quarta-feira, 11 de abril de 2012

Justiça do Mato Grosso nega interrupção de gravidez e feto anencéfalo morre ao nascer


Justamente no dia que o Supremo Tribunal Federal (STF) começou julgar uma ação sobre o direito da mãe interromper uma gestação de feto anencéfalo (sem cérebro), uma bebê nasceu com o problema em Cuiabá, e morreu minutos depois. Familiares descobriram a má formação no feto ainda na 16ª semana de gestação e procuraram a Justiça para autorizar a interrupção da gravidez, que foi negado em decisão de primeira instância. A família recorreu e ainda aguardava uma decisão do Tribunal de Justiça, no entanto, a mãe, de 19 anos, entrou em trabalho de parto na manhã desta quarta-feira (11) na 33ª semana de gestação. A bebê nasceu viva, porém respirou e morreu em seguida.
Diante da negativa da Justiça no primeiro momento e o fato de não ter saído decisão do recurso impetrado no TJMT, familiares aguardavam a decisão do STF, que se fosse favorável à interrupção da gravidez em caso de anencefalia, pretendiam realizar o procedimento. Contudo, a jovem entrou em trabalho de parto quando apresentava resultados dos exames no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) e foi encaminhada para uma clínica, em Cuiabá. Uma equipe médica realizou o parto cesárea, contudo a bebê não sobreviveu.
No STF, foi suspenso o julgamento da ação que pede a descriminalização do aborto no caso de gravidez de feto anencéfalo. A sessão será retomada nesta quinta-feira (12), às 14h. Dos 11 ministros, 6 já votaram, sendo 5 a favor da mulher ter a opção de interromper a gestação nesses casos.
Portal Só Notícias

Homofobia em Alagoas: casal gay morto com requintes de crueldade

Um casal gay foi encontrado morto em um canavial na cidade de Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió. Márcio Lira Silva e Eduardo, cujo sobrenome não foi divulgado, estavam desaparecidos desde 28 de março, quando foram vistos pela última fez no bairro Vergel, na periferia da capital. Os dois corpos estavam com os olhos perfurados e os dedos das mãos cortados.
O delegado de Rio Largo, Antonio Edson Souza Oliveira, disse que somente depois do laudo do Instituto Médico-Legal (IML) saberá se as perfurações foram criminosas ou se algum animal violou os corpos das vítimas, que estavam em avançado estado de decomposição.
Oliveira disse acreditar que o crime esteja relacionado a homofobia e admite que a investigação será bastante difícil. Os rapazes possivelmente foram interceptados por alguém em Maceió e os seus corpos abandonados no canavial em Rio Largo. "Foi uma desova", disse o delegado, usando o jargão policial que indica que as mortes aconteceram em um local e os corpos foram colocados em outro.
Márcio Lira, que era pai de santo, e Eduardo tinham um relacionamento antigo. Os dois fariam uma viagem de férias, segundo informações de amigos e familiares à polícia. De acordo com o delegado Oliveira, parentes fizeram uma queixa na polícia de desaparecimento e somente nesta quarta-feira, depois de muitas buscas em hospitais de Alagoas, é que foram ao IML, ao serem informados de que dois corpos haviam sido encontrados no canavial. "Os corpos foram recolhidos como indigentes, sem identificação. As famílias reconheceram os dois no IML", explicou o delegado.
Estadão

Apresentação da Polícia Civil nesta quinta-feira (12)‏

Na manhã desta quinta-feira (12), às 9h, o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) da Polícia Civil realiza no auditório da sede operacional da instituição, na Rua da Aurora, a apresentação da prisão de uma estelionatária acusada de realizar compras num grande centro comercial do Recife com uso de documentos falsos e cartões clonados. A suspeita tem antecedentes criminais pela prática do mesmo crime. O delegado Rômulo Aires, responsável pelo flagrante, vai trazer mais detalhes da prisão. 


Polícia Civil de Pernambuco

Anencefalia: julgamento de ação é suspenso e retorna nesta quinta


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, suspendeu o julgamento da ação que pede a descriminalização do aborto no caso de gravidez de feto anencéfalo. A sessão será retomada amanhã (12), às 14 horas.
Dos 11 ministros, seis já votaram, sendo cinco a favor da mulher ter a opção de interromper a gestação nesses casos - Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Cármen Lúcia- e somente Ricardo Lewandoski, o único contra e o último a proferir o voto hoje.
Faltam votar os ministros Carlos Ayres Britto, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Cezar Peluso. O ministro Dias Toffoli se declarou impedido de votar no julgamento, pois, quando era advogado-geral da União (AGU), defendeu a interrupção da gestação de fetos com anencefalia.

Agência Brasil

"Vocês vão ter que me engolir!": Zagallo é indicado para a vice-presidência da CBF


O ex-técnico da seleção brasileira, Mário Jorge Lobo Zagallo, 80, foi indicado para a vice-presidência da CBF na região Sudeste, cargo vago desde que José Maria Marin assumiu o poder no lugar de Ricardo Teixeira, que renunciou há um mês.

