também enviou um vídeo agradecendo pela homenagem. “Agradeço à Câmara dos Vereadores, em especial à vereadora professora Ana Lúcia, pela homenagem em celebração aos 25 anos da nossa querida TV Guararapes. Além da emissora, também estamos em Pernambuco com o Hapvida, onde somos a maior operadora da saúde do estado e estaremos inaugurando mais um hospital no Recife muito em breve”, anunciou.

Os colaboradores, gestores e apresentadores da TV Guararapes participaram da homenagem. Além disso, servidores da Câmara dos Vereadores acompanharam a sessão e fizeram muitas fotos com o time da emissora que mais cresce em audiência no estado. Integrantes do balé popular do Recife fizeram uma apresentação no encerramento da solenidade. Participaram do evento os apresentadores Meiry Lanunce, Gernand Lopes, André Estanislau, Evenilson Santana, Washington Gurgel, Roberto Nascimento e Jota Júnior.

No Recife, ministro Silvio Costa Filho lança primeiro programa de inclusão dos aeroportos brasileiros


Neste mês de abril, dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Ministério de Portos e Aeroportos elaborou um pacote de medidas para as pessoas neurodivergentes. Lançando o primeiro programa de inclusão dos aeroportos brasileiros, o ministro da pasta, Silvio Costa Filho, inaugurou, nesta sexta-feira (4), ao lado do prefeito João Campos, mais uma sala multissensorial, desta vez no Aeroporto Internacional do Recife (PE), a primeira do Nordeste.

As salas servem como ambientes que estimulam os sentidos e podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas neuroatípicas, com alívio de estresse e estímulos de atividades. Ainda neste mês, o estado do Rio de Janeiro também será contemplado com espaços semelhantes. Também participaram do ato a deputada federal Iza Arruda, os estaduais João Paulo Costa, Gilmar Júnior, Cayo Albino e Mario Ricardo; além de outras autoridades e famílias atípicas. 

Silvio se emocionou ao falar sobre o tema. O ministro é tio e padrinho do jovem Henrique, que está no espectro autista. “Tive o privilégio de ser o seu padrinho. E é alguém por quem eu sou apaixonado! Sei o que a minha mãe e a minha irmã sentem no dia a dia. Um amor diferente, um carinho especial, que, sem dúvida nenhuma, toca a vida da gente. Eu acho que o dia de hoje se resume à palavra amor. O grande desafio da gente é poder cuidar das pessoas e exercer a palavra amor. A gente fazer as coisas com amor, carinho e comprometimento é o que vale, efetivamente, nessa vida. As coisas simples são as coisas mais especiais dessa vida”, destacou Costa Filho, bastante aplaudido pelos presentes. 

O ministro ressaltou a importância de iniciativas como esta, destacando seu impacto positivo para milhares de famílias brasileiras. “Além das obras estruturantes nos aeroportos, é fundamental termos o olhar para a melhoria do atendimento aos passageiros porque tão importante quanto investir em obras é promovermos a inclusão nos aeroportos. Vamos trabalhar para que mais aeroportos tenham salas como esta que estamos inaugurando no Recife.” 

As salas multissensoriais são equipadas com luzes menos intensas, projeções nas paredes, sons de água corrente, piscina de bolinhas brancas, almofadas revestidas com tecidos especiais, para atender às necessidades de pessoas neurodivergentes e de seus acompanhantes durante as viagens. Essas salas somam-se às de Florianópolis (SC), Vitória (ES), Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

Para o prefeito de Recife, João Campos, cada um pode fazer a sua parte por mais inclusão. “Se um aeroporto pode ser inclusivo, outros espaços podem levar a ideia para frente. Basta o Recife fazer a sua sala multissensorial que outras cidades do Nordeste também vão atuar para inaugurar as suas”, disse.

“Estamos batendo recordes na aviação com muito investimento, mas todo esse trabalho só faz sentido se melhorarmos a experiência dos passageiros. Com a sala multissensorial estamos acolhendo e respeitando pessoas que precisam de um acolhimento adequado”, frisou o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.

“Nós tivemos recentemente o privilégio de conhecer a sala multissensorial do Airpods Floripa e achamos a experiência simplesmente fantástica. O Bernardo, meu filho de 10 anos, se encanta e se diverte com as diversas atividades que a sala oferece. O que contribui muito para o bem-estar, e é o que eles precisam, né? A gente ficou muito feliz em saber que o aeroporto de Recife também terá essa sala multissensorial, porque isso representa um grande avanço para a inclusão das crianças autistas”, disse Rodrigo Cidade, morador de Florianópolis.

*24 horas de acolhimento*

O espaço acolhedor e inclusivo funcionará 24 horas na área do embarque norte, em frente ao portão B12, ele conta com um guia sobre o funcionamento do processo de embarque e três poltronas similares às de uma aeronave.

