quarta-feira, 15 de maio de 2024

Mangue.Bit 2024 acontece em Maio, no Recife Antigo

 

O Mangue.Bit 2024 - A maior conferência de startups do Nordeste - E tudo pronto para acontecer no ecossistema do Porto Digital do Recife a oitava edição do Mangue.Bit. O evento acontecerá no dia 28 de maio, no Mirante do Paço, bairro do Recife antigo. As inscrições já estão abertas no site oficial do Movimento Manguezal.

O evento é o maior ambiente de empreendedorismo tecnológico e de networking do Nordeste, com palestras, debates e paineis atualizados ao mercado de startups; com temas que abordarão as tendências de Inteligência Artificial, segurança digital e jornadas de investimentos.

O Mangue.Bit reuniu no ano passado mais de mil pessoas. A expectativa desse ano é atrair um público em torno de dois mil aficionados pelo movimento de startups. Trata-se do maior ambiente de produtividade, empreendedorismo e oportunidades de negócios.


SERVIÇO:
As inscrições também podem ser feitas pelo site https://bit.ly/MangueBit24

Deputada Maria Arraes convoca audiência pública para debater estratégias de prevenção e planejamento contra desastres climáticos em Pernambuco


A deputada federal Maria Arraes (SD-PE) promove no próximo dia 22 de maio, às 10h, no Anexo II da Câmara dos Deputados, uma audiência pública para debater as estratégias de prevenção e planejamento contra desastres climáticos em Pernambuco. O encontro havia sido agendado inicialmente para esta quarta-feira (15/5), mas diante da falta de confirmação de secretarias do governo do Estado, precisou ser reagendado.

“A audiência é uma oportunidade para que o governo de Pernambuco detalhe as providências que estão sendo tomadas para atravessar o período de chuvas no nosso Estado. Planejar e executar ações preventivas é o único caminho para evitar tragédias com a magnitude da que está ocorrendo no Rio Grande do Sul e que nos abateu em 2022, quando Pernambuco também sofreu com temporais, enchentes e deslizamentos que deixaram 140 pessoas mortas e mais de 122 mil desalojadas”, ressalta Maria Arraes.

A reunião busca integrar conhecimentos técnicos, experiências das comunidades afetadas e inovações que possam prevenir futuras catástrofes.

Foram convidados gestores da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco; da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado e da Agência Pernambucana de Águas e Clima, além de representantes da sociedade civil e lideranças que enfrentaram a calamidade provocadas pelas chuvas de 2022 dentro das comunidades atingidas.

“Estamos assegurando que as populações mais vulneráveis às ameaças climáticas tenham suas vozes ouvidas, para que suas necessidades sejam priorizadas no planejamento. Precisamos garantir que as tragédias climáticas não sejam tratadas como surpresas, mas como desafios que podemos e devemos antecipar, para gerenciá-los da melhor forma”, afirma Maria Arraes.

A audiência pública ocorre em formato híbrido e pode ser acompanhada pelo público também através do site da Câmara dos Deputados (camara.leg.br).

Clube das Pás promove neste domingo (19) mais uma edição da Super Manhã de Sol


O Clube das Pás realiza neste final de semana mais uma edição da ‘Super Manhã de Sol’ dentro da sua grade de programação. A festa acontece neste domingo (19), a partir das 12h e conta com shows da tradicional Orquestra das Pás que abre a festa interpretando os maiores sucessos do brega romântico.

A casa recebe ainda muito romantismo da Banda Conexão, Banda Luminar e Walter de Afogados, cantando e encantando todo o público com seu repertório repleto de clássicos do Brega Pernambucano. 

Os ingressos custam R$ 30,00 (meia para todos até 21h) e podem ser adquiridos na bilheteria do Clube que fica na Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3223-2390


*Serviço*

*Clube das Pás promove neste domingo (19) mais uma edição da Super Manhã de Sol*
Quando: Domingo, 19 de maio de 2024 – da Banda Conexão, Banda Luminar, Walter de Afogados e Orquestra das Pás, a partir das 12h.
Onde: Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263, Campo Grande, Recife.
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada para todos até as 21h)
Informações: Telefone: (81) 3223-2390

Dia Mundial de Hipertensão Arterial: médico alerta para conscientização e Cuidado


No próximo dia 17 de maio, o mundo se une para conscientizar sobre a hipertensão arterial, uma condição que afeta milhões de pessoas globalmente. A hipertensão, conhecida como pressão alta, é um fator de risco significativo para doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e outras complicações graves de saúde. O tema deste ano destaca a importância do controle da pressão arterial para a saúde do coração. 

De acordo com o cirurgião cardiovascular do Real Instituto de Cirurgia Cardiovascular (Ricca), Dr. João Paulo II, a hipertensão muitas vezes não apresenta sintomas claros, o que a torna ainda mais perigosa. Por isso, é fundamental realizar medições regulares da pressão arterial e adotar um estilo de vida saudável. A hipertensão arterial é uma enfermidade crônica que aponta os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). 

“Em 90% dos casos é uma doença herdada dos pais. Mas, vários fatores relacionados ao estilo de vida também contribuem nos níveis de pressão arterial como o fumo, a bebida alcoólica, a obesidade, o colesterol, o consumo excessivo de sal, estresse e sedentarismo. Para isso, a prevenção e o controle da hipertensão arterial envolvem a prática regular de atividade física, uma dieta equilibrada com baixo teor de sal, a redução do consumo de álcool e tabaco, além do acompanhamento médico regular”, alerta. 

Pessoas com mais 20 anos de idade devem aferir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano. A prevenção pode ser feita, basicamente, de duas formas: impedir que a hipertensão se agrave ou prevenir que o paciente desenvolva a doença. Sem o tratamento, o aumento da pressão arterial pode causar a perda gradual da visão, AVC (acidente vascular cerebral), ataque cardíaco, demência vascular e insuficiência renal. Quando controlada, os riscos diminuem e os pacientes podem ter uma boa qualidade de vida.

Quanto ao desenvolvimento da hipertensão, alguns fatores podem favorecer o aparecimento da doença: o consumo excessivo sal; sobrepeso e obesidade; sedentarismo; estresse; tabagismo; excesso de consumo de bebidas alcoólicas.

Aos hipertensos, o fundamental é ter um acompanhamento de um médico especialista, que irá direcionar o tratamento e o medicamentos adequado para o controle da pressão alta. Mas é fundamental que essas pessoas tenham uma vida saudável, com uma alimentação saudável, balanceada e com pouco sal; além de praticar atividades físicas regulares.

“O controle do estresse e a realização de exames médicos regulares são importantes para monitorar a pressão arterial e identificar precocemente qualquer problema. O tratamento da hipertensão muitas vezes envolve mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, o uso de medicamentos prescritos por um profissional de saúde”, alerta. 

SERVIÇO:
Real Instituto Cardiovascular (Ricca)
Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu
Instagram: @ricca_rhp

Caminhada em Recife reforça luta contra a violência sexual com crianças e adolescentes


Na próxima sexta-feira, 17 de maio, às 15h, organizações da sociedade civil realizam mais uma importante manifestação em prol da proteção de crianças e adolescentes. A _Caminhada de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes_ partirá do Pátio do Carmo, no centro do Recife. Esta ação é promovida pela Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Estado de Pernambuco, que atua há anos na visibilidade e combate a esse tipo de violência.

O tema da Campanha do 18 de Maio deste ano é "Conexão com Proteção: Eduque, previna e proteja crianças e adolescentes da violência sexual na internet". A campanha busca alertar e mobilizar a sociedade para proteger jovens das crescentes ameaças digitais. Crianças e adolescentes são abordados diariamente nas redes sociais com propostas que envolvem a troca de fotos e vídeos por dinheiro, fama ou outros favores, evidenciando a necessidade de uma maior conscientização e prevenção. 

O ato conta com a participação de jovens das periferias da Região Metropolitana do Recife e defensores de direitos das crianças e adolescentes, com faixas e diversas manifestações culturais ao longo do percurso. Haverá também um microfone aberto para que participantes possam expressar suas falas e apoiar a causa.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2023 foram registradas 39.357 denúncias de abuso e exploração sexual, com 42.031 violações. A Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Pernambuco reforça a importância de ações como essa para sensibilizar a sociedade. "A caminhada é importante porque é um ato que mostra a mobilização da sociedade civil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. É um marco de união em prol desta luta que aglutina muitas instituições e pessoas que defendem no seu dia a dia o Estatuto da Criança do Adolescente," disse André Fidelis, coordenador da Rede. 

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil, instituído em 2000 pela Lei 9.970. A data rememora um crime bárbaro ocorrido há 51 anos, no Espírito Santo, quando Araceli Cabrera, então com 8 anos, foi violentada e assassinada, permanecendo os criminosos impunes até hoje.

Plaza Shopping realiza ação para destacar o Dia Mundial da Reciclagem


Como forma de incentivar um presente consciente e um futuro regenerativo, o Plaza Shopping vai realizar ação especial para destacar o Dia Mundial da Reciclagem, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no dia 17 de maio. Para tanto, nesta quinta (16) e sexta (17), das 12h às 17h, no Ecoponto, no Edifício Garagem, no piso E1 do mall, haverá troca de 10 latas de metal ou 10 embalagens plásticas por um mini cacto ou uma suculenta. A iniciativa tem parceria social com a (cooperativa) Coocencipe.

O estudo Plastic pollution: Pathways to net zero, do banco Credit Suisse, mostra que produzimos mais de 400 milhões de resíduos plásticos por ano. “Em Pernambuco, apenas 30,8% da população tem acesso ao esgoto e 81,7% à água tratada. O descarte inadequado de resíduos na Região Metropolitana do Recife compromete a saúde, desencadeando doenças como a dengue. Isso também contribui para inundações e poluição de recursos hídricos, agravando o impacto ambiental”, explica a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental do Plaza, Jakeline Soares. 

O coordenador-fundador da Coocencipe, Luiz Mauro destaca que a população pode doar vários tipos de garrafas pets como embalagens de água, refrigerantes, desinfetantes, água sanitária e detergentes, além de baldes, bacias, sacolas plásticas, latinhas e panelas de alumínio. “Temos a expectativa de arrecadar uma tonelada de material, que virá para a nossa sede, em Olinda, para ser triturado, ganhar valor agregado e, assim, seguir para revenda às indústrias. Além de ajudar o meio ambiente, contribuímos com a renda de várias famílias de catadores”, pontua Luiz. 

Para mais informações sobre a programação do Plaza Shopping, acompanhe as redes sociais @plazacasaforte e https://www.plazacasaforte.com.br.

*Responsabilidade socioambiental*
Desde 2010, o Plaza Shopping realiza ações de Responsabilidade Socioambiental. O empreendimento assume seu compromisso socioambiental e desenvolve atividades e ações a partir dos seguintes eixos de atuação: educação e formação profissional, voluntariado corporativo, apoio a grupos e instituições, incentivo a atitudes sustentáveis, com atividades focadas na conscientização do descarte correto do lixo, na reutilização dos resíduos sólidos urbanos e na melhoria da mobilidade; coleta seletiva, adoção de área verde e utilização de energia solar. 

*Outros números*
De acordo com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Brasil é o quarto maior produtor de plástico do mundo. Cada brasileiro produz cerca de 1kg de lixo plástico por semana. Das 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico produzidas, somente 145 mil toneladas são recicladas, ou seja, 1,3% do lixo plástico gerado no Brasil é reciclado. Não o bastante, 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular. E mais: 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários. Um volume em torno de 1 milhão de toneladas não é recolhida no País. 

*Serviço:*
O que: ação com troca de embalagens plásticas ou metais por mini plantas - no Plaza Shopping (Recife/PE) – para destacar o Dia Mundial da Reciclagem 
Quando: nesta quinta (16) e sexta (17) de maio de 2024
Onde: no Ecoponto, no Edifício Garagem, no piso E1 do mall 
Horário: das 12h às 17h 
Proposta: troca de 10 latas de metal ou 10 embalagens plásticas por um mini cacto ou uma suculenta
Parceria: (cooperativa) Coocencipe 
Acesso: livre/gratuito

Patriota solicita que Pajeú seja contemplado pelo Morar Bem Pernambuco


O deputado estadual José Patriota solicitou ao Governo de Pernambuco a inclusão dos municípios do Sertão do Pajeú no Programa Morar Bem Pernambuco, que tem como um dos principais objetivos a redução do déficit habitacional no Estado. Ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Patriota alertou sobre a ausência de empreendimentos ofertados pelo programa nos 17 municípios da região em indicações enviadas ao Poder Executivo Estadual.

“Com cerca de 300 mil pessoas, o Sertão do Pajeú precisa de empreendimentos habitacionais que garantam moradia digna para nossas famílias”, afirmou. Para Patriota, independentemente de ser oposição ao Governo do Estado, é fundamental que as famílias de baixa renda possam ter acesso a algo tão fundamental quanto moradia. “Meu compromisso é com o bem-estar do nosso povo e a implementação de políticas públicas essenciais. Tenho esperança que nosso pleito seja atendido”, concluiu.

#VcNoBlog Dweison Nunes

 

Olá, queridas(os) ipojucanas(os)! Sou Dweison Nunes, um de vocês. Sou cria de Nossa Senhora do Ó. Sou professor com muito orgulho. Também tenho muito orgulho de vir lá “de baixo “, filho de uma mãe batalhadora e corajosa, como muitas mães ipojucanas.

Desde 2008, atuo como professor do ensino médio. Nos últimos 10 anos, tenho dedicado tempo e recursos na academia, obtendo o título de Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE. Trago em mim a paixão pelo desenvolvimento sustentável, pela articulação entre educação e cultura e a luta contra todas as formas de desigualdades.

Ao longo desses anos, tenho vivenciado Ipojuca, conhecendo de perto os desafios enfrentados por nossa comunidade. Não é aceitável termos tantos ipojucanos pobres e sem oportunidades; termos uma Ipojuca desigual em função de políticas públicas que nos excluem historicamente.

Nos últimos 8 anos, tenho tentado colaborar com a política em Ipojuca, não me deixaram fazê-lo. Os que estavam e se encontram “no poder” fecharam as portas. Concluo que eu estive pedindo às pessoas erradas, peço agora a vocês!

Como ipojucano, eu me apresento como pré-candidato a vereador comprometido em transformar o nosso município em um lugar melhor e mais justo do que temos à disposição hoje.

Assim, buscarei ser a ligação entre o poder executivo e o povo, com a prerrogativa de propor, discutir e aprovar leis em benefício de quem mais precisa. Além disso, acompanharei e fiscalizarei atentamente as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo aplicados adequadamente os recursos aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Finalmente, a decisão por representar o povo ipojucano na Câmara dos Vereadores é fruto de um “apelo” coletivo de colegas professores, de lideranças comunitárias e de amigos com os quais convivo diariamente. Pessoalmente, aceito o desafio porque sem atuar construindo políticas públicas continuarei a “sentir a dor do(a) outro(a)” sem poder fazer mais do que uma ajuda momentânea.

Saudações, Dweison Nunes Instagram: @dweisonnunes

Dweison Nunes é professor e pré-candidato a vereador em Ipojuca

Festival RioMar de Literatura homenageia escritoras e escritores negros em sua 10ª edição nesta quinta-feira


A 10ª edição do Festival RioMar de Literatura acontece nesta quinta-feira, dia 16 de maio, com programação que vai ocupar o Teatro RioMar Recife nos períodos da manhã, tarde e noite. Nesta edição, serão celebrados escritoras, escritores e artistas negros, contando com a presença de nomes consagrados no cenário nacional, sob a curadoria da jornalista Carmen Peixoto. O festival ainda promove uma campanha de arrecadação de livros infanto-juvenis que serão doados para crianças do Sertão de Pernambuco, programação para crianças de escolas das comunidades do entorno, além do espaço de literatura Expo Preta. 

*Instituto JCPM*
A 10ª edição do Festival RioMar de Literatura será aberta, nesta quinta-feira pela manhã, das 9h às 11h, com programação voltada para crianças de escolas das comunidades do entorno, promovida em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Responsabilidade Social. Haverá música, jogos de leitura, brincadeiras musicadas, ludicidades com livros e contação de história. Além disso, terá a apresentação do espetáculo litero-musical “Sambando Miudinho”.

*Programação*
Na parte da tarde, a partir das 16h, a programação da 10ª edição do Festival RioMar de Literatura, - que, devido ao grande sucesso, está com ingressos esgotados -, será aberta com uma homenagem a Machado de Assis, com apresentação da escritora pernambucana Flávia Suassuna, que ocupa uma cadeira na Academia Pernambucana de Letras. Ela vai contextualizar a vida e obra de Machado de Assis e importância dele para a literatura brasileira. 

Na sequência, Lázaro Ramos fará uma conversa voltada para o público infanto juvenil, com mediação do jornalista pernambucano Pedro Lins. Além de ser considerado um dos principais atores de sua geração, Lázaro Ramos tem experimentado diversas possibilidades da escrita literária, com obras infantis e adultas. Ele já publicou os livros infantis “A velha sentada”, ”Cadernos de Rimas do João” e o livro de memórias e reflexões “Na minha pele”, para citar alguns exemplos.

Depois, na programação do Festival RioMar de Literatura, será a vez de Djamila Ribeiro compartilhar as suas experiências no palco em bate-papo mediado pela jornalista pernambucana Fabiana Moraes. Djamila Ribeiro ganhou notoriedade no Brasil ao se tornar uma das vozes contemporâneas mais importantes na defesa dos negros e das mulheres e já foi considerada uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC. 

Em 2020, Djamila venceu o Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária do país, com o livro “Pequeno manual antirracista” e em 2023 foi eleita para a Academia Paulista de Letras. Ela também é autora de “Lugar de fala”, “Quem tem medo do feminismo negro?” e “Cartas para minha avó”. Já Fabiana Moraes também é autora e publicou livros como “A pauta é uma arma de combate”, “Nabuco em pretos e brancos” e “Os sertões: um livro reportagem”.

Para encerrar a programação do evento, o cantor e compositor Chico César sobe ao palco e promete encantar o público com um repertório recheado de sucessos, como “À primeira vista”, “Mama África”, “Deus me proteja”, “Pensar em você”, entre outras. 

*Doação de livros*
Assim como na edição do ano passado, durante o Festival RioMar de Literatura, o RioMar Recife promove uma campanha de arrecadação de livros literários infantis e juvenis que serão doados para crianças que moram no Sertão de Pernambuco, através da ONG Amigos no Sertão. Poderão ser doados livros infantis e juvenis de qualquer gênero literário, não sendo válidos livros didáticos. Para fazer a doação, basta levar os livros novos ou usados em bom estado de conservação e colocar no baú que ficará na entrada do Teatro RioMar. 

O RioMar Recife tem em sua cultura o estímulo à solidariedade através de campanhas de arrecadação e doações em diversas épocas do ano. Já a ONG Amigos no Sertão (@amigosnosertao) trabalha há nove anos com ações sociais com os sertanejos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Além de levar doações de roupas, alimentos, materiais de higiene e limpeza, os livros também fazem parte das campanhas da instituição. 

*Expo Preta*
Ainda durante o Festival RioMar de Literatura, haverá o espaço de literatura Expo Preta, que será dedicado exclusivamente para escritoras e escritores negros e ocupado por autoras que fazem parte do Coletivo Literário Mala Preta. No local, haverá obras das autoras Crislaine Venceslau, karinne Costa, Narcélia França e Odailta Alves, com possibilidade de interação e vendas dos livros.

Copergás apresenta impactos do fornecimento de gás natural no Polo Gesseiro do Sertão do Araripe


O diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Felipe Valença, apresentou, na tarde dessa terça-feira, em Araripina, o projeto transição energética das indústrias do setor região, convertendo o uso da biomassa para o gás natural. A apresentação foi realizada durante o Finep Day, evento que tem como objetivo apresentar linhas de financiamento e programas de investimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).  

O projeto de transição energética para o polo gesseiro foi anunciado pela governadora Raquel Lyra, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, e pelo presidente da Copergás, Felipe Valença, no início de fevereiro. No Finep Day, Felipe Valença destacou a importância do projeto para a região, ressaltando as questões econômicas e ambientais. 

“Com a transição energética, o polo gesseiro do Araripe terá uma redução do impacto ambiental em virtude da queima de lenha, protegendo bioma da Caatinga. Além disso, a combustão do gás natural é sustentável, gerando ganho de eficiência e reduzindo possíveis perdas com combustão para as indústrias”, afirmou Felipe Valença. 

O gás natural que será fornecido para o polo gesseiro será mais competitivo, pois o governo do Estado zerou o ICMS do gás que será vendido para as indústrias, tendo o menor custo de Pernambuco e do Brasil. A região tem capacidade para consumir cerca de 320 mil metros cúbicos de gás natural por dia. Isso equivale a 20% do volume distribuído hoje pela Copergás e superior a outras distribuidoras de gás natural.

A Copergás vai construir uma rede local para distribuição do gás natural às indústrias, com cerca de 9,2 km. Serão construídas duas unidades de regaseificação: uma em Araripina e outra em Trindade. Com isso, o GNL (gás natural liquefeito) será transportado de caminhão em seu estado líquido e regaseificado nos terminais. O modelo é utilizado em vários locais do mundo que usam o GNL como matriz energética. A equipe da Copergás realizou visitas técnicas nos locais onde as unidades serão instaladas.  

Para realizar a transição energética, as indústrias precisam fazer uma adaptação na sua infraestrutura interna e, em seguida, adquirirem o maquinário. A Agência de Emnpreendedorismo de Pernambuco (AGE) está desenvolvendo uma linha de crédito específica para o setor gesseiro. “Vamos reunir as empresas que apresentaram cartas de intenção para realizar a mudança e escalerecer todas as dúvidas. O modelo será semelhante ao aplicado com o projeto piloto. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com a Finep, buscando as melhores soluções para os empresários”, explica a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel.

O evento também inclui uma apresentação sobre linhas de financiamento para crédito e programas de investimento da Finep. A Finep está disponibilizando mais de R$ 500 milhões para projetos em diversas áreas, como energias renováveis, biotecnologia, cadeias agroindustriais renováveis, mobilidade urbana, resíduos, saneamento e moradia, tecnologias digitais, semicondutores e aviação sustentável.

“Neste período em que se está chegando o gás natural para as indústrias, a Finep tem como ajudar a financiar, com taxas competitivas, essa transição energética. Abre-se uma oportunidade de fazer parcerias com os municípios, com a Copergás, com as universidades e com as indústrias locais para ajudar a implantar a transição energética de forma mais rápida”, ressalta Ossi Ferreira, gerente do Departamento Regional Nordeste da FINEP.

De acordo com o diretor de inovação e tecnologia do SENAI- PE, Oziel Alves, o Finep Day chega à região do Araripe para fomentar a competitividade e a inovação nas empresas. “O evento tem o objetivo de estabelecer uma ponte entre os recursos oferecidos pela Finep e os empreendedores que desejam investir em seus negócios, visando melhorar seus processos produtivos, ampliar ganhos e reduzir custos”, pontua.  

O evento foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e a FIEPE. Foram apresentadas as chamadas públicas da Finep Mais Inovação, para empresas em parceria com Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) nas áreas de Energias Renováveis, Bioeconomia, Cadeias Agroindustriais Renováveis, Mobilidade Urbana, Resíduos, Saneamento e Moradia, Tecnologias Digitais, Semicondutores e Aviação Sustentável.


Sobe o projeto 
A Copergás passará a abastecer o Polo Gesseiro do Araripe, proporcionando sustentabilidade à produção. O investimento inicial é na ordem de R$ 6 milhões. As empresas dos seis municípios que compõem o Polo usam a biomassa, principalmente a lenha, matriz energética escassa e que atualmente promove o desmatamento da Caatinga. Com a adoção do gás natural, a indústria local será mais sustentável ambientalmente, com uma combustão mais limpa.

A expectativa é que ao menos 50 empresas adaptem sua queima energética para o gás natural, representando R$ 20 milhões na economia por ano, apenas nessas empresas. A região tem capacidade para consumir cerca de 320 mil metros cúbicos de gás natural por dia. Isso equivale a 20% do volume distribuído hoje pela Copergás e superior a outras distribuidoras de gás natural. 

O Polo Gesseiro do Araripe é responsável por 97% de todo o gesso produzido no Brasil e a gipsita (matéria-prima do gesso) encontrada nos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Santa Filomena e Trindade, é considerada de alta qualidade, com a pureza do minério variando entre 88% e 98%.

Prefeitura Presente leva serviços essenciais à comunidade de Cruz de Rebouças


Acontece nesta sexta-feira (17), mais uma edição da ação itinerante “Prefeitura Presente”, dessa vez, sendo realizada no Cipoma, em Cruz de Rebouças, das 9h às 16h. 

No dia, a comunidade igarassuense pode desfrutar dos serviços de utilidade pública de várias secretarias, como emissão da primeira via do Registro Geral (RG), cortes de cabelo feminino, atendimento médico e odontológico, testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites b e c, aferição de pressão e glicose, vacinação e muito mais.

Imprensa Igarassu PE 

Instalação da nova parabólica digital também pode ser agendada pelo Whatsapp


Você sabia que o agendamento da instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital também pode ser feito pelo Whatsapp? Esse é mais um canal disponibilizado pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos responsável por apoiar a população na migração do sinal da parabólica tradicional para a nova parabólica digital.

Para entrar em contato, basta enviar uma mensagem para o 0800 729 2404, o mesmo número disponibilizado para ligações. Para ter direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital, é necessário estar inscrito no CadÚnico, ser beneficiário de algum programa social do governo federal e ter uma parabólica tradicional funcionando em casa.

Ao entrar em contato, o beneficiário deve ter em mãos o número do seu CPF, que será verificado junto à base de dados do governo. É importante destacar que toda a comunicação deve ser feita por escrito, pois o canal de atendimento não recebe mensagens de voz.

Feito o agendamento, basta o beneficiário aguardar a ida do técnico até a sua residência, na data e horário marcados. O canal de Whatsapp também permite que seja feito o reagendamento ou o cancelamento de uma instalação.

Se durante o agendamento pelo Whatsapp for constatado que a pessoa não tem direito ao benefício, por alguma inconsistência no CadÚnico, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, na sua cidade, para fazer a atualização dos dados. 

Fique atento, a Siga Antenado não possui outros números de Whatsapp e também não entra em contato com os beneficiários para oferecer a instalação. Nunca informe seus dados pessoais para canais desconhecidos.

*Outros canais*

A Siga Antenado também pode ser contatada pelo telefone, 0800 729 2404, e pelo chat do site sigaantenado.com.br. Para esses casos, também é necessário que o beneficiário esteja com o CPF em mãos ou o número do Número de Identificação Social (NIS).
 
*Sobre a Siga Antenado*

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz. 

Eleições: pré-candidatos à prefeitura do Condado recebem apoio do PP


O pré-candidato a prefeito do Condado, Albino Silva esteve nessa segunda-feira (13) com a pré-candidata à vice-prefeita, Genyalda Soares, na sede estadual do Partido Progressista (PP), no Recife, para selar o apoio nas eleições municipais desse ano e debater projetos prioritários para o município. "Saímos dessa reunião com a certeza que Condado pode contar com toda bancada federal e estadual do partido", disse Albino.

Estiveram presentes nesse encontro, o atual prefeito do município do Condado, Antônio Cassiano; o deputado federal e presidente estadual dos Progressistas Eduardo da Fonte; o deputado federal, Lula da Fonte; além dos deputados estaduais Pastor Cleiton Collins e Henrique Queiroz Filho.

Shopping Guararapes recebe mais uma edição do Bazar Lar de Clara


O Shopping Guararapes, em parceria com o Lar de Clara, está se preparando para sediar o nono Bazar Lar de Clara, um evento solidário que visa apoiar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesta sexta e sábado (17 e18), o evento oferecerá uma ampla variedade de produtos no corredor do Carrefour.

Anteriormente chamado de Bazar do Bem, esta nova edição está pronta para surpreender os visitantes com uma variedade de roupas, eletrônicos e produtos geek em perfeitas condições. Todos os fundos arrecadados serão direcionados para apoiar as atividades do Lar de Clara, que por quase duas décadas tem servido como um refúgio para aproximadamente 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Com entrada gratuita, os visitantes terão acesso a mais de 2 mil itens à venda, com preços a partir de R$ 5. Além dos bazares regulares, que representam uma fonte importante de recursos, o Lar de Clara depende da generosidade da população para continuar suas operações. Empresas podem se tornar apoiadoras de salas ou fazer doações regulares, enquanto doações únicas de indivíduos também são muito bem-vindas.

Desde sua fundação em 2004, o Lar de Clara tem se dedicado incansavelmente a oferecer apoio integral a famílias em situação de vulnerabilidade, priorizando o cuidado integral de suas crianças, adolescentes e jovens. Se você deseja saber mais sobre a organização ou contribuir com essa causa, entre em contato pelos telefones 3479-4081, 32037017 ou (81) 98873-1461. Sua ajuda faz toda a diferença.

Duque integra comitiva da Alepe em congresso de cooperativismo em Brasília


O deputado estadual Luciano Duque está, em Brasília, participando do 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco a convite do coordenador da frente parlamentar sobre o tema na Casa, Waldemar Borges. 

“O cooperativismo, como agente de geração de desenvolvimento, emprego e renda, faz com que haja prosperidade na sociedade onde ele está inserido. As inovações tecnológicas apresentadas no evento vêm para alavancar a área gerando mais oportunidades”, disse Duque, destacando as iniciativas mostradas no painel de inovação. 

Considerado o mais importante do setor, o evento propõe desta vez um desafio: planejar e construir, juntos, o futuro que queremos para o cooperativismo brasileiro. No congresso são tomadas as grandes decisões e definidos os rumos do movimento.

Além de Duque e Waldemar Borges, também participa do evento o deputado estadual Joãozinho Tenório.

Pernambuco lidera ranking de estados que mais solicitam documentos na Semana Registre-se


A Semana Nacional do Registro Civil segue até a próxima sexta-feira (17/05) e Pernambuco larga na frente, liderando com grande folga no país o quantitativo de solicitações de documentos. De acordo com a plataforma registrocivil.org.br, portal de serviços oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, até o início desta quarta-feira (15) já foram 6.216 solicitações. No estado, a ação é desenvolvida pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE).

O segundo estado no ranking é São Paulo, com 2.921 solicitações e, em terceiro, a Bahia, com 2.118 requerimentos abertos. O presidente da Arpen-PE, Marcos Torres, explica que vem estimulando os registradores civis de todo o estado a se engajarem na campanha, a fim de mitigar o déficit de documentação da população mais vulnerável. “No ano passado ficamos em primeiro lugar no número de processos abertos e este ano caminhamos novamente para o topo. No final da ação, só quem ganha é a sociedade, com o acesso à documentação e, consequentemente, às políticas públicas que exigem essa comprovação de cidadania”, reforça Marcos.

Todos os cartórios de registro civil do estado ampliaram seus horários de atendimento das 8h às 18h para atender à Campanha. Os atendimentos são prestados à população socialmente vulnerável com a emissão de certidões de nascimento e casamento de forma gratuita. Nesta segunda edição, o foco está direcionado para pessoas privadas de liberdade, indígenas e quilombolas, mas qualquer pessoa pode se dirigir aos cartórios para atualizar ou solicitar sua documentação.

Deputado Abimael Santos cobra ao governo estadual a requalificação da PE-96 em Água Preta


A precariedade da PE-96, principal via de acesso à cidade, tem sido um problema crescente para os moradores e motoristas que trafegam pela região. Com a situação cada vez mais crítica, o deputado estadual Abimael Santos (PL) fez um apelo enfático ao governo estadual, exigindo a requalificação urgente da rodovia.

Durante uma visita à Água Preta, acompanhado do vereador Kiel de Flor de Maria, Abimael destacou os inúmeros buracos e a má condição da estrada, que têm causado diversos acidentes, colocando em risco a segurança dos cidadãos e prejudicando o desenvolvimento econômico local.

"Estamos cansados de promessas vazias. Durante a gestão do PSB, foram prometidas obras de requalificação para a PE-96, mas o que vemos hoje são serviços paralisados e uma estrada cada vez mais deteriorada. Isso é inaceitável!", exclamou o deputado.

Abimael lançou um desafio direto à governadora Raquel Lyra (PSDB), incentivando ela a mostrar competência e responsabilidade ao retomar e concluir as obras prometidas em gestões anteriores. "Governadora, a população de Água Preta não pode mais esperar. É hora de tirar do papel as promessas feitas e trazer segurança e dignidade para quem depende dessa rodovia."

Nazaré da Mata Celebra 191 anos com Pablo do Arrocha


Nos próximos dias 16 e 17, a cidade de Nazaré da Mata completa 191 anos de vida, e a prefeitura preparou uma programação especial. Durante os dias, (16 e 17)os moradores e visitantes terão a oportunidade de participar de uma festa cheia de energia e cultura, com a presença de artistas renomados e atividades tradicionais.

No dia 16, a Praça do Jua será o palco principal das festividades, com a presença do cantor Pablo do Arrocha, prometendo embalar o público com seus sucessos. Além dele, nomes como Felipe Farra, Rodrigo RR e Alta Pressão garantirão a diversão de todos.

Mas as celebrações não param por aí, no dia da emancipação, a cidade se encherá de atividades especiais, iniciando com uma corrida ciclística, torneio de futebol e o tradicional, corte do bolo.

Este aniversário é especialmente significativo para o prefeito Nino, que após cinco mandatos, celebra seu último aniversário à frente do município. Para ele, é mais do que uma festa; é um momento de reflexão sobre o legado deixado e as futuras conquistas que ainda estão por vir.

“Nazaré da Mata, conhecida como a capital do maracatu, mostra mais uma vez sua força e tradição, demonstrando que a cada ano que passa, sua história se enriquece ainda mais. Que venham mais anos de alegria, cultura e progresso para a cidade ”, disse o prefeito.

Espetáculo de dança Céu Sangrando Tinta estreia no Teatro Hermilo Borba Filho


O espetáculo de dança contemporânea “Céu Sangrando Tinta”, com direção, idealização, pesquisa e concepção de Catarina Almanova, estreia com apresentações gratuitas no Teatro Hermilo Borba Filho na sexta-feira (24), às 20h, e no sábado (25), às 19h, retomando ao palco com mais duas sessões nos dias 14 e 15 de junho. A obra é uma exploração visceral da interseção entre violência, opressão e fragilidade, inspirada no conto "O General Está Pintando", de Hermilo Borba Filho. O elenco, a criação e a pesquisa são assinadas por de Catarina Almanova, Bob Silveira, Rebeca Gondim e Silvinha Goes. A peça é a primeira em 20 anos que o edital “O Solo do Outro”, do Teatro Hermilo Borba Filho, premia uma mulher trans no cargo de diretora e criadora da obra.

Em cena, quatro personagens enfrentam a monotonia de uma existência marcada por repetição, até que suas vidas sofrem o anúncio de um inevitável fim, desencadeando uma inquietante reflexão sobre a fragilidade da vida diante do caos iminente.

Inspirada na obra de Hermilo Borba Filho, a pesquisa em dança mergulha na naturalização da violência e na indiferença à vida humana, refletindo sobre estruturas de poder e fragilidade. Ao trazer uma versão modificada, porém inspirada no conto, a peça questiona até que ponto a existência humana é considerada descartável. Através da dança contemporânea, a obra busca explorar a expressão do movimento através da improvisação, integrando elementos das vertentes de Mary Wigman e Isadora Duncan para enriquecer suas ideias em desenvolvimento.

A pesquisa toma como referência o conto "O General Está Pintando" de Hermilo Borba Filho, no qual em sua cena final, um rapaz angustiado e ansioso na tentativa de salvar sua avó, que está prestes a falecer, é atingido por um tiro de um soldado do pelotão.

O sangue do jovem jorra na pintura que está sendo feita pelo General mencionado no título da história, se espalhando pelo céu e tingindo a parte superior da tela. O General, apenas preocupado com sua obra, dá atenção exclusivamente ao líquido vermelho que, surpreendentemente, era o que faltava na composição de "Seu inesperado crepúsculo" como nota o conto.

A crítica e análise da história nos oferece uma visão única de Hermilo sobre a naturalização da violência, expondo uma clara estrutura de poder e fragilidade que resulta na indiferença à vida humana.

A pesquisa em dança “Céu Sangrando Tinta” deriva sua inspiração desse universo repleto de estruturas hierárquicas concebido por Hermilo ao imaginar um espetáculo que se desenrola dentro da própria pintura retratada no conto, conferindo corporeidade e vida às imagens e pensamentos que habitam a mente do General no momento em que considerou o sangue como parte de sua visão de mundo.

"Céu Sangrando Tinta" convida o público a refletir sobre a fragilidade da vida e a resistência frente ao caos, explorando os limites do corpo e da expressão através da dança. Em um mundo onde a violência e a indiferença são naturalizadas, a obra desafia a noção de existência descartável, buscando encontrar beleza e resistência na fragmentação.

*SINOPSE:*
“Que vida é tão frágil a ponto de ser descartada como um pedaço de papel?”

Em um mundo cercado por um tempo-espaço alterado, quatro figuras se reúnem num encontro que anuncia um inevitável fim. Diante da percepção de suas vulnerabilidades, elas iniciam uma dança que dá forma aos anseios, medos e feridas expostas que ganham corpo através de uma dança que atravessa o tempo.

*FICHA TÉCNICA:*
Direção, Idealização, Pesquisa e Concepção: Catarina Almanova (@almanova8)
Elenco, criação e pesquisa: Catarina Almanova, Bob Silveira (@bobsilveiras), Rebeca Gondim (@rebecagondim__) , Silvia Goes (@silvinha_goes)
Figurino: Agrinez Melo (@doceagri)
Confecção e costura: Ateliê da Trama no Ponto (@ateliedatramaaoponto)
Trilha sonora original: Synesthezk (@synesthezk) e Victor Nevares (@vnevares)
Iluminação: Natalie Revorêdo (@natalierevoredo)
Cenário e apoio: O grupo com apoio de Redemoinho da Ilha (@redemoinhodailha @sergioaltenkirch)
Fotografia: Vanessa Alcântara (@vaness.alcantara)
Assessoria de comunicação: Alcateia Comunicação e Cultura (Dea Almeida) (@alcateia.comunicacao)
Design gráfico: Nuvon Branding (@nuvonbranding)
Produção geral: Catarina Almanova

*SERVIÇO:*
“Céu Sangrando Tinta”
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Dias: 24 (sexta) e 25 de maio (sábado), 14 e 15 de junho
Hora: 20h (sexta) 19h (sábado)
Entrada gratuita
Classificação: 14 anos

Pernambucanos podem participar de workshop gratuito do Santander sobre como se proteger de golpes financeiros


O Prospera Santander Microfinanças, programa de microcrédito do Santander Brasil, irá promover nesta quinta-feira (16/5), às 18h, um workshop gratuito e online sobre como se proteger de golpes financeiros. A atividade será ministrada por Glaucia Petrecca, líder de antifraude do Santander.

A ação visa chamar a atenção para a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), criada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que acontece anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país. A inscrição pode ser efetuada no link https://forms.office.com/e/GHD3AzvtRt.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), projetou que 7,2 milhões de consumidores sofreram alguma fraude nos 12 meses anteriores à aplicação do levantamento (feito no final de julho e começo de agosto de 2023).

Começa amanhã (16) a FLIPF, a festa literária da vila a beira mar mais apaixonante do Nordeste



 A FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte começa no dia 16 de maio e até o dia 19, uma programação múltipla e diversificada estará à disposição do público, que vai entrar em contato com artistas, autores, contadores de histórias e suas obras. A partir do tema Dentro do mar tem rio - narrativas e memórias percorridas pelas águas, sub-temas nomeiam as mesas literárias e os debates, e norteiam todas as atividades programadas, que acontecem em diferentes espaços da vila, com acesso totalmente gratuito.
 
O Canto da Palavra, no espaço Baleia Jubarte, recebe Lívia Natália, no dia 18 de maio, às 15 horas, e Aleixo Belov, no dia 19 de maio, às 10h30. Lívia, baiana de Salvador, Iyalorixá da Matriz Ketu, poeta e professora associada de Teoria da Literatura na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolve pesquisas sobre Literaturas Negras, participa da mesa Nos signos, nos búzios, que propõe deslocar as águas do terreno da fé e da religiosidade, para a literatura e a poesia. Compartilha da mesa com a Lívia Natália, a escritora e astróloga paulista Júlia de Carvalho Hansen.
 
No domingo, o navegador Aleixo Belov (UA/BR) conta suas experiências na mesa Aventuras ao mar. Nascido em Merefa, no interior da Ucrânia, antigo território da União Soviética, em janeiro de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, Aleixo Belov deixou sua terra natal aos sete meses de idade nos braços de seus pais, Dimitri e Zinaida, juntamente com sua irmã Olga. Depois do período pós-guerra, a família do navegador saiu da Europa e chegou ao Brasil em 1949, sentindo-se acolhida em Salvador. Belov divide a mesa com José Truda Palazzo (RS/BA) e Neca Marcovaldi (RS/BA). Neste encontro, eles conversam sobre suas aventuras marítimas e as lições aprendidas no mar.
 
Lorena Ribeiro e Daniel Cesart (foto) integram a programação do espaço Multiverso FLIPF, dedicado aos jovens, que este ano fica localizado no Clube dos Pescadores. Ribeiro é soteropolitana, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É idealizadora do projeto Passos entre Linhas, que tem como foco a divulgação de autores da Bahia, principalmente autoras negras. Lorena Ribeiro participa da mesa A literatura é a casa da diversidade, e conversa com Sued Hosaná e Deko Lipe sobre como a diversidade literária expande horizontes e aumenta a tolerância.
 
Daniel Cesart está na mesa Quadrinhos e Afrofuturismo, dia 18 de maio, às 9 horas. Quadrinista formado em artes visuais, é co-criador do espetáculo Dança em Quadrinhos. Participou da coletânea Máquina Zero volumes 1 e 2, com histórias curtas; ilustrou o jogo de tabuleiro Livres, para a Sinergia Games, e fez artes para a Última Plataforma. Diagramou as HQs Paxuá e Paramim, Contos dos Orixás e Contos dos Orixás — O Rei do Fogo. Em 2023, lançou Estados Unidos da África, hq produzida em parceria com Anderson Shon, e atualmente produz a série de tirinhas "Cuscuz Surpresa", em parceria com a quadrinista Helô D'angelo. Cesart divide a mesa com o angolano Pau de Cabinda e o baiano Paulo Rogério.
 
A programação artística da FLIPF apresenta performances, shows e apresentações recheadas de lirismo, ludicidade e poesia. Na noite de abertura, participação do Sapiranga Sound com o poeta e griô Adauto Poeta, Dj Dudoo Caribe, Dj Reni Oliveira e VJ TMagoneh. No Canto da Palavra, a partir das 17h30.
 
A Rede de Livros recebe o Duo Ninho e o Sarau da Onça, nos dias 16 e 17 de maio, respectivamente. O Duo Ninho é o fruto da parceria entre os artistas Cândido e Talita Felício. Baseado num repertório repleto de canções que transmitem afeto e leveza, os intérpretes mergulham de cabeça na música nordestina e brasileira, buscando sempre explorar novas possibilidades em seu trabalho. O coletivo Sarau da Onça atua em Sussuarana (Novo Horizonte) há mais de 12 anos. O sarau nasceu da necessidade de contrapor as estatísticas e quebrar estereótipos, mostrando que a periferia é um polo de cultura e educação e vai além das notícias sensacionalistas, veiculadas por parte dos meios de comunicação.
 
O Ninho FLIPF recebe o show do PUMM - Por Um Mundo Melhor, dia 17 de maio, às 15 horas. O Grupo PUMM traz uma apresentação musical divertida, interativa e que faz a criançada pular e dançar ouvindo histórias! Com muitas cores e brincadeiras, é impossível não sorrir, seja adulto ou criança, todos se soltam no show do PUMM!
 
O Coreto - Praça da Música, recebe Rai Santana para uma contação de histórias com música; o Sarau das Escolas, com Música e Poesia apresentada pelos alunos das escolas municipais e estaduais da região; e a apresentação da Sinfônica Garcia D'Ávila, com participação do grupo Forte Swing.
 
No Palco Tamar, no Projeto Tamar, Marcos Clement e Igor Reis apresentam o show Canções afluentes, e contam com a participação especial de Cicinho de Assis, no dia 17 de maio, às 19h30. No sábado, dia 18/05, Ana Mametto apresenta O Mar de Caymmi, uma homenagem aos 110 anos de nascimento de Dorival Caymmi.
 
A quinta edição da FLIPF, a Festa Literária Internacional da Praia do Forte, acontece via Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Mata de São João e do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo, o patrocínio da Reviver, Bahiagás e Governo da Bahia, e realização da Trevo Produções, Gabiroba Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução.
 
 
*SERVIÇO*
5ª FLIPF - Festa Literária Internacional da Praia do Forte
Data: de 16 a 19 de maio (quinta a domingo)
Programação gratuita e espalhada pela vila de pescadores
Site: https://www.flipf.com.br/
Instagram: @flipfoficial
Ana Paula Prado (71) 98853-4654 / anapaulaprado68@outlook.com e Tatiane Freitas - Viva Comunicação (71) 99211-5722 / tatiane@interativaviva.com.br
 
Lei Federal de Incentivo a Cultura 
Livraria oficial: Livraria LDM
Apoio institucional: Projeto Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Associação São Francisco de Assis de Moradores e Pescadores da Praia do Forte, Fundação Garcia D’avila e Turisforte
Apoio: Prefeitura de Mata de São João e Governo da Bahia 
Patrocínio: Reviver, Bahiagás e Governo da Bahia
Realização: Gabiroba Cultural, Trevo Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução

Potencial econômico do Nordeste desperta interesse de empresários e governo belgas


Bruxelas (BEL) – O Nordeste e a Bélgica estão separados por mais de 8 mil quilômetros. No entanto, ambos compartilham interesses econômicos em comum, sendo alguns deles o investimento em infraestrutura e novos negócios que fortaleçam a agenda global da sustentabilidade. Estes e outros temas foram pauta do terceiro dia de compromissos da missão internacional brasileira na Europa nesta quarta-feira (15). A iniciativa foi coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em articulação com a embaixada brasileira na Bélgica e Consórcio Nordeste. A Sudene foi representada pelo superintendente Danilo Cabral. Na ocasião, o governo belga confirmou a vinda ao Brasil ainda este ano. 

“Foi uma agenda importante para inserirmos o Nordeste como parceiro estratégico para as empresas belgas que querem estabelecer negócios baseados na agenda global de sustentabilidade. Além da ótima recepção da comunidade empreendedora local, tivemos a oportunidade de mostrar o potencial sobretudo na área de infraestrutura, com o nosso potencial nas energias renováveis e os instrumentos financeiros oferecidos pela Sudene para atrair os empresários para a região”, comentou o gestor da autarquia. 

A boa relação histórica comercial entre o Nordeste e a Bélgica foi ressaltada pela Vice-Ministra e Presidente do Conselho de Administração do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Theodora Gentzis. “A importância do Nordeste para o meu país vem há mais de cem anos, na Bahia e em Pernambuco, com indústrias de construções metálicas para ferrovias. Temos presença de empresas nas áreas de infraestrutura e agricultura em vários outros lugares (da região). E claro, há o nosso interesse em hidrogênio e desenvolvimento de energia renovável no Ceará e no Piauí. Mas, há uma amizade, construída pelos nossos povos de empreendedores, industrialistas, pintores, músicos, estudantes e outros experts e moradores migrantes. Este é o cimento de nossa relação”, relatou a autoridade belga. 

O Governo Belga, através da ministra e da princesa Joséphine-Charlotte, confirmou a vinda de autoridades e empresário do país ao Brasil no segundo semestre deste ano. A pedido da presidente do Consórcio Nordeste, a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra, foi solicitado que uma visita ao Nordeste fosse realizada pelos estrangeiros. 

A agenda foi acompanhada por empresários belgas com atuação na área de indústria, com atuação na fabricação de equipamentos e produtos para setores como infraestrutura, indústria de transformação e agricultura. “O foco destas empresas foi o desenvolvimento de produtos e serviços para a cadeia do hidrogênio verde, como fornecedores. De maneira geral, apresentaram interesse em instalarem unidades industriais no Nordeste”, resumiu o coordenador de planos, programas e projetos da Sudene, Renato Arruda, que integrou a comitiva da instituição federal.

O próximo compromisso da missão brasileira na Europa será em Berlim, na Alemanha. Nos próximos dois dias, estão programadas a realização do seminário “Nordeste Brasileiro: oportunidades para investimento na indústria verde e transição energética” (tradução livre do inglês) e encontros com as Câmaras de Comércio no Exterior (AHK); Federação das Indústrias da Alemanha (BDI), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), e com a Iniciativa Internacional de Proteção Climática (IKI).

“Governo Lula não tem medido esforços”, diz Teresa Leitão sobre o socorro ao Rio Grande do Sul


A agilidade e o empenho do governo federal no socorro ao estado e à população do Rio Grande do Sul foram destacados no Senado nesta quarta, em pronunciamento da senadora Teresa Leitão (PT-PE). A parlamentar anunciou dados atualizados da Defesa Civil sobre os efeitos da tragédia climática no estado, se solidarizou com o povo que tem sofrido tantas perdas, e vaticinou: “é preciso recomeçar”.

No discurso em plenário, a senadora lembrou que o presidente Lula estava no Rio Grande do Sul (a terceira visita desde o início da enchente) para anunciar novas medidas. “Lula tem dito ao governador Eduardo Leite e a toda a população gaúcha que o Governo Federal não vai deixar de ajudar o povo do Rio Grande do Sul”. E arrematou: “ O Governo não tem medido esforços”.

Foi anunciada a destinação de mais de R$ 60 bilhões em resposta à catástrofe climática causada pelos temporais. "Também foram anunciadas medidas de apoio à segurança alimentar, abrigo e serviços de saúde primária, especializada e epidemiológica. Além de viabilizar parcelas extras do seguro-desemprego e do Sistema Único de Assistência Social”, enumerou.

Entre as novas ações estão o “vale reconstrução”, via pix, auxílio financeiro de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas, e a suspensão da cobrança da dívida do Rio Grande do Sul com a União por três anos, com taxa de juros zerada. Além disso, uma força-tarefa federal está atuando no socorro à população.

Teresa Leitão expressou preocupação com as perdas – de vidas, de bens, de segurança – enfrentadas agora por milhares de famílias gaúchas. Outra preocupação é a disseminação de fake news relacionadas à tragédia. Ela conclamou a identificação, processamento e punição dos responsáveis por espalhar informações falsas, que atrapalham o socorro e a adoção de medidas efetivas.

Prefeitura de Belo Jardim incentiva proteção do meio ambiente por meio do IPTU Verde


Belo Jardim dá mais um importante passo em direção à sustentabilidade com o IPTU Verde e a Prefeitura Municipal vem incentivar a população a contribuir com a preservação do meio ambiente enquanto recebem benefícios financeiros.

O IPTU Verde tem como objetivo fomentar práticas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente. A Lei nº 3.317/2020 em vigor contempla a concessão de incentivos fiscais no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis residenciais e não residenciais que adotarem medidas para estimular a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente. Os interessados serão beneficiados com redução no imposto a partir de 2025.

As medidas incentivadas incluem a instalação de sistemas de captação de água da chuva, reuso de água, aquecimento solar, energia solar fotovoltaica, construções com materiais sustentáveis, utilização de energia passiva, separação de resíduos sólidos, plantio de árvores e uso sustentável do solo.

O secretário de Meio Ambiente, Bruno Galvão, comentou que o objetivo da ação é ampliar a participação no programa. "Beneficiando mais pessoas, promovendo a conscientização ambiental e práticas sustentáveis, como o cultivo de árvores entre outras implementações de medidas ambientais em residências e estabelecimentos comerciais, vamos atingir o maior número de munícipes participantes".

E para tornar ainda mais fácil e acessível participar do IPTU Verde, a prefeitura dispõe do 'Disque Árvore'. Este serviço está à disposição da população para tirar dúvidas, receber sugestões e auxiliar no processo de inclusão no programa. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800 000 3640; pelo e-mail secretariameioambiente@belojardim.pe.gov.br, ou indo até a sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Parque Janelas para o Rio.

Rede Muda Mundo e Transforma Brasil envia caminhão com cerca de 35 toneladas de suprimentos para o Rio Grande Sul


Nesta quarta-feira, 15 de maio, uma significativa operação humanitária está em andamento, com a partida de um caminhão do Recife, carregado com cerca de 35 toneladas de suprimentos destinados ao município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A Cidade da região metropolitana de Porto Alegre passa pela terceira enchente desde 2023 — esta é de longe a pior delas. Esta ação solidária integra a campanha “SOS Rio Grande do Sul”, que visa oferecer assistência emergencial às áreas mais afetadas pela atual conjuntura. A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Rede Muda Mundo, através do Transforma Brasil, a rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma, evidenciando um esforço conjunto para fornecer apoio vital às comunidades em situação de vulnerabilidade. Entre os itens enviados estão alimentos, produtos de higiene e outros artigos essenciais, que se tornam imprescindíveis em momentos de crise.

Fábio Silva, CEO da Rede Muda Mundo, assumiu um papel ativo nesse empreendimento humanitário, desembarcando na tarde de ontem, dia 14 de maio, no Rio Grande do Sul. Sua presença na região tem como propósito coordenar eficazmente todas as etapas da campanha, desde a mobilização de recursos até a distribuição dos suprimentos às comunidades necessitadas. “Minha jornada humanitária me levou a testemunhar tragédias como Brumadinho, Petrópolis e enchentes no Nordeste, mas nada me preparou para a escala avassaladora do sofrimento que estou presenciando aqui no Rio Grande do Sul.

A ação ganha ainda mais urgência diante dos recentes números alarmantes divulgados, na última segunda-feira (13) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul: até o momento, foram registradas 147 mortes relacionadas ao desastre, com um saldo de 806 feridos. Além disso, mais de 538.245 mil pessoas encontram-se desalojadas, e 127 estão desaparecidas — outras 77.405 estão recolhidas em abrigos, evidenciando a magnitude da crise humanitária que assola o estado.

Segundo Fábio Silva, a campanha não apenas visa atenuar os impactos imediatos da situação atual, mas também visa estabelecer um ciclo de solidariedade e apoio contínuo às regiões afetadas por crises e desastres naturais. A união de esforços de diferentes entidades e ações coordenadas como esta evidenciam a importância e o potencial transformador da solidariedade em tempos de adversidade. “ Agradeço a todos que já se uniram a nós, mas ainda precisamos de mais apoio. Por isso, com toda minha sinceridade, peço: doe, participe, envolva-se. Não podemos deixar ninguém para trás! Só há uma certeza: juntos somos mais fortes”, completou o CEO da Rede Muda Mundo.

Encontro Potterhead celebra 27 anos do lançamento da saga Harry Potter


Em comemoração aos 27 anos do lançamento da saga Harry Potter, neste sábado, dia 18 de maio, a Livraria do Jardim se transformará em um mundo mágico onde bruxos e trouxas coexistem. No dia, a partir das 12h, o local receberá o Encontro Potterhead, um evento gratuito organizado pelo fã clube Potterando, que promete uma tarde recheada de atividades temáticas para celebrar a data.  

Na ocasião, a Livraria do Jardim estará com uma decoração especial, com direito a flâmulas e elementos icônicos do universo Harry Potter, a fim de proporcionar uma atmosfera mágica e imersiva. Diversos painéis estarão disponíveis para fotos e vídeos instagramáveis, como a Câmara Secreta, a Cabana do Hagrid, o campo de Quadribol, o Salão Principal e uma réplica da vassoura Nimbus 2000, para que os fãs possam capturar momentos inesquecíveis. 

Dentre os destaques da programação, está o Cofre de Nicolas Flamel, onde os participantes terão 30 segundos para descobrir o segredo da chave correta para abri-lo, quem conseguir ganhará brindes exclusivos. Além disso, haverá uma área reservada para o Chapéu Seletor que ficará disponível para que os fãs tirem fotos com os elementos de sua casa favorita de Hogwarts. 

Outra atividade interativa que também estará no local é a Capa da Invisibilidade, onde os visitantes poderão experimentar a sensação de ficar invisível com a capa oficial, idêntica à usada nos filmes. A atração estará disponível no valor de R$10 por pessoa ou grupo. Já para os fãs apaixonados por quadribol, haverá partidas que acontecerão no jardim numa estrutura de aros semelhante à dos filmes. 

Além disso, quem for no dia também poderá presenciar dois debates interativos que discutirão os 20 anos do filme "Prisioneiro de Azkaban" nos cinemas e a rotina de um estudante na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

O Encontro Potterhead promete ser um evento memorável para fãs de Harry Potter de todas as idades, proporcionando uma experiência única e mágica. É a oportunidade perfeita para conhecer outros entusiastas, reviver cenas icônicas dos livros e filmes, e mergulhar de cabeça no mundo encantado criado por J.K. Rowling. 

Sobre o Potterando: 

O Potterando é o maior fã clube de Harry Potter ativo no Brasil e na América Latina. Com 8 anos de existência, o grupo já realizou mais de 75 eventos, chegando a ter um público de mais de 8 mil pessoas.
 
*Serviço:*

Evento: Encontro Potterhead
Data: 18 de maio de 2024, das 12h às 18h 
Local: Livraria do Jardim, Avenida Manoel Borba, nº 292, Boa Vista, Recife 
Realização: Potterando 
Entrada: Gratuita

Camará Shopping reúne 300 bailarinas para espetáculo em homenagem ao Dia das Mães


Ainda em celebração ao mês do Dia das Mães, neste domingo, dia 19 de maio, o Camará Shopping será palco de uma apresentação especial. A partir das 16h, a Praça de Alimentação do piso L3 receberá 300 bailarinas, do projeto Ballet da Tina, para um espetáculo que promete ressaltar a beleza da dança e o vínculo único entre mães e filhas. 

O evento será dividido em 10 apresentações, cada uma composta por 30 alunas e suas respectivas mães que irão se apresentar ao lado de suas filhas. A ideia é proporcionar um momento inesquecível de cumplicidade e amor no palco, destacando a dedicação e o talento de cada dupla. 

Além de homenagear as mães, o espetáculo também busca fortalecer os laços familiares através da arte da dança, criando uma experiência emocionante, não só para elas, mas para todos os presentes. Assim, o público poderá vivenciar a magia e a alegria desse momento especial, celebrando o amor e a união entre mães e filhas de uma maneira única e inspiradora.

*Sobre o Ballet da Tina*

Fruto de uma parceria entre o Camará Shopping, a Prefeitura de Camaragibe e órgãos do município, o Ballet da Tina é um projeto social que tem como objetivo dar aulas de ballet gratuitas às crianças que moram na cidade. O espaço é um ambiente voltado à promoção da saúde e bem-estar para as crianças de Camaragibe e região através de uma metodologia lúdica e acessível. 


*Serviço:*

Evento: 300 bailarinas fazem apresentação em Homenagem ao Dia das Mães
Data: Domingo, 19 de maio
Horário: A partir das 16h
Entrada: Gratuita 
Local: Praça de Alimentação, piso L3, Camará Shopping 
Endereço: R. Manoel Honorato da Costa, 555 - Vila da Fábrica, Camaragibe - PE
Site: www.camarashopping.com.br

BNB recebe bancos de desenvolvimento da América Latina para definir agenda estratégica para os próximos anos


“Tenho plena convicção de que juntos construiremos um futuro melhor para os nossos países e para toda a região”. A declaração é do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara na abertura da 54ª Reunião Anual da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide), realizada na sede do BNB, em Fortaleza (CE). O encontro teve início nesta quarta-feira, 15, e segue até sexta-feira.

Paulo Câmara preside a edição da reunião e recebeu o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, o secretário-geral da Alide Edgardo Álvarez e o governador do Ceará, Elmano de Freitas na primeira sessão plenária do evento. 

“O tema central desta reunião, ‘O financiamento do desenvolvimento face aos atuais desafios globais’, é de extrema relevância para o momento que vivemos. Em um contexto internacional marcado por incertezas e instabilidades, torna-se ainda mais relevante que as instituições financeiras de desenvolvimento unam forças e busquem soluções inovadoras para superarmos os obstáculos e construirmos um futuro mais próspero para nossos povos”, afirmou o presidente do Banco do Nordeste.

Aloizio Mercadante apresentou o tema central do encontro e ressaltou a importância da Alide no combate às adversidades provocadas pelas alterações climáticas, na industrialização da região e descarbonização da agricultura. “Estamos diante de grandes transformações, em que os bancos de desenvolvimento cumprem e vão cumprir cada vez mais um papel destacado e decisivo na relação entre estado e mercado, por sua capacidade de formular políticas públicas e atuar em um cenário de desafios e oportunidades”, convocou.

O governador Elmano de Freitas destacou inciativas financiadas por bancos de desenvolvimento no Ceará, especialmente pelo Banco do Nordeste. “Esforços colaborativos são fundamentais para transformar incentivos em realidade. O desenvolvimento sustentável requer a participação de todos os setores. Há um povo lá fora sedento por justiça, por conviver com a natureza de maneira justa, equilibrada e com qualidade de vida”, declarou.

Painéis

A programação do primeiro dia de encontro contou com os painéis “Ampliando o financiamento sustentável na América Latina e no Caribe” e “Inclusão financeira das mulheres: bancos públicos de desenvolvimento como catalisadores”. Executivos de diversos países dialogaram sobre os temas e compartilharam boas práticas, na busca de soluções coletivas.

Outros assuntos abordados em painéis foram “Coalizão verde de bancos públicos de desenvolvimento para a região amazônica: desde Belém até Belém” e “Investimentos na América Latina: Desbloqueando oportunidades para a Índia”.

Reunião anual da Alide

Mais de 250 pessoas de 26 países estão participando da reunião anual da Alide, que segue até sexta-feira, dia 17. A programação completa está disponível no site do encontro. O evento anual está em sua 54ª edição e é uma iniciativa da Alide, com apoio do BNB, BNDES, Governo do Ceará e Entrepay.

Imprensa BNB

Neoenergia concede até 90% de desconto em contas de energia atrasadas até a próxima segunda-feira (20)


Os consumidores da Neoenergia Pernambuco têm até a próxima segunda-feira (20) para negociar os débitos referentes a faturas de energia com até 90% de desconto e/ou parcelar a dívida em até 60 vezes. As condições estão sendo oferecidas aos clientes que atendem aos pré-requisitos do programa Desenrola Brasil, do Governo Federal, que terá fim no próximo dia 20. Esta será a última oportunidade para os pernambucanos aproveitarem as condições e benefícios oferecidos pelo programa.

Podem participar da negociação as pessoas que possuem renda de até dois salários-mínimos ou inscritas no CadÚnico, e que possuem débito negativado entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022. Poderá ser negociado até R$5 mil por devedor, considerando o somatório das dívidas financiadas. O consumidor terá a possibilidade de parcelar o débito em até cinco anos, sem necessidade de entrada, e com o vencimento da primeira parcela 30 dias após a efetivação da negociação.

Todo o processo de negociação deve ser realizado digitalmente, por meio do site desenrola܂gov܂br. Os clientes devem ter cadastro na plataforma GOV܂BR e possuir uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro. A conta é gratuita e necessária para comprovar a identidade do cidadão.

As negociações do Desenrola também estão sendo oferecidas pela Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Brasília (DF) e Neoenergia Elektro (SP).

*Não está no Desenrola?*

Clientes da Neoenergia que não se encaixam no perfil do programa poderão parcelar seus débitos em até 21x no cartão de crédito.

Para participar, basta acessar o site da Neoenergia Pernambuco (www.neoenergia.com).

A exposição coletiva “ Elas Pintam o 7” chega a sua 10ª edição no gabinete da vice-prefeitura do Recife


A mostra coletiva “Elas Pintam o 7” promovida pela vice-prefeita Isabella de Roldão, chega a sua 10ª edição celebrando o pioneirismo feminino na arte e dando visibilidade às contribuições significativas que as mulheres têm feito ao longo da história nas artes plásticas.

A nova temporada foi inaugurada nesta terça-feira (15), no gabinete da vice prefeitura do Recife. O projeto, que nasceu do desejo de abrir as janelas da arte produzida por mulheres pernambucanas, tem o objetivo de incentivar o debate sobre a pluralidade das existências femininas e seu papel na sociedade.

”Situar e visibilizar o trabalho feminino dentro das lutas históricas é essencial para reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres em todos os aspectos da nossa sociedade. A arte é um meio poderoso para transmitir essas mensagens e inspirar mudanças positivas. Com isso, estamos pintando um cenário de mais igualdade no Recife”, pontua a vice-prefeita Isabella de Roldão.

Todas as mostras têm a curadoria da artista plástica Ana Veloso, responsável pela seleção das artistas e das obras. “Essas exposições vão muito além de apresentar a riqueza de nossa produção feminina. Elas dizem também do reconhecimento dos  espaços para discutir questões fundamentais sobre a experiência feminina e desafiar normas culturais e sociais antiquadas”, ressalta Ana.

A cada três meses, um novo grupo de artistas ocupa as paredes do gabinete da vice-prefeita. Esta edição traz nomes como Ana Santiago, Delly Figueiredo, Irani Garbuglio , Kataryna Just , Marília  Didier, Sílvia Pantano e Inalda Xavier (em memória).

Senac Porto Digital oferece curso de UX DesignFormação tem início agora em maio, com carga horária de 36h



Estão abertas as inscrições para o curso de User Experience & Research, Arquitetura da Informação na unidade do Senac no Porto Digital, no Bairro do Recife. O curso será realizado de 27 de maio a 11 de junho, das 14h às 17h, possuindo a carga horária de 36 horas. As inscrições podem ser realizadas através do site www.pe.senac.br/cursos-2/.

Com o alto consumo tecnológico, o design e o planejamento para o manuseio do usuário estão cada vez mais ganhando destaque para quem trabalha ou almeja iniciar com atividades do fluxo de Experiência do Usuário (UX). O curso oferece uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional que amplia suas chances de inserção no mercado de trabalho, ensinando a desenvolver ações direcionadas para aprimorar a experiência dos usuários que interagem com o produto e o serviço especializado.

O curso do Senac é destinado aos estudantes e profissionais que desejam iniciar uma carreira em UX. A formação é voltada a designers e programadores de diversas plataformas: mobile, web, desktop e atuação na área de TI, entre outros. Ao concluir a formação de UX Design, os alunos estarão aptos a desenvolver soluções para a interação dos usuários, resolvendo problemas de experiências digitais que sejam intuitivas, trazendo soluções eficientes e agradáveis para estes usuários. O Senac Porto Digital fica na Rua do Apolo, 235, no Bairro do Recife. Mais informações através dos telefones (81) 3413-5829 / 5830 / 5831 / 5832.

SERVIÇO
Curso de User Experience & Research, Arquitetura da Informação
Quando: 27 de maio a 11 de abril
Local: Senac Porto Digital
Endereço: Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife
Investimento: 6x de R$ 66,67no cartão de crédito
Inscrições: https://www.pe.senac.br/cursos-2/
Mais informações: (81) 3413-5829 / 5830 / 5831 / 5832
Secretaria do curso: secretariacetii@pe.senac.br

Noronha realiza 2° Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza, nesta quinta-feira (16), o 2º Fórum de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento vai acontecer no auditório da Escola Arquipélago, das 14h30 às 20h.

O encontro é direcionado ao Conselho Distrital de Assistência Social (Casde), Conselho Tutelar, representantes de organizações da sociedade civil, segurança pública, Judiciário, entre outros. Também irão participar as superintendências de Turismo, Cultura e Esportes; Educação; Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, e a Jurídica.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Noronha, Nayara Leite, o objetivo do 2º Fórum é promover diálogo na busca de estratégias para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes no distrito.

“O encontro terá o intuito primordial de incentivar a sociedade a debater sobre o tema, dando maior enfoque à participação de crianças e adolescentes, para que conheçam seus direitos e tenham voz, pois ouvir é dedicar atenção, acolher o indivíduo, e dar espaço para a fala e para o protagonismo”, disse Nayara.

A data do fórum foi escolhida em alusão ao Maio Laranja, mês considerado referência em combate ao assunto. Tendo em vista a importância da causa, a equipe da superintendência da ilha preparou uma programação que inclui diálogo sobre o tema e a importância do trabalho preventivo, além de palestras.

Imprensa FN