quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Nando Vezê promove oficinas de tatuagem

Deste sábado (28) até o dia 19/11, o artista e tatuador pernambucano Nando Zevê promove uma série de debates, workshops e oficinas coletivas gratuitas, para os interessados na arte da tatuagem. As ações fazem parte da programação de prévias do Salão Conteporâneo de Tattoo, que ocorre no Festival Coquetel Molotov, capitaneado por Zevê, no dia 16/11, no Caxangá Golf Club. Outros importantes artistas visuais da cidade estarão presentes nos eventos que também ocorrem no MAMAM e em seu ateliê no Pina.

A primeira atividade ocorre neste sábado (28), com João Lin e sua Oficina de Desenho Non Sense, na ZV Tatuagem e Galeria. O curso do artista tem a proposta de apresentar técnicas e processos criativos envolvendo o desenho e investigação de estilo autoral. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail: nandozeve@gmail.com. Os interessados devem enviar portfolio ou link do Instagram, colocando "Oficina João Lin", no assunto.

Artista multimídia, João Lin atua na produção de artes visuais, quadrinhos, ilustração, tatuagem, gravura e desenho, intervenção urbana, videoarte, e música experimental e já publicou mais de 30 livros de literatura infantil e juvenil como ilustrador por editoras como: Melhoramentos, SM, Scipione, Dimensão, Planeta, Larousse, entre outras.

A programação segue na segunda-feira (30), com uma Oficina Free Hand com Ianah. Em outubro, a agenda de prévias traz a Oficina de Tattoo Handpoke, desta vez com Hannah Storm, no MAMAM dia (05/10). A Oficina de Desenho, com Lucas Faustino ocorre no dia (13/10), na ZV Tatuagem e Galeria. No dia (16/10), os artistas selecionados armam mais uma grande desenhada, no MAMAM e no dia (23/10), também no MAMAM, o artista promove um Bate Papo sobre Representatividade na Tattoo.

O cronograma de atividades se encerra com a exposição da Magda Santana na Zv Tatuagem e Galeria dia 19/11, alguns dias após o 3º Salão Contemporâneo de Tattoo no Caxangá Golf Club durante o festival No Ar que conta com exposições, performances, bate papo e oficinas envolvendo arte e tatuagem. "As ações de formação do Salão têm o objetivo fortalecer a nossa cena de tattoo, tanto iniciando artistas no ramo, quanto capacitando artistas recém iniciados", completa Zevê.

Até agora, o line up do festival No Ar Coquetel Molotov conta com nomes do calibre de Liniker & os CaramelowsBlack AlienSiba CarvalhoLuiz LinsMC Tha, a iraniana SevdalizaRosa NeonUana MahinDrik Barbosa,Gui Boratto Coppola, além da festa Goptun. A programação ainda traz cinema, moda, dança e oficinas de economia criativa em vários locais da capital pernambucana.

PROGRAMAÇÃO

Oficina de Desenho Non Sense, com João Lin - Local: ZV Tatuagem e Galeria - 28/09
Oficina Free Hand, com Ianah - Local: MAMAM - 30/09
Oficina de Tattoo Handpoke, com Hannah Storm - Local: Mamam - 05/10
Oficina de Desenho, com Lucas Faustinho - Local: ZV Tatuagem e Galeria - 13/10
Desenhada dos artistas selecionados - Local MAMAM - 16/10
Bate Papo sobre Representatividade na Tattoo - Local: MAMAM 23/10
Abertura da exposição da Magda Santana - Local: Zv Tatuagem e Galeria. - 19/11
Locais:
Estúdio ZV Tatuagem e Galeria - Localizado na Galeria Joana D'Arc – Pina
MAMAM - Rua da Aurora, 265 - Boa Vista
Caxangá Golf Club - Av. Caxangá, 5362 - Iputinga

Velho jeans que seria descartado no meio ambiente vira matéria-prima nas mãos de estudantes de Olinda

Qual o destino que você dá ao velho jeans? Estudantes da Escola Municipal Professor Hélio Maia, nos Bultrins, Olinda, sabem responder de forma ecologicamente correta. Preocupados com impacto do tecido quando lançado no meio ambiente, os alunos estão reaproveitando o material de forma criativa e sustentável.

A iniciativa conta com a participação de crianças, na faixa etária de 9 a 11 anos, do 4.º ano da unidade de ensino. Nas aulas práticas de Arte e Ciências, o grupo formado por 19 alunos faz uso do jeans para confeccionar porta moedas, bolsas, estojos, adornos, porta celular. A criatividade e o reaproveitamento do tecido são fundamentais. Não pode haver desperdício. O trabalho prático é desenvolvido nas terças-feiras, das 13h às 14h.

De acordo com a orientadora do projeto, Cássia Maria da Silva, a ideia é que os objetos produzidos pelas crianças possam ser expostos em feiras de apoio ao empreendedorismo. Um dos objetivos é despertar também o interesse da garotada pela educação financeira.

“Eu amei o projeto do jeans! Não sabia que o jeans consumia tanta água na lavagem. Aprendemos a reutilizar o material produzindo estojos, bolsas, porta-moedas e roupas”, afirmou a estudante Rebeca Soares da Costa, 9 anos.

As oficinas do projeto - O que você faz com seu jeans? Reutilizar ou descartar? Tem a coordenação da professora pedagógica Dayse Santos Mesquita.




