sexta-feira, 16 de março de 2018

Os lugares incomuns de Sandra Santana

O livro de estreia da escritora Sandra Santana, Lugar Incomum, é um romance erótico, mas traz, também, uma reflexão sobre a vida, suas emoções e, especialmente, os desafios de superarmos traumas, medos e fantasmas de infância. Situação que repercute no amor aparentemente desprendido dos protagonistas da obra, Greg e Malu. 

A obra é uma publicação da editora portuguesa Chiado e chega simultaneamente no mercado literário do Brasil e Portugal, neste mês de março. Quem quiser se antecipar e já adquirir um exemplar pode acessar o site da editora- www.chiadobooks.com.Como também no evento de lançamento no Museu do Estado de Pernambuco, no sábado, 24 de março, onde a autora pretende reunir familiares, amigos e amigos dos amigos, como ela mesma ressalta.

Aos 42 anos, Sandra Santana, que também é assistente social, se diz confiante e feliz com o atual momento profissional. “Acredito que Lugar Incomum além de ser um marco na minha nova jornada profissional como escritora, representa uma virada de página na minha vida em si. Estou muito feliz com tudo isso”, afirma a autora.

Casada, mãe de um adolescente de 10 anos, ela ressalta que “o desejo de escrever surgiu da vontade de colocar para fora um mundo de histórias que fervilhavam dentro de si. Daí em diante a prática tornou-se uma paixão, um prazer, uma necessidade de expressão à vida”. E assim ela mesma define o seu trabalho:


Lugar Incomum – O livro

Nasceu de um desejo.
Um desejo de fazer
Um desejo de ser
Um desejo para conhecer
Um desejo de tornar-se personagem
De revelar-se, de mostrar-se
E assim, ser história
História de amor, amor de personagem
História de amor de personagens envolventes
Envolver em sentimentos para despertar paixões
Às vezes amigos
Às vezes mãe, pai, filhos
Às vezes sorrisos
Às vezes amor!
Uma história, às vezes até comum, mas com uma capacidade incomum em despertar sentimentos
Envolva-se
Emocione-se
Permita-se conhecer
Lugar Incomum!



Serviço:

O que: Lançamento do livro Lugar Incomum
Quem/autora: Sandra Santana
Quando: 24/03/2017
Horas: 16h às 19h
Onde: Museu do Estado de Pernambuco - Avenida Rui Barbosa, 960 – Graças

Olinda: Frente de ações faz manutenção de canais e de ruas

A Secretaria de Serviços Públicos de Olinda está com uma frente de trabalho em vários pontos da cidade. Na lista de ações, a limpeza de canais, tapa-buracos, manutenção do Cemitério de Guadalupe, entre outras operações. O prefeito Professor Lupércio tem frequentado vários locais para monitorar o andamento. 

São pelo menos dez locais que estão recebendo intervenções por parte da gestão municipal. Na Ilha de Santana, em Jardim Atlântico, o trabalho envolve ações de regularização do nível das vias públicas, recuperação do calçamento, remoção de entulhos, poda de árvores e melhorias no sistema de iluminação. A prefeitura está agendando a limpeza do canal da localidade.

Uma equipe também concentra esforços nas atividades de macrodrenagem no Canal Lava Tripas, que fica no encontro da Avenida Presidente Kennedy com a Perimetral Norte. A finalidade é preparar o canal para o período de inverno. Galerias e canaletas da Kennedy e da Rua 13 de Julho, esta última em Aguazinha, passam por ações no sistema de microdrenagem para facilitar o fluxo das águas das chuvas. A limpeza dos taludes dos canais México, Matadouro e Tiradentes foi incluída no pacote de serviços.

Trabalhadores estão executando a recuperação e substituição de tampas de galerias da Perimetral Norte e do bairro de Jardim Brasil. O objetivo é evitar a exposição de dejetos e oferecer mais segurança aos pedestres que fazem uso do passeio público.

Uma operação tapa-buracos contempla as avenidas Getúlio Vargas, em Bairro Novo, e Garças e Nápoles, em Rio Doce. A Avenida Tiradentes, também em Rio Doce, está ganhando nova estrutura de meio-fio. A medida faz parte do conjunto de intervenções no novo traçado viário do local.

A via do campo de futebol da Estrada do Passarinho, a Avenida Tijuca e seu entorno, no Alto da Conquista, passam por melhorias. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão desempenhando a conservação de praças, através de limpeza, pintura e poda de árvores. 

Obras de requalificação do Cemitério de Guadalupe e a reforma da nova sede da Secretaria de Serviços Públicos, em Ouro Preto, fazem parte do pacote de atividades. Em algumas intervenções a Secretaria de Obras também está engajada. 

Imprensa Olinda

Secretaria de Saúde de Caruaru volta a ofertar próteses dentárias

Foi reaberto o Laboratório Regional de Prótese Dentária de Caruaru. O serviço tinha sido interrompido em outubro de 2016, pois o laboratório anterior faliu e deixou os usuários prejudicados. Foi preciso concluir três processos de licitação para retomar o serviço.

“Administrativamente precisamos passar por estes três processos de licitação e estivemos presentes dando este suporte para questão do laboratório, credenciador e insumos específicos para o serviço. Chegar aqui e ver o resultado com o sorriso destas pessoas é a certeza de um caminho correto de nosso trabalho”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Ana Maria Albuquerque.

A dona de casa Maria do Socorro Gomes, de 76 anos, foi a primeira a receber a prótese dentária. Foi atendida pela protesista Dra Ana Paula no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO III), do bairro São Francisco. “Estou muito feliz em receber o meu sorriso de volta. Fui muito bem atendida e gostei muito do tratamento aqui”, disse.

As próteses dentárias são gratuitas e direcionadas a todos os usuários do SUS que terminam o tratamento dentário e é verificada a necessidade da prótese. Daí, eles são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para fazer o procedimento.

“O tratamento de reabilitação bucal é um serviço especializado. Creio que o sorriso devolvido e a volta das funções mastigatórias leva uma autoestima para o nosso paciente. É a extensão e preocupação com todas as etapas que a Saúde Pública deve ofertar aos usuários”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Mariana Cordeiro.

O procedimento para solicitação de próteses dentária deve ser feito via Rede de Atenção Básica e após o término do tratamento clínico, o paciente é encaminhado para receber o serviço especializado.

Imprensa Caruaru

Chuvas melhoram níveis de barragens no Agreste e Sertão


As chuvas espalhadas pelo Sertão e algumas áreas do Agreste estão colaborando para a melhoria dos níveis de barragens nessas regiões, inclusive, recuperando mananciais que estavam secos há anos. É o caso das Barragens Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, e Sítio Luiza, em Jataúba, que estavam em colapso total há cinco e sete anos respectivamente. Poço Fundo registra 19,81% da sua capacidade de armazenamento, que é de 27,6 milhões de metros cúbicos de água, e Sítio Luiza está vertendo. Agora a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando os ajustes operacionais para reativar os sistemas e voltar a abastecer pela rede de distribuição o distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, e Jataúba.

