quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Obra de saneamento muda o itinerário de duas linhas em Jaboatão dos Guararapes

A Rua São Sebastião foi interditada, nesta quarta-feira (20), para obras de saneamento no trecho entre a Rua Braz Moscow e a Avenida Ayrton Senna, em Jardim Piedade. A via fica fechada até o próximo dia 04 de dezembro e, neste período, o Grande Recife muda o itinerário de duas linhas de ônibus que passam pela localidade. Confira, como ficam os desvios nos dois sentidos da viagem:

062 – Jardim Piedade
063 – Jardim Piedade (BACURAU)

Sentido subúrbio/cidade: Rua do Canal (marginal leste) (Terminal), Rua São Sebastião, Rua Amaro Soares de Andrade, Rua Domingos Sávio, Avenida Ayrton Senna, Rua Aniceto Varejão, Avenida Bernardo Vieira de Melo...

Sentido cidade/subúrbio: ...Avenida Ayrton Senna, Avenida Senador Paulo Guerra, Rua Domingos Sávio, Rua Amaro Soares de Andrade, Rua São Sebastião...

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


Agricultores familiares podem ter CNH gratuita

Pernambuco tem 1,1 milhão de agricultores e agricultoras familiares, segundo dados do Instituto Agronômico (IPA). Muitas dessas pessoas possuem um veículo, mas ainda não têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) porque não conseguem arcar com os custos para tirar o documento. Pensando em regularizar a situação desse público, o deputado Doriel Barros apresentou, esta semana, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), um Projeto de Lei que inclui essa categoria entre os beneficiários do Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, conhecido como CNH Popular. 

O objetivo do Programa, hoje, é oferecer a oportunidade a pessoas carentes, moradores de áreas distantes dos centros urbanos que, por vezes, dependem exclusivamente de transporte alternativo, sem regularidade de viagens e horários, de obterem a CNH gratuitamente.

O deputado explica que, além de gerar independência e proporcionar dignidade aos trabalhadores rurais, com a aprovação do projeto vai ser possível promover a regularização de inúmeros condutores que estão hoje em situação irregular, trafegando e conduzindo seus veículos na zona rural e, por vezes, até nas cidades, sem a devida documentação segundo as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

"Deverá haver, também, o aumento no número da aquisição de veículos por parte dos beneficiários do referido Programa, o que vai movimentar a economia do Estado", destaca, complementando: "sem contar que a aprovação do Projeto de Lei não vai gerar despesas extras para o Governo do Estado e nem alterar a estrutura das secretarias e órgãos, já que o que queremos é criar uma nova categoria de beneficiários dentre as já existentes". O parlamentar acrescenta que ficará a cargo do Governo do Estado as vagas disponibilizadas para a categoria. 

O projeto de lei foi enviado às Comissões da Alepe para a apreciação dos demais parlamentares.

Encontro destaca as boas práticas no controle interno estadual

Algumas das boas práticas desenvolvidas pelas Unidades de Controle Interno (UCIs) dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual foram apresentadas e discutidas na manhã desta quarta-feira, dia 20, no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no bairro do Espinheiro, Recife, durante o “1o Encontro de Boas Práticas das Unidades de Controle Interno”. A atividade foi aberta pela secretária da SCGE, Érika Lacet, e pela diretora de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE), Elisângela Lôbo.

“Espero que este seja o primeiro de vários outros encontros para demonstrar as principais experiências exitosas realizadas em cada unidade do Estado. Esta é uma boa oportunidade de trocar ideias e conhecimentos. Desejo que nas próximas reuniões, tenhamos um compartilhamento ainda maior de ações e iniciativas, o que é muito enriquecedor para o debate”, frisou a secretária.

O evento, que reuniu mais de 40 representantes das Unidades de Controle Interno da administração pública do Estado, teve como primeira apresentação o case da implantação de ações de controle interno na Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur). A temática foi abordada pela diretora de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), Thaís Oliveira, responsável pela realização desse trabalho na Setur.

