quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Ciranda para estimular a produção musical dos Blocos Afros no Recife

Atento aos assuntos referentes à gestão, produção e performance dos grupos percussivos em Pernambuco, o Sesc Casa Amarela promove o Ciranda da Gente - Música Percussiva em Performance. A ação ocorre neste sábado (28/09), a partir das 15h, no Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, na comunidade de Chão de Estrelas, em Campina do Barreto, Zona Norte do Recife.
A proposta é realizar até o mês de novembro um ciclo de debates e apresentações musicais, que teve início em agosto passado. Nesta edição, a programação começa às 15h, com uma roda de diálogo para discutir o assunto com a educadora Lúcia dos Prazeres, fundadora do Centro de formação do Educador Popular Maria da Conceição, e Vera Orange, responsável pelo Programa Direito à Cidade do Cendhec (Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social). Às 17h30, o Bloco Afro Raízes de Quilombo apresenta o seu trabalho artístico, socioeducativo e comunitário, além da performance conjunta com os Blocos Afros Ará Ylê, Daruê Malungo e Obá Nyje. Em cada mês, um bloco afro será o destaque com a participação musical dos demais em parceria.
Produzido pelo Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM) do Sesc Casa Amarela, o projeto fomenta a constituição do primeiro Coletivo dos Blocos Afros do Recife. O movimento cultural, em processo de desenvolvimento, busca viabilizar um espaço de incentivo à criação, articulação e o fortalecimento desses blocos.
O projeto Ciranda da Gente visa ir além da promoção do acesso à arte. “O objetivo é investir no engajamento e na ação coletiva para agregar artistas e grupos que, geralmente, encontram pouco espaço midiático para propagar suas produções artísticas”, a professora de música do CDRM, Cristina Barbosa.
Programação
28/09
15h às 17h – Roda de Diálogo, com
Lúcia dos Prazeres, educadora e fundadora do Centro de Formação do Educador Popular Maria da Conceição
Vera Orange, responsável pelo Programa Direito à Cidade do Cendhec (Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social

17h30 às 19h30 – Apresentações musicais do Bloco Afro Raízes de Quilombo, com participação especial dos Blocos Afros Ará Ylê, Oba Nyjé e Daruê Malungo.