Imprensa Olinda

Mostra de Circo, atividades esportivas e muita atividade gratuita no Recife Antigo de Coração


Todo último domingo do mês, o Bairro do Recife está com uma vasta programação para reunir pessoas de todas as idades e gostos. O Recife Antigo de Coração, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, entrou para a programação mensal da cidade em 2013 e movimenta o bairro e a vida das pessoas com atividades culturais, de lazer e esportivas, fazendo com que o cidadão vivencie a cidade. Neste domingo (29), a programação começa de manhã e segue até às 20h. O bairro será palco também para o encerramento da 10ª Mostra de Circo do Recife, realizado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Quem curte suar a camisa, pode chegar no bairro pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que, com seus 36,5 km de percurso exclusivo, tem o Marco Zero como ponto de convergência. O polo esportivo, montado na Avenida Marquês de Olinda, vai contar com vôlei, badminton, slackline, futebol de barrinha, futsal, handebol, parkour e skate.

Em celebração ao Dia Mundial do Turismo, que conta com programação entre os dias 25 e 29, a Avenida Rio Branco vai receber o evento Peleja de Ideias, a partir das 9h. Também será oferecido, no domingo, um passeio a pé guiado e gratuito com o tema Recife e suas pontes. O roteiro está dentro da programação do Olha! Recife (www.olharecife.com.br).

O Recife vai receber ainda a intervenção urbana da artista Paula Costa. A ideia é levar arte para as ruas das capitais do Brasil e proporcionar uma reflexão sobre as correrias do dia a dia. A mesma exposição, que estará na Avenida Rio Branco, já passou por Curitiba. As crianças têm espaço para recreação na Avenida Marquês de Olinda, das 9h às 18h.

O projeto Dançando na Rua, que acontece das 15h às 19h, vai levar os mais diversos estilos de dança e ritmos à Rua da Moeda, com a bailarina e professora de dança Andréa Carvalho e seus convidados. Outras atrações culturais acontecem no Marco Zero, das 9h às 18h30. Por lá vão passar Adriana B, Patrícia Cruz e Gerlane Lopes.

E como o bairro estará recebendo a Mostra de Circo da cidade, encerram as atividades no Recife Antigo os espetáculos Cada Qual no Seu Quadrante, da Trupe Casarão das Artes, e Cabaret Cia 2 em Cena, que terão como cenário o Casarão das Artes, localizado na Travessa Tiradentes, 122, no Recife Antigo. Os espetáculos serão gratuitos e abertos ao público.

Imprensa Recife

Chef Lúcia Soares dá aula no Centro de Convenções

A chef Lúcia Soares, da Comedoria Porto Mix, em Porto de Galinhas, ministra aula degustativa nesta quinta- feira ( 26 de setembro), na Arena gastronômica, Sabor do Campo, no Agrinordeste, no Centro de Convenções. Ensina e serve ao público o seu Xaxado de Praia com carne de sol, camarão, queijo coalho, aguardente e geleia de mangará.

SCGE participa de encontro sobre transferência de recursos na UPE

A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) vai participar de um encontro, na próxima sexta-feira (27), que pretende capacitar, atualizar e sensibilizar os gestores da Universidade de Pernambuco (UPE) sobre a administração de recursos recebidos por meio de transferências. O evento é promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que convidou a Controladoria para falar sobre as atividades que desenvolve nessa área, como órgão coordenador da Rede Estadual de Convênios.

A universidade, em conjunto com o TCU, identificou que os servidores estavam encontrando dificuldades relacionadas a convênios e transferências de recursos. Então eles articularam esse evento e pediram nosso apoio, já que atuar nesse cenário é uma das nossas competências”, explicou a diretora de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), Thaís Oliveira, referindo-se ao decreto que regulamenta as ações da Controladoria.

De acordo com a legislação citada, entre as finalidades da secretaria está “exercer o acompanhamento dos convênios, desde a celebração até a prestação de contas final dos referidos instrumentos, para orientar os gestores dos órgãos e entidades, em todas as etapas, assim como acompanhar apontamentos posteriores eventualmente apresentados por órgãos de controle externo”.

Durante a apresentação, que será realizada pelo secretário-executivo Caio Mulatinho, será mostrado um histórico do trabalho da SCGE ao longo dos últimos anos, a estrutura interna da DCON e as ações realizadas, além da expertise no apoio e gerenciamento aos órgão e entidades do Poder Executivo Estadual. “Vamos expor nossa experiência como coordenadores da rede, no monitoramento dos processos, na padronização dos procedimentos, na orientação sobre a execução e a prestação de contas, na editação de normativos e na orientação sobre a operacionalização de convênios, fornecendo informações gerenciais sobre a execução financeira e contábil”, detalhou.

PROGRAMAÇÃO – O encontro acontece na Reitoria da UPE, no Recife, a partir das 9h. Pela manhã, o público-alvo é a alta administração da universidade, que participará de palestras sobre “Excelência na gestão de recursos recebidos por meio de transferências governamentais” e “Monitoramento de convênios e contratos de repasse: Sistema de Gestão do Governo do Estado (SCGE/PE)”. Já no período da tarde, os servidores da instituição de ensino que atuam na área de transferências voluntárias ouvirão sobre “Convênios e outros instrumentos de transferências”, “Principais irregularidades” e “Principais irregularidades na área de obras”. Em ambos os momentos será aberto espaço para debates.

