sexta-feira, 19 de julho de 2019

Inscrições para as 264 novas bolsas do Prouni Recife iniciam nesta segunda-feira (22)

Nesta segunda-fera (22) iniciam as inscrições do Prouni Recife, programa municipal que concede bolsas de estudos integrais em faculdades particulares para estudantes de baixa renda. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 do dia 26/07/2019, exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br. Para o segundo semestre, a Prefeitura do Recife oferece 264 vagas, o que equivale a um aumento de 24%, em 72 opções de cursos, distribuídas pelas noveInstituições de Ensino Superior cadastradas. O primeiro listão com os resultados sai no dia 30. O programa é gerenciado pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.

Implantado em 2015, na primeira gestão do prefeito Geraldo Julio, o Prouni Recife tem hoje cerca de 1400 alunos inscritos. Para concorrer a uma das vagas é preciso comprovar renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola privada com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2018; ser residente e domiciliado no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados antes da data de inscrição; e não ter diploma de nível superior.
O Prouni Recife também vale para os professores da rede pública de ensino do Município do Recife, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da Prefeitura. As bolsas são para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente do cumprimento dos critérios estabelecidos para os estudantes.

Desde abril de 2018, os estudantes do programa têm direito ao Passe Livre, que dá 70 passagens de ônibus gratuitas, por mês, para serem usadas em todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. No momento, cerca de 1.100 alunos usam o benefício. Entre os cursos oferecidos pelo Prouni Recife neste semestre estão Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, várias engenharias, Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Sistemas de Informação,Fisioterapia, Nutrição e Fisioterapia.

PROGRAMA - O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas no município do Recife. O programa foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal.



Imprensa Recife
INSCRIÇÕES: www.prouni.recife.pe.gov.br

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO
- (81) 3355-8759
- prouniatende@recife.pe.gov.br

CRONOGRAMA:
Inscrições: de 22 a 26/07
Resultado: 30/07 
Matrícula: 30 a 05/08

LISTA DAS FACULDADES:
Faculdade Mauricio de Nassau
Sopece
Uninabuco
Faculdade dos Guararapes
Centro Universitário UNIFBV / Wyden
Universidade Estácio de Sá
Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE)
Nova Roma
Universidade Vale do Acaraú

LISTA DOS CURSOS:
Administração
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia da Computação
Ciências Contábeis
Curso Superior em Tecnologia (CST) em Estética e Cosmética
CST em Gestão de RH
Direito
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia Elétrica
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Farmácia
Fisioterapia
Gestão de RH
Medicina
Medicina Veterinária
Odontologia
Psicologia
Pedagogia
Redes de computadores
Relações internacionais
Sistemas de Informação
Serviço social
Logística
Nutrição

Programa É meu Direito neste sábado em João Alfredo


Diversos serviços gratuitos serão ofertados no próximo sábado (20) pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do programa É Meu Direito, à população do município de João Alfredo, Agreste Pernambuco. A ação que terá início a partir das 8h e acontecerá na Escola de Referência Janira Maia, localizada na Rua Maria Eliete Soares, s/n, bairro Boa Vista, tem o objetivo de promover à cidadania, saúde, utilidade pública e cuidados pessoais. 

A população encontrará, durante a ação, serviços para a emissão gratuita de segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, realizados pelo programa Balcão de Direitos, e de documentos identidades, emitidos pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Também estarão presentes representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Procon e Detran, com diversos atendimentos e orientações. 

Na ação, técnicos da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), estarão no local oferecendo orientação, atendimento e acompanhamento a violações de direitos. Os moradores que se interessarem pelo serviço de segundas vias de certidões deverão comparecer ao local da ação, munidos com: a certidão antiga ou cópia e um documento de identificação. 

Serão disponibilizados os seguintes serviços:
· 2ª vias de Certidão de nascimento, Casamento e Óbito;
· 2ª via da Carteira de Identidade;
· 2ª via do CPF;
· Foto 3X4;
· Xerox;
· Orientação Psicossocial;
· Orientação Jurídica;
· PROCON - Orientação para o consumo;
· Unidade Móvel do DETRAN - Educação e Orientação para o trânsito, consultas de pontuação, agendamentos de serviços, emissão de nada consta, históricos de propriedade e agendamento da segunda via de CNH;
· COMPESA - Negociação de débito, abertura de revisão de consumo, averbação (atualização cadastral), emissão de 2-º via de fatura, solicitação de 1-º ligação de água, abertura solicitação de conserto de vazamento de água/esgoto, tarifa social;
· SPA para rosto e mãos;
· Corte Cabelo;
· Aferição de Pressão Arterial;
· Dosagem Glicêmica;
· Distribuição de Preservativo Masculino;
· Alerta Celular/PM – Orientações e cadastro de celulares;
· Bombeiro – Prestando serviços de orientação em primeiros socorros e vazamento de gás de cozinha.

Imprensa SEDH PE

Hoje e amanhã (20), instituições que cuidam de idosos debatem formas de aprimorar trabalho

1ª Jornada de Direitos Humanos para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da Região Metropolitana do Recife ocorre no Hotel Amoaras Resort, em Paulista

Continua durante todo o dia de hoje (19) e amanhã (20) a 1ª Jornada de Direitos Humanos para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da Região Metropolitana do Recife. 

O evento tem o objetivo de qualificar gestores, administradores, funcionários e todas as pessoas envolvidas no cotidiano das ILPIs, visando garantir o atendimento mais adequado e humanizado as pessoas idosas residentes nas instituições, além de favorecer e promover a criação de uma rede de proteção aos direitos da pessoa idosa.

As Instituições de Longa Permanecia para Idosos (ILPIs) prestam um serviço relevante para a sociedade ao acolher, em caráter residencial, pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos que escolhem viver em comunidade ou até que não têm mais contato com a família.

Mais de 80 profissionais dos municípios da RMR e de outras regiões participam da formação. “Queremos promover a qualificação trazendo temas como políticas públicas de atenção à pessoa idosa e as modalidades de atendimento, a humanização dos cuidados, o cumprimento às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o respeito à legislação vigente e aspectos gerenciais e administrativos”, explica a coordenadora do Programa do Idoso do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), Elizângela Martins. O CDC é umas das entidades realizadoras do evento.

Além do CDC, a jornada conta com a parceria do Núcleo de Gerontologia Social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (NAISCI/UPE) e tem o apoio do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos.

De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2010, a grande maioria das instituições brasileiras é filantrópica, 65,2%, incluindo neste conjunto, as religiosas e leigas. As privadas constituem 28,2% do total. Apenas 6,6% das instituições brasileiras são públicas ou mistas, predominando as municipais. Já o Censo SUAS de 2014 detectou 1.451 ILPIs no Brasil inteiro, sendo 180 delas na região Nordeste. A região do Brasil com maior números de ILPIs é o Sudeste (842), seguido pelo Sul (242). O Centro-Oeste tem 156 instituições e o Norte apenas 35.
 

PROGRAMAÇÃO

19/07 – Das 8h ‪às 18h‬
A Mesa Temática 01, das 9h ‪às 10h20‬, será sobre Políticas Públicas de atenção à Pessoa Idosa e as Modalidades de Atendimento, com a participação da assistente social e coordenadora geral do Naisci/Huoc/UPE, Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva; da assistente social e residente do Programa de Cuidados Paliativos da UPE, Danielle Menezes de Lima e da psicóloga e presidente da Gerontologia da SBGG-PE, Cirlene Francisca Sales da Silva.

A Mesa Temática 02, das ‪10h40‬ ‪às 12h‬, será sobre Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas, Rede de Assistência Social e Controle Social e contará com as palestras de Karla Maria Bandeira, assistente social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz; Ana Nery de Melo Santos, presidente do CDC e Luzia Cristina da Silva Dutra, psicóloga da secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.

A Mesa Temática 03, das 14h ‪às 15h20‬ será sobre Humanização no Cuidado, Envelhecimento Ativo - Conceito e Fundamento e aspectos biopsicossociais do envelhecimento, com palestra da médica da família da Prefeitura do Recife, Maria de Fátima Nepomuceno e da terapeuta ocupacional e coordenadora do Naisci/Huoc/UPE, Tatiana Lins Carvalho.

Depois de uma apresentação cultural do Grupo de Ciranda do Centro Cultural e de Inclusão Produtiva da Pessoa Idosa de Olinda, a Mesa Temática 04, das 16h ‪às 18h‬, será sobre a Promoção de Vínculos Familiares e Comunitários para a Pessoa Idosa, com a participação de Mauricéa Tabósa Ferreira Santos, terapeuta ocupacional e  gerontóloga pela SBGG-PE e Inalda Neves Baptista, coordenação do Centro Cultural e de Inclusão Produtiva da Pessoa Idosa de Olinda.

‪20/07 – Das 8h às 16h‬
Depois de uma apresentação cultural do Grupo de Idosos Viver Bem, entre as 09 ‪às 10h20‬, a Mesa Temática 05 será sobre Normatizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e legislações sobre cuidado e acessibilidade (RDC nº 283/2005): regulamento técnico para funcionamento; fiscalização das entidades; principais problemas sanitários relacionados aos cuidados e atendimento integral aos idosos residentes. O tema contará com as palestras de Margarida Maria Carreiro de Barros, médica geriatra do Instituto de Pesquisa da Terceira Idade (IPETI); Margarida Maria Santos Silva, enfermeira também do IPETI e de Verônica Cristina Braynner dos Santos, psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda.

Das ‪10h40‬ ‪às 12h‬, haverá a Conferência “Aspectos da Gestão Administrativa e Financeira em ILPIs: Sustentabilidade, Patrocínio/Doações e Prestação De Contas”, com a participação de ANA NERY DOS SANTOS MELO, presidente do CDC e Elizangela Maria Martins, coordenação de Projetos do CDC.

Entre ‪as 14h‬ e 16h, haverá a conferência de encerramento com o balanço e avaliação do evento.

SERVIÇO:
1ª Jornada de Direitos Humanos para (ILPI) Instituições de Longa Permanência para Idoso na Região Metropolitana no Recife
Data: 18, 19 e ‪20 de Julho de 2019‬
Local: Hotel Amoaras Resort, Rua da Amoaras, 525 - Maria Farinha, Paulista, Pernambuco | Telefone: ‪(81) 3436-1221‬