quarta-feira, 25 de setembro de 2019

UFRPE inscreve, a partir desta quarta-feira (25), empresas para parceria de pesquisa e estágio

A Universidade Federal Rural de Pernambuco inscreve, a partir desta quarta-feira (25), empresas de todo o Estado em seu programa de parceria, que é dividido em dois eixos: desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para empresas e formar mão de obra qualificada para atuar na indústria. O programa é realizado pela Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), especializada em Engenharia, para resolver demandas do setor produtivo. As empresas interessadas devem enviar e-mail para institucional.uacsa@ufrpe.br.


“Até o I Conecta UFRPE, estávamos voltados para atender, principalmente, as indústrias do polo de Suape, mas o evento gerou uma procura tão grande, que decidimos ampliar o acesso às demais empresas do Estado”, afirma Rafael Alves, presidente da Comissão de Relações Institucionais e Inovação da UACSA, responsável pelas parcerias. O I Conecta UFRPE ocorreu, no dia 17 deste mês, e aproximou a universidade das empresas, com estudos de caso e apresentação das demandas de empreendimentos industriais. As 120 vagas esgotaram rapidamente, formando uma lista de espera, e das 15 empresas participantes, oito estão em negociações avançadas para fechar parceria com a Universidade, entre elas duas do polo de Goiana. Dos projetos negociados, sete são para pesquisa e quatro para inserção dos alunos da UACSA em programas de estágio das empresas. 


“O encontro nos fez perceber que havia uma demanda reprimida entre as empresas pela produção de um conhecimento que seja diretamente aplicado para agregar valor aos seus negócios e que essa demanda era muito maior do que havíamos pensado”, explica o diretor da UACSA, Marcos Oriá. Por isso, a Unidade disponibilizará pesquisadores com doutorado nas áreas de Engenharia de Materiais, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Civil, Física, Química, Matemática e Computação. Os alunos de graduação e pós-graduação, como os do mestrado de Engenharia Física, pioneiro no país, que alia os conceitos da Física às aplicações práticas da Engenharia, participarão das pesquisas e também de estágios.


"Outro ponto fundamental, é que as empresas parceiras também terão acesso a toda uma infraestrutura de pesquisa de última geração", ressalta o vice-presidente da Comissão de Relações Institucionais e Inovação da UACSA, Adriano Marques, ao mencionar os laboratórios, entre eles o Centro de Apoio à Pesquisa (Cenapesq), considerado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como o melhor laboratório multiuso do Norte-Nordeste, e equipamentos de ponta, como o MEV com EDS, UPLC (ultra PLC), com configuração única no Norte-Nordeste, HPLC, ICP, RMN, FTIR, DRX, DSC e absorção atômica, empregados para efetuar diversas técnicas de análise e caracterização de materiais.


EM NEGOCIAÇÃO – As empresas que estão em negociações avançadas com a UACSA são a LM Wind Power, Deca, Terphane, High End, PQS (Petroquímica Suape, do Complexo Industrial Químico-Têxtil) e o Complexo Industrial Portuário de Suape, do polo industrial de mesmo nome, e a Vivix e Faurecia, do polo de Goiana.


“Fiquei muito impressionado com o evento. Inicialmente, trouxemos demandas mais primárias, porém nas salas temáticas acabaram surgindo novas demandas, como aperfeiçoamento do processo de pintura, automação e outros envolvendo a indústria 4.0”, analisou o gerente de Engenharia e Novos Projetos da Faurecia e FMM, Ailson Marques. 


Os projetos que já estão sendo negociados para parceria são nas áreas de pesquisas de materiais para novos produtos, análise de resíduos sólidos para reaproveitamento no processo produtivo e soluções para energia e inovação tecnológica, além do desenvolvimento de laboratório de análise de circuitos e servo-motores. A LM Wind Power, Faurecia, Deca e High End estão estão abrindo seus programas de estágio para os alunos da UACSA. A High End mesmo já está em processo de contratação de uma estudante do curso de Engenharia Elétrica.


A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, destacou que “a iniciativa corrobora com a missão institucional da UACSA, em fortalecer o desenvolvimento dos polos empresariais de Pernambuco, seja pelos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, seja pela formação de recursos humanos altamente qualificados capazes de solucionar problemas reais, gerando ganhos sociais imprescindíveis nesse momento que o país atravessa”.