Para o diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti, a inauguração da sala é motivo de muito orgulho. “Estamos sempre empenhados em oferecer os melhores serviços para todos os passageiros, mas esse novo espaço é mais especial”, ressalta. O local tem 35 metros quadrados e comporta até quatro famílias simultaneamente.

*Nova cartilha do MPor*

Como parte do programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista, o MPor também está lançando a cartilha Inclusão Dentro e Fora do Avião, destinada à conscientização sobre o autismo e demais doenças relacionadas. Escrita por Aline Campos, e com ilustrações de Luana Chinaglia, a cartilha foi produzida pelo MPor e será distribuída gratuitamente também em outros aeroportos nacionais. O texto é baseado na experiência da autora com o filho autista e explica de forma lúdica o funcionamento das salas multissensoriais. O material está disponível para download no site do MPor. 

*Mais acolhimento em vista*

Até 2026, o MPor prevê a instalação de mais 20 salas multissensoriais nos terminais aéreos do país. Esses espaços também pretendem oferecer estímulos visuais, táteis e auditivos com o intuito de proporcionar relaxamento e bem-estar. Além das melhorias estruturais, o programa ainda inclui o aprimoramento de experiências tanto em solo quanto durante o voo, promovendo a capacitação de profissionais do setor aéreo para atender adequadamente a passageiros com TEA, bem como ações de conscientização e sensibilização dos demais passageiros. 

Pessoas neurodivergentes costumam apresentar algum tipo de hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Para elas, situações que parecem rotineiras à maioria dos passageiros são fontes de estresse intenso e podem desencadear crises. Entre esses fatores, estão avisos sonoros, movimentação intensa de pessoas nas salas de embarque, barulho de malas de rodinhas, telas informativas e luzes de maior intensidade.

A moradora de Brasília, Leandra Peixoto, falou sobre os desafios de ter um filho de 6 anos e um marido com TEA. “As pessoas neurodivergentes têm uma sensibilidade sensorial muito grande. São vários estímulos visuais, cheiros, situações, texturas que vivenciamos em uma simples viagem. Mas que trazem para uma criança ou para um adulto neurodivergente uma situação de estresse, uma situação de desregular as suas emoções. E hoje nós podemos contar com um espaço onde eles podem ser respeitados. Mais uma vez, quero parabenizar o Ministério por essa iniciativa tão carinhosa e tão respeitadora com a comunidade autista”, ressaltou.

Oito anos da Lei Estadual do Feminicídio: plataforma busca acelerar julgamentos e dar transparência aos processos


 Em 2024, Pernambuco registrou 167 mortes de mulheres, sendo 69 delas classificadas como feminicídio, segundo dados da Rede de Observatórios da Segurança. Embora o crime de feminicídio tenha legislação específica no Brasil, muitos casos ainda enfrentam lentidão na Justiça, o que prolonga a dor de familiares e amigos das vítimas.

Com o objetivo de dar mais celeridade à tramitação de processos criminais e fortalecer a busca por justiça, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife em parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV) lançou a plataforma Sinal Vermelho, desenvolvida pela academia de programadores V3l0z. A iniciativa conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), mas, ainda precisa da adesão dos familiares das vítimas.

Lançada em maio do ano passado, a plataforma já contabiliza o julgamento de 50% dos casos cadastrado e comemora o andamento dos demais casos “Esses números nos mostram que estamos de certa forma contribuindo para que estes casos tenham mais celeridade. Acreditamos que, com o apoio da sociedade, o Sinal Vermelho pode se consolidar como uma ferramenta efetiva na luta contra a impunidade”, afirma Jânyo Diniz, CEO do grupo Ser Educacional.

O sistema permite o registro de casos de feminicídio e oferece um mecanismo de acompanhamento visual. Após o cadastro, os processos recebem uma cor indicativa conforme o tempo desde o crime: branco, para casos com até 12 meses; amarelo, entre um e quatro anos; e vermelho, para ocorrências com mais de quatro anos.

“Na maioria dos casos, a família da vítima não entende os trâmites júridicos de um processo criminal. O sinal vermelho é ponte entre o judiciário e a família enlutada para que este ciclo seja encerrado o mais rápido possível” disse Andrea Rodrigues, presidente do IBV.
Segundo Adriane Mendes, gerente Ambiental e Social da UNINASSAU, o engajamento da sociedade é fundamental para que a ferramenta alcance seu objetivo. “Quanto mais pessoas utilizarem a plataforma, maior será a pressão por agilidade nos julgamentos.”

Como utilizar – Familiares e amigos de vítimas podem registrar os casos por meio do site https://sinalvermelho.v3l0z.com.br/, preenchendo dados como o número do processo, nome da vítima, ano do feminicídio e nome do responsável pelo cadastro. A partir daí a Presidência do TJPE vai encaminhar as solicitações para a Coordenadoria da Mulher, que poderá fazer os pedidos de agilização junto às unidades.