segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral. O melhor mesmo para limpar a água das impurezas é o bom e velho filtro de barro.
Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).
Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.
Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.
O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.
Ainda de acordo com o livro de pesquisas, o consumidor precisa ficar alerta na hora de comprar esse tipo de produto, pois há tecnologias lançadas que não são eficientes e permitem a passagem de elementos perigosos para a saúde.
Portal Pragmatismo Político

Sétima Arte com Bruno Felipe: O Lobo de Wall Street

Iniciando a maratona para o Oscar 2014: “O LOBO DE WALL STREET” (“The Wolf of Wall Sreet”)

Indicações: Melhor Filme; Diretor (Martin Scorsese); Ator (Leonardo DiCaprio); Ator Coadjuvante (Jonah Hill); Roteiro Adaptado (John Ridley).

Em 2012, uma obra de arte chamada “A Invenção de Hugo Cabret” conquistou cinco (cinco!) Oscars. Certo, foram todos prêmios técnicos, mas não deixa de ser Oscar. “Hugo” é um filme muito bom. Delicado e com uma tensão/ação crescente no decorrer do filme. Sem falar que é uma história extremamente boa.

Voltando um pouco no tempo, trazemos a mente filmes como “A Ilha do Medo”, “Os Infiltrados”, “O Aviador”. Semelhança entre esses filmes? Todos dirigidos por um cara de cabelos brancos e óculos grandes. Martin Scorsese. Um filme completamente diferente do outro. Terror (um bom filme de terror, o que é muito – muito mesmo – difícil de acontecer), ação, biografia...

Aí, o cara pensa: “Não é possível que Scorsese consiga criar algo bom depois disso tudo”. E a negativa para essa afirmação é “O lobo de Wall Street”. Para ficar melhor, adicione o adjetivo “espetacular” antes do nome do filme, por que é isso que ele é.

Martin é especialista em transformar uma história que seria chata, se contada por qualquer um, em uma boa história. E é isso que ele faz, novamente, em “O lobo de Wall Street”. Ele pega uma história real, que teve várias vítimas e que seria chata se você fosse ler no Wikipédia ou se você visse numa reportagem do ‘Domingo Espetacular’, em uma comédia, no mínimo, brilhante.

Não é uma comédia estilo Adam Sandler. Não. É uma comédia boa, que faz rir, e com uma história bem contada e boa. Outra coisa: a facilidade que ele tem de transformar o longo de comédia e em drama é inacraditável. O drama vai vindo aos poucos. Afinal, o filme é bem longo (pouco mais de três horas de duração).

Ou seja, é um bom filme e tem uma boa direção. Se o filme é isso tudo, claro que o roteiro (adaptado) é bom. Vamos aos atores.

Uma pessoa que assiste um filme qualquer com Leonardo DiCaprio pensa: “Caramba, essa é a melhor atuação dele”. Uma semana depois, essa mesma pessoa assiste a outro filme com DiCaprio: “Não, essa que é a melhor atuação dele”. E assim vai. Leonardo DiCaprio está cada vez melhor. Impressionante. Ela faz tudo muito bem.

As gravações para “O lobo...” foi feita pouco tempo depois de terminar as filmagens de “Django Livre” (a ideia de lançar “O lobo...” no final de 2013, nos EUA, foi justamente para deixar o filme “vivo” na memória dos eleitores do Oscar). Ou seja, Leonardo saiu do vilão Calvin J. Candie, de “Django”, para interpretar Jordan Belfort numa facilidade incrível. E são dois personagens totalmente diferentes. Um camaleão.

Parece que, finalmente, a Acadademia dará um Oscar a Leonardo DiCaprio.

E na categoria melhor ator coadjuvante está concorrendo, pelo filme, Jonah Hill. Ele também está muito bem no filme. As pricinpais cenas de humor do filme são protagonizadas por DiCaprio e ele. Hill é novo nome para os filmes das comédias americanas. Está em quase todos filmes bons do gênero. E “O Lobo...” é, certemente, seu principal filme. Para ele, receber o prêmio é um pouco mais difícil, mas ser indicado já é muito gratificante (e blá-blá-blá).

O filme ainda conta com boas participações da linda(!) Margot Robbie, como Naomi Lapaglia, e Matthew McConaughey, como Mark Hanna.

