segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Pedro Campos: “Câmara, Senado e Governo Federal estão alinhados pelo desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo”


NOVA IORQUE - O primeiro dia da comitiva da Presidência da República em Nova Iorque foi marcado pelo evento _Brasil em foco: mais verde e mais comprometimento com a sustentabilidade_, realizado na sede da Bolsa de Valores de Nova Iorque. A iniciativa, realizada pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com o governo brasileiro, reuniu representantes empresariais e governamentais do Brasil e dos Estados Unidos, investidores, fundos de investimentos e outros atores do setor financeiro.

O deputado federal Pedro Campos integra a comitiva oficial e ressalta a importância de atores políticos, econômicos e sociais estarem comprometidos com as pautas ambientalistas. “O nosso país reocupa o seu posto de protagonistas nas discussões ambientais no cenário internacional. Em nosso país, Câmara, Senado e Governo Federal estão alinhados pelo desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo”, afirmou. 

A programação do evento contou com o painel _A Transformação Ecológica - O Brasil e o Mundo_, que debateu as oportunidades de negócios e de investimentos, e os desafios para a transformação ecológica do Brasil, ressaltando o papel estratégico que o país desempenha no cenário global.

_A Descarbonização e Transição Energética - Oportunidades e Desafios_ também foi tema de painel no evento, que discutiu o papel do planejamento, do financiamento e da infraestrutura na atração de investimentos para a descarbonização e a transição energética.

Amanhã (19), a comitiva brasileira inicia sua participação na 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que nesta edição tem como temática _Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade_. “O Brasil chega na Assembleia Geral unido pelo desenvolvimento verde, amarelo e azul. Verde, representando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente; amarelo, da geração e da distribuição de riquezas, principalmente para aqueles que mais precisam; e o azul celeste dos nossos valores do humanismo, da dignidade da pessoa humana, da inclusão e da diversidade” explicou. 

COMBUSTÍVEIS DO FUTURO - No último dia 14, o presidente Lula assinou o projeto de lei que pretende viabilizar o Programa Combustíveis do Futuro. A iniciativa, que irá fortalecer a bioeconomia nacional e promover a mobilidade sustentável de baixo carbono, foi encaminhada ao Congresso Nacional. “O Brasil será protagonista mundial na produção de combustíveis com baixa emissão de carbono e no desenvolvimento de tecnologia com etanol, com hidrogênio verde, biodiesel, entre outros”, afirmou.

O parlamentar, que é coordenador de Energias Renováveis da Frente Parlamentar Ambientalista, ressalta que o processo de descarbonização representa o impulsionamento de um novo ciclo de crescimento do país. “A bioeconomia vem atrelada a muitos ganhos sociais e econômicos, com a geração de emprego e renda decorrentes de uma neoindustrialização verde, com a implantação de empreendimentos e processos produtivos sustentáveis”, afirmou.

Fecomércio Pernambuco realiza Websérie sobre Empreendedorismo Inspirador

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), através do Instituto Fecomércio PE, dá continuidade à realização de Webséries, em parceria com o Sebrae Pernambuco, para a discussão de temas relevantes para a sociedade e para os empresários e microempreendedores locais. Desta vez, o tema será "Histórias Empreendedoras que Inspiram" e acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro, sempre das 19h às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da Federação (www.youtube.com/FecomércioPernambuco). Entre os convidados estão os empreendedores Maria dos Prazeres, da Delícia da Prazeres; Marcelo Wanderley, da Barbearia Trois; e Gabriel Oliveira, do Recife Ordinário. 

Segundo Ricardo Santos, superintendente do Instituto Fecomércio PE, a ação é destinada a toda população, em especial à parcela que busca empreender, ou já empreende, e que busca se inspirar em histórias de superação e com dicas valiosas de como conseguir enfrentar as dificuldades do mercado. “A Websérie mergulhará nas trajetórias inspiradoras de empreendedores notáveis. Conheceremos a história de dedicação e superação de Maria dos Prazeres, que transformou um pequeno negócio em uma empresa próspera com mais de 30 funcionários, do empresário Marcelo Wanderley, fundador da Trois Barbearia, que transformou sua barbearia em referência no Brasil e na América Latina e do fenômeno digital ‘Recife Ordinário’ e sua jornada de informação, cultura e humor, liderada pelos irmãos Gabriel e Rafael Oliveira", afirma Ricardo Santos. 

HISTÓRIAS DE SUCESSO EMPREENDEDOR - Durante três dias, a Websérie apresentará inspiradoras histórias de empreendedores que superaram desafios e conquistaram o sucesso. Na terça-feira (26), Dona Maria dos Prazeres, uma empreendedora que transformou uma pequena empresa em um negócio próspero, começando com a venda de empadinhas e expandindo para atender padarias e escolas falará sobre “Uma história de dedicação e conquistas”. Na quarta-feira (27), será a vez do Marcelo Wanderley, fundador da Trois Barbearia, falar sobre “Como estar entre as 10 melhores barbearias da América Latina” e a sua trajetória como empreendedor com a sua empresa conquistando reconhecimento, e sendo considerada uma das 10 Melhores Barbearias da América Latina em 2017 e, posteriormente, uma das 10 Melhores do Brasil em 2022.

Já na quinta-feira (28), Gabriel Oliveira, do Recife Ordinário, encerra a Websérie falando sobre “Recife Ordinário e sua jornada de informação, cultura e humor”, mostrando ao público todo o percurso de sucesso da sua página dedicada exclusivamente à cidade, que se tornou a maior do Brasil em assuntos regionais. Com mais de um milhão e setecentos mil seguidores, a Recife Ordinário encabeça o trio de grandes páginas regionais, seguida das também nordestinas Fortaleza Ordinária e Maceió Ordinário. Oliveira atualmente coordena uma equipe formada por 23 integrantes entre designers, produtores de audiovisual, historiadores, jornalistas e vários outros profissionais. “A brincadeira é levada a sério. Temos uma média de 6 posts diariamente no feed, além da equipe dedicada exclusivamente aos stories e ao Twitter. Não podemos deixar de produzir conteúdo de qualidade para nosso público”, explica o publicitário. 

Serviço

Websérie - Histórias Empreendedoras que Inspiram

Temas: "Uma história de dedicação e conquistas - Maria dos Prazeres", "Como estar entre as 10 melhores barbearias da América Latina - Marcelo Wanderley” e “Recife Ordinário e sua jornada de informação, cultura e humor - Gabriel Oliveira”. 

Data: 26, 27 e 28/09 

Horário: das 19h às 20h 

Transmissão: www.youtube.com/FecomércioPernambuco 

 

Direito do Consumidor é tema de congresso no Recife promovido por diversas entidades pernambucanas


Neste mês de Setembro, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), uma das legislações mais avançadas do mundo na garantia dos direitos do cidadão, completa 33 anos. Para promover debates sobre questões relacionadas aos direitos do consumidor, diversas entidades pernambucanas se reuniram na promoção do II Congresso Pernambucano de Direito do Consumidor, que acontece nos dias 20,21 e 22 de setembro de 2023, no auditório da OAB-PE, localizado na rua do Imperador Pedro II, 346 - Santo Antônio, Recife. As inscrições podem ser realizadas no site da ESA-PE (https://www.esape.com.br).


O evento está sendo organizado pela Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), da OAB/PE, com a colaboração da Comissão de Defesa do Consumidor, da OAB-PE, Escola Superior da Advocacia do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Comissão Especial de Defesa do Consumidor do CFOAB, Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Defensoria Pública de Pernambuco, Defensoria Pública da União, PROCON PE, PROCON RECIFE e BRASILCON.


As palestras de abertura do evento serão realizadas pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça do Brasil Herman Benjamin, um dos idealizadores do Código de Defesa do Consumidor; pela professora Cláudia Lima Marques, presidente da International Association of Consumer Law e homenageada no Congresso, e pela professora Rosana Grinberg, presidente da Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon), atual diretora da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas e primeira mulher a presidir a casa. 


A programação conta ainda com 5 painéis que abordarão os seguintes temas: Contratos de planos de saúde - Novas regulamentações na saúde suplementar; Política nacional, proteção do consumidor e associações de defesa do consumidor; Litigância Predatória;O mínimo existencial na lei do superendividamento e Contratos eletrônicos, redes sociais e proteção de dados, além do lançamento do livro O Direito do Consumidor e comércio eletrônico: estudos em homenagem à professora Claudia Lima Marques, idealizado pela Comissão de Defesa do Consumidor, da OAB/PE, e a premiação I Jornada de Pesquisa em Direito do Consumidor com o prêmio Prêmio Rosana Grinberg. A programação completa e nomes dos palestrantes podem ser conferidos no site da ESA-PE.


“O Direito do Consumidor é um tema que permeia muito das nossas relações diárias, seja para quem é da sociedade civil ou especialista atuante na defesa dessas garantias. Atuar na defesa do consumidor exige uma atualização constante tanto jurídica com as novidades do CDC e interpretação correta dos seus conceitos, como social sobre o mercado de consumo, as novas tendências tecnológicas e práticas empresariais. Sem dúvidas esse será um evento muito enriquecedor para aqueles que já atuam na área ou possuem interesse sobre o tema e é uma honra estar palestrando ao lado de grandes nomes da área”, aponta o diretor-geral da ESA-PE, Leonardo Moreira. 


“Escolhemos homenagear a professora Claudia Lima Marques por ser uma referência no Direito do Consumidor, o que a levou, recentemente, a alçar à posição de presidente da International Association of Consumer Law. Ela é um baluarte para a defesa do consumidor no Brasil e no mundo, traduzindo-se em uma influência constante e perseverante tanto na atualização do código de defesa do consumidor como sendo inspiração para a luta dos direitos dos vulneráveis”, aponta Joaquim Guerra, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, da OAB/PE.


A carga horária do evento é de 24 horas/aula. Para os estudantes, alunos da pós-graduação da ESA-PE, jovens advogados - inscritos na OAB há até cinco anos- , membros das Comissões do Consumidor e entidades parceiras do evento-, o investimento é de R$90. Para os advogados R$200 e para o público em geral, R$250. 


Serviço:

O que: II Congresso Pernambucano de Direito do Consumidor

Quando:20, 21 e 22 de setembro de 2023

Local: Auditório da OAB-PE - R. do Imperador Pedro II, 346 - Santo Antônio, Recife

Inscrição: site da ESA-PE - www.esape.com.br

Banda pernambucana Sargaço Nightclub concorre no 30º Festival de Cinema de Vitória


Dirigido por Vito Quintans, o clipe A Dança do Caos é um dos indicados da Mostra Nacional de Videoclipes

O clipe A Dança do Caos, da banda de indie pernambucana Sargaço Nightclub, concorre no 30º Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo, que será realizado entre os dias 18 e 23 de setembro. Dirigido por Vito Quintans, a animação faz referência ao clássico "A revolução dos bichos", do escritor inglês George Orwell, e circula por mostras competitivas nacionais e internacionais desde o lançamento, em 2022.

Clipe: https://www.youtube.com/watch?v=EK7nknfHPGI

Na música, dois personagens transitam a canção: o “jornalista”, uma voz ácida e irônica que denuncia as atrocidades da realidade caótica da política brasileira, e o “Governante”, que se distancia dos fatos e se limita a relegar o seu dever enquanto autoridade.

Além do evento, o clipe já foi indicado na Competição Internacional “Trailer in Motion” do 26º AVANCA Film Festival 2022 (Portugal), Seletiva Popular Online (Animação) do 17º Festival Taguá de Cinema 2023 (Taguatinga - DF), Mostra de Videoclipes da edição 2023 do Festival Formemus (Vila Velha - ES), finalista da 7ª edição do PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA 2023 nas categorias "Melhor Videoclipe [Nordeste]" e "Melhor Diretor de Videoclipe [Norte-Nordeste]", além da canção, na categoria "Melhores Autores - Música e Letra [Nordeste]".

Bioluminescente, segundo disco da Sargaço Nightclub

A Dança do Caos integra o segundo disco da Sargaço Nightclub, previsto para o fim deste ano. Fundada em 2016, a banda é composta, atualmente, por Marrê (voz e guitarra), Ingno Silva (teclados e programações) e AD Luna (bateria).

Com um álbum (Istmo, de 2020), quatro EPs e oito singles na bagagem, o Sargaço Nightclub carrega influências do indie rock, synthpop e post-punk, além de referências da psicodelia pernambucana.

Bioluminescente terá 12 faixas inéditas, compostas com temas diversos, relacionados ao período de trevas e altas pressões abissais da pandemia.

Redes sociais

 

Youtube: https://www.youtube.com/sargaconightclub

Instagram: https://www.instagram.com/sargaconightclub/

Facebook: https://www.facebook.com/bandasargaconightclub


Assessoria de Imprensa:


Fernanda Guerra

(81) 99661.7080

Com direção de Susana Ribeiro e texto inédito de Mike Bartlett, espetáculo Selvagem busca uma saída para um mundo excessivamente digital


Publicada em 2016, a peça Selvagem, do celebrado inglês Mike Bartlett (Cock e Love, Love, Love), retrata um mundo extremamente digitalizado em que a informação vale muito. Dirigida por Susana Ribeiro e idealizada pela DeSúbito Cia e Ventania Cultural, com Erika Puga, Ricardo Henrique e Rodrigo Bolzan no elenco, a montagem estreia no teatro do Sesc Ipiranga dia 23 de setembro e fica em cartaz até 22 de outubro, com sessões às sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos e no feriado, às 18h.

Também estão previstas sessões especiais nos dias 28 de setembro e 5 de outubro, às quintas, às 20h; e uma apresentação para estudantes de escola também no dia 5 de outubro, às 15h. No dia 8 de outubro, domingo, às 18h, haverá interpretação em Libras. 

Na trama, o protagonista Andrew (feito pelo ator Ricardo Henrique), inspirado em Edward Snowden (um ex-funcionário da Inteligência dos Estados Unidos que mostrou ao mundo como esse serviço era capaz de coletar dados de pessoas de todo o mundo, denunciando a dimensão do sistema de espionagem norte-americano), está confinado em um quarto de hotel após ter exposto um grande esquema de vigilância mantido por um país poderoso. Neste lugar, ele recebe a visita de duas figuras insólitas que lhe oferecem proteção e parecem ser mensageiras de uma organização como WikiLeaks. No entanto, não existe uma forma de confirmar a veracidade das informações ditas por essas figuras. Suas identidades também permanecem secretas. 

Texto inédito no país

Nunca montado no Brasil, o texto Selvagem é do autor inglês bastante reverenciado no Brasil e mundo afora. Para Bartlett, a tecnologia digital corrói o conceito de privacidade e podemos estar vivendo à beira de um colapso das instituições globais. “Quando ele escreveu esse texto, o Snowden tinha acabado de fazer a denúncia de que os Estados Unidos controlavam um grande esquema de espionagem mundial via NSA (Agência de Segurança Nacional). Mas hoje já aceitamos essa realidade de ser monitorado e manipulado o tempo inteiro. Fornecemos nossos dados pessoais para grandes companhias de bom grado. Então, montar essa peça e ficar preso apenas na realidade dos fatos pode passar uma impressão de notícia velha. Queremos discutir como seguir vivendo nesse contexto”, conta a diretora Susana Ribeiro.  

Sobre a encenação

Apesar do tema soar espinhoso - mas incrivelmente atual - a ideia da equipe de criação era trazer leveza para esse assunto tão importante. “Fizemos um intenso trabalho de mesa para dar uma lapidada no texto. Queríamos trazer um humor mais próximo da nossa realidade. Os ingleses fazem comédia de um jeito bastante verborrágico e sarcástico, com várias repetições. Entendemos que os brasileiros não se comunicam dessa forma e, por esse motivo, editamos o que parecia excessivo para a nossa montagem”, detalha Susana.    

Outra mudança importante para a trama foi no eixo do protagonista. Segundo a encenadora, na obra original ele é descrito de maneira mais fatalista e sóbria. No entanto, o grupo quis explorar uma saída mais otimista e esperançosa.

“Já estamos imersos nessa realidade em que a privacidade é quase um mito. Então, como podemos escapar dessa lógica? Precisamos seguir desejando, que é o que fazemos de mais orgânico. Quanto mais se sente acuado, mais o Andrew se volta para si e começa a se redescobrir. Pode-se dizer que ele está se voltando para seu lado selvagem”, comenta Rafael Bicudo, que assina a assistência de direção e o cenário – este último ao lado de José Fernando. 

Para deixar o público imerso na narrativa, o cenário será como uma espécie de tabuleiro para o jogo travado entre os personagens. A partir dessa ideia, a iluminadora Mirella Brandi pensou em soluções em que a luz é quase autônoma. “Em Selvagem, ao invés de observar de longe, o público se sente dentro desta história quando guiado por este jogo de luz”, explica.

Da mesma maneira, o som contribui para criar um clima de suspense. “A música guiará os momentos de thriller e de humor. Além disso, alguns objetos serão microfonados, gerando uma espécie de lupa de aumento e uma sensação de constante vigilância”, afirma Gregory Slivar, responsável pela concepção sonora.  

Sobre a diretora

Susana Ribeiro atuou, nos últimos 30 anos, em novelas e minisséries da TV Globo e séries na Netflix e Globoplay. Reside em São Paulo desde 2017. Em 2013, dirigiu “Conselho de Classe”, recebendo os prêmios APTR e Cesgranrio de melhor direção. Em 2015, o espetáculo se apresentou no Sesc Belenzinho e na Mostra BR, no Ibirapuera. Em 2016, dirigiu “Rent- O Musical”, recebendo indicação para o prêmio Reverência de melhor direção. Em 2018, comemorando 30 anos de sua companhia teatral carioca, a Cia dos Atores, participou da Ocupação Enxame no Sesc Pinheiros, com dois espetáculos de seu repertório: “Conselho de Classe” e “Insetos”. Em 2019, volta com nova temporada, protagonizando o musical “Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz”. Em 2021, dirigiu o espetáculo/filme infantil “Quem Matou O Leão”, no Teatro Unimed online. Em 2022, atuou na remontagem paulista de “Ensina-me A Viver”

Sinopse

Um ex-funcionário do Serviço de Inteligência Nacional revela ao mundo o uso corrosivo da vigilância em massa pelo governo e torna-se o maior inimigo do Estado. Refugiado num quarto de hotel, imerso numa realidade insólita, ele é visitado por uma mulher e um homem que prometem ajudá-lo. Nesse thriller cômico de Mike Bartlett, a informação é armadilha e a certeza é traiçoeira. 

Ficha técnica

Texto: Mike Bartlett

Tradução: Mark Lambert e Susana Ribeiro

Direção: Susana Ribeiro

Elenco: Erika Puga, Ricardo Henrique e Rodrigo Bolzan

Concepção sonora: Gregory Slivar

Iluminação: Mirella Brandi

Cenário: José Fernando e Rafael Bicudo

Figurino: Ana Luiza Fay

Direção de movimento: Fabricio Licursi

Assistência de direção: Rafael Bicudo

Cenotecnia: José Dahora

Operação de luz: Sibila

Identidade visual: Guto Yamamoto

Fotos: Caio Oviedo

Assessoria de imprensa: Canal Aberto | Márcia Marques, Daniele Valerio e Flávia Fontes

Colaboração (tradução): Erika Puga, Rafael Bicudo, Ricardo Henrique, Ricardo Inhan e Rodrigo Bolzan

Produção executiva: Julia Calegari | Ventania Cultural

Direção de produção: Mariana Novais | Ventania Cultural

Idealização: Ricardo Henrique | DeSúbito Cia e Ventania Cultural

 

SERVIÇO

Selvagem

De 23 de setembro a 22 de outubro, às sextas e aos sábados, às 20h; aos domingos e no feriado, às 18h | Dias 28 de setembro e 5 de outubro, quintas, às 20h

*Sessão para escolares no dia 5 de outubro, quinta, às 15h

 * Sessão com tradução em LIBRAS no dia 8 de outubro.

Sesc Ipiranga – Teatro – Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga

Ingressos: R$40 (inteira), R$20 (meia-entrada) e R$12 (credencial plena)

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

Mestre Biloco, de Goiana, promove gravação CD e encontro de ciranda para celebrar seus 80 anos

Neste sábado, 23 de setembro, a cidade de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, será palco da festa das primaveras. O evento, que marca a chegada da estação das flores, é dedicado aos 80 anos de Severino Feliciano da Silva, o Mestre Biloco - renomado artista da cena cultural da região. A celebração, que mistura a cultura da ciranda - Patrimônio Imaterial do Brasil, e os costumes do cangaceiro Lampião e seus cabras da peste, acontece no terreiro da própria casa do Mestre.

 Devidamente uniformizado e trajado com sua trupe, fará um baile de gala da cultura popular pernambucana e goianense, que promete parar a rua Rio, nº 91, onde, por muitos anos, foi o endereço da zona portuária de Goiana, área central da cidade. A programação é gratuita, e tem início às 21h.

Lá, o Mestre Biloco vai poder fazer seu show especial para gravação do seu primeiro CD de Ciranda. Vestindo roupas, acessórios e utilizando seu marcante apito, que remetem à figura de Lampião, ele promete emocionar toda a plateia, formada por amigos, vizinhos, artistas e admiradores, cantando sua ciranda tradicional, praieira, e de improviso. 

“Estou muito feliz de poder realizar este sonho ao lado de tantas pessoas especiais. Por toda minha vida quis viver este momento. Este ano, meu aniversário tem um sabor especial: chegar aos 80 anos e poder gravar meu CD. Melhores presentes não há”, diz emocionado o artista. 

No palco montado em frente de casa, Mestre Biloco receberá dois importantes artistas da região, que prometem deixar a noite mais festiva. São eles: Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte, de Nazaré da Mata; e Carlos Antônio e a Ciranda da Flor, da cidade de Itaquitinga. 

Sobre o Mestre Biloco - é um artista autodidata. Cresceu observando o talento do seu irmão, ainda criança. Foi ele quem o inspirou a tocar, sozinho, o trombone - instrumento musical presente na biografia do Mestre. Sua trajetória na cultura popular teve início em 1971, com a criação da “Ciranda dos Cangaceiros”, um dos seus importantes brinquedos, que mantém há 52 anos, animando festas, eventos e festivais da cidade e região. 

Inclusive, no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), da Ciranda, produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi atestado que o único mestre que ainda usa “apito” para começar a cirandar e faz questão que sua ciranda tenha a resposta; ele canta e outra pessoa repete. 

A apresentação, no formato do coco de roda do litoral, com estrofes curtas e muitas vezes repetidas, diferente da contação de história de outras mestras e mestres, traz um formato exclusivo dele, e singular na cena atual da ciranda pernambucana, com traços de tradições já não mais praticadas. Ou seja, um motivo a mais que justificou sua participação no dossiê da Ciranda, promovido pelo (Iphan). 

Além do pé na cultura popular, Mestre Biloco também tem uma orquestra de frevo para chamar de sua, se é que assim podemos dizer. Incansável, ele está sempre presente em todos os ciclos culturais goianense. Também está entre o único remanescente da cultura do Estado a possuir uma Aruenda, folguedo presente, principalmente no ciclo carnavalesco, que surgiu durante o ciclo do açúcar entre os séculos XVI e XVIII, no nordeste brasileiro na época da colonização portuguesa. 

Já no ciclo junino, ele põe para fora seu talento de músico, com sua Banda Musical Independente Nosso Senhor dos Passos, que funciona dentro de sua própria casa. Juntamente com os músicos, ele realiza apresentações nas novenas de Santo Antônio, e da procissão fluvial do padroeiro de Goiana, São Pedro. 

Sem dúvidas, Mestre Biloco se caracteriza pelo amor de fazer seus brinquedos e brincadeiras. Do mestre que resgata e salvaguarda as tradições do seu território e os trata como patrimônio pertencentes à sua história, e através deles, conta sua trajetória como músico e homem da cultura.

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Procon-PE alerta para golpe


Relatos de consumidores denunciam o recebimento de uma notificação, que chega por meio do correio eletrônico (e-mail), junto com um link para verificação. O Procon-PE ressalta que não faz qualquer contato eletrônico com o consumidor. Todo e qualquer comunicado é feito via correios, portanto, trata-se de um golpe.

O órgão de defesa do consumidor orienta a quem receber a mensagem, que não clique no link enviado e entre em contato imediatamente com o Procon-PE, pelo e-mail denuncia@procon.pe.gov.br ou pelo telefone 0800 282 1512.

Imprensa Procon PE

Plataforma quer aumentar visibilidade das candidaturas para as eleições dos conselhos tutelares

Plataforma quer aumentar visibilidade das candidaturas para as eleições dos conselhos tutelares
Candidatos e candidatas podem se cadastrar na plataforma online, onde as/os eleitoras/es poderão fazer sua escolha com mais informações sobre as candidaturas da sua região.

Com o objetivo de estimular a participação da população nas eleições para os Conselhos Tutelares, e garantir que os órgãos sejam ocupados por pessoas realmente comprometidas com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a organização NOSSAS criou a plataforma online A Eleição do Ano, que conectará eleitoras/es e candidatas/os. A plataforma está aberta para cadastros de candidaturas de todos os municípios do Brasil. A eleição para definir os conselheiros e conselheiras tutelares acontecerá no dia 1º de outubro.

Os Conselhos Tutelares representam a sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, recebendo demandas e fornecendo orientação a respeito dos direitos previstos na legislação, podendo agir ainda de forma preventiva. Casos de abandono, abuso e violência sexual, trabalho infantil, stiuações de risco, necessidade de encaminhamento a programas sociais são alguns entre inúmeros exemplos que estão na área de atuação do Conselho Tutelar.

Em cada município brasileiro há pelo menos um conselho, com cinco membros eleitos, mas apesar do seu papel fundamental na garantia de direitos de crianças e adolescentes, o processo de eleição para o cargo ainda é pouco conhecido pela população e a taxa de não comparecimento é muito grande.

"Criança é prioridade absoluta pela nossa legislação, mas as eleições para os Conselhos Tutelares ainda passam despercebidas para grande parte das pessoas. A sociedade precisa tomar pra si essa responsabilidade. A Eleição do Ano é uma campanha que busca mobilizar todas as pessoas por essa causa fundamental. Criamos a plataforma como um meio de encontrar as candidaturas que de fato se comprometem com os direitos da infância e também de fortalecer essa rede em defesa do ECA", afirma Áurea Carolina, diretora-executiva do NOSSAS.

Como Funciona - Para cadastrar a candidatura, primeiro os candidatos e candidatas devem acessar o site da plataforma e confirmar se estão alinhados com o ECA, se comprometendo com os 12 pontos que estão no cadastro. Em seguida, é preciso incluir alguns dados pessoais, como nome completo, e-mail e data de nascimento. Também serão solicitados vídeo, foto e uma pequena biografia para que os eleitores possam conhecer melhor as intenções dos candidatos e candidatas ao Conselho Tutelar. No momento, a plataforma está na fase de cadastramento das candidaturas para que em seguida os eleitores possam acessá-la e conhecer as opções disponíveis para o seu município.

As eleições - O processo de eleição unificada para os Conselhos Tutelares acontecerá simultaneamente em todos os municípios brasileiros no dia 1º de outubro e, neste ano, uma parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e a Justiça Eleitoral possibilitará pela primeira vez a utilização de urnas eletrônicas em todo o território nacional. A eleição acontece a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao ano da eleição presidencial. Todas as pessoas maiores de 16 anos com o título de eleitor regularizado podem votar. O voto é sigiloso e facultativo.
Plataforma online A Eleição do Ano - https://aeleicaodoano.org/

Depois de 13 anos, condenado por homicídio no Pará é preso em Santa Catarina

Um homem de 33 anos, civil, condenado na Justiça Militar da União (JMU) por invadir um quartel da Aeronáutica, matar a sentinela e roubar a arma do militar, após 13 anos, foi capturado e preso. A prisão ocorreu em Joinville (SC), no último dia 12.

O foragido foi condenado na Auditoria Militar de Belém (PA) a 24 anos de reclusão, em regime fechado, mas ainda não tinha sido localizado e preso. Na execução do latrocínio, ele imobilizou a sentinela, enquanto o comparsa atirou na cabeça do militar com a própria pistola do militars.

O crime, ocorrido em 8 de dezembro de 2010, chocou a cidade de Belém e o estado do Pará . Os réus planejaram o crime na tarde daquele dia, quando se encontravam nas imediações do canal Agua Cristal, próximo ao posto de serviço de guarda do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), uma unidade de vigilância, em Belém (PA). Ali planejaram entrar na área da Aeronáutica para roubar a armas que fosse encontrada em poder da sentinela que estivesse de serviço.

No mesmo dia, à noite, por volta das 19h40, os três homens maiores de idade e um menor conseguiram entrar no quartel através de um muro danificado. Caminharam na mata fechada existente entre o muro e a área onde estava situado o radar meteorológico, local onde também estava a sentinela. Observaram por um tempo e viram que a vítima, um soldado, parecia sonolenta. Aguardaram o momento mais propício para a execução do plano e escalaram a cerca que os separava da sentinela. O menor ficou para trás.

Após perceberem que o soldado estava com os olhos fechados, saíram da vala de drenagem de aguas pluviais e rapidamente se deslocaram na direção da guarita e imobilizaram a sentinela. A pistola do militar foi roubada e com a própria arma, um dos acusados atirou na cabeça do soldado, que morreu na hora.

Julgamento

Os três civis foram condenados a 24 anos de reclusão, três anos depois, em dezembro de 2013. Após a abertura de um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do latrocínio, as investigações chegaram aos nomes de todos os acusados. Outro assassinato, cometido pelos mesmos acusados, teria sido cometido contra uma testemunha, arrolada na denúncia, para encobrir as circunstâncias do roubo praticado contra as instalações do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo.

Os quatros acusados foram denunciados na Auditoria de Belém pelo crime previsto no artigo 242 do Código Penal Militar, parágrafo 3º – latrocínio. No julgamento, as defesas de todos os réus argumentaram que não haviam provas suficientes para condená-los e que a ação penal estava se baseando, unicamente, na linha de investigação policial. 

Mas o Conselho Permanente de Justiça da Auditoria de Belém resolveu absolver um dos réus, por falta de provas, e condenar os demais envolvidos. Segundo a sentença dos juízes, o crime apresenta elevada gravidade devido à audácia dos acusados em ingressar clandestinamente em área sujeita à Administração Militar, para roubar uma arma de uso restrito das Forças Armadas.

“E ainda, a fim de assegurar o sucesso da ação, mataram a sentinela. Há inúmeras informações nos volumosos autos que autorizam o entendimento de que todos possuem personalidade voltada para a prática de crimes, seja de roubo, porte ilegal de arma de fogo, homicídio e tráfico de drogas, participando de gangues”, escreveu o juiz.

O magistrado também definiu o regime inicialmente fechado para o cumprimento da pena privativa de liberdade, em virtude dos maus antecedentes dos réus, negando a eles o direito de apelar em liberdade.

Mas um dos acusados até então não tinha sido localizado e preso. No entanto, no último dia 12 de setembro, foi realizada a prisão do foragido, no município de Joinville (SC), decorrente do cumprimento do mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo militar de Belém. A audiência de custódia ocorreu no dia seguinte, confirmando a prisão do réu, que agora inicia a cumprir a sua pena determinada pela Justiça Militar.

Os Saltimbancos aportam no Teatro Guararapes

OS SALTIMBANCOS DE VOLTA AO TEATRO GUARARAPES PARA APRESENTAÇÃO ESPECIAL.

Uma experiência única e especial, será a apresentação do clássico teatral OS SALTIMBANCOS, que aporta no TEATRO GUARARAPES, para uma única recita no dia 24 de setembro, às 16:00 horas, com produção de Roberto Costa.

“Estou preparando uma tarde inesquecível para o meu público. Logo no hall do Teatro Guararapes, cenários instagramáveis estarão disponíveis para toda família, que poderão tirar lindas fotos, nos ambientes que fazem parte da história do espetáculo. E na abertura, teremos a participação especial do elenco da Lalu escola de musicais”. Diz Roberto Costa, diretor do espetáculo.
O espetáculo teatral OS SALTIMBANCOS, é uma adaptação do clássico “Os músicos de Bremen” dos irmãos Grimm, feita pelos Italianos Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti, com tradução de Chico Buarque de Hollanda. O espetáculo conta a história de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que são maltratados por seus donos e resolvem se unir par dar um novo rumo as suas vidas. Eles se encontram no caminho para a cidade, onde pretendem formar um grupo musical, mas se deparam com seus antigos donos em uma pousada na beira da estrada e então decidem enfrenta-los. 

Os quatro animais colocam os malvados para correr e provam assim que: TODOS JUNTOS, SOMOS FORTES!
OS SALTIMBANCOS é uma grande produção teatral da ROBERTO COSTA PRODUÇÕES, que se utiliza de uma caprichada direção de arte, para contar essa história, que há 47 anos encanta gerações, com texto e músicas até hoje atuais.

Os ingressos estão à venda no site da SYMPLA e também na bilheteria do teatro no horário comercial. E os assentos são numerados. Para os que não possuem direito a meia entrada, dispomos do INGRESSO SOCIAL (com desconto, através da entrega de 1kg de alimento não perecível no dia da apresentação).
A montagem é licenciada pela SBAT/ABRAMUS.

FICHA TÉCNICA:
Direção Geral e artística: Roberto Costa
Adaptação do texto para teatro: Chico Buarque de Hollanda.
Iluminação: Yuri Costa
Contra Regras e efeitos especiais: André Nascimento, Victor Palácio e João Batista.
Crédito das fotos: Fernando Azevedo.
Assessoria de imprensa: Alberto Feitoza.
Produção: Roberto Costa Produções

ATORES:
Zanel Reys – Jumento
Maycon Douglas - Cachorro
Joelma Alves - Galinha
Monica Vilarim - Gata
Bailarinos: Augusto Neves, Carlos Monteiro, Rachell Costa, Marília Santana, Priscilla Vilarim, Lissa Marie e Maria Fernanda Vilarim.

SERVIÇO:
TEATRO GUARARAPES
DOMINGO – 24 DE SETEMBRO – 16:00h
*INDICAÇÃO: LIVRE
INGRESSOS NO SITE SYMPLA.COM
PLATEIA A
R$ 80,00 (inteira) R$ 40,00 (meia entrada).
Ingresso social R$ 60,00 + 1kg de alimento não perecível.
PLATEIA B
R$ 70,00 (inteira) R$ 35,00 (meia entrada).
Ingresso social R$ 50,00 + 1kg de alimento não perecível.
BALCÃO
R$ 50,00 (inteira) R$ 25,00 (meia entrada).
* Crianças a partir de 2 anos pagam meia entrada.
Informações: (81) 98463.8388

Faculdade Senac oferece workshop gratuito sobre cacau e chocolate


A Faculdade Senac promove, nesta terça-feira (19), um workshop gratuito sobre cacau e chocolate. O evento será ministrado por Eduardo Santos, consultor gastronômico da Nestlé, e acontecerá das 13h às 17h no Laboratório de Panificação e Confeitaria, no 7º andar do prédio da instituição. Para se inscrever, basta acessar o site https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=3401. As vagas são limitadas.

O workshop é aberto ao público em geral, mas é voltado principalmente para estudantes de Gastronomia. Os participantes aprenderão sobre as técnicas de processamento do cacau até o chocolate, conhecendo várias etapas cruciais para garantir a qualidade final do produto.

De acordo com Robson Lustosa, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, o Brasil é um dos maiores mercados consumidores de chocolate do mundo. A concorrência no setor tem incentivado a inovação e o aprimoramento da qualidade do produto. "Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao sabor, à textura e à origem dos chocolates. Nesse workshop, daremos dicas importantes para quem já empreende ou pretende empreender na área", afirma Robson.

*SERVIÇO*
Workshop gratuito "Cacau e Chocolate"
Convidado: Eduardo Santos, consultor gastronômico da Nestlé
Quando: terça-feira, dia 19 de setembro
Horário: das 13h às 17h
Local: Laboratório de Panificação e Confeitaria da Faculdade Senac (7º andar)

"Me Veja Crescer" no Caruaru Shopping


O Caruaru Shopping estará sediando, a partir do dia 20 de setembro, a exposição "Me Veja Crescer". A mostra acontecerá nas proximidades da Praça de Alimentação e funcionará de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 12h às 21h.

Na ocasião, o público poderá conferir fotos de bebês em várias fases do seu crescimento, apresentando, através das imagens, histórias, conquistas e dificuldades de cada bebê e sua família. 

"Também será possível que os bebês que estiverem visitando a exposição tirem fotos no local mediante agendamento prévio e acompanhamento do responsável", informou o gerente de Marketing do centro de compras e convivência, Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

A Noviça Rebelde: clássico da Dramaturgia mundial no Teatro Guararapes

 A NOVIÇA REBELDE PELA PRIMEIRA VEZ NO TEATRO GUARARAPES.

A LALU ACADÊMIA DE ARTES em parceria com a ROBERTO COSTA PRODUÇÕES trazem para o Recife, com única apresentação no TEATRO GUARARAPES, dia 24 de setembro, as 18:30 horas, um dos mais belos clássicos do teatro musical: A NOVIÇA REBELDE (apresentação acadêmica) livre adaptação da história que encanta gerações.

Adentre um mundo onde a música ecoa em cada nota e o poder avassalador do amor prevalece, desafiando todas as adversidades. Prepare-se para se encantar com um clássico atemporal que é muito mais do que um simples espetáculo, é uma obra-prima musical que irá conquistar o seu coração. Embarque conosco em uma jornada extraordinária, onde daremos vida a uma história encantadora, a saga da família von Trapp. Imagine-se em Salzburg, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, um momento crítico da história onde a Alemanha ameaçava dominar toda a Europa.

 Nesse cenário, você testemunhará a transformação de Maria, uma jovem cheia de espírito, enquanto ela descobre sua verdadeira vocação. Com sua paixão pela música, Maria irradia alegria e inspiração no coração das crianças von Trapp, trazendo harmonia e cura para suas vidas. Deleite-se com as melodias gloriosas de Rodgers e Hammerstein, que criaram canções inesquecíveis, como "Do-Re-Mi", "Coisas Que Eu Amo" e a icônica faixa-título, "O Som da Música". Este não é apenas um espetáculo, é uma experiência que irá transportá-lo para um mundo de pura magia musical. Nosso elenco talentoso está pronto para levá-lo a uma jornada que você nunca esquecerá. Não perca a oportunidade de vivenciar a magia deste conto icônico, ganhando vida em um espetáculo deslumbrante. Chame sua família, convide seus amigos e compartilhe essa noite encantadora de música, risos e histórias emocionantes.

 SERVIÇO
A NOVIÇA REBELDE
DIA – 24 DE SETEMBRO
HORÁRIO – 18H30
LOCAL – TEATRO GUARARAPES
PLATEIA ESPECIAL |INTEIRA – R$ 90,00 e MEIA ENTRADA – R$ 45,00
PLATEIA | INTEIRA – R$ 70,00 e MEIA ENTRADA – R$ 35,00
INGRESSO SOCIAL – R$ 55,00 + 1 kg de alimento não perecível.
BALCÃO | INTEIRA - R$ 70,00 e MEIA ENTRADA - R$ 35,00
INGRESSO SOCIAL – R$ 55,00 + 1 Kg de alimento não perecível.
Os ingressos estão disponíveis no site da SYMPLA ou na bilheteria do Teatro Guararapes, no horário comercial.

INFORMAÇÕES:
81.98268.4444
Produção: LALU ACADÊMIA DE ARTES
Realização: ROBERTO COSTA PRODUÇÕES
Equipe Criativa:
Direção Geral: Yane Ramalho e Fabiana Pereira
Direção Teatral: Israel Alves
Direção Musical: Yane Ramalho
Direção Coreográfica: Fabiana Pereira
Som e Luz: Martiniano Almeida
Cenários: Mário Almeida
Audiovisual: Júnior Oliveira
Crédito das fotos: Fabiano Alves
Assessoria de imprensa: Alberto Feitoza

 ELENCO:
CLECIANA NUNES, YOSEPH MARANHÃO, AYRTON EUSÉBIO, LUANA FERNANDES, MARIA ISABEL, CACÁ CAMAROTTI, GUI TIMYS, CLARA VIRGÍNIA, LUCA FRANCISCO, LARA AGUIAR, ANNA MEL BRAZ, BEATRIZ ZAMORANO, MANU CASTRO, MEL AVELAR, CAMILA AUREA, VINÍCIUS FAGUNDES, KHASSIA FERNANDES, RYAN FRANCO, ANDERSON DUARTE, ANA LUIZA ARAÚJO, HELLEN COSTA, JADE VIEIRA, MARINA REIS, JHENI SANTOS

Economista dá dicas de como utilizar da melhor maneira o valor da restituição do Imposto de Renda


A partir da próxima sexta-feira (22), contribuintes da Receita Federal poderão consultar, se receberão, o quinto e último lote da restituição do imposto de renda. Terá direito quem havia devolução a receber do imposto e que não recebeu em nenhum lote anterior. Já o contribuinte que não receber o último lote, deverá entrar em contato com a Receita Federal e verificar para saber se a declaração não caiu na malha fina. 

A consulta deverá ser realizada por meio do endereço da Receita https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/. Ao abrir o site, é necessário preencher com o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração, que é 2023. É importante, para quem tem conta em mais de um banco, verificar o extrato da conta que foi informada na ocasião do preenchimento da declaração de imposto de renda. 

 Já o pagamento do valor será feito no dia 29 de setembro, contudo, antes de receber o dinheiro da restituição é importante que o contribuinte tenha feito o planejamento do valor e da forma com que irá utilizar, explica a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues. “O planejamento do valor a receber deve ter sido realizado desde o momento da realização da declaração de imposto de renda. Então, reavalia o cenário de suas despesas pessoais, para verificar se não surgiu outra prioridade. O primeiro pensamento deve ser a dedução dos pagamentos pendentes, existentes, para diminuir a inadimplência”. 

A especialista ainda completa. “Utilizar o valor para pagamento das dívidas, dependendo da importância que seja, pode ajudar ao cidadão a chegar no final do ano de forma mais tranquila, financeiramente, além de não utilizar o valor com supérfluos, porque a economia está passando por uma conjuntura muito delicada e uma reserva financeira, no momento, é uma boa estratégia”. 

Caso não tenha recebido ainda, mas no sistema conste a informação do crédito, é importante, primeiramente, acessar o site informado, e caso não tenha as informações necessárias, entrar em contato com a Receita Federal pelos números da Central de Atendimento BB 4004-0001 (capitais), opção 5, ou 0800-729-0001(demais localidades).

Centro Cultural Sesc promove apresentação da Curitiba Cia. de Dança, em Garanhuns


A cidade de Garanhuns será agraciada com a visita da Curitiba Cia. de Dança, neste mês de setembro. A companhia realiza uma oficina gratuita de dança contemporânea e apresenta o espetáculo “Memória de Brinquedo”, ambos no Centro Cultural Sesc, nos dias 19 e 20, respectivamente.
 
Na terça (19), das 19h às 21h30, a oficina vai abordar os elementos introdutórios da dança contemporânea. Para participar, é preciso ser bailarino ou bailarina e ter mais de 15 anos de idade. A inscrição é feita na Central de Relacionamento do Centro Cultural, localizado na Rua Cônego Benigno Lira, s/n, no Centro de Garanhuns.
 
Na quarta (20), às 19h, o público vai assistir ao espetáculo “Memória de Brinquedo”, que celebra histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade.
 
Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro Reinaldo de Oliveira, uma hora antes do início da apresentação, ao preço de R$ 30. Trabalhadores do comércio e seus dependentes, com a Credencial Sesc em dia, assim como os beneficiários da meia-entrada, têm desconto e pagam R$ 15.
 
*A companhia* – A Curitiba Cia. de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni, baseada na ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além da busca pela diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. Além de “Memória de Brinquedo”, criado em 2017, a companhia tem no currículo espetáculos de sucesso como “A Lenda das Cataratas”, “Quando se Calam os Anjos”, “Cirandas”, “Relações”, “O Quebra-Nozes” e uma releitura de Cirandas, chamada “Dançando Villa”.  
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Curitiba Cia. de Danças, em Garanhuns*
Data: 19 e 20 de setembro
Teatro Reinaldo de Oliveira, do Centro Cultural Sesc – Rua Cônego Benigno Lira, s/n, Centro
Informações: (87) 3762-3154 e (87) 99134-3639 (WhatsApp)
 
*Programação*
_Oficina de Dança Contemporânea_
Terça (19), das 19h às 21h30
Inscrições gratuitas na Central de Relacionamento do Centro Cultural Sesc
 
_Espetáculo “Memória de Brinquedo”_
Quarta (20), às 19h
Ingressos: R$ 15 (comerciários e dependentes e meia-entrada) e R$ 30 (público geral)

Dentista explica os cuidados para evitar a gengivite


O simples ato de escovação pode evitar inúmeras doenças bucais como a gengivite, doença que causa inflamação da gengiva. Quando identificada no estágio inicial, a inflamação não causa danos à saúde bucal, mas caso contrário ela pode evoluir para uma periodontite e resultar na perda dos dentes e também na perda óssea.

Segundo a dentista e especialista em facetas de resina, Larissa Paz, a gengivite é causada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma fina película que adere à superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival - aquele espaço em que o dente encontra a gengiva -, quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada. É aconselhado o uso de uma escova com cerdas macias e fio dental diariamente para evitar que restos de comida fiquem em contato com a gengiva. 

“Devemos escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia após as refeições e usar enxaguante bucal. A higiene deve ser feita 30min após as refeições. Além disso, a cada seis meses deve-se marcar uma consulta com o dentista para uma limpeza geral, mesmo que se tenha uma boa higiene bucal”, explica, acrescentando que o diagnóstico da gengivite, assim como o da periodontite, é clínico, considerando os sinais e sintomas da doença, as condições gerais de saúde do paciente e seu histórico familiar. Quanto mais precocemente for feito, melhores serão os resultados do tratamento.

Quando detectada a gengivite, os sintomas aparecer com a vermelhidão, inchaço, alta sensibilidade, sangramento ao escovar os dentes e ao usar o fio dental, mau hálito constante, gosto ruim na boca e retração da gengiva, fazendo com que os dentes pareçam maiores do que realmente são.

Além da má higiene bucal, outras causas possíveis da gengivite são a má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, por exemplo, o chumbo e o bismuto. Alterações hormonais que ocorrem na puberdade, durante a menstruação, na gravidez e na menopausa provavelmente explicam os episódios de gengivite que se instalam nessas fases da vida e, por isso, exigem acompanhamento odontológico e cuidados de higiene bucal especiais e redobrados.

A gengivite pode, ainda, ser uma manifestação associada a enfermidades, como herpes labial, diabetes, epilepsia, aids, leucemia, hipovitaminose, ou ser provocada por reação alérgica.

“Quando se fala em tratamento, os episódios iniciais podem regredir desde que a escovação siga uma técnica bem orientada e o uso do fio dental seja constante. Nos outros casos, o tratamento visa ao controle da infecção e à remoção do tártaro, ou seja, da placa bacteriana endurecida que separa a gengiva dos dentes”, conclui.

SERVIÇO: 
Dra Larissa Paz 
Endereço: Empresarial Karla Patrícia - Engenheiro Domingos Ferreira, 636, Pina, sl 601.  
Instagram: dralarissapaz 
Fone: 81 99146 7574

Festival Som e Chuva leva artistas independentes ao Parque Dona Lindu nos dias 21 e 22 de setembro


 Um festival de bandas independentes pernambucanas em um palco de teatro. Nos próximos dias 21 (quinta) e 22 (sexta) de setembro, parte dessa cena subirá ao palco do Teatro Luiz Mendonça, que fica no Parque Dona Lindu, zona sul do Recife. A 2ª edição do festival Som & Chuva reunirá seis artistas e bandas (cinco representantes de Pernambuco e um da Paraíba) para apresentar ao público seu som. São eles: Dunas do Barato, Jambre, Marcello Rangel, Dani Carmesim, PC Silva e Seu Pereira e Módulo Lunar. Os ingressos podem ser adquiridos com opções de inteira, meia e social para os dois dias na plataforma Sympla. 

 “A proposta é trazer essa cena para um teatro, que é algo diferente do convencional para as bandas daqui do Recife”, diz Manolo, produtor do evento. 

 A primeira edição do Som & Chuva aconteceu em 2008, na Budega do Matuto, no Bairro do Recife. Ao longo desses anos de hiato, Manolo ainda tentou fazer uma outra edição, já no Teatro Luiz Mendonça, em 2012. “A pauta lá é muito concorrida. Fui catando, fui catando, fui catando, até que, enfim, conseguimos agora”, explica ele. 

Programação: 
 Na quinta-feira (21), subirão ao palco do Luiz Mendonça as bandas Jambre, Dunas do Barato e o cantor e compositor Marcello Rangel. A programação será aberta com Jambre, trazendo influências do rock clássico, do Tropicalismo e dos batuques dos ritmos de matriz africana. Marcello Rangel se apresenta em seguida com o show Marcello Transa Caetano. A Dunas do Barato, conhecida por trazer um repertório tropicalista (com músicas de Gal Costa, Caetano Veloso,Gilberto Gil, Maria Bethânia, Moraes Moreira), apresentará várias canções de seu acervo de músicas próprias.
 A sexta-feira (22) abrirá a programação com a cantora e compositora Dani Carmesim, voz feminina do rock’n’roll pernambucano. O cantor e compositor PC Silva se apresenta na sequência, com suas composições que primam pelo apuro poético. Encerrando a segunda noite e o festival, o paraibano Seu Pereira e Módulo Lunar.

Serviço: 
FESTIVAL SOM & CHUVA
Dias 21 e 22 de Setembro ás 19h 
Teatro Luiz Mendonça - Parque Dona Lindu

Setembro Amarelo e o luto dos sobreviventes


Desde 2014, no Brasil, o mês de setembro é inteirinho dedicado às discussões e ações relativas à prevenção do suicídio, e é, sobretudo, neste período, que todas as atenções se voltam para este tema ainda considerado tabu na sociedade. Muito se fala sobre o que motiva uma pessoa a tirar a própria vida ou tentar contra ela; os sinais que podem dar antes da fatalidade ocorrer; ainda sobre como ajudar quem tem ideação suicida. Uma temática de igual importância e que precisamos também dar atenção é como os chamados “sobreviventes enlutados pelo suicídio” lidam com a perda e com a culpa. Este assunto é urgente e necessário a fim de evitar que uma tragédia se torne ainda maior ou traga consequências irreparáveis.

Lidar com a morte de um familiar ou amigo é algo muito difícil para boa parte das pessoas, mas quando se trata dessa mesma temática relacionada às pessoas que se suicidaram, a dor do luto parece ser ainda mais pesada, visto que traz consigo uma série de estigmas, preconceitos e, sobretudo, culpa por parte dos mais próximos. De fato, o suicídio ainda é, infelizmente assunto proibido em muitos ambientes e isto precisa mudar para que, cada vez mais, vidas sejam preservadas. É preciso cuidar dos que sofrem e falar sobre o tema não é a única forma de “aliviar” esse peso.

Existem alguns caminhos que podem ser seguidos para tornar essa experiência menos traumática para os entes, como explica a neuropsicóloga Érika Lima: “antes de qualquer coisa, respeitar o seu luto é imprescindível. Escolha um bom profissional para acompanhar esta difícil jornada; busque informações que lhe façam compreender melhor o suicídio e que te ajude a desmistificá-lo, e tente perceber-se diante desse processo de luto. Além disso, faça, se assim julgar importante, rituais de despedida, como maneira de homenagear aquele se foi; procure apoio se sentir que não está conseguindo administrar o luto e, talvez o mais importante, não se isole”.

Aos amigos próximos, vizinhos, colegas de pessoas que se suicidaram, também é possível agir para amparar aos familiares enlutados. “Se a gente não tem uma palavra a dizer, podemos emprestar nossos ouvidos e ser empáticos. Precisamos respeitar a dor do outro e o tempo de luto de cada um. É importante sempre se manter presente e em contato com o outro, pois a dor e o sofrimento podem aumentar com o passar dos dias e meses. Mostre-se disponível e pergunte se a pessoa precisa de ajuda, e, ainda mais, se possível, promova situações de bem-estar, relaxamento e prazer, para ajudar o enlutado a dar continuidade à sua vida", complementou a neuropsicóloga.

Ainda é também possível contar com o Centro de Valorização da Vida (CVV), um canal importante e necessário, que funciona 24h, todos os dias, e de forma gratuita. Basta ligar 188 e lá, voluntários treinados poderão ajudar as pessoas que procuram apoio emocional. Caso a pessoa não possa ou não queira ligar, ainda é possível o atendimento por chat e e-mail, que podem ser facilmente acessados no site www.cvv.org.br.
 
*SETEMBRO AMARELO*

Com o objetivo de conscientizar pessoas sobre o suicídio e evitar seu acontecimento, o Setembro Amarelo foi incluído no calendário nacional desde 2014, no Brasil, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Este ano, a campanha tem como tema: “se precisar, peça ajuda!”.
 
O SUICÍDIO EM NÚMEROS:
Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, os números de suicídio estão diminuindo no mundo, mas os países das Américas, o cenário é diferente, e os índices não param de subir. No Brasil, por exemplo, são registrados cerca de 14 mil casos por ano, uma média de 38 pessoas por dia se suicidando.

Ao analisar os números de casos relacionados a crianças e adolescentes de 15 a 19 anos, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgados em 2022, entre os anos de 2016 a 2021, houve aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade neste grupo, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre pessoas de 10 a 14 anos, correspondente a 1,33 por 100 mil.

No mundo inteiro, anualmente são mais de 700 mil suicídios, sem levar em conta a subnotificação, estimada em mais de um milhão de casos. Ainda segundo a OMS, em 100% das situações, há relação com doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas de forma incorreta, levando à conclusão que: a maior parte dos casos poderia ter sido evitada com acesso adequado à informação e tratamento adequados.

Ação de prevenção à violência mobiliza unidade de ensino em Paulista


Estudantes da Escola Estadual Dr. Luiz Cabral de Melo participaram, nesta segunda-feira (18.09), de uma atividade do Programa Prevenção Legal. O grupo acompanhou uma palestra sobre Bullying e suas implicações legais, coordenada por agentes do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). A iniciativa conta com o engajamento do Programa Saúde na Escola (PSE), da Prefeitura do Paulista.

O trabalho é promovido uma vez por mês. A primeira escola contemplada, em setembro, foi a Gelda Amorim, gerida pela Secretaria Municipal de Educação.

Imprensa Paulista PE 

Shopping Patteo Olinda promove Festival de Dança e Cultura nesta semana


O Shopping Patteo Olinda será palco, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, da primeira edição do Festival de Dança e Cultura, com apresentações gratuitas na varanda panorâmica. De sexta até domingo, grupos e cias, além de artistas solo do estado, vão se apresentar para o público do centro de compras, no piso L3, exaltando as manifestações culturais tradicionais e contemporâneas.  

Na sexta-feira (22), a programação do Festival de Dança e Cultura do Shopping Patteo Olinda terá início às 18h, com apresentação do grupo olindense Coco da Liberdade, homenageando a diversidade rítmica da cultura popular brasileira e da música afro. Em seguida, acontecem as apresentações de dança, com encerramento às 20h.

No sábado (23), às 16h, o grupo Ciranda Cobiçada, que é integrante da Associação dos Cirandeiros do Estado de Pernambuco, abre a programação com o ritmo que é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Às 18h, a Companhia de Frevo Brasil por Dança, que há mais de 30 anos exalta o frevo em Olinda, leva um pouco do Carnaval para o centro de compras. 

Fechando a programação do primeiro Festival de Dança e Cultura do Shopping Patteo Olinda, no domingo (24), às 16h, os Brincantes da Ladeira levam mais frevo para animar os clientes. E às 18h, a quadrilha Mirim Evolução apresenta o melhor do xaxado. 

Nos dois dias, às 17h e às 19h, também haverá apresentações de grupos e cias, com encerramento às 20h. Entre os participantes estarão Pina Ballet Hall, SD Ballet, Allegro - Escola de Dança e Arte, Espaço Zambak, Criativo Espaço de Arte, Espaço e Grupo Endança, Grupo Dançando Por Dentro, Ballet Raquel Souza, entre outros.

“Esta será a primeira edição de um projeto que vai entrar para o calendário fixo de eventos do Shopping Patteo Olinda. É a nossa forma de celebrar e incentivar ainda mais a cultura pernambucana, transformando o mall em um palco vibrante de dança, música e alegria”, afirma a gerente de Marketing Rebeca Amado.

O Shopping Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

Confira a programação completa das apresentações do Festival de Dança e Cultura do Shopping Patteo Olinda:

*Sexta-feira (22/09)*
Allegro Escola de dança e Arte
Pina Ballet Hall
Dikaios Estúdio de Dança
Studio Oito de Dança
Colégio Anglo Líder
Renata Ramos
Pinho Fidelis
Ballet Encantado
Colégio Santa Emília 
Studio de Dança Jacqueline Nunes
Escola Erica Nunes

*Sábado (23/09)*
Allegro Escola de Dança e Arte
Cia Johari
Lunar Studio de Danças
Espaço e Grupo Endança 
Studio de Dança Jacqueline Nunes
Criativo Espaço de Arte
Fernanda Viterbo
Nefertiti Studio de Danças
Cia Maktub PE
Ballet Raquel Souza
Ballet Julya Beatryz
Grupo Dançando Por Dentro
Studio Claudia Vieira

*Domingo (24/09)*
Allegro Escola de Dança e Arte
Evelyne Almeida Dança de Salão 
Ballet Cris Barbosa
Luana Santina de Lira
Studio no Passo da Dança 
Grupo Remate Flamengo
Espaço Angélica Veloso
RG Movimentos
Ímpar Núcleo de Dança
Hellaynne Sampaio
Carla Santana
Sanlyn
Mayara Narin
Espaço Zambak
Anuar laboratório de Dança
Ciganas Viajantes no Tempo
SD Ballet

Dueire e Hacker somam forças pela Mata Sul


O senador Fernando Dueire e o deputado estadual France Hacker (PSB) alinharam uma agenda de trabalho focada na Mata Sul do Estado. Os prefeitos de Palmares, Júnior de Beto, de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, de Joaquim Nabuco, Charles Batista e o Vice-prefeito de Belém de Maria, Beto do Sargento, estiveram reunidos com Hacker e Dueire, nesta segunda, para firmar um entendimento em favor de ações para o desenvolvimento da região em diferentes áreas. “A Zona da Mata é uma das mais importantes regiões de Pernambuco, e o Deputado France Hacker tem um projeto consistente, integrando boa parte de seus municípios. Estamos juntos nesse esforço.” registrou o senador pernambucano.  

Para o deputado estadual France Hacker a soma de forças em favor da Mata Sul é fundamental para que ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura possam sair do papel e fazer a diferença na vida da população. “Montamos uma agenda de muito trabalho e o senador Dueire esta no nosso conjunto. Ele conhece o estado e irá nos ajudar muito a tocar obras e ações importantes para a Mata Sul”. “A Governadora Raquel Lyra esteve recentemente em Palmares, e revelou um conjunto de ações que reforçam esse compromisso, com construção de barragens e melhoria nas estradas para nossa região” completou o Hacker. 

Últimas vagas gratuitas de Mentoria de Negócios para as mulheres do Paulista


A Secretaria Executiva da Mulher do Paulista, em parceria com a Coca-Cola e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), capacitará 60 mulheres que já atuam como empreendedoras no ramo de alimentos e bebidas. O curso é gratuito e vai emitir certificados. As aulas acontecerão no prédio da Uninassau, no mês de outubro a novembro, às quartas-feiras, no horário das 13h às 17h.

Ao final do curso, as participantes receberão prêmios que podem ser em recursos financeiros, equipamentos ou insumos. As interessadas podem se inscrever na própria Secretaria Executiva da Mulher, que fica na Rua Coronel Alberto Lundgren, n.° 2069-A, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h. O público feminino também pode entrar em contato através do número (81) 9.9912-0337. 

Para inscrição e mais informações, o público interessado pode acessar o formulário abaixo: 



Art Tattoo Sul recebeu três mil visitantes em Colombo (PR)


A Art Tattoo Sul, realizada em Colombo (PR) de 8 a 10 de setembro, recebeu mais de três mil visitantes. Foram 60 estandes com 120 artistas entre tatuadores e body piercing, sendo 14 representando o Nordeste. O melhor do evento foi o paranaense Nilton Oliveira, que ganhou um troféu e um estande na Art Tattoo Recife com direito a passagem aérea e hospedagem.

Com organização do Big Z e apoio da Prefeitura de Colombo, o evento arrecadou mais de uma tonelada de alimentos, que serão doados a instituições de caridade do Paraná. O evento teve entrada gratuita e foi realizado no Bosque da Uva.

A disputa envolveu diversas categorias com premiações para os melhores em especialidades como Neo tradicional, Portrait, New school, Black work, Caligrafia, Tribal, Fine line, Pontilhismo e Old school. Do Nordeste, os pernambucanos Ivan Gomes e Rodrigo Lopes receberam o primeiro lugar nas categorias Aquarela e Preto e Cinza, respectivamente, e o cearense Saulo Borges, de Juazeiro do Norte, também voltou com título de campeão.

A Art Tattoo Sul é uma vitrine excepcional para mostrar o trabalho dos tatuadores, desmistificar a categoria e atrair novos clientes. “É também é um espaço propício para estabelecer conexões com outros profissionais da área, trocar experiências e explorar oportunidades de colaboração”, acrescentou Renato Araújo, fundador da marca Art Tattoo Expo.

Caruaru Shopping sedia evento voltado para os amantes do motociclismo


De 19 a 25 de setembro, o Caruaru Shopping estará sediando o MMC (Movimento Motociclístico de Caruaru). O evento acontecerá próximo à entrada da academia, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, no domingo, das 12h às 21h.

O público que visitar o local vai poder conferir itens de motociclistas, com uma grande variedade de motocicletas, coletes, camisas e botons. Na ocasião também haverá o lançamento da camisa oficial do Caruaru MotoFest 2023, que este ano será realizado entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro, no Patio de Eventos Luiz Gonzaga. 

O Movimento Motociclístico de Caruaru foi criado em 2018 e tem como principal objetivo reunir, promover e fortalecer o grupo. Atualmente o MMC reúne 34 motoclubes na cidade.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Motocross em Agrestina no último fim de semana


O município de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, recebeu atletas de diversos estados brasileiros, neste último fim de semana, dias 16 e 17, com a realização do 11° Motocross da Emancipação, que também foi ocasião da 8° Etapa da Liga Nordeste de Motocross. O evento, que fez parte da programação em comemoração aos 95 anos de Emancipação Política de Agrestina, foi realizado no Centro de Treinamento, às margens da BR 104, e aberto ao público.

De acordo com a organização, o motocross foi um sucesso. Aproximadamente 150 atletas de diversos estados como Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Alagoas (AL), Bahia (BA), Sergipe (SE), Ceará (CE) e Pernambuco (PE), participaram do evento, que ofereceu 40 mil reais em prêmios e troféus de participação. Este foi o primeiro Motocross da Emancipação após a pandemia, e contou com recorde de público. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Agrestina já possui tradição neste tipo de evento, e está se consolidando cada dia mais, o que é muito positivo para a cidade, pois proporciona entretenimento, lazer, e promove a geração de renda, que é a base do turismo. 

O 11° Motocross da Emancipação é uma realização da Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com coordenação da TC Produções e Eventos.

Imprensa Agrestina PE

Waldonys, que também é aviador, fará performance aérea em Pernambuco

CANTOR WALDONYS PERFORMA NO AIRVENTURE

O cantor cearense Waldonys, também apaixonado pela aviação, fará uma performance aérea, que o público poderá conferir durante o AirVenture, evento de aviação que acontece de 20 a 22 de outubro, no Aeródromo Coroa do Avião, em Igarassu, numa iniciativa do Aeroclube de Pernambuco. Waldonys é piloto acrobático, atividade que mantém como hobby.  
A expectativa do evento é receber um público de 12 mil pessoas nos dias de festividade e a entrada será um quilo de alimento não perecível.

Paulista faz mutirão social e de saúde no bairro de Maranguape II


O programa Políticas Sociais nos Bairros vai estar, desta terça (19) a quinta (21.09), das 9h às 15h, na Igreja Pentecostal da Família, na Rua 70, n.° 365, em Maranguape II, Paulista. A ação disponibilizará serviços sociais e de saúde para os moradores. 

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos realizará inscrição no CadÚnico; emissão das carteiras de Idoso, Autista e da primeira via do RG (todas as vias gratuitas acima dos 65 anos); encaminhamento da 2. via de Certidão de Nascimento e orientações jurídicas. 

Na quinta-feira, o trabalho será reforçado com a participação da Secretaria de Saúde. Na ocasião, haverá vacinas contra a Covid-19 e Influenza, atendimento com o clínico geral, além de vacinação antirrábica.

Imprensa Paulista PE 

Academia Pernambucana de Letras lança Concurso Literário


A Academia Pernambucana de Letras (APL) acaba de abrir as inscrições para a edição de 2023 do Concurso Literário da APL. Após quatro anos de intervalo, a premiação abrangerá três categorias: Poesia, Romance e Conto. As inscrições seguem abertas até 30 de outubro.
A nova edição marca a retomada dos concursos da Casa e tem como objetivo estimular e lançar luz sobre a nova produção literária. A última edição ocorreu em 2019.

 “Faz parte do propósito da Casa acolher o que se produz, celebrar, transmitir e incentivar a nova criação. Este é um projeto que aproxima os novos escritores, atraindo também a turma mais jovem”, explica o presidente da APL, Lourival Holanda.

Podem se inscrever escritores de todo o Brasil. Os trabalhos precisam ser inéditos e seguir os requisitos de cada categoria:

1. Poesia (Prêmio Antônio de Brito Alves): mínimo de 50 páginas.
2. Romance (Prêmio Vânia Souto Carvalho): mínimo de 100 páginas.
3. Conto (Prêmio Osman Lins): mínimo de 50 páginas.

“Um concurso é, por um lado, um estímulo à criação, à manutenção do espírito inventivo, renovador, que é próprio de nossa área; e, por outro lado, é um modo de tomar o pulso e sentir como anda a literatura, que essa nova geração redefine”, resume Holanda.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas de forma on-line. O formulário para inscrição está disponível no link da bio da página da APL no Instagram (@academiadeletras_pe) a partir desta segunda-feira (18). A premiação para cada uma das categorias será de R$2 mil.
O anúncio do resultado acontecerá em janeiro de 2024 e a cerimônia de premiação será realizada juntamente com o aniversário de 123 anos da Academia Pernambucana de Letras, celebrado em 26 de janeiro, durante solenidade na sede da instituição.

Sobre a Academia Pernambucana de Letras (APL)
A Academia Pernambucana de Letras é a terceira casa literária do Brasil, fundada depois da cearense e da brasileira, no dia 26 de janeiro de 1901. O objetivo do grupo fundador, encabeçado pelo escritor Carneiro Vilela, era discutir e cultivar a língua portuguesa e a literatura produzida em Pernambuco. Hoje, 122 anos depois, a instituição é uma das mais importantes do país e conta com programação cultural gratuita e aberta ao público, com exposições, encontros literários, palestras de escritores, poetas, artistas e músicos, além de lançamentos de livros e concursos literários.

SERVIÇO
Academia Pernambucana de Letras
Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, PE
E-mail: apl.informa@gmail.com
Telefone: (81) 3268-2211
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h (agendamentos pelo (81) 3268-2211)
Instagram: academiadeletras_pe
Facebook: academiadeletras.pe

Prefeito Wellington envia à Câmara de Vereadores projeto de Lei referente ao aumento dos enfermeiros


Nesta segunda-feira, 18 de setembro, o Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, assinou o projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que visa garantir o aumento da enfermagem com os recursos que já estão em conta, repassados pelo Governo Federal.

O pagamento depende da aprovação desta lei pela Câmara Municipal de Vereadores, para que possa ser pago pela administração pública da cidade.

"A matéria já foi enviada ao Legislativo e deve ser votada na sessão de hoje. O nosso compromisso com a saúde e com os profissionais da saúde avança, para fazermos sempre mais por Arcoverde", ressaltou o gestor municipal.

Imprensa Arcoverde PE 

Felicidade Cordel lança single que aborda a Depressão

A música “Eu sou de luz, eu sou amor” é de autoria do cantor e compositor Nando Cordel, pai da cantora, e traz uma mensagem de esperança e superação

Com 18 anos de carreira, a cantora Felicidade Cordel lança o single “Eu sou de luz, eu sou amor”, nessa sexta-feira, dia 22 de setembro, em todas as plataformas digitais. A música também ganhou um clipe que será lançado, no mesmo dia, no YouTube da cantora. 

Apesar do seu nome, Felicidade Cordel passou por um processo de depressão nos últimos anos. Portadora de Esclerose Múltipla, a cantora também foi diagnosticada com depressão, em 2019. No início de 2020, por orientação médica, a cantora pediu demissão do emprego, e em seguida, a pandemia do corona vírus paralisou o mundo. “Voltei a morar com meus pais logo quando começou a pandemia e, pra mim, foi de máxima importância receber o apoio diário da minha família. Meu pai todas as noites me acalmava e dizia que tudo ia dar certo. Tive muitas crises de ansiedade e uma dor que eu desconhecia”, relembra. 

Essa aproximação com a família, segundo a cantora, foi essencial para que ela pudesse novamente se reconectar com a sua essência. “Tive muito apoio dos meus amigos, família e da minha rede de afeto. Também voltei o meu foco e a minha energia para trabalhar profundamente a minha espiritualidade. Mas sei que essa, infelizmente não é a realidade de muita gente. Depressão não é frescura nem falta de Deus. É uma doença e que deve ser tratada como tal, com acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Devemos estar sempre atentos aos sinais”, diz. 

Durante esse processo, Felicidade diz que seu pai, um dia, a chamou no estúdio que mantém em casa, e apresentou a música a ela. “Parecia que eu tinha escrito a canção, pois tudo o que eu queria falar sobre depressão, ansiedade, tristeza e angústia estava ali, no papel, traduzido em palavras, da forma mais bonita, pelo meu pai. Mas a música exalta sentimentos super valiosos e importantes como o amor, a fé, a superação e a esperança”.  

Felicidade Cordel conta que o mês de setembro foi escolhido pala o lançamento com o intuito de ajudar a campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção ao suicídio. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgado pelo Ministério da Saúde, em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.
 
As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa e média renda (7,1% por 100 mil).