Para o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, essa quantidade de chuvas dos últimos dias, mesmo de forma irregular, aponta para a ocorrência de um bom inverno neste ano, principalmente para a região Agreste, cuja quadra chuvosa está prevista entre os meses de abril a julho. Em Pesqueira, a chuva melhorou o nível da Barragem de Santana, responsável pelo atendimento de 70% da população da cidade. Santana tem capacidade para acumular 1,2 milhão de metros cúbicos e atingiu 15% do seu nível, volume suficiente para abastecer Pesqueira, no sistema de rodízio, pelos próximos quatro meses.

Duas barragens localizadas no município de Pedra, no Agreste, também acumularam água. A Barragem de Riacho do Pau (16,8 milhões de metros cúbicos), que atende a cidade de Arcoverde e estava com 37% da sua capacidade no mês de fevereiro, alcançou 49,85% do seu nível de armazenamento. Já a Barragem de Mororó, que abastece a cidade de Pedra, está agora com 63,81% de sua capacidade total (2,9 milhões de metros cúbicos). Essas melhorias no entanto, ainda não são suficientes para alterar o calendário de abastecimento de Arcoverde e, no caso de Pedra, que já conta com fornecimento de água diário para 80% da cidade, a Compesa está realizando obras para levar água para o restante da população.

Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, que estava sendo atendida somente pela Adutora do Pajeú, graças às chuvas, voltará a ser abastecida pela Barragem Cachoeira II, que está registrando 28% do seu nível, volume suficiente para reativar o sistema local. A expectativa é anunciar um novo calendário de abastecimento para Serra Talhada na segunda quinzena de março. A Barragem de Brotas, que atende as cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira por meio de um sistema integrado, aumentou o seu nível de reservação de 21,81% para 42,6%, nas últimas três semanas. Em função da alta turbidez da água, a Compesa ainda precisa aguardar cerca de 20 dias para aumentar a produção do sistema. O maior manancial para abastecimento humano de Pernambuco, a Barragem de Jucazinho, em Surubim, permanece seca. 

Imprensa Compesa

SESI/PE estimula inserção feminina igualitária no mercado de trabalho

Para disseminar a igualdade de oportunidades para as mulheres, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) está realizando, nesta quinta-feira (8), eventos de comemoração ao Dia da Mulher em suas escolas, a maior rede de Educação particular do Estado, formada por 12 colégios na capital e no interior, e palestras para jovens estudantes dos cursos técnicos do Senai Jaboatão sobre mulher: valores e empoderamento.

Com essas ações o Sesi pretende contribuir para a participação feminina no mercado de trabalho, que ainda enfrenta uma série de barreiras e alguns dos principais são a desigualdade salarial e a ascensão na carreira. O levantamento Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, divulgado nesta terça-feira (07) pelo IBGE mostra que embora as brasileiras possuam nível de formação superior aos homens, elas ainda são minoria em cargos de liderança nas empresas. De acordo com a pesquisa, 37,8% dos cargos gerenciais no país são ocupados por mulheres e elas ainda ganham 3/4 do valor do salário pagos aos homens.

Apesar disso, é possível mudar esse cenário com medidas de reconhecimento e valorização da competência feminina. Além de sensibilizar com palestras, o Sesi/PE dá o exemplo na prática. Na empresa, 53% dos cargos são ocupados por mulheres. Elas também respondem por 60% dos cargos de liderança, incluindo de diretoria.

Outro ponto relevante é que no Sesi/PE, homens e mulheres recebem o mesmo salário ao exercerem a mesma função. “Para nós o que conta é a competência e o talento, não o gênero. É esse o exemplo que desejamos deixar para o mercado”, afirma o superintendente da entidade, Nilo Simões.

Sensibilização - Umas dicas importantes para igualdade de oportunidades para mulheres no mercado de trabalho que são dadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e praticadas pelo Sesi são:

1. LIDERANÇA: Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros

2. IGUALDADE DE OPORTUNIDADE, INCLUSÃO E NÃO DISCRIMINAÇÃO: Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação

3. SAÚDE, SEGURANÇA E FIM DA VIOLÊNCIA: Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras

4. EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres

5. DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E PRÁTICAS DA CADEIA DE FORNECEDORES: Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres

6. LIDERANÇA COMUNITÁRIA E ENGAJAMENTO: Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa

7. ACOMPANHAMENTO, MEDIÇÃO E RESULTADO: Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.


Imprensa SESI PE

Maior presença feminina nas empresas traz vantagens para os negócios

É cada vez maior a presença feminina em cargos de liderança. Essa conquista, além de promover uma maior igualdade nas organizações, também leva ao aumento nos ganhos das empresas. Segundo o estudo Women in Business, realizado pela Grant Thornton em 36 países, a proporção de mulheres em posição de liderança passou de 19% para 25% entre os anos de 2004 e 2017. Além disso, de acordo com pesquisa feita pelo Peterson Institute for International Economics, companhias que aumentaram a presença de mulheres em até 30% em cargos de liderança viram um crescimento médio de 15% em sua rentabilidade.

Como os números mostram, essa maior participação das mulheres nas empresas veio para ficar, e não seria diferente no Morada da Paz, empresa administrada pelo Grupo Vila. Em quase todos os setores da empresa, há mulheres atuando. Dos cargos de gerência e direção aos de vendas externas e atendimento. Somente no Recife, o Grupo emprega 153 mulheres. Uma dessas profissionais é Luzinete dos Anjos, líder do setor de Tanatopraxia do Morada. “Tenho muitas amigas que admiram a profissão e têm o desejo de seguir carreira”, revela Luzinete, que lidera uma equipe formada por oito pessoas.

A tanatopraxia tem como função preparar o corpo para o velório ou traslado. Permite ainda que se dê uma aparência mais natural ao corpo, deixando-o mais próximo de quando era antes da morte. “Quando recebi a proposta, achei diferente, mas encarei e me apaixonei pela profissão”, afirma Luzinete, admirada tanto pelos colegas de profissão quanto pelos filhos. A mais velha, inclusive, pretende seguir os passos da mãe. “Ela faz parte do Grupo Vila, trabalhando no horário noturno como auxiliar de serviços gerais. Ela cursou Enfermagem e vai fazer faculdade, mas continua com o sonho de atuar nessa área”, afirma Luzinete dos Anjos.

Procon-PE realiza pesquisa de medicamentos de marca e genéricos

O Procon-PE, realizou uma pesquisa de medicamentos. O levantamento demonstrou que os remédios genéricos são de fato mais baratos que os de marca. Mas, o mais surpreendente é que entre os genéricos a diferença também é muito grande.

O medicamento Captopril, usado para controle de hipertensão arterial, tratamento da diabetes, se for comprado o de marca pode ser encontrado por entre R$ 95,15, já o genérico pode ser comprado por R$ 15,98. Já o Atenol, usado também para controle da hipertensão, pode ser encontrado por R$ 35,16 se de marca e R$ 1,34 , genérico.