Em sua explanação, ela falou de sua experiência quando, em 2016, cedida pela SCGE, realizou atividades de controle interno na pasta. Trabalho concluído, Thaís mostrou aos gestores da época, a importância de manter uma estrutura de pessoal para monitorar e, consequentemente, aperfeiçoar as ações da secretaria de forma transparente.

Na sequência, foram apresentadas as boas práticas desenvolvidas pelas equipes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra); da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); do Complexo Industrial e Portuário de Suape; e da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe).

A assessora especial de Controle Interno da Seinfra, Daniele Cavalcanti, destacou que o encontro a possibilitou perceber que a secretaria, apesar de ter sido criada apenas no início deste ano, está no caminho certo no desempenho de boas práticas. Ela destacou, ainda, que dentre as ações já realizadas na Seinfra, estão o desenvolvimento de checklist com os pontos de controle de cada área e a aplicação de questionário que gerou um relatório de recomendações, com atividades já implementadas.

Ao final do encontro, os representantes da Seduh, Seinfra, Compesa, Suape e Jucepe receberam o “Selo de Boas Práticas”, como forma de reconhecimento da SCGE pela contribuição das instituições convidadas para a melhoria efetiva da gestão pública.


Imprensa SCGE PE

Mais de 40 empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

ROMA - A Itália é um dos países de interesse do Nordeste para ampliação do fluxo de negócios. Os governadores da região participaram de evento com mais de 40 empresários italianos em Roma, nesta quarta-feira (20), quando apresentaram o potencial do Nordeste para investimentos em áreas como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas. 

No evento, organizado pela Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria), os empresários conversaram com os governadores em busca de informações mais detalhadas sobre os negócios e também para o esclarecimento de dúvidas. 

A diretora de Relações Internacionais da Confindustria, Ana Elisa Bison, destacou a importância da união dos estados. “A ideia do consórcio é muito interessante porque consegue fazer, entre outras coisas, compras conjuntas e economizar. Juntos como um único território eles têm mais força para atrair mais investimentos estrangeiros.” A diretora revelou que a Confindustria está planejando uma missão ao Brasil para 2020. 

“Demos um importante passo para a construção de parcerias com empresas italianas no Nordeste. Em Pernambuco, já contamos com a Fiat Chrysler Jeep instalada em nosso território, gerando emprego e renda. E, agora, vamos receber esses empresários em nossos Estados, para discutir novos investimentos", apontou Paulo Câmara. 

A viagem à Europa é uma articulação do Consórcio Nordeste para atração de investimentos, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). Na Europa, os governadores destacam a capacidade de consumo e de desenvolvimento da região, que é a segunda mais populosa do Brasil e a terceira maior em extensão territorial. 

O consórcio busca investimentos europeus para promover melhoria da infraestrutura rodoviária, de transmissão elétrica e para conexão de internet no Nordeste. 

Os gestores também negociam o emprego de tecnologia de ponta na segurança pública, além do fomento a rotas de turismo e a programas de sustentabilidade. 

Financiamento na área social - Ainda nesta quarta em Roma, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), parceiro do Nordeste em projetos de agricultura familiar, gestão produtiva e promoção da sustentabilidade, recebeu os governadores na sede da instituição. O Fida investe no Nordeste desde 1980, por meio de parcerias com governos estaduais e federal, concentrando esforços na população rural de baixa renda. 

Durante o encontro, o Fundo se comprometeu a analisar a elaboração de um projeto único para financiar o Consórcio Nordeste em ações de abastecimento de água. 

O governador de Alagoas, Renan Filho, destacou a importância da relação com novos organismos capazes de oferecer crédito ao país, especialmente ao Nordeste. “No que diz respeito ao combate à pobreza rural, que é um dos grandes problemas que persistem no Brasil, nós encontramos uma boa oportunidade para, junto com o Fida, garantir novos recursos para investimentos para levar água para consumo humano e inclusão produtiva das nossas regiões.” 

O Nordeste possui 3,9 milhões de estabelecimentos agrícolas, sendo 77% da agricultura familiar. As iniciativas do Fida têm o objetivo de apoiar e promover o aumento da produção e da renda dos agricultores familiares. No total, 71.654 famílias nordestinas já foram beneficiadas. 

Encontros governamentais - Também como parte da extensa agenda desta quarta-feira em Roma, os gestores nordestinos apresentaram o Consórcio ao ministro italiano de Economia e Finanças, Roberto Gualtieri, e à vice-ministra de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Marina Sereni. 

“Os senhores representam uma parcela muito importante da população, com 57 milhões de habitantes. É uma parte do território brasileiro que pode ter o maior desenvolvimento nos próximos anos. Muitas de nossas empresas italianas estão em seus estados e a cooperação econômica é também uma ferramenta para superar os desafios em comum que nós temos”, comentou a vice-ministra Marina Sereni. Já o ministro Gualtieri disse que a Itália está muito interessada na cooperação política e econômica com o Brasil. Ele sugeriu a criação de uma mesa de trabalho entre o Nordeste e a Itália para aprofundar os temas, em especial na área de infraestrutura urbana. 

Participam da viagem os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe está representado pelo superintendente de PPPs, Oliveira Junior. 

Depois de Roma, o grupo segue para Berlim, onde tem compromissos na quinta (21) e sexta-feira (22), encerrando a missão na Europa. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Rennan Brayner realiza a última edição deste ano do workshop Comunicadores Encantadores

O head trainer pernambucano Rennan Brayner promove a última edição deste ano do workshop Comunicadores Encantadores, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Sebrae Lab, na Ilha do Leite. Sucesso de público, a terceira edição do treinamento, que é voltado para líderes, empreendedores e CEO's, tem o objetivo de melhorar a comunicação das empresas, proporcionando resultados positivos através da comunicação eficiente. 

Para Brayner, o workshop Comunicadores Encantadores é mais do que um curso de oratória, é uma experiência de autoconhecimento com técnicas de Programação Neurolinguística (PNL), hipnose, psicologia aplicada e inteligência emocional. "A habilidade de comunicação, enquanto habilidade comportamental, precisa ser entendida dentro da história de vida de cada um, porque o comportamento é consequência. Percebendo que o inconsciente tem mais influência na nossa vida do que imaginamos, em nossas atitudes e decisões tidas como 'racionais', a possibilidade de utilizar este inconsciente ao nosso favor é o grande segredo do Comunicadores Encantadores", explica o especialista. 

CAIC de Peixinhos terá ensino integral em Olinda a partir de 2020

A partir de 2020, a Escola Municipal Professora Norma Coelho – CAIC, em Peixinhos, terá ensino integral para 500 alunos. A informação foi dada pelo prefeito Professor Lupércio durante o evento “Olinda socializa os avanços da Educação 2017-2019”, que reuniu gestores, técnicos e professores da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude para um balanço desses quase três anos da pasta. O encontro recebeu cerca de 300 pessoas e foi realizado no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, Olinda.

A reunião começou com uma apresentação dos alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus (Amaro Branco), o grupo Kanteatro, com a peça “Casamento da Princesa”, uma bela mensagem de reflexão no Dia Nacional da Consciência Negra. Na sequência, o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, detalhou os números das ações realizadas pela gestão.

Destaque para o crescimento no número de alunos matriculados (22 mil em 2016 para 25 mil atualmente), ampliação no número de escolas (65 em 2016 para 72 hoje), mais três ônibus para transporte dos alunos e três escolas de ensino integral. Também merece destaque o crescimento da aprovação dos alunos (82% em 2016 para 90% em 2018) e redução do abandono escolar (5% em 2016 para 2% atualmente).

“Gostaria de agradecer todos que fazem parte desse desenvolvimento da cidade. Há três anos, não tínhamos escolas climatizadas, e nenhuma com tempo integral. Hoje 100% das creches e 50% das escolas têm ar-condicionado. Temos três escolas com tempo integral, e o CAIC será a quarta”, anunciou o prefeito Professor Lupércio.

Paulo Roberto ainda mostrou as missões da secretaria, visão do futuro, valores, eixos estruturais, programas de alfabetização, programas de permanência na escola com êxito na aprendizagem, fortalecimento da educação inclusiva, política de profissionalização e projetos de vida. O educador apontou também o aumento de alunos da rede municipal no Centro de Educação Musical de Olinda (de zero em 2016 para 40% em 2019), reajuste do piso salarial de 2017 a 2019, requalificação da rede física (destaque para 24 escolas e a biblioteca), 100% de estudantes com fardamento, implantação da casa de conselhos, entre outros.

“Olinda cresceu muito em educação, lazer, esportes e juventude. Nossa Vila Olímpica tem outra cara, com piscina nova, quadras requalificadas. Atendemos quase 2 mil crianças por lá, está aberta para a comunidade. Nosso estádio Grito da República foi requalificado, estamos com obras no Olindão, vem novidade em breve no Caenga”, disse o secretário executivo interino de Esportes e Juventude, Sérgio Santos.

Atualmente, o município conta com 1181 professores efetivos, 664 contratados e 342 estagiários. 

Imprensa Olinda

Fundação de Cultura e Conselho de Turismo de Caruaru reúnem Trade Turístico para Café Cultural

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), por meio da Coordenação de Turismo, junto com o Conselho Municipal de Turismo de Caruaru, reuniu representantes de hotéis e agências de turismo do município na manhã desta quarta-feira (20) no Museu do Barro para o evento Café Cultural. No encontro foram apresentados os projetos e ações que estão sendo trabalhados pela gestão municipal para a melhoria da infraestrutura turística de Caruaru. Foi a oportunidade de apresentar para os representantes do trade turístico do município os projetos de requalificação da Estação Ferroviária, do Polo Gastronômico da Feira, o Calendário Anual de Eventos de Caruaru para 2020 e o Projeto QR Code (CNA), que disponibilizará informações dos pontos turísticos do município em inglês e espanhol.

Ao apresentar o projeto Estação Criativa, o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura de Caruaru, Lúcio Omena, destacou a importância da Estação Ferroviária e do Pátio de Eventos como o maior conjunto arquitetônico preservado da cidade. “Estamos fazendo uma recuperação do espaço, mas olhando para o futuro. Então vem o acelerador cultural, equipamentos importantes como o Instituto Histórico, que irá receber um tratamento adequado, e mais as casas de cultura que voltam em forma de vagão. Então vai ser possível visitar e ter atividades, como na Casa do Pífano que vai manter as oficinas, a Casa do Boi, do Cordel e a Xilogravura, com espaços para divulgar essa movimentação cultural”, explicou. 

O secretário extraordinário da Feira, José Pereira, apresentou o projeto do Polo Gastronômico da Feira, onde a prefeitura municipal está investindo R$ 1,5 milhão para a estruturação das seis barracas de comidas que comercializam no local há mais de 30 anos. “A prefeitura está construindo esses seis equipamentos, conversando com o Sebrae e os comerciantes, e paralelo à isso, também trabalhando a questão cultural dentro da feira com a chegada do Museu do Cordel, e da Praça do Cordel, num complexo cultural e gastronômico com decoração alusiva à nossa cultura”, enfatizou.

“Ter um conselho ativo é fundamental para a cidade, que por si só, é uma cidade turística e a gestão municipal tem acreditado no potencial turístico religioso, gastronômico, hoteleiro, de eventos, negócios, de museus. A prefeitura vem investindo, incentivando o conselho municipal a participar, a intervir, nos escutando, e as propostas estão sendo cada vez mais acatadas. Isso só vem a somar”, destacou o representante comercial da empresa de ônibus Coletivo Erivonaldo da Silva Alves, que é também filiado à ABAV.

Imprensa Caruaru

Travessias e parcerias acadêmicas

Com a intenção de reunir os trabalhos científicos produzidos em parceria e cumplicidade amorosa com estudantes, ao longo de 35 anos de atuação acadêmica, os professores titulares da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Salett Tauk Santos e Angelo Brás Callou, lançam o livro “Travessias Acadêmicas das Tecnologias de Comunicação para o Desenvolvimento”, no dia 05 de dezembro, na Biblioteca da UFRPE, às 16h. Em mais de mil páginas, o livro reúne 80 relatos de pesquisa que registram o quanto são plurais e polissêmicos os objetos da Comunicação para o Desenvolvimento, sejam quais forem as metáforas que abrigam a Extensão Rural, a Extensão Pesqueira ou a Comunicação Rural.

A obra compila trabalhos produzidos pelos mestres com 112 autores, nos programas de pós-graduação em Administração Rural e Comunicação Rural, Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Tecnologia e Gestão em Educação a Distância e Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social e no âmbito da graduação das Ciências Agrárias, na UFRPE. O campo teórico dessa polissemia e multidisciplinaridade está ancorado no pensamento filosófico de Paulo Freire. “A matriz paulofreiriana nos permitiu tecer os fios da nossa formação acadêmica em diferentes áreas do conhecimento. São esses fios que estruturam a nossa opção político-pedagógica para formar profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e humana”, explica Brás Callou. 

Segundo a professora Salett, a escolha desse conjunto amplo de artigos se deve à preocupação de dar conta de múltiplos enfoques teórico-metodológicos, para renovar o objeto da Comunicação para o Desenvolvimento. “Construímos passo a passo essa renovação, a partir de temáticas contemporâneas que nos interpelavam ao longo da nossa trajetória acadêmica, cujo ápice foi o nosso doutoramento na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, nos anos 1990”, relata.

EDUCAÇÃO – O destaque da edição é a inclusão de um texto inédito de Paulo Freire intitulado “A Educação como Espanto”, resultado de uma palestra realizada em Santa Maria (RS), em 1982. A intenção é homenagear o grande mestre e ao mesmo tempo mostrar a atualidade do seu pensamento na Comunicação para o Desenvolvimento contemporâneo. “O ponto de partida da nossa travessia reafirma o aporte teórico freiriano da Extensão como Comunicação e se renova, incorporando teorias de outros campos do conhecimento. Entre elas, desenvolvimento local, culturas tradicionais, novas ruralidades, estudos de mídias impressa, eletrônica e digital, e economia criativa”, detalha Callou.

A obra é dividida em oito partes. A primeira trata sobre Comunicação para o Desenvolvimento na Extensão Rural e na Extensão Pesqueira, trazendo a segunda valiosos estudos sobre Pescadores Artesanais - cultura tradicional da maior importância no Brasil. Seguem-se artigos sobre as políticas públicas no campo da Cultura, do ensino da Extensão e de projetos governamentais e metodologias para o desenvolvimento de contextos sociais desfavorecidos. A terceira seção tem como temática as Novas Ruralidades e Economia Criativa. Já a quarta parte é reservada para publicações sobre Culturas Híbridas e Consumo.

À luz da matriz latino-americana dos estudos culturais, que tem em Jesus Martin-Barbero e Guillermo Orozco seus principais ícones, se construíram os artigos da quinta seção do livro intitulada Comunicação e Recepção em Processos de Desenvolvimento. Em seguida, estão os trabalhos voltados para os Múltiplos Usos do Rádio na Era Digital e a sétima parte trata das estratégias de comunicação da mídia impressa e audiovisual na construção do desenvolvimento local. A última parte da coletânea é dedicada à Cibercultura com pesquisas envolvendo a inclusão digital, as apropriações das redes por jovens de contextos populares, os usos das mídias sociais por organizações de assistência técnica e extensão rural, além de proposta metodológica para análise de redes sociais.

Serviço:

Lançamento do livro: Travessias Acadêmicas das Tecnologias de Comunicação para o Desenvolvimento.

Autores: Prof. Salett Tauk Santos e Prof. Angelo Brás Callou - UFRPE

Onde: Auditório da Biblioteca Manuel Correia de Andrade - UFRPE

Quando: Quinta-feira, 05 de dezembro de 2019

Horário: 16h

Procon-PE faz pesquisa de pacotes de fim de ano em Porto de Galinhas

Pela primeira vez, o Procon-PE realizou uma pesquisa de pacotes de para hospedagem nas pousadas de Porto de Galinhas, uma das praias mais badaladas do Litoral Sul de Pernambuco. A pesquisa trouxe preços de diárias para um fim de semana comum, e, de pacotes para o Réveillon.

O levantamento feito pelos fiscais do órgão de defesa do consumidor trouxe valores de 15 estabelecimentos de Porto. As diárias para passar um fim de semana podem variar entre R$ 100 e R$ 469, dependendo do apartamento, se é individual, duplo, triplo ou quádruplo, da localização e dos serviços oferecidos pelo estabelecimento.

Já pensando nas festas de fim de o Procon procurou quais as pousadas estavam oferecendo pacotes para o Réveillon. Foram pesquisadas 12 pousadas com hospedagem entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. Os valores também possuem variáveis de acordo com o apartamento. As quatro noites podem variar entre R$ 1.050, um quarto individual, até R$ 4.200, um quarto quádruplo.

O consumidor que queira receber a pesquisa, basta solicitá-la através do e-mail: imprensaproconpe@gmail.com


Imprensa Procon PE

Consórcio Nordeste e França assinam carta de cooperação na área ambiental

PARIS - A agenda ambiental foi tema de mais um dos encontros dos governadores do Nordeste em Paris. Nesta terça-feira (19), após reunião na Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), os nove governadores se encontraram com a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária, Brune Poirson. Na ocasião, o governador da Bahia Rui Costa, representando o Consórcio, assinou com a secretária de Estado da França uma carta de intenção de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável. O documento prevê cooperação bilateral nas seguintes áreas: proteção da biodiversidade e ecoturismo; agrosilvicultura; gestão do lixo; água e saneamento; cidade sustentável e mobilidade sustentável. As formas de cooperação podem incluir a troca de tecnologias e experiências, além da promoção de seminários e conferências nas áreas citadas. 

“Compartilhamos dos mesmos valores da França em relação à preservação do meio ambiente e de apoio ao desenvolvimento sustentável. Nos alegra poder integrar o Nordeste com a França e que possamos desenvolver parcerias também na área ambiental”, comentou Rui Costa.

MINISTRO LE DRIAN - Ainda na tarde desta terça em Paris, os governadores foram recebidos pelo ministro da Europa e de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian. O grupo apresentou ao ministro o potencial do Nordeste para investimentos estrangeiros e sinalizou a possibilidade de parcerias nas áreas de saúde e agricultura familiar.

Este foi o segundo encontro no ano entre Le Drian e os governadores do Consórcio Nordeste. Durante passagem pelo Brasil no mês de julho, o ministro e os gestores definiram, em Brasília, um roteiro para a realização de projetos que ligam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas, à prestação de serviços públicos de qualidade.

“Avançamos na formatação de parcerias que vão nos ajudar a melhorar os serviços de saúde, a exemplo da possibilidade de empresas francesas, referências no processamento de medicamentos, levarem a sua experiência e tecnologia para o Brasil”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Participam da viagem os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, está representado pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior.

Na noite desta terça (11), o grupo segue para Roma,onde tem compromissos na quarta-feira (20). A missão continua em Berlim, na quinta (21) e sexta-feira (22).

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Dia da Consciência Negra é celebrado com muito Coco e Afoxé em Olinda

Em Olinda, o dia em que é celebrada a Consciência Negra será marcado por muito coco e homenagens a representantes da cultura afro. O 6.º Festival Coco de Roda Zumbi vai animar, nesta quarta-feira (20.11), às 16h, o Centro Cultural Coco de Umbigada, localizado na Rua João de Lima (Beco da Macaíba), no bairro do Guadalupe. O cortejo com o Afoxé Babá Orixalá FunFun sairá da Praça do Carmo, em direção a Guadalupe, e os shows começam às 18h.

A abertura da programação será com a anfitriã do espaço, Mãe Beth de Oxum, e contará também com Gilú Amaral, Coco das Mulheres, Dona Glorinha do Coco, Zeca do Rolete, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Bongar, Coco de Umbigada e Valdi Afonjah.

Imprensa Olinda

Marcha Zumbi Dandara

A governadora em exercício Luciana Santos assinou, nesta terça-feira (19.11), decreto criando a Marcha Zumbi Dandara em Pernambuco, evento que reforça as celebrações em alusão ao Dia da Consciência Negra no âmbito estadual. A Marcha Zumbi Dandara visa a reforçar as ações já em curso, como o Programa de Combate ao Racismo Institucional, e se soma às já existentes — a exemplo da Caminhada dos Povos de Terreiro, que, tradicionalmente, abre as comemorações do mês da Consciência Negra — e contribuir para a efetivação da Política de Promoção da Igualdade Racial.

“Este evento é importante para que a gente dê a dimensão que essa luta merece. A promoção da igualdade racial está entre as reforma democráticas das mais fundamentais. Somos uma nação fruto de uma escravização secular e, portanto, é inaceitável que algumas mazelas permaneçam ate hoje, ainda mais em um mundo tão adverso em que a gente está vivendo, onde o ódio, a intolerância e o preconceito estão na voz de dirigentes do Estado brasileiro. Então, temos que reagir à altura, fazendo um contraponto concreto, e o contraponto é afirmarmos que, aqui em Pernambuco, qualquer retrocesso nessa direção não passará”, afirmou Luciana Santos.

Ainda durante a solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, a governadora em exercício, lado do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, entregou o Diploma da Medalha do Mérito Solano Trindade aos agraciados de 2019: Lia de Itamaracá, Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã, Nação de Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife, Bloco Lamento Negro e Centro Cultural Cambinda Estrela. Os diplomas foram entregues aos representantes de cada homenageado.

Sileno frisou o simbolismo do evento, que busca promover a igualdade racial. “É nesse ambiente que se abrem portas para que possamos agraciar a militância nesse segmento. Esta é uma solenidade singela, mas cheia de esperança e de vontade de continuarmos na luta”, pontuou. Em nome de todos os agraciados, Mãe Marivalda agradeceu pela homenagem, a primeira em 113 anos de existência do Nação de Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife. “Esse diploma, para a gente que faz a cultura negra, é muito importante. Meu maracatu tem 113 anos e nunca recebeu uma homenagem igual a essa. Então, foi muito importante para mim”, afirmou.

A Medalha do Mérito Solano Trindade, instituída pelo Decreto nº 42.481, de 10 de dezembro de 2015, resgata a contribuição literária, histórica, cultural e humanística de Solano Trindade, poeta pernambucano, folclorista, pintor, ator, teatrólogo, cineasta e grande incentivador de pesquisas sobre o papel do negro na história do Brasil, para reconhecer e fomentar iniciativas da sociedade civil voltadas à promoção da igualdade racial.

A homenagem é concedida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob a coordenação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – COEPIR/PE. Também estavam presentes à solenidade o secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio; a secretária-executiva de Segmentos Sociais, Laura Gomes; a assessora especial da vice-governadora, Lucy Siqueira; o ex-deputado estadual, Edilson Silva; e o presidente do Conselho Estadual de Promoção à Igualdade Racial, Anderson Venâncio.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco