segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Governador visita obras do Hospital do Cancer

O governador Eduardo Campos vistoriou, na manhã desta segunda-feira (07/10), as obras de expansão do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), previstas para ficarem prontas em março de 2014. Numa área de 6,7 mil metros quadrados, está sendo erguido um prédio anexo, onde funcionará a primeira emergência em oncologia do Norte-Nordeste brasileiro, além de uma passarela que ligará os dois prédios da unidade. "É uma obra muito importante, porque vai cuidar de milhares e milhares de pessoas, não apenas de Pernambuco, mas de todo o Nordeste, que tem a referência de oncologia aqui neste hospital", destacou Eduardo, garantindo que "o cronograma das intervenções está em dia".

Com a nova emergência concluída, o HCP dobra a sua capacidade de atendimento. No novo espaço, funcionará uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 20 leitos - hoje, são 10 leitos; e um pavimento reservado para uma Unidade de Transplante de Medula Óssea. Atualmente, o HCP possui 230 leitos e faz, em média, 1.069 atendimentos de urgência, 376 cirurgias e 41.771 procedimentos ambulatoriais por mês. A autorização para o início das obras foi dado em maio deste ano.

O projeto de qualificação do HCP também prevê a reforma do centro cirúrgico do antigo prédio. "O Hospital do Câncer é a cabeça de uma rede que se interiorizou, antes ele era o único. Em 2007, este hospital estava indo praticamente à falência e ao fechamento. Dali em diante, priorizamos esta unidade, fazendo constantes reformas e reforçando os atendimentos ao câncer, sobretudo no atendimento à mulher", concluiu o governador.

Para o novo empreendimento, o Governo do Estado já realizou a compra de equipamentos, a exemplo de tomógrafo, ressonância magnética e a gama câmara.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Itep promove curso de Geoprocessamento para gestores e técnicos da CPRH

Nesta semana, de 8 a 10, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Unidade de Geoinformação - UGEO, promove curso de Geoprocessamento para gestores e técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH. O curso, mais uma iniciativa da parceria Itep e CPRH, será ministrado pelo engenheiro cartógrafo Flávio Porfírio Alves, mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação.
 Com carga horária de 24 horas, o treinamento abordará nas primeiras 16 horas conceitos de Cartografia, Geotecnologias, suas tendências e aplicações. Nas outras oito horas, será realizada uma prática, na qual serão apresentados modelos de Sistema de Informações Geográficas Web, dentre eles o Kompass, desenvolvido pelo Itep. 
Esta prática visa despertar o senso crítico dos gestores e técnicos para identificação de funcionalidades que poderão ser agregadas ao Sistema de Informações Geoambientais de Pernambuco – SIG Caburé, sistema da CPRH que será desenvolvido para subsidiar as ações de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental no Estado de Pernambuco.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Abertas inscrições para o Progestor em Ipojuca

Estão abertas até o próximo dia 16 as inscrições para o Programa de Formação de Gestor Escolar do Município do Ipojuca – PROGESTOR. O objetivo é formar lideranças no âmbito da gestão escolar, diretor escolar e diretor adjunto, visando a melhoria na qualidade do ensino e da educação básica no Ipojuca. O programa segue três etapas: o processo seletivo, o consultivo e o formativo. Podem participar os professores efetivos com, no mínimo, três anos de experiência comprovada na rede municipal de ensino. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Educação do Ipojuca, situada no Complexo Educacional, na PE-60, e a avaliação de conhecimentos em gestão escolar para certificação acontece em dezembro. A posse será em abril do ano que vem. Abaixo, o calendário do processo de seleção. O edital do Progestor você confere no site da Prefeitura do Ipojuca - www.ipojuca.pe.gov.br

Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Vai faltar água no Cabo de Santo Agostinho a partir de amanhã

A estação elevatória (sistema de bombeamento) de Algodoais, pertencente ao Sistema Suape, passará por intervenções a partir da próxima semana. Os trabalhos fazem parte de serviços complementares para interligar Suape ao Sistema Pirapama, dando mais confiabilidade, segurança e regularidade no abastecimento do Complexo Portuário. "Sempre que houver a necessidade de paralisar o Sistema Suape, poderemos abastecer as indústrias através de Pirapama", explica o gerente de Produção Sul da Compesa, Robson Santos. Em virtude das intervenções na estação elevatória, 13 localidades do Cabo de Santo Agostinho terão o abastecimento interrompido das 7h da terça-feira (8) às 10h da quarta (9).

Imprensa Compesa