Treinador de homens-bomba explode turma por engano

BAGDÁ - Um grupo de extremistas sunitas que assistiam a uma aula de treinamento para atentados suicidas em um acampamento ao norte de Bagdá foi morto na segunda-feira quando seu comandante involuntariamente realizou uma demonstração com um cinto que estava cheio de explosivos, contaram funcionários do Exército e da polícia iraquiana.

Os combatentes pertenciam a um grupo conhecido como o Estado Islâmico do Iraque e da Síria, ou Isis, que luta na província de Anbar contra o Exército iraquiano, dominado por xiitas. Mas eles também estão ligados a ataques a bomba em outros lugares.

Vinte e dois membros do Isis foram mortos e 15 ficaram feridos na explosão no acampamento, que está em uma área de plantações no nordeste da cidade de Samarra, afirmaram as autoridades policiais e do Exército. Armazéns de explosivos e armas pesadas também ficavam nesse acampamento, segundo os funcionários. Oito militantes foram presos quando tentavam fugir.

O homem que estava conduzindo o treinamento não foi identificado pelo nome, mas foi descrito por um oficial do Exército iraquiano como um recrutador prolífico, que foi “capaz de matar os bandidos de uma vez”.

No início deste mês, militantes do Isis invadiram a cidade de Fallujah e a vizinha Ramadi, ambas na província de Anbar, com armamento pesado, assumindo o controle de vias de acesso e escritórios de autoridades locais.

Desde então, forças de segurança locais e tribais reestabeleceram o controle em Ramadi.
Mas o Iraque está desenvolvendo um plano, com a ajuda dos Estados Unidos, que faria tribos sunitas assumirem a liderança na luta contra o Isis em Fallujah com apoio do Exército iraquiano, um alto funcionário do Departamento de Estado disse ao Congresso na semana passada.

A fonte, o funcionário Brett McGurk, afirmou que o Isis tinha cerca de dois mil combatentes no Iraque, e que seu objetivo a longo prazo era estabelecer uma base de operações em Bagdá, liderada por Abu Bakr al-Baghdadi, que foi classificado como terrorista global pelo Departamento de Estado.

Jornal O Globo

Afeganistão: novas leis proíbem que se denunciem abusos contra mulheres e meninas

Uma alteração em lei no Afeganistão vai proibir que mulheres denunciem homens por abusos sexuais. A mudança no Código Penal vai impedir que qualquer mulher deponha contra um parente que tenha abusado sexualmente dela. Ativistas consideram que a lei é um retrocesso na luta contra a violência de gênero no Afeganistão.
A mudança do Código Penal já foi aprovada pelo parlamento e aguarda a assinatura do presidente, Hamid Karzai. Em entrevista ao The Guardian, a ativista Manizha Naderi, do grupo Women for Afghan Women, declarou que a nova lei fará “com que seja impossível julgar casos de violência contra as mulheres, as pessoas mais vulneráveis não vão conseguir”.
De acordo com o texto da lei, casos como o de Sahar Gul, de  15 anos, que ficou acorrentada pelos sogros no porão, passando fome e sofrendo agressões, porque se recusou a se prostituir, não poderão mais ser registrados no Ministério Público. Além disso, os assassinatos cometidos por pais e irmãos que considerarem o comportamento de uma mulher negativo, o casamento forçado, venda de meninas, não serão mais punidos.
Revista Forum

Cubano do Mais Médicos abandona programa e afirma ter viajado para os EUA

Um médico cubano que atuava no Brasil pelo programa Mais Médicos deixou o País e viajou para os Estados Unidos, em um novo caso de deserção de profissionais trazidos da ilha caribenha. Ortelio Jaime Guerra, que atendia na cidade de Pariquera-Açu (SP), publicou uma mensagem em seu perfil no Facebook em que diz ter passado algumas noites na capital paulista antes de viajar para os Estados Unidos. 

“Meus amigos de Pariquera-Açu, eu preciso que vocês conheçam que tive que ir embora de lá sem falar isso pra ninguém por questões de segurança. Essa foto foi de uma das minhas últimas noites em São Paulo, mas agora já fico nos Estados Unidos. Estou muito agradecido por toda sua bondade, e seu amor, prometo que vou voltar um dia pra ver vocês, e sempre ficaram no meu coração”, afirmou o cubano em uma publicação na rede social.
A publicação em que afirma que deixou o Brasil para se encaminhar ao Estados Unidos é do dia 2 de fevereiro, dia que, segundo Ortelio, foi uma “de suas últimas noites emSão Paulo”. Não há informação oficial, porém, sobre se e quando o médico deixou o País e chegou aos Estados Unidos.
secretário de Saúde de Pariquera-Acu, Willian Rodrigo Virgínio de Souza, confirmou que o cubano abandonou o programa, mas afirmou que os detalhes sobre o caso serão repassados pelo Ministério da Saúde. A pasta confirmou que foi notificada sobre a saída do profissional, e afirmou que Ortelio chegou ao Brasil em novembro, no segundo ciclo do Mais Médicos, e que foi encaminhado ao interior de São Paulo em meados de dezembro de 2013. O ministério espera a oficialização da saída do cubano para encaminhar um substituto para seu posto.
Portal Terra

RJ: caseiro confundido com assaltante é linchado em São Gonçalo

Confundido com um ladrão de celular, o caseiro Marco Antônio Corrêa Vicente, de 19 anos, foi a quarta vítima de linchamentos em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, nos últimos seis meses. Pelo menos mais quatro pessoas foram espancadas em ruas da cidade no mesmo período, mas conseguiram sobreviver. O corpo do jovem, surrado por dezenas de pessoas até a morte na manhã dessa terça-feira, no Jardim Catarina Novo, foi enterrado na quarta-feira à tarde no Cemitério São Miguel.
A barbárie em série, desencadeada pelo desejo de buscar a justiça com as próprias mãos, revolta parentes das vítimas e é motivo de preocupação para autoridades e especialistas em segurança. Dos oito casos de violência, pelo menos cinco envolveriam inocentes.
Os pais de Marco Antônio demonstraram perplexidade. "Meu filho seguia para o trabalho de bicicleta, quando alguém teria gritado que ele era o rapaz que vinha roubando celulares de estudantes na área. Foi o suficiente para um grupo cercar e bater nele covardemente até a morte. Ainda levaram a bicicleta, que pertencia a um amigo", lamentou o pai de Marco Antônio, o ajudante de obras Marco Antônio da Conceição Vicente, 42.
Segundo testemunhas, moradores da Rua Tambacuris atacaram o rapaz com chutes, socos, pedras e paus. Ele ainda teve o braço esquerdo quebrado e foi enforcado com fios de energiaelétrica.
Nessa quarta-feira, agentes da 74ª DP (Alcântara) tentaram localizar os assassinos. O delegado-adjunto Luciano Coelho afirmou que a polícia repudia esse tipo de ação e que os criminosos serão indiciados por homicídio qualificado, cuja pena varia de 12 a 30 anos de prisão.
Mãe: "Nada justifica essa selvageria"
Indignada, a mãe de Marco Antônio, Zuleica Corrêa, 38 anos, que é separada de Marco Antônio Corrêa, contou que o filho tinha ido morar com a avó, Iraci, 65, que é cega e diabética. "Ele não queria deixá-la sozinha", disse, chorando, Zuleica, ao ressaltar que há alguns anos o filho tinha ido parar na delegacia por conta de uma bebedeira com amigos. "Mesmo que ele tivesse envolvimento com crimes, nada justificaria essa selvageria", completou.
Para a irmã, Renata Corrêa, 22, ficará a lembrança de um rapaz honesto, brincalhão e preocupado com a família. "Todos que o conheciam, gostavam dele. Cometeram uma atrocidade e queremos justiça", afirmou.
PM salva homem preso em poste
A lei do 'olho por olho, dente por dente' também vitimou outro suposto inocente: confundido com um estuprador, Mário Isidoro de Salles, 42 anos, foi capturado por cerca de 50 pessoas no bairro Mutuá, no dia 2. Amarrado a um poste, recebeu chutes e pontapés por todo o corpo. Mas foi salvo por policiais do 7º BPM (São Gonçalo) que passavam pelo local na hora. Na delegacia, mais tarde, não foi reconhecido por nenhuma vítima e acabou liberado.
A mesma sorte não teve o deficiente mental Luiz Carlos Teixeira de Aguiar, 48. Acusado também de ser estuprador, foi morto a pauladas por moradores de Tribobó no dia 19 de março. O corpo, nu, foi arrastado por 200 metros pela Rua Dalva Raposo. Um cartaz no pescoço dizia: "Estuprador. Deu mole, safado!".
Alerta para as autoridades: crimes sugerem insatisfação popular
Para a socióloga Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, os linchamentos em São Gonçalo, que fica a 20 km do Rio, são alerta para autoridades em segurança pública.
"É preciso entender a dinâmica desse tipo extremo de reação. Geralmente, essas atitudes grotescas estão relacionadas a uma profunda insatisfação da comunidade com a questão da impunidade. Essa prática abominável assustou São Paulo na década de 70", explicou.
Especialista em Sociologia Urbana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Dário de Souza comparou a sequência de linchamentos às ações dos xerifes do velho oeste americano. "Os xerifes percorriam os lugares mais distantes, promovendo sentenças imediatas, com execuções sumárias e sem julgamento, com o propósito de satisfazer a população. Parece que os acontecimentos de São Gonçalo estão relacionados também à busca de justiça por moradores que se acham ameaçados de alguma forma. Boa parte não acredita mais nas instituições, na polícia ou na Justiça, como forma de solucionar seus medos. Isso é muito perigoso", advertiu.
O comandante do 7º BPM, coronel Roberto Gil, não comentou o assunto porque, segundo a assessoria, estava em reunião durante a tarde.
Portal Terra

Banda Oficial de Reginaldo Rossi comemora aniversário de nascimento do cantor no Manhattan

 O Manhattan Café Theatro, em homenagem ao aniversário do eterno Rei do Brega Reginaldo Rossi, preparou uma grande homenagem ao cantor, com uma série de shows no palco da casa, que acontecem nos dias 14, 15 e 16 (sexta, sábado e domingo), com os músicos que acompanharam o artista em sua trajetória, e que vão continuar a carreira, agora com a banda The Rossi, além da participação de alguns covers de  Reginaldo. Rossi, se estivesse vivo, completaria 71 anos na próxima sexta-feira, dia 14 de fevereiro.
            Os shows acontecem a partir das 21h, exceto o show de domingo, dia 16, que será um almoço/show, com a refeição já inclusa no valor do ingresso, a partir do meio-dia. Esta será a primeira apresentação com a nova formação do grupo. O Manhattan foi o último local que Reginaldo se apresentou, em novembro do ano passado e, será o primeiro a prestar um tributo ao artista. A abertura da casa, como de costume, fica a cargo dos Garçons Cantores. O couvert artístico individual custa, para cada dia, a partir de R$ 80.  As mesas são comercializadas para, no mínimo, quatro pessoas. O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE. Mais informações pelo fone (81) 3325 – 3372.

Ney Matogrosso e Caetano Veloso se beijam em prévia carnavalesca na Bahia. E o pernambucano Otto estava na festa.

O pernambucano Otto e os veteranos Ney Matogrosso e Caetano Veloso estavam empolgados no último sábado (8). Os cantores se apresentaram no evento Pipoca Moderna, comandado por Marcia Castro, no Clube Fantoches, em Salvador. Otto tentou fazer um pequeno striptease mostrando a barriga, enquanto segurava a calça folgada que caia o tempo todo. Enquanto isso, Caetano e Ney selaram a amizade com um beijão em cima do palco. E tem gente que ainda afirma que a arte imita a vida.

Com informações do Blog Social 1

Morre ex-vedete Virgínia Lane

A ex-vedete Virgínia Lane morreu nesta segunda-feira (10) aos 93 anos em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. De acordo com o Hospital São Camilo da região, a atriz teve falência múltipla de órgãos. 
Virgínia foi internada no dia 2 de fevereiro com infecção urinária. Ainda segundo informações do hospital, o estado de saúde dela piorou n o último dia 6. 
Ainda não foram divulgados local e horário do velório/enterro de Virgínia.
Carreira
Virgínia Lane nasceu em 1920, no Rio de Janeiro. Com 15 anos, ela já estava no teatro, no Cassino da Urca. Ao fazer 18 anos, ela atuava no cinema. No total, ela fez 37 filmes e dezenas de peças de teatro.
Como cantora, Virgínia lançou seu primeiro disco pela Continental em 1946 com a marcha "Maria Rosa" e o samba "Amei Demais". Em 1948, ela apareceu como vedete na revista "Um Milhão de Mulheres", no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. A partir daí, teve a marca vedete registrada pelo presidente Getúlio Vargas. Ele deu a Lane o título de "A Vedete do Brasil". De acordo com entrevistas dada por ela na época, ela e o ex-presidente tiveram um relacionamento de dez anos.
A atriz foi pioneira ao levar o Teatro de Revista para a televisão no programa Espetáculos Tonelux, na TV Tupi carioca.
Já no cinema, Virgínia participou de filmes como Laranja da China (1940), de Ruy Costa, e Carnaval no Fogo (1949), de Watson Macedo. Participou também de várias comédias carnavalescas cantando seus sucessos e contracenando com Oscarito, Grande Otelo e Zé Trindade.
Recentemente, Virgínia também participou de novelas na Rede Globo. Em 2005, ela fez parte do elenco de "Belíssima" ao lado de outras vedetes como: Carmem Verônica, Íris Bruzzi, Ester Tarcitano, Lady Hilda, Teresa Costello, Dorinha Duval, Anilza Leoni, Rosinda Rosa, Lia Mara, entre outras.
Portal UOL

Cinegrafista atingido por rojão morre em hospital no Rio de Janeiro

O cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, atingido na cabeça por um rojão durante a cobertura de um protesto contra o aumento do preço do ônibus no Centro do Rio de Janeiro, teve morte cerebral nesta segunda-feira. A morte encefálica foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no início da tarde e diagnosticada pela equipe de neurocirurgia do Hospital Municipal Souza Aguiar, onde ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva desde a noite de quinta-feira.
"A pedido da família, a SMS torna público o agradecimento a todos os que torceram pelo seu restabelecimento e que, num ato de solidariedade, atenderam ao chamado para doar sangue ao Hemorio", informou, em nota, a secretaria.Após saber da notícia, a família prontamente informou que iria doar os órgãos de Santiago.
O tatuador Fábio Raposo confessou à polícia ter participado da explosão do rojão que atingiu o cinegrafista da TV Bandeirantes. Ele foi preso na manhã de domingo em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça. O cinegrafista cobria uma manifestação na Central do Brasil contra o aumento dapassagem de ônibus de R$ 2,75 para R$ 3, que começou a vigorar no sábado no Rio de Janeiro, e acabou ferido por uma bomba identificada pela polícia como sendo do tipo rojão de vara.
O delegado Maurício Luciano, titular da 17ª Delegacia de Polícia e responsável pelas investigações, disse que Fábio já foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado e crime de explosão e que a pena pode chegar a 35 anos de reclusão caso o cinegrafista não resistisse aos ferimentos. Santiago Andrade teve afundamento do crânio, perdeu parte da orelha esquerda e foi submetido a uma cirurgia logo após ser levado para o Hospital Souza Aguiar, onde estava em coma induzido até ser constatada sua morte.
NOTA OFICIAL - A TV Bandeirantes divulgou uma nota sobre a morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade. O profissional da imprensa foi atingido por um rojão durante um protesto contra o aumento das passagens no Rio de Janeiro. Leia a nota:

São Paulo, 10 de fevereiro de 2014 - A tragédia que envolve a morte do cinegrafista Santiago Andrade – e que nos deixa arrasados diante da perda de um companheiro querido – é mais uma evidência de que a desordem está imperando nas ruas de nossas cidades. O desvairado que soltou a bomba assassina é um exemplar conhecido de baderneiro, como tantos que vêm espalhando o terror, infiltrados entre manifestantes. A força de reação que encontram não tem sido suficiente para intimidá-los. Pelo contrário, estão cada vez mais ousados e seguros nas suas ações violentas. A Band vai acompanhar e exigir, passo a passo, as investigações, o processo e a condenação desse assassino e de seu grupo. E, ao fazer isso, estará solidária não só com a família de Santiago Andrade. Mas com toda a família brasileira, que já não suporta viver cercada de tantas e variadas ameaças, sentindo-se numa terra de ninguém.
Portal Terra