Imprensa SCGE PE

Consulta pública sobre climatização de ônibus no Recife

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), lançou, nesta quarta-feira (25), uma consulta pública à população sobre projeto de lei que cria um plano de investimentos na frota de ônibus do Grande Recife, ampliando o número de veículos com ar-condicionado. A iniciativa será realizada totalmente por meio eletrônico, no endereço consultapublica.pe.gov.br. Lá, os cidadãos poderão opinar se concordam ou não com a proposta apresentada e encontrarão as informações necessárias, a minuta do projeto de lei e uma seção de perguntas e respostas para facilitar o entendimento do tema. Além disso, a população também pode fazer sugestões ao projeto pelo e-mail: consultapublica@seduh.pe.gov.br. A ideia é que os usuários possam auxiliar o poder público no texto que será enviado à Alepe ao final do processo.
Atendendo a uma demanda feita no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), a proposta apresenta uma alternativa metropolitana ao assunto, considerando que municípios como Recife e Olinda editaram recentes legislações.
Para participar, o usuário deverá fazer um breve cadastro na página indicada para criar um login e senha de acesso à área de votação no site. Uma vez logado, o cidadão responderá a dois questionamentos. O primeiro deles: “Você acha que a aquisição de veículos climatizados deva ser prioridade durante a renovação da frota de ônibus?”. Na sequência, outra ponderação: “Você estaria disposto a pagar mais para usufruir dos ônibus climatizados? (o valor da tarifa aumentará entre 3 e 5 centavos por ano)”. Além de responder às perguntas, o usuário pode fazer novas propostas que poderão ser integradas ao projeto.
A consulta estará disponível durante um período de 15 dias e se encerra no próximo dia 10 de outubro. Caso a sociedade se manifeste de forma favorável (ampla maioria), o projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco, em regime de urgência.
A proposta em debate estabelece metas e condições para a realização de investimentos na renovação da frota de veículos integrantes do Sistema Estrutural Integrado (SEI) da Região Metropolitana do Recife, nos exercícios de 2020 a 2023. As permissionárias dos serviços de transporte público de passageiros deverão renovar a frota que ultrapassar oito anos de vida útil nesse período. Esta deve ter, no mínimo, 70% dos novos veículos renovados a cada ano equipados com ar-condicionado e com capacidade igual ou superior à dos veículos substituídos.
A ideia é que, com a entrada em vigor da lei, ao fim do período, entre 39% e 51% da frota esteja completamente refrigerada. A alocação prioritária dos veículos climatizados será nas linhas perimetrais, radiais e troncais e, subsidiariamente, nas de maior demanda (Confira lista em anexo). “Queremos que essa melhoria seja implantada de maneira integrada no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR. É importante que a população possa opinar para ajudar o poder público no processo de decisão e que consigamos melhorar, cada vez mais a experiência do cidadão que utiliza o transporte público”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto.

Imprensa SEDUH PE

Igarassu tem paçoca gigante no aniversário

A cidade de Igarassu, o primeiro povoado do Brasil , está comemorando nesta sexta-feira, feriado municipal, seus 484 anos. Nesta data também são festejados os padroeiros do município, os santos Cosme e Damião, que deram o nome à matriz da cidade , que por sinal ainda possui o título de igreja mais antiga em funcionamento no país. Os devotos costumam fazer a alegria para a criançada quando pagam promessas distribuindo doces e guloseimas no Sítio Histórico da cidade, causando bastante movimentação por todos os lados.
E como é tradição na gestão municipal, uma paçoca gigantesca preparada pela indústria Paçoquero vai ser distribuída para a população e visitantes logo após a alvorada de fogos e a primeira missa campal do dia, celebrada às 05h na frente da Matriz no Sítio Histórico. A paçoca será preparada com mais de 300 quilos de amendoim e açúcar. O doce terá seis metros de cumprimento e já é considerado um dos maiores do Brasil. Durante o decorrer do dia as celebrações vão acontecendo na Matriz dos Santos Cosme e Damião , com horários de 9h 11h e às 12h acontecerá a aguardada missa de veneração das relíquias dos santos com o Ministro extraordinário Suerick Andrade. As relíquias são pedacinhos dos ossinhos dos dedos dos padroeiros da cidade que foram enviadas para o município, na época pelo Papa Joao Paulo II, logo em seguida teremos as celebrações às 14h, 16h e após a tradicional procissão, marcada para às 17h com andor dos padroeiros , será realizada mais uma última missa campal, às 19h no Sítio Histórico, que fica lotado de fiéis , moradores e visitantes.

Imprensa Igarassu

Ciranda para estimular a produção musical dos Blocos Afros no Recife

Atento aos assuntos referentes à gestão, produção e performance dos grupos percussivos em Pernambuco, o Sesc Casa Amarela promove o Ciranda da Gente - Música Percussiva em Performance. A ação ocorre neste sábado (28/09), a partir das 15h, no Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, na comunidade de Chão de Estrelas, em Campina do Barreto, Zona Norte do Recife.
A proposta é realizar até o mês de novembro um ciclo de debates e apresentações musicais, que teve início em agosto passado. Nesta edição, a programação começa às 15h, com uma roda de diálogo para discutir o assunto com a educadora Lúcia dos Prazeres, fundadora do Centro de formação do Educador Popular Maria da Conceição, e Vera Orange, responsável pelo Programa Direito à Cidade do Cendhec (Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social). Às 17h30, o Bloco Afro Raízes de Quilombo apresenta o seu trabalho artístico, socioeducativo e comunitário, além da performance conjunta com os Blocos Afros Ará Ylê, Daruê Malungo e Obá Nyje. Em cada mês, um bloco afro será o destaque com a participação musical dos demais em parceria.
Produzido pelo Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM) do Sesc Casa Amarela, o projeto fomenta a constituição do primeiro Coletivo dos Blocos Afros do Recife. O movimento cultural, em processo de desenvolvimento, busca viabilizar um espaço de incentivo à criação, articulação e o fortalecimento desses blocos.
O projeto Ciranda da Gente visa ir além da promoção do acesso à arte. “O objetivo é investir no engajamento e na ação coletiva para agregar artistas e grupos que, geralmente, encontram pouco espaço midiático para propagar suas produções artísticas”, a professora de música do CDRM, Cristina Barbosa.
Programação
28/09
15h às 17h – Roda de Diálogo, com
Lúcia dos Prazeres, educadora e fundadora do Centro de Formação do Educador Popular Maria da Conceição
Vera Orange, responsável pelo Programa Direito à Cidade do Cendhec (Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social

17h30 às 19h30 – Apresentações musicais do Bloco Afro Raízes de Quilombo, com participação especial dos Blocos Afros Ará Ylê, Oba Nyjé e Daruê Malungo.

