segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Economista dá dicas de como utilizar da melhor maneira o valor da restituição do Imposto de Renda


A partir da próxima sexta-feira (22), contribuintes da Receita Federal poderão consultar, se receberão, o quinto e último lote da restituição do imposto de renda. Terá direito quem havia devolução a receber do imposto e que não recebeu em nenhum lote anterior. Já o contribuinte que não receber o último lote, deverá entrar em contato com a Receita Federal e verificar para saber se a declaração não caiu na malha fina. 

A consulta deverá ser realizada por meio do endereço da Receita https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/. Ao abrir o site, é necessário preencher com o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração, que é 2023. É importante, para quem tem conta em mais de um banco, verificar o extrato da conta que foi informada na ocasião do preenchimento da declaração de imposto de renda. 

 Já o pagamento do valor será feito no dia 29 de setembro, contudo, antes de receber o dinheiro da restituição é importante que o contribuinte tenha feito o planejamento do valor e da forma com que irá utilizar, explica a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues. “O planejamento do valor a receber deve ter sido realizado desde o momento da realização da declaração de imposto de renda. Então, reavalia o cenário de suas despesas pessoais, para verificar se não surgiu outra prioridade. O primeiro pensamento deve ser a dedução dos pagamentos pendentes, existentes, para diminuir a inadimplência”. 

A especialista ainda completa. “Utilizar o valor para pagamento das dívidas, dependendo da importância que seja, pode ajudar ao cidadão a chegar no final do ano de forma mais tranquila, financeiramente, além de não utilizar o valor com supérfluos, porque a economia está passando por uma conjuntura muito delicada e uma reserva financeira, no momento, é uma boa estratégia”. 

Caso não tenha recebido ainda, mas no sistema conste a informação do crédito, é importante, primeiramente, acessar o site informado, e caso não tenha as informações necessárias, entrar em contato com a Receita Federal pelos números da Central de Atendimento BB 4004-0001 (capitais), opção 5, ou 0800-729-0001(demais localidades).