A indicação de Zagallo partiu da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), por volta das 17 horas, pelo e-mail corporativo da entidade. Ela é uma das cinco federações ditas rebeldes, ao lado de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Paraná.

"O presidente, o Dr. Rubens (Lopes), me fez o convite e eu já aceitei, para entrar nessa disputa que há. Ainda vou me inteirar melhor, mas posso dizer que é um novo caminho na minha vida. Se me indicaram, é porque tenho valor", disse Zagallo à Folha.

"Estou desde 1958 nessa luta, como jogador, treinador, coordenador-técnico... Participei de sete Copas do Mundo, são vários títulos conquistados, então acho que aceitei porque meu nome traz alguma coisa de bom", completou.

Compesa apresenta PPP do Saneamento nos Estados Unidos

O presidente da Compesa,Roberto Tavares, apresentou hoje (11), em Washington, nos Estados Unidos, o projeto de Parceria Público Privado-PPP do Saneamento, concebido pelo governo de Pernambuco.Ele falou para investidores privados e financiadores sobre o projeto que prevê a universalização dos serviços de esgotamento sanitário em 14 municípios da Região Metropolitana e a cidade de Goiana, na Mata Norte.


A PPP do Saneamento estima um aporte de R$ 4,3 bilhões para execução de obras de implantação e melhorias dos sistemas de esgoto nas cidades contempladas, recursos públicos e privados. Ao término da apresentação sobre a PPP do Saneamento feita pelo presidente da Compesa, tanto os investidores privados como os principais organismos financiadores ficaram impressionados com magnitude do projeto e com a sua estruturação. "Sabemos que a estrutura do projeto é bastante ousada, pois a RMR terá a maior evolução no atendimento de esgoto do País, e os participantes ressaltaram a capacidade do governador Eduardo Campos de tocar projetos com essa envergadura" afirmou Roberto Tavares. 




As obras serão executadas em 12 anos e deve beneficiar 3,7 milhões de pessoas.O edital do projeto será lançado ainda este mês e a previsão é iniciar as obras em janeiro de 2013.



Imprensa Compesa

Consórcio de Belo Monte acusa jornalista de instigar greve de sete mil trabalhadores no PA

Uma foto é a prova cabal de que o jornalista Ruy Sposati "liderou a invasão aos ônibus e bloqueios da BR-230" (Rodovia Transamazônica). Pelo menos para os advogados de Belo Monte e para o juiz da comarca de Altamira (PA), Wander Luís Bernardo, que concedeu liminar em favor do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), contra o repórter e outros três integrantes do Movimento Xingu Vivo Para Sempre (MXVPS).
Crédito:Divulgação
Foto de Ruy Sposati, de camisa branca, com a máquina na mão, é usada como prova em processo



No mandato proibitório emitido pelo juiz, uma multa de 100 mil reais é imposta aos réus caso cometam "qualquer moléstia à posse" do consórcio ou ameacem o "exercício de seus poderes", ou ainda "impeçam o acesso de seus funcionários ao canteiro de obras". Os advogados exigem também que Força Nacional de Segurança e a Polícia Militar garantam a segurança das obras e dos funcionários.

Dos quatro citados como réus, apenas Ruy Sposati, jornalista do movimento, se encontrava no local, cobrindo a greve dos trabalhadores nos dias 29, 30 e 31 de março. Segundo os advogados do consórcio, "em flagrante ofensa ao direito de propriedade e ao princípio do livre exercício da atividade econômica", Sposati teria iniciado "a prática de diversos atos ilícitos", lesivos não só ao Consórcio, "como também à segurança dos colaboradores e terceirizados" e dos "moradores da região de Altamira". Além disso, o jornalista teria também invadido "os ônibus que transportam os trabalhadores" e "as vias da BR-230 para impedir a sua circulação".


"Não satisfeito, os réus, afrontando todos os preceitos legais que disciplinam as relações inerentes ao direito coletivo e o direito fundamental de propriedade, invadiram [lembrando que dos réus citados apenas o jornalista se encontrava no local] os ônibus, empresa e as vias da BR-230 e começaram a provocar diversos distúrbios, tais como: bater nos vidros e latarias dos ônibus, obrigar que os motoristas abandonassem os veículos nas faixas de rolamento, além de gritar palavras intimidatórias, desrespeitando os funcionários que não aderiram a essa desordem".




Crédito:Reprodução
Jornalista abordado por policiais




No tópico da petição inicial em que descrevem o jornalista, os advogados do megaempreendimento afirmam: "Ruy Marques Sposati é assessor de comunicação do MXVPS, conforme se depreende do site do movimento na internet e sua página no Twitter. Ele é o responsável por documentar os protestos organizados pelo movimento. Foi ele quem liderou a invasão aos ônibus e bloqueios da BR-230, conforme demonstrado nas fotos anexas". Como prova, do "ambiente criado pelos representantes do réu, pessoas que não possuem equilíbrio para exercer as atividades dentro dos limites da razoabilidade e de um verdadeiro estado de direito", foram anexadas fotografias ao processo, às quais, para os advogados, "revelam de forma inequívoca as agressões cometidas".


No total, 22 fotos foram anexadas ao processo. Em nove delas, o jornalista sequer aparece. Nas outras, é retratado fotografando; conversando ou entrevistando pessoas; parado; e sendo abordado por policiais militares e um homem não identificado. "Neste momento fui acusado de não ser jornalista [pelo homem não identificado]. Perguntei se queriam ver meu registro profissional", relata Sposati, que foi "convidado" a se retirar do local pela polícia.




Crédito:Reprodução




"Me pergunto como alguém poderia acreditar que um jornalista é líder de uma greve de sete mil operários - e de uma empresa onde ele não trabalha", questiona. Para ele, isso é parte de uma tentativa de censurar seu trabalho, escrevendo reportagens sobre os desdobramentos da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte. "Há tempos venho sendo perseguido, intimidado, expulso (por policiais, bate-paus, gente com e sem crachá, seguranças particulares, chefes troncudos) filmado. Durante os dias dessa greve, uma picape me seguia e filmava o tempo todo. Na última leva de demissões que cobri, em dezembro passado, fui ameaçado de morte por dois homens dentro de uma 4x4 cuja placa eu consegui fotografar e, posteriormente, descobri pertencer à Polícia Militar do Pará. Denunciei estes acontecimentos, mas nunca tive respostas", relata o repórter.


"Agora, me parece bastante claro que, não podendo pedir à Justiça que censurassem minha liberdade de cobertura jornalística, eles simplesmente plantaram este interdito para me criminalizar pela via política - e de maneira completamente fantasiosa e inventada", conclui.




A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e a Justiça Global protocolaram na segunda, 9, a contestação judicial da ação de interdito proibitório, pedindo a condenação da empresa por litigância de má-fé. Para o advogado Sérgio Martins, da SDDH, “a ação é descabida e mentirosa. As fotos não provam as acusações". Martins diz que "há inclusive a possibilidade de reparação por danos morais e um processo criminal para apurar uma eventual ação criminosa da empresa por tergiversar a verdade dos fatos. As provas mostram apenas o jornalista Ruy Sposati, um dos acusados, trabalhando como qualquer outro jornalista na cobertura dos eventos relacionados à greve dos operários de Belo Monte”. O advogado acrescenta que a ação do CCBM se configura como perseguição a um jornalista no exercício de suas profissão.




Crédito:Reprdução
Sposati fotografa movimento grevista




Em nota, o Movimento Xingu Vivo contestou a decisão judicial, esclarecendo que "nos citados dias 29, 30 e 31 de março, estourou em Belo Monte uma greve geral em função  de graves moléstias cometidas pelo CCBM contra seus trabalhadores. Como de praxe e exigido pela sua função de jornalista, Ruy Sposati cobriu o fato, como único  profissional a produzir informações para o site do Xingu Vivo, a imprensa nacional e internacional, e a quem interessasse, sobre os acontecimentos. Neste mesmo período, Antonia Melo estava em atividades com emissários de uma organização estrangeira, um dos citados encontrava-se em Belém, e o outro em momento algum compareceu às atividades dos trabalhadores em greve, ocorridas no perímetro e na cidade de Altamira (muito distante, portanto, dos canteiros de obras). Dito isto, não pretendemos nos estender sobre quão ridícula é a presunção de que quatro pessoas tenham fechado a Transamazônica “numa espécie de parede humana”, invadido ônibus, molestado  motoristas e ameaçado a segurança dos moradores de Altamira" e denunciando "como de extrema gravidade a mentira intencional ao judiciário por parte do CCBM, para  tentar cercear o direito constitucional dos citados de ir e vir, de estar em vias públicas, e de se manifestar livremente", "a exigência do CCBM de que aJ ustiça lhe conceda o direito de usar forças de segurança públicas como milícia privada", além da "tentativa do CCBM de criminalizar lideranças sociais, e, em  especial, o jornalista do Xingu Vivo, no intuito de cercear a liberdade de expressão e de encobrir as moléstias do Consórcio contra seus operários" e "da emissão, por parte da Justiça, de uma liminar sem fundamentos comprovados, e, mais grave, diante da estapafúrdia dos argumentos apresentados".


Procurada pelo repórter, até o momento o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) não se pronunciou sobre o processo.




Portal Imprensa

Vai faltar água a partir desta quinta em bairros do Recife

A Compesa vai suspender temporariamente, por 13 horas, o abastecimento de água em bairros do Recife, na noite desta quinta-feira (12), para realizar obras de interligação de redes. As intervenções, que tem início às 21h, para não causar transtornos ao trânsito da via, ocorrerão simultaneamente na Avenida João de Barros, Joaquim Felipe e Rua do Príncipe. A previsão é que os serviços sejam concluídos às 10h da sexta-feira (13).

Técnicos irão realizar a interligação das novas redes de abastecimento de pequeno e médio porte (100 a 300 mm de diâmetro) e desabilitar as tubulações antigas. Com isso, a companhia irá reduzir as perdas causadas por vazamentos, otimizando o processo de distribuição de água nos bairros afetados.

Ficarão sem abastecimento durante este período as seguintes localidades: Campina do Barreto, Fundão, Cajueiro, Campo Grande, Torreão (até a Rua Padre Miguelino),  Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Arruda, Água Fria, Beberibe, Bomba do Hemetério, Mangabeira, Espinheiro, Aflitos, Rosarinho, Graças, Boa Vista, Santo Amaro, Recife Antigo, Ilha do Leite, Coelhos, Joana Bezerra, Cabanga, Coque, São José e Santo Antônio. Informações: 0800 081 0195.

Imprensa Compesa


Vitória Croxato: aos dois anos, sobrevive à anencefalia

Os pais de uma criança de dois anos diagnosticada com anencefalia (ausência de cérebro) acompanham, com a filha, o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação que pede a liberação da interrupção da gravidez de feto sem cérebro.


Apesar do diagnóstico de anencefalia obtido ainda durante a gravidez segundo os pais, Vitória nasceu com um resquício de cérebro e couro cabeludo (acrania), conforme especialistas ouvidos pelo G1. Eles informaram que trata-se de uma "sobrevida vegetativa" e a mãe poderia ter pedido a interrupção da gravidez por conta do diagnóstico - confira abaixo opiniões de médicos sobre o caso.
A mãe da menina, Joana Croxato, contou que a família saiu de São Paulo para acompanhar o julgamento e afirmou que nunca pensou em abortar durante a gravidez mesmo após a confirmação da anencefalia por meio de exames. Ela afirmou não pertencer a nenhuma entidade ou grupo contra o aborto.
"Ela é uma criança com deficiência neurológica e precisa de estimulação, porém ela não é um vegetal, não é uma coisa. Ela é um ser humano com sentimentos", disse.
Segundo Joana, a menina responde à dor, tenta engatinhar e chora quando está incomodada. A mãe disse, ainda, que a criança demonstra prazer quando se alimenta e quando recebe carinho. "Ela sorri, ela tem carinho. É amor incondicional."
O pai também disse que a menina sorri quando recebe carinho. "É uma criança muito doce, muito sensível, digna de todo amor que ela recebe."
A mãe contou que sempre conversa com outras mães na mesma situação. "Quando a mãe recebe a notícia, é um sofrimento interminável. Mas, quando se encontra uma saída, muitas mães entram em contato comigo e temos que fazer o que está ao nosso alcance porque a vida não está no nosso controle. [...] Como é possível você dar o diagnóstico de um bebê quando ainda está no útero? Você não pode dar um diagnóstico só olhando para o exame, a medicina não é dois mais dois igual a quatro sempre."
Joana disse que foi um "momento difícil" receber o diagnóstico de Vitória. "O momento mais difícil foi receber a notícia do diagnóstico, de que a Vitória tinha uma doença grave e que ela ia morrer e a gente não saberia quando que ela ia morrer e eu procurei especialistas e eles disseram que eu ia correr riscos. [...] Existem situações que a gente fica abalada, eu busquei ajuda, busquei apoio da família, apoio espiritual e é uma situação muito especial e delicada."
Opinião médica
O ginecologista Cristião Rosas, da Federação Brasileira dos Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que também estava no Supremo, diz que o caso de Vitória não é anencefalia completa.
"A anencefalia é uma patologia totalmente incompatível com a vida extra-uterina, não tem nem a calota craniana nem o cérebro. O caso dela é outro caso, na anencefalia o diagnóstico é totalmente fechado. [...] A anencefalia não tem membrana por cima, não tem calota, não tem couro cabeludo, não tem crânio, não tem encéfalo, tem apenas tronco cerebral que mantém apenas os impulsos para batimento cardíaco e movimentos respiratórios. Não há cognição", afirmou.
O especialista em médica genética da Universidade de São Paulo (USP), Thomas Gollop, que também participou do julgamento, afirmou que, em um caso semelhante ao de Vitória, a mãe poderia pleitear o aborto por conta da anencefalia.
"É uma variante da anencefalia que também é morte cerebral e, portanto, é um caso em que o prognóstico está fechado, não há tratamento e há morte certa e em caso maior ou menor todos eles caminham para óbito, todos eles são definidos pelo Conselho Federal de Medicina como morte cerebral. [...] Entra no âmbito das mal formações incompatíveis com a vida. O caso dela ainda assim é incompatível com a vida, a morte dela é certa do mesmo jeito, é uma sobrevida vegetativa e há um diagnóstico médico seguro de morte", afirmou Gollop.
O advogado Luís Roberto Barroso, que defende os interesses da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde - entidade que pede a liberação do aborto de fetos anencéfalos no Supremo -, afirmou durante julgamento que "não é aborto" a interrupção da gravidez nesses casos. Para ele, como o feto não tem cérebro "não há vida em sentido técnico".
"A interrupção nesses casos não é aborto. Então, não se enquadra na definição de aborto do Código Penal. O feto anencefálico não terá vida extra-uterina. No feto anencefálico, o cérebro sequer começa a funcionar. Então não há vida em sentido técnico e jurídico. De aborto não se trata", afirmou Barroso durante sua sustentação oral no plenário do STF.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, falou após o advogado no plenário do Supremo e também defendeu a liberação do aborto de feto anencéfalo. Ele concordou com a tese apresentada pela defesa da entidade.
"Na verdade, a antecipação terapêutica do parto significaria hipótese de aborto eugênico. Este pressupõe a viabilidade do feto, da vida extra-uterina, o que não se caracteriza na anencefalia", disse Gurgel.
Portal G1


Cantor sertanejo Luciano está internado


O cantor Luciano, da dupla com Zezé Di Camargo está em observação no pronto-socorro do Hospital do Coração de Londrina. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (11) Pelo hospital A dupla tem um show marcado para esta noite na ExpoLondrina
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital do Coração , o caso não é grave e também informou que não estava autorizado a passar informações sobre o estado de saúde do cantor.
Luciano passou mal duranta a passagem de som. Recentemente ele teria feito uma cirurgia no estômago. A reportagem do JL apurou que o cantor teria sofrido uma indisposição estomacal. Mas a informação não foi confirmada oficialmente pelo hospital.
De acordo com a assessoria, o show desta noite, marcado para começar às 22 horas, no recinto de shows João Milanez, no Parque de Exposições Ney Braga, está mantido. O cantor Luciano deve se apresentar sentado.
Site Movimento Country / Portal R7

Courtney Love acusa Dave Grohl de assediar filha dela com Kurt Cobain

A roqueira Courtney Love acusou o músico Dave Grohl (ex-Nirvana e do Foo Fighters) de tentar seduzir a filha dela, de 19 anos, a modelo Frances Bean Cobain. Courtney acusou Grohl pelo Twitter ontem (10) afirmando que o músico havia assediado-a. O músico do Foo Fighters tocou com Kurt Cobain (1967-1994) no Nirvana e conhece a menina desde que ela nasceu, poucos dias antes da morte do pai. Ainda pela rede social, Courtney Love afirmara que Grohl era obcecado por Cobain. Não é a primeira vez que acontecem essas acusações.  Em novembro do ano passado, a cantora lançou um discurso inflamado contra ele no SWU Music & Arts Festival, em Paulínia/SP, que se iniciou devido a sua indignação por um fã que carregava um pôster de Cobain na plateia. 


Revista Rolling Stone



Marinha promove corrida pela paz


Recife vai sediar no próximo domingo (15) a sétima edição do CISM Day Run, a Corrida da Paz. O evento, que acontece simultaneamente nos 133 países que integram o Conselho Internacional de Esportes Militar (CISM), visa incentivar a prática esportiva nas Forças Armadas e sua integração com a sociedade civil. A iniciativa é do Ministério da Defesa, organizada pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).

Como parte das festividades, a Marinha do Brasil programou a corrida não competitiva de 3,2 km, com a participação de 300 militares e servidores civis. A prova também é aberta ao público civil. Não é necessário fazer inscrição para participar, mas devido ao tema, recomenda-se que os corredores vistam camisas brancas. A largada está prevista para as 9h, no Marco Zero, centro do Recife, com chegada na Vila Naval do Recife, em Santo Amaro.

Além da jornada esportiva, a versão brasileira do evento terá mais um atrativo. Pelo fato de o País ter alcançado o primeiro lugar nos 5º Jogos Mundiais Militares, realizados no ano passado, no Rio de Janeiro, o CISM Day Run vai celebrar também essa conquista histórica. Oficialmente, a Corrida da Paz acontece no dia 18 de fevereiro. Mas a data foi transferida este ano, no Brasil, para não coincidir com o período de carnaval.

Capitania dos Portos de Pernambuco

Seminário gratuito trata da regulamentação na produção de queijos artesanais


O técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA , Bruno de Lucas, ministra palestra gratuita sobre a Instrução Normativa 57, que regulamenta a produção de queijos artesanais cru em todo o território nacional, nesta quinta-feira (12), às 9h. O curso acontece dentro da programação da 8ª Expoagro Recife, que segue até domingo (15), no Parque de Exposições do Cordeiro, a partir das 9h.
Na sexta-feira (13), será realizada a palestra Divulgação da IN 62 do MAPA, capacitação voltada para produtores de leite (educação continuada), no auditório da Associação dos Criadores de Pernambuco.  O evento deverá movimentar cerca de R$ 5 milhões, entre venda de animais, produtos e a realização de dois leilões. Com entrada gratuita, a mostra receberá cerca de 50 mil visitantes.  
A Expoagro é promovida pela Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA). Considerada um evento técnico e de negócios, com julgamento e leilões de animais, a Expoagro reunirá cerca de mil animais geneticamente selecionados, entre cavalos, bovinos de leite e de corte, das raças gir, girolando, campolina, nelore, além de caprinos e ovinos.

SERVIÇO:
8ª Expoagro
Local: Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, nº 2200, Cordeiro – Recife
Data: De 11 a 15 de abril
Horário: a partir das 9h
Entrada Gratuita
Informações: (81) 3228.4332
Secretaria de Agricultura de Pernambuco

Palestra sobre segurança de prédios

Para discutir o risco de desabamento de prédios e os problemas ocorridos com os prédios-caixão em Pernambuco, a JBR Engenharia promove, logo mais, às 19h, a palestra “Fatores de risco na segurança das edificações” com José do Patrocínio Figueirôa, especialista em resistência de materiais e sistemas estruturais e mestre em Estruturas pela Coppe/UFRJ. A palestra é aberta ao público e acontece na sede da empresa no bairro de Campo Grande, zona norte do Recife.

A história dos vestidos em exposição no Paço Alfândega

Em todas as épocas e lugares, roupas, penteados, calçados e acessórios são responsáveis por ditar a moda e traduzir o comportamento e os costumes da sociedade. Os anos se passam e as tendências se renovam, algumas com uma pitada nostálgica e outras com um ar futurista, sempre representando os jeitos e os anseios da população daquele período. Para resgatar parte dessa história, o Paço Alfândega recebe a mostraHistória do Vestido na França da Idade Média aos anos 50”, uma exposição itinerante que traz uma retrospectiva da moda feminina na França. A exposição acontece, de 16 a 30 de abril, no 2º piso do Paço Alfândega.

A mostra, que é uma iniciativa da Aliança Francesa, após percorrer mais de 10 cidades brasileiras, chega ao Recife trazendo na bagagem 13 bonecas que reproduzem o visual da moda francesa desde a Idade Média até a década de 1950.  “A exposição com bonecas para ilustrar alguns períodos da moda é uma maneira criativa de representar não só os figurinos de uma época, mas também os conceitos, as maneiras e nisso contar a história de uma sociedade”, comenta Hélio Azevedo, superintendente do Paço

As peças estarão expostas acompanhadas de painéis informativos que trazem o contexto histórico de cada período, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais da história daquele país. As bonecas para a exposição foram montadas e produzidas a partir de uma pesquisa elaborada pela historiadora e designer amazonense, Fernanda Gomide e a também historiadora e diretora da Aliança Francesa de Manaus, Thérèse Aubreton. Para saber mais sobre as atividades e a programação do Paço Alfândega acesse o site www.pacoalfandega.com.br


SERVIÇO:
Exposição: “História do Vestido na França da Idade Média aos anos 50”
Quando: De 16 a 30 de abril
Onde: no 2º piso do Paço Alfândega
Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife.
Entrada franca

Apresentador Matheus Mazzafera sai do armário

Matheus Mazzafera fez questão de reforçar sua orientação sexual em entrevista à revista “Quem” desta semana e dizer que tem orgulho em ser homossexual. "Estou aqui hoje, aos 30 anos, para provar que batalhei muito e dizer: 'Sou gay, sou feliz e estou vivo'. Mazzafera confessou que sofrera preconceito  em casa e na escola:  “O Padre, na sala de aula, falava que eu era delicado.  Em casa, meus pais eram muito católicos e fui muito reprimido, minha mãe achava que eu era assim por causa da convivência com minhas primas e me proibiu de vê-las”, revelou.


TV Bandeirantes

Anencefalia: religiosos fazem vigília em frente ao STF


Um grupo de religiosos faz vigília desde ontem (10) em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os católicos se uniram a evangélicos e espíritas em orações, pedindo que os ministros do STF rejeitem a descriminalização do aborto em caso de fetos anencéfalos.
O padre Pedro Stepia, da Paróquia de Lagoa Azul, do Novo Gama, em Goiás, fez uma sessão de exorcismo para afastar "os maus espíritos". "A intenção aqui é dizer sim para a vida e não para a morte. Esses ministros do STF não têm poder legislativo e não podem desprezar [o desejo] do povo", disse.
O padre informou que o grupo espera caravanas de várias partes do país, que se unirão em frente ao prédio do Supremo. A ideia, segundo ele, é manter a manifestação até o fim do julgamento, mesmo que dure mais de dois dias. "Defendemos o espírito da verdade e estamos unidos com todos os irmãos que pensam da mesma forma".
Os religiosos carregam imagens de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora Aparecida, além de crucifixos, cartazes com imagens de fetos e faixas apelando pelo direito à vida. Na tentativa de evitar tumultos, a segurança do STF cercou o prédio com aramado, mas há uma entrada para os interessados em acompanhar o julgamento dentro do plenário.

Agência Brasil

Anencefalia: primeiro a votar no STF, relator é favorável à interrupção da gravidez

Citando a Bíblia e a força da Igreja Católica no Brasil, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF),  relator do processo em julgamento sobre o direito de as gestantes interromperem a gravidez nos casos em que há  fetos anencéfalos (malformação do tubo neural), votou hoje (11) a favor do direito ao aborto nesses casos. Segundo ele, compete à Corte Suprema assegurar o direito à escolha das gestantes que estão grávidas de fetos anencéfalos.
O relator lembrou que o Brasil é um Estado laico (quando a religião não interfere nas decisões do Estado): “O Estado não é religioso nem ateu. O Estado é simplesmente neutro. O direito não se submete à religião”, ressaltou.
“Estão em jogo a privacidade, a autonomia e a dignidade humana dessas mulheres. Hão de ser respeitadas tanto as que optem por prosseguir a gravidez quanto as que prefiram interromper a gravidez para pôr fim ou minimizar um estado de sofrimento”, disse o ministro. “Não se pode exigir da mulher aquilo que o Estado não vai fornecer por meio de manobras médicas.”
Mello disse ainda que seu voto é favorável à “antecipação terapêutica do parto”, o que para ele é diferente do aborto, pois a Constituição só autoriza em caso de estupro e riscos à saúde da grávida. Ao ler o voto por cerca de duas horas e 15 minutos, o relator disse que era procedente a ação em julgamento.  
Antes de relator, o  procurador-geral da República, Roberto Gurgel, defendeu o direito de as gestantes interromperem a gravidez nos casos em que há  fetos anencéfalos. Ele ressaltou, no entanto, que caberá à gestante optar se deseja ser submetida à intervenção cirúrgica para interromper a gravidez.
Há oito anos, o processo está na Suprema Corte. O julgamento hoje começou por volta das 9h40 e a previsão é que a sessão dure todo o dia.  O tema divide opiniões. Mello foi o primeiro ministro a se manifestar, e neste momento está votando Rosa Weber, e ainda Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Cézar Pelluso. O ministro Antonio Dias Toffoli não votará, pois no passado, quando era advogado-geral da União, manifestou-se favorável à interrupção da gravidez no caso de anencéfalos.

Agência Brasil

PSTU lança Jair Pedro como pré-candidato à Prefeitura do Recife

O militante Jair Pedro, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), lança sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife nesta sexta-feira (13) às 19h na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos, na Rua Gervásio Pires. Não é a primeira vez que Jair vai disputar uma eleição majoritária, pois em 2010 candidatou-se ao Governo de Pernambuco. Além do PSTU, o PSol e o PCB estão sendo convidados para compor uma chapa de esquerda.



Problema em emissão de cartões com chip prejudica implantação do Registro de Identidade Civil


Lançado há mais de um ano pelo Ministério da Justiça, o Registro de Identidade Civil (RIC), que deveria substituir a carteira de identidade de pelo menos 2 milhões de pessoas, ainda não saiu do papel.
De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, um problema de execução no programa prejudicou a emissão dos cartões com chip.
— Houve um problema de execução, inclusive do cartão, que, acredito eu, possa ser resolvido em um curto espaço de tempo. Há um atraso nesse programa, mas é justificável, explicou o ministro.
A nova identidade é um cartão magnético, com impressão digital e  chipeletrônico, que incluirá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. A estimativa do Ministério da Justiça é que a substituição da carteira de identidade seja feita ao longo de dez anos.
De acordo com Cardozo, o RIC estava sendo implementado pelo ex-secretário executivo Luiz Paulo Barreto. Com a troca de comando da secretaria, o programa passará a ser responsabilidade da nova secretária executiva, Márcia Pelegrini, empossada na segunda-feira. “É um programa complexo, conta com a necessidade de uma pactuação com os estados. Ele [o projeto] andou, mas acho que ainda falta muito.”
Em dezembro de 2010, além da cerimônia de lançamento, foram veiculadas campanhas publicitárias em rede nacional de rádio e TV. O objetivo, na época, era implantar o projeto piloto em Brasília, Salvador, Hidrolândia (GO), Nísia Floresta (RN), Rio Sono (TO), no Rio de Janeiro e na Ilha de Itamaracá (PE).
Os moradores dessas cidades, contemplados na etapa inicial, seriam escolhidos aleatoriamente e receberiam uma carta indicando a possibilidade de troca do RG pelo RIC. Pelo menos 125 mil pessoas receberiam o RIC nessa primeira etapa. Segundo o ministério, o investimento no primeiro ano alcançaria cerca de R$ 90 milhões.
— Pedimos um relatório atualizado para que, diante da saída do Luiz Paulo Barreto, possamos tomar pé da situação e fixarmos um cronograma bastante rígido. Vamos esperar esse relatório para vermos que medidas poderemos tomar, disse o ministro da Justiça.
De acordo com Cardozo, ainda não há previsão para a implantação total do programa nem para a troca das cédulas da carteira de identidade pelo RIC.

Correio do Brasil

Supremo retoma hoje julgamento sobre aborto de anencéfalos

O julgamento que decidirá se mulheres poderão interromper a gestação de fetos anencéfalos será retomado hoje (11), a partir das 9h, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros vão analisar ação ajuizada em junho de 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que defende a descriminalização do aborto nesses casos.
A análise do mérito da ação será iniciada com a apresentação de parecer sobre o caso, pelo relator, seguida da manifestação na tribuna do advogado da CNTS, do voto do relator e, por fim, do voto dos demais ministros. O ministro Antonio Dias Toffoli pediu para se abster da votação. "Em virtude de minha atuação nos autos na qualidade de advogado-geral da União, declaro meu impedimento para atuar”.
Na ação, a CNTS defende que existe ofensa à dignidade humana da mãe, uma vez que ela é obrigada a carregar no ventre um feto com poucas chances de sobreviver depois do parto. O argumento é que a permanência do feto anencéfalo no útero da mãe é “potencialmente perigosa” em função do elevado índice de mortes ainda durante a gestação, o que “empresta à gravidez um caráter de risco”.
Em julho de 2004, o ministro Marco Aurélio Mello concedeu liminar para autorizar a antecipação do parto a gestantes que identificaram a deformidade dos fetos por meio de laudo médico. Na época, o ministro alegou que, “diante de uma deformação irreversível do feto, há de se lançar mão dos avanços médicos tecnológicos, postos à disposição da humanidade não para simples inserção, no dia a dia, de sentimentos mórbidos, mas justamente para fazê-los cessar”.
No mesmo mês, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu a cassação da liminar ao STF, mas o pedido foi negado. Em setembro de 2004, o então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, entrou com uma petição na Corte questionando se o caso seria de competência do STF ou do Congresso Nacional.
Em outubro de 2004, o STF se reuniu para decidir a questão, no entanto, a sessão foi interrompida com pedido de vistas apresentado pelo ministro Carlos Ayres Britto. Além disso, o plenário do STF decidiu, por maioria de votos, cassar a liminar concedida pelo relator. Em abril de 2005, a Suprema Corte aceitou prosseguir com a ação que trata do tema e indicou que, no mérito, irá admitir essa possibilidade de aborto.
A questão foi tema de audiência pública em 2008 no STF, que reuniu representantes do governo, especialistas em genética, entidades religiosas e da sociedade civil, em quatro dias de discussão. Foram ouvidas 25 instituições, além de ministros de Estado e cientistas, entre outros, cujos argumentos servem de subsídio para a análise do caso pelos ministros do STF.
A anencefalia é uma má-formação fetal congênita e irreversível, conhecida como“ausência de cérebro”, que leva à morte da criança poucas horas depois do parto. Em 65% dos casos, segundo a CNTS, a morte do feto é registrada ainda no útero. O Código Penal só permite o aborto quando não há outro meio de salvar a vida da gestante ou se a gravidez for resultado de estupro. No primeiro caso, o médico não precisa de autorização judicial.
Quando a gravidez é resultante de estupro, o aborto só pode ser feito com o consentimento da mulher e a autorização de um juiz. Em outros casos, o aborto pode ser punido com pena de um a três anos de prisão para a gestante e de um a quatro anos para o médico.
Agência Brasil

Urgente: Terremoto na Indonésia

Um tremor de magnitude 8.9 na Escala Ritcher na Ilha de Sumatra (Indonésia) acaba de acontecer e as autoridades locais já acionaram alertas de Tsunami. As informações são do jornal francês Le Monde


Update: Segundo o Centro de Geofísica do país, o epicentro do tremor foi registrado a 33 km de profundidade no Oceano Índico, próximo à costa de Banda Aceh, capital da província de Aceh.A região atingida é a mesma onde outro terremoto formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelo Oceano Índico.


Os governos da Tailândia e da Índia já recomendaram aos moradores que se afastem das regiões costeiras, que podem ser atingidas por ondas de até seis metros. A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de sete mil tremores todos os anos, a maioria deles de baixa magnitude. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais.
Com informações da Revista Veja


Update2: Com o aviso de tsunami, as cidades litorâneas da Indonésia neste momento estão sendo evacuadas, inclusive com  engarrafamentos quilométricos e transferências de pacientes em hospitais e a expectativa é de que, mesmo com os prejuízos materiais, muitas vidas deverão ser salvas devido ao aviso de ondas gigantes. O epicentro do terremoto é no Oceano Índico.


Com informações da Rádio Band News FM