Controle Urbano de Olinda desativa criatórios de cavalos

Depois de receber denúncias de populares, a Secretaria Executiva de Controle Urbano de Olinda montou nesta quarta-feira (25.09) uma operação para desativar criatórios clandestinos de cavalos. Duas cocheiras foram removidas no Habitacional Vila Brasília, na Avenida Senador Salgado Filho, em Jardim Brasil.
A equipe responsável pela ação também inutilizou na mesma localidade um galinheiro. Os fiscais recolheram telhas, madeiras, lonas e outros materiais usados nas estruturas. 
Imprensa Olinda

Convênio com Reino Unido permitirá à Compesa implantar soluções eficientes para redução de perdas de água




Em outubro será concluída a primeira fase do convênio firmado entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o Governo Britânico, que prevê investimentos no valor de cinco milhões de libras - o equivalente a R$ 25 milhões – que serão aplicados em projetos de inovações tecnológicas que permitam encontrar soluções eficientes, com padrão mundial, para a redução e controle das perdas comerciais (água distribuída e não faturada) e físicas (vazamentos). Nesta primeira etapa foram aplicadas 300 mil libras para realizar o diagnóstico da gestão de perdas de água na Região Metropolitana do Recife (RMR), e propor soluções técnicas e financeiras para promover maior eficiência na operação dos sistemas de abastecimento de água, assim como o suporte para licitação de um contrato de performance no combate às perdas. Também será entregue um estudo do comportamento dos clientes da Compesa, que ajudará a empresa a definir estratégias para aprimorar o seu relacionamento.

Para visualizar as oportunidades no setor de saneamento para o desenvolvimento social e econômico da RMR e para que haja continuidade de investimentos pelo Governo Britânico, o diretor-geral do Ministério de Comércio Internacional do Reino Unido, John Mahon, participou de uma reunião, na última semana, com a presidente da Compesa, Manuela Marinho, na sede da estatal, no bairro de Santo Amaro. John Mahon também é o conselheiro sênior do Prosperity Fund (Fundo de Prosperidade), o fundo global do Governo Britânico que financia as ações do Projeto Cidades Inteligentes, do qual o convênio em andamento na Compesa faz parte. Na ocasião, o corpo técnico da companhia, liderado pelo diretor de Novos Negócios, Flávio Coutinho, apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido para o ministro britânico e comitiva - formada por Martin Whalley, diretor de Comércio e Investimento no Brasil, Graham Tidey, consul britânico em Recife, e Gabriela Figueiredo, gerente do Programa Cidades Inteligentes.

As ações definidas no diagnóstico serão aplicadas na segunda fase do convênio, como projeto-piloto, em localidades já definidas da cidade do Recife, que abrangem 33 bairros situados numa área delimitada pela Avenida Armindo Moura até as imediações do Shopping Tacaruna, e do Litoral até o Parque de Exposição do Cordeiro. “A próxima fase deve ser iniciada ainda em 2019, com duração de três anos", informou Flávio Coutinho, acrescentando que na segunda etapa está previsto o investimento de aproximadamente 4,7 milhões de libras. “Esse programa ajudará a melhorar a infraestrutura do Recife e, consequentemente, o setor econômico, os negócios, e disso o Reino Unido tem orgulho. Nós temos sistemas hídricos antigos que dependem de inovações tecnológicas para alcançar melhorias de eficiência operacional. É essa expertise que queremos compartilhar nessa parceria”, disse John Mahon.

Os recursos do convênio, que tem a duração de quatro anos, são administrados pelo Banco Mundial e podem ser direcionados não só para consultoria, como também para a aquisição de equipamentos.

Oficina de Grafite com Rafa Mattos

As grandes áreas urbanas ao redor do mundo possuem características semelhantes em vários aspectos, como a presença de grandes muros e de edificações em concreto, que deixam um ar de segregação e de um ambiente cinza. Esses espaços são vistos como verdadeiras telas de trabalho para a arte do grafite, técnica que utiliza sprays para colorir ruas e prédios, trazendo vida a manifestação de uma ideia, de uma causa. 

O grafite é hoje uma das principais interpretações artísticas, que atinge todas as classes sociais e todos os lugares da cidade. Uma arte urbana e expressiva, que invade a cabeça das pessoas pelos olhos e toca seus sentimentos. Uma importante ferramenta de comunicação com o público jovem, que se sente representado por ela.

Com esse mote, a BRK Ambiental, parceira privada da Compesa, realiza a oficina “Colorindo Nosso Mundo”, ação que pretende levar a discussão sobre conservação, respeito, cidadania e a importância da preservação do meio ambiente aos jovens e comunitários por meio da arte do grafite. A atividade será ministrada pelo designer e artista plástico Rafa Mattos, conhecido pelo movimento “Plante amor, colha o bem”. Rafa defende que “toda e qualquer transformação começa dentro de nós, seja ela social ou ambiental”. Para ele, “as pessoas se conectam através do afeto, trocam conhecimentos, ensinam e aprendem umas com as outras, sentem-se parte de algo, e então estão aptas a transformarem as suas vidas e todo o entorno”. 

A oficina acontecerá entre os dias 1º e 4 de outubro para um grupo de até 25 jovens distribuídos entre alunos do ensino médio da Escola Professor Benedito Cunha Melo e outros jovens residentes da localidade, no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. Rafa Mattos, junto com a BRK, inicia a ação com uma apresentação do projeto aos alunos na própria escola. Em sua palestra, Rafa Mattos convida os jovens a assumirem um compromisso de amor com a natureza e nos dias seguintes os alunos participam de aulas práticas que culminam com uma manifestação artística resultante da discussão em grupo para o muro da estação de tratamento de esgoto Barra de Jangada, unidade operada pela BRK Ambiental.

A ação é executada em etapas baseadas nos elementos do grafite. “Os alunos terão uma base teórica para conhecer as origens da arte do grafite, quais são as técnicas utilizadas e, após esse estudo, as técnicas de pintura livre serão colocadas em prática nos muros de uma unidade operacional que compõe o sistema de esgotamento sanitário, em Barra de Jangada”, comenta a responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental, Karine Mourato. 

Essa é a terceira edição da oficina que já foi executada em Olinda e São Lourenço da Mata, este ano. Um dos objetivos da ação é deixar um ambiente mais alegre e colorido para a comunidade, além de sensibilizar os estudantes sobre a educação ambiental e temas relacionados à sustentabilidade. O projeto pretende mostrar a importância da conservação das estações elevatórias e de tratamento de esgoto, bem como a relevância dessas unidades operacionais para a promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida de toda a população.

“Prevenção de incêndios em condomínios” é temática de curso, no Recife

Equipamentos de prevenção e combate ao incêndio, documentações obrigatórias, regulamentos e normas, sistemas de manutenção de equipamentos, dentre outros, serão alguns dos temas abordados durante a formação “Como implantar uma cultura de prevenção ao incêndio que realmente funcione”, que será realizada no próximo domingo (29). O curso será realizado no Hotel Manibu, localizado Avenida Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem, Região Metropolitana do Recife (RMR), no horário das 8h às 17h.   
A formação é direcionada para síndicos, administradores e moradores de condomínios, engenheiros e bombeiros civis e interessados pelo assunto, será ministrado pelo Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e coordenador do Centro Integrado de Operação e Defesa Social (CIODS), Alexandre Batista, e pela analista comportamental, Magna Lima Regina.  

De acordo com a professora, Magna Lima, o objetivo é promover a conscientização na população que reside em condomínios, para evitar os riscos e se proteger de incêndios. "Nosso desejo com o curso é de criar uma consciência de respeito ao incêndio, despertando o interesse dos síndicos e administradores, de implantarem um cultura de prevenção ao incêndio, que realmente funcione", relata. Ela ainda completa “o curso traz um diferencial, que é de juntar as regras de prevenção de incêndio e técnicas de gestão, utilizadas em grandes empresas”.   
Com direito ao certificado, com a carga horária de 8 horas/ aulas, o curso tem o valor de R$ 95. Para participar os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (81) 98818-2241 ou 98651-0759, ou pelo site vamossalvar vidas.com.br ( http://bit.ly/2TzvvlZ).  

Homenagem à Rádio Calheta FM

Referência em transmissão no Cabo de Santo Agostinho, a Rádio Calheta FM completou 20 anos em 22 de dezembro de 2018. A emissora surgiu com o intuito de ser uma canal de comunicação para a sociedade do Cabo interagir, fazer cobranças e reivindicações. Como forma de homenagear a rádio local, o Shopping Costa Dourada, recebe de 23 a 27 de setembro, uma exposição comemorativa. 

Serão exibidos no evento materiais dos primórdios da rádio, como microfones, mesa de som, fotos, que ajudam a contar a história da emissora. Prato cheio para os amantes do rádio. Além disso, será lançado durante a exposição, o livro dos 20 anos da Rádio Calheta FM. 

O presidente e principal locutor da rádio Calheta FM, Ely Batata, participa de diversas ações e é bastante atuante na região. “A minha história se confunde com a da Rádio Calheta, foram muitas coberturas. Durante a exposição, não só os ouvintes, mas também o público em geral vai ter a oportunidade de conhecer mais a história da rádio. A exposição vai mostrar um pouco da nossa história”. 

A exposição de 20 anos da Rádio Calheta vai receber o público conforme o horário de funcionamento do shopping. O evento ocorre na Praça de eventos do centro de compras.

Livro em homenagem ao Maracatu NaçãoPorto Rico é lançado nesta quarta-feira(25)


  
Nesta quarta-feira (25), o autor e pesquisador do Núcleo de Estudos afro-brasileiros e de Povos Tradicionais do Grupo Ser Educacional (NEABIT), Jorge Arruda lança o livro “Nossa Rainha. Mãe Elda, Ancestralidade e Devoção. A obra faz parte da 23ª edição do volume da coleção Sophia. O lançamento acontecerá, às19h, na Sede do Maracatu Nação Porto Rico, localizado no Pina.
O livro é dedicado aos 103 anos de criação do maracatu. Além disso, o autor ressalta através da poesia e de relatos bibliográficos e fotográficos a importância sócio cultural da presidente, ialorixá e última rainha do Maracatu Nação Porto Rico, coroada em uma igreja católica, Elda Viana.
O maracatu foi fundado no século XIX, em Palmares, Mata Sul de Pernambuco. A partir desta data, o maracatu migrou para o Recife em 1916 e logo em seguida começou a participar do Carnaval do Recife. Recentemente, a agremiação carnavalesca foi representado nos continentes Asiático e Europeu. “O Maracatu Nação Porto Rico é patrimônio mundial. O livro é necessário para homenagear os 103 anos do maracatu e a Rainha Elda, no seu espaço sagrado”, destacou Arruda.

Serviço:
Lançamento: Livro Nossa Rainha. Mãe Elda, Ancestralidade e Devoção
Local: Sede do Maracatu Nação Porto Rico - R. Euríco Vitrúvio, 483.
Horário: 19h 


Igarassu celebra 484 anos de emancipação e padroeiros santos Cosme e Damião

A cidade de Igarassu está comemorando 484 anos de emancipação com várias ações e shows espalhados pelos quatro cantos da cidade. O ponto alto das festividades acontece tradicionalmente no dia 27 de setembro quando também festeja os padroeiros, os santos Cosme e Damião. Os devotos costumam fazer a alegria para a criançada quando pagam promessas distribuindo doces e guloseimas no Sítio Histórico da cidade.
E como no ano passado, a paçoca gigantesca preparada pela indústria Paçoquero vai ser distribuída para a população e visitantes logo após a alvorada de fogos e a primeira missa campal do dia, celebrada às 05h na frente da Matriz no Sítio Histórico. A paçoca será preparada com mais de 300 quilos de amendoim e açúcar. O doce terá seis metros de cumprimento e já é considerado um dos maiores do Brasil. Durante o decorrer do dia as celebrações vão acontecendo na Matriz dos Santos Cosme e Damião , com horários de 9h 11h, e às 12h acontecerá a missa de veneração das relíquias dos santos com o Ministro extraordinário Suerick Andrade. As relíquias são pedaços dos ossinhos dos dedos dos padroeiros da cidade e foram enviadas, na época pelo Papa Joao Paulo II, logo em seguida teremos as celebrações às 14h, 16h e após a tradicional procissão, marcada para às 17h com andor dos padroeiros , será realizada mais uma missa campal, às 19h no Sítio Histórico.
Shows - A grande expectativa está na semana de shows no Palco Central, que vai de 24 a 28 de setembro.

Imprensa Igarassu (PE)

Jovens Empreendedores chega à 6a. edição


Arena Agrinordeste oferece oficinas gratuitas para setor de pets e equinos

A Arena Agrinordeste é uma das atrações da mostra, onde serão realizadas as oficinas de trabalho do Agripet, que corre dentro da programação do Agrinordeste, até quinta-feira (26), no Centro de Convenções de Pernambuco. Entre os assuntos das capacitações estão A estrutura e os Tipos de pelos de cães; Banhos e Pós Banho; Cuidados Especiais com Cães Idosos; Técnica para Banho em Gatos, Tipos de Tosa (higiênica, tesoura, carneirinho, verão).

Também haverá oficinas de Adestramento de Cães; de Agility de Cães; Adestramento e Demonstração de Cão Guia; Adestramento e Demonstração de Cão Faro e de Corrida de Cães. Já as apresentações dos caninos adestrados darão um show à parte. Na área de cavalos, serão realizadas Oficina de Doma Gentil para Equinos. Confira a programação completa no site – www.agrinordeste.com.br



A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) realiza até 26 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), a 27ª edição do Agrinordeste, o maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste. Em 2019, a mostra ocupará uma área de mais de nove mil metros quadrados no Pavilhão de Feiras, registrando um crescimento de 33% em relação a 2018. O evento, que é gratuito e aberto ao público, deve receber mais de 40 mil visitantes.



O evento conta com o apoio do Sebrae Pernambuco, Confederação da Agricultura, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE), Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sistema OCB.e Governo de Pernambuco, por meio da Empetur e AD Diper



Os interessados em participar gratuitamente devem se cadastrar no site: www.agrinordeste.com.br Mais informações pelo telefone (81) 3312-8989, de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail agrinordeste@faepe.com.br.



SERVIÇO:

27º Agrinordeste

Até 26 de setembro

No Centro de Convenções de Pernambuco

Horário: Até ás 21h

Entrada Gratuita

Fernando de Noronha recebe o primeiro Mutirão dos Superendividados em parceria com o Procon-PE

Através de uma parceria entre o Procon-PE e a Administração de Fernando de Noronha, por meio da Superintendência Jurídica da ilha, o arquipélago recebe o primeiro Mutirão de Superendividados, além de uma série de atividades com foco no consumidor. Serão realizadas ainda palestras e fiscalizações. A ação de negociações iniciaram hoje e vão até o dia 26 de setembro, das 9h às 16h, no auditório do Posto de Saúde da Família (PSF), localizado na BR-363.


Profissionais do órgão de defesa do consumidor estão ém Fernando de Noronha para a realização do mutirão, onde os consumidores da ilha poderão negociar dívidas com todos os bancos, Celpe, Compesa, empresas de telefonias e internet. Todas as empresas, exceto os bancos, realizarão audiências na mesma hora. Ou seja, o consumidor já sairá de lá com proposta fechada de negociação. 


“Estamos dando apoio logístico e jurídico para o trabalho do Procon ser realizado da melhor forma possível. O cidadão noronhense que, por ventura, precisava se deslocar ao continente para tentar resolver esses tipos de negociações financeiras, vai conseguir solucionar de forma muito mais ágil”, diz Felipe Campos, superintendente Jurídico de Fernando de Noronha. 


Para prestar uma reclamação, são necessários original e cópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros. Caso o titular esteja no nome de outra pessoa é preciso procuração reconhecida em cartório.


“Essa é mais uma ação do Governo de Pernambuco em prol do consumidor. Além da capital e da Região Metropolitana , já levamos o formato ao interior e, agora ao arquipélago ", detalha o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. 


PALESTRAS: Duas palestras serão realizadas pelo Procon com o tema “Educação Financeira”, com Danyelle Sena, gerente de fiscalização do órgão. Para os empresários e a comunidade o encontro vai ser no dia 25 (quarta-feira), às 17h. Vão ser apresentadas informações sobre os direitos básicos do consumidor. No dia seguinte (quinta-feira), no mesmo horário, os alunos da Escola Arquipélago terão explanações sobre educação financeira. As palestras vão ser realizadas no auditório da Escola Arquipélago.

Dr. Valter França comenta sobre obesidade no Brasil

A obesidade é uma doença crônica e que vem crescendo assustadoramente, no Brasil e no mundo, com o passar dos anos. De acordo com recente pesquisa divulgada no último dia 15 de setembro de 2019, o número de cirurgias bariátricas realizadas no país aumentou 84,73% ao passar de 34.629 em 2011 para 63.969 em 2018, segundo balanço feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCBM). Nos oito anos em que o levantamento foi feito, 424.682 pessoas fizeram a operação de redução do estômago, o que corresponde a 3,12% das pessoas que estão dentro do grupo de pacientes aptos e para quem há indicação de cirurgia (13,6 milhões em todo o país).
Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde, a obesidade afeta 18,8% dos brasileiros e mais da metade (55,7%) tem excesso de peso. Essas pessoas podem ter a qualidade de vida afetada por doenças como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, alterações do colesterol e triglicérides, além de aumentar as chances de arteriosclerose, além de outras patologias.
Os dados da pesquisa mostram ainda que, das 63.969 cirurgias bariátricas realizadas em 2018, 77,4% foram através de convênio médico; 17,8% foram pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e 4,8%, com recursos particulares. “Algumas pessoas não têm acesso, seja pelo local onde moram, por não terem um convênio médico ou outros motivos; outras têm medo de fazer o procedimento e outras não têm informação mesmo. Para outras, falta que o próprio indivíduo obeso se reconheça como portador de uma doença crônica incurável”, disse.
De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França (foto), que tem mais de 4 mil cirurgias no currículo e é um dos pioneiros na cirurgia robótica no Estado, a espera média para uma cirurgia gratuita na Rede Estadual gira em torno de 1 ano e meio. “ A demora já foi de 5 anos. Hoje, ainda é grande mas, já reduziu bastante. Os hospitais Oswaldo Cruz e das Clínicas, realizam o procedimento em Pernambuco, pelo SUS."A obesidade é uma doença onde existe um desequilíbrio entre a sensação de fome a de saciedade e com isso a pessoa come mais do que deveria ou mesmo comendo pouco gasta pouca caloria e vai engordando ao longo da vida”, ressalta Dr. Walter França.
Muitos pacientes ainda têm medo da cirurgia que tem uma taxa de mortalidade muito baixa de 0,2% a 0,3%. Hoje o procedimento é minimamente invasivo e feito através da videolaparoscopia e, através da robótica. A taxa de complicações pós cirurgia é menor do que uma cesárea e uma de um procedimento para retirada da vesícula. “Hoje já se sabe que o melhor tratamento para a obesidade mórbida é a cirurgia bariátrica, porque no tratamento clínico conservador o emagrecimento é muito pequeno e a recidiva é muito alta. A chance do obeso que não opera morrer pela obesidade é muito maior do que a chance de morrer pela cirurgia", ressalta França.
Para ser operado pelo SUS o paciente é necessário ter mais de 16 anos e passar por uma consulta com um endocrinologista que avaliará o caso. O especialista pode ser credenciado na rede do seu plano de saúde ou atender no SUS. mas é importante saber que a redução de estômago só será feita no sistema público de saúde quando for a última opção. Ou seja, talvez você precise passar por um tratamento médico para tentar emagrecer. Se o médico diagnosticar que o único caminho para sua doença é a cirurgia bariátrica, ele fará o pedido da operação no SUS, mas você entrará em uma fila de espera para ser encaminhado a um hospital público.
A cirurgia bariátrica é indicada para aqueles que tem obesidade por mais de dois anos, que tenham tentado o tratamento clínico com o endocrinologista ou com o especialista em obesidade para emagrecer e não obteve sucesso. "Nós levamos em conta o IMC (Índice de Massa Corpórea) que é calculado com base no peso e na altura da pessoa. O IMC de 40 para cima tem indicação de cirurgia e aquele que tem de 35 para cima, mas já tem doenças provocadas ou agravadas pela obesidade, também tem essa indicação", salienta Dr. Walter.
O paciente, antes de se submeter a cirurgia, é acompanhado por uma esquipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionista, endocrinologista, cardiologista, preparador físico, enfermeira, fonoaudióloga. “É necessário que o paciente se conscientize que ele vai ter uma ferramenta que vai ajudá-lo a emagrecer, mas ele tem que ter sua participação, seguindo todas as recomendações do pós cirurgia, incluindo o acompanhamento do endócrino para o resto da vida, porque a doença obesidade continua lá. A mudança de hábitos alimentares bem como, a prática de alguma atividade física, faz-se necessária.

SERVIÇO:
Dr. Walter França
Consultório G, 5 º andar do Hospital Esperança, na Ilha do Leite
Informações: (81) 3424.9796/ 3423.2772/ 3131.7887

Paulo Câmara na Semana do Clima de Nova Iorque

O governador Paulo Câmara participou, nesta terça-feira (24.09), de uma série de eventos da Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Como representante do Consórcio Nordeste - que reúne os nove Estados da região - ele assinou a Carta de Santa Fé, reforçando o compromisso de Pernambuco e do Nordeste com o desenvolvimento sustentável e a construção de uma agenda ambiental avançada. Ao discursar no encontro com líderes do Under 2 Coalition, o governador afirmou representar os 56 milhões de nordestinos e os outros milhares de brasileiros que não desejam a destruição das florestas, as agressões à natureza e à vida no planeta, e sim a busca de novos rumos para o futuro.

"Vamos, juntos, fazer com que esse nosso compromisso saia do papel e ganhe o mundo, e vamos trabalhar para formar e consolidar a coalizão dos Estados, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos", afirmou Paulo Câmara, advertindo que o Nordeste não aceitará, passivamente, a adoção de medidas ultrapassadas, criminosas e ambientalmente irresponsáveis. "Estamos assumindo posições e ações que nos permitam avançar no que for possível e também atuar para barrar os retrocessos. Somos muitos no nosso País, atentos a esse debate, inquietos com as ameaças que a própria humanidade e algumas lideranças têm causado ao meio ambiente", reforçou.

O governador reafirmou sua disposição de dedicar esforços, estudos e experiências no combate aos processos destrutivos e na construção de alternativas renováveis para proteger e conviver de forma saudável com os recursos naturais. "Isso não se efetiva sem uma política clara, com ações contundentes a favor de um meio ambiente protegido, com trocas positivas, e jamais na agressão, exploração e destruição. Uma ideia não pode abrir mão de gestos, de atitude e de coragem para enfrentar interesses mesquinhos, imediatistas e materialistas", disse.

Paulo Câmara destacou ainda que Pernambuco tem fortalecido as estruturas públicas na área ambiental, e criticou as lideranças brasileiras que vêm seguindo uma contracorrente, caminhando no sentido inverso ao que a história ensina, contrário ao futuro. E fez um alerta: "Não há espaço para arrependimentos. O mal que se faz ao ambiente é um dano cada vez mais irreversível. É uma autodestruição".

Ressaltando que a ONU tem uma agenda positiva dedicada aos movimentos sustentáveis, apontando o ano de 2030 como um marco, o governador assegurou que esse referencial está presente em Pernambuco e no Nordeste, que seguem os caminhos universalmente pactuados. "Buscamos um futuro em que crianças não precisem faltar às aulas para fazer greve, tentando alertar os adultos de que eles estão promovendo uma ameaça em escala global", afirmou.

Por último, Paulo Câmara informou que o Fórum Pernambuco de Mudanças Climáticas está ativo e que foi implantado o Plano Estadual Ambiental, dentro dos preparativos do Estado para sediar, em novembro próximo, a Conferência Nacional de Mudanças Climáticas, prévia da COP 25. "A nossa política é de construção com respeito, diálogo e responsabilidade com Pernambuco, o Nordeste, o Brasil e com um mundo melhor. Nada diferente disso é aceitável. Somos defensores dos movimentos coletivos, da mobilização e da união. Não ficaremos insensíveis aos apelos de tantos, no mundo inteiro", completou.

CARBONO NEUTRO - À tarde, Paulo Câmara participou do HUB Ação e Recompensa, discutindo as reduções de emissões de carbono necessárias, na próxima década, para combater mudanças climáticas, o que deve determinar a maneira com que estados, regiões, cidades e empresas que demonstram alta responsabilidade por suas ações climáticas poderão atrair inovação e investimentos.

O governador falou em nome do Fórum Nordeste e do grupo Governadores pelo Clima, formado em abril, com o auxílio do Centro Brasil Clima (CBC) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Todos, segundo relatou, comprometidos com a permanência no Acordo de Paris e com o cumprimento da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) assumida pelo Brasil em 2015.

Paulo Câmara reafirmou que, diante dos riscos de retrocesso por parte do governo federal, os Estados brasileiros assumiram resolutamente seu papel na preservação e conservação ambiental. "As batalhas decisivas dar-se-ão nos territórios dos Estados. Pernambuco, desde o meu saudoso antecessor, o governador Eduardo Campos - tragicamente desaparecido em 2014 - vem desenvolvendo grandes trabalhos de adaptação às mudanças climáticas. Somos muito vulneráveis à elevação do oceano e à desertificação e estamos promovendo as energias limpas, como a solar, o uso de biocombustíveis para reduzir o uso dos combustíveis fósseis, o reflorestamento e a defesa do nosso grande ecossistema regional: a Caatinga", explicou.

O governador narrou ainda o processo de transformação por que passa o Arquipélago de Fernando de Noronha em um território de carbono neutro e um showroom de tecnologias limpas e sustentáveis, esclarecendo que, em breve, todos os veículos que circulam na ilha serão elétricos, a produção de energia local será totalmente limpa e o lixo, totalmente reciclado. "Temos que trabalhar por um planeta carbono neutro na metade desse século. Pernambuco, juntamente com outros Estados que lidero no Consórcio Nordeste, vai cumprir seu papel na NDC brasileira e ir além, rumo a uma estratégia de longo prazo carbono neutro", disse.

A estratégia para isso, segundo Paulo Câmara, inclui articular alianças com outros Estados brasileiros, prefeituras, iniciativa privada, terceiro setor e universidades, atraindo investimentos para uma economia sustentável, geradora de empregos, renda e qualidade de vida. "Sabemos que não há um Planeta B. O único que temos é este, que necessita ser descarbonizado e tornar-se mais justo", concluiu o governador.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco