quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Administradora de Noronha se reúne com artistas locais e inova com organização participativa para o Carnaval da ilha de 2023


A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, se reuniu, na quarta e nesta quinta (8 e 9), com músicos, organizadores de blocos e representantes dos movimentos culturais da ilha para pensar, em conjunto, o tão esperado Carnaval deste ano, dando voz e vez à “prata da casa”. E, para isso, está montando uma programação que resgata a cultura pernambucana no arquipélago, proporcionando uma festa especial após dois anos sem sua realização, devido à pandemia da Covid-19.

O Carnaval oficial vai acontecer entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na Praça da Mãezinha, na Vila dos Remédios. Já estão definidos para subir ao palco os cantores Daniel Ribeiro, Daiane Santos, Nego Noronha, Felipe França, Dougue Monteiro, Kit Noronha, Joelson Santos e Naldo do Pandeiro. A programação completa será divulgada nos próximos dias. 

A administradora fez questão de prestigiar os artistas locais na composição da programação da Folia de Momo e inovou na forma de organizar a festa. “A gente começou a construir o Carnaval de Fernando de Noronha com o objetivo de valorizar a cultura local. Então nada mais justo do que pensar a festa com quem vai fazer o evento da ilha. Toda a programação que vamos apresentar será composta por artistas daqui. Essas reuniões são só um passo para aquilo que vamos fazer acontecer nos próximos eventos, dentro do calendário cultural do arquipélago”, falou Thallyta.

Daniel Monteiro, um dos artistas presentes na reunião, aprovou a forma da administradora organizar o Carnaval. “Achei maravilhoso o convite e a ideia de reunir os cantores e os músicos da ilha para fazer esse evento. Para mim vai ser a primeira vez e espero que seja assim por muitos anos, com esses eventos e essa cultura no Carnaval de Fernando de Noronha.”

Daiane dos Santos, uma das atrações, destacou a oportunidade de poder conversar diretamente com a administração da ilha sobre a organização da festa. “Essa reunião é muito necessária. É a primeira vez que a gente tem esse contato direto com a administração,  principalmente para falar sobre esse projeto do Carnaval, que é para Ilha,  para turistas, para a comunidade, e estou muito feliz com esse acesso que a administradora está nos dando. Isso significa representatividade", afirmou a cantora, entusiasmada. 

*Receptivo* - Os turistas e moradores que chegarem ao Aeroporto de Fernando de Noronha Governador Carlos Wilson, no período de 18 a 21, serão recebidos pela passista da ilha, Michelle Sinício, que está superfeliz e emocionada em apresentar a nossa cultura.  

“Para mim é uma emoção enorme saber que Fernando de Noronha vai ter um receptivo de frevo. Eu tinha esse sonho e é a primeira vez que eu vou fazer isso. Eu estou superemocionada e grata pela oportunidade e vou fazer muito bem. Quem chegar vai querer dançar comigo”, comentou, emocionada, Michelle.

Durante os quatro dias de folia, além dos shows com os artistas locais, os moradores e turistas também poderão aproveitar o Carnaval de rua e seguir com os blocos Meu amor por Noronha, Unidos da Ilha, bem como com os mais antigos, o Raparigas do Trânsito, que já sai há 24 anos, e o Maracatu Nação Noronha, com 20 anos. A concentração será na Floresta Velha e as agremiações seguem em cortejo até o Centro Cultural Dona Nanete. 

A coordenadora do Grupo Cultural Dona Nanete, Dôra Costa, afirmou estar feliz com o próximo cortejo do Maracatu. “Trabalhamos o ano todo para sair no Sábado de Zé Pereira, para festejar o trabalho que é desenvolvido o ano inteiro, com as aulas de percussão, dança e música. Nesse dia, a gente reafirma o nosso trabalho. Esperamos esse ano arrastar uma multidão”, concluiu.

Imprensa FN

Yves Ribeiro empossa Jorge Carreiro como novo secretário de Projetos Especiais


O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, empossou nesta quinta-feira (09.02), à tarde, o engenheiro civil Jorge Carreiro como o novo secretário de Projetos Especiais. Ele assume com a missão de coordenar os programas estruturadores da cidade. A cerimônia foi prestigiada pela maioria dos vereadores. Participaram o presidente da Câmara, Edinho, Raul Silva, Márcio Freire, Marcelle da Aquarela, Cassiane, Irmã Iolanda e Irmão Fal.

Jorge Carreiro também vai administrar as áreas de Ciência e Tecnologia, que serão incorporadas à pasta de Projetos Especiais.

"Carreiro será fundamental na articulação para a concretização de ações, como: a legalização de 30 mil moradias, através do Programa de Regularização Fundiária,  a coordenação do Programa Acelera Paulista (PAP); a captação de recursos para moradia popular e construção de encostas, além de várias outras intervenções de peso", afirmou o prefeito. 

Engenheiro civil renomado, Jorge Carreiro administrou a Companhia de Habitação e Obras (CEHAB) e a Empresa de Urbanização do Recife (URB). Também traz no currículo a experiência de ser secretários em diversas gestões na própria Prefeitura do Paulista. Carreiro foi ainda vereador da cidade.

Em seu discurso, o novo secretário afirmou que não voltou a ocupar um cargo na Prefeitura, pois a luta é contínua. "A minha luta é de muitos anos. Estou assumindo a pasta para tocar projetos arrojados do prefeito. Yves me deu a missão de não só cuidar da regularização fundiária, mas de viabilizar a incubadora de tecnologia para a juventude com o apoio do Porto Digital; retomar a Via Parque Paratibe, que vai ligar a BR-101 à ponte do Janga; a engorda da praia; a requalificação do Teatro Paulo Freire, entre outras iniciativas", destacou Carreiro. 

Ele garantiu que irá dialogar com as bases e com os vereadores pra fazer o melhor pelo engrandecimento do município.

O presidente da Câmara de Vereadores, Edinho, aproveitou o momento para externar a satisfação pela nomeação de Jorge Carreiro. "Precisamos juntar e compartilhar o que há de bom para Paulista e para o povo. Jorge, pegue no serviço e vá em frente", reforçou.

Imprensa Paulista PE 

Governo Federal libera R$ 250 milhões para 1.236 obras escolares em todo o País

Diante do diagnóstico de mais de quatro mil obras paradas no setor de educação em todo o País, o Governo Federal deu início à retomada de ações para conclusão desses projetos. Nesta quinta-feira, 9/2, o ministro da Educação, Camilo Santana (foto), anunciou a liberação de mais de R$ 250 milhões para dar sequência a 1.236 obras escolares em instituições de educação infantil, de ensino fundamental e em projetos de quadras esportivas.

As obras abrangem as cinco regiões e as 27 Unidades da Federação. Os pagamentos serão viabilizados via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atendem tanto a estados quanto municípios. 

As quatro mil obras estagnadas na educação são parte de um conjunto de 14 mil obras paralisadas em todo o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que nos próximos dias pretende anunciar um grande pacto de retomada da execução desses projetos, muitos deles no setor de infraestrutura e logística.

“Existem obras paralisadas há 15 anos, há dez anos, que podem ser recomeçadas agora, porque já têm projetos aprovados, porque já estão semiacabadas. O dado concreto é que a gente vai tentar concluir tudo aquilo que ficou parado. E a gente não quer saber de quem é a obra e em que período de governo foi feita”, afirmou o presidente Lula durante a reunião do Conselho Político da Coalizão, na última quarta-feira, 8/2.

Imprensa Planalto

Prefeitura de Paulista e Ministério Público fomentam vagas de emprego para jovens

  
Cada vez mais, a cidade de Paulista atrai novos empreendimentos. Enquanto isso, os que já existem no município buscam a expansão através da instalação de novas unidades e do aumento de seu parque industrial ou de serviços. Diante disso, a gestão municipal continua o trabalho de visitas a empresas para o fomento de contratação de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, continua no município, com o intuito de incentivar a contratação para vagas de menor aprendiz, através de parceria entre a Prefeitura de Paulista e a representação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).


O objetivo é educativo e ainda serve para o recolhimento de informações e dados que permitam mapear as necessidades dos estabelecimentos comerciais referente a mão de obra. Dentro destes contextos sociais a faixa de idade compreende jovens entre 16 a 21 anos, cadastrados nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) da Prefeitura.

Além disso, o intuito é também o de beneficiar ainda: pessoas com limitações motoras, visuais, auditivas e intelectuais, com a expectativa de combater, de modo efetivo, a situação de segregação em que se encontram esses grupos e a falta de oportunidades como cidadãos na sua inserção no mercado de trabalho no município.

“O trabalho de hoje em mais uma empresa no município no caso as Pernambucanas integrado com a Prefeitura de Paulista por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca e na pessoa do secretário Raimundo Lopes segue o intuito de sensibilizar para a contratação dos jovens que a promotoria acompanha no dia dia em situação de vulnerabilidade e assim possam melhor desempenhar seu papel e função na sociedade ajudando-os a superar esse ciclo de violência e a resgatar a cidadania”, destacou a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude em Paulista, Rafaela Melo.

A gerente das Lojas Pernambucanas em Paulista, Mayara Gabriele Rizzo, expressou todo seu ingresse na proposta, ressaltando que ações como essas são essenciais para criação de laços institucionais entre a prefeitura de Paulista, o Ministério Público na cidade, e as Pernambucanas, com a sua volta ao município. "Poder trazer acolhimento e oportunidades aos jovens, que por muitas vezes, além de sofrer violência social, não tem recursos econômicos suficientes para se formar, estudar e concorrer a um emprego nos causa felicidade. Promover um futuro melhor para eles e sua inserção produtiva na sociedade é o papel que o setor privado deve praticar no dia-a-dia no país. Vamos iniciar o processo de seleção dos jovens após o envio dos currículos por parte dos órgãos públicos, Prefeitura e Ministério Público, para integrar essa rede produtiva de inclusão social e ficamos gratos pela oportunidade”, concluiu.

Raimundo Lopes Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista acrescentou que a força de trabalho dos jovens é necessária para o crescimento da nação a partir dos municípios, “Os jovens que estamos ajudando podem se tornar empreendedores e gerar empregos e renda. A oportunidade tem que chegar para todos e nesse trabalho damos isso a eles”, finalizou o secretário

Por meio das ações, já foram garantidas aos jovens um total de 16 vagas no Novo Atacarejo e cinco vagas no Atacadão, sendo a seleção junto ao MPPE em Paulista, para o encaminhamento dos currículos às empresas.

Imprensa Paulista PE

Terça da Poesia em Camaragibe

SUCESSO!!!
Nossa terça da poesia foi um sucesso de inicio na opinião do público seleto que foi prestigiar a arte da poesia e da música no Espaço do Livro Camará que hoje torna-se o palco de grandes eventos literários da cidade. Sob a organização da Tl Eventos e Publicidades, apoio do Shopping Camará e Acordel, tivemos nesta primeira ediçao de inauguração o evento Tuia de Versos Diversos com o poeta e professor Jean Lima que esteve muito bem acompanhado com os talentos de Paulinho Alves e Paulinho BP com músicas que fizeram o público viajar nas emoções. As programações seguem todo o mês de fevereiro e dia 14 teremos contação de histórias com tia Nika Silva da Academia Camarajibense de Letras com o baú das histórias e dia 28 os poetas cordelistas da ACORDEL nos presenteará com o recital POESIA E CULTURA PERNAMBUCANA sob o comando de Caio do Cordel e Geovanny Barnabé. Os eventos sempre gratuitos e iniciando as 19: 30 nas terças Camaragibenses sempre com a apresentação do poeta Jean Lima.

Bloco “Ser Diferente é Normal” promove Carnaval acessível e inclusivo para crianças neurodivergentes no Recife


O carnaval é conhecido por ser uma festa tradicional e democrática. Pensando também na inclusão de pessoas neurodivergentes, este ano, o bloco “Ser Diferente é Normal”, promovido pelo Instituto Integrarte Dimitri Andrade, vai às ruas no dia 11 de fevereiro (sábado), às 14h, no bairro do Barro, onde encontra-se a sede do Instituto, possibilitando que pessoas atípicas tenham a chance de curtir a folia. Serão 4 horas de animação promovidas por um mini trio elétrico. Também terá banho de caminhão pipa, distribuição de pipoca, algodão doce e bebidas patrocinadas pela Coca-Cola.

A concentração do “Ser Diferente é Normal” será em frente ao Instituto Integrarte na unidade do Barro (Av. Des. Nestor Diógenes de Melo, 353 - Barro, Recife). Camisas e copos personalizados já estão sendo vendidos por R$30. A psicóloga Frínea Andrade, diretora do Instituto e criadora do bloco, enfatiza que adquirir os produtos não é uma prerrogativa para participar. Contudo, quem quiser adquirir, estará ajudando nas atividades e manutenção do Instituto que atende 33 crianças bolsistas. 

Há seis anos o bloco Ser Diferente é Normal acontece com algumas adaptações para promover a participação de todos por meio de cuidados simples, como reduzir um pouco o volume do som, distribuir abafadores auricular para as crianças que se incomodam com o barulho repetitivo e contar com a presença de uma rede de psicólogos e terapeutas ocupacionais. As adaptações não impedem que o bloco de rua seja tão divertido e animado quanto as grandes folias, reunindo as famílias.

O bloco foi criado por Frínea Andrade, psicóloga e diretora do Instituto Integrarte, que também é mãe de um adolescente com autismo. “Quando temos um filho com necessidades específicas, as portas se fecham e só tem espaço para pessoas dentro dos padrões de normalidade. Qualquer característica que saia dessa linha, tende a ficar de fora. Eu sou uma pessoa muito festeira e queria incluir meu filho nisso. Então, pensei em criar o bloco para brincar com o meu filho. Isso se expandiu e tive a oportunidade de abençoar outras famílias”, explica Frínea Andrade.

“O carnaval é uma ação que congrega e esse é um momento para as famílias se divertirem juntas. O nosso intuito não é que o bloco seja só para pessoas com autismo, porque assim não promoveria a inclusão. É um bloco público e para todos que queiram participar, com necessidades específicas ou não”, ressalta Frínea Andrade.

Assaí na Folia tem Bell Marques na campanha publicitária


No mês em que acontece a maior festa popular brasileira, o Assaí Atacadista entra na avenida para curtir a folia com seu garoto-propaganda Bell Marques, um dos maiores representantes do Carnaval no país, com um jingle contagiante que convida todos os(as) brasileiros(as) a aproveitarem as ofertas para o período nas mais de 260 lojas do atacadista em todo o Brasil. 
  
*Assista ao filme da campanha*: https://www.youtube.com/watch?v=_gIjQ9WJ_b0 
  
Com o conceito criativo “Assaí folia, se joga na economia”, os filmes de 30’’ e 60’’ da campanha, com jingle criado especialmente para a comemoração e interpretado por Bell Marques, reforçam os atributos que o atacadista oferece para o período: preços baixos e variedade de produtos e serviços. Os filmes contam com a participação especial da Sol, a embaixadora virtual da marca, que não poderia ficar de fora da folia e já vestiu o abadá personalizado para acompanhar os blocos. Ainda, em tom de festa e celebração, o cantor baiano convida os(as) comerciantes e ambulantes para abastecerem seus negócios para o período, sem deixar de fora os(as) foliões(as) que podem preparar a despensa para o churrasco e festas em casa no feriado. 
  
A campanha, que tem criação da agência StarMKT, house da marca, com produção da Paprika Filmes e plano de mídia da BETC/Havas, e os filmes serão exibidos na TV aberta e fechada junto às inserções em mídia impressa e online, spots para rádios, além de ativações da marca no metrô de Salvador (BA), na estação da Sé no metrô de São Paulo e, também, nas principais avenidas em que acontecem as festas na capital paulistana, com distribuição de brindes em dias de folia. 
  
Ainda, a marca que, atualmente, é apoiadora de diversos eventos culturais em todo Brasil, visando aumentar a sua visibilidade, promovendo e valorizando a pluralização da cultura regional, também reforça sua parceria com o garoto-propaganda Bell Marques patrocinando o circuito do cantor baiano, um dos principais e mais tradicionais do país, que conta com os blocos: da Quinta, Vumbora e Camaleão, que voltam à avenida para os circuitos soteropolitanos após a ausência da festa popular por dois anos. Além da exposição de marca, o Assaí contará com ações exclusivas para os(as) foliões(ãs) com espaço instagramável na retirada dos kits para os blocos do cantor, que acontecerá na Central do Carnaval no Shopping da Bahia, a partir do dia 14 de janeiro. A marca contará também com ações exclusivas durante o percurso dos blocos, incluindo entregas de brindes exclusivos e o “Momento Assaí” onde o Bell Marques cantará o jingle da campanha para todos(as) se jogarem na folia.
  
*Sobre o Assaí* 

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 55 bilhões nos últimos 12 meses, está presente nas cinco regiões do País com 263 lojas distribuídas em 23 estados, além do Distrito Federal. Possui mais de 70 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas.  Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: “Os Melhores de São Paulo - Serviços” (em que vence pelo 7º ano consecutivo); e “O Melhor da Internet no Brasil”. Também foi eleita a melhor empresa do ramo de Comércio Varejista do Valor 1000, anuário realizado pelo jornal Valor Econômico, e recebeu a certificação Great Place to Work. O Assaí está entre as 15 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Brand Finance.

Representantes da gestão de Paulista discutem projetos de agropecuária e pesca no IPA

manhã desta quinta-feira (09/02), representantes da Prefeitura do Paulista visitaram a sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no bairro do Bongi, no Recife. O intuito da ida ao órgão foi o de discutir a elaboração de projetos na área de agropecuária e pesca no município de Paulista. 


Dentre as principais atividades por parte da gestão municipal apresentadas ao IPA, um destaque foi para o levantamento de dados sobre a produção das áreas de interesse, que serão aproveitados para realizar os projetos em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco. Para o presidente do IPA, Joaquim Neto de Andrade, as demandas trazidas pela gestão de Paulista compõem o procedimento necessário para o início dos trabalhos técnicos.


“Ficamos satisfeitos em conhecer os dados iniciais de produção no setor de mel e pesca no município. São amplas as capacidades e, maiores ainda, as possibilidades na região. No segundo encontro vamos utilizar estes relatórios para dar início às parcerias propostas com metas e planejamento. Estamos à disposição para trabalhar com todos e nos surpreende de forma positiva o que foi apresentado por parte de Paulista”, frisou o gestor do órgão. 


O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco, Aluísio Ferraz, destacou que o setor agropecuário é importante no Estado e vai ter todo o apoio por parte do Governo. “Paulista, assim como os demais municípios que fazem parte de Pernambuco, tem suas potencialidades. Vamos dar atenção aos projetos que os secretários municipais vão trazer por parte de Paulista, para que sejam realizados e gerem empreendedorismo e emprego",  complementou Aluísio Ferraz.


De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Jurandir Bezerra, o relacionamento institucional que Paulista está realizando por meio da secretaria procura, principalmente, alavancar todas as iniciativas de todos os setores produtivos da economia da cidade. 


“Estamos trazendo nossa equipe técnica na área de agropecuária e pesca para que apresentem as principais necessidades dos setores produtivos, auxiliando para que o empreendedorismo saia da informalidade”, finalizou o executivo da pasta.

Imprensa Paulista PE 

Cuidados com a pele durante os dias de Carnaval


A poucos dias do Carnaval, o pernambucano está ansioso para cair na folia, depois de um hiato de 2 anos sem a festa. Junto com os dias de momo, vem também as altas temperaturas, o sol escaldante comum nessa época do ano. E para quem vai curtir o carnaval de rua ou as praias do litoral, a médica dermatologista. Drª Deborah Castro reforça. “Protetor solar no corpo e nos lábios e atenção à validade dos demais produtos que vai aplicar sobre a pele”, diz, lembrando que o cuidado deve ser estendido aos gliteres, maquiagens, tintas, tatuagens provisórias e outros acessórios comuns nessa época do ano.

Numa ida ao centro da cidade do Recife, a estudante Julia Marinho, 18, confirma o que a Drª. Deborah citou acima. “Vi muito glítter sendo vendido fora da validade. Acredito que seja material guardado durante esse período que não tivemos carnaval”, disse. A dermatologista diz que o risco de usar alguma coisa vencida na pele, aumenta o risco de ter irritações, alergias e outros problemas dermatológicos. Depois de escolher o que vai usar na pele, não se esqueça de remover quando chegar em casa. “Use demaquilantes ou água micelar. Se for difícil remover produtos que grudam mais, conte com um óleo vegetal, que pode ser à base de coco ou amêndoas. Depois da pele limpa, use um hidratante”, sugere Drª. Déborah.

Além desses cuidados, a Drª Deborah sugere uma alimentação saudável – rica em frutas e legumes, evitando gorduras e frituras e muita hidratação. “Pode abusar na água mineral, água de coco e sucos para manter o corpo e a pele hidratados”. 

Turma da Jaqueira Segurando o Talo chega a sua 37ª edição com muita animação e novidades para os foliões


A troça carnavalesca mista “Turma da Jaqueira Segurando o Talo" chega a sua 37ª edição.  A folia é aberta ao público e será celebrada no dia 11 de fevereiro (sábado pré-carnavalesco), com concentração a partir das 10h, no campus Gilberto Freyre da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro de Casa Forte. A programação conta com a participação das orquestras Veneza Brasileira, Arrecifes Frevo Orquestra, além das apresentações do Maracatu Rural Cruzeiro do Forte e dos tradicionais blocos líricos Boêmios da Boa Vista, Eu Quero Mais e Cordas e Retalhos. 

Nos trios, para arrastar a multidão de foliões no sábado de festa da Zona Norte do Recife, nomes como Silvana Salazar,  Novinho da Paraíba, Marquinhos Balada, Eduardo Moreno, Lêdo Rossi, cantor da Banda The Rossi, que pertencia à Reginaldo Rossi, e as bandas Beleza Pura, Luará, Kebraenw e Farra das Poderosas. Entre os homenageados deste ano, o cantor e compositor Rogério Rangel, que venceu a categoria Novo Hino do Talo na I Edição do Concurso Nordestino do Frevo, em 2021, e o cantor Eduardo Moreno, que há 15 anos participa da festa da troça .

Considerada uma das mais animadas prévias do Carnaval do Recife, tendo reunido mais de 60 mil foliões, esta edição marca a retomada da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, após dois anos sem poder brincar o carnaval em decorrência da pandemia da Covid-19. “A procura por informações sobre o carnaval da troça e suas atrações tem sido enorme, o que assegura um grande Carnaval, principalmente após esses dois anos sem folia. Os pernambucanos estão ansiosos e vamos fazer uma grande fest”, destaca Edson Bezerra, o presidente do Turma da Jaqueira Segurando o Talo.

A grande novidade do desfile deste ano será a participação especial dos Papangus de Bezerros. Um grupo de 30 papangus vai abrir o cortejo da troça, juntamente com os blocos líricos, orquestras e maracatus. “Em anos anteriores trouxemos os Caretas de Triunfo, o Homem da Meia Noite, a Folia de Bois de Arcoverde, os Caiporas e o Bloco Lira da Tarde, de Pesqueira. Sempre buscamos trazer os grandes blocos, trazer a representação da cultura pernambucana para essa festa, que é do povo”.

Percurso e estrutura

A Turma da Jaqueira Segurando o Talo sairá com o desfile das orquestras e blocos pela Avenida Dezessete de Agosto, seguindo para a Rua Dr. Seixas, Rua Luiz Guimarães e a Rua dos Arcos. Ao retornar pela Avenida Dezessete de Agosto, na esquina do Real Botequim, os foliões vão se juntar aos oito trios elétricos que darão continuidade ao cortejo até Apipucos, encerrando a festa na Rua Apipucos, em frente a casa de recepção Arcádia. No desfile deste ano serão oito trios elétricos, 250 policiais militares do 11º Batalhão da PM, duas ambulâncias, agentes de trânsito (motos e carros) da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), além de seguranças dos trios elétricos.

A história

Criada em 1984, A Turma da Jaqueira Segurando o Talo foi idealizada por um grupo de motoristas da Fundaj formado por Edgar Alves da Silva, Ivanildo Roberto da Silva, José Carlos Silva, Paulo Coutinho, Jucilo Coutinho (autor do hino da Turma da Jaqueira Segurando o Talo),  Clóvis França e Manoel Cavalcanti, que era o presidente da troça. Segundo o artigo de Lúcia Gaspar, bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco, e que pode ser conferido no site da Pesquisa Escolar, o nome A Turma da Jaqueira vem do apelido que era dado aos motoristas que nas suas horas de folga, principalmente depois do almoço, reuniam-se num banquinho que ficava embaixo de uma jaqueira, localizada atrás do Museu do Homem do Nordeste. Com o passar dos anos, o bloco foi ganhando outras formas, passando a homenagear pessoas e instituições que contribuíram para a valorização da cultura popular pernambucana. Também houve a inserção de bonecos gigantes a exemplo do boneco que retrata o escritor Gilberto Freyre. Além de Manoel Cavalcanti, considerado o presidente perpétuo, a troça teve até hoje dois outros presidentes: Mércia Maria Bezerra Costa e Edson Bezerra da Silva.

Associação de Parkinson realiza Bloco Treme Treme

Neste ano o tradicional desfile do Bloco carnavalesco Treme Treme chega a sua 16ª edição. O encontro promove animação entre portadores da doença de Parkinson, voluntários, parceiros e familiares dos associados. A programação vai contar com uma orquestra de frevo e está marcada para acontecer durante toda manhã do próximo sábado (11), na sede da Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE), no Parque de Exposição do Cordeiro, no Recife.  

A história do bloco começou no ano de 2007. A ex-presidente da instituição, Teresinha Veloso, foi a responsável pela ideia. Desde o primeiro ano que o bloco desfilou que Gilberto Oliveira, de 58 anos, cai na folia. Há 15 anos ele foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo Gilberto, os atendimentos que recebe na ASP-PE ajudam a retardar o avanço da doença que é progressiva. “Eu recebo medicamentos e faço terapias complementares. Uma atividade como do Bloco Treme Treme, por exemplo, me ajuda em tudo. É bom que não enferrujo”, brinca Gilberto. 
 
*ASP-PE:*
Atualmente a Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE) atende cerca de 110 portadores da doença. Criada desde 2001, a ASP-PE é a única entidade no estado que oferece diariamente um conjunto de serviços que ajudam no desenvolvimento dos portadores da doença. A instituição oferece tratamentos de saúde; entrega de medicamentos, promove encontros específicos e atividades de lazer.

*SERVIÇO:*
Associação de Parkinson realiza Bloco Treme Treme
Quando: sábado, 11 de fevereiro de 2023
Horário: A partir das 9h
Onde: Associação de Parkinson de Pernambuco - Av. Caxangá, 2200, Parque de Exposição do Cordeiro, Recife

Sudene aprova liberação de R$ 55,4 milhões para projetos de energia renovável no Ceará


A Sudene aprovou a liberação de R$ 55,4 milhões para projetos de energia renovável no estado do Ceará. São cinco empreendimentos que contarão com a segunda parcela de financiamento oriundo do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Os cinco parques de energia solar formam um complexo solar fotovoltaico de geração de energia elétrica com capacidade instalada de 163,7 MW, no município de Abaiara (CE). Ao todo, são R$ 782,6 milhões de investimentos totais da empresa detentora do projeto, com a participação de R$ 422,9 milhões do FDNE.

Saiba mais: ow.ly/XPkr50MOAT6.

Carnaval de Goiana começa nesta sexta-feira com Bell Marques como grande atração


A prefeitura de Goiana, através da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural,  divulgou, nesta quinta-feira (09), a programação pré-carnavalesca 2023, que vai contar com trios elétricos, bandas e o cantor Bell Marques, a principal atração deste domingo. 

A festa começa nesta sexta-feira (10), na rua Direita, a partir das 19h, com a Orquestra Raízes do Frevo e Concurso do Rei e Rainha do Carnaval. No sábado, tem Banda Sem Compromisso (19h) e Grupo Revelação (21h), na rua da Baixinha. No domingo, a folia começa ao meio-dia, também na rua da Baixinha, com a Banda Acesso. Às 14h, tem Alcimar - Forró do Safadão e, às 16h, o cantor Bell Marques.

Além deste final de semana, a programação do Carnaval de Goiana será realizada de 19 a 21 de fevereiro e também se estende aos distritos e comunidades de Atapuz, Carne de Vaca, Gambá, Ponta de Pedras, São Lourenço, e Tejucupapo. Além de bandas e grandes atrações, haverá uma rica programação cultural. 

Os homenageados do Carnaval 2023 de Goiana são a Burra Bolinha, do Maestro Rosildo e a artesã e carnavalesca Gláucia Ferreira (In memoriam).

Imprensa Goiana PE 

Livro "O Polvo" será lançado neste sábado


A Livraria Praça de Casa Forte vai receber o lançamento do livro "O Polvo", primeiro romance de Diogo Santiago, no dia 11/02, às 18h, com presença da Banda Tertúlia. Aberto ao público!

Ficha técnica
Título: O Polvo
Autor: Diogo Santiago
Páginas: 235 pp.
Preço: R$ 50,00
Ebook: R$ 19,90
Editora: Rua do Sabão

LIVRARIA DA PRAÇA
Praça de Casa Forte, 454 - Casa Forte.
Tel: 3019.0259

#OBlogExplica O Crédito Rural do BNDES está disponível sim!

 

Há alguns dias, geral estava falando que o Governo iria investir mais na Cultura do que no Agro. Mas o Blog explicou que não era nada disso. Agora, estão dizendo que o BNDES vai investir lá fora (que a gente já explicou como isso procede) e que suspendeu os financiamentos para o Agro.

Bora explicar o que aconteceu dessa vez.

Noticiaram aqui, e aqui  que o BNDES suspendeu o apoio financeiro para o setor da Agropecuária. No entanto, o que realmente ocorreu (e inclusive tem documento do próprio BNDES atestando) está sendo detalhadamente explicado pelo jornalista George Marques em seu Twitter pessoal:



Dito isso, o Blog vai explicar como que ocorre esse tipo de financiamento para o setor Agroindustrial: Trata-se de um Financiamento a agricultores e produtores rurais familiares (pessoa física e jurídica) e a cooperativas, para investimento em beneficiamento, armazenagem, processamento e comercialização agrícola, extrativista, artesanal e de produtos florestais; e para apoio à exploração de turismo rural. A seguir explicações do próprio site do BNDES



Dito tudo isso, sabes aquele documento do próprio BNDES que foi citado agora há pouco? Que fala exatamente em ABERTURA DE CRÉDITO?

Olha ele aqui:





Inscrições para as Virgens do Bairro Novo terminam amanhã (10)


Termina amanhã (10/02) o prazo para se inscrever no concurso de fantasias do desfile das Virgens do Bairro Novo. Os interessados só tem hoje e amanhã, das 20h às 22h, no Hotel Costeiro (beira mas de Olinda)  para efetuarem  suas inscrições. E é bom se apressar pois elas são limitadas a 300 desfilantes.

Para se inscrever, o interessado paga uma taxa de R$ 50,00, que dá direito ao kit Virgens (Camisa, Crachá, Pulseira, Porta Latinhas, Boné, 6 Fichas de Cerveja para consumir durante o desfile), a participar do café da manhã oficial das Virgens e a concorrer nas sete categorias do concurso que darão, no total, 4 mil reais em dinheiro e troféus.

As categorias são: Grupo, Luxo, Originalidade, Destaque, Virgem mais tímida, Virgem mais malamanhada e Virgem mais sapeca. O julgamento das Virgens acontece das 9h30 às 11h na praça 12 de março. Ao fim da apuração são divulgados os vencedores e é dado início ao desfile.

Este ano, 10 trios animarão as virgens durante todo o percurso do desfile. Entre as atrações estão Priscila Senna, Sheldon e Ávine Vinny. É a primeira vez que o desfile vai contar com uma atração musical.

As Virgens do Bairro Novo tomam as ruas de Olinda no próximo dia 12 de fevereiro.

Inscrições
Quando: Quinta (09) e sexta (10)
Onde: Hotel Costeiro (Beira mar de Olinda)
Horário: das 20h às 22h
Valor: R$ 50,00

Café da manhã das Virgens
Quando: 12 de fevereiro
Onde: Restaurante De Comer (Praça 12 de março)
Horário: das 7h às 9h

Julgamento das Virgens
Quando: 12 de fevereiro
Onde: Praça 12 de março
Horário: das 9:30h às 11h

Desfile das Virgens
Quando: 12 de fevereiro
Onde: Praça 12 de março
Horário: 12h

Atrações (ordem aleatória)
Trio 1 - Asas da América
Trio 2 - Som da Terra
Trio 3 - Avine Vinny
Trio 4 - Allan Dibôa
Trio 5 - Sheldon
Trio 6 - Priscila Senna
Trio 7 - Tuca Barros
Trio 8 - Douglas Pegador
Trio 9 – Professor Marcelo 
Trio 10 – Renato Pires


Dinâmica do Big Brother é tema para estimular estudantes na volta às aulas de Jaqueira


A dinâmica do reality da TV Globo, o Big Brother Brasil, está sendo readaptada na semana de acolhimento da volta às aulas do ano letivo de 2023, pela Escola Aécio Barros de Oliveira, no município de Jaqueira, na Mata Sul. Na dinâmica da proposta montada pelos professores, os estudantes de todas as turmas estão vivenciando o programa televisivo, mas com estímulo de atividades pedagógicas com temas que cercam comportamentos e vivências.

“A ideia do projeto é desenvolver o protagonismo juvenil entre os estudantes, despertando para a contribuição dos alunos em comportamento diários, seja para o desenvolvimento no ambiente escolar ou para a vida dos adolescentes fora da escola”, revela a secretária de Educação de Jaqueira, Solange Pellegrino.

“Essas atividades contribuem para uma educação de qualidade de nosso município, didáticas assim, contribuem com índices nas avaliações externas e participações em competições nacionais”, finaliza a prefeita Ridete Pellegrino.

Elaine Araújo, gestora da escola Aécio Barros, conta que as atividades são mediadas através de jogos. “Trabalhamos a promoção da liderança, trabalho em equipe, interpretação textual, cultura do cancelamento, cooperação, são integrados os alunos dos 6º, 7º, 8º, 9º e Educação de Jovens e Adultos - EJA “, revela a gestora, sobre o desejo de despertar a aprendizagem dos estudantes. Ainda de acordo com Elaine, a escola costuma estimular os estudantes através de introduções das mídias digitais para troca de aprendizagem.

Maria Arraes propõe tornar o 8 de janeiro Dia Nacional de Resistência da Democracia


BRASÍLIA - Um mês após os ataques golpistas contra as sedes dos três Poderes da República, a deputada federal Maria Arraes (SD) protocolou dois projetos de lei em defesa da ordem democrática. 

O PL 26/2023 institui o 8 de janeiro como Dia Nacional da Resistência da Democracia no Brasil. Com a iniciativa, Maria Arraes propõe que a data marcada pela tentativa de golpe de Estado no País seja lembrada não pelas cenas de destruição e terrorismo, mas pela força das instituições e da maioria do povo brasileiro. Para Maria Arraes, cultivar a memória histórica no presente é essencial para não repetir os erros do passado e construir um futuro de paz social. 

"A defesa da democracia, dos ideais progressistas e das causas populares é um legado que trago do meu avô, Miguel Arraes. Há quase 60 anos, ele foi deposto do governo de Pernambuco, preso e obrigado a ir para o exílio pela ditadura militar instaurada no Brasil por meio de um golpe. Nunca mais podemos permitir que se repita", afirma a deputada. "O papel de Arraes na redemocratização, sua história e suas ações me encorajam a seguir na luta por liberdade, desenvolvimento e enfrentamento às desigualdades", ressalta.  

A proteção da soberania nacional também é tema de outro PL (25/2023), que altera a Lei de Migração (nº 13.445), de 24 de maio de 2017, para determinar o impedimento da entrada em território nacional de estrangeiros que publicamente atentem contra a democracia no Brasil. "Não podemos conceber que pessoas de fora do País ingressem no nosso território para incitar o ódio, a desordem e atentados como os do 8 de janeiro. É dever do Congresso Nacional e de seus membros assegurar o Estado Democrático de Direito", convoca Maria Arraes.

RESPEITE O NÃO
Logo após tomar posse, no dia 2 de fevereiro, a deputada já havia anunciado também um projeto de lei propondo a criação do protocolo "Respeite o Não", para apoio a vítimas de violência sexual em bares, restaurantes e eventos. 

Além das pautas relacionadas aos direitos humanos, a deputada atuará na Câmara Federal com projetos voltados à primeira infância, cultura e previdência social. 

PERFIL 
Maria Arraes (SD-PE) é a mais jovem mulher eleita em Pernambuco para atuar na Câmara dos Deputados na legislatura 2023-2027. Nas eleições de 2022, conquistou mais de 104 mil votos. Em seu primeiro mandato, já assumiu a vice-liderança do Governo no Congresso. Entre as principais causas que defende, estão a primeira infância, os direitos trabalhistas e previdenciários, a igualdade de gênero, a cultura e os direitos humanos.

A parlamentar nasceu no Recife, tem 28 anos, é casada e advogada formada pela Universidade Católica de Pernambuco, com especialização em administração pública e passagens pelo setor público e privado. 

Durante a campanha eleitoral, viajou do Litoral ao Sertão de Pernambuco para conhecer as demandas de cada município, colocar o seu nome à disposição para trabalhar pelo Estado e defender a campanha de Lula presidente, em prol do resgate das conquistas sociais para o povo brasileiro.