Mas a premissa que se deve pesquisar é válida até entre os genéricos. Os fiscais do Procon encontraram o Atenol, na sua forma genérica também por R$ 7,41, ou seja uma diferença percentual de 452,99%, quando comparado com o que custa R$ 1,34.

O Procon-PE pesquisa medicamentos para tratar: controle da hipertensão arterial; controle do diabetes; analgésicos; remédios para náuseas e vômitos; rinite alérgica; anti-helmíntico; anti-inflamatório; bronco dilatador; excesso de gases e antibiótico para o tratamento de infecções bacterianas.

A pesquisa foi realizada em 12 estabelecimentos, 11 no Recife e um em Olinda . Neste levantamento, é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, fornecendo assim ao consumidor, os locais e endereços onde o produto encontra-se com preço mais acessível. Foram pesquisados 40 medicamentos, sendo 20 de referência (marca) e 20 genéricos. 

Dicas do Procon-PE para compra de medicamentos:

- Na pesquisa foi constatada a diferença de preço para o mesmo medicamento, de acordo com o laboratório e a farmácia/drogaria, logo, é essencial a pesquisa de preços;

- observe sempre o prazo de validade do medicamento;

- verifique se o número de lote e data de fabricação que constam na caixa do medicamento são iguais aos marcados nas cartelas ou frascos e se a embalagem encontra-se lacrada;

- todo medicamento deve possuir o número de registro no Ministério da Saúde;

Guarde sempre o medicamento em local seco, arejado e fora do alcance de crianças. Tenha cuidado especial com remédios de formato ou aroma atrativo às crianças (formato de bichinhos, cheiro ou gosto de chiclete ou bala, etc.)

O consumidor que queira receber a pesquisa basta enviar e-mail para: imprensaproconpe@gmail.com e solicitar o material.


Imprensa Procon PE

Exames que toda mulher precisa fazer

Mesmo com a correria da vida moderna elas não devem abrir mão dos cuidados com a saúde e os exames preventivos devem ser rotineiros, pois nem sempre o corpo vai dar sinais de que tem algo de errado acontecendo. Prova disso é o elevado número de doenças em estágio avançado que poderiam ser evitadas se as mulheres se submetessem a um check-up periódico.

O ginecologista Waldemy Carvalho, do Hospital Jayme da Fonte, alerta que exames periódicos podem tomar menos tempo do que se imagina e são fortes aliados da vida saudável quando somados a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. “Para a qualidade de vida da mulher, exames ginecológicos adequados para cada idade são fundamentais”, afirma o ginecologista. O médico ainda explica que os maiores índices de doenças que atingem as mulheres provêm do sistema reprodutor e, por isso, o check-up deve fazer parte da rotina de toda mulher depois da primeira menstruação.

Abaixo, Dr. Waldemy lista alguns exames importantes:

Papanicolau – É um exame que analisa células retiradas do colo do útero, identificando se existem células cancerígenas antes da formação do câncer. Ele deve ser feito anualmente por mulheres que têm vida sexual ativa ou mais de 20 anos.

Colposcopia – É feita através do colposcópio, aparelho que aumenta a imagem várias vezes dando detalhes de lesões no colo uterino, como aceto-brancas, cervicites, mosaico, displasias do colo uterino e até mesmo suspeita de hpv, que podem levar ao câncer de colo uterino. Deve ser feito anualmente, durante três anos consecutivos, depois a critério do médico.

Mamografia e USG – São exames de avaliação das mamas. Com eles é possível diferenciar cistos mamários de tumores sólidos e até mesmo do câncer de mama. A USG o médico pode solicitá-la em qualquer idade e já a mamografia todas as mulheres com mais de 35 anos devem realizar o exame uma vez por ano. Mulheres com histórico familiar de câncer, que menstruaram cedo ou engravidaram depois dos 30 anos, devem ficar ainda mais atentas.

Ultrassom Transvaginal – Identifica cistos no ovário, mioma e tumores, prevenindo o câncer de endométrio e ovário. É um exame simples feito através de um transdutor que é introduzido na vagina e deve ser feito a partir dos 40 anos.

Desintometria Óssea – Ele mede a densidade dos ossos e, assim, identifica a osteoporose. O exame deve ser feito anualmente por mulheres após os 50 anos ou em caso de antecedentes familiares de osteroporose.

Videolaparoscopia diagnóstica – Este exame é solicitado em casos de dores pélvicas frequentes onde possa existir a suspeita de endometriose. Ele pode ser feito por mulheres de todas as idades.

Histeroscopia - É a visualização interna do útero através do histeroscópio. O exame é solicitado pelo médico em casos de sangramentos vaginais ou de espessamento da cavidade uterina. Ele também pode ser feito em qualquer idade dependendo do quadro clínico da paciente.

O médico ainda fala sobre outros tipos de exame que serão solicitados de acordo com a necessidade de cada mulher. “Uma bateria de exames preventivos pode ser realizada em apenas uma manhã, sendo capaz de detectar precocemente diversas doenças assintomáticas. Mesmo as adolescentes deveriam reservar um tempo na agenda para ir ao médico”, conclui o ginecologista.

Cenários da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém ganham mais realismo

O artista plástico colombiano, Nestor Robles, é o responsável pelo novo visual dos cenários do Fórum de Pilatos, do Templo de Jerusalém e do Palácio de Herodes na cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde todos os anos é encenado o espetáculo da Paixão de Cristo, em Pernambuco. Este ano, a temporada acontecerá de 24 a 31 de março.

Utilizando uma técnica de pintura conhecida comofaux finish (falso acabamento, em francês), eleestá transformando paredes lisas em texturas com aspecto de mármore travertino e pedra envelhecida. “Estamos deixando os cenários com aspecto mais realista e mais robusto o que vai enriquecer muito o visual de toda a cena”, afirma Robles.

Morando no Recife desde 2009, o artista trouxe a nova técnica dos Estados Unidos, onde morou por oitos anos. Antes de ser convidado para executar o trabalho, ela ainda não conhecia a Nova Jerusalém e revela que ficou encantado com o que viu. “Pernambuco tem uma obra de arte que não existe em nenhum outro lugar do mundo, encravada na região do Agreste, que é o teatro de Nova Jerusalém”, afirma.

Realizado no município pernambucano do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, o espetáculo, este ano, tem como ator protagonista Renato Góes, interpretando o papel de Jesus. Ao seu lado estarão nomes como Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.

As entradas para o espetáculo podem ser adquiridas no site oficial (www.novajerusalem.com.br). Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos. Também são vendidos ingressos em espaços físicos localizados em Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, São José do Egito e Recife (shoppings Recife, RioMar e Luck Viagens). Além de Campina Grande, João Pessoa e Monteiro, na Paraíba. Mais informações podem ser obtidas pelo número (81) 3732.1129.

‘Morada Brasileira – Em casa’ é nova aposta da Pointer em design democrático

Com design funcional, sustentável e aconchegante, a Pointer – marca da Portobello – apresentou novidades ao mercado pernambucano em encontro no Transamérica Prestige Beach Class, em Boa Viagem. A nova coleção ‘Morada Brasileira – Em Casa’ marca a apresentação de grandes formatos e peças retificadas no setor de revestimentos cerâmicos, além da parceria da empresa com o arquiteto Maurício Arruda. Para 2018, a indústria, que tem sede em Alagoas, reforça sua proposta em um design mais democrático e acessível aos diversos gostos brasileiros e ainda ao mercado internacional.

“A Pointer sempre apostou em um designer democrático com produtos que se diferenciem no mercado, possibilitando que o consumidor tenha acesso a peças de boa qualidade e bom gosto dentro de sua realidade”,destacou o superintendente Comercial da empresa, Ernani Albuquerque. O executivo antecipou para arquitetos, clientes e formadores de opinião a apresentação desta nova coleção da marca, que será lançada oficialmente na Expo Revestir, o maior evento do setor de arquitetura e construção do país, a ser realizado dia 13, em São Paulo. 

De acordo com o superintendente, o setor demanda nova postura das marcas, pois o consumidor não quer mais ter que se adaptar ao que é ofertado. Diante dessa nova realidade e comportamento, a Pointer vem buscando atender aos anseios do público com análise de tendências, pesquisas de mercado e investimento em inovação.

“Há cinco anos realizamos pesquisas de mercado e buscamos cada vez mais trazer produtos econômicos, que fujam da proposta tradicional que o consumidor encontra no setor”, reforça Albuquerque. E, para isso, somente este ano, a empresa realizou investimentos na ordem de R$ 12 milhões na produção de peças de revestimentos cerâmicos retificados e granulados, que chegam à projeção de 14 milhões de metros quadrados fabricados.

Com a nova coleção, a Pointer marca mais um salto no mercado, com projeção de receita de R$ 150 milhões para 2018, diversificando seus investimentos também para o mercado exterior, exportando para mais de 50 países, nos cinco continentes. A fábrica sediada em Marechal Deodoro (AL), reforça ainda mais com a coleção ‘Morada Brasileira – Em Casa’ sua proposta em inovação, qualidade, design e custo acessível para o cliente. Da mesma forma, a empresa complementa as metas do Portobello Grupo de manter presença forte em todos os mercados com produtos diversificados em cerâmica, com previsão de alcançar R$ 2 bilhões em faturamento em 2021.

SOBRE A NOVA COLEÇÃO – ‘Morada Brasileira – Em Casa’ traz peças com muito requinte e uma aposta também forte em modelos arrojados para quem busca uma decoração ousada. A nova coleção conta, assim, com peças inspiradas no granito como o Mos Pietra Di Basalto Mix, Pietra di Basalto Crema, Summer Nude e Silver. Mas traz elementos das tradições de famílias também marcam presença em estilos que relembram tramas e bordados, como Mos Nero, Tom Bordado cinza e Boheme Blanc ou Nude.

O romantismo das tradicionais casas coloniais é inspiração com vigor e renovação na nova linha de madeiras, no formato 15x90cm, com as peças Avelana Castanha e Avelana Champagne, Parquet Natural Mix, Ripa Avelana Âmbar, por exemplo. E, naturalmente, a paixão e o requinte das casas clássicas aparecem na forma de revestimentos que resgatam o luxo do mármore tradicional na forma do Calacata Apuano, o Bianco Gioia, o Carrara Statuario e o Ônix Ouro.

Essa nova coleção apresenta uma configuração demármores gigantes – no novo formato retificado 45x90cm –, e granilite formando imagens e texturas peça a peça, em alto relevo para ambientes externos. Este molde maior de revestimento possui borda reta, permitindo que o produto seja aplicado com uma menor quantidade de rejunte, melhorando o aspecto visual, facilitando a limpeza, mantendo o ambiente sempre moderno e impecável.

Um destaque importante nos investimentos da Pointer para esta nova coleção são os desenhos exclusivos doarquiteto Maurício Arruda. Alinhado aos seus pilares essenciais da marca (identidade brasileira, funcionalidade, design arrojado e sustentabilidade), ele criou uma linha exclusiva de ladrilhos que já foi pensada, inclusive para atender o mercado internacional. As peças produzidas no formato 60x60 cm, com duas propostas distintas, foram intituladas Cardume e Prisma, e buscam valorizar a cultura brasileira de design em formas geométricas.

Pointer: Mais Design em sua vida!

Saiba mais: www.pointer.com.br


Com informações da jornalista Ivelise Buarque

Concurso cultural estimula a preservação da água


Com o objetivo de expor reflexões e estimular boas práticas quanto ao uso sustentável e racional da água em Pernambuco, estado com a menor taxa de disponibilidade hídrica do país, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, com o apoio do Shopping RioMar Recife e da ASA Indústria, promovem o concurso “Água: Juntos Vamos Preservar – Ano 4”. Podem participar todos os estudantes, a partir dos seis anos de idade, da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até odia 2 de maio, nas categorias Desenho, Vídeo (curta-metragem) e Projeto. As informações e o regulamento completo podem ser acessados no site www.educacao.pe.gov.br,

O concurso, que já está na sua quarta edição, é lançado sempre no mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água – dia 22 de março. A data foi instituída pela organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1992, com o objetivo de ampliar as discussões sobre o consumo e preservação dos recursos hídricos. Por isto, neste mês, a Compesa realiza o trabalho de mobilização nas principais escolas das regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, com ações educativas que estimulem os alunos de todo o estado a participarem do concurso cultural.

Neste ano, serão abordadas as temáticas: Soluções e Atitudes Naturais para Conservação e Uso da Água; Alternativas para Produção, Tratamento e/ou Reuso da Água; e Acesso e Disponibilidade da Água em Cenários de Crise Hídrica. O resultado do concurso será divulgado no dia 15 de maio. Os trabalhos vencedores serão reunidos numa exposição no Shopping RioMar Recife, no período de 5 a 10 de junho, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Desde o início do concurso, no ano de 2015, vem crescendo o número de participação dos estudantes. Na primeira edição, foram 105 trabalhos inscritos, e, em 2016, o número aumentou para 125 inscrições. No ano passado, 63 escolas estaduais participaram do concurso com 233 trabalhos inscritos.

Imprensa Compesa

ITEP capacita produtores de laticínios em parceria com o Sebrae

Os queijos, leite e iogurtes produzidos no Agreste de Pernambuco ganharão mais variedade e qualidade. O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) vem desenvolvendo - via Sebratec - uma série de cursos voltados aos produtores da região. A primeira capacitação, em janeiro, foi voltada à fabricação de queijos do reino e parmesão, ampliando as possibilidades dos empresários locais. “A região Nordeste é campeã no consumo de queijo do reino no Brasil, mas a maioria do produto é feita em outros estados. A produção é simples e pode ser realizada pelos nossos laticínios”, explica Vânia Lemos, coordenadora de operações do Centro Tecnológico de Laticínios do ITEP.

Além de ampliar o portfólio de produtos, os cursos também esperam aumentar os lucros do setor. Os produtores também foram capacitados para fabricar queijos minas frescal, ricota e coalho defumado e condimentado. “Já há empresários produzindo ricota. Antes, jogava-se o soro do leite fora; agora, eles podem evitar o desperdício, gerar lucro e atender a mais uma fatia de mercado”, aponta Vânia Lemos.

O próximo curso será realizado nos dias 23 e 24 de março com foco na fabricação de bebidas lácteas, fermentados e achocolatados. Nos dias 6 e 7 de abril, haverá capacitação voltada à produção de iogurte, coalhada e sorvetes. Para participar dos cursos é preciso ter CNPJ, uma vez que o curso é realizado via Sebraetec. Os interessados podem entrar em contato com a unidade do Sebrae em Garanhuns no telefone (87) 3221.3333.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Jorge Petribu se filia ao Partido Novo

No próximo dia 20, o empresário Jorge Petribu (foto) assina oficialmente sua filiação ao Partido Novo, durante o lançamento, no Recife, da pré-candidatura do engenheiro civil João Amoedo à Presidência da República. Petribu é um dos nomes mais ativos do  Lide Pernambuco (Grupo de Líderes Empresariais, que congrega os maiores PIBs de Pernambuco)

O Partido Novo, de tendência liberal e que prega o estado mínimo, foi fundado em 2011 e tem como diferencial filiados que nunca exerceram mandatos políticos. A legenda é representada pelo número 30 e, em sua primeira eleição (a municipal de 2016), c conseguiu eleger vereadores em quatro delas (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte).  

Além da Presidência, o Partido Novo lançará candidatos à Câmara Federal e ao Senado em 18 estados mais o Distrito Federal. Além disso, colocou como objetivo disputar o governo de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Serviço:

Apresentação do pré-candidato do NOVO à Presidência, João Dionísio Amoêdo.

Quando: 20 de março

Local: MV Empresarial Convention Center, localizado na esquina da Av. Mascarenhas de Morais com a Av. Recife (Av. Pres. Dutra, 298, Imbiribeira)

Data do evento: 20 de março de 2018 - Hora: das 19h às 21h

Alto do Moura ganha sistema de esgotamento sanitário

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Caruaru, o Alto do Moura, na região Agreste, será contemplado com obra para implantação do sistema de esgotamento sanitário. O projeto, elaborado pelos técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a pedido do governador Paulo Câmara, acaba de ser finalizado e a expectativa do presidente da companhia, Roberto Tavares, é licitar a obra em abril deste ano. "Não temos dúvidas de que o empreendimento irá melhorar a infraestrutura da região, berço da arte do Mestre Vitalino e considerado pela Unesco o maior centro de artes figurativas das Américas", informa Tavares.

A obra receberá um investimento de R$14 milhões e vai beneficiar inicialmente 6 mil pessoas com serviços de coleta e tratamento de esgoto – mas foi projetada para atender até dez mil pessoas, população estimada para o ano 2030. Serão implantados 34 quilômetros de rede coletora e ramais condominiais, uma estação elevatória e serão realizadas cerca de 1,5 mil ligações intradomiciliares. O sistema ainda será composto por uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca) e com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A maior cidade do Agreste pernambucano também recebe ações de requalificação do sistema de esgotamento sanitário existente, que atua hoje em 14 bairros, o que corresponde a 40% da área urbana de Caruaru. O trabalho inclui a recuperação de quatro estações de bombeamento localizadas no bairro das Rendeiras, Cidade Jardim e Petrópolis. As unidades estão passando por obras de requalificação dos aspectos físicos, instalação de novos conjuntos de motobombas e quadros de comando elétrico. Também está sendo executada a limpeza e desobstrução dos principais coletores-tronco da rede (interceptores), que somam mais de 2,2 quilômetros de extensão, além do cadastramento de 300 quilômetros de rede de esgoto implantada na cidade, para que seja integrada à rede operada pela Compesa.

Imprensa Compesa

Victor Moreira: o figurinista da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

A trajetória de mais de 60 anos de carreira do figurinista da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Victor Moreira, está registrada agora em um livro ilustrado escrito por Marcondes Lima.

A publicação “A arte de Victor Moreira”, lançada na última quarta-feira, 28, no Museu do Estado de Pernambuco, no Recife, conta a vida do estilista desde a sua infância e relata sua atuação no campo da moda, no qual se destacou pelas suas criações na alta costura.

Ele também atuou no jornalismo impresso especializado, sendo inclusive correspondente internacional de moda, e esteve à frente de programas na TV como entrevistador de celebridades na década de 60. Na cena teatral pernambucana, idealizou cenários e figurinos premiados.

Na Paixão de Cristo, Victor Moreira teve uma participação destacada desde o princípio, quando o espetáculo começou a ser realizado nas ruas do vilarejo de Fazenda Nova, a 180 quilômetros do Recife.

Com uma forte ligação com Plínio e Diva Pacheco, os idealizadores e construtores da cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde a peça é encenada há mais de 50 anos, sua contribuição sempre foi além da criação dos figurinos. Até hoje, do alto dos seus 84 anos, Moreira ainda faz parte da equipe da Paixão, agora em parceria com Marina Pacheco, neta de Diva e Plínio.

Este ano, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém acontecerá de 24 a 31 de março. Nessa temporada, o espetáculo tem como ator protagonista Renato Góes, interpretando o papel de Jesus. Ao seu lado estarãonomes como Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.

As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 140,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Grafitagem nas escolas de Olinda

“Uma escola fica melhor colorida que pichada”. Com essa frase a aluna Demilly Freitas, 12 anos, da Escola Monsenhor Fabrício, em Peixinhos, Olinda, tenta sensibilizar os amigos e os jovens para a disseminação da grafitagem como elemento artístico e de preservação do patrimônio público. Nesse quesito, a garota dar uma aula sobre a temática e aponta o problema do vandalismo, causado entre outras coisas, pelas pichações. Seguindo essa vibe, com o apoio da jovem aluna, é claro, a Prefeitura de Olinda está desenvolvendo o projeto Educação em Cores. A iniciativa conta com suporte dos grafiteiros Galo de Souza e Jr. Vox na realização de oficinas. 

Durante a teoria, a garotada conheceu as diferenças entre grafitagem e pichação, as técnicas, traços, entre outros elementos. Na sequência, tendo como tema a educação, os alunos passaram para o papel suas impressões (em desenhos) acerca do assunto. O momento mais aguardado foi quando os meninos e meninas – acompanhados dos grafiteiros-, colocaram as orientações em prática utilizando o muro do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) como cenário. Participaram 17 estudantes matriculados nas escolas Allan Kardec, Marcolino Botelho, Monsenhor Fabricio, Manoel Borba e Claudino Leal. 

Para a estudante Demilly Freitas foi um momento importantíssimo. “Passar por aqui todos os dias e ver a minha arte é muito legal. O muro fica melhor colorido, que pichado”, desabafou. 

Segundo o prefeito Professor Lupércio, todas as unidades de ensino irão abraçar a iniciativa, porque o grafite é uma arte que tira as crianças da rotina e estimula à criatividade. Ainda de acordo com o gestor, a prefeitura desembolsou, em 2017, cerca de R$ 50 mil para recuperar imóveis pichados. “A solução depende de uma mudança de comportamento. E nesse sentido, a arte pode ser uma alternativa para embelezar e dizer não ao vandalismo”, pontua o prefeito. 

“O maior objetivo é tentar mostrar ao estudante que a rebeldia, através da pichação, deve ceder lugar a arte. Se conseguirmos isso, o nosso objetivo será alcançado”, ressaltou o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza. 

Na visão da secretaria executiva de Gestão, Lívia Álvaro, a estética dos grafiteiros, a linguagem própria e a indumentária fazem parte do aprendizado dos alunos. "Muitos grafiteiros tinham problemas nas escolas e encontravam dificuldades pela falta de atrativos. Hoje, projetos como esses tornam a escola muito mais interessante”, afirma.

O grafite mudou e criou um mercado. Compreendida como arte urbana, a atividade transcendeu limites e passou a estar presente também no design e na moda, explica o grafiteiro Galo de Souza, um dos mais renomados artistas na área. “Hoje há um grande mercado profissional para os grafiteiros, que podem levar sua arte para outros tipos de telas e ganhar dinheiro com isso. A intervenção urbana foi apenas a primeira aplicação da arte, tudo mudou muito nos últimos anos”.

Sair da ilegalidade para mergulhar no universo da arte. Esta é a história de tantos grafiteiros que ganharam o mundo, trocando o vandalismo pelo grafite. Um bom exemplo é o arte-educador Jr. Jox, que na adolescência fez uso do spray para pichação. “Aos poucos comecei a elaborar meus desenhos, pesquisar sobre isso, e surgiu a vontade de ser grafiteiro”, conta. Atualmente, ele é professor de grafite em um projeto social voltado para comunidades carentes, que foi criado na cidade em 2007.


Imprensa Olinda

Aumento da oferta de água em Fernando de Noronha

Os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) finalizaram o projeto que prevê o aumento da produção de água para o abastecimento da Ilha de Fernando de Noronha. A melhoria do fornecimento de água será possível por meio da ampliação e modernização do sistema de dessalinização, ação que permitirá o tratamento de água do mar em quantidade suficiente para atender toda população da Ilha, somando residentes e turistas, até mesmo nos períodos de alta estação. A boa notícia foi anunciada hoje (28) pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante reunião na sede do Conselho Distrital. Para executar o novo projeto, a companhia prevê um investimento de R$ 22 milhões.

Agora a Compesa busca órgãos financiadores para captar recursos que possibilitem executar as obras. “Na reunião com os membros do Conselho Distrital, ratificamos a disposição do governador Paulo Câmara em continuar as melhorias na Ilha e vamos nos juntar ao administrador, Plínio Pimentel, e ao Conselho Distrital, somando esforços para conseguirmos os recursos de implantação desse projeto”, informou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. “Tivemos dois dias muito produtivos. Visitamos todas as unidades de água e esgoto, e participamos da reunião do Conselho Distrital para nivelar ações que estão em andamento para melhoria da prestação dos serviços de saneamento em Fernando de Noronha”, acrescentou a diretora Metropolitana, Simone Albuquerque, que também participou da reunião e pontuou que ainda está previsto no projeto diminuir aproximadamente 30% do consumo de energia no sistema, o que significa uma redução acentuada do uso de óleo diesel por parte da Celpe.

O novo projeto vai permitir um incremento de 50% da oferta de água para Fernando de Noronha. De 48 mil litros de água por hora, a produção dos dessalinizadores aumentará para 72 mil litros de água por hora. Para ampliar a capacidade de produção do Sistema de Dessalinização, será realizada uma obra para instalação de novas tubulações de captação de água no mar, construção de uma nova estação de bombeamento, ampliação dos reservatórios de água salgada, além de implantar módulos dessalinizadores mais modernos, que permitem uma maior produção de água tratada. Hoje, o fornecimento de água para a população da ilha depende de dois sistemas, o de dessalinização e o de captação no Açude do Xaréu, além de uma pequena contribuição de quatro poços, e é realizado por meio do calendário de um dia com água para seis dias sem.

Além dos investimentos em água, várias ações para melhorar a confiabilidade dos sistemas de esgoto estão em andamento. “Ficamos contentes em ver as obras de drenagem que estão sendo feitas na Ilha, que vão diminuir a interferência das águas das chuvas em nosso sistema”, finalizou o presidente da Compesa.


Imprensa Compesa

Maíra Colares e a garantia


Munição usada para matar Marielle veio de lote vendido para a Polícia Federal




A munição da pistola 9mm utilizada pelos criminosos que mataram a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Gomes veio de um lote vendido para a Polícia Federal de Brasília em 2006. De acordo com informações do "RJTV", da TV Globo, as polícias Civil e Federal vão iniciar um trabalho conjunto de rastreamento para tentar descobrir se houve desvio do material. De acordo com a perícia da Divisão de Homicídios, o lote de munição UZZ-18 é original, ou seja, não foi recarregada.

Segundo a TV Globo, os lotes de munições foram vendidos à PF de Brasília pela empresa CBC no dia 29 de dezembro de 2006, com as notas fiscais número 220-821 e 220-822. Em uma nova perícia feita no fim da tarde desta quinta-feira, ficou constatado que 13 disparos atingiram o veículo em que Marielle estava: nove na lataria e quatro no vidro. Ainda de acordo com a TV Globo, o carro usado pelos criminosos tinha a placa clonada. Estão sendo feitas buscas na Baixada Fluminense pelo veículo.

CELULARES DEIXADOS PARA TRÁS

Os criminosos deixaram para trás R$ 346 e três celulares que estavam com as vítimas dentro do Chevrolet Agile branco da vereadora. O dinheiro e os aparelhos foram apreendidos por agentes da Delegacia de Homicídios (DH), que investigam o crime. Para investigadores, o fato de nada ter sido levado comprova a linha de investigação de que Marielle foi executada. No local do crime, os policiais também apreenderam nove estojos de calibre 9mm de duas marcas marcas diferentes, uma brasileira e outra colombiana. Para a polícia, o atirador fez os disparos e, logo em seguida, os criminosos fugiram, sem nem desembarcar do veículo.

Para a DH, dois carros participaram do crime: um Cobalt prata, onde estava o atirador, e outro veículo, que foi flagrado por câmeras da CET-Rio já obtidas pela DH se dirigindo para o local do crime. De acordo com os agentes da especializada, no segundo veículo, estavam homens que observavam a movimentação da vereadora durante o evento que ela participava, na Lapa, antes do crime. Entretanto, após a saída de Marielle do local, na Rua dos Inválidos, o carro segue o Cobalt.

A polícia trabalha com a hipótese de o segundo carro ter entrado na frente do veículo onde estava a vereadora, para facilitar o trabalho do atirador, que vinha no outro veículo. As câmeras da prefeitura, entretanto, não mostram o local do crime, só partes do trajeto feitos pelos carros, da Lapa até o Estácio. A polícia também já sabe a rota de fuga dos criminosos: eles entraram na Rua Joaquim Palhares, sentido Leopoldina, onde poderiam pegar a Avenida Brasil ou a ponte Rio-Niterói. Novas câmeras estão sendo analisadas para desvendar o resto da rota dos criminosos.

Duas testemunhas já prestaram depoimento. Uma delas foi a assessora da parlamentar que sobreviveu ao ataque. Ela ficou ferida por estilhaços e foi ouvida pela polícia por quase cinco horas na DH.

Jornal Extra - Rio

Olinda: Resgate de bicas centenárias do Sítio Histórico

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou uma Ordem de Serviço, com investimentos de R$ 185 mil, para a restauração das bicas de São Pedro, Rosário e Quatro Cantos, instaladas no Sítio Histórico. Peças centenárias e tombadas, que contam grande parte da história da cidade, as fontes serão revitalizadas por meio de parceria do município com o Governo Federal. O trabalho, com prazo estimado em 100 dias, será iniciado já de imediato, e inclui a reforma geral das áreas frontais e pisos, além de uma nova iluminação e a instalação de filtros para tratamento da água. Ao lado da população, que acompanhou de perto a solenidade, o gestor destacou a importância cultural e também funcional dos equipamentos.

“Após tantos anos maltratadas e sem qualquer serventia, nós teremos, muito em breve, a alegria de entregar as três bicas para os moradores e todos aqueles que nos visitam. São locais que a população tem muito carinho e que relembram o passado e a formação da nossa cidade”, destacou o prefeito. Pelo projeto, as fontes receberão filtros dosadores de cloro, permitindo que a água seja tratada e adequada para a utilização. O convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado para o segmento das cidades históricas, como Olinda. 

Conforme o secretário municipal de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral, o compromisso de zelo pelo patrimônio público deve ser estendido a todos os cidadãos. “São locais belos e conhecidos mundialmente. Além da nossa manutenção, quando estiverem prontos vão precisar da conscientização das pessoas para não pichar, jogar lixo e manter sempre o ambiente convidativo”, ressaltou. O gestor do Iphan, em Olinda, Fernando Augusto, destacou a parceria com o município. “Esta é a terceira, das 14 obras que serão executadas com recursos da União, reforçando a natureza cultural e artística que faz Olinda ser tão admirada”, disse. 

Imprensa Olinda


Construção de Adutora prevista para a partir deste mês

Contagem regressiva para a assinatura da ordem de serviço que vai viabilizar a obra da Adutora de Serro Azul, que irá beneficiar 800 mil pessoas em dez cidades do Agreste. A expectativa do presidente da Compesa, Roberto Tavares, é que o governador Paulo Câmara autorize o início da obra no mês de março. O empreendimento está sendo muito aguardado pela população do Agreste, a que mais sofre os efeitos do sétimo ano consecutivo de seca. A Adutora de Serro Azul foi pensada para transportar 500 litros de água por segundo da barragem de mesmo nome, localizada no município de Palmares, na Zona da Mata Sul. “Será percorrida uma distância de 58 quilômetros da Barragem de Serro Azul/Governador Eduardo Campos até o distrito de Encruzilhada de São João, em Bezerros, onde as tubulações serão interligadas à Adutora do Agreste", esclarece o presidente da Compesa. 

A obra da Adutora de Serro Azul está estimada em R$ 200 milhões e tem um prazo de 18 meses para a sua conclusão, a partir da data da assinatura da ordem de serviço. Serão beneficiadas as cidades de Gravatá, Caruaru, Bezerros, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una, Toritama e Santa Cruz Capibaribe. A maioria dessas localidades enfrenta dificuldades de abastecimento desde que o maior reservatório do Agreste, a Barragem de Jucazinho, entrou em colapso em setembro de 2016. Além da adutora, a obra de Serro Azul construirá quatro estações de bombeamento (estações elevatórias) e um reservatório com capacidade para acumular 4, 5 mil metros cúbicos de água. 

A obra da Adutora de Serro Azul é mais um investimento autorizado pelo governador Paulo Câmara para resolver a questão hídrica do Agreste, a região que mais preocupa o chefe do executivo estadual pela ocorrência de longos períodos de seca. O grande projeto para a região é a Adutora do Agreste, cuja obra foi iniciada em 2013 com prazo para conclusão em dois anos e ainda não está funcionando por falta dos repasses regulares do governo federal. 

O governador Paulo Câmara pediu alternativas à Compesa para socorrer o Agreste e antecipar o uso das tubulações assentadas da Adutora do Agreste. Foram executadas as obras da Adutora do Pirangi para reforçar a Barragem do Prata, em Bonito, e a Adutora de Siriji, que já está abastecendo as cidades do Agreste Setentrional com água da Barragem de Siriji, em Vicência, na Zona da Mata Norte. Outra solução encontrada foi a construção da Adutora do Moxotó, que deverá ser entregue à população de dez cidades, no mês de março, a partir da interligação das águas do Rio São Francisco com a Adutora do Agreste.


Imprensa Compesa

Club des Sommeliers aposta em seus vinhos para o verão 2018

A marca de vinhos Club Des Sommeliers, exclusiva do Extra e do Pão de Açúcar, preparou uma seleção especial para ser degustada junto de deliciosos e refrescantes pratos na temporada mais quente do ano. Com opções para todos os gostos e bolsos a marca possui desde frisantes e vinhos jovens, que custam em média R$ 22,00, até uma linha Gran Reserva, com preço em torno de R$ 79,90. Para a temporada de verão, a dica é aproveitar os vinhos brancos, rosés e os espumantes, que devem ser servidos mais gelados e, para manter a temperatura, mantê-los em baldes de gelo para que a temperatura permaneça entre 6º e 12ºC garantindo sabor e refrescância para dias e noites quentes próprios da estação.

Para quem está ingressando no mundo dos vinhos e não sabe qual tipo de vinho harmonizar com cada prato, as regras básicas apontam que os brancos harmonizam melhor com peixes, frutos do mar e queijos leves. Já os rosés podem ser considerados 'coringas', sendo um intermediário entre brancos e tintos e, portanto, bem flexível na harmonização, além de combinar com aperitivos, entradas leves e saladas.

O churrasco, querido da maioria dos brasileiros, também pode ter o vinho como acompanhamento. Via de regra, as carnes vermelhas pedem um vinho tinto de corpo médio ou encorpado para lidar com a gordura, como por exemplo, o vinho Chileno Malbec Reserva Club des Sommeliers, e para as saladas e acompanhamentos frios, os vinhos frisantes tintos, brancos e espumantes também caem muito bem.

Com mais de 90 rótulos em seu portfólio provenientes de 11 diferentes nacionalidades, Club Des Sommeliers é a maior marca de vinhos em número de rótulos do Brasil e conta com uma seleção que passa por diversas uvas e regiões produtoras de todo o mundo e com a consultoria do enófilo Carlos Cabral, que visita pessoalmente cada vinícola e faz uma seleção das uvas e safras para compor a linha. 


Preços
Vinho Frisante Rosé Suave 750ml – Brasil – R$ 20,80

Espumante Brut Rosé Baby Garrafa 187ml – Brasil – R$ 13,38
Vinho Branco Chardonnay 750ml – Uruguai – R$ 29,90
Vinho Chileno Sauvignon Blanc 750ml – Chile – R$ 29,90
Vinho Chileno Malbec Reserva 750ml – Chile – R$ 54,90

Lambrusco Bianco 750 ml – Itália –R$ 26,90 
Lambrusco Rosso 750 ml – Itália – R$ 26,90
Espumante Brut Vibrant 750 ml - Brasil – R$ 39,90

Evite cair no golpe do protesto falso

O desconhecimento, ou mesmo afobação das pessoas para resolver um problema repentino, são um prato cheio para a aplicação de golpes. Entre eles, o mais comum é fazer acreditar que a pessoa está com um título de protesto em aberto e que, se não pagar, ficará com o “nome sujo”. Segundo o Instituto de Protesto - Seção Pernambuco (IEPTB-PE), entidade que representa os Cartórios de Protesto no Estado, o golpista telefona para a vítima, passando-se por funcionário do Cartório ou dos correios, e avisa que a pessoa tem uma dívida prestes a ser protestada. O passo seguinte do golpe é levar a pessoa a depositar ou transferir o valor em uma conta bancária.

A presidente do IEPTB-PE, Isabella Falangola, explica que cartórios de protesto não intimam os devedores por telefone ou e-mail, e sim a partir de carta com Aviso de Recebimento (AR). “Essa intimação é feita por funcionário do cartório, empresa terceirizada ou pelos Correios. Não tendo sucesso na localização do devedor por uma dessas formas, ele será intimado por edital, isto é, por jornal físico ou eletrônico”, afirma Isabella.

Quando a pessoa recebe uma intimação, ela tem até três dias úteis para se dirigir ao cartório no qual o título foi apontado para protesto e realizar a quitação da dívida. Durante esse período, o protesto ainda não foi efetivado. Porém, caso o devedor não procure o cartório para quitar a dívida dentro do prazo estabelecido, ocorrerá o protesto.

Antes de efetuar qualquer pagamento, a pessoa deve entrar em contato com o Cartório de Protesto, verificar se tem realmente título apontado para protesto e pedir orientação de como efetuar o pagamento, que pode ser diretamente no cartório ou através de boleto. A presidente do Instituto alerta: “Nunca ligue para os contatos fornecidos na ligação ou nos e-mails recebidos. Os contatos dos Cartórios de Protesto de Pernambuco podem ser encontrados no site do IEPTB-PE (www.ieptbpe.org.br) ou em sites de busca”. O site do Instituto permite ainda que, a partir do número do CPF ou CNPJ, a pessoa consulte de forma gratuita a existência de protestos em seu nome ou de sua empresa.

Procissões celebram o início da Páscoa no Recife

Igrejas históricas do Centro do Recife serão o caminho de vários fiéis que participarão da tradicional Procissão dos Passos do Recife. Os sete passos que marcaram o caminho de Jesus até o calvário: o Horto das Oliveiras; A prisão; A Coluna; A Cruz; A coroação de espinhos; A Sentença e O Calvário. 

Hoje (16/03), às 15h, a procissão sairá da Igreja da Madre de Deus. O sexto passo acontecerá, por volta das 18h, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Recife, no bairro de Santo Antônio. Ontem à tarde teve a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, seguida de Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos pelas principais ruas do centro do Recife.

Com informações da jornalista Wedja Gouveia

Ela defendia bandidos... Ops! Não, péra...


O militante de Direitos Humanos, Rodrigo  Mondego  resgatou uma conversa de Messenger com a Marielle Franco, onde ele pedia apoio para a família de um policial que havia sido assassinado. Vejam o depoimento no facebook dele:




Houve quem comemorou a morte da Marielle, mas podemos denunciar os abusos

Eu só consegui printar cinco posts no Twitter. Não dá pra aguentar tanto chorume. Printei, denunciei e bloqueei esses e outros embustes. Mais adiante, mostro pra vocês como a gente pode denunciar as porcarias nas redes sociais:







Como podemos denunciar quaisquer tipos de abusos:

No Twitter:

  1. Vá até o Tweet que você deseja denunciar.
  2. Toque no ícone localizado na parte superior do Tweet.
  3. Selecione Denunciar Tweet.
  4. Caso você selecione É abusivo ou nocivo, solicitaremos que você forneça mais informações sobre o problema que está denunciando. Também podemos pedir que você selecione outros Tweets da conta que está denunciando para que tenhamos mais contexto para avaliar a denúncia.
  5. Depois da denúncia recebida, serão feitas recomendações de outras providências que você poderá tomar para melhorar sua experiência no Twitter.
No Facebook:

Para denunciar uma publicação:

  1. Clique em na parte superior direita da publicação
  2. Clique em Denunciar publicação ou Denunciar foto
  3. Selecione a opção que melhor descreva o problema e siga as instruções da tela

Para denunciar um perfil:

  1. Acesse o perfil que deseja denunciar
  2. Na parte inferior direita da foto de capa, clique em e selecione Denunciar
  3. Siga as instruções na tela

Publicações na Timeline

  1. Clique em no canto superior direito da publicação
  2. Selecione Denunciar publicação ou Denunciar foto
  3. Selecione a opção que melhor descreva o problema e siga as instruções da tela
Para saber como fazer outros tipos de denúncia, clique aqui


No Instagram:

Para denunciar uma publicação

1. No feed de notícias, encontre o post spam e toque sobre os três pontinhos no topo à direita.
2. Toque sobre a opção “Denunciar”.
3. Finalize tocando sobre a opção “É spam”.

Para denunciar um perfil:

1. Abra o perfil a ser denunciado e toque sobre os três pontinhos no topo à direita”.
2. Toque sobre “Denunciar”.
3. Toque em “É spam”.

Para denunciar um comentário:
1. Abra o seu post que contém um comentário spam. Toque em “Ver todos os comentários”.
2. Toque e segure o comentário que deseja denunciar até que um menu apareça no topo da tela. Em seguida, toque no ícone de exclamação.
3. Toque em “Spam ou fraude”.
Se o problema não for spam, mas conteúdo abusivo, como injúrias raciais, nudez ou violência, escolha outras opções, como “Conteúdo abusivo”, “é impróprio” e “é uma fraude ou enganoso”.


Sites de denúncias: