quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Livro em homenagem ao Maracatu NaçãoPorto Rico é lançado nesta quarta-feira(25)


  
Nesta quarta-feira (25), o autor e pesquisador do Núcleo de Estudos afro-brasileiros e de Povos Tradicionais do Grupo Ser Educacional (NEABIT), Jorge Arruda lança o livro “Nossa Rainha. Mãe Elda, Ancestralidade e Devoção. A obra faz parte da 23ª edição do volume da coleção Sophia. O lançamento acontecerá, às19h, na Sede do Maracatu Nação Porto Rico, localizado no Pina.
O livro é dedicado aos 103 anos de criação do maracatu. Além disso, o autor ressalta através da poesia e de relatos bibliográficos e fotográficos a importância sócio cultural da presidente, ialorixá e última rainha do Maracatu Nação Porto Rico, coroada em uma igreja católica, Elda Viana.
O maracatu foi fundado no século XIX, em Palmares, Mata Sul de Pernambuco. A partir desta data, o maracatu migrou para o Recife em 1916 e logo em seguida começou a participar do Carnaval do Recife. Recentemente, a agremiação carnavalesca foi representado nos continentes Asiático e Europeu. “O Maracatu Nação Porto Rico é patrimônio mundial. O livro é necessário para homenagear os 103 anos do maracatu e a Rainha Elda, no seu espaço sagrado”, destacou Arruda.

Serviço:
Lançamento: Livro Nossa Rainha. Mãe Elda, Ancestralidade e Devoção
Local: Sede do Maracatu Nação Porto Rico - R. Euríco Vitrúvio, 483.